Discussão sobre o salários dos professores com contrato temporário

Foi na atual Lei de Gestão Compartilhada que o Governo Arruda incluiu um artigo modificando a forma de pagamento de salário dos professores com contrato temporário. Antes estes professores recebiam seus salários com base no valor correspondente ao Padrão I da tabela dos professores efetivos. Após o artigo incluído na Gestão Compartilhada, este pagamento passou a ser feito com base nas horas trabalhadas, o que precarizou consideravelmente as relações de trabalho desta parte da categoria.

Agora, no Projeto de Lei apresentado pelo Governo que cria o modelo de gestão democrática das escolas, não consta a referência aos salários dos professores com contrato temporário. Como a Lei da Gestão Compartilhada será revogada pela Lei da Gestão Democrática, o fato é que em tese os salários dos professores com contrato voltará ao modelo de pagamento anterior.

No debate realizado ontem na Câmara Legislativa a Deputada Eliana Pedrosa voltou a apresentar emenda fazendo referência ao artigo da Lei anterior que instituiu o modelo horista para os contratos temporários. Em sua intervenção, o Secretário de Educação rebateu a proposta de inclusão da emenda, afirmando que este assunto não deve constar na Lei da Gestão Democrática e criticou o pagamento dos professores pelo sistema de horas trabalhadas.

Achei o posicionamento do Governo neste ponto bastante interessante, ainda mais que nos mês passado o Secretário de Governo, Paulo Tadeu, também se posicionou contra este modelo de pagamento do salário aos professores substitutos. Entretanto, para que o discurso se efetive, é necessário que o Governo envie à Câmara Legislativa um Projeto de Lei acabando com este sistema horista e voltando ao que era feito antes, em que o salário destes professores era igual ao inicial dos efetivos.

Lembro-me muito bem das discussões que tivemos com Valente quando ele apresentou esta proposta de contrato temporário por hora-aula. O argumento dele era que isso permitiria agilizar a contratação de professores substitutos pelas escolas e a correspondente economia de recursos. Entretanto, o que se viu foi justamente o contrário: a situação ficou tão precarizada que hoje as escolas têm dificuldades de preencher as carências justamente porque a remuneração não compensa.

Que neste caso o atual Governo tenha uma ação efetiva. É isto que exigimos.

Washington Dourado

33 Responses to Discussão sobre o salários dos professores com contrato temporário

  1. regina disse:

    espero que sai do papel,nao fique de boca…..

    Curtir

  2. cícera disse:

    Espero que realmente mude esta forma de pagamento dos contratos temporários, acabando com o modelo horista, pois trabalhamos e cumprimos a mesma cargorária dos efetivos, até porque fomos avaliados através de provas e títulos que por sinal não foi tão fácil.Então nos valorize, é um direito nosso.

    Curtir

  3. cícera disse:

    Estou otimista,é só esperar um pouquinho mais, vai da certo.

    Curtir

  4. rosangela disse:

    rô disse: vergonhosa tamanha situação a qual somos expostos a cada dia, somos vistos como economia para folha de pagamento, é uma pena que nos vejam assim, pois todos somos conscientes que cargos sejam eles quais forem não são eternos, e torço para que realmente a humildade se faça presente nesta humanidade tão carente de justiça.

    Curtir

    • Junior disse:

      Rosangela,

      O pior nao e se ver como ECONOMIA (Que e tão ruim, quanto) … Mais sim, se vê como contrato temporário e não como PROFESSORES, como muitos acham por aí….

      Lamentavel, não e mesmo!

      Curtir

  5. Cristine disse:

    Sera que sai hj a tal proposta do governo??

    Curtir

    • Sandra disse:

      Deus seja louvado!!!
      E que Ele toque os corações dos atuais dirigentes da SEDF.
      Professores de contrato temporário,não merecem receber menos da metade do salário de um professor efetivo!
      Isso é um ato discriminatório,proibido pela constituição federal.
      Agora,mais do que nunca…temos que ficar felizes com a possibilidade de um novo processo seletivo.
      E antes de qualquer coisa,devemos agradecer ao nosso representante do SINPRO,o WD,que desde o início,lutou e defendeu essa causa.
      Nada mais justo,pessoal.
      Meus sinceros agradecimentos,WD!
      Creio que dará tudo certo!!!

      Curtir

  6. Débora disse:

    Não vejo nada de positivo nisso. Achoq que se o governo tivesse interesse em mudar o modelo de contratação temporária já teria especificado no documento. Isso é só mais uma enrolação para alimentar expectativas.

    Curtir

  7. Junior disse:

    Se for pra ter OUTRO CONCURSO, o MÍNIMO que o SINPRO tem que lutar e pra mudar isso…

    Caso contrario, RENOVAÇÃO. E PONTO FINAL……..

    NÃO VEJO MOTIVO PRA TER OUTRO CONCURSO SE NÃO MUDAR NADA!!!!!!!!!!!!!!

    Aliais, o discurso do GOVERNO e até mesmo do SINPRO em relação a mudanças e LINDO…..

    Agora, COMO TUDO NESSE NOSSO PAÍS,… A prática nem sempre tem final feliz!!

    Aguardamos a cenas dos próximos capítulos desse DRAMA com cara de Comédia……….

    Curtir

  8. prof. contratado disse:

    O pior de tudo é que o Simpro não entende que não há necessidade de outro Processo Seletivo pra que isso mude… Basta o governo querer e fazer um novo modelo de pagamento e contratação com os aprovados no PS anterior. Ou não?

    Curtir

  9. Daniella disse:

    Acredito que o governo somente apresentará a proposta no dia do servidor, se é que o fará.

    Curtir

  10. Pedro Faria disse:

    Opa !!! até que enfim notícia boa para PCT. Obrigado . Que se concretize.

    Curtir

  11. claudia disse:

    WD ou colegas,
    Vi que no dia 19 último a SEDF divulgou os cronogramas e carências para a 2ª Etapa do Remanejamento Interno…
    Vocês poderiam me esclarecer uma enorme dúvida que tenho? Quem sabe é a dúvida de outros colegas…
    O total de carência apresentado naqueles cronogramas corresponde , na íntegra, ao total da carência de professores da SEDF?
    Somando o total apresentado por área la, encontramos exatamente o número de professores que estão em falta?
    Esse esclarecimento será muito útil.
    Obrigada.

    Curtir

    • DAVYS LUIS PAXIUBA DUNCAN-Prof_PLANALTINA-DF disse:

      Não acredite nas vagas do remanejamento. Eu por exemplo sou concursado em Física 40h- Planaltina-DF, porém, estou rodado. E para piorar, nem sei se vou atuar na área. Considero o remanejamento igual ao orçamento do Governo, uma peça fictícia. São tão desorganizados que não sabem qual a real carência de uma escola, e as vagas são segredos de Estado, só uns sabem a real verdade. Transparência é uma coisa que está chegando como a velha máquina de datilografia. Na Real Já acreditou em João e Maria, não! Não é mesmo, então, as carências do remanejamento são contos de fadas para o professor rodado sonhar.

      Curtir

  12. Gisa disse:

    WD será que ainda dá tempo de votar a gestão democrática ainda este ano? Vai dar tempo? Quais são os próximos passos para a CLDF terminar todo o processo?

    Curtir

  13. DAVYS LUIS PAXIUBA DUNCAN-Prof_PLANALTINA-DF disse:

    O Contrato Temporário- vulgo CT. Não é quebra galho da educação, e sim um profissional habilitado legalmente para exercer o magistério com as mesmas prerrogativas dos efetivos, porém, o mesmo sofre todos os tipos de discriminação no seu ambiente de trabalho, por exemplo: tem colégio que a folha de ponto vem divida em dois grupos, se falta por motivos particulares não tem acordo, sua opinião não importa e varias outras picuinhas que são feitas para colocá-lo à margem do sistema educacional. E para completar a discriminação o Governo ainda nos trata como servidores avulsos, um mero horista. Nossa carga horária tem mais buracos que rodovias federais, com agravante que nesse ínterim não recebemos nem um real do nosso Capitão-do-Mato. Haja escravidão! Haja tronco! Para completar nosso trabalho vale menos que o efetivo. Será que nossa aula é de qualidade/quantidade inferior? Então, se não somos iguais aos efetivos não podemos substituí-los, não é mesmo. Em outras palavras: podemos substituí-los, porém não podemos ganhar igual. Sei não! Cada uma nesse quadrilátero. Penso que o PT copiou o modelo neoliberal do Serra e não sabe inovar. Uma dica então: troque o nome para professor pronto e operante. No entanto, com os mesmos valores salariais aos dos efetivos, pois, o contrato de hoje pode/deve ser o efetivo do amanhã.

    Curtir

    • DAVYS LUIS PAXIUBA DUNCAN-Prof_PLANALTINA-DF disse:

      Onde se Lê: divida e varias. Leia-se: dividida e várias. Passei um destroier na Flor do Lácio .Rrsrsrsr.

      Curtir

  14. Tânia disse:

    Já há previsão do edital para contrato temporário de 2012?

    Curtir

  15. Glaucia disse:

    A SEDF divulga Cronogramas e Carências para a 2ª Etapa do Remanejamento Interno.
    http://www.se.df.gov.br/?p=1573

    Só prova que tá faltando gente, e muita!

    Curtir

  16. Geovana disse:

    Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba
    Categorias: Dia a Dia

    Olá, Concursando!

    Há quem ainda duvide que justiça seja feita neste país – com razão, claro! – mas não podemos deixar de crer e nos felicitar quando acontece um caso destes. Que sirva de exemplo aos que não fizeram justiça e aos que foram interrompidos em meio ao caminho.

    Há alguns dias, falei aqui sobre a ação do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJ/PB) sobre as prefeituras do Estado que abusavam das contratações de servidores temporários em detrimento da realização de concursos públicos. Pois bem, o TJ/PB concedeu prazo de 180 dias, contado a partir da comunicação oficial da decisão às administrações municipais, para que as prefeituras de Patos, Pedra Lavrada e São José da Lagoa Tapada demitam servidores contratados irregularmente em caráter temporário. Em verdade, as contratações foram feitas de forma legal com base em leis municipais. Mas, tais leis foram questionadas em face à Constituição Federal.

    O relator dos processos referentes a Patos e Pedra Lavrada, desembargador Fred Coutinho, ressaltou que as contratações sem critérios desrespeitam a obrigatoriedade de concurso público. “É importante destacar que essa modalidade de recrutamento de agentes públicos pode esconder inaceitável arbítrio, em ofensa aos princípios do concurso público, da moralidade e da impessoalidade”, disse o relator.

    No caso de São José da Lagoa Tapada, o relator Márcio Murilo da Cunha Ramos comentou: “Além do uso de expressões abrangentes, o texto trata de atividades de caráter permanente, portanto fundamentais para o funcionamento da máquina administrativa, e não contempladas pelas exceções que permitem as contratações temporárias”.

    Com estes, já são 36 os municípios paraibanos obrigados pelo TJ a afastar os funcionários contratados nestas circunstâncias.

    Tomara que a moda pegue!

    Com informações do G1.

    Abraço,
    Janaina Carvalho
    Adicionar novo comentário »

    Curtir

    • Otacilio@Geo disse:

      Depois falam que o Nordeste que é “atrasado”, isso vem acontecendo em várias outras cidades e ou estados da região. Enquanto na capital há uma grande farra de contratos alguns são intitulados de cargo de confiaça, o que pode ser considerado uma forma de burlar a lei. Moro na cidade de Águas Lindas e tenho informações que 60% do funcionários da prefeitura,( sendo até maior a porcentagem para a carreira do magistério) são contratos e o ministério ainda não “percebeu”……

      Curtir

  17. Mary disse:

    Essa tal Eliana Pedrosa, é muito discarada, da corja do Arruda. Seria bom que ela ganhasse menos que todos os deputados decentes, só para ver se ela ia gostar? Ela é uma grande indecente. Deveria ser investigada para descobrir crimes e podres, porque com certeza, têm muitos. E ser expulsa da Câmara Legislativa.

    Curtir

  18. Mary disse:

    EXpulsa com x, e não com s.

    Curtir

  19. Mary disse:

    A economia que o tal Arruda fez., foi para o bolso dele . Aquele ladrão discarado. Quem sabe ele não dividiu com essa tal Eliana Pedrosa ?

    Curtir

  20. Mary disse:

    Eu ainda confio no caracter de nossos representantes, e confio que eles não nos decepcionarão, não vão compactuar com essa tal deputada, e depois na gestão democrática não poderá constar gestão compartilhada, até porque lembra o tal Arruda.

    Curtir

  21. Cecília disse:

    Afinal, terá ou não prova para contrato temporário para 2012????

    Curtir

  22. Alessandra disse:

    tomara que não seja necessário outro concurso, podem mudar sem realizar outra seleção.

    Curtir

  23. Érica disse:

    Sabe aquela passagem bíblica que fala sobre plantar e colher?
    Em 2008 Valente e Arruda plantaram ,como sofremos nas “mão” deles,e éis que no final de 2009 eles começaram a colher .Agora em 2011 Eliana está plantando , basta nós , eleitores, providenciarmos sua devida colheita em 2014.

    Curtir

  24. Marilia disse:

    Acho que os candidatos ‘a Direção Escolar deveriam realizar provas escritas ( não igual ‘a ultima que foi uma verdadeira piada e muitos ainda reprovaram). Mas uma que cobrasse Ética, Direito Adms. ( no que tange ao abuso de autoridade ) Ling. Portuguesa e Redação( tem cada bilhete …). Ele discriminam os professores temporários que realizam uma prova bastante difícil e ficam tremendo de medo porque não passam em uma prova que é uma baba. Resumindo: não leem, não pesquisam, não estudam. Analfabetos que usam o poder para humilharem os colegas.

    Curtir

  25. Erica Mariela disse:

    Vem cá professor de contrato não é gente não? Sou efetiva mas o contratado trabalha igual a mim ou mais e às vezes é tratado com desprezo pelos outros professores, direção e até pais de alunos. Fala para esses deputadinhos distritais receberem por hora trabalhada poxa! E o Sinpro tá fazendo o quê? Fala pra diretoria receber também por hora trabalhada que a luta e a união fica melhor! Pelo menos o contrato receber o salário inicial da categoria! Não é justo mas é melhor do que está! E o Paulo Tadeu que só fala, mas na hora tira o dele da reta e fica a favor do governo. Se esqueceu de quando subia no carro de som do Sinpro e ” falava bonito”? Estou pagando para ver! E a Erika Kokai ( se é que escreve assim porque nunca fui nem simpatizante da pessoa) sumiu em? Agora estou com fé na Dep. Rejane Pitanga que foi até minha professora de Química na EIT ( muito boa professora por sinal se alguém acha que ela nunca entrou em sala de aula). E acredito que ao menos ela está disposta a lutar em favor dos contratos. Tomara para que eles consigam viver pelo menos dignamente! Uma vergonha!

    Curtir

  26. Edileuza disse:

    WD, tem notícias sobre o concurso para contrato temporário em 2012?
    obrigada..

    Curtir

  27. Juliana disse:

    WD qual é valor do Padrão I da tabela dos professores efetivos?

    Queria ter uma ideia do valor que iremos receber no ano de 2012!

    Curtir