Professores de escolas públicas do DF entram em estado de greve

FONTE: Correio Braziliense

Cerca de quatro mil professores de escolas públicas do Distrito Federal decidiram, em uma assembleia no Estádio Mané Garrincha na tarde desta quinta-feira (17/3), entrar em estado de greve. A categoria exige a valorização da carreira e questiona o governo quanto aos compromissos assumidos durante a campanha.  Entre as 74 reinvindicações do grupo, estão o reajuste salarial de 13,83%, o aumento do auxílio alimentação, o pagamento de todas as pendências financeiras e a garantia de aplicação mínima de 25% da arrecadação do GDF em educação. De acordo com o diretor de imprensa do Sindicato dos Professores (Sinpro), Cleber Ribeiro, as discussões com a Secretaria de Educação ocorrem há algum tempo. “Mas não há nenhuma proposta concreta”, disse.  Durante o encontro, o assessor especial da pasta, Clerton Evangelista, leu um documento em que a Secretaria se compromete a apresentar, no próximo dia 25, sugestões para todas as reivindicações apontadas pela categoria. Na ocasião, ele afirmou que o Governo do Distrito Federal tem toda a intenção de resolver a questão, mas de forma planejada, sem ferir os cofres públicos.  Depois da apresentação das propostas da Secretaria de Educação, as regionais de ensino se reunirão nos dias 28 e 29 para avaliar o documento. No dia 31, a categoria planeja uma assembleia geral, com possível paralisação das atividades.

About these ads

21 respostas para Professores de escolas públicas do DF entram em estado de greve

  1. Sandro Cavalcante disse:

    Gostaria de ler o conteúdo da carta entregue pela SEE.

  2. Professor Cesar Santos disse:

    so um detalhe WD, a capa do correioweb, traz em seu texto que os professores entram de greve, nao usa a palavra estado. use suas fontes e veja com o jornalista que postou.A frase na chamada esta errada.
    abraços
    Professor Cesar Santos

  3. Ricardo disse:

    Todo mundo entendeu o recado…

  4. Bonitão disse:

    Esse estado subjetivamente de greve não resolve nada. Ou entra ou não entra de fato. Eu mesmo não vou me preparando psicologicamente para o pior, vou estragar minha saúde, “é ruim heim!”. Esperarei com a certeza de que o governo vai honrar com a sua palavra, acho que ele é homem suficiente pra isso. Queremos que o Governador seja um homem de política petista. Ainda é o PT, que no seu borso trás uma teoria de fundo que favorece o trabalhador e a trabalhadora.

  5. Dani disse:

    Prezado WD,
    Não haveria uma forma de o sindicato apoiar também a causa dos professores substitutos? Somos uma categoria só (a de professores do DF), porém há uma segregação dentro do sistema.
    Se o problema for sindicalização, solte um comunicado chamando os colegas para se sindicalizarem?
    Observo que os CT estão tentando se organizar, mas não há ninguém para norteá-los. Não é essa a função dos sindicatos, defender determinada classe?
    Como órgão representante da categoria (repito: professores) o sindicato não deveria nos incluir em suas reinvindicação?
    É fato que a secretaria precisa de substitutos e que eles sempre existirão, não poderia então o sindicato mostrar unidade nesta questão? Ou melhor, porque não se cria um novo sindicato?
    O que acho desproporcional é uma classe trabalhadora, servidora pública, sem ninguém interessado em resolver suas causas.

  6. Danilo disse:

    Este aumento já não estava previsto? Teremos que lutar mais uma vez por algo que já tínhamos conquistado? A prévia de pagamento já está quase fechando. E aí? Como ficaremos? Afinal, para o pessoal da carreira assistência já está constando na prévia um aumento de 5%. Essa Secretaria já teve tempo suficiente e deveria ter apresentado algo mais concreto sim. Temos que nos manter mais firmes. Caso não tenha aumento esse mês, temos que fazer um greve sim.

  7. Iolanda disse:

    Wd,

    ESTAMOS LUTANDO PELA VALORIZAÇAO DA NOSSA CLASSE. nÃO PODEMOS ESQUCER DO PONTO PRINCIPAL DA QUE REGE A NOSSA PROFISSÃO QUE É O PEDAGÓGICO. TODOS NA DRE DE CEILÂNDIA ANSEIA PELA RESPOSTA: POR QUE A SE NÃO LIBEOU AINDA A CARENCIA PARA OS COORDENADORES!
    VOCÊ PODE NOS AJUDAR A ENCONTRAR ESSA RESPOSTA?
    PARABÉNS PELO SEU TRABALHO!
    ATT.

  8. André Júnio disse:

    Até agora, este governo não mostrou nemhuma diferença em relação aos demais que passaram pelo Buriti. A falta de respeito com o professor temporário continua. Se os professores efetivos querem isonomia com outras categoria nós os temporários queremos uma remuneração mais digna e iqualitária. Afinal, somos professores que desempemhamos e cumprimos com nosso papel de profissionais da Educação. Espero que o Atual governo não faça como o Arruda que tirou a gratificação dos temporários para colocar nas meias do “Prudente”, na bolsa do Brunelli, da Eurides, da Jaqueline e aproveitou para ficar com um pouquinho para ele!

    Caro Agnelo,

    A educação precisa de mais professores efetivos, de mais secretarios, de mais apoio administrativo, de mais monitores para cuidar de nossa crianças e acima de tudo de muito carinho e prioridade!

    Respeitosamente,

    André Júnio.

    • Elen disse:

      Caro colega,vc está coberto de rasão.Afinal,somos tds educadores,os governantes ñ podem esquecer disso.Estamos juntos.

  9. Dani disse:

    WD, a última da secretaria foi descontar o feriado de carnaval. Não pedimos pra escola fechar no carnaval não. Se tivesse aberta, eu estaria lá. Por que não receberemos por ele então?
    Por favor sindicato tome uma providência.

  10. Fábio disse:

    Todos os direitos dos PROFESSORES temporártios têm sido violados todos os dias e não estou vendo nenhuma mudança ,nenhuma luz.Até quando a categoria vai fazer de conta que tudo está bem?Até quando os também PROFESSORES efetivos ficarão indiferentes às explorações que os professores contratados estão sofrendo?Fico muitíssimo triste ao ver que nossa categoria é tão desunida e cada um apenas legisla em prol do próprio umbigo.Repudio veementemente qualquer tipo de separatismo, injustiça. Não sou CONTRATO, sou PROFESSOR !Precisamos de dignidade, respeito e ISONOMIA salarial urgente. Chega de tanta exploração!

  11. claudia disse:

    Como andam as negociações sobre as novas contratações de novos servidores?
    Meu Deus! Esse assunto sumiu e somos em tantos aguardam ansiosamente nossa oportunidade de assumirmos nosa conquista.
    abraços a todos

  12. Cesar disse:

    Pra quem não visita o sítio (site) do Sinpro:

    —–

    Presidente da CLDF receberá o Sinpro na terça, 22
    19/03/2011 – 20h51

    A Comissão de Negociação do Sinpro será recebida pelo deputado Patrício (PT), presidente da Câmara Legislativa do DF, nesta terça, 22, às 15h. O pedido de audiência foi feito pela comissão, na perspectiva de buscar apoio do parlamento local para as nossas reivindicações, em especial para a busca de isonomia salarial com outras categorias de nível superior do GDF.

  13. januaria disse:

    O PROFESSOR ESTÁ SEMPRE ERRADO
    Jô Soares

    O material escolar mais barato que existe na praça é o professor!
    É jovem, não tem experiência.
    É velho, está superado.
    Não tem automóvel, é um pobre coitado.
    Tem automóvel, chora de “barriga cheia’.
    Fala em voz alta, vive gritando.
    Fala em tom normal, ninguém escuta.
    Não falta ao colégio, é um ‘caxias’.
    Precisa faltar, é um ‘turista’.
    Conversa com os outros professores, está ‘malhando’ os alunos.
    Não conversa, é um desligado.
    Dá muita matéria, não tem dó do aluno.
    Dá pouca matéria, não prepara os alunos.
    Brinca com a turma, é metido a engraçado.
    Não brinca com a turma, é um chato.
    Chama a atenção, é um grosso.
    Não chama a atenção, não sabe se impor.
    A prova é longa, não dá tempo.
    A prova é curta, tira as chances do aluno.
    Escreve muito, não explica.
    Explica muito, o caderno não tem nada.
    Fala corretamente, ninguém entende.
    Fala a ‘língua’ do aluno, não tem vocabulário.
    Exige, é rude.
    Elogia, é debochado.
    O aluno é reprovado, é perseguição.
    O aluno é aprovado, deu ‘mole’.

    É, o professor está sempre errado, mas, se conseguiu ler até aqui,
    agradeça a ele!

    Esta é para ser repassada mesmo.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 14.540 outros seguidores