Funcionário público ganha portabilidade de salário em 2012

FONTE: IG

A partir de janeiro de 2012, os funcionários públicos poderão escolher em qual banco vão receber o salário. A chamada portabilidade de conta chega três anos depois da liberação para os funcionários de empresas privadas. Para especialistas, a medida é uma tentativa saudável do Banco Central (BC) de incentivar a concorrência entre os bancos, mas há vários obstáculos pelo caminho. Falta de informação e de interesse dos bancos, comodismo dos clientes e burocracia estão entre os entraves.

Veja: Saiba quais são as portabilidades que existem no Brasil e use-as a seu favor

Com a portabilidade, as contas podem ser mudadas sem cobrança de tarifas ou custos adicionais. A mobilidade faz parte de um amplo pacote elaborado em 2006 pelo Banco Central (BC) para estimular a concorrência entre bancos. Além da conta-salário, as medidas incluem a portabilidade do cadastro dos clientes e mesmo de operações de crédito. Neste caso, a pessoa pode transferir um empréstimo de um banco para outro que oferecer melhores condições de pagamento.

Clique aqui e leia mais

37 respostas para Funcionário público ganha portabilidade de salário em 2012

  1. Edileuza Lopes dos Santos disse:

    Graças a Deus, pois o Banco Ridículo e Ruim de Brasília tem e deve deixar de humilhar os seus clientes diariamente com terminais fora do ar, banknet sem uso, cartões de crédito sem autorizações de uso (mesmo com crédito), débito em conta com saldo sem poder utilizar, dentre outros constrangimentos que passamos, inclusive como conseguem descontar adiantamento de férias em dezembro se só estaremos de férias em janeiro?

  2. Zeca disse:

    Se a lei for cumprida dessa vez.. Adeus BRB, até nunca mais, já vai tarde!!

  3. Professora disse:

    Achei muito interessante a matéria. Muitas vezes um banco que limita o crédito é uma boa opção para os que não tem controle e percebo ao fazer a prévia de pagamento que muitos estão até o pescoço com as “facilidades” oferecidas pelo BRB.

  4. Sinhozinho Malta disse:

    Se algum internauta conhecer qual banco compra a dívida do BRB em condições melhores que esta instituição poderia colocar neste blog???Grato..

    • carlosband disse:

      Meu amigo, voce ainda não correu atrás disso?
      eu tenho certeza absoluta de que voce conseguirá um bom desconto no BB ou na CAIXA. Senão, procure o HSBC e o Bradesco.
      qualquer um desses é melhor que o BRB.
      Sou servidor publico no ES e toda vez que faço simulação no site do servidor as melhores taxas são do BB e da CAIXA.

  5. já era sem tempo…. assim ficará bem mais fácil fazer as movimentações e pagar as contas, além do atendimento que alguns bancos é péssimo oO

  6. Kleber disse:

    Poderiam publicar aqui orientações de como fazer a portabilidade da forma correta para que não possamos sair prejudicados e escolhermos o melhor banco para se trabalhar.

    • Gleice disse:

      Já fui à agência. É simples: você vai a sua agencia e assina um documento em que vai constar o número da agência e da conta que você em que você quer que seu dinheiro seja transferido sem ônus. Ou seja, você tem que ter já uma conta aberta em outro banco. No meu caso, como tenho vínculo com outro banco a mais de 11 anos, desde quando entrei na SEDF venho pleiteando uma abetura de conta salário no BRB. Resumindo: sua conta no BRB vai permanecer, mas agora ela será salário. Você tem que encerrar sua conta corrente (desde esse mês vc está com duas contas no BRB – salário e corrente) e para isso devolverá cartões de crédito e talões de cheque se vc tiver). Vc não pode ter débitos no BRB.

      • Gleice disse:

        Obs: o crédito no novo banco só será feito a partir do mês que vem, pois a resolução do BACeN para funcionários públicos só vale a partir de 2012.
        Obs2: o nome do documento que vc assinará no BRB se chama Autorização para transferencia automática de valores de conta salário para conta corrente de outra institução.

  7. alessandro disse:

    O BRB esse ano aprontou algumas, mas o fato apenas de poder mudar de Banco tira o poder dessa empresa sobre o funcionalismo. Espero mudanças ainda nesse ano como redução de taxas ou outro atrativo, pois caso não ocorra eu que vou correr para um Banco melhor. Agora vou me preocupar em observar qual Banco oferece taxa baixa de saque, crédito, manutenção, emprestimo, encargos rotativos, além também da cobertura em todo os país.

    • carlosband disse:

      Alessandro isso que voce falou não é lá muito verdade não.
      Os bancos estaduais inventaram uma maneira de driblar a lei que, em teoria, deveria forçar a Administração a fazer o crédito direto na sua conta do banco que voce escolher.

      Porém, todo órgão publico tem o seu banco Estadual ou Federal, pelo qual ele faz os pagamentos. Sendo esse banco órgão da Administração, ele é o responsável pelos créditos.

      Então o que acontece é simples, o estado credita no banco Estadual e este REPASSA para o seu banco, sem custos para você, porém com 1 dia de atraso, e, acredite, 1 dia é muito lucrativo para esses bancos.

      Além disso, eles continuarão sendo sustentados pelos recolhimentos de impostos e taxas do seu estado que continuarão sendo obrigatorios nesses bancos. Sem contar as suas outras operações bancárias.

      Talvez ficará pior para quem é obrigado a procurar esses bancos para pagar alguma coisa… rs

  8. Professora da SE disse:

    Viva a portabilidade bancária, pq ninguém merece ser correntista do BRB!!!

  9. Tayane disse:

    Tomara que aconteça logo, pois só este ano, clonaram 3 vezes o meu cartão, sendo que eu só uso em terminais da agência ou no BRB conveniência…Fazer o quê???

  10. profª disse:

    Gostaria que alguém me esclarecesse uma dúvida. No caso de quem tem empréstimos pendentes no BRB, como funcionará essa portabilidade? Será simples assim,ou somente poderá ser feita ao liquidar todas as parcelas pendentes dos empréstimos? Alguém tem maiores informações.Grata.

    • Carlos disse:

      também quero saber, pq pelo que me consta 99% da categoria tá com a corda no pescoço com o BRB, eu mesmo as vezes penso que a coisa tá feia, mas a própria gerente já me disse que tem muita gente pior huahua

  11. ivanaldo carvalho disse:

    Cara professora Gleice,
    Tenho uma conta-salário desde q entrei na Seedf, em 2005.

    É um direito de todo servidor… Não uso serviços do BrB ( aliás, tenho direito a alguns como empréstimos…) e não pago nenhum centavo por isso.

    Qdo o servidor recebe o primeiro salário o BrB o coloca automaticamente numa conta cheia se serviços. No meu caso tive q mudar de agência para conseguir a conta-salário.

    Abs.

    Ivanaldo Carvalho

  12. Francisco disse:

    Pelo visto a maioria dos servidores do GDF irão continuar no BRB, pois não conseguem liquidar as dívidas com o banco. A não ser que outro banco aceite a portabilidade de crédito e de preferência com juros mais baixos. Caso contrário estarão amarrados até o fim. Nenhum banco quer perder folha de pagamento. “Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come”.

  13. Gleice disse:

    Professor Ivanildo,

    Antes de tomar posse tive que, além de fazer os exames médicos, abrir uma conta corrente no BRB. Na agência, pedi a abertura de uma conta salário, mas fui informada de que o Governo é quem deveria abrí-la, mas que o GDF não procedia assim. Então, todos que entraram em 2011 tiveram que abrir conta corrente pessoa física simples (também não pago nada, mas se fizer TED pago 8,00 ou 12,00). Tentando fazer jus a livre opção bancária, entrei em contato com orgaos de proteção ao consumidor e fui informada que deveria ir ao RH da Secretaria e pedir que abrissem uma conta salario para mim. Sabendo que a resoluçaõ do BACEN vigoraria em 2012, resolvi aguardar pois sei que teria dor de cabeça indo a SE.

    • carlosband disse:

      Gleise,
      infelizmente voce não foi bem orientada. Se tivesse procurado o BACEN antes, saberia que já há mais de 7 anos, os bancos são obrigados a transferir o seu salario completo mediante sua solicitação para o banco da sua escolha. Você tem direito de um DOC ou TED por mês, no valor integral do seu salario.
      Os bancos Estaduais fingem que não sabem disso, mas consulte o BACEN, como disse, sou ex-func do BB. Talvez voce consiga reaver na justiça o valor de todos os TEDs cobrados pelo BRB.

  14. Opção bancária disse:

    Em consulta ao BACEN ( 0800 979 2345 ) o BRB vai descontar os empréstimos, cartão de crédito, cheque especial etc…. que você tiver o com banco, só será disponibilizado o saldo restante do seu salário para a opção bancária.

  15. Portabilidade Bancária. disse:

    A verdadeira portabilidade virá quando você puder escolher no órgão que trabalha qual banco que o seu salário será depositado. Enquanto tiver preso ao banco do Estado isto não se chama portabilidade. É mais uma enrolação do Governo.

  16. valdo de souza reis disse:

    sou correntista forçadamente pelo gov municipal,passaram todos funcionarios para o banco do brasil,como proceder para sair deste banco tendo em vista que eu tenho um emprestimo consignado,sera que com a portabilidade outro banco que eu escolher comprarar a minha divida para que eu seja cliente dele.

  17. carlosband disse:

    O que eu gostaria de ouvir aqui neste espaço são SUGESTÕES de qual o melhor banco.

    Sou ex-funcionário do BB e acho que é o melhor banco para quem procura atendimento em todo o Brasil, porém, o atendimento em agencia é péssimo ( por favor nao culpem os funcionarios, eles só cumprem ordens e não são responsaveis por cada agencia ter menos funcionarios do que deveria ). Ah… o BB geralmente dá crédito menor que o sistema permite ( isso é praxe dos gerentes bundões que tem medo de calote)… Eu nunca entendi isso quando tava lá… se o sistema permite e voce tem emprego fixo comprovado e recebe pelo banco… porque não lhe dar o máximo de crédito permitido?
    A CAIXA também é boa para atendimento em todo o Brasil, porém é ruim para atendimento na agencia e para dar créditos. ( mesma política do BB ), e eles ainda colocam estagiários para te atender na agencia, deixando os funcionários para tarefas mais complexas. Até abrir conta é feito por estagiários.
    O SANTANDER é um bom banco, tem 10 dias sem juros no cheque especial. Isenção de tarifas e outras coisas… porém, é um banco ESPANHOL… e as coisas não estão boas lá..
    o ITAÚ é o maior banco do Brasil, mas as tarifas deles são enormes e tudo voce paga lá… não vi nenhuma vantagem pra quem é servidor publico.
    Não posso falar nada sobre o BRADESCO, mas também não vi nenhum atrativo no site…

    e ai?
    qual deles voce vai escolher??? tem outra solução???

    ainda não escolhi, continuo recebendo pelo BANESTES, mas é por pouco tempo…

    • paulo pessoa disse:

      O BRB era um foco de corrupção, como disse Durval Barbosa, ex-secretário de Relações Institucionais que delatou o esquema investigado pela Operação Caixa de Pandora?
      Não posso falar pelo ex-secretário, mas todas as denúncias que chegarem ao nosso conhecimento em relação às operações do passado, e eventualmente sobre alguma nova, serão apuradas com rigor. Temos uma parceria estreita com o Tribunal de Contas, com o Ministério Público e com a Secretaria de Transparência, no sentido de apurar qualquer irregularidade e encaminhar os processos para as instâncias de controle. Ao mesmo tempo, vamos dotar o banco de mecanismos que possam evitar ocorrências similares

      • carlos disse:

        opa, eu não citei o BRB, eu disse que fui funcionário do BB ( Banco do Brasil ). Sou funcionário público estadual, mas em VITÓRIA-ES.
        Hoje em dia não vejo NENHUM BANCO ESTADUAL como opção. Poucas unidades de atendimento, agências sempre cheias, funcionários sem experiência e, o pior de tudo, não tem suporte fora da sua unidade de federação. Quando viajar de férias, veja se o seu banco estadual te atende….

  18. lfr disse:

    FIZ UMA PORTABILIDADE DE SALARIO DO BB PARA O SANTANDER MAS NÃO ESTOU GOSTANDO POSSO FAZER NOVAMENTE A PORTABILIDADE ONDE ACHEI JUROS MENORES TIPO CAIXA ECONOMICA E TENHO QUE PREEENCHER AQUELE PAPEL E LEVAR ONDE , NO BANCO SANTANDER ONDE RECEBO ATUALMENTE OU NO ANTIGO QUE SERIA O BANCO DO BRASIL…

  19. paulo pessoa disse:

    O nome do Banco de Brasília (BRB), no passado, esteve envolvido em escândalos no Distrito Federal.

    fonte: correio braziliense

  20. menzo manoel da silva filho disse:

    Você não que sugestão nenhuma, tu que aparecer e falar mal de todo mundo, sem ter conhecimento específico do que fala. Com certeza, o BRB é pior de todo esses bancos e fim de papo.

  21. devedor disse:

    Escravo do BRB;
    Devoao BRB 60,000,00 de emprestimo e minha renuneração é 5,000,00. Será que consigo a tal portabilidade para um banco federal? Se poderem me orientar, agradeço. Em 15/05/2012

  22. Rebeca disse:

    Olá Washington!
    Fiz a portabilidade do meu salário do Banco Bradesco para o Santander a dois meses e sei que todos os funcionários da Prefeitura de Osasco continuam recebendo seus salários do dia 30 e o vale do dia 15, mas o safado do Bradesco está transferindo meu salário e o vale com atraso. No primeiro mês caiu no dia certo, mas este último mês tranferiu o salário com atraso de um dia e o vale deste mês com três dias de atraso, pois está constando no extrato do Santander o TEC (Transferência Eletrônica de Crédito) para o dia 18 apenas.
    O que eu posso fazer quanto a isso? Tem onde reclamar? Como eu poderia reclamar? o Bradesco não é obrigado a transferir no mesmo dia que a Prefeitura disponibiliza o crédito? Eles não podem ser punidos?

    Grata por qualquer ajuda ou sugestão!

  23. marta disse:

    Quero saber é quando teremos liberado o monopólio do BRB em nossa folha de consignação. Porque para aqueles que estão com restriçoes só resta a garantia de desconto em folha. Aí como facilitar as negociaçoes? Além da portabilidade deve-se discutir a liberação do consignado Mas só o BRB tem esse poder

  24. Kenji disse:

    Gente, morei no Japão 08 anos, lá vc recebe seu salário no Banco que quer, cartão de crédito não tem anuidade, os juros são 168% mais baratos que aqui, e em 8 anos nunca houve greve, nunca houve terminal quebrado ou fora do ar (neunhum), e não existe fila em bancos e detalhe você é tratado como qualquer ricasso que utilize aquele banco (independente o quanto você tenha na sua conta)… Achei que o Brasil tinha evoluído nisso, me passaram uma propaganda enganosa de nosso país…

    Aqui em Brasília recebi meu primeiro pagamento salário pelo BRB e já me enganaram dizendo que o cartão iria chegar em minha casa – passados 20 dias e nada, voltei lá para tirar todo o meu dinheiro e reclamar. Resposta: Você tem que cadastrar uma senha para que o cartão chegue em sua casa.” Ahhh agora q vcs avisam?” Que isso, que caras de pau, fazem isso para ficar com a sua grana, ainda a funcionária tentava me convencer a continuar lá… Eu disse dando gargalhadas, não vou deixar meu dinheiro num banco que só quer me usar e da forma mais descarada possível! E digo mais, mês a mês se eu notar que tiraram 1 centavo nessa transferência entre bancos, vou gastar meu precioso tempo, mas vou entrar de sola num processo… Ahhh vou!!! Valeu amigos!

  25. Lorena disse:

    PROFESSORA

    RECEBO NO BANCO DO ESTADO E NÃO CONSIGO UM EMPRÉSTIMO POR CONTA DE DUAS RESTRIÇÕES. ORA, COM A MÃE DOENTE E QUE VEIO A FALECER, INCLUSIVE, PASSEI POR DIFICULDADES, ACREDITO QUE UM BANCO TEM QUE SERVIR O CLIENTE PARA QUE POSSA PAGAR SUAS CONTAS. QUEM TEM QUE OLHAR RESTRIÇÕES SÃO AS LOJAS, MERCADOS, ENFIM; BANCO É PARA SOCORRER OS CLIENTES. E SE FOR PROFESSOR ENTÃO…

    ABRAÇOS E FICA A DICA…

  26. Jeferson disse:

    GOSTARIA DE FAZER UMA PERGUNTA.
    EU RECEBIA PELO BANCO X TRANSFERI O MEU SALARIO PARA O BANCO Y. MAS POSSUO UM CDC NO BANCO X E MEU SALARIO VAI PARA O BANCO Y COM O DESCONTO DO CDC, ISTO É LEGAL? A PORTABILIDADE NÃO É 100% DO SALARIO?

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 14.583 outros seguidores