Precarização dos direitos dos professores substitutos no DF continua

Arruda implantou um dos mais vergonhosos sistema de exploração do trabalho de professores do Brasil. Aqui, mesmo na Capital Federal, milhares de professores trabalham com seus direitos trabalhistas precarizados. O problema é que com o novo Governo esta exploração continua. A gestão Regina Vinhaes/Erasto Fortes precisa acabar com esta situação vergonhosa.

About these ads

53 respostas para Precarização dos direitos dos professores substitutos no DF continua

  1. sirlene disse:

    Só pra lembrar que foi promessa de campanha do Agnelo igualar o salário do professor substituto, quando assume o poder se torna igual a todos os outros que passaram pelo governo!

  2. rubens disse:

    Caro WD,

    sobre o concurso, gostaria de saber quantos convocados tomaram posse por componente curricular. Fui aprovado em boa colocação e ainda tenho esperança de ser convocado ainda esse ano…

    grande abraço

  3. marcelo lopes disse:

    Isto num acaba não! O PT é um péssimo patrão….

  4. Ana Cris disse:

    Washington,
    Todos os dias busco notícias no seu blog, realmente ele é muito útil, parabéns!!!
    Gostaria de saber já que a SEDF assumiu a gerência integral dos contratos com creches conveniadas,os professores que passaram no processo seletivo p/ temporários é que serão chamados para dar aulas às crianças de 4 e 5 anos???? Desde já obrigada pela atenção!!! Abraços!!!

    • Não tenho esta informação.

      • Ana Célia disse:

        O mais certo é que chamem os professores de atividades do banco de reserva e se não for suficiente que sejam chamados os temporários de atividades até que se faça concurso.
        Abraços:)

        • Ana Célia disse:

          O mais certo é que chamem os professores de atividades do banco de reserva do último concurso e se não for suficiente que sejam chamados os temporários de atividades até que se faça novo concurso para efetivo.
          Abraços:)

  5. Cíntia disse:

    Wd me responda se é verdadeiro os boatos que a empresa que é responsável pelo pagamento dos nossos salários de CT recebe por cada um 3000 reais. Pois a cada mês no máximo vamos receber 2300 e o resto do dinheiro? Você pode averiguar este boato?

  6. Carolina disse:

    Os professores CT não são nem um pouco valorizados.
    Queria ver se todos os CTs entrassem em greve.
    Pior, nem à greve temos direito. Se não trabalhar não ganha…
    Teremos que nos sujeitarmos a isso até quando???
    Melhor arrumar outro trabalho…

  7. Nana disse:

    Estou muito chateada!Estou trabalhando de prof temporaria desde o dia 10 de fevereiro e não recebi o meu salario,procurei a regional e me disseram que foi erro do sistema.Eu e mais dezenas de professores aqui da regional de Brazlândia ficamos sem receber este mês. Whashington, vc tem alguma noticia doque aconteceu?

  8. ygorhsilva disse:

    É infelizmente essa é a realidade mão de obra barata.
    Falta de organização,sou contrato a 3 anos na DRE DO PLNO PILOTO e pq não levei minha inscrição d PASEP à Regional fiquei sem pagamento esse mês.Além disso quase choro ao ver que se pedir vale transporte ainda vou ter que pagar a diferença do meu bolso. É brincadeira ou não é!?

  9. Stella Mares disse:

    Esse foi um dos compromissos firmados com o governador Agnelo antes das eleições.

    …• nomear os concursados e realizar novos concursos públicos dentro do número de vagas, enquanto isso garantir o pagamento do piso salarial da carreira para os profissionais contratados temporariamente;…

    E nós continuamos recebendo R$13,48 a hora aula sem contar com os finais de semana e feriados!Essa é a valorização do profissional de educação.

  10. Elen disse:

    Concordo totalmente…….Espero q essa luta tenha muitos representantes de peso.Não é justo nós ñ podermos se quer ficarmos tranquilos nos feriados,sem saber se iremos recebê-los ou não.Afinal,trabalhamos com muito empenho e comprometimento como qlqr outo professor.

  11. Fernanda disse:

    WD Você está sabendo alguma coisa sobra a Regional de Brazlândia? Aqui nenhum CT recebeu pagamento até agora. Disseram que pagarão em folha complementar mas não te previsão. Sabe de algo?

  12. Janaína disse:

    Pior que receber hora aula a R$13,48 é trabalha e não receber tem muitos contratos nesta situação. E ninguém por eles.

  13. Ana disse:

    WD

    Conto com vc na defesa convocação do concursados e na defesa do salário tanto do efetivo quanto do contrato temporário.

    Abraços

  14. ilzethe disse:

    was, professor Contrato temporário tem direito a cinco dias de abonos de ponto? quais são os sseus direitos? Me responda com urgência. Obrigada.

  15. lucierida guimaraes disse:

    nao pode continuar essa exploraçao chega de trata os contratos como mao de obra barata e sem valor WD NAO ESQUEÇA DE NOS CONTRATOS .

  16. Aline disse:

    WD,

    Sinceramente é uma vergonha essas desiguladades com os CT pois trabalhamos o mesmo tanto ou ate mais do que os professores efetivos e nao temos direito a todos os beneficios que eles tem..O que podemos fazer para ser revisto pela secretaria os nossos direitos?

  17. Joao Tiago Dias Junior disse:

    WD, aproveitando a luta para tratar isonomicamente os professores de CT e os efetivos, poderíamos também ajudar a categoria a ser mais forte através da sindicalização em massa. Que tal distribuir fichas de filiação ao SINPRO para os CTs de forma que a reprentatividade seja engrossada?Uma boa idéia, não?

  18. Maria Célia disse:

    WD, a dobradinha REGINA/ERASTOS é um fracasso! São dois incompententes. Vc já observou que até agora NADA foi feito por eles? Não existe uma ação sequer em andamento pela melhoria. Fizeram, sim, bagunçar a vida do povo e trapalhadas constantes. Tão demorando a caírem! Que caiam logo para o ano começar!

  19. Ana Paula disse:

    WD, inclusive eu tb não recebi o salário deste mês, estou trabalhando pela primeira vez como temporária em BSB, na Vila Planalto, e percebi que estão dando qq desculpa pra justificar a falta do pagamento e aparentemente é um número expressivo de CT com esse atraso no salário.
    O que pode ser feito pra nos ajudar?

  20. Zânia disse:

    Alguém poderia informar quantas pessoas serão contratadas para o trabalho temporário na regional de Ceilândia? A fila não anda!!! Ceilândia possui quantas escolas? Não compreendo o motivo de tanta demora para convocar os temporários.

    • aline disse:

      Ola Zânia estou na mesma situacao que a sua,a DRE de Ceilandia esta uma calamidade, todas as vezes que olho no site esta a mesma posicao,acredito que eles devem estar chamando 1 a cada dia…Se tiver alguma informação divulga aqui no blog viu..
      Abraços..

  21. Fernanda disse:

    WD, ainda não recebemos o pagamento. Hoje o Centro Educacional 03 de Brazlândia só teve 02 aulas como adesão ao movimento do Contratos Temporários. Vc não me respondeu sobre o pagamento dos CT de Brazlândia. Não sabe nada ou não quer falar??

    • Fernanda,

      Cobrei este assunto e ninguém no Governo ainda não apresentou nenhuma solução. Por favor, envie um email para mim com mais detalhes, se puder também com o nome de quem não recebeu.

  22. WD!! E sobre a nossa reconvocação, alguma negociação, quando o SINPRO retornará a cobrar tal fato a SEE-DF.

    • Laura,

      A Diretoria do Sinpro vai cobrar a solução deste problema em todas as reuniões de negociação com o Governo. Mas é claro que neste momento o foco primeiro é a questão do reajuste salarial.

  23. Alessandro disse:

    O dia que igualarem o contrato temporário com o efetivo não mais existirá a exploração, dessa forma e com toda a certeza GDF chamaria todos os efetivos já seria a mesma coisa. A existência do contrato temporário seria de substituição, mas infelizmente não é em sua grande parte. Não é culpa do profissional que até pelos colegas de categoria é tachado como excluido por alguns. O mal separatista ocorre porque muitos colegas que intitulam professores não trabalham de fato como deveriam e um contrato por sua vez destaca pelo simples fato de que a pessoa é sujeita mostrar um bom serviço para manter-se no emprego, isso leva a inveja que ocorre até mesmo entre os próprios efetivos, o outro fato é que muitos efetivos acham que o contrato entrou ali pela janela e que nem merecia estar. Então já notamos como um contrato é discriminado, mas não é um fato predominante no contexto, isso ocorre de forma isolada, o que é predominante é o mal pagamento, acredito que o SINPRO poderia tomar uma atitude bem louvável, uma idéia ao WD. Já que os efetivos já são da categoria, pagam o sindicato inclusive, está mais na hora que o SINPRO tomar a atitude e coragem de defender também os temporários. Colocá-los cadastrados e mobilizá-los também, aposto que existirá inclusive muitos contrários, profissionais separatistas em questão. Mas vou explicar o motivo. Mobilizando os temporários torna a categoria mais forte, tira da exclusão aqueles que sentem abandonados sem representação. Mexe com os nervos dos governos que exploram, torna forte seus direitos, ajuda inclusive todos nós, já que os temporários amparados pelos colegas efetivos poderão equiparar seus salários futuramente e então o governo verá na obrigação de assumir uma postura de chamar os efetivos de concurso, pois seria elas por elas. Acabaria com o desvio do contrato que seria usado pelo fato que é destinado. O professor que assumir saberia o dia que entra e o dia que sai, não ficaria refém e mercê dos governantes, pois quando um efetivo assume é natural o temporário sair e ficar desempregado sem ter tido antes uma prévia de quanto tempo ficaria no cargo, sem planejamento de gastos. Hoje falta muito professor, porque o governo não contrata todos efetivos que ainda vai faltar professor e pegar os temporários e torná-los efetivos, já que também fazem concurso público? Sabe porquê? Pq não tem verba e é fato. Mas dinheiro para comissionados tem. O que falta é planejamento para isso. Mas não vamos ser radicais, se o sindicato pudesse começar tomar um rumo começando por isso, mobilizando temporários, lutando por eles também então teriamos a equiparação futura dos salários. Mas o sindicato já faz isso? Mas faz sem copromisso, pois nem o SINPRO sabe quantos temporários temos trabalhando, podemos estar falando ae de 6000 temporários. Deve existir algum mecanismo no sindicato de filiação dos temporários ao mesmo de forma temporária, para que esse professor enquanto trabalha como um sinta apamparado nos seus direitos e na sua luta.

  24. lucimar disse:

    ola,gostaria de saber se vai haver outro processo seletivo para contrato temporario????

  25. Fábio disse:

    Nunca vi governos cometerem tantos absusdos com a categoria dos professores como nos últimos cinco anos.Chegamos ao limite. Chega de tanto descaso!Não temos nossos direitos respeitados e ainda somos tratados como categoria de segunda mão.Temos que nos mobilizar e acabar com essa exploração.Chega!

  26. Ana disse:

    Olá Washington!Gostaria de saber se é verdade as notícias que correm sobre o corte das coordenações individualizadas,em que afirmam ser ordem do governo o não pagameto dessas horas,pois os professores em contrato temporário não tem direito.Obrigada.

  27. Dan disse:

    Concordo com o companheiro Alessandro.Os educadores que trabalham como professores substitutos exercem suas funções do magistério tanto ou mais que os educadores efetivos, no entanto somos privados de termos um sálario digno de acordo com o papel que exercemos. Somos vistos como mão-de-obra barata, desvalorizados tentamos sobreviver a este sistema de educação injusto, que abre 6.000 vagas para contratação de professores temporários e limitam vagas para efetivos. Até quando vamos ficar de braços cruzados?
    a

  28. aline disse:

    WD,
    Gostaria de saber aonde parou a convocação dos contratos da DRE de Ceilandia,pois ta muito lento essas chamadas…Aguardo sua resposta..

  29. Ernani disse:

    Não podemos ficar de braços cruzados! Temos que fazer alguo e já!

  30. Contratado disse:

    O que o Simpro está fazendo por nós contratados no momento?

    • contrato disse:

      Nada!!!!!!!!!!!!!e nem vai fazer, eles querem os contrato longe deles, e tem gente que fica colocando todas as informações aqui… se liga pessoal!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  31. januaria disse:

    Nada, desde a época do IADES.

  32. contrato temporario disse:

    gostaria de saber se alguem sabe quanto vamos receber de fato? porque o salário desse mês foi uma vergonha.

  33. contrato temporario disse:

    WD
    passei no ultimo concurso entre os 1817,por enquanto estou como contrato, gostaria de saber se ja existe alguma posição do GDF quanto a convocação. Se ha esperança de convocar todos? ou se o concurso vencerá, farão outro e o nosso esforço terá sido em vão? e a hora aula do contrato atividade é quanto mesmo?

  34. leonelle disse:

    WD,
    boa nt, sabemos que o foco agora é o reajuste, mas se possível ajude nos tbm, e veja sobre as nomeações sem efeito.
    Grata!

  35. Elen disse:

    WD,vc havia me informado q a SEDF iria pagar os feriados,já q Agnelo ñ manteve as promessas de sua campanha,isonomia salarial.No dia 19/03 na prévia constava os 23 dias e hoje quando verifiquei pela manhã só contava 20 dias.Pergunnto:o q pode ser feito a esse respeito?Por favor me dê uma luz.

  36. Regianclei disse:

    Gostaria de saber qual o motivo real da demora na convocação dos contratos temporários da DRE Recanto das Emas? A fila não anda! a pelo ou menos três semanas o banco de espera permanece no mesmo numero.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 14.598 outros seguidores