Calote também no PNAIC

Os professores cursistas do PNAIC e os orientadores do curso estão denunciando mais um calote! É que a bolsa de R$ 200,00 não está sendo repassada desde outubro. Até o momento a SEDF não deu qualquer explicação convincente.

Este é um dos cursos mais elogiados que já foi oferecido aos integrantes do Magistério Público do DF, mas este tipo de quebra de compromisso por parte do Governo minimizam os efeitos positivos desta proposta.

É calote no PDAF, no PNAIC…

.

Washington Dourado

About these ads

45 respostas para Calote também no PNAIC

  1. Sonia Aviara disse:

    É verdade é um curso com um diferencial enorme…em algumas regionais. Aqui no Plano Piloto é mais um curso..no perfil do Pro letramento. Sei que em outras regionais há um acompanhamento e ajuda por parte dos Orientadores de Estudo até em reagrupamentos do BIA e segundo ciclo. Por que isso só acontece em alguns lugares? Não deveria ser igual? Fico mais uma vez a ver navios quando me encontro com colegas onde relatam a presença continua e ajuda que receberam dos orientadores. A minha orientadora de estudos nunca esteve na minha sala de aula como falam algumas colegas. E por falar em calote, haverá uma seleção de Orientadores para 2014? Sei que a minha Orientadora de 2013 não tem mestrado…afinal o que é exigido para esta função???

    • Luciane Lima disse:

      Senhora Sonia Aviara, gostaríamos muito de lhe informar que o trabalho realizado pelo CRA/PPC junto ao PNAIC, está sendo muito proveitoso, além de termos sido responsáveis com a formação do professor-alfabetizador, nada nos passou desapercebidos ou foi deixado de ser realizado, haja vista que zelamos pelo nosso lado profissional.
      Nos foi confiada uma formação continuada a qual desempenhamos da melhor maneira, fazendo visitas e acompanhamentos junto aos nossos cursistas e eventos com todos, como: Currículo, Organização do Trabalho Pedagógico, Heterogeneidade na sala de aula entre tantos outros.
      Vemos como leviano de sua parte, falar de algo que a senhora se quer participa, sabendo que em nossas listas de cursista a senhora não se encontra matriculada.
      Então, gostaríamos que a senhora procurasse maiores informações sobre o trabalho que ainda está sendo desenvolvido por nós Orientadores de Estudos, antes de ficar difamando sobre o trabalho de toda uma equipe.
      Colocamo-nos a disposição para quaisquer esclarecimentos dessa formação bem como as avaliações feitas pelos nossos cursistas.
      Equipe do CRA-PNAIC da CRE PPC

    • ivone angela disse:

      Creio que a Ceilândia foi bem servida…eu por exemplo tive uma orientadora excelente, com grande conhecimento e vontade de ajudar. Ela visitou escolas e encontrou conosco fora do curso, sempre orientando, querendo saber como estavam as turmas.

  2. professora cidadã disse:

    Porém, esta bolsa é paga diretamente pelo MEC, nesse caso a sec, não tem nenhuma culpa! Vamos ser justos.

  3. Adriana disse:

    Aqui em Planaltina também teve o calote da feira do livro, escolas receberam a metade do valor que estava na portaria

  4. Cristiane disse:

    Alguns municípios estão sem receber desde setembro.

  5. Izabel Novaes disse:

    Espero sinceramente que esse calote não exista, um curso muito elogiado e que abriu leques a tantos professores inclusive a mim, feche com chave de ouro, e o MEC pague as parcelas em atraso aos cursista de todo o país.

  6. eluze disse:

    Isso é triste……Cadê nossa ajuda de custos….é apenas duzentos reais…..mas para nós que recebemos tão pouco é bem importante.

  7. Natanael dias disse:

    E e hj varias criancas jovens e adultos ficarao sem aula por nao terem professor cade a grana que e do povo e para os beneficios dele gdf e uma vergonha e merenda e professor substituto e pnaic e o que maissss…..ah pdaf e assim vai

    Vergonha total e descaso tambem

  8. Meg disse:

    Calma!
    Geralmente o MEC não dá calote, atrasa mas PAGA!
    Tenhamos FÉ.

  9. solange disse:

    Espero que não nos deem o calote no certificado também.

    • Luciane Lima disse:

      O certificado é emitido pela UnB e a instituição não costuma dar calote em suas certificações.

  10. Cida Alverga disse:

    É o fim mesmo, o Estado tem que pagar uma merreca para professor se capacitar. É por isso que esta categoria vai de mal a pior. Eu sempre busquei formações pelo conhecimento, mas parece que existem colegas que estão morrendo de fome e se vendem por qualquer trocado. Tive conhecimento do referido curso e também de alguns formadores, me parece ser uma proposta interessante e com um programa bem feito e fundamentado. Isso por que é proposta do MEC. A SEDF tem deixado a desejar demais em termos de formação. Agora, em relação à “bolsa”, “ajuda de custo”, dinheiro para incentivar formação é um péssimo indício. A SEDF e seus servidores estão bem chinfrim mesmo…Deus me livre, onde já se viu, dar dinheiro para o professor se formar, se capacitar. E não tem desculpa, pois o curso acontece na própria CRE de lotação do professor, não existe justificativa para receber grana. Vergonha.

  11. Cida Alverga disse:

    E antes que me acusem, não fiz o referido curso por estar participando de duas formações, uma delas custeada por meu salário recebido na SEDF. Quem quer conhecimento, busca, não fica esperando receber dinheiro para fazer formação. O ganho em uma formação é o conhecimento em si e como isso irá reverter em prol dos nossos estudantes. Mas, parece que o Brasileiro (com as legítimas exceções) está ficando “sem vergonha” e acha que o Estado tem que bancá-lo sempre, pois é “seu direito” receber os diversos “benefícios” (dinheiro de TODOS) que o Estado oferece (para ALGUNS).

    • professora cidadã disse:

      Muito boas suas colocações!! Concordo com tudo, ai meu Deus, que bom existir profissionais que pensem assim!!

      • Luciane Lima disse:

        Gostaria de lembrar que o PNAIC é uma formação em rede nacional e que, na maioria dos estados brasileiros, essa bolsa é um grande auxílio para os nossos colegas professores.
        Outro fator é que, ainda desconheço um estado em que os professore tem incluso no seu horário de trabalho, as horas para formação continuada.
        Portanto, para o professor que trabalha nos dois turnos em sala de aula e tem que fazer sua formação aos finais de semana, como acontece nas cidades que ficam no entorno do DF, Planaltina de Goiás, por exemplo, esses R$200,00 não supre os custos do fim de semana, mas com certeza ajuda.
        Temos que passar a pensar como uma CATEGORIA NACIONAL, e não somente na nossa classe do DF.

      • Professora Consciente disse:

        Professora Cidadã, para utilizar este pseudônimo, sugiro que vá à etimologia da palavra e faço votos de que veja tamanha contradição entre o significado dela e seu comentário.
        Aprovar comentários reacionários como este da pessoa acima que nada acrescenta e somente perpetua a situação da nossa classe, me incomoda, me faz lamentar ter pessoas assim em minha classe.
        Você por acaso se incomoda em pagar moradia, transporte, vestimenta, entre outros luxos de deputados? acho que não, né?
        Repense suas ideias.

        • Cida Alverga disse:

          Não sou reacionária, sou realista. Esses pseudos esquerdas bitolados é que não acrescentam nada. Professor não pode e não deve aceitar o papel de vítima, de coitado, de pobrezinho que precisa ser tutelado pelo EWstado. Nós somos aquilo que queremos ser e que deixamos os outros transformarem a gente. Pago todos os impostos, pago contas como todos, não tenho marido pra me sustentar, e no entanto, contunuo achando que professor deve ter VERGONHA NA CARA!!! Já ouviu falar sde orgulho próprio??? Eu tenho o meu!!!

    • Professora Consciente disse:

      Nossa, Cida, como seu comentário me incomodou. Digo mais, ele me ofendeu, não somente como professora, mas como brasileira. Não sei se tens ideia, mas fazes parte da classe oprimida e se tu te voltas contra tua própria classe, somente perpetua esse atraso assolado por parte da classe dominante.
      Não é uma questão de “dar dinheiro” (leia-se investimento, retornar impostos) aos professores, não deverias resumir em tão superficial opinião.
      Se voltarmos na história da profissão docente, veremos inclusive como se dá a entrada da mulher no mercado de trabalho e a histórica má remuneração. Tentaram nos convencer de que isso é uma vocação – haverá então vocação para gari? – e que os alunos são filhos espirituais, deste modo, devemos lecionar apenas por amor. Acontece que por muito essa ideia foi aceita e, para mim, absurdamente ainda querem nos enfiá-la goela abaixo. Já não basta o modo como o professor é tratado pelos governantes, que como bem disse a professora Amanda Gurgel, o meu salário não é o preço da vestimenta deles, de tão mal remunerado, desrespeitado, você ainda acha vergonha que as horas a mais que eu estou em uma formação, não devo ter uma compensação financeira para que eu compre materiais e assim aplicá-los em sala de aula? sou professora, mas como pessoa tenho contas a pagar!
      Lamento profundamente pelo seu pensamento reacionário, você não me representa.

      • Cida Alverga disse:

        Minha querida, se você se ofendeu não posso fazer nada. Horas a mais que você está em formação você receberá conhecimento, este é o que recebemos, daí você usa ele em prol do estudante. Quanto a materiais que você tem que comprar do seu bolso, eu quero saber quem é professor e nunca fez isso, tenha a santa paciência. Continue a ser vítima.

        • Maria Betânia Almeida de Sousa disse:

          Se você morasse a uma distancia que fosse obrigada a pedir carona para trabalhar , porque se pagar a passagem o dinheiro não fica nada , se recebesse um salário de 920,00 e na escola não ter material para te dar suporte com certeza monha querida você não pensaria assim.

      • Cida Alverga disse:

        Eu não te represento mesmo, nunca disse que representava alguém aqui, issa, mais uma vez me cheira ao papel de vítimas. Represento a mim mesma e aa minha idéias. Além disso vocês sabem o significado da palavra “reacionário”??? Ou utilizam tal termo por fazer parte do jargão dos pseudo-esquerdas? Me economize minha querida, por que eu estou cara demais. Não me contraponho a mudanças sociais, só que estas mudanças não viram por meio de um trocado e sim por meio da educação de verdade. Agora se você acha que tem que receber dinheiro para participar de um curso que irá lhe dotar de conhecimentos para a melhor prática pedagógica, acho lamentável. Tomo a liberdade de atribuir-lhe um adjetivo também, já que você me chamou de reacionária: Vítma.

      • Parabéns professora consciente!Concordo plenamente com sua argumentação.Já investimos muito em nossa formação.O PNAIC é especialmente interesse do governo e nós professores sempre estamos abertos a mudanças em prol da qualidade na educação.A bolsa de 200,00 é mais que justa para suprir as próprias despesas que temos com a formação.Há muitos professores que dependem de transporte,alimentação,além de compra de materiais em papelaria para apresentação de trabalhos.Talvez dinheiro não seja tão necessário e problema para a professora cidadã,mas para muitos é a possibilidade de estar nessa formação sem se sentir excluído por sua condição financeira,sem precisar retirar das despesas mensais que precisa cobrir com um salário que já é injusto.

    • ivone angela disse:

      Acredito que a realidade de Brasília seja bem diferente do restante do Brasil onde nossos colegas não tem um salário como o nosso, tão pouco a facilidade de acesso que temos aqui. Sendo um pacto nacional é vantajosa uma ajuda de custo sim. E para determinadas regiões brasileiras ele é muito pouco até…se pensarmos de forma egoísta, não precisamos mesmo. Mas se pensarmos que diversos colegas não tem tempo e nem dinheiro para fazer cursos que aqui em Brasília desprezamos…

  12. zoldinha disse:

    acabou de passar no df record que os 35 milhoes remanejados para cobrir o plano de saude dos policiais, saiu da educação, mas que nao farão falta aluma pra nós….. como assim???? cade o PDAF???

  13. zoldinha disse:

    A Câmara Legislativa aprovou, também nesta terça, em primeiro e segundo turno o projeto de lei que prevê suplementação orçamentária para cobrir os gastos com plano de saúde da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). O PL, encaminhado pelo Executivo, destina R$ 35 milhões de dotações orçamentárias da Secretaria de Educação do Distrito Federal para a área de saúde da PM. O projeto segue para sanção do governador Agnelo Queiroz. – site correio braziliense

  14. PEDRO disse:

    Resta saber com quem está o dinheiro, pois no site do PNAIC, informa que já foi repassado para o Banco do Brasil.
    Cade o dimdim….

  15. Borel disse:

    O pior é que tem professor que nem vai receber a bolsa, pois segundo a Secretaria não estava no censo do ano passado, porém fazendo um simples cálculo matemático: se a bolsa será repassada para todos os professores alfabetizadores que estavam no censo do ano passado, o fato desse mesmo professor ter sido substituído por outro não é fundamento para o não pagamento da bolsa para o novo professor, afinal o dinheiro já está calculado e orçado e se não for para o professor que hj está na sala de aula, vai ficar com quem??

    • oi borel,
      Mto pertinente seu comentário. Sou uma das professoras q fez o curso sem receber a bolsa , pois, segundo o MEC, estava fora do senso de 2012.
      Sinto-me angustiada, pois ninguém vive de brisa, sei que esse dinheiro foi parar em algum bolso indevido

  16. Elisabete disse:

    Elisabete Vieceli
    09.12.2013.
    Palhoça – SC
    Sou da cidade de Palhoça, fizemos projetos maravilhosos, inclusive o meu na área de alfabetização foi apresentado na Assembleia Legislativa de Florianópolis e muito elogiado, mas infelizmente, o descaso com a educação me surpreende a cada dia, não posso me conformar com a falta de compromisso dos órgãos responsáveis pelo repasse do dinheiro da bolsa.
    Estamos sem receber desde Agosto, ainda faltam 4 parcelas e nem previsão de pagamento… Esta é a realidade de nossa educação, quanto menos para nós, mais para eles, e o juro com certeza rendendo não sabemos pra quem.

  17. REALMENTE O PACTO É UM ÓTIMO PROGRAMA ALFABETIZADOR ESPERO QUE OS COORDENADORES CONTINUEM ACOMPANHANDO AS TURMAS E A BOLSA SEJA PAGA TODOS OS MESES SEM ATRASOS. SEGUNDO A MINHA COORDENADORA O PAGAMENTO DA BOLSA ESTÁ ATRELADA ÀS AVALIAÇÕES

  18. Carmen Lucia Zetum disse:

    Cida Alverga,se você costuma pagar seus cursos de formação,indicaria mais um:ORTOGRAFIA,POIS ACREDITO QUE VOCÊ NÃO SABE QUE A PALAVRA IDEIAS NÃO É ACENTUADA.

  19. keli anacleto disse:

    Também sou professora que cursa o bendito pnaic. estou há 4 meses sem receber e nunca nos dão uma previsão correta….É o fim o que o governo está fazendo com nós…que dedicamos tempo e dinheiro nesse curso!! Espero que o governo tome vergonha na cara e pague o que deve!!!

  20. Esdra da Silva Bezerra disse:

    Também sou professora que cursa o pnaic e nunca recebemos um centavo, como a colega acima frisou é um ótimo programa alfabetizador, mas infelizmente os professores do nosso município caíram no conto do vigário, porque até hoje estamos a ver navio, mas uma vez o governo demonstra o total desinteresse e falta de compromisso com a educação e com os professores que tanto dão de si, pra que os alunos tenham uma educação de qualidade. .Infelizmente essa é a nossa realidade.

  21. Magda Cruz disse:

    O meu nome é Magda Cruz, tenho dois cursos superiores , um de pedagogia, o outro curso de direito e recentemente fiz docência superior, todos sem ajuda nenhuma financeira. Porém não vejo , o porque dos professores não cobrarem o que lhes é de direito. pois ninguém é obrigado a pagar ninguém para se qualificar, mas a partir do momento que é acordado, é diferente. Seja ajuda de custo ou não, é direito de todos cobrarem sim.

  22. Rosa Tânia Soares Delabary disse:

    É verdade,apesar do curso ser ótimo,e de grande aproveitamento para o trabalho em sala de aula,tem o problema do pagamento que pagam quando querem.Trabalho quarenta horas semanais com anos iniciais,e à noite ainda tenho que ficar até as 22h no curso.Em consideração ao cansaço dos professores,essa ´´bolsa“deveria ao menos ser paga em dia.

  23. Olga disse:

    Meu nome é Olga, também participei da formação e não recebi o valor. Concordo contigo Magda Cruz, pois penso que não há necessidades de pagamento para participar de formação, mas a partir do momento que se destina milhões para esse fim e não se faz esse pagamento, onde está o dinheiro???

  24. Maria Betânia Almeida de Sousa disse:

    200,00 é pouco ninguém sobrevive sem comer sem pagar conta eu acho um absurdo professor que diz , tudo por amor a profissão, esses que acha que agente não deveria receber essa bolsa deveria doar o próprio salário pra saber se é bom trabalhar e estudar e não receber, porque esse programa a gente trabalha e muito se quiser alcançar algum objetivo satisfatório.

  25. Professora Elenita disse:

    Em SC também estamos na mesma situação. As bolsas não chegaram tem três meses. Para orientador e cursista.

  26. eu sou pedagoga trabalho no município de Itupiranga estado do pará gostei muito do pnaic pois através dele consegui melhorar meu trabalho quanto alfabetizadora, já a bolsa deveria ser um valor maior mais já recebi 9 parcelas , quanto a formadora pessoa que acompanhou os trabalhos sempre preocupada com os seus formandos no final do curso fizemos a conferencia todos tiveram oportunidade de apresentar seus projetos.

  27. Raquel disse:

    Em Rio Novo do Sul tb estamos sem receber Novembro e Dezembro..afff

  28. cidadão do Piauí disse:

    cidadão do Piauí, sou professor do pnaic espero que este ano de 2014 as bolsas tenha um aumento satisfatorios pois os coordenadores recebem muito e nós apenas 200,00.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 14.601 outros seguidores