Saiu no DODF a portaria de distribuição de turmas de 2014

download

Fui publicada no Diário Oficial de hoje, terça-feira, a PORTARIA N° 12 que dispõe sobre os critérios para Distribuição de Carga Horária, os procedimentos para a escolha de turmas e para o desenvolvimento das atividades de coordenação pedagógica e, ainda, os quantitativos de Coordenadores Pedagógicos Locais, para os servidores da Carreira Magistério Público do Distrito Federal em exercício nas unidades escolares da rede pública de ensino do Distrito Federal.

CLIQUE AQUI e leia o texto oficial. A partir da página 5

.

Por: Washington Dourado

About these ads

136 respostas para Saiu no DODF a portaria de distribuição de turmas de 2014

  1. Carlos disse:

    Não foi mencionado nada com relação ao número de supervisores pedagógicos. E ae wd como ficará a situação das escolas?

  2. Alcides disse:

    Moçada, cade o hollerith?!?!?!

  3. NILSON CARLOS DOS SANTOS disse:

    Washington, por favor me esclareça a Portaria Conjunta nº01 que antecede impressa a Portaria nº12 da escolha de turmas. Não seria ali uma transferência de recursos da Secretaria de educação para a TCB, visto que esta é entidade pública não cabe mencionar que é pagamento por serviços prestados àquela. Correto ?

  4. Daniela disse:

    Pronto, agora vem os 4 cavaleiros do apocalipse, chuva de fogo e o FIM DO MUNDO!!!
    Portaria de distribição publicada antes do início das atividades letivas???
    O fim do mundo chegou!

  5. dsrslps disse:

    Por favor, se possível, nos fale sobre a publicação das convocações dos professores aprovados em 2010. E como está a convocação dos dentistas aprovados no mesmo certame? Todos serão convocados?

  6. Meg disse:

    Olá!
    Fiz uma leitura rápida e não vi alterações, ou seja, está igual a do ano passado.
    Já vou levar o meu quadro de pontuação previamente preenchido para agilizar. Afinal, a escolha de turmas é na terça-feira no turno vespertino, e na quarta-feira já temos que entrar em sala de aula.
    Para nós de Educação Básica isso é ruim, porque nem dá tempo de ornamentarmos a sala.
    Ah! Tem outra complicação… No ano passado não recebemos os certificados dos cursos do PNAIC e do Ciclo. E Agora? É para pegar as declarações na GREB ou na EAPE? Alguém sabe?
    Deveriam ter fornecido essas declarações no final do ano passado. Vai ser um transtorno!

    • Aurileide disse:

      Consegui pegar a declaração do PNAIC na GREB. Fiz o curso em Samambaia e as declarações já estão disponíveis lá.

  7. Esvaldo Dantas disse:

    Olá, meu amigo Washington.
    Gostaria de elogiar pelo excelente trabalho que faz. Conheço poucas pessoas com tanta determinação e boa atitude.
    Gostaria de um ajuda, pode ser?
    No ano passado, a portaria falava sobre os pontos que o professor recebia ao optar em seu componente de concurso (90/45 pontos). Novamente isso foi levado em conta. Justo!
    Porém, o quadro anexo de 2013 gerou confusão ao sugerir que seriam 90 pontos por ano trabalhado. No site do sindicato naquele ano isso foi esclarecido. Mas, deu uma dor de cabeça danada!
    Lendo o que está posto hoje ficou da mesma maneira. No quadro da portaria (Anexo I, Capítulo V, ponto 78) quem optar pela disciplina de concurso ganha 90 pontos (40h) e 45 pontos (20h) não explicita 90/45 pontos por ano de trabalho. Contudo, no Anexo II linha XIV gera dúvidas, pois o texto do quadro sugere o cálculo: “Anos: ______ x 90 pontos = ______.
    Enfim, estou compreendendo errado? A intenção era que fossem calculados os pontos por ano? Ou foi apenas um equívoco de redação no quadro do Anexo II?
    Poderia dar atenção a esse assunto?
    Muito obrigado.
    Esvaldo Dantas

    • Esvaldo Dantas disse:

      Oi, WD.
      Será que poderia fazer algum comentário sobre esse assunto?
      Sei que são muitas coisas para dar atenção. Compreenderei se não puder.
      Esvaldo Dantas

        • Esvaldo Dantas disse:

          Esse assunto: No quadro da portaria (Anexo I, Capítulo V, ponto 78) quem optar pela disciplina de concurso ganha 90 pontos (40h) e 45 pontos (20h) não explicita 90/45 pontos por ano de trabalho. Contudo, no Anexo II linha XIV gera dúvidas, pois o texto do quadro sugere o cálculo: “Anos: ______ x 90 pontos = ______.
          Enfim, estou compreendendo errado? A intenção era que fossem calculados os pontos por ano? Ou foi apenas um equívoco de redação no quadro do Anexo II?

        • Esvaldo Dantas disse:

          Sobre esse assunto:
          No quadro da portaria (Anexo I, Capítulo V, ponto 78) quem optar pela disciplina de concurso ganha 90 pontos (40h) e 45 pontos (20h) não explicita 90/45 pontos por ano de trabalho. Contudo, no Anexo II linha XIV gera dúvidas, pois o texto do quadro sugere o cálculo: “Anos: ______ x 90 pontos = ______.
          Enfim, estou compreendendo errado? A intenção era que fossem calculados os pontos por ano? Ou foi apenas um equívoco de redação no quadro do Anexo II?
          Poderia dar atenção a esse assunto?
          Muito obrigado.
          Esvaldo Dantas

      • Paula Renatha disse:

        Tb vi isso!

    • Marcos disse:

      Também gostaria de saber isso……………

  8. Márcia disse:

    WD,
    alguma informação sobre o curso do PNAIC que os professores alfabetizadores fizeram ano passado… vai contar? Não recebemos certificado desta 1ª etapa ainda…

  9. Professor disse:

    Por gentileza, alguém conseguiu visualizar a prévia do contracheque na página da SEDF? Hoje é dia 28 e ainda não saiu nada.

    • Rosa disse:

      Nada de contracheque ainda, professor! As aulas vão começar sem essa prévia online!

    • celina disse:

      Eu conseguir e levei um susto muito alto o valor descontado imposto de renda.

      • Leandro disse:

        Realmente, gente, eu não consegui acessar o contracheque 01/2014. Estava precisando visualizar para poder fazer alguns planos… e nada rsrs
        Sem falar que depois que sair o salário o problema é com o BrB fora do ar…
        Ai…ai

  10. Isabela disse:

    Gostaria de tirar uma dúvida a respeito do item XIV opção de regência no componente de concurso. No item 62 diz que no ato de escolha de turmas devem ser observados os componentes curriculares para os quais o professor é CONCURSADO ou HABILITADO.
    Sou habilitada para Artes Plásticas e para Atividades (1º a 4º) eu tenho direito aos 90 pontos ou não?????

  11. Professora disse:

    Outra dúvida: Ano passado atuei na Sala de Recursos Generalista, e este ano voltarei para sala de aula- 1ª a 4ª série. Como serei pontuada?Professora regente?Contará para alfabetização?O tira-dúvidas do SINPRODF, não menciona nada disso…Obrigada.

  12. Jefferson disse:

    Alguma novidade sobre o dia da posse dessa ú
    ltima nomeação?

  13. luiz renato disse:

    WD, não nomearam os dentistas e só têm 2 professores no cep saúde ( escola técnica ) e 11 temporários. Quando vão chamar os efetivos do concurso de 2010???

  14. Patricia Alencar da Silveira Lourenço disse:

    Nem citaram o PNAIC. Tem alguma notícia Washington? Porque no ano passado o papo é que teria uma pontuação a mais pra quem fez o PNAIC.

  15. SAA disse:

    WD, cadê a portaria anexa da distribuição da carga horária do Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem e a nova portaria discutida pela comissão das Salas de Apoio à Aprendizagem? Vc tem notícias? Era para serem publicadas junto com esta da distribuição de turmas…

  16. Wirilene disse:

    De acordo com a portaria, cargos comissionados deverão escolher por último. Pedi exoneração, do cargo de supervisora, a um mês e nada de publicação, Deverei escolher por último mesmo assim?

  17. Graça disse:

    Washington, li sobre a distribuição mas não vi meu caso. Poderia me auxiliar? Estava de licença médica de julho até 22/janeiro, quando retornei ( com restrição de atividade até maio quando retorno para uma nova avaliação médica) e imediatamente entrei de férias. Minha dúvida: vou escolher turmas? Vou participar normalmente da escolha ou não? Posso me candidatar para a coordenação? ( lá diz que quem está readaptado pode ser coordenador, mas eu não estou em nenhuma situação! Gostaria muito de ter um retorno, muito obrigada!

    • Valmir Suares disse:

      Graça pelo que li você participa normalmente da escolha de turma, haja vista, que você não tem um laudo fechado ainda.

  18. Professora Convocada disse:

    WD
    Quando será a escolha de turma?
    E os convocados agora farão escolha de turma ou será determinado pela escola ou pela regional?
    Como funciona essa parte? Por favor me esclareça!

  19. roberto disse:

    Em relação ao concurso nada mais é falado como é de costume no Brasil, tudo começa com um barulho danado e termina num silêncio.
    Aki é cada um por si.

  20. Cida Camargo disse:

    washington gostaria de saber o tempo de serviço em alfabetização é só para quem atuou em turmas de alfabetização de 9 anos e os outros anos com CBA E COM ALFABETIZAÇÃO COM 8 ANOS VOU PERDER OS PONTOS?

  21. convocada disse:

    Os professores convocados agora participarão?

  22. maciel silva disse:

    Boa noite Washington,
    Sou prof. Maciel e estou afastado para estudo (mestrado UFG). Sabe dizer porque não recebemos a GAPED referente ao mês 01/2014?
    obrigado
    Maciel

  23. Regina disse:

    Alguém ai viu o site da SEDF informando que as escolas estão prontas para o ano letivo de 2014? A minha pode virar um pólo de proteção ambiental… Já temos uma floresta com direito a trilha e para quem gosta dá pra fazer um safari,,,,

  24. maria disse:

    Gostaria de saber se existe alguma lei em vigor que permite que o professor se ausente da sala de aula para estudar (alguns dias)

  25. janaina disse:

    Janaina, gostaria de saber se posso escolher turma por procuração a portaria nao diz nada?

    • lee disse:

      Janaina a portaria traz essa possibilidade: 99. Poderão participar pessoalmente ou por meio de procurador constituído por declaração de
      próprio punho, do procedimento de escolha de turmas, o professor que estiver…

  26. Ana disse:

    Washington, quando na portaria da escolha de turma fala de atividade técnico pedagógico administrativa, quero saber se a função que exerci de monitor da educação especial se enquadra nesse item.

  27. Lorena disse:

    Wd….
    Vi que não será aceita a declaração de conclusão de curso de pós-graduação para contagem de pontos na escolha de turma. Porém, eu quero saber qual a instituição que consegue emitir um certificado no período de dezembro (festas) até o final de Janeiro (fétias)!?! Levando em consideração que o tempo estimado para a elaboração do certificado é dado pelo Mec. E agora????? Finalizamos o curso, cumprimos as horas e atividades exigidades para a habilitação necessária, porém não isso não é levado em consideração? ???
    Outra coisa, eu paguei meu curso de pós ano passado só para tentar aumentar minha pontuação na escolha de turma (já que sou novata), e isso será ignorado? ???
    Wd, por gentileza intercede frente a isso.
    o que fazer?

  28. Aninha disse:

    wD, gostaria de saber sobre a redução de carga para professores com tempo incorporado. Já foi regulamentado? Disseram que seria neste mês e a portaria diz que a redução tem que ser prevista na hora da escolha.

  29. Mary disse:

    Boa noite Washington,
    Como fica a escolha de Unidade de Ensino dos Profissionais da Equipe Especializada de apoio à Aprendizagem- EEAA ? Mudou algo? No ano passado todos os pedagogos de Equipe tiveram que ser realocados de acordo com uma ficha de pontuação semelhante a de escolha de turma o que foi péssimo do ponto de vista pedagógico pois desta forma temos que trocar todo ano de escola não firmando vínculo algum com os professores/pais e alunos atendidos. Tive essa experiência e senti na pele como é difícil ter que “conquistar” a confiança principalmente dos gestores e professores, estes últimos fundamentais para o andamento do Serviço. O justo seria que o remanejamento interno dos profissionais de EEAA fosse feito através do concurso. Assim profissionais novos ou aqueles que quisessem mudar de instituição iriam para as Unidades de Ensino onde houvesse carência e não tomaria a vaga de ninguém.

  30. Júlia disse:

    Estranho, o contra cheque saiu ontem a noite, e agora desapareceu? Aconteceu isso com vcs também?

  31. Fessor disse:

    E a possibilidade de uma gratificação para coordenador pedagógico local? Alguma discussão sobre isso?

  32. Alcina disse:

    Queria esclarecer como será a contagem das 360h mensais de curso para pontuação.Será observada a data de emissão do certificado ou o período em que o curso foi realizado? Partindo do princípio que o curso não foi realizado em um único mês,serão divididas as horas do curso de acordo com os meses em que ele foi realizado?Isso está muito confuso…Sinceramente,não considero que esta medida diminua o “comércio de cursos” que diga-se de passagem,surgiu devido a portaria que beneficia quem possui mais horas de cursos,muitas vezes prejudicando professores com vários anos na SEDF.Acho realmente importante a continuação de estudos por parte dos professores,mas sinto que somos manipulados ano a ano com as novas exigências da portaria.Começou com as escolas e cursos determinados,agora surgem as horas específicas pra cada mês.Será que as escolas conveniadas a SEDF estavam preocupadas com o baixo fluxo de comércio de cursos no início do ano? Posso estar redondamente enganada,mas me sinto um boneco…Final de 2013 fiz 5 cursos de 300h,mais de mil reais investidos.Perdi …só 300h vão valer .Acredito que como eu,muitos professores se encontram agora na mesma situação de indignação .Saber não ocupa lugar,eu sei,mas nesse caso,limpa meu bolso.Ninguém me obrigou a fazer tais cursos,mas se quiser uma boa colocação para disputar a turma desejada,infelizmente,tenho que me submeter a isso.Sei que muitas críticas virão por conta desse desabafo,mas acredito que muitos colegas partilham do mesmo pensamento que eu…

    • paula renatha disse:

      Alcina, vc tirou as palavras da minha boca!!!! Ate estranhei o fato de poucos professores comentarem aqui. Também serei prejudicada. E olha que fiz os cursos dentro das exigências estabelecidas pela propria SEDF!!!!

    • sydemelo disse:

      Concordo cm você. Também não entendi esse item. O que querem dizer com….a soma da carga horária total não pode ultrapassar 4320 horas anuais ? Ora, na nossa profissão nos nos qualificamos fazendo cursos. Quanto mais fazemos mais nos preparamos profissionalmente. Dessa forma, estamos agora sendo limitados a um número horas ? Então eu fiquei sem entender essa. Tal como você, fiz ano passado vários cursos de formação , gastei dinheiro e não vai sequer servir para a contagem de pontos na distribuição de carga horária ? Gostaria que alguém me esclarecesse essa dúvida .

      • Syd,

        O problema é que nos últimos dois anos foi verificado uma utilização massiva de horas de cursos para ganhar pontuação, de forma que professores com pouco tempo de casa ultrapassava outros com muitos anos. A questão é que em em muitos casos foi verificado a utilização de milhares de horas de cursos feitos num mesmo mês, semana e até dia. O que em muitos casos é improvável que seja legítimo. Por isso a limitação.

        • paula renatha disse:

          A questão Wd é que esta medida acabará atingindo quem sempre agiu dentro da legalidade. Não comprei cursos em porta de escola, não peguei gabarito com colegas, não consultei o santo Google… Enfim… A falcatrua de uns prejudicará a muitos!!!! Fora a grana que se gasta no investimentos !!!

          • Infelizmente é isso: uns bons pagam pelos maus

            • Professora Cleidiana disse:

              Tenho o costume de utilizar meus abonos juntamente com as minhas férias, isso para ter mais tempo de ler, estudar, me atualizar. Faço muitos cursos à distância nesse período e os faço porque gosto. Não digo que com esse novo item da portaria vou mudar a minha prática, mesmo sendo muito prejudicada. Contudo, acho muito estranho e incoerente o sindicato e alguns outros professores quererem resolver o problema da comercialização de cursos punindo quem age na legalidade. Vejo em nossa categoria uma falta de estímulo para que os profissionais se atualizam. Há professores que estão se aposentando e ainda têm uma visão arcaica sobre planejamento, avaliação, sobre educação. Vejo tantos diretores do sindicato falando na educação pública de qualidade: isso é bom. Só que é preciso estudar e planejar medidas que possam ser coerentes com os “bons” e “punitivas” para os “maus”. Sinceramente, luto em sala de aula para que esse ditado “uns bons pagam pelos maus” não se perpetue, pois ele é o cerne para a corrupção, é pensar que ser honesto e esforçado não vale a pena. Fico triste, contudo, em saber que o meu sindicato anda em um caminho contrário. Falar em escola pública de qualidade é até fácil, mas a dificuldade é saber agir para que isso aconteça.

              • O problema Cleidiana, é que na prática a realidade é outra. No ano passado, por exemplo, tivemos inúmeros casos de utilização de milhares de horas de cursos todos feitos num mês, dia ou semana. Eu entendo sua posição, mas infelizmente este é o dispositivo necessário diante de certas espertezas.

        • Alcina disse:

          Mas afinal,como se dará essa pontuação das 360 horas mensais?É pelo mês de emissão do diploma?

    • professora revoltada disse:

      Bem,há um grande erro, como assim vc Alcina diz que fez 5 cursos de 300 no final de 2013? como você conseguiu, no final do ano com relatórios,diários, etc..,etc…é por professores igual a você que muitos foram prejudicados, pois o povo sai comprando cursos, 300 x5= 1500h, para se fazer em um mês!!!!!
      viva a educação!!!!

      • Alcina disse:

        Professora revoltada que não se identifica…não entrei ontem na secretaria,tenho 16 anos de trabalho árduo e sei muito bem quem comete falcatruas na educação.O fato de ter feito 5 cursos ao final do ano se justifica por ser a data do meu aniversário,onde recebo meu décimo terceiro e assim posso dispor de dinheiro para pagar cursos.Muito cuidado antes de sair julgando as pessoas…A propósito,responder algumas perguntas de uma apostila não leva tempo não… é questão de dias.Tenho capacidade suficiente pra isso,não tenho culpa se nem todos conseguem.E tendo em vista que são esses os cursos aceitos pela secretaria,não sou eu que vou julgar o nível de aprendizado deles. Minha revolta não é com a quantidade de cursos que cada pessoa faz,isso é algo pessoal.Me revolta a cada ano a portaria simplesmente se modificar sem motivos convincentes.Sigo com minha teoria da conspiração de que a secretaria juntamente com essas escolas conveniadas que oferecem cursos, visam lucro para ambas as partes e nada tem a ver com as horas de curso que cada um faz..Ou você acredita que alguém iria reclamar por você estar ampliando seus conhecimentos,mesmo que de maneira mínima?É por pessoas como VOCÊ,professora revoltada,que estamos numa classe cada vez mais desunida,onde um fica querendo sabotar o outro.

  33. Paula Renatha disse:

    No tira-dúvida disponível no SINPRO fala que houve uma cobrança por uma “alteração incisiva no quesito ‘tempo de serviço'”. Sinceramente não notei este diferença no quadro de preenchimento, pois está igualzinho ao ano passado.

    A diferença está na parte da contagem dos cursos.

    • Houve a cobrança, mas não fomos atendidos

      • eva nascimento disse:

        O professor até pode ter pouco tempo de GDF,porém tem anos a fio na educação qual o problema ultrapassar em pontos.somos professores com direitos e deveres iguais.Os casos absurdos devem ser investigados,mais todps sabem que quem tem mais horas de cursos,com tempo de casa é que tem mais chance.No ano passado foi muito corrido,fiz PNAIC,EAPE na escola,isso somado a regencia de classe,os encontros na regional etc.se os cursos somados ajudam é o que sobra para mais de 1.000 professores que foram nomeados em 2012 e 2013,se não temos tempo de casa,precisamos dos cursos se limitam aí fica dificil.é uma parcela muito significativa que investiu financeiramente e agora a esperança foi por agua abaixo.Isso não pode ser revisto,quando fazemos os cursos só pode ser por empresas escolhidas pela secretaria,tenho alguns cursos que não estão listados junto a EAPE,de cara já perco ponto.nimguém faz curso pago de poucas horas.

        • Eva,

          Para respeitar o tempo de serviço é que temos um plano de carreira. Além do mais, quem tem pouco tempo de serviço hoje logo mudará de opinião quando alguns anos passarem.

          • eva nascimento disse:

            sim,temos o plano de carreira mais escolher a turma que se enquadra no seu perfil deveria ser independente ao tempo de casa,nem sempre quem tem tempo de casa tem o perfil para a turma que escolheu,fora o estardalhaço que é feito por conta disso.Ter muitas horas de curso não é desrespeito com quem tem mais tempo de casa.No plano de carreira tem algum artigo que fala sobre a escolha de turma? eu desconheço

            • Eva,

              Toda estrutura do nosso plano de carreira foi feita para valorizar o tempo de serviço.

              • eva nascimento disse:

                sim,porém para quem entrou em 2012 e 2013 o usufruto desse plano vai demorar um pouco.a questão é se não temos tempo de casa os cursos nos dava uma certa segurança.Se for corrigido este item os professores com tempo de serviço iram continuar na frente,pois a pontuação por ano na casa é alta.o que estamos reivindicando é somente o direito de entregar os cursos que temos.

              • Eva,

                Na boa, quem entrou em 2012 e 2013 tem a oportunidade de usufruir da melhor estrutura de carreira que uma categoria de professores no Brasil têm, fruto de anos e anos de luta e ainda quer desconsiderar o tempo de serviço? É por por que defendo sim o dispositivo. Já já você terá a oportunidade de utilizar os dois critérios e assim entenderá o que estou falando.

            • Cibele disse:

              Eva, o que se questiona é a quantidade de horas de curso que o professor apresenta, fazendo as contas tem professor que tem tantas horas de curso que fica a pergunta: Que horas esse professor trabalha, dorme, come. tem casos que calculando as horas o professor tem mais horas de curso que o próprio dia, mês e ano tem!

        • paula renatha disse:

          Concordo com vc Eva. Ate hj com quase 10 Anos de secretaria sou considerada novata na escola onde trabalho e os cursos davam uma pequena segurança na escolha de turmas. Mas com a nova medida não sei como será!

          • Eva ferreira nascimento silva disse:

            WD,no meu texto está bem claro não estou pedindo para desconsiderar o tempo de serviço..estou pedindo para que o item seja corrigido e os novatos não fiquem tão atrás na escolha de turma,apresentando todos os certificados.posso até ter interpretado errado o texto do plano de carreira mas,só posso averbar o tempo de serviço no final de 2016,progressão vertical
            daqui a cinco anos,a unica coisa que que entreguei foi o certificado da especialização.

            • Josiane disse:

              Eva, isso é uma forma de valorizar o professora que está na rede a algum tempo. Quanto aos cursos, eles quase não alteram muito a pontuação pois para vc atingir 42 pontos que equivale a 01 ano de rede vc precisaria ter feito por volta de 3.400 horas, então não compensa muito fazer cursos para ultrapassar quem tem mais tempo de secretaria do que vc. Hoje os cursos serão utilizados mais como método de desempate.

  34. luciana lima disse:

    Alguém poderia me esclarecer se aquela questão de alguns professores “habilitados” poderem escolher a turma a frente dos que são concursados para uma matéria específica, ainda está em vigor? Pelo que entendi na portaria, nada mudou. Acho isso uma total injustiça além de ser errado, pois a licenciatura deve vir a frente do tempo de serviço. Obrigada a quem puder esclarecer a dúvida.

  35. paula renatha disse:

    Um outro detalhe wd… A pessoa pode adquirir diversos cursos e so fazer a entrega meses depois. Nos certificados a data de emissão será. A mesma ou bem próximo para todos. Com isso passa-se a impressão de que a pessoa agiu na esperteza. Outro detalhe: esta medida não vai barrar exatamente quem tem muitos cursos, mas sim aqueles que acumularam cursos com datas próximas. No meu entender a medida deveria valorizar o tempo de serviço e a formação acadêmica!! Me corrija se eu estiver sendo incoerente. Estou estranhando demais o fato de poucos colegas terem se manifestado aqui.

    Comparei o meu caso com o de uma colega: uma graduação, duas pos, mesmo tempo de serviço e muitos cursos. A diferença e que eu tenho cursos acumulados em alguns meses e ela não! E justamente por esse fato serei prejudicada. Será que outros colegas não notaram o mesmo??

  36. Mary disse:

    WD por gentileza responda ao meu questionamento. O prazo está terminando

    • Mary,

      Pode repetir o questionamento?

      • Mary disse:

        Boa noite Washington,
        Como fica a escolha de Unidade de Ensino dos Profissionais da Equipe Especializada de apoio à Aprendizagem- EEAA ? Mudou algo? No ano passado todos os pedagogos de Equipe tiveram que ser realocados de acordo com uma ficha de pontuação semelhante a de escolha de turma o que foi péssimo do ponto de vista pedagógico pois desta forma temos que trocar todo ano de escola não firmando vínculo algum com os professores/pais e alunos atendidos. Tive essa experiência e senti na pele como é difícil ter que “conquistar” a confiança principalmente dos gestores e professores, estes últimos fundamentais para o andamento do Serviço. O justo seria que o remanejamento interno dos profissionais de EEAA fosse feito através do concurso. Assim profissionais novos ou aqueles que quisessem mudar de instituição iriam para as Unidades de Ensino onde houvesse carência e não tomaria a vaga de ninguém.

  37. SAA disse:

    E nada das Portarias das Equipes Especializadas e Salas de Apoio à Aprendizagem até agora… nem uma notícia sequer…

  38. Paula Renatha disse:

    WD, se tais denúncias foram recebidas como vc tem relatado aqui eu lhe pergunto… elas foram apuradas, houve algum tipo de punição? Os pontos destes professores foram contabilizados?

    Posso estar sendo chata…rsrsr… mas acho que todo debate é válido! E vou insistir nos meus argumentos até que vc possa falar mais abertamente sobre isso.

    . No meu entendimento a medida PUNE o professor que faz os cursos dentro das exigências da própria SEDF.

    . A medida não vai inibir o “comércio” dos cursos, mas, tão somente, prejudicará quem teve o AZAR de possuir certificados com datas emitidas no mesmo mês e ano.

    . Os professores, a partir de agora, terão apenas o cuidado de evitar fazer muitos cursos num curto espaço de tempo, MAS NÃO DEIXARÃO DE FAZÊ-LO!

    . Vc sabe melhor que muitos que a escolha de turmas é um dos momentos mais tensos para o professor, pois ele define 1 ANO DE TRABALHO, define o HORÁRIO, define os COLEGAS que planejarão ao seu lado, define toda uma ORGANIZAÇÃO DE VIDA.

    . Estranho DEMAIS a falta dos questionamentos dos colegas aqui no seu blog. Imaginava que vc recebia uma chuva de críticas….rsrsrs

    . Como descrevi acima: a ÚNICA diferença entre eu e uma colega é apenas a DATA DA EMISSÃO DOS CERTIFICADOS! Apenas isso! Não vou negar: eu e ela fizemos muitos cursos, mas fizemos direito: sem pegar nada no Google, sem pegar gabarito emprestado e sem burlar as regras que a SEDF exige. E outra: nós investimos DINHEIRO nos mesmos. E agora apenas eu serei PUNIDA….Para mim não houve valorização (apesar de ter mais tempo de escola) mas sim punição.

    . Gostaria de ver mais posicionamentos seus e de outros colegas aqui.

    Paula Renatha

    • Paula,

      1 – Nos dois últimos anos tivemos um crescente número de professores com grande tempo de serviço sendo ultrapassado por outros mais novos que apresentavam milhares de horas de cursos, muitos feitos no mesmo mês, semana ou hora. O dispostivo agora é uma tentativa de inibir esta prática. Claro que não é uma proposta perfeita, mas é no mínimo uma tentativa.

      2 – Eu não estou aqui para falar o que as pessoas querem ouvir e nem tenho a pretensão de agradar a todos. Defendo a proposta que achar melhor, não necessariamente a que vai agradar alguém. E o fato das poucas críticas, talvez venha da realidade de que a maioria tem mais tempo de casa e foi beneficiado;

      3 – Guarde este texto seu, pois daqui mais alguns anos, com certeza, você vai mudar de opinião.

      • Paula Renatha disse:

        WD,

        Compreendo seu posicionamento e tenho a esperança de que eu mude de opinião em breve.

        Mas tem um detalhezinho… este ano completo 9 anos de secretaria… não entrei na SEDF ano passado. Só na escola onde trabalho já estou há 4 anos. A única diferença entre eu e outras que chegaram DEPOIS DE MIM são os cursos!

        Os cursos das outras colegas não serão atingidos pelas medidas e os meus sim!

        Acho que no meu caso foi um pouco de falta de sorte talvez..rsrs

        Lamento que o GDF não tenha atendido o pedido do sindicado quanto à valorização do tempo de serviço.

      • Cibele disse:

        Boa WD, parabéns SINPRO!!!!

    • Viviane Vam disse:

      Paula estou na mesma situação sua e de muitos colegas. Fiz cursos de 300 horas com prazos de 6 meses de estudo para entregar. Estou fazendo a Pós em Docência na Educação Infantil da UNB e o curso demanda muita leitura, trabalhos (excelente pós graduação por sinal)… Então fui estudando e respondendo as atividades dos cursos gradativamente. Também gosto de me dedicar. Me matriculei em vários meses diferentes, porém como estava em cargo de direção, tirei 15 dias de férias em novembro, foi quando finalizei e enviei tudo junto… Os certificados vieram com a mesma data… Com a nova portaria, já sabem o que aconteceu comigo, com meu investimento e com a minha formação… Não é porque os certificados chegaram com a mesma data que significa que eu não me dediquei. PS: Tenho 14 anos de secretaria e não acho injusto que uma colega que tenha somente 05 anos, vários cursos e/ou um mestrado escolha turma primeiro que eu, independente de data de certificado… Ela merece isso, ela estudou, se dedicou, gastou recursos próprios… a formação tem que ser valorizada… :(

      • Eva ferreira nascimento silva disse:

        Viviane,concordo plenamente com voce.já
        fiz 4 comentarios sobre o assunto,em resposta li que não posso reclamar pois entrei agora já estou usufruindo do plano de carreira vigente por isso os meus questionamento são injustos,

  39. Meg disse:

    Conforme informado pelo SINPRO, a EAPE deveria informar a lista dos professores que fizeram o PNAIC e o curso dos CICLOS, porém até agora só a relação dos professores de Ed. Infantil.
    Será que vai dar tempo de divulgarem?
    Não sei não!

  40. Márcia disse:

    Oi, WD, gostaria de repetir o questionamento da colega Aninha (28/01), sobre redução de carga horária para professores com tempo de serviço incorporado, como fica nossa situação? Teremos direito à redução? Por favor se puder nos dar alguma noticia agradeço. Márcia

    • Márcia,

      Até o momento não conseguimos sucesso nessa reivindicação. O Governo insiste em aceitar apenas do tempo do DF

      • Alcides disse:

        63. No ato de escolha de turma, o professor com redução de carga horária em regência de classe, autorizada de acordo com a Lei n° 5.105, de 03 de maio de 2013, fará jus a esta redução no momento da distribuição de carga horária.

  41. Yara disse:

    Quais serão os critérios para distribuição d@s pedagog@s e psiclog@s nas escolas? Haverá portarias distintas para a SAA e a EEAA?

    • SAA disse:

      Tô perguntando isso desde o início da semana e ninguém dá notícias… também gostaria de saber….

      • Mary disse:

        Meu primeiro questionamento foi dia 28/01 e nada… pelo jeito Yara e SAA nós professores do EEAA e SAA estamos sem representantes no sindicato desde que a Vanusa saiu

  42. luciana lima disse:

    WD me responda por favor, pois não entendi se houve mudança sobre a questão de alguns professores “habilitados” poderem escolher a turma a frente dos que são concursados para uma matéria específica, ainda está em vigor? Pelo que entendi na portaria, nada mudou. Acho isso uma total injustiça além de ser errado, pois a licenciatura deve vir a frente do tempo de serviço. Obrigada pela resposta.

      • luciana lima disse:

        WD obrigada pela resposta, mas o que exatamente “carreira única” significa nesse contexto, pois para se ter acesso à carreira é necessário antes de mais nada, o concurso , que antecede a carreira. Sinto que a escolha pela disciplina me prejudicou na própria carreira, pois outros habilitados escolhem à frente. Eu não entendo.

        • Cesar Ricardo disse:

          Carreira única WD, que resposta evasiva e irresponsável! Então que se faça um concurso único! Que desculpinha esfarrapada!!! Politicagem da mais baixa!

  43. Anedilsa disse:

    WD por favor peço o seu esclarecimento: pelo que entendi o curso do PNAIC, presencial de 120h, valerá igual aos cursos a distancia, das instituições validadas pela EAPE, ou sejá, 120 dividida por 80, dará 1ponto e meio.É isso? Se for, então isso significa que a promessa de coibir cursos comprados é para inglês ver. Certo?
    Aguardo resposta.

  44. Francisco disse:

    desabafo:
    Acho esta escolha de carga, é muito desigual para professores novatos na secretaria de educação, muitas vezes capacitados, mas com poucas chances, devido o pouco tempo de secretaria. As pontuações são muitos desiguais um professor que tem 15 anos de secretaria tem uma maior pontuação no caso 7 vezes á mais do que um que tem um doutorado.
    Acho que mais sensato seria uma prova de classificação a cada 3 anos pois aí sim seria mais justos e aqueles mais preparados poderiam ter um chance melhor.

    • Josiane disse:

      O que eu acho injusto é querer comparar um doutorado com 15 anos de experiência.

    • Meg disse:

      Concordo!
      Acho que valorizamos pouco a formação continuada… mestrado, doutorado etc. E muito difícil chegar a ser doutor. Bem, eu nunca vi nenhuma universidade honesta vendendo! Deveriam sim qualificar melhor esses profissionais!

  45. Josiane disse:

    Muitos professores dão um banho em muitos ditos doutores…teoria é mais fácil que prática, colega.

  46. Meg disse:

    Olá!
    WD,
    Li o tira dúvidas do SINPRO e a portaria. Tenho capacitação em alfabetização, ensino especial e educação profissional. Tenho diplomas pela Universidade Católica, conforme o item XXVII.
    Posso pontuar em todas essas áreas? Agora é tabela única?
    Pelo que li sim.
    UFA! Ainda bem que Meus diplomas não foram em vão!

  47. Cesar Ricardo disse:

    E mais um ano letivo se inicia e um professor que não é concursado na área em que vc se esforçou em ser tem prioridade na escola do turno… São as brechas da “porcaria”, ops, portaria…ou descaso governamental e de nosso sindicato?

  48. Meg disse:

    Pessoal,
    Tenho uma dúvida… li, reli a portaria e o tira dúvidas do SINPRO Sou professora de atividades, tenho formação em Ensino Especial (com cursos oferecidos pela EAPE), tenho formação para alfabetização e formação para atuar com Educação Profissional (com diploma expedido pela UCB – Universidade Católica de Brasília). Assim sendo pela portaria item 78 eu posso pontuar em todas as áreas, pois agora o quadro é único.
    Observem:
    78. Para o procedimento de escolha de turmas do Ensino Regular, da Educação de Jovens e Adultos,Correção da Distorção Idade/Série e Educação Especial (Centros de Ensino Especial e Classes Especiais) e Educação Profissional terá prioridade o professor que obtiver a maior pontuação, após o somatório dos
    pontos apurados e comprovação das atividades indicadas como desenvolvidas, conforme critérios a seguir, sabendo-se que o procedimento de escolha não poderá ocorrer em mais que três áreas de atendimento.
    E agora? Somo ou não somo?
    Alguém pode me dizer?
    Obrigada!

    • Meg disse:

      Eu mesma respondendo para mim. rsss
      Não, não pode. somente o quadro de classificação geral com o subitem que desejar: alfabetização, ensino especial ou educação profissional.
      Não é cumulativo!

  49. alexandre brito disse:

    Caro Washington;
    Moro quase No Valparaiso E Ano Passado Estava Lotado Em Brazlândia. Participei Do Remanejamento Externo E Consegu Uma Vaga No recanto. Quando ChegueI Na Segunda-Feira, Simplesmente A Vaga Não Existia. Ou Seja, Estou Em Disponibilidade No Meu Segundo Ano De Secretaria. O Que Fazer Nesse Caso? Se A Culpa Não Foi Minha, Posso Perder A Regência?
    alexandre

  50. luciana lima disse:

    Pessoal, alguém no blog já foi prejudicado na escolha de turmas devido à portaria que permite o habilitado escolher turmas á frente do concursado? Se sim, entre em contato: lucianabsb.lima@gmail.com. Obrigada.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 14.711 outros seguidores