Ótima é a Escola Classe 47 de Ceilândia!

Numa semana em que fizemos neste blog (clique aqui) talvez o mais significativo debate sobre o que ou não escola de qualidade, onde professores da própria Rede Oficial de Ensino demonstraram não reconhecer o papel social das instituições públicas, participar do VII ano do Projeto Orgulho e Consciência Negra da Escola Classe 47 hoje foi para mim a comprovação do que já havia falado: “top” de lista é a escola pública!

O evento da EC 47  foi lindo, bem organizado, participativo, com pais empolgados, professores orgulhosos, apresentações maravilhosas, crianças pintadas, penteados característicos e tudo aberto à Comunidade. Nem mesmo a falta de uma quadra coberta e ameaça de chuva foram capazes de tirar o mínimo de brilho.

É claro que tudo isso pode ser feito por qualquer escola pública ou privada, mas ali havia algo mais…! Vi crianças negras e brancas, algumas muito pobres, orgulhosas de sua beleza, reconhecendo sua beleza, feliz de apresentar sua beleza. E isso, amigos e amigas deste blog, em uma sociedade que massacra as pessoas com padrões de beleza inalcançáveis para aquelas crianças, conseguir um feito desses é algo que só uma escola pública, com um grupo de professores e servidores compromissados com uma visão social é capaz de fazer.

Hoje eu presenciei um professor, ao apresentar um garoto negro muito bem vestido e simbolizando o sucesso de grandes líderes negros,  falando ao microfone para uma platéia de alunos, pais e comunidade:

      – “Nelson Mandela, Obama, Martin Luter King e tantos outros homens e mulheres negros são exemplos de onde podemos chegar. Vocês deste escola também podem! Aqui na EC 47 também tem vários Mandelas, Obamas!” 

O melhor do evento da EC 47 foi a força da sua simbologia! Foi comprovar que o papel da escola pública vai muito além da decoreba de conteúdos para passar nos enems da vida! O papel da escola pública é principalmente resgatar a esperança, incentivar o sonho em quem pela dureza da vida poderia optar por caminhos errados.

Hoje foi um dia emocionante! Escola pública não é o prédio onde ela está acomodada, mas o papel social que os seus profissionais, alunos e comunidade optaram por exercer! Parabéns Escola Classe 47!

Agraço de coração o convite para participar deste momento tão maravilhoso!

.

Washington Dourado

About these ads

23 respostas para Ótima é a Escola Classe 47 de Ceilândia!

  1. Pavoroso disse:

    Vi o contracheque hoje e não está lá o 13° salário? e ai? Aconteceu só comigo?

  2. Marcos Reis disse:

    Realmente ótimo trabalho da EC 47 de Ceilândia. Resultado do trabalho de um ano inteiro. Nosso orgulho negro presente em nossos estudantes que como sujeitos históricos aprendem a combater o racismo e qualquer tipo de opressão. Com certeza desta escola sairá novos líderes negros que serão exemplos para novos líderes negros.

  3. Viviane disse:

    Belas palavras! Cheias de verdade e significado, pois o que aconteceu hoje nesse evento, foi muito mais que belas apresentações, foi além do que qualquer conteúdo programático pode ofertar. A auto estima das crianças dessa escola mostra o quento o projeto vale a pena. Ver no rosto de cada um,o orgulho de ser negro e o respeito por parte dos que não são. O aprendizado refletido no respeito pelas diferenças é um grande diferencial na EC 47 de Ceilândia. Tenho orgulho de fazer parte dessa escola. Tenho orgulho de ser professora da Rede pública de ensino! De poder fazer a diferença na vida de cada educando que passa por mim. Isso é educação de qualidade! Parabéns a toda equipe da escola. Obrigada por sua visita WD!

    • Débora disse:

      Vivi, linda, é de professores assim que necessitamos ainda mais e desejamos em nossa escola! Temos um grupo de professores comprometidos, batalhadores, pesquisadores, aqui e você veio para adicionar mais qualidade ainda ao nosso trabalho. Bem vinda a nossa escola! Que você fique aqui pelo menos 25 anos!!! kkkkkkkkkkkkk
      Beijo,
      Débora

  4. Viviane disse:

    Belas palavras! Cheias de verdade e significado, pois o que aconteceu hoje nesse evento, foi muito mais que belas apresentações, foi além do que qualquer conteúdo programático pode ofertar. A auto estima das crianças dessa escola mostra o quanto o projeto vale a pena. Ver no rosto de cada um,o orgulho de ser negro e o respeito por parte dos que não são. O aprendizado refletido no respeito pelas diferenças é um grande diferencial na EC 47 de Ceilândia. Tenho orgulho de fazer parte dessa escola. Tenho orgulho de ser professora da Rede pública de ensino! De poder fazer a diferença na vida de cada educando que passa por mim. Isso é educação de qualidade! Parabéns a toda equipe da escola. Obrigada por sua visita WD!

  5. Paula Dias disse:

    Gostaria de ter sido convidada.Muito bom.

    • Débora disse:

      Oi querida, tudo bem?
      Colocamos nossa festa na página do Sinpro-Df para atingir mais colegas e aqui no blog do Washington também. Se você for da CRE – Ceilândia, foi entregue convite para as escolas também. No entanto, todos os anos fazemos este projeto que é o maior da nossa escola e, se vc desejar, vou deixar o telefone da nossa escola para você entrar em contato no mês de novembro pra saber o dia certo do ano que vem. Sua presença é mais que importante, pois o nosso intuito é trabalhar nossos alunos para atingirmos mais pessoas, mas também divulgar a outros colegas para que estes multipliquem a ideia…
      Um abraço!
      Débora
      3901-6879

  6. Vera disse:

    PARABÉNS WASHINGTON: Pela valorização ao trabalho do professor na base da SEE-DF. Parabéns EC 47. Que orgulho ser educadora! Sugiro que você publique o excelente trabalho do Ced 06 do Setor P. Sul – Ceilândia. Hoje participei lá de um lindo trabalho com os jovens e adultos sobre o mercado de trabalho, a escolha do curso superior com imformações práticas e ricas. Vi a esperança naqueles alunos, a certeza de que a educação é realmente o caminho para a transformação, a melhora na vida pessoal e social. Busque as fotos e registros lá no Ced 06. Eles merecem destaque. Sucesso!!
    Vera Cordeiro- Ceilândia.

  7. REJANE ALENCAR disse:

    Amo essa escola, amo as pessoas dessa escola…muito feliz, qto à discussão q permeia a reportagem…deixo pra outro espaço…um forte abraço.

  8. Marta Ribeiro disse:

    Nossa estou aqui muito longe da realidade de vcs mais maravilhada com o trabalho que vcs fazem, é lindo ver tudo isso aconteçer nesta escola, espero que um dia isso possa acontecer em todas as escolas publicassss…Pena que em minha cidade ainda tá um poquinho longe de acontecer dessa forma…PARABÉNSSSSSS

    • Débora disse:

      Olá colega! Tudo bem?
      Fico feliz por suas palavras….
      Estou coordenadora na EC 47 este ano e posso te dizer que nos quatro anos em que estou lá nosso trabalho tem crescido em qualidade de maneira espantosa… Tudo bem, se na sua cidade ainda não acontece assim, tenha certeza que com o trabalho de pessoas como você este tema superará as expectativas… Se desejar, venha nos visitar! Será um prazer recebê-la e trocarmos ideias…
      Um abraço
      Débora

  9. Rubenildo disse:

    Estamos aqui para fazer a diferença! Tenho orgulho de ser PROFESSOR da rede pública! Ainda que muitos não reconheçam a importância do nosso trabalho, vamos continuar… Sabemos das dificuldades enfrentadas por nossos alunos, porém vivenciamos a capacidade de superação dos mesmos!!!

  10. Micilene Paulino disse:

    Supervisionar essa escola é um prazer. Obrigada aos auxiliares em educação, professores, coordenação pedagógica e equipe gestora que acreditam junto comigo TODOS OS DIA, que educação pública e de qualidade é POSSÍVE! ” UBUNTU: EU SOU PORQUE NÓS SOMOS”

    • Débora disse:

      É… participar aqui desta escola é um prazer, e estar na coordenação, um desafio. Desafio este que nos impulsiona a estudar mais, querer mais, refletir mais, ser mais… me sinto uma privilegiada em participar desta construção social que fazemos aqui. Temos muito a aprender e desenvolver daqui pra frente, não podemos esmorecer jamais, a luta continua!

      De fato, queridos, UBUNTU – EU SOU POR QUE NÓS SOMOS…
      Abraço,
      Débora

  11. João Victor disse:

    que legal, minha escola virando um exemplo ao P.Sul, que pena que ano que vem vou sair dela!!

  12. Vanísia disse:

    Parabéns ao Prof. Marcos R
    eis pelo projeto e para toda a escola que abraçou pra valer a temática. Parabéns a todos!

  13. julia disse:

    no ano que vem eu já vou sair desta escola que pena eu sentir mts saudades de lá

  14. cicero ricardo barbosa pereira disse:

    mas vc encontrar pessoas novas para trabalhar e almentar seus lacos de amizade ricardo lucas rodrigues barbosa aluno da professora selma silva ferreira bjs
    sala 12

  15. eu amo de maissss nossa escola…………………

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 14.541 outros seguidores