Conversa com o Senador Cristovam Buarque

Nesta quarta-feira tive uma ótima conversa com o Senador Cristovam Buarque. Aliás, um papo com o Senador nunca é uma “conversa”, mas uma verdadeira aula sobre educação, ética e política.

No momento Cristovam está envolvido na divulgação do seu livro A Revolução Republicana na Educação (download aqui), que traz inovadoras e polêmicas propostas para melhorar a Educação no Brasil. Para quem está acostumado ao pragmatismo da política atual, é ótimo conversar com alguém que pauta sua atuação e ação política em ideias e projetos para o futuro de uma nação. É isto que vejo no Cristovam.

 

About these ads

59 respostas para Conversa com o Senador Cristovam Buarque

  1. Constantino disse:

    Esse é outro! Senador blá, blá, blá só ideias e blá blá blá. Quando era governador nos esmagou na unha, como piolhos. Pobres professores, como sofremos na gestão desse elemento, 73 dias de greve e 0% de aumento com rabinho entre as pernas. Hoje ainda defende coisa que na época de governador não defendia, como a gratificação por produtividade ( era aliado do Arruda) Quem lembra ? Esse deveria vir a público de joelhos e pedir desculpas a nossa categoria. Nunca fez nada!! Nunca teve a mínima atitude de companheirismo, nem mesmo, nunca foi a uma assembléia acompanhar de perto as nossas discussões.Esse si é ruim de engolir!!!

    • Ruan disse:

      Sinceramente, eu estou confuso… demagogia demais….

      Volatndo ao “mundo real”, amanhã é dia 30.Alguém tem notícias de como ficará a situação das direções e dos supervisores nas escolas?
      Cada hora é uma decisão diferente e sinceramente, eu tenho uma certa preocupação das direções atuais continuarem até as eleições e usarem a maquina publica em benefício prórprio, pq alguns usam mesmo!
      E quem é gente de bem, vai poder ficar tranquilo pq será reeleito em breve.

      • Constantino disse:

        E você tem alguma dúvida em relação a isso?

        • Ruan disse:

          Dúvidas eu tenho demais!! Uma hora encontro alguém que diz ter havido reunião e que os mesmos ficarão até a eleição, em outra me dizem que realmente serão os tampões. E há quem diga que algumas escolas vão mudar e outras não…. e como faz um tempo que não vejo nenhum post sobre essa situação, gostaria de saber se alguém tem alguma informação no mínimo coerente.
          E acredito que seja um bom momento para oxigenar essas escolas, quebrar vícios adquiridos ao longo do tempo. Mesmo havendo problemas (que são inevitáveis), pelo ao menos serão problemas “diferentes”!!!

      • Lincon disse:

        Sinceramente eu tbm gostaria de saber!!!! Amanhã é dia 30!!! Espero ver essa galera exonerada!!! Sei que existem equipes gestoras que merecem ficar!! Mas falo da que conheço!!! Será que teremos boas novas amanhã no DODF WD???Responde ai vai??

      • martinha disse:

        Ruan, é óbvio que vão manter as direções e estas vão fazer seu sucessor. Estão com a máquina na mão! O mais absurdo é que as gres sabem das falcatruas e está deixando como está.

        • Ruan disse:

          Então Martinha, a notícia quente de janeiro, é tudo continuar exatamente como está!

          • martinha disse:

            Pois é, Ruan, hoje é dia 31 e até agora não sei se exoneraram alguém. Dei uma passada de olhos do DODF e não vi exonerações. Entrei no blog agora e também não vi. Mas tenho quase certeza de que ano que vem vai ser pior que esse ano.

    • sandrinha disse:

      ha ha ha ha faz-me rir…é cara de tacho demais para um sujeito só viu. Revolução na Educação foi o que ele fez aqui no DF empurrando-nos para o abismo. Ele deveria escrever um livro que combina muito com os seus lindos projetos “Alice no País das Maravilhas”.

  2. Mereço ganhar mais que um agente da civil disse:

    É, o Senador da utopia , dos projetos, do país do futuro…, nada prático nada palpável, bom para escrever livros. Quando foi Governador foi lamentavelmente cruel com os professores. Plano de carreira e isonomia, por que ele não se posiciona?

  3. Denis disse:

    Cristovam é um cara que ganhou muito defendendo a educação.

    E a Educação pouco ganhou ao ser defendida por ele.

  4. J. Carlos disse:

    ” É isto que vejo no Cristovam”.
    São poucos que veem isto! O passado político do “Senador Utópico” e suas ideias deixam e sempre deixarão marcas negativas na Educação de Brasília. Revolucionar a educação é, primeiramente, valorizar o professor. Isso ele não fez!
    ___________________
    Feliz Ano Novo e boas festas.

  5. Maria Aparecida disse:

    Denis, disse tudo! O cara alavancou às custas dos Professores e Professoras. Contudo, nós só perdemos. Quando foi Governador, conseguiu ser pior que Roriz e Arruda. Só ganhou do Agnulo.

  6. Maria Aparecida disse:

    E o WD não deveria estar aí puxando o saco dele. Ou será que tem outro motivo para tal?

  7. Erica Mariela disse:

    O problema WD é que o Cristovam é só conversa. Atitude nada. Inteligente eu também sou, sei falar de Educação com teorias e práticas,mas não fico enganando o povo. Se ele tivesse ética parava de se candidatar e sumia ,porque fazer alguma coisa para professor ele não fez, nem vai fazer nunca. Só te abraçar e você ficar babando. pára com isso e se candidate WD. Aposto que a gente ganha muito mais.

    • Erica,

      Eu estou é correndo longe de qualquer conversa sobre candidatura.

      • Erica Mariela disse:

        Mas eu acredito que só com você a gente poderia ganhar alguma coisa, eu digo a Educação como um todo, não só nós professores. Amadurece a idéia. Precisamos de pessoas compromissadas como você!

      • martinha disse:

        Cristovam, enquanto governador tinha uma tese e a defendia sempre, que político não tinha que esquentar cadeira, que deveria exercer um só mandato . Eu o escutei em várias reuniões e hoje tá lá ele esquentando. E corre boato que ele está mexendo pauzinho para voltar à governança. Me poupe!

  8. Erica Mariela disse:

    ah! aproveitando WD eu gostaria de saber se vc pode me informar o que está acontecendo com o site da SEDF sobre matriculas? Tentei acessar para ver os resultados dos meus filhos e nada. Como estou no Mato Grosso do Sul não consigo ligar daqui para o 156 do DF. Estou sem informações. E quando vc clica para saber o resultado dá site com erro e fora do ar. E as matriculas começam na semana que vem e dependo das informações para voltar. Será que vc poderia me ajudar? Obrigada.

  9. Eu trabalho! disse:

    Tremendo paroleiro e só.

  10. Daril disse:

    Não é somente o Buarque! Na real, estamos muito mal de senadores!

  11. Rubia disse:

    WD
    Por acaso você já era professor da SEDF quando este senhor foi governador???

      • martinha disse:

        Entrou no início do último ano do governo dele.

          • marcelo nobelino disse:

            WD, na sua conversa por acaso ele não se arrependeu do descaso que teve com nós professores, ele nem comentou nada sobre os vale refeição que retirou na sua época, e a greve que amargamos e que sequer conversou com a categoria, erros que cometeu e que ensinou até o presente momento ao sr Agnelo, espero não cometer erros como de dar um voto a esse senhor , mesmo por que continua sem fazer nada pelos professores do DF e muito menos do país,espero que ele busque refletir e esqueça nossa categoria, logo também não o considero professor, dar aulas na Unb é fichinha perto do que enfrentamos no nosso cotidiano, nós professores de ensino fundamental procuramos formar as pessoas ele pega na UnB uns play. já formados filhos de classe média alta e só lorota, pede para ele dar aula na expansão do setor O para uma turma de aceleração com alunos de liberdade assistida………cansei , busca outra discussão com esse cara não dá ……..

  12. DESCONVOCADA atividades 40hs disse:

    O utópico, nada mais!

  13. Nara disse:

    É um homem inteligente, sem dúvida, mas, em matéria de execução de projetos só fica na utopia.

  14. Nara disse:

    Por falar em Cristovam, o que ele está achando de “contratos” no lugar de “efetivos”… Ele deve ter alguma posição sobre esse absurdo. Ou será que está mais preocupado com outras áreas?

  15. Nara disse:

    ressalva: efetivos?

  16. profgamabismado disse:

    Vote no Cristovam prá Senador e continuarei a votar sempre… agindo assim, não corro risco de tê-lo como governador, de novo….ufa

  17. profgamabismado disse:

    digo, votei….

  18. melissa disse:

    Entrei no mesmo ano que o Cristovão se elegeu,uma ngrande conquista que tivemos na época foi as a Escola Candanga,que nos possibiltou um período menor de rêgencia,amigas me disseram que era extremammente difícil trabalhar 20/20 horas com aluno,os lanches eram bem melhores,não se faltava recursos para se trabalhar com os alunos,tinhamos coordenações semanais na DREs ,todas as escolas tinham um planejamento único que era realizado coletivamente nas regionais de ensino,que podia ser flexiblizado é claro.Porém em relação a questão financeira foi o pior de todos,encaramos uma greve de 73 dias,fui ameaçada de demissão,pois estava no período de avaliação,portanto um governador que atende as vários aspectos e não valoriza seus servidores financeiramente,não merece realmente ser reeleito.

  19. Ray Costa disse:

    Cristovam Buarque, uma amarga lembrança.

  20. Conselheiro disse:

    W.D, me desculpe pela sinceridade, mais o senhor em questão teve a oportunidade de firmar suas falas na realidade. Não vi nenhum projeto que beneficiasse os professores, enquanto este senhor foi Governador. Agora durante seu segundo mandato, não fez nada para a classe de trabalhadores da educação. Esperávamos dele, muito mais. Projetos, emendas, a criação da Universidade Educacional, eu pergunto o que ele fez neste longo 20 anos? Tenho ate respeito pela autoridade que ele representa, mais não nos representa. Pode ser que seu discurso seja perfeito para plateias mais desavisadas, mais para nós professores é uma certo “que” de decepção, Como Senador, quais projetos que foram criados para beneficiar a população do DF? quais projetos para melhoria dos profissionais de educação? Quais emendas? Realmente tem mais que divulgar seu livro, pois historicamente a população do DF não tem melhores recordações do que se diz defensor da educação. Para mim, mais um discurso de politico.

    • Ex-contrato temporária disse:

      Pois é, a única coisa boa na gestão dele foi a faixa de pedestres, não lembro de mais nada que fosse importante para a população, ainda mais por ele se dizer um defensor da educação, acredito que deveria ter valorizado os profissionais de educação bem como ter implantado escolas integrais. Lembro-me também de um projeto chamado saber, que oferecia cursos para a população, entretanto, os cursos eram fracos demais. Eu até que fiz um desses mais não me ajudou muito.

  21. ROBERTO FELIPE disse:

    Adivinhem qual foi o Governador que desprezou os professores apos uma greve de mais de 70 dias sem um centavo de aumento? Reduziu o valor dos DFs em 30%? Suspendeu a incorporacao dos quintos? Siceramente eu nao me lembro mas quem suspendeu o pagamento dos tiquetes alimentacao?
    Boas Festas e que 2012 seja infinitamente melhor que 2011.
    Um abraco a todos.
    Roberto Felipe

    • Professora sofredora disse:

      Tudo isso por ser professor é um defensor da eduação…Imagine se não fosse.

      • Patrícia Eça disse:

        O que adianta defender a educação só de boca com belas palavras e qdo teve a oportunidade de agir, não fez nda a favor, mto pelo contrário.O senhor Cristóvam tem que filosofar menos e tomar atitudes concretas .

  22. Carlos disse:

    esse é o cara que diz ser contra as seguidas reeleições de cargos eletivos, MAS QUE ESTÁ SEMPRE LÁ! O paradoxo em pessoa!

  23. LUCIO disse:

    Volta pra UNB, senhor Buarque pela primeira vez na história desse país o senhor foi o primeiro ministro a ser demitido por telefone. Muito bem fez o Presidente LULA.

  24. ricardo disse:

    Uma das grandes realização do governo Lula foi demitir esse senhor por telefone.

  25. ricardo disse:

    Uma das grandes realizações do governo Lula foi demitir esse senhor por telefone.

  26. flavio disse:

    WD,
    pense bem sobre as próximas eleições. A maioria, aqui no blog, considera que vc tem condições de nos representar bem.
    Pode contar comigo.

    • Prezado amigo,

      Política tem que ser feita com projetos claros e ainda não encontrei os meus. Por isso estou em um momento de estudos, de preparação. Primeiro vou concluir meu curso de Direito e outros que pretendo fazer. No momento em que me achar preparado serei candidato sim.

  27. Bruna disse:

    WD, gostaria muito de que se conseguisse uma entrevista com o Cristovam. Poderia se fazer uma seleção de perguntas aqui, sobre o funcionamento da SEDF (nada de teorias) atual e o que ele tem feito para a melhoria dos profissionais, em especial professores, entre outras assuntos.

  28. sandrinha disse:

    Esse nobre indivíduo tem é que visitar o blog e conhecer a opinião dos seus colegas ao seu respeito. Com certeza, a auto estima dele vai subir até as nuvens kkk

  29. SENADOR CRISTOVÃO BUARQUE TENHO UMA SUGESTÃO DE LEI QUE SERIA MUITO ÚTIL A NOSSO PAIS.
    É CRIAR O “TRIBUNAL PENAL DE CRIMES POLÍTICO”, POIS VEMOS A EXPERIENCIA DE JULGAMENTOS DE POLÍTICOS POR POLÍTICOS SOBRE PERCA DE MANDATO E VEMOS QUE NÃO TEM RESULTADOS ESPERADOS, E SE UM TRIBUNAL JULGAR DESDE VEREADOR ATÉ PRESIDENTE DA REPÚBLICA SERIA UM JULGAMENTO SEM SENTIMENTO POLÍTICO QUE É O QUE VEMOS HOJE NÃO SE VÊ “NÃO ME JULGA, QUE EU TE JULGO”.
    ISSO ACABARIA COM ESSA COISA SUJA QUE A NAÇÃO TANTO ACHAR RUIM E NÃO PODE FAZER NADA PARA TIRAR UM POLÍTICO LADRÃO DO PODER POIS DEPENDE DA MAIORIA DOS POLÍTICOS E VOSSA EXCELÊNCIA SABE QUE QUEM TEM A MAIORIA GANHA E ESSA MEDIDA ACABA COM ISSO.
    O POLÍTICO PODERIA FICAR NO SEU MANDATO ATÉ SER JULGADO E CAÇADO PELO TRIBUNAL E AI SE DESLIGARIA QUANDO A SENTENÇA ROLASSE.
    CERTO DA SUA VERIFICAÇÃO DESSA MENSAGEM ESPERO VER ALGO SOBRE ISSO SE ACHAR CONSTITUCIONAL E VIÁVEL PARA A NAÇÃO.
    OBRIGADO

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 14.594 outros seguidores