Sobre as nomeações de novos professores

Prezados colegas aprovados no concurso da SEDF e que aguardam nomeação,

A constatação que faço neste momento é a seguinte:

O atual comando da Secretaria de Educação “vendeu” a ideia junto ao núcleo duro do Governo de que resolveria o problema da falta de professores apenas com remanejamentos, restruturação das CREs e equipes gestoras das escolas, reconvocação dos cedidos a outros órgãos e nomeação apenas para substituir os aposentados. Só isso explica a falta de empenho da atual equipe gestora da SEDF no convencimento do Governador de que todos os dias milhares de alunos ficam sem aula. Enquanto isso, na Saúde, o Secretário conseguiu nomear quase 7000 mil novos servidores.

Ou seja: minha impressão é que a falta de empenho da SEDF pela nomeação de novos professores é uma opção política. Opção equivocada, claro!

É uma vergonha, mas é isso! Ou então é de fato aquilo que sempre denuncio aqui: o Governador Agnelo não prioriza a Educação.

.

Washington Dourado

72 Responses to Sobre as nomeações de novos professores

  1. WD, mas isso a gente já sabia. É uma opção política, certo. Mas o que a embassa? Isso que queremos saber. Nada de novo?

    Curtir

  2. Esperança disse:

    WD,
    Temos ouvido alguns comentários de terceiros, que a SEPLAG solicitou a SEDF um levantamento do quantitativo das exonerações, aposentadorias e falecimentos para que agora em setembro hajam novas nemeações.

    Isso procede?

    Curtir

  3. Desconvocada disse:

    WD,

    houve também mais algumas nomeações Sob Judice na semana passada, inclusive uma das colegas que foi militante na luta pelas nomeações está dentro do grupo que foi nomeado.

    Seria importante divulgar isso.

    Curtir

  4. Ana Maria dos Reis disse:

    É isso mesmo Washington. Um governo que não prioriza a Educação tem uma visão retrógada do que seja o desenvolvimento intelectual do seu país.Essa visão é o continuísmo de maus políticos da era do terceiro mundo. Não valorizar os profissionais da Educação, tirando dos concursados o direito previsto em lei de exercerem a sua profissão é mostrar uma atitude medíocre e hipócrita. Deixo aqui, Washington, o meu repúdio a esse governo corrupto que privilegia a corrupção e menospresa os trabalhadores da educação os quais cumprem a missão de ensinar. Somos formadores de opiniões e praticamos a arte do malabarismo ao trabalhar nas escolas públicas do DF e do Brasil inteiro. (Ana Maria dos Reis, profª e escritora, autora dos livros: Minha Alma Azul, Saga Mineira e Supravida (Contos e Crônicas).

    Curtir

  5. Vava disse:

    E complementando seu raciocínio WD, esta idéia que a SEDF tentou vender, tambem e para ingles ver… Basta verificar a quantidade de centenas de professores, provavelmente apadrinhados da área de Recursos Humanos da Secretaria, que continuam fora de aula em disfuncao, ocupando cargos administrativos e técnicos, o que tambem impede novas nomeações da carreira administrativa…. Esta pior que nos outros governos!

    Curtir

  6. Suelen Silva disse:

    E o que nós podemos fazer para a coisa andar? Sabemos que há professores se aposentando, Contratos em vaga de efetivo entre outras irregularidades…. Gostaria de saber também quando vence o concurso e se há alguma possibilidade de ser prorrogado.

    Recebi também uma informação de que o secretário havia dito em uma escola que ele visitou no dia das eleições que haveria uma convocação prevista de 700 professores…. e até agora nada!!!! Verifique para nós, WD!!!!

    Curtir

  7. Nilza disse:

    Prezado professor ,mas,voce acha que irão haver novas nomeações?

    Curtir

  8. Marina disse:

    WD,
    Fui aprovada no último concurso da secretaria e aguardo angustiada minha nomeação.

    Sou professora de ciências de contrato temporária mas estou de licença maternidade. TODOS os dias pelo menos duas ou três escolas me ligam para assumir carência nas escolas de forma desesperada. Algumas escolas me ligaram repetidas vezes e dizem que não tem professor.

    Sempre pergunto e MUITOS me dizem que a vaga é definitiva (até o final do ano), seja de turma nova aberta no início do ano ou de professor que se aposentou ou pediu exoneração porque passou em outro concurso… Tem sido assim com MUITAS ESCOLAS que me ligam. Não são poucas.

    Isso é como uma bola de neve. Está ficando incontrolável. Tenho quase certeza que o mesmo deve acontecer com as outras disciplinas. Só tem um nome: DESCASO do GDF, DESCASO do Secretário de Educação!

    Curtir

    • Magna disse:

      Você poderia dizer de quais regionais te ligaram? Pois sou prof de Biologia, fui devolvida e até hoje não consegui outro contrato. Sou da reginal da Santa Maria!

      Curtir

  9. Mirian disse:

    WD, divulgue isso por favor e faça suas considerações, não precisa moderar.Secretário autoriza a ampliação de carga horária aos servidores da Educação
    (27/08/2012 – 11:17)

    De acordo com a Resolução abaixo, o Presidente do Conselho de Política de Recursos Humanos, Secretário Wilmar Lacerda, autoriza a ampliação da carga horária de trabalho para 40 horas semanais aos servidores das Carreiras Magistério Público e Assistência à Educação.

    É mais uma das reivindicações dos professores e técnicos em gestão educacional que é atendida pelo GDF.

    Esta ampliação visa reduzir o quantitativo de contratos temporários na rede pública de ensino e suprir carências de servidores nas escolas e na parte administrativa da SEDF.

    Confira o documento na integra:

    CONSELHO DE POLÍTICA DE RECURSOS HUMANOS

    PROCESSO: 080.002.247/2012. Interessado: SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. Assunto: AMPLIAÇÃO DA CARGA HORÁRIA.

    O Presidente do Conselho de Política de Recursos Humanos – CPRH, ad referendum deste Colegiado, RESOLVE:

    1. Reconhecer a urgência da matéria e autorizar, conforme cronograma especificado nesta resolução, a ampliação da carga horária de trabalho para 40 horas semanais de servidores das Carreiras Magistério Público e Assistência à Educação, em caráter excepcional, considerando o disposto no § 1º, do artigo 5º do Decreto nº 33.550, de 29 de fevereiro de 2012.

    1.1. Para a Carreira Magistério Público do Distrito Federal ficam autorizadas, o quantitativo máximo, de 100 (cem) ampliações de carga horária, a serem concedidas até o último dia letivo do ano de 2012.

    1.2. Para a Carreira Assistência à Educação ficam autorizadas, o quantitativo máximo, de 523 (quinhentas e vinte três) ampliações de carga horária, a serem concedidas, conforme cronograma abaixo:

    MÊS

    QUANTITATIVO

    Agosto

    100

    Setembro

    100

    Outubro

    100

    Novembro

    100

    Dezembro

    123

    TOTAL

    523

    2. Submeter a presente Resolução à homologação do Excelentíssimo Senhor Governador.

    Brasília, 20 de agosto de 2012.
    WILMAR LACERDA
    Presidente

    HOMOLOGO a presente Resolução e autorizo a ampliação da carga horária de trabalho para 40 horas semanais de servidores das Carreiras Magistério Público e Assistência à Educação.

    Brasília, 20 de agosto de 2012.
    TADEU FILIPPELLI
    Governador em exercício

    Curtir

  10. Ana Paula disse:

    Então a situação vai ficar no ” …é isso.” O sindicato não vai fazer nada para mudar a situação. Vocês tem ciência do que estão fazendo com a gente. Do drama que estamos vivendo e só declara que vai ficar no … é isso. Sinceramente WD, já tive opiniões melhores sobre a sua postura, mas agora você me decepcionou.

    Curtir

  11. andre1606@gmail.com disse:

    O que esperar de um governo que para calar a boca do sinpro faz uma eleição de diretores a toque de caixa, trocando equipe gestora em setembro de um ano com 53 dias de greve?
    Na verdade, votar em quem será seu chefe é estranho né? Pude perceber que quando o negócio é ganhar, até professor de história que está em sala falando de populismo com os alunos, quando em campanha promete banheiro de shopping na escola e diz que aluno que pula muro não pode ser punido!
    Isso é democracia!
    Parabéns ao GDF e ao SINPRO, por tornarem nossas escolas locai de “falsas promessas” e “troca de favores”.
    Deviam fazer eleições também para diretores de hospitais, quantos plantões médicos deveria ser dispensados para conseguir o voto do colega que está ganhando pela secretaria, mas trabalhando na iniciativa privada?
    Fica a dica!

    Curtir

  12. Andreia disse:

    WD,
    O que podemos fazer para mudar esse quadro?

    Curtir

  13. MM disse:

    O GDF é tão descompromissado com a sociedade que dá nisso. Nem as nomeações que se tornaram sem efeito(se não me engano foram umas 130) não foi publicado, para assim, ninguém cobrar né.
    Triste a situação da educação no DF.

    Curtir

  14. Tatiane disse:

    WD, essa política de remanejamentos esta sendo usada desde o inicio desse governo, evitando nomeações, mas a partir do momento que o governo se comprometeu em nomear mês a mês de acordo com as aposentadorias e preciso ser cumprido e o SINPRO tem que cobrar, eles estão chamando contratos para assumir vagas que são de efetivos. WD nos ajude, denuncie ao MP se for necessário, coloque no blog pra chamar atenção para uma provável reportagem, algo tem que ser feito o governo já nos enrolou o bastante. PROMESSA E DIVIDA!

    Curtir

  15. Andreia disse:

    E a prorragação do concurso está confirmada WD, ou será que não vão nos enganar novamente?

    Curtir

  16. Ana Maria Matos disse:

    Eu concordo com o seu pensamento em relação às nomeações WD. Agora pergunto: O que nós aprovados e o SINPRO podemos fazer para reverter esse quadro?

    Curtir

  17. Osteobaldo Gonzales disse:

    Dá só uma olhada nisso WD (e colegas visitantes deste espaço):http://www.ensinopublico.com/?p=5893

    Curtir

  18. Léiadesconvocada disse:

    Vou entrar com MS e pronto até pq tem gente que com o MS já entrou em exercício sem ordem de classificação. Que governo !!!!!!!

    Curtir

  19. Jacqueline disse:

    Caro WD,
    Vc já tem alguma novidade sobre o concurso para professor temporário 2013?
    Desde já agradeço.

    Curtir

  20. Professor Anderson disse:

    O duro é saber que todo governo levanta três bandeiras básicas quando em perído eleitoral: Saúde, educação e segurança.
    O atual governo, que tenho imenso prazer em dizer que não votei, desde o início tem brincado com essa questão da convocação de professores concursados. Sou 1082 para atividades, até o momento foram chamados 580, faltam poucos para chegar a minha classificação, se é que vai chegar, visto tamanho descaso e descompromisso com que vejo as coisas acontecendo neste governo e especificamente nessa Secretaria de Educação. Duro é perceber que por uma simples questão de política, sim porque se prioriza o cooporativismo político, centenas de crianças são obrigadas a voltar para casa por não terem professores. Lá atrás a história era se remanejar professores para arrumar a casa, não adiantou, ainda disseram que a cada aposentadoria um novo concursado seria chamado, balela… Estou desacreditado desse governador e dessa secretaria há muito tempo. Quem eles pensam que são? Eu e os demais concursados não estamos pedindo nenhum favor a eles, queremos ter apenas o legítimo direito de assumir uma vaga definitiva, hoje ocupada por um contrato, que é nossa.

    Curtir

  21. David Vitor disse:

    Washington – É possível provocar repostagens na TV em relação a falta de professores ?

    Curtir

  22. David Vitor disse:

    Outra questão, o sindicato pode fazer uma campanha visitando as escolas e DENUNCIANDO a falta de professores entre outras coisas, que tal a ideia ?
    Certamente as emissoras de TVs vão cobrir a campanha.

    Curtir

  23. Laura disse:

    Então Wd, isso quer dizer que fizemos o concurso em vão?Nada pode ser feito, cadê o poder o poder público, não sei você WD, mais me envegolho do PT, pior governo.

    Curtir

  24. jasiel caeiro disse:

    Infelizemente a educação foi jogada pra escanteio! mais ele lembrará dos professores concursados somente no ano de eleição, mais desta vez quem não será lembrado sera o senhor governador!

    Curtir

  25. professor anderson disse:

    Sinceramente não entendo os motivos de você não publicar o que eu escrevo, o mais revoltante é pagar um síndicado e ser representado por um ser igual a você… Fique ai com seu autoritarismo barato. Fique ai com o seu micro poder de Michel Focault… é a única coisa que te sobra mesmo.
    Não conseguiu cargo no Governo e fica ai atacando prá ver se sobra algo!

    Curtir

  26. professor a espera da nomeação disse:

    Cadê as nomeações sem efeito, segundo a própria Secretária da Educação (SE) são 130 professores. Poderiam chamar, mas a MOROSIDADE da SE é enorme.

    Curtir

  27. Ana Patricia da Costa Cavalcante disse:

    WD quero notícias sobre o Decreto 33.878 de 28 de agosto de 2012 que fala que vamos receber o auxílio-alimentação em cartão. De acordo com a Lei Complementar nº 840 de 23/12/11 art. 112 art. I diz que o pagamento é feito em pecúnia, sem contrapartida.
    Favor nos ajudar com esta informação.

    Curtir

  28. Jô Campos disse:

    Está passando da hora do Sinpro fazer um real levantamento das escolas que estão sem professor e divulgar na mídia, por que no final do ano, a reprovação é contabilizada nas “costas” do professor ( que muitas vezes assume a turma sem tempo hábil para desenvolver um trabalho de qualidade), e da escola, nunca acham que é responsabilidade do governo, principalmente os pais dos alunos. Se não fizermos algo AGORA, no final do ano não adianta, mesmo.

    Curtir

    • Jô Campos disse:

      Gostaria de saber qual é a estratégia do Sinpro para pressionar esse governo pelas nomeações, bem como as questões financeiras do Plano de carreira.

      Curtir

  29. keli disse:

    Tudo isso não é novidade para ninguém, todos estamos cansados de saber que a educação nunca foi prioridade para o DESgoverno Agnulo. O que importa é saber quais serão as providências do sindicato, pois o acordo esta documentado e não deixa espaço para manobras escusas por parte da SEDF: As aposentadorias e exonerações estão aí para quem quiser ver.Cabe ao sindicato cobrar o que foi acordado.

    Curtir

  30. Ana T. disse:

    WD, não existe nada que possamos fazer sobre isso? E quanto a prorrogação do concurso tem alguma notícia?

    Curtir

  31. Célia disse:

    Gostaria de saber se vai ter o processo seletivo para professor temporário esse ano e quando será.

    Curtir

  32. Lirian disse:

    WD, e sobre as documentações entregues ao advogado do sindicato? Como está o processo?

    Curtir

  33. aline disse:

    Caro colega.
    Gostaríamos muito que você nos orientassem sobre o concurso para professor de contrato temporário para 2013. Até agora não temos nenhuma informação a respeito.
    Atenciosamente: Aline.

    Curtir

  34. KEIKE FERRAZ disse:

    É pessoal, já cancelei minha antecipação de tutela e entrei com MS!
    O Agnulo Não quer nos nomear, então vamos recorrer!!!!!!!!!!!!

    Curtir

    • Gal disse:

      Isso mesmo Keike … eu também fiz o mesmo
      não quer nomear por bem… vamos a justiça.

      estou cançada de ver classificações pós a minha serem nomeadas – nada contra as colegas. Vacilo foi o meu de acreditar nas promessas e ainda no blá, blá, blá da antecipação de tutela dos desconvocados do SINPRO. Cansei.

      Vamos reagir minha gente !

      Curtir

    • Andreia disse:

      Quel é o procedimento?

      Curtir

    • laise disse:

      Keike, sou uma das professoras desconvocadas, me sindicalizei e entrei com o processo pelo sindicato mas acho que eles estão muito devagar… Por favor, como faço pra entrar pelo MS? por favor me responda. obrigada.

      Curtir

    • Amigo me ensina como fazer isso. um abraço.

      Curtir

    • Jéssica disse:

      É né, Keike, somos obrigadas a entrar na justiça com advogados particulares, pois aparentemente os advogados do SINPRO não estão se movimentando….é muito triste sentir desamparada pelo nosso próprio sindicato…..

      Curtir

  35. leandro moraes disse:

    WD, alguma novidade sobre o concurso para orientador educacional e para professor de hist, geo e ed. física?

    Curtir

  36. Luciano M. L. Bogalho disse:

    WD, creio que podemos acrescentar nesta sua ótica o aspecto de que a atual gestão da SEDF, não tem competência pedagógica e nem política para contra argumentar a necessidade ede contratação de novos professores, baseando-se na realidade estrutural das escolas que diariamente dispensam milhares de centenas de alunos por falta de professores, além do mais a contra argumentação que o então secretário deveria ao menos apresentar como uma competência necessária para quem ocupa um cargo de tamanha importância, que de fato esta sendo rechaçada pelo Governador, devido a falta de habilidade política em argumentar as necessidades básicas desta pasta do governo.

    Curtir

  37. Gal disse:

    WD,

    Independente disso temos as aposentadorias de junho/julho e agora agosto. Ou seja, tem que ser efetivo para oculpar essas vagas, com ou sem política concorda ? Chega de ficar procurando desculpas…

    Curtir

  38. Cíntia disse:

    WD ouvi que há na SE uma movimentação, inclusive arquitetada pelo Cristovam Buarque, de acabar com a jornada ampliada e assim resolver o problema da falta de professor. Isso realmente seria possível? Você como integrante do SINPRO vê legalidade no caso do professor assumir duas turmas com carga horária de 5 horas?

    Curtir

  39. anna disse:

    É triste saber que temos um governador, que infelizmente não prioriza a educação. E principalmente não cumpre com a palavra dada na sua campanha eleitoral, estamos desacreditados.
    Queremos nossa nomeação!!! Não é favor!!! Exigimos com legitimidade, para saúde pode chamar efetivos, no entanto para a educação nada… assim não dá!!!

    Oro todos os dias para que sejamos nomeados!!!
    WD, só vc pode intervir por nós!!!

    Curtir

  40. Marina é igual ao que acontece comigo. Só muda a disciplina SOCIOLOGIA mas os fatos são os mesmos.

    Curtir

  41. Laura-desconvocada disse:

    Eu já entrei com MS e esse governadorzinho de nada vai ter que nomear querendo ou não . Afinal justiça existe para que? PT nunca mais!!!

    Curtir

  42. Tia Zê disse:

    Gostaria de saber sobre o processo na justiça. Como faço para acompanhar? Acho que vou radicalizar também, não aguento mais esperar… Que morosidade…

    Curtir

  43. so observando disse:

    Caro WD sei que nao é facil conseguir uma articulaçao mais diante dos fatos e depois do indeferimento da antecipaçao de tutela nao seria ocaso de termos uma nova reuniao para tratarmos dos processos nao é justo candidato so assumir sub judice esse concurso ta muito bagunççado temos que mudar de estrategia por favor pensa com carinho nessa proposta!!!!

    Curtir

  44. jorge disse:

    EU JA FALEI, COM ESSA EQUIPE DA SUGEPE, SUBSECRETÁRIA E SEU BANDO DE ASSESSORES INCOMPETENTES, como o Secretário poderá saber o que realmente está acontecendo na GESTÃO DE PESSOAS?

    Curtir

  45. Giza disse:

    Meu Deus o que esta acontecendo? não tem mais ninguem na minha frente e por que não me chamam? tão perto e tão longe ao mesmo tempo.

    Curtir

  46. Rosilene disse:

    Pessoal, alguém sabe informar quantos professores foram convocados para o cargo efetivo de Espanhol 20h?

    Curtir

  47. Frank disse:

    Se fosse analisa a real carência de professores efetivos e a recomposição do quadro docente, o número de aprovados não seria suficiente para preencher as vagas existentes. É uma pena, mas constata-se que o magistério público no DF está “largado”.

    Curtir

  48. professor aguardando promessas disse:

    Só nos resta esperar em Deus, pois o homem tem dificuldades em cumprir com sua palavra.

    Curtir

  49. Débora disse:

    Alguém entrou com mandato de segurança sem estar entre os desconvocados? Sou de atividades e minha classificação é 1211 e gostaria de saber quais os procedimentos. Tô cansada de esperar por esse governo. Aaafff

    Curtir

  50. Elba disse:

    Tem muitos angustiados para serem chamados e os dois professores que entraram na minha escola em julho já pediram exoneração, o que será que está acontecendo?

    Curtir

  51. Áurea disse:

    Bom ,se as futuras nomeações serão apenas para substituir os aposentados,então onde estão sendo publicadas?Lá no site da SEAP congelou na classificação 568º,fora os mandados de segurança,né?Do jeito que as coisas estão,acho que entrarei com um MS também.

    Curtir

  52. Áurea disse:

    KEIKE,GAL e LAURA,quais são os documentos necessários para entrar com um MS?Permita,WD ,usar o seu blog para isso,mas é por uma boa causa…

    Curtir

  53. Chrystian disse:

    Nunca mais votarei em Cristovam Buarque! por mim ele não ganha mais nunca!!!!!

    Curtir

  54. por favor alguém pode me explicar o que é uma MS ?

    Curtir

  55. keike me esclareça por favor o que é uma MS? Passei no concurso em 1062, gostaria de saber se vale a ppena eu entrar com uma ms também já que o prazo do concurso está terminando?

    Curtir

  56. Caro Washingtom, gostaria de saber o que é uma ms? O prazo do concurso está terminando não seria melhor cada um de nós entar com uma ms?

    Curtir

  57. Amigo de luta Keike
    Me ensina como fazer para entrar com uma ms por favor. um abraço.

    Curtir

  58. Tiago Eugênio disse:

    Pessoal é fato: existem vagas para boa parte dos aprovados no cadastro de reserva! Recebi esta informação de uma advogada que está trabalhando na causa de alguns professores. Seriam mais 3200 vagas (contando aposentadorias e, se eu não me engano, exonerações). Outra: o concurso não será prorrogado. Estamos vendo que o governo demonstra não ter interesse em novas nomeações. MS já!

    Curtir

  59. Áurea disse:

    Maria Inez,MS é mandado de segurança,é uma ordem judicial para assegurar um direito seu.

    Curtir

  60. Amigo Tiago Eugenio vc pode nos passar o contado e nome desse advogado?

    Curtir