Veja o gabarito da prova do concurso para professor temporário da SEDF

O IADES divulgou o gabarito da prova do concurso para professor com contrato temporário da SEDF.

 

CLIQUE AQUI E ACESSE AS INFORMAÇÕES

 

 

186 Responses to Veja o gabarito da prova do concurso para professor temporário da SEDF

  1. Patrícia disse:

    Peço também WD que haja transparência nas contratações temporárias. Pois, no ano passado presenciei cenas de funcionários das DRE’S prometendo pessoalmente ou por meio de ligações dentro da aréa de recursos humanos que guardaria as vagas que gerassem carência até o final do ano para conhecidos, peixes, tubarões…Desta formas as substituições de supervisão pedagógica, de diretores e vice-diretores foram concedidads a seleta relação amigo-funcionário do recurso humano. E assim quem passou em uma boa classificação cobriu apenas LTS e licença maternidade.

    Por favor WD, cobre a transparência, a eficiência na contratação temporária aos gestores da SEDF. Pois quem passou no concurso esqueceu da dureza e realidade cruel do professor temporário desde a convocação como in locus nas IE’s. E não tem pensado na possibilidade de substituição temporária de professor nas DRE’s até a devida nomeação e posse.

    Curtir

    • Marcela disse:

      ATENÇÃO:
      Para melhor compreender a grande diferença entre o estudo das TENDENCIAS E DAS CONCEPÇÕES E ELAORAR UM BOM RECURSO, consulte:

      Clique para acessar o tendencias_pedagogicas(1).pdf

      Clique para acessar o quadro_das_concepcoess_pedagogicas.pdf

      Curtir

      • Eliane disse:

        Alguém fez recurso para a questão 10 da prova? No gabarito está como correta a alternativa A

        ” A EDUCAÇÃO É DIREITO DE TODOS E DEVER DO ESTADO E DA FAMÍLIA”
        Segundo a lei orgânica é dever da família e do Estado. A consticuição é que fala que é dever do estado e da família. Alguém verificou isso?

        Curtir

    • VR disse:

      Há anos esse procedimento, guardar vagas de supervisores, coordenadores etc, acontece. Tornou-se natural. Também jávi acontecer e acho uma injustiça grande. Pena que não há nada que um professor contrato possa fazer.

      Curtir

    • Profº J. Santos disse:

      Caro Washington Dourado,
      Agradecemos a sua atenção e obrigado pelo excelente trabalho desempenhado no SINPRO-DF !
      PESSOAL JÁ PASSAMOS DE 100 PESSOAS, VAMOS ENGROSSAR A LISTA! QUANTO MAIS PESSOAS MELHOR!!! Hoje, conseguimos reunir alguns manifestantes – aproximadamente 180 professores(as) ás 9 horas da manhã desta quarta-feira, dialogando sobre o andamento do certame, em frente ao CASEB-909 SUL , jornalistas do SBT compareceram ao local e fizeram a reportagem, os nossos agradecimentos ao SBT Brasília Jornalismo… Fizemos contato com a REDE Record (balanço geral) para estarem conosco amanhã às 9 h da manhã…Lembrando a impossibilidade de transmissão ao vivo pelo balanço geral em função das matérias previamente marcada pela emissora… Alguns recursos já foram postados pela equipe GRANCURSOS para efeito de consulta ao professor(a) referida as questões mal formuladas e que não estava no edital do certame…Os nossos agradecimentos!
      LEVEM CARTAZES COM DIZERES PEDINDO A ANULAÇÃO DAS QUESTÕES QUE ESTÃO SENDO INTERPOSTAS PELOS PROFESSORES(AS)- E NÃO DEIXE DE LEVAR SUA PROVA EM MÃOS PARA NÃO SERMOS CONFUNDIDOS COM PESSOAS NÃO INSCRITAS NO CERTAME !!!
      A UNIÃO FAZ A FORÇA… Temos uma comunidade no Orkut que postaremos fotos do evento http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=96882442
      VAMOS NOS REUNIR NA QUINTA-FEIRA DIA 20/01/2011 ÀS 9H. (CASEB – 909 SUL).
      LIGUEM PARA GLOBO, SBT , RECORD, REDE TV, CORREIO BRAZILIENSE, JORNAL DE BRASÍLIA PARA ELES ESTAREM LÁ AS 9:30 H POIS ASSIM TEMOS TEMPO DE NOS ORGANIZARMOS.
      A VITÓRIA VAI DEPENDER DA ATITUDE DE TODOS!!!
      LOCAL E DATA
      Centro de Ensino Fundamental – CASEB, localizado na SGAS 909 – Módulo A – Lotes 27/28 – Asa Sul – Brasília/DF.”
      QUINTA-FEIRA DIA 20/01/2011 ÀS 9H. (CASEB – 909 SUL)
      Sabe-se que o art. 5º da Constituição Federal, que trata dos direitos e deveres individuais e coletivos, inciso XVI do art. 5º da CF, “XVI – todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente.” O direito de reunião é meio de manifestação coletiva da liberdade de expressão, em que pessoas se associam temporariamente tendo por objeto um interesse comum, que poderá ser, por exemplo, o mero intercâmbio de idéias, a divulgação de problema da comunidade ou a reivindicação de alguma providência. Atenção: Caro professor(a), não podemos ser confundidos com bardeneiros, estamos apenas resguardando nossa indignação… A BANCA em questão, não tem o poder de subestimar nossa formação docente…Situação desestimulante aos docentes da Capital do País…Abraços colegas…Vamos repassar o horário da reunião no Fórum…PCIconcursos…correioweb…etc…abraço colegas…

      Curtir

  2. Karla disse:

    WD

    Essas vagas de supervisores, diretores,etc continuarão sendo ocupadas por contratos ou isso vai mudar…

    Curtir

  3. Daniel Lima disse:

    Já sou CT há três anos, sempre fiquei entre os 5 primeiros classificados, dessa vez talvez não serei nem classificado, será que é um problema comigo? Nunca realizei uma prova tão ruim e que em nada contribui para avaliar com parâmetros justos e claros os candidatos a professor temporário, no mínimo três questões devem ser anuladas se houver o mínimo de seriedade desse tal “IADESastroso”!

    Curtir

    • valdirene disse:

      sinceramente, essa prova CT estava muito mal elaborada, merecia ser cancelada. sou acostumada a fazer concurso de todos os níveis e nunca vi algo tao ridículo.

      Curtir

  4. Marcela disse:

    Caro WD, sou professora da SEDF e organizei um grupo de estudos para essa prova, gratuitamente.
    Ministrei o conteúdo do edital e ontem, ao ver a prova, percebi o quanto a mesma foi mal elaborada e confusa!
    Fiz meu gabarito e com base neste, pretendo montar recursos para que todos possam contestar junto a banca as respostas do gabarito preliminar, uma vez que já identifiquei 4 questões equivocadas e 1 questão totalmente deformada!
    Vou postar os recursos aqui, assim posso ajudar mais pessoas!

    Curtir

    • Silvana disse:

      Por favor Marcela faça isso mesmo, isso é uma maneira louvável de se solidarizar e mostrar companheirismo junto a nós, professores de Contrato Temporário.
      Obrigada.

      Curtir

    • Rosangela disse:

      Concordo plenamente, nunca vi uma prova tão mal elaborada. cabe recursos, poderia unir ser feito um recurso em nome de todos os candidatos.

      Curtir

    • Helen disse:

      Peço que reveja mais questoes pois a logica e infundada. Nos ajude neste momento turbuloso. Agradecemos desde ja.

      Curtir

    • DANIELE GOMES disse:

      PROVA MAL ELABORADA? É ATÉ UM ELOGIO A ESSA BANCA!!
      MARCELA, GOSTARIA DE PONTUAR MINHAS ARGUMENTAÇÕES NOS RECURSOS SEGUINDO A MESMA LINHA ADOTADA POR VOCÊ!!
      SUGIRO QUE OS DEMAIS COLEGAS SIGAM COM A MAIOR QUANTIDADE DE RECURSOS!!!!

      Curtir

      • Marcela disse:

        QUESTÃO 22.
        A questão extrapola o edital normativo, ao solicitar que o candidato demonstre conhecimentos sobre a formação, trajetória e as contribuições de Jean Piaget, uma vez que não é contemplado no edital, tal assunto. Por se tratar de assunto especifico e direcionado o estudo sobre a vida e a obra dos Teóricos da Educação, deveria estar explicito no edital. Como não há referencia no edital normativo do certame para esta questão, solicito a anulação da mesma, lembrando ainda, que esta questão apresenta duas respostas corretas, a letra C, conforme o gabarito preliminar e a letra D, conforme obras e publicações a cerca do autor, dentre elas, a Gênese das Estruturas Lógicas Elementares. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1970. 356 p., onde o autor cita claramente que a “Criança não á um adulto em miniatura”.

        Leia explicação para recurso número 24.

        QUESTÃO 24.
        A questão extrapola o edital normativo, ao solicitar que o candidato demonstre conhecimentos sobre a formação, trajetória e as contribuições de Paulo Freire, uma vez que não é contemplado no edital, tal assunto. Por se tratar de assunto especifico e direcionado o estudo sobre a vida e a obra dos Teóricos da Educação, deveria estar explicito no edital. Segundo Libâneo (1985), as tendências Pedagógicas na prática escolar, dividem-se em Pedagogia Liberal e Pedagogia Progressista, sendo a liberal subdividida em Tradicional, Renovadora, Progressista, Renovada não diretiva e tecnicista e a Progressista em Libertadora, Libertária e crítica social de conteúdos. (Essas são as TENDÊNCIAS e não as CONCEPÇÕES), no entanto, o Edital normativo não exige que o candidato demonstre conhecimento acerca das Tendências Pedagógicas, apenas das Concepções, que seriam:
        • 1ª Concepção humanista tradicional: Esta concepção engloba um conjunto de correntes que tem em comum o fato de derivarem a compreensão da educação de uma determinada visão do homem. O homem constitui-se de uma essência imutável e à educação cabe conformar-se com essa essência.
        • 2ª Concepção humanista moderna: Esboça-se numa visão do homem centrada na vida.
        A existência precede á essência, conforme Dewey “Educação é vida; vida é desenvolvimento e a finalidade do desenvolvimento é mais desenvolvimento”.
        • 3ª Concepção Analítica: Pressupõe que a tarefa da filosofia da educação é efetuar a análise lógica da linguagem educacional. O significado de uma palavra só pode ser determinado em função do contexto que é utilizada, entende-se por contexto lingüístico e não sócio-econônico ou político.
        • 4ª Concepção Dialética: Vê o homem com o conjunto das relações sociais e a tarefa da filosofia da educação é explicitar os problemas educacionais. Não nega visão tradicional, nem a moderna, admite que a realidade é dinâmica.
        É importante ressaltar que o EDITAL, lista claramente as CONCEPÇÕES DE ENSINO E APRENDIZAGEM.
        EM NENHUM MOMENTO, A BANCA EXAMINADORA MENCIONA TENDENCIAS PEDAGOGICAS!

        Para melhor compreender a grande diferença entre o estudo das TENDENCIAS E DAS CONCEPÇÕES, consulte:

        Clique para acessar o tendencias_pedagogicas(1).pdf

        Clique para acessar o quadro_das_concepcoess_pedagogicas.pdf

        Curtir

    • Lívia Lima de Moraes disse:

      Concordo plenamente Marcela, a palavra é essa “confusa”!!!

      Curtir

  5. Sebastião disse:

    Marcela, na questão 15 a alternativa (A) diz:A técnica, a política, a estética e a moral contemplam as dimensões da competência dos professores.
    No lugar de estética não seria ética?

    Curtir

  6. Lea disse:

    Marcela valeu mesmo, achei essa prova uma falta de respeito, muita jente que eu conheço que sustenta família não conseguiu nota.

    Curtir

  7. Marcela disse:

    QUESTÕES PARA RECURSO:
    Motivo:

    * NÚMERO 8 (A opção C, apresenta palavra entre parêntese que possibilita o desentendimento do item!

    * NÚMERO 12 (A estruturação da questão foi completamente prejudicada impedindo a avaliação da opção correta por parte do candidato).

    * NÚMERO 14 (O assunto abordado, TDAH não foi exigido no edital do certame).

    * NÚMERO 17 (A questão apresenta duas possíveis respostas de acordo com as orientações curriculares).

    * NÚMERO 18 (A alternativa A, não contempla teoricamente as características da pedagogia da Escola Tradicional)

    * NÚMERO 22 (O conteúdo abordado não foi exigido pelo edital).

    * NÚMERO 24 (O conteúdo abordado não foi exigido pelo edital).

    Postarei aqui, por volta das 16 horas, a justificativa teórica para cada recurso, com embasamento legal!

    Curtir

    • Luíza disse:

      Concordo com você somente em relação às questões 17 e 18. Discordo em relação às demais.

      Curtir

    • Karla disse:

      Sua atitude é adimirável,parabéns.Só lembro aos colegas que devem apenas basear-se nas suas interpelações e não copiá-las, pois recursos iguais serão desconsiderados.

      Curtir

    • duda disse:

      Marcela dentrodas dimensoes da competencia do professor no lugar da “MORAL”, nao seria a “ETICA” ,foi o que li na internet.Ninguem questionou essa questao “15” sera que tou louca?
      Obrigada!!!!!!!!

      Curtir

      • Elizete disse:

        Duda eu acho que no lugar da “estética”, seria a “ética”, aí sim. Ou seja, técnica, política, ética e moral.

        Curtir

        • Lívia Lima de Moraes disse:

          Essa bendita “estética” me deixou maluca na hora da prova, fiquei lá feito boba imaginando um professor magro demais, outro gordo, outro bem vestido, outro mal e assim por diante…pelo amor de Deus…seria cômico se não fosse trágico!!!

          Curtir

      • Silvana disse:

        Duda também concordo com sua observação quanto á questão 15…

        Curtir

        • duda disse:

          Na questao “15” eu procurei na internet, inclusive “Perrenoud”
          faz uma observaçao das dimensoes do professor que sao elas (tecnica, estetica,politica e moral).
          Gente me ajuda ai!!!! Vamos a luta, sei que posso ta errada, mas juntos a gente descobre!!!!!

          Curtir

      • Patrycia disse:

        Olá pessoal, concordo com a Marcela e tbm e com a Duda a questão 15 competência do professor, vamos nos unir.
        Que prova é essa,o descaso com o professor começa já na Prova…
        A união faz a força.
        Um grande abra fraternos e solidário a todos.

        Curtir

      • Manuela disse:

        Galera segundo lei sempre é explicito ética e nunca estética…Gostaria de saber qual é a página para me certificar de que é estética. Por exemplo neste art…cita ética…
        LEI No 10.172, DE 9 DE JANEIRO DE 2001.
        Art. 1o Fica aprovado o Plano Nacional de Educação, constante do documento anexo, com duração de dez anos.
        IV – MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

        10.2. Diretrizes .. 65
        10.2 Diretrizes
        A valorização do magistério implica, pelo menos, os seguintes requisitos:
        A formação continuada do magistério é parte essencial da estratégia de melhoria permanente da qualidade da educação, e visará à abertura de novos horizontes na atuação profissional. Quando feita na modalidade de educação a distância, sua realização incluirá sempre uma parte presencial, constituída, entre outras formas, de encontros coletivos, organizados a partir das necessidades expressas pelos professores. Essa formação terá como finalidade a reflexão sobre a prática educacional e a busca de seu aperfeiçoamento técnico, ético e político.

        Curtir

    • valdirene disse:

      Essa prova merecia cancelamento, uma vez que possui tanta divergencia.

      Curtir

      • THAÍS disse:

        O único problema é que os alunos ficariam esperando por nós por um bocado de tempo… Banca irresponsável, não são apenas nossas vidas e salários q estão em jogo, mas a de centenas de estudantes q precisam de professores qualificados em sala.

        Curtir

    • Maria Jose disse:

      Concordo plenamente, nunca vi uma prova tão mal elaborada. cabe recursos, poderia unir ser feito um recurso em nome de todos os candidatos.

      Curtir

  8. José Paulo disse:

    Boa tarde.
    Pessoas,
    Gostaria de saber se alguém tem o link da prova.
    agradeço.

    Curtir

  9. thaís disse:

    O gabarito preliminar diz que a resposta correta é a letra “b”. Mas no meu entendimento e no dos PCNs, a alternativa correta seria a “d”, por que o currículo não auxilia na criação de outras disciplinas, mas serve para adequá-las e integrá-las no processo de interdisciplinaridade. E o que os PCNs e a Zaira Leite (se não me engano) apontam é que o currículo não cria outras disciplinas nem descaracteriza as existentes.
    Logo, a alternativa correta é a “d”.
    Já na questão 18, a resposta correta apontada no gabarito é a letra “a”. Onde já se viu Pedagogia Tradicional se preocupar com representações mentais dos alunos?
    Creio que a resposta correta seja a “e”…
    Temos até o dia 20 para entrar com recursos.

    Curtir

    • Elizete disse:

      Concordo plenamente com vc, nas duas questões

      Curtir

      • Cintia disse:

        Concordo com você Thais com relação às questões 17 e 18.
        GENTE, VAMOS FAZER UM RECURSO GERAL, O QUE VOCÊ ACHAM. JÁ COMEÇEI A RASCUNHAR ALGUMAS COISAS. AS QUESTÕES QUE CONSIDERO PROBLEMÁTICAS SÃO: 1, 3, 5, 15, 16, 17, 18, 22, 24 E 25.
        POR FAVOR, ME MANDEM POR E-MAIL OS ARGUMENTOS DE VOCÊS. AI EU MANDO NOVAMENTE PARA VOCÊS O RECURSO PRONTO.
        E-MAIL: cintialetras@yahoo.com.br
        ABS

        Curtir

        • Maria Jose disse:

          Concordo plenamente com vc menos a questão 1.

          Curtir

        • Bia disse:

          Ola, cintia! agregue mas uma questao no seu recurso que e a questao numero 5, de portugues a resposta e a letra D, nao a E como saiu no gabarito, levei para um professor de Portugues corrigir e ele realmente constatou erro gravissimo, tambem estou entrando com recurso e incentivo a vcs a entrarem tb.
          abraco!!

          Curtir

  10. Elizete disse:

    Marcela, não concordo com vc, com relação a questão 14. O conteúdo da questão estava no edital sim, no tópico 12-Educação inclusica. E quanto a questão 18, além da resposta não estar correta, ela tbém abrange tendéncias pedagógicas como a 24, ou seja, não foi exigido no edital. Gostaria de saber o que vc acha da questão 7, achei ela totalmente mal formulada e sem resposta correta. Abraço e obrigada pela ajuda.

    Curtir

    • Marcela disse:

      A questão 7 foi muito mal formulada, mas a resposta D me parece correta a não ser pela utilização da crase na expressão “às mais das vezes”. No entanto, estou fazendo um estudo criterioso de cada item e até as 16h terei comentários para todos eles!

      Curtir

    • VIRGINIA disse:

      CONCORDO COM VOCÊ SOBRE A QUESTÃO 07,ESTÁ TOTALMENTE SEM SENTIDO ,O QUE SERÁ QUE QUERIAM DIZER COM A FRASE “DEPOIS DO ALMOÇO MEU PAI DORMIA À SESTA” E COM A LETRA D “ÀS MAIS DAS VEZES”.

      Curtir

  11. poliana alves disse:

    marcela estou com vc nesta luta.concerteza entrarei com recursos ate as 16hs

    Curtir

    • DAN disse:

      MARCELA QUANTO AS LINHAS DO TEXTO 1 E 2 COMEÇA O NUMERO DAS PAGINAS É PELO TITULO

      Curtir

      • Marcela disse:

        Já fiz concursos onde o título e o espaçamento foram contabilizados como linha, estou procurando um referencial teórico para desqualificar esta questão!

        Curtir

  12. lysa disse:

    Vi num outro blog comentário de uma colega sobre as questoes com embasamentos para recursos..caso alguém ache interessante, to repassando:

    sidney disse…
    Sidney:
    Prova da IADES contrato temporário
    Pessoal, fiz a prova para contrato temporário ontem. A prova estava ridícula, com erros graves de
    Língua Portuguesa nos enunciados e erros na indicação das linhas do texto.
    Para quem fez a prova e pode entrar com recurso, informo que as questôes 01, 02 e 03 cabem
    recurso, pois as indicações das linhas não coincidem com as linhas do texto, além disso na
    questão 03, pede-se para assinalar a alternativa incorreta e na alternativa A fala que no terceiro
    parágrafo há repetição de conjunção temporal, no entanto não há nenhuma conjunção temporal
    nesse parágrafo, mas o gabarito indica a alternativa B como resposta.
    Tb a questão 5 cabe recurso, pois na reescritura da frase “alguns deles são recrutados pelo que
    existe de pior.” na prova se pede para assinalar a alternativa que reescreve o trecho mantendo a
    correta relação morfológica, semântica e discursiva. O gabarito oferece como resposta a
    alternativa E que tem a frase “recrutam-se alguns deles”, ou seja, eles transformaram em voz
    passiva sintética, mas não se pode transformar a voz passiva analítica em passiva sintética quando
    há agente da passiva e na frase original há o termo agente da passiva que é “pelo o que existe de
    pior” .
    E na questão 07 o erro é mais grave ainda, pois eles dão como resposta para uso correto da crase
    a alternativa D que tem a frase “Depois que o texto à mão foi copiado à máquina…”À MÃO e À
    MÁQUINA aí são locuções adverbiais de instrumento que não possuem artigo e o “a” que antecede
    mão e máquina é apenas preposição.
    Infelizmente não posso entrar com recurso, pois estou em Salvador e não tenho alguém como
    procurador para me representar. Quem se sentir prejudicado com essa prova mal elaborada entre
    com essas justificativas como recurso. Abraços a todos

    Cuidado para não fazer igualzinho, perigo de desconsiderar

    Curtir

    • Deise Souza disse:

      Em relação ao comentário postado pela colega Ylsa do Sidney: na questão 7, “à mão”, “à máquina”, recebem o acento indicatico de crase por se tratar de locuções adverbiais femininas, caso obrigatório de crase, fico na dúvida em relação a expressão “às mais das vezes”.

      Curtir

    • Leticia Gabriela disse:

      Olá. Marcela, ahcei as questoes muito confusas e concordo com os motivos acima.
      Gostaria que me ajudassem com o recurso, estou confusa como colocar as questoes ja que nao pode ser identico. e como funciona tambem. Tem de ser feita uma redação?

      Curtir

      • Leticia Gabriela disse:

        Olá, DESCULPE Marcela, meu comentário era na verdade para a Lysa.
        Achei as questoes muito confusas e concordo com os motivos acima.
        Gostaria que me ajudassem com o recurso, estou confusa como colocar as questoes ja que nao pode ser identico. e como funciona tambem. Tem de ser feita uma redação?

        Curtir

    • Leticia Gabriela disse:

      lysa…
      mande por favor para o meu email, os seus recursos para que eu possa levá-los já que não está em BSB! os mesmos interessam a mim tbm! letgabri@yahoo.com.br

      Curtir

    • Leticia Gabriela disse:

      lysa…
      mande por favor para o meu email, os seus recursos para que eu possa levá-los já que não está em BSB! os mesmos interessam a mim tbm! letgabri@yahoo.com.br

      Curtir

  13. Vanusa Magalli disse:

    Esta prova foi horrível! Marcela poste os Recursos que eu e minhas colegas vamos levar o mais rápido possível! Obrigada!

    Curtir

  14. duda disse:

    Correçao!!!! no meu ultimo comentario errei!!As dimensoes que li sao(etica, estetica,politica e tecnica) Questao 15

    Curtir

  15. Paula disse:

    Olá. Marcela, ahcei as questoes muito confusas e concordo com os motivos acima.
    Gostaria que me ajudassem com o recurso, estou confusa como colocar as questoes ja que nao pode ser identico. e como funciona tambem. Tem de ser feita uma redação?

    Curtir

  16. José Paulo disse:

    Pessoas,
    Será que alguém pode digitalizar a prova?
    Agradeço.

    Curtir

  17. Cintia disse:

    GEnte, não é que a prova estava difícil, mas estava mal feita, com questões dúbias, incompletas, erradas, em contradição com o edital, sem paralelismo entre as alternativas, enfim, um CAOS total. Agora me respondam: Por que a SEEDF escolheu justo a IADES que nunca vimos uma prova elaborada por eles? Uma prova que não avalia ninguem muito menos seleciona. UMA VERGONHA PARA O DF. PESSOAL, TEMOS DE ENTRAR COM RECURSO.
    PS: Eu tirei 60 pontos na prova, mas mesmo assim topo entrar com recurso em quase todas as questões, porque é pura sacanagem com os professores.
    Gente, eles erraram até nos títulos. Meu marido tem uns 5 anos de CT, e eles só concederam 2 anos, acreditam??? FAla sério…

    Curtir

  18. poliana alves disse:

    quem conhece algum professor que possa me ajudar com recursos estou esperando resposta

    Curtir

  19. Ola Marcela, discordo quando diz que a questão 22 não consta no edital e ela é falada sim na abordagem crítica de currículo.

    Curtir

  20. Goreti disse:

    Colegas, entreguei com toda minha documentação de títulos dentro do prazo e para meu espanto, meu nome não consta e vou ter que entrar com recurso, como se não bastasse a prova ridicula que foi feita, ninguém merece.

    Curtir

  21. van disse:

    alguém sabe se o sinpro tem um posicionamento sobre essa prova??

    Curtir

    • Karla Estefânia Soares Xavier disse:

      Galera, alguem sabe me dizer onde encontrarei o gabarito, para correção? E que dia sai o resultado?
      Obrigada

      Curtir

  22. Marcela disse:

    Vou postando aos poucos!
    ATENÇÃO: NÃO COPIEM, POIS RECURSOS IDÊNTICOS SERÃO DESCONSIDERADOS!

    QUESTÃO 5.
    No trecho “alguns deles são recrutados pelo que existe de pior”
    A frase que melhor transcreveria o trecho acima seria a opção B, onde se lê: “o que existe de pior recruta alguns”; mantendo assim a relação morfológica, semântica e discursiva adotada pelo texto.
    Uma vez que o que recruta é o que existe de pior, deve-se o verbo, “recrutar” permanecer no singular!

    QUESTÃO 12.
    A referida questão deve ser anulada uma vez que apresenta falha grosseira na formatação, com a indefinição das opções a serem marcadas. A opção definida como correta pelo gabarito preliminar “B”, encontra-se totalmente desestruturada, tendo seu texto comprometido e mesclado ao texto da opção “C”.

    QUESTÃO 14.
    De acordo com o Edital Normativo, será requisitado que o candidato demonstre conhecimentos Pedagógicos sobre a Educação Inclusiva: fundamentos legais e o papel do professor (Item 12).
    A Fundamentação Legal da Educação Inclusiva e o Papel do Professor são aspectos amplamente abordados no texto (DIRETRIZES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA).
    No entanto, a questão número 14 da prova, exige que o candidato tenha entendimento clínico e prático do assunto, uma vez que não consta no referencial teórico nenhuma informação que leve o candidato a tal conclusão, principalmente, devido à subjetividade da mesma.
    Para que o candidato tivesse tal entendimento seria necessário um estudo aprofundado do tema, além de experiência prática ou formação na área.
    É importante ressaltar que, muitos candidatos hora inscritos no certame, NUNCA lecionaram e basearam seus estudos no EDITAL. Desta forma, solicito a anulação da questão número 14, tendo em vista que a mesma não está contemplada no edital.

    QUESTÃO 17.
    De acordo com o Edital Normativo, será requisitado que o candidato demonstre conhecimentos Pedagógicos sobre; Currículos e programas: diretrizes, parâmetros e orientações (Item 17). Este Tópico é contemplado nos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) Documento Oficial, referenciado pelo Ministério da Educação
    Especificamente, no 1º Parágrafo da página 15, dos Parâmetros Curriculares do Ensino Médio, encontramos a seguinte redação:
    “O currículo, enquanto instrumentação da cidadania democrática, deve contemplar conteúdos e estratégias de aprendizagem que capacitem o ser humano para a realização de atividades nos três domínios da ação humana: a vida em sociedade, a atividade produtiva e a experiência subjetiva, visando à integração de homens e mulheres no tríplice universo das relações políticas, do trabalho e da simbolização subjetiva.”
    Especificamente, no 3º e no 4º Parágrafo da página 91, dos Parâmetros Curriculares do Ensino Médio, encontramos a seguinte redação:
    “A organização curricular apresentada a seguir pertence, pois, ao âmbito do currículo proposto. Contraditório que possa se chamar as presentes diretrizes curriculares, obrigatórias
    por lei, de currículo proposto, essa é a forma de reconhecer que o desenvolvimento curricular
    real será feito na escola e pela escola. O projeto ou proposta pedagógica será o plano básico
    desse desenvolvimento pelo qual o currículo proposto se transforma em currículo em ação.
    O currículo ensinado será o trabalho do professor em sala de aula. Para que ele esteja em sintonia com os demais níveis – o da proposição e o da ação – é indispensável que os professores se apropriem não só dos princípios legais, políticos, filosóficos e pedagógicos que
    fundamentam o currículo proposto, de âmbito nacional, mas da própria proposta pedagógica
    da escola. Outro reconhecimento, portanto, aqui se aplica: se não há lei ou norma que possa
    transformar o currículo proposto em currículo em ação, não há controle formal nem proposta
    pedagógica que tenha impacto sobre o ensino em sala de aula, se o professor não se apropriar
    dessa proposta como seu protagonista mais importante.”
    Desta forma, fica claro que a questão possui mais de uma opção verdadeira, que seriam as opções A e C. No entanto o gabarito nos traz como afirmativa correta a opção B, sendo que a mesma, discorda completamente dos referencias teóricos sobre o assunto, uma vez que não há na literatura sobre o assunto nenhuma publicação que faça tal afirmativa.

    Curtir

  23. Amanda Patricia disse:

    Boa tarde a todos(a) Também fui prejudicada nesta prova . Vamos lutar para conseguir nosso direito de entrar na secretaria com dignidade. A prova foi elaborada com total incopetencia da organizadora. Tem questões que não estão no edital, outros mal formuladas. A questão 12 por exemplo o começo da letrac estava na letra B . Enfim quem puder me ajudar dizendo outras questões que poderão entrar no recurso entrarei junto a vocês . Quero saber o seguinte: com a anulação dessas questões vai mudar a pontuação?

    Obrigada

    Curtir

  24. alessandra disse:

    PESSOAL MINHA SCANNER NÃO ESTÁ FUNCIONANDO. Digitalizem a prova e digitalizem aqui que um professor da área vai avaliar as questões de conhecimentos pedagógicos.

    Curtir

  25. Juliana disse:

    Também achei a prova muito confusa!

    Tirei 60 pontos da prova objetiva e 1,5 na prova de títulos! como está a média de pontos?

    Curtir

  26. Lela disse:

    Essa IADESarrumada superou a Funiperversa!!!

    Curtir

  27. deiviane disse:

    pessoal vocês tem a prova para colocar no blog, pois a IADES não publicou……….

    Curtir

  28. walton carlos disse:

    Que vergonha! o que relmente foi pedido no edital ficou p/ a proxima prova. vergonha IADES……………..

    Curtir

  29. Marcelo disse:

    Marcela, cadê você? Tenho muito interesse nas questões 17, 18, 22 e 24…

    Curtir

    • Miriam lima disse:

      CADÊ você marcela…?

      Curtir

    • DEVANEY disse:

      Queridos colegas,concordo plenamente com voçês sobre esta prova,é um absurdo ficarmos calados e aceitar tamanho erro,estou revoltada, nunca vi uma instituição substimar tanto nossa categoria.Vamos nos unir com o máximo de recursos possíveis e tentar anular esta prova.Já vi várias provas de concurso serem anuladas por esse tipo de erro,si todos si unirem,com recursos,levarem ao conhecimento da mídia eu duvido si não consequiremos anular isso que eles chamam de prova.
      Contem com meu apoio.devanneyf@gmail.com

      Curtir

  30. Roberto disse:

    a prova esta nesse endereço para baixar http://www.scribd.com/doc/47027467

    Curtir

  31. ISA disse:

    GENTE…..ACERTEI APENAS 12 QUESTOES……QUAL A POSSIBILIDADE DE EU SER APROVADA E GOSTARIA DE SABER TAMBEM SE NECESSITO ENTRAR COM RECURSO ,JA QUE SAO AS MESMAS QUESTOES JA COMENTADAS AQUI……..POR FAVOR RESPONDAM…DESDE JA..BOA SORTE A TODOS

    Curtir

    • Carla disse:

      Isa,

      Você saberá que será classificada quando sair o resultado dos recursos. Se vc tiver errado as questões que forem anuladas, vc ganhará pontos. Se vc tiver acertado as questões que serão anuladas, vc permanecerá com a mesma nota.

      Então, é torcer para que se anulem as questões que vc tiver errado!

      Quanto a entrar com recursos, é claro, vc também deve entrar, sim, pois, quanto maior for o número de candidatos que interpuserem, maiores serão as chances de revisão e deferimento dessas questões.

      Curtir

    • Isa, onde vc achou o gabarito? Quero ver quantas acertei…

      Curtir

  32. Danielle disse:

    Olá, por gentileza alguém poderia postar a prova, no site do IADES não tem nada, Marcela obrigada por sua ajuda, achei a prova muito mal elaborada.

    Curtir

  33. Ana Paula Santos disse:

    Por favor me ajudem a formular recurso para anulação da questão 1:
    É impossível uma frase desta forma:”você pega o jornal a fim de que saber das últimas notícias”, isso existe?
    Questão: 3
    Não achei nenhuma conjunção temporal repetida, será que estou cega?
    Questão 7:
    Acredito que a letra E também esteja correta, pois não usa crase antes de palavras no plural, a palavra poderá está certa, e à sesta creio que seja correto, pois dormir e verbo intrasitivo não pedindo objeto direto, sendo à sesta adjunto adverbial.
    Questão: 18
    Além de não ter sido cobrado no edital tendências pedagógicas, nunca a pedagogia tradicional tinha a preocupação de abrir a mente dos alunos.
    Questão: 12
    Incompreensível.
    Questão 24: Tendência pedagógica.
    Não pode ser considerada dentro do conteúdo de concepções de ensino e aprendizagem, coloquei na internet e todos os conteúdos só tratam de Piaget, Wallon, Emilia Ferreiro e vygotsky.
    Questão 17:
    Acredito que a c esteja correta li em algum lugar estou procurando fundamentação teórica, pois acredito se o professor nao conhece a proposta da pedagógica da escola como irá vincular ao que será ensinado.
    Bem estou revoltada, prova idiota, banca idiota, sinceramente deu saudade da funiversa;

    Curtir

  34. Cintia disse:

    Gente, vou postando aos poucos tb o recurso que estou montando. POR FAVOR, NÃO COPIEM PORQUE SENÃO A IADES PODE ANULAR TODOS E AI SIM FICARÍAMOS MAIS PREJUDICADOS AINDA.

    Questão 1 – A alternativa incorreta seria a letra “E” por três motivos:
    O item induz os candidatos a analisarem apenas as linhas de 12 a 14. Com base nessas linhas, não há elemento expresso por nenhum pronome demonstrativo que antecede o pronome relativo, a saber: “específico, possíveis propósitos de leitura – em outras palavras, tem o que os especialistas chamam de ‘caracterísiticas sociocomunicativas’, definidas pelo conteúdo, a função, o estilo”…
    Mesmo se analisarmos a linha 11, a palavra “próprio” não pode ser classificada como pronome demonstrativo e sim como adjetivo, já que a oração “eles têm formato próprio” se refere aos gêneros textuais que têm uma forma própria, específica, particular (termos adjetivos). Segundo a gramática normativa de Evanildo Bechara (2004. p. 168) , próprio tem valor demonstrativo quando denota identidade ou se refere a seres e idéias já expressas anteriormente, e equivalem a esse, essa, aquele, isso, aquilo, o que não vale para essa oração da linha 11. Seria demonstrativo se fosse “eles próprios têm formato…”, uso previsto pela gramática como sendo um reforçador dos pronomes pessoais.
    Segundo Cunha e Cintra (2001, p. 342) , “próprio” é classificado como demonstrativo quando tem o sentido de “exato”, “idêntico”, “em pessoa”. Muito pelo contrário, o que se quer dizer no primeiro texto é que os gêneros têm um formato peculiar, responsável pela distinção dos inúmeros gêneros textuais, não sendo, portanto, idênticos ou exatos.

    Questão 3 – a questão pede o item incorreto que só pode ser o item “A”. O item “B”, por eliminação porque também não está tão claro, estaria correto pois, com base no texto, ensinar os gêneros textuais no interior das práticas de leitura e escrita e discutir por que a para quem se escreve determinado texto são efetivas ações para o ensino dos gêneros, o que pode ser entendido que a interiorização de tudo isso pelo educando contribui também para o efetivo emprego dos gêneros por parte dos alunos. O item “A” está absolutamente incorreto, tendo em vista que não se tem nenhuma conjunção temporal, muito menos sua repetição no terceiro parágrafo. Entende-se como conjunção temporal “quando, antes que, depois que, até que, logo que, sempre que, assim que, desde que, todas as vezes que, cada vez que, apenas, mal, que [= desde que], etc.” (cf. CUNHA & CINTRA, 2001, p. 587).

    Curtir

    • luciane disse:

      CINTIA,
      AGUARDO OS RECURSOS DAS QUESTÕES, QUE VC ESTÁ FORMULANDO.
      ABRAÇOS

      Curtir

    • Deise Souza disse:

      Cintia, o pronome demonstrativo a que eles se referem não seria o “essa” na linha 15? Já que não tem nenhuma possibilidade (para nós)de nesse caso “próprio” ser pronome?

      Curtir

      • Cintia disse:

        Deise, não pode ser o “essa” da linha 15 porque no item diz que é o pronome demonstrativo que antecede o pronme relativo, ou seja, que vem antes, e não depois da linha 14. Se o pronome relativo RETOMA o elemento expresso pelo pronome demonstrativo, quer dizer que já foi expresso, concorda?

        Curtir

        • Deise Souza disse:

          Cintia, vc tem toda a razão. Equívoco meu, na verdade não poderia ser o “o” esse pronome demonstrativo que antecede o pronome relativo, já que nessa situação ele está determinado por uma oração? É uma questão confusa, para mim, mas ao pesquisar no Celso Cunha encontrei essa explicação. Será que confere? Obrigada!

          Curtir

          • Deise Souza disse:

            Cintia, retiro o que escrevi anteriormente, as analises feitas ao calor da expectativa levá-nos a erros. Li com mais atenção e entendi sua colocação e concordo, afinal na hora da prova foi assim que interpretei. Obrigada!

            Curtir

            • Cintia disse:

              Deise, acho que você está correta sim com relação ao pronome demonstrativo “o”. Tinha me esquecido dele. De fato, cobraram uma coisa que ninguém está atento ou se lembra, tendo em vista que os demonstrativos mais comuns são este, esse, aquele e suas derivações de gênero e número. É por isso que é bom discutirmos antes de mandarmos o recurso.
              Abs.

              Curtir

  35. Gal disse:

    Prova SUPERRRRRRRRRRR CONFUSA….

    Não sei o que foi pior Funiversa ou IADES…
    é o que acontece quando se contrata institutos sem experiência na elaboração de provas para professor, nunca vi prova tão mal elaborada… CREDO

    Curtir

  36. Junior disse:

    Olá pessoal, compactuo com o pensamento GERAL (acredito), em relação ao nível da prova… Muito confuso.. Itens com duas respostaas praticamente…Complicado… ACERTEI 18 QUESTÕES.. e tenho 0,25 por expleriência.. Sera se dá? Como faço as contas sobre esas 18 questões acertadas + os 0,25?

    Aproveitando, alguem poderia me ajudar a fazer um recurso legal para as questões 17 e 18 ???? Agradeço..

    Boa sorte a todos!!!

    Curtir

  37. lea disse:

    WD,gostaria de saber sobre o posicionamento do Simpro em relação a prova de contrato tempórário.

    Curtir

  38. Cintia disse:

    PESSOAL, PARA AS QUESTÕES COM MAIS DE UMA ALTERNATIVA CORRETA DEVEMOS PEDIR ANULAÇÃO TOTAL, OK??

    Curtir

  39. janaina disse:

    Que prova ridiculaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
    qual a media das notas

    Curtir

  40. luciane disse:

    questão 22
    a alternativa D está correta pois “Piaget escreveu que o desenvolvimento da inteligência se faz de forma gradual e, que as estruturas do pensamento devem estar preparadas para a assimilação do conhecimento (Gênese das Estruturas) além de sempre dizer que “A criança não é um adulto em miniatura”. O pensamento dos adultos é completamente diferente do pensamento das crianças pois as estruturas do pensamento dos adultos já está consolidada (Desenvolvida em toda sua potencialidade ou não), enquanto a criança está “Aberta a todos os possíveis”.

    Curtir

  41. lidinalva disse:

    Gente a questôes 1,2 e 3 não
    dar pra aceitar,cabe recursos pois a indicações
    das linhas não informa no texto.

    Curtir

  42. Sara Lima disse:

    Olá Cíntia, quais as questões que você encontrou na prova com mais de uma resposta certa? Pois também acredito que devemos entrar com recurso em relação à isto!!! Não é justo….

    Curtir

    • Bia disse:

      Ola, Sara! a questao 7 pode ter duas respostas correta a letra D do gabarito preliminar e a letra E. Entrarei com recurso, acho interessante mais pessoas participarem do recurso.
      Abraco!

      Curtir

  43. vivi disse:

    concordo com todos sobre essa prova trabalho de CT muitos anos e essa prova não mede o conhecimento e muito menos dominio de classe e se nos somos avaliadas duas vezes por ano para que serve essa avaliação. Não so o sinpro mas a secretaria tem que tomar uma posição e rever esse contrato com Iades pois não houve licitação e o valor pago vou muito grande e a prova sem comentario.

    Curtir

  44. vivi disse:

    concordo com todos sobre essa prova trabalho de CT muitos anos e essa prova não mede o conhecimento e muito menos dominio de classe e se nos somos avaliadas duas vezes por ano para que serve essa avaliação. Não so o sinpro mas a secretaria tem que tomar uma posição e rever esse contrato com Iades pois não houve licitação e o valor pago foi muito grande e a prova sem comentario.

    Curtir

  45. Léo Firmo disse:

    Esperamos que a secretária de educação se posicione diante de um ato de grosseria sem tamanho contra nossos professores, este e o tipo de prova que quer avaliar o conhecimento de educadores do Distrito Federal? sou concurseiro e nunca vi em nunhuma outra prova de concurso um atentado contra aquilo que é, um referencial de conhecimento para todos nós. É importante que alguém olhe para estes profissionais e que justiça seja feita

    Curtir

  46. Iomar disse:

    Olá! pessoal, temos que correr atrás do prejuízo sim, quanto mais ímpormos nossos direitos seremos mais respeitados como professores.Vamos a lutaaaaaaaaaa.

    Curtir

  47. Galera alguém sabe me dizer conde encontro o gabarito, e que dia sai o resultado?
    Obrigada

    Curtir

  48. SAMUEL FERNANDES disse:

    LISTA DE PRESENÇA QUARTA FEIRA 9H (CASEB – 909 SUL) PARA ANULAÇÃO CONCURSO IADES
    1) SAMUEL
    2) HIGOR
    3) REGINA
    4) CINTIA
    5) MARIA DE LOURDES
    6) CRIIS
    7) SANDRINHA
    8) ANDREIA
    9) POLLYANA
    10) ANTONIA
    11) ANA
    12) ELIANE
    13) PATRÍCIA
    14) CARLA
    15) JK
    16) PAULA
    17) SANDRA
    18) ANDREA
    19) PASTORA EDINALVA
    20) DÉBORAH
    21) MARIA DE FÁTIMA
    22) ELIAS
    23) ADRIANA
    24) TANIA
    25) SILVANA
    26) PATRICIA GONÇALVES
    27) IRANEIDE
    28) VANIA TRINDADE
    29) ELEN
    30) ELIZANGELA ALVES
    31) ROSANGELA
    32) RAFTCHA
    33) ANA
    34) GIRLENE
    35) WAGNER
    36) JANA
    37) JOSELIA
    38) JULIANA
    39) SHEILA
    40) REGINA
    41) TANIA
    42) VIVIANE
    43) RENATA
    44) JAQUELINE
    45) SILVANIA
    46) FLORINDO
    47) MARA
    48) SAMAYA
    49) JANE
    50) DAYANA
    51) ESLI CARVALHO
    52) UILQUIMA
    53) TATY
    54) VALESCA
    55) GILYANE
    56) ANDERSON
    57) ELIANE
    58) ALESSANDRA
    59) LUCIANA ALVES
    60) CLAUDIA
    61) JULIA
    62) KARLA
    63) BRUNA
    64) KELLEN
    65) GLÁUCIA
    66) JAEL
    67) ANDRE CARVALHO
    68) PAULA
    69) RENATA
    70) ATAIDE
    71)JORGETE
    72) ADRIANA
    73) GERCINA PEREIRA
    74) CRISTINA PEREIRA
    75) GAIA TEIXEIRA
    76) ALESSANDRA
    77) LUCIANA
    78) ALEXANDRE
    79) EDNA MARTINS
    80) JOSÉLIA
    81) LINDALVA
    82 – LEDA
    83 – FERNANDA
    84 – FRANCISCA
    85- LUZIMAR
    86 – GUIOMAR
    87 – NOÉLIA
    88) MARIA JOACI
    89) ANA PAULA
    90) LÚ
    91) RENATA
    92) EDILENE
    93) LIVIA
    94) GUIOMAR
    95) LEIDIANE
    96) DAYANE
    97) SELMA
    98) CARLOS RENATO
    99) JOYCE
    100) VITÓRIA
    101) JÚLIA
    102) SHEILA
    103) ANA LÚCIA
    104) DANIENE
    105) JOSELY
    106) ELIANE MARIA
    107) ROBERTA MOREIRA
    108) FABIANA MARTINS
    109) TEACHER
    110) MARIA LUZIA
    111) DORALICE
    112) LIDYANE
    113) CIDA
    114) WALDIR
    115) VERONICA
    116) DAYSE
    117) RUBY

    Curtir

  49. SAMUEL FERNANDES disse:

    PESSOAL JÁ PASSAMOS DE 100 PESSOAS, VAMOS ENGROSSAR A LISTA! QUANTO MAIS PESSOAS MELHOR!!!

    LEVEM CARTAZES COM DIZERES PEDINDO A ANULAÇÃO!

    A UNIÃO FAZ A FORÇA…

    VAMOS NOS REUNIR NA QUARTA-FEIRA DIA 19/01/2011 ÀS 9H. (CASEB – 909 SUL).

    LIGUEM PARA GLOBO, SBT, RECORD, REDE TV, CORREIO BRAZILIENSE, JORNAL DE BRASÍLIA PARA ELES ESTAREM LÁ AS 10H POIS ASSIM TEMOS TEMPO DE NOS ORGANIZARMOS.

    A VITÓRIA VAI DEPENDER DA ATITUDE DE TODOS!!!

    ANULAÇÃO JÁ

    LOCAL E DATA
    Centro de Ensino Fundamental – CASEB, localizado na SGAS 909 – Módulo A – Lotes 27/28 – Asa Sul – Brasília/DF.”

    QUARTA-FEIRA DIA 19/01/2011 ÀS 9H. (CASEB – 909 SUL)

    Curtir

  50. mariza disse:

    Por favor, não copiem na ìntegra os recursos.

    Curtir

  51. gilda borges disse:

    Cinta tambem estou nesa com você, e os demais. isso foi mais do que
    , uma aprovação.

    Curtir

  52. Rafael Dourado disse:

    Questão 17 – gabarito do IADES informa alternativa “B”. Descordo plenamente, porque na LDB e PCN conduz para a alternativa “E”. Segue o trecho para terem um base:
    “Ressalve-se que uma base curricular nacional organizada por áreas de conhecimento não
    implica a desconsideração ou o esvaziamento dos conteúdos, mas a seleção e integração dos
    que são válidos para o desenvolvimento pessoal e para o incremento da participação social.”

    Curtir

  53. Sara disse:

    É pessoal, realmente temos que lutar pelos nossos direitos, afinal somos cobrados de todas as formas…merecemos o mínimo de respeito!! Vamos nos unir, esse concurso deve sim ser reavaliado, talvez até anulado, pelo fato de ter sido tão mal elaborado..Esperamos de coração que a SEE, nos ajude nesta causa…aguardamos uma resposta!!!

    Curtir

  54. Carlos disse:

    Concordo com muitas análises feitas aqui, mas a questão 15 foi demais, … a estética (como dimensão da competência do professor), só se o professor for um personal trainer, kkkkkkk!

    Email- Mestrecharlles@gmail.com

    Curtir

    • THAÍS disse:

      Carlos,creio eu que a estética diz respeito àquelas coisinhas chatas de professor: cuidar da limpeza da sala, incentivar a higiene pessoal dos alunos, etc etc etc. Eu pensaria a mesma coisa que vc, se a Zaira Leite (estudiosa do assunto e autora do livro “Conhecimentos Pedagógicos” da Vestcon) não utilizasse tanto o termo ESTÉTICA.

      Curtir

  55. Cintia disse:

    GENTE, ANALISANDO BEM A SITUAÇÃO, PENSEI EM OUTRA SAÍDA QUE NÃO VI AINDA NINGUÉM PROPOR. PARA SER DE FATO JUSTO TANTO COM QUEM PASSOU NO CONTRATO COMO COM QUEM NÃO PASSOU, O IADES PODIA IGNORAR A PONTUAÇÃO LIMITE DE APROVAÇÃO E CLASSIFICAR TODOS EM ORDEM DECRESCENTE DE NOTA, MESMO QUE NÃO CHAMEM TODOS DURANTE A VIGÊNCIA DO CONTRATO. BOM, É SÓ MAIS UMA SUGESTÃO.

    Curtir

  56. Cintia disse:

    carlos, por incrível que pareça estética está dentro da competência do professor sim. tb marquei esse item tendo esse entendimento no dia, mas veja o link http://arquivos.unama.br/nead/baixar/metodologia_ensino_superior/pdf/dimensoes_competencia.pdf

    Curtir

  57. Paula disse:

    Galera, é a primeira vez que faço esta prova para o contrato temporário e fiquei assustada com o péssimo nível da organizadora da prova… mas as questões da prova específica estavam bem atuais, sendo apenas a questão 15 digna de reavaliação, apesar de Perrenoud citar em a questão da estética, não no sentido de beleza, mas daí cobrar em um concurso com tão pouca discurssão do assunto foi demais…levou ao entendimento do sentido da beleza… agora as questão 3 e 5 são grotescas e ferem a Lingua Portuguesa!!!!

    Curtir

  58. DAYSE disse:

    Olá amigos,li que vcs vão se reunir na quarta-feira em frente ao CASEB, amei essa iniciativa e estarei lá com outras amigas. Até lá

    Curtir

  59. Madalena Coatio disse:

    Concordo com todos acima. Sou professora da SEEDF há 20 anos e a prova está confusa!
    Estou fazendo os recursos da parte da prova sobre conhecimentos pedagógicos.
    Acho improvável a anulação do concurso, mas, com certeza derrubaremos muitas questões.
    Apostem nisso!
    Até o fim da tarde estarão postados.
    Cuidado, os recursos não poderão ter redação idêntica.
    Sorte a todos!!!

    Curtir

    • ELISÂNGELA RODRIGUES disse:

      TAMBÉM CONCORDO, PARA ANULAR UM CONCURSO SÃO MUITAS AS BUROCRACIAS E JÁ NÃO HÁ MAIS TEMPO HÁBIL PARA TAL, MAS COM CERTEZA DEVE-SE ANULAR MUITAS QUESTÕES… E SE NÃO ANULAREM DEVEREMOS ADOTAR OUTRAS MEDIDADAS LEGAIS.

      Curtir

  60. Cida disse:

    Olha, se essa “instituição”, cujo nome é IADES é especializada em fazer concurso, como assim diz o extrato que saiu no DODF sobre a sua contratação, eu desconheço o real sentido da palavra especialização…

    Curtir

  61. Lysa disse:

    Questão 3- Alguém pode me mostrar qual a conjunção temporal que tanto se repete??? eu ñ vi

    Questão 5- Recrutam-se alguns… pelo q???? no meu modo d ver ñ manteve as mesmas características, somente com recrutam-se alguns, pode ser qualquer coisa, o exercíto, a aeronaútica ou até o q existe de pior..rsss

    Curtir

    • Deise Souza disse:

      Acredito que o que eles fizeram foi, simplesmente, passar de uma voz passiva analitica “são recrutados” para a voz passiva sintética “recrutam-se”.

      Curtir

  62. Lysa disse:

    Na 17 tava em dúvida em C e D, mas no final o corretíssimo era B…choquei

    Curtir

  63. Luciana disse:

    Ainda bem que encontrei este blog, pensei que esta aflição pertencia apenas à minha pessoa. “ESTÉTICA”, além de professores, somos agoras esteticistas ou cirurgiões plásticos. Padrão estético da educação, daria à educação o caráter excludente, A ÉTICA é obrigação do educacador.
    Prova mal elaborada, banca inexperiente, leitura confusa. Feliz de quem acertou ao menos 5 questões. CONFIRMO MINHA PRESENÇA AMANHÃ, afinal, já pedi demissão do meu emprego contando com o contrato 2011.

    Curtir

  64. Madalena Coatio disse:

    O erro na questão 15 não é sobre a dimensão da estética (que realmente é uma competência), mas da confusão da banca que relacionou ética e moral como termos sinônimos. O recurso dessa questão já está pronto. Postarei quando todos estiverem prontos.
    Boa sorte a todos!!!

    Curtir

    • duda disse:

      concordo com vc professora, eu sempre achei que esta questao estava incorreta,espero que de certo o recurso,nao vi embasamento nessa relaçao de “moral”
      Boa sorte!!!

      Curtir

  65. Leticia Gabriela disse:

    …Espero que a Secretaria. E, não secretária… apenas um erro de digitação!

    Curtir

  66. Leticia Gabriela disse:

    Ainda bem que achei este blog… Fiquei assustada com o péssimo nível da banca desta prova. Questões com duplo sentido, incompletas, erradas, mal elaboradas e em contradição com o edital. Vamos lutar juntos pelos nossos direitos. Espero que a Secretária de Educação tome posição diante de um ato tão grosseiro e de descaso contra nós professores. Ou será que é este o tipo de prova que avalia o conhecimento dos Educadores do Distrito Federal?
    Estaremos juntos amanhã com toda certeza!

    Curtir

  67. maria rita vieira ferreira disse:

    concordo,ja e hora de fazermos valer os nossos direitos.Educaçao e coisa seria.

    Curtir

  68. Leticia Gabriela disse:

    também estarei presente amanhã às 9 horas em prol da anulação dessa prova ridícula!

    Curtir

  69. Eloiza disse:

    Eu tb vou estar!!!

    Curtir

    • devaney disse:

      Pedimos socorro para as autoridades competentes, imprensa e a quem mais possa nos ajudar.Por favor analizem a prova para comprovarem vários erros existentes na mesma, a começar pelos erros de digitação,conteúdos não cobrados no edital,repostas com duplos sentidos e outros erros gritantes e além disso outra coisa muito importante que pude observar no dia da prova os examinadores não mostraram se o envelope de provas estava lacrado e também nenhum candidato verificou e assinou o mesmo,antes da entrega da prova não orientaram os candidados, sem levar em conta que muitos estavam fazendo esta prova pela primeira vez,e assim que começaram a entregar a prova já autorizaram a faze-la nunca vi tanto erro assim,olha que já faço concurso a muito tempo.Isso fui um desrespeito com os profesores.

      Curtir

  70. claudia disse:

    Bem gente…Sinto muito mas a questão da estética está correta…
    leiam abaixo…

    Clique para acessar o dimensoes_competencia.pdf

    Curtir

  71. Rosimeire disse:

    Estou confusa até hoje com essa mal elaborada e confusa, tem várias questões que vale recurso.

    Curtir

  72. PAULO HENRIQUE disse:

    Prova mal elaborada…..
    Instituto mal organizado ………..
    perguntas com mais de uma resposta CORRETA
    até em um certame os professores são desvalorizados,temos que mudar isso.
    Pq eles não erram assim na prova da OAB?

    VERGONHA …….

    Curtir

  73. Professora Rita disse:

    Boa tarde!
    O mais certo seria anular esse concurso e fazer outra prova. Deixo aqui para meus colegas professores, a minha solidariedade. Deus proteja e tome conta dessa decisão.
    Abraços. Rita

    Curtir

  74. Hilton disse:

    Olá colegas: deem uma dica sobre quais questões de Português temos margem para recurso. Infelizmente, errei questões simples como as 4 e 6. Errei também as 1, 2 e 7 que tinham peguinhas e estavam confusas na minha opinião.

    Curtir

  75. Bia disse:

    Ola, galera! Nao esquecam que amanha e o ultimo dia para fazer recurso, dia 20/01.
    Deus abencoe a todos!!!( desculpe pela falta de acentos)

    Curtir

  76. Dora disse:

    Pessoal e quem não entregou os títulos e se conseguir uma nota boa na prova objetiva tem alguma chance?

    Curtir

    • Hilton disse:

      Olá professora Dora,
      Acho que se voce fez boa prova não há que preocupar-se com os títulos. Veja que a prova vale 100 pontos(25 questões com peso 4) e os Títulos podem somar no máximo 5 pontos(têm peso 1). Além do mais, pouquíssimos professores têm mestrado ou doutorado. Logo, pouquíssimos vão fazer mais de 2 pontos.
      Boa Sorte. Hilton.

      Curtir

  77. ana disse:

    20/01_ Olá, pessoal! Eu não consegui entregar a temo o meu recurso, será que vou ficar muito prejudicada? Não sabia onde entregá-lo, pois tentei por várias vezes encontrar alguma infomação sobre o local e só descobrir hoje. Estou preocupada e triste com a elaboração desta prova…..

    Ana

    Curtir

    • ana disse:

      Boa tarde, galera! Vocês que estão atenados em relação à prova,por favor,digam-me o que acham sobre a proposta de anulação da mesma.

      Ana

      Curtir

      • Hilton disse:

        Olá Ana,
        Acho baixíssima a possibilidade de anualação da prova.
        Quanto a ser prejudicada no recurso vai depender de como você foi na prova. Acho que, com certeza mesmo, apenas uma questão deve ser anulada. Se ocorrer duas ou três anulações deve ser o máximo, na minha opinião.
        Boa Sorte. Hilton.

        Curtir

  78. Regis disse:

    Alguém pode me informar qd será divulgado o gabarito oficial?

    Curtir

  79. Emília disse:

    Olá, alguém pode me enviar a prova? obrigada pela atenção

    Curtir

  80. Emília disse:

    agora vai o e-mail.rsrs

    se alguém puder enviar a prova emilia.df@hotmail.com, ficarei grata

    Curtir

  81. hilton disse:

    Olá Colegas,
    Não entendi por que não foi anulada a questão 12. Na minha sala de prova (a 77 na UDF) o próprio fiscal do IADES disse que tal questão era passível de anulação. Disse inclusive, EM RESPOTA a pergunta de alguém na sala, de que nem precisava responder a questão.
    Dada esta afirmação do Fiscal será que caberia MANDADO DE SEGURANÇA?

    Curtir

  82. Fran disse:

    Olá !!!!!!!!!!
    Estou com a mesma duvida. Porque não foi anulada a questão 12? e aconteceu o mesmo fato na minha sala onde eu realizei a prova (UDF) tmb em que a fiscal disse que a questão caberia recurso e que poderia deixar em branco a alternativa .

    Curtir

    • hilton disse:

      Olá Fran,
      Vou consultar um advogado para a possbilidade de um Mandado de Segurança. Acho que cabe sim!
      Infelizmente, a Insttuição contratada para o Concurso – o IADES – não parece competente para tal. Veja que outro fato – que também recorri – foi o não atendimento a uma mudança de inscrição para outra área. Disseram por telefone, na época da Inscriçã,o que a mudança seria efetuada em pedido por E-mail. Enviei o documento e não fizeram a alteração. É lamentável tanta arbitrariedade!

      Curtir

  83. SANDRA MONTEIRO disse:

    Comentários em CAIXA ALTA não são aceitos.

    Curtir

  84. Diran Chaves disse:

    Também concordo plenamente com vcs, achei essa prova um absurdo, este concurso foi uma aberração, uma vergonha, tinha que ser cancelado mesmo, além dos mais que Instituto é esse, a prova foi mal elaborada, até agora não entendi o porque do concurso não ter sido cancelado, haja vista que houve tantas divergências nas respostas, parece até que o GDF concordou com esta falcatrua, perguntas que não estava no edital e cairam na prova, como podem concordar com isso.

    Curtir

  85. Gilvanete Miranda Neves disse:

    wd,
    Gostaria de saber se vc sabe a provavel banca e data do temporario, se é que vai mesmo ter concurso.

    Curtir