Câmeras dentro das salas de aula das escolas públicas do DF?

Pessoal,

Nos últimos dias recebemos alguns relatos de professores que foram instaladas câmeras filmadoras dentro da sala de aula da escola onde atuam. Isso mesmo! Não estamos falando de câmeras nos corredores ou pátios das escolas, mas dentro da sala para vigiar alunos e professores!

Pelo menos uma escola pública do Cruzeiro e outra do Riacho Fundo I já contam com este tipo de equipamento dentro das salas de aula.

Mas esta política foi discutida em algum lugar? Qual a posição da SEDF sobre isso? Autorizou? Pais, alunos e professores foram ouvidos?

E o que você, leitor deste blog, acha desta situação?

.

Washington Dourado

88 Responses to Câmeras dentro das salas de aula das escolas públicas do DF?

  1. Rodrigo disse:

    Considero um absurdo!

    Penso que os diretores(as) devem explicações.

    Curtir

    • marinalva da silva veras disse:

      falta despeito com todos os envolvidos isso sim, uma gestão que não confia em si mesma, ao invés de ter uma conversa franca …e expressar clareza sobre a sua proposta de forma a ter um bom exito em sua em seu trabalho, é converssando que se entende…

      Curtir

    • rosa disse:

      Quem quiser entender o motivo das câmeras, é o que Rodrigo disse acima. Michel Fouccoult , em seu livro “Microfísíca do Poder ” relata maravilhosamente a questão do dominar para ter o poder, tirar a privacidade, expor. Faz um paralelo com a “Panótica” Penso que a secretaria não pode colocar câmaras. Não é legal. Vamos à procura dessa reposta, colegas?

      Curtir

  2. Jack disse:

    fascismo?

    Curtir

  3. Professora disse:

    Vejo que a instalação de câmeras em todas as dependências das escolas do DF deveria ser de uso obrigatório e custeada pela SEDF, uma vez que todos nos sabemos que diariamente nos professores somos ameaçados e também agredidos não só por alunos como também pelos seus responsáveis. A realidade nas escolas do DF é extremamnete precaria e totalmente desprovida de policamento adequado portanto preventivo que promova a integridade dos alunos e professores. Não é novidade para as autoridades e demais membros da comunidade escolar, que dentro das escolas cresce assustadoramente o numero de pequenos furtos e o trafico de drogas, ora, como conter esses absurdos dentro das escolas? O uso das câmeras é um aliado não só dos professores mas também dos alunos que são furtados e agredidos por gangues.

    Curtir

    • Débora disse:

      Concordo plenamente.

      Curtir

      • Débora disse:

        E tenho certeza que se o tema “instalação de câmeras em toda a escola” fosse debatido na minha escola, a comunidade escolar concordaria com a instalação.

        Curtir

        • Rúbia disse:

          Concordo com você.Penso que a comunidade escolar,pelo menos a que eu conheço,adoraria esta ideia.A violência está grande demais e todos somos vítimas,independentemente de sermos professores,alunos ou comunidade.

          Curtir

    • Roberta Fernandes disse:

      Eu tambem acho uma boa, ia nos ajudar.

      Curtir

    • Junior disse:

      Trabalhei em uma escola onde há instalações de câmeras ,em todos os ambientes, da secretaria ás salas de aula,diminui em muito o índice de vandalismo e pequenos furtos,alem disso o recurso ajudo os vigilantes que prestam plantão noturno nas escolas.No geral o objetivo das câmeras é apenas obter imagem,o professor não precisa se intimidar,

      Curtir

  4. Débora disse:

    Não vejo nenhum absurdo nisto.

    Curtir

  5. Danielle disse:

    Concordo plenamente.

    Curtir

    • robson disse:

      Apoiado. Não dá pra pintar as salas de aula de uma escola 2 vezes por ano pq ficam todas pichadas por conta de alunos.
      Ajuda a conservar o patrimônio, pq menino não vai jogar cadeira pra cima na hora que estiver em aula vaga ou durante trocas de professor.
      E para aqueles que estão preocupados se as câmeras vão filmá-los, não se preocupem, normalmente elas são colocadas na porta da sala, viradas para os alunos, não conseguem focalizar o professor.

      Curtir

  6. Wellington disse:

    Passei por várias escolas e infelizmente vi muitas situações desagradáveis, mas esta sobrepuja tudo que já vi.

    Curtir

  7. Professora quase nomeada. disse:

    Eu usarei uma citação para responder a sua pergunta WD.

    A situação dos professores perante a mudança (educaional) é comparável à de um grupo de atores, vestidos com traje de época, a quem sem prévio aviso se muda o cenário, em metade do palco, desenrolando um novo pano de fundo, no cenário anterior. Uma nova encenação pós-moderna, colorida e fluorescente, oculta a anterior, clássica e severa. A primeira reação dos atores seria a surpresa. Depois, tensão e desconcerto, com um forte sentimento de agressividade, desejando acabar o trabalho para procurar os responsáveis, a fim de, pelo menos, obter uma explicação. Que fazer? (ESTEVE, 1992, p.93)

    O que somos afinal? Ou o que pensam que somos? Mudam nossa vida profissional, mudam nosso ambiente de trabalho, mudam até a nossa forma de dar aula e a essência de nossa profissão sem que sejamos consultados?

    Somos PROFISSIONAIS ou MARIONETES?

    Curtir

  8. Professora quase nomeada. disse:

    Não estou me referindo à instalação das câmeras, não teria problema nenhum em ser vigiada. Refiro-me ao fato de sermos surpreendidos com essas “inovações”. Meu comentário anterior relaciona-se ao fato de sermos deixados de lado de todas as decisões que têm relação estrita à nossa profissão.

    Curtir

  9. Jim. disse:

    Descordo dessa implantação, e é uma realidade, o CED 104 do recanto das emas tbm colocou nas salas de aulas, a direção em especial é despreparada e desconfia da competência dos professores a todo momento, meus alunos já presenciaram cenas de coordenadores gritando com professores nos corredores e diretor chamando alunos de nomes que me envergonho de repetir aqui, quero ver se isso eles vão disponibilizar para os pais ou para SEDF. A escola melhorou em relação a ultima direção mas isso esta sendo feito através de gritos com alunos e professores, desrespeito total, desvalorização do profissional, o que eles buscam são os votos da sociedade que não sabem o que se passa la dentro com seus filhos e nem com os professores de seus filhos.Professores devolvidos, professores deprimidos, professores humilhados essa é a nossa triste realidade.

    Curtir

    • Jim. disse:

      Discordo*

      Curtir

    • Alessandra disse:

      Mais um motivo para se ter câmeras instaladas na escola. Você não acha, Jim? Não vi instalação de câmeras nas salas de aula e sim televisores. Se a direção não instalar câmeras, esses televisores serão danificados ou subtraídos.

      Curtir

    • Cesar Ricardo disse:

      E vcs se calam diante estes diretores e coordenadores?
      Se gritam é porque deixam, abaixam a cabeça pra eles!

      Curtir

  10. Jim. disse:

    Discordo*

    Curtir

  11. MAURO FRANÇA. disse:

    SOU TOTALMENTE A FAVOR!
    A câmera mostra a realidade dos fatos que ocorrem em sala de aula e que não devem ser segredo pra ninguém. Trata-se de um EXCELENTE instrumento que evita as tradicionais ACAREAÇÕES entre professores e alunos, promovidas por alguns Diretores INCOMPETENTES, diante de ocorrências indesejáveis no cotidiano da Escola; inclusive naqueles desastrados CONSELHOS de CLASSE com a participação de alunos, que sempre acabam em estressantes bate-bocas inconclusivos quanto aos esclarecimentos, pra definição de quem é o dono da verdade dos fatos.
    A câmera é uma aliada do Professor e da seriedade de seu trabalho em sala! Com a sua utilização, qual aluno vai contestar suas próprias atitudes e posturas inconvenientes no ambiente escolar?
    Que seja muito BEM-VINDA a CÂMERA, não só em SALA de AULA, como nos corredores e etc.
    A SEGURANÇA contra a CRIMINALIDADE, também ganha muito com elas!

    Curtir

  12. Professor João Rosa Borges disse:

    Se o dirigente maior da rede não discute o que vaI fazer, não será o diretor de escola que o fará. Isto tudo é o reflexo da falta de diálogo na rede. A colocação de câmeras nas escolas, incluindo ai, nas salas de aulas, deveria ser discutida e aprovada nos conselhos escolares,e caso fosse aprovado, ai sim, teria um maior respaldo da comunidade escolar. Chega de diretor achar que é dono de escola e fazer o que bem entende.

    Curtir

  13. JOÃO MATTERSON disse:

    Não vejo nenhum problema nesta ação, ela pode ser de responsabilidade dos diretores ou da própria SEEDF. A nossa escola é pública, sou funcionário público, portanto minha aula é publica; não vejo nenhuma invasão de privacidade sobre as pessoas tomarem conhecimento do que acontece na minhas aulas, vejo ainda a oportunidade na manutenção e preservação da integridade física dos professores que constantemente é ferida por alguns alunos, “santinhos” na visão dos pais, que não demonstram disciplina nem respeito aos professores e colegas de classe.

    Curtir

  14. carlos disse:

    com certeza não teremos imagens de maços de dinheiro sendo colocados em cuecas….

    Curtir

  15. Um absurdo. Já trabalhei em três escolas com câmeras e só eram utilizadas para vigiar o professor e nunca foram usadas como meio disciplinar para com os alunos. Imagina o poderíamos fazer de melhorias nas escolas com o dinheiro gasto para colocar câmeras em sala? Pois o gasto com este tipo de sistema é muito alto!
    “Isto é uma vergonha!”

    Curtir

    • rosa disse:

      Quem entende de direitos humanos deve estar entendendo essa discussão sobre câmeras. Quem não entende, procure saber porque é um assunto seríssmo.

      Curtir

    • alexandre ribeiro da costa disse:

      Parabéns pelo sábio comentário Hilton Ribeiro. NUNCA utiliza para disciplinar alunos, apenas para crucificar professores.

      Curtir

  16. João José Carneiro disse:

    N vejo nada de mais nisso, pelo contrário, ajuda o professor e
    preserva o patrimônio.

    Curtir

  17. Polyanna disse:

    Não vejo nenhum absurdo, não me sinto desrespeitada ou invadida. Sou honesta na execução do meu trabalho, mas fico feliz em saber que situações que fogem ao meu controle poderão ser vistas e analisadas por outra ótica, bem como preservar a integridade dos alunos e as instalações da escola.

    Curtir

  18. profª esperançosa disse:

    Mais uma desse secretariozinho medíocre sem consultar os professores, pais e alunos.

    WD, será que teremos uma boa notícia após o carnaval? Esse incompetente e a corja serão dispensados de uma vez?
    Ninguém mais aguenta esse circo de imbecilidades na SEDF.

    Curtir

  19. Alex disse:

    Isso deveria ser uma política pública a muito tempo. Dessa forma evitaríamos, ou pelo menos faria as pessoas pensarem no que fazem no ambiente escolar, tanto docentes, professores, estudantes e pais. Inclusive, na sala dos professores deveria haver câmeras, bem como nas CRE’s.

    Curtir

  20. Professor em duvidas disse:

    Pesssoa, estava viajando de ferias e cheguei ontem. Fui convocado pro concurso, porem so estou com a declaração e o historico de conclusao do meu curso. Posso tomar posse so com a declaração e o historico? Por favor, alguem que souber me responda. Obrigado.

    Curtir

    • profª D disse:

      Conforme está no edital mesmo assim entra em contato com a unidade2 3910-1860-1861 (se conseguir) para melhores esclarecimentos.

      Curtir

    • Cleber disse:

      Rapaz há uma lista de exigências, corra à CRE mais próxima e se informe. Ou pode perder o prazo.

      Curtir

      • Professor em duvidas disse:

        Prof D, não entendi sua resposta, posso tomar posse e entregar o diploma no dia 02/03/?

        Curtir

        • Profª D disse:

          Convocação de Professores – Aviso n° 01/2013

          7 de fevereiro de 2013em Notícias

          A Secretaria de Educação do Distrito Federal convoca para o preenchimento de vagas na Carreira Magistério Público, os candidatos aprovados em concurso público realizado pela Fundação Universa, em 19 de setembro de 2010.

          Os convocados deverão comparecer, dos dias 5 a 8 de fevereiro de 2013, obedecendo aos dias e horários estabelecidos no cronograma constante neste aviso, no auditório do Centro de Ensino Médio Paulo Freire, que fica na SGAN 610. No dia estipulado é necessário levar somente a carteira de identidade, CPF e diploma exigido no edital do concurso. Na data, os convocados serão encaminhados para a apresentação dos exames pré-admissionais.

          No dia do encaminhamento será entregue a listagem dos exames de saúde, constantes na lista divulgada no aviso abaixo.

          Prof. essa informação está na página da SEDF.
          O jeito é acelerar para resolver.Vc disse que tem “declaração e histórico” – O DIPLOMA é exigido conforme o edital.

          Curtir

    • Alda disse:

      Em 2011 uma amiga tomou posse com a declaração e o histórico. Deram um prazo de 60 dias para apresentar o diploma.

      Curtir

  21. Alessandra Godoi disse:

    Qual o problema de se ter câmeras instaladas pelos corredores da escola e dentro de salas? Sou extremamente favorável e são muitas as razões. “Ser vigiado” é argumento de quem faz um trabalho “duvidoso”. Para os que são responsáveis e comprometidos com o ensino (a maioria dos meus colegas da Secretaria de Educação do DF), as câmeras não farão diferença alguma.

    Curtir

  22. Cleber disse:

    Gostaria que fossem filmados sim. Principalmente para os pais verificarem o comportamento de seus filhos e para que a comunidade verificasse o quanto trabalhamos, assim, muitos boatos não verdadeiros cairiam por terra. Em um colégio onde trabalhei à noite, havia câmeras nos corredores. Resultados: zero depredação, zero brigas, zero tráfico, zero armas, e olha que o ambiente escolar noturno é bastante peculiar. Experiência aprovada.

    Curtir

  23. Beti disse:

    Sou totalmente a favor,pois quem não deve não teme!!!!!!!!!!!!!!Somos profissionais comprometidos e responsáveis pelo que fazemos em sala de aula e fora dela!!!!!Agora quem gosta de humilhar,expor os alunos,cuidado,vc estará sendo filmado!!!!!!!!!!!!!!!!!!Bjsssssssssssssssss

    Curtir

  24. sem terra e sem teto e sem cameras disse:

    Sou totalmente a favor, e peço também que instale na sala dos diretores, assistententes, coordenadores, limpeza e conservação, na minha casa, e no BBB.

    Curtir

  25. walker disse:

    Absurdo… e outras prioridades existentes nas escolas… e lá se mais dinheiro público… já imaginaram?

    Curtir

  26. Wandilson Morais disse:

    Na minha escola elas estão sendo instaladas e isso não me constrange. O que tenho a temer, ou melhor, o que nós, professores competentes, temos a temer? Minha filha estudou em uma escola pública no Plano Pliloto – CEF 04 – que possui câmeras instaladas, professores responsáveis e competentes, bem como uma direção atuante e comprometida. Qual é o resultado disso? Ideb elevado e satisfação de todos. O trabalho pedagógico de qualidade só tem a ganhar!

    Curtir

  27. alexandre ribeiro da costa disse:

    Eu acho um afronto à autoridade do professor, afinal estas câmeras em hora alguma é pra olhar os alunos, jamais, acordem pessoal, é EXCLUSIVAMENTE pra filmar, olhar, observar a atuação do professor em sala de aula.
    ABSURDOOOOOOOOOOOO

    Curtir

    • Débora disse:

      Absurdo… Na minha Escola foram justamente os professores que pediram a instalação das câmeras. Convocamos os pais e eles também apoiaram.

      Curtir

  28. Aline Hollyday disse:

    Sou a favor, inclusive na escola em que trabalho a proposta já foi feita até por nós professores e ficou para esse ano abrirmos um debate com o restante da comunidade escolar.

    Curtir

  29. professora disse:

    Na minha opinião vai depender da intencionalidade da ação, se for para policiar e oprimir o professor, repudio total com tal atitude que pode denunciar autoritarismo e terrorismo por parte dessa gestão, ainda mais se não houve debate entre as partes…

    Curtir

  30. Helder disse:

    Para os que acreditam que as câmeras são a solução dos problemas das escolas públicas eu tenho uma solução ainda melhor: EAD para os pobres! Professores somente para os filhos dos ricos. Sim ! isso seria incrível! Não haveria mais problema de depredação do patrimônio público, o aluno não teria mais contato físico com o professor, não teria mais traficante nas escolas. Cara, é tão bom seguir a linha de raciocínio de gente tão inteligente e criativa!. Vocês sabem realmente como usar a tecnologia em benefício da educação. “E tudo isso para sua proteção..”

    Curtir

    • Cesar Ricardo disse:

      hehehe, boa resposta Helder, esse povo aqui vive em outro planeta! (Plebe Rude né?). Então, exato, e para completar, poderíamos colocar vidros espelhados onde o diretor (a) possa ver os meliantes (professores e alunos, rsrs) sem ser visto. Outra medida interessante são os pontos eletrônicos e chips para verificar onde estão os alunos (vixe, só não sei se os professores vão gostar dessa, pontos eletrônicos, hehehe)..

      Acorda povo!

      Curtir

    • Bruna disse:

      Pra se fazer um curso á distancia se necessita maturidade já que ser autodidata há que ter um nível de responsabilidade que não se pode exigir de um aluno do Fundamental.

      Curtir

  31. Deise Souza disse:

    Olá colegas, trabalho em uma escola em São Sebastião, onde quase todas as dependências têm câmeras. No início fiquei intimidada, mas depois percebi o quão é saudável o uso de câmeras nas salas de aula e em outras dependências da escola. Primeiro, as câmeras só têm imagem não têm som, elas ficam posicionadas para as alunos, os professores só aparecem nas imagens quando estão pela sala de aula, quando estão no espaço do quadro-negro não são visto. Segundo, o índice de vandalismo, de brigas, de furtos diminuíram consideravelmente. Quando cheguei à escola já existiam as câmeras, não participei do debate de implantação, mas, agora, sou totalmente, a favor.

    Curtir

  32. Professor disse:

    Eu me sentiria mais seguro sim até por que sou professor e as alunas são espertas de mais para criar alguma situação, tomos todos os cuidados é claro, mas já seria uma maneira de inibir certas atitudes.

    Curtir

  33. dani disse:

    Preferia uma escola com uma bela bibilioteca,recursos audiovisuais, laboratórios equipados, isolamento acústico e térmico organização e alunos interessados e disciplinados. Como é impossível….tanto faz as instalações ou não das câmaras.

    Curtir

  34. Ray Costa disse:

    Não vejo constrangimento algum em ter câmeras na sala de aula. Quando estava ocupando o cargo de vice-diretora várias vezes fui convidada pelos meus colegas professores( Professora Eugênia, Professor Vanilson, Professora Rilda, Professora Célia, Professora Adva, Professora Isabel, Professor Germar) para assistir as apresentações dos trabalhos dos alunos. Eram aulas lindas que mereciam um arquivo. É uma pena essas aulas não terem sido filmadas.

    Curtir

  35. Nara disse:

    Não vejo motivo para isso, mas, já que está ocorrendo, acredito que teriam que instalar em todos os setores da escola, sem exceções.

    Curtir

  36. Mara disse:

    Não quero e não aceito câmeras em minha sala de aula.

    Curtir

  37. mariza disse:

    Atenção,cade a conversa com a comunidade escolar?fala sério,daqui a pouco eles vão dizer como dar aula,fora Denilson…….

    Curtir

  38. Rilda disse:

    Na escola em que trabalho as câmaras foram colocadas nas salas de aula, corredores,no pátio e no estacionamento com a aprovação dos professores e do conselho escolar. O resultado foi excelente pois, acabaram as brigas, vandalismo e com os furtos em sala de aula, além de melhorar consideravelmente a segurança.

    Curtir

    • Lena disse:

      Concordo com câmaras nos corredores, no pátio,estacionamento/outros. Nas salas de aula com aprovação dos professores que estarão na regência. Ainda o professor é “autoridade máxima” em sala de aula deve ser consultado e sua opinião respeitada.
      Basta de tratores atropelando e passando por cima dos professores.

      Curtir

  39. carol disse:

    Sou a favor desde q decidido por todos e não imposto! Sou a favor desde q instaladas em.todos os lugares: direçao de preferencia com audio, salados servidores da limpeza, cantina, sala de coordenacao e secretaria, salas ambientes, patio, parque, corredores e salas de aula bem como banheiros dos alunos! Somente em sala de aula sou totalnente contra! Vamos mostrar a verdade já q é para ser filmado. Inclusive em processos de sindicância poderia servir como prova material já que a maioria dos profissionais calam-se para nao se “indisporem” com direção!

    Curtir

  40. Luciano Marim Lopes Bogalho disse:

    Põe uma câmera seguindo o Governador 24 horas por dia que garanto que assistiremos atitudes que podem comprometê-lo.

    Curtir

  41. samuca disse:

    É, vamos gravar tudinho que acontece na escola, as condições precárias da escola, a falta de ventilação das salas de aula, as paredes sujas, a falta de respeito dos alunos para com professor e a minhas aulas que são planejadas e excutadas com objetivo de oferecer uma aula de qualidade cumprindo o conteúdo letivo com aulas dinâmicas e criativas e levar a o Secretário de Educação para ver se ele reconhece o quanto o professor merece ganhar um salário melhor, e não esquece de gravar quantas vezes eu já fui trabalhar doente por não ter um plano de saúde para ir ao médico, porque o vale doril não dá para pagar um plano de saúde para mim. Depois que o Big Bhother fizer toda esta avaliação a câmara ficará todos os dias na minha sala de aula, pois não tenho dúvidas que tenho compromisso com a educação dos meus alunos e do meu filho que é aluno da escola pública.

    Curtir

  42. deuslene disse:

    Concordo plenamente é uma questão de segurança . Demorou .

    Curtir

  43. Bruna disse:

    Na nossa escola tinha câmeras insuficientes, por exemplo, faltava na sala dos professores, e aconteciam roubos nesta sala. Nós pedimos pra ampliar e agora estamos mais seguros. Me sinto mais comfortada com as camêras nas salas. Com a violencia nas escolas, algumas vezes contra o professor, são indispensáveis essas câmeras. É necessário esse controle e nunca vi ninguém controlando professor e sim, aos alunos.

    Curtir

  44. Bruna disse:

    Lembremos que é na sala de aula que ocorrem depredação do patrimônio, roubos, inclusive na bolsa das professoras, modificação de notas nos diarios, brigas, etc, sem contar que já houve até estupro na hora do intervalo.

    Curtir

  45. Rafael Andrade disse:

    Sou favorável o uso da câmera. Para quem diz que isso viola a privacidade, a sala de aula é espaço público. Espaço privado é dentro de sua residência.

    Curtir

  46. Luci Mota disse:

    As câmeras seriam úteis pra mostrar aos pais o que seus filhos fazem de verdade nas escolas. Ao mesmo tempo, pessoas violentas não se intimidam por imagens, quebram as câmeras. Filmar as aulas por imposição parece mais uma forma de repressão aos professores que proteção e meio de evitar a violência. O bullyng e violência nas escolas é um problema político e social, a sociedade e não a escola que está doente. Ao invés de realizar gastos e colocar recursos para serem estragados em sala de aula, o governo deveria estar preocupado em cuidar das famílias e resolver a ” doença ” da sociedade. Professores não são culpados pelos problemas familiares dos alunos, a violência que eles manifestam na sala de aula são os reflexos da própria família.

    Curtir

  47. Adriana disse:

    Concordo. É um ato de prevenção…E não incomoda ninguém. Proteção de professor e aluno deve ser prioridade. E quem não deve não teme.

    Curtir

  48. Dedo-duro disse:

    Acho totalmente desnecessário câmeras em sala de aula SENDO QUE as câmeras do lado de fora, em sua maioria, nem funcionam, e não têm sequer manutenção básica.

    Curtir

  49. Tonia disse:

    Concordo,
    vejo como uma forma de ajudar o professor, pois isso evita que os alunos tenha atitudes inadequadas, como mexer nos objetos do professor, riscar as paredes, etc., gostaria que fosse instaladas em todas as salas.

    Curtir

  50. Dinha disse:

    Absurdo, nos gabinetes de governador, secretários, etc. è uma boa ideia.

    Curtir

  51. Jonas disse:

    Espero que estes que concordam tenham freio ABS na língua e paciência com os alunos, ja que somos adultos, e se as Câmeras são para provar que os alunos nos agridem, revide de quem na sala de aula é rrresponsável pela classe não vaí poder existir.

    Curtir

  52. leila disse:

    Concordo, podem colocar por toda a escola (salas,pátios, estacionamento…)Contanto que realmente as imagens sejam gravadas, assim podemos nos defender quando os pais chegarem exaltados em defesa dos seus anjinhos ou quando tiver desavenças,agressões, brigas, furtos,Teremos “vigilância” no período de aulas, vai intimidar muita gente e teremos menos problemas. (assim espero…se funcionar)

    Curtir

  53. Marcela disse:

    Não ligo para as câmeras.Dependendo da situação como muitos já falaram pode até ajudar.

    Curtir

  54. Iva disse:

    no CEF 01 do paranoa já tem a mais de 1 ano

    Curtir

  55. Professora Letícia disse:

    Concordo com o uso de câmeras, como proteção para o aluno e proteção para o professor. Como fui “vítima” (alguns sopapos vieram em mim) de alunos que simplesmente começaram a brigar dentro da sala – e eu grávida – se a câmera estivesse lá, com certeza eu teria um respaldo maior para comunicar o fato aos pais e até mesmo à direção. Os alunos também estariam protegidos de alguns professores que ainda cometem bullying contra a minoria diferente.

    Curtir

  56. Rozana disse:

    Excelente ideia! O comportamento dos alunos melhora e muito com a instalação de câmeras.

    Curtir

  57. JORGE disse:

    Na escola em que trabalho existe monitoramento em todas as salas, cujo o intuito é unicamente proteger o patrimônio e evitar depredação. Todas as salas possui TVs de LED 43″, e sem monitoramento, nos intervalos haveria destruição. Em comum acordo com a comunidade, as câmeras foram instaladas, e não tem som, apenas filma e grava acaso haja necessidade de recuperar imagens. Não vejo mal algum nisso!!!

    Curtir

  58. Ericsom disse:

    Como pai de aluno e professor concordo com essa ideia

    Curtir

  59. Francisca disse:

    Ótima ideia, pois mesmo que eu erre eu vou poder reavaliar minhas atitudes e também e bom, porque os pais poderão acompanhar o comportamento/desempenho dos seus filhos.

    Curtir

  60. maria selma cavalcante disse:

    Concordo com tal atitude, até mesmo porque sou professora e não me sinto constrangida em nenhum momento em expor meu trabalho, muito pelo contrário terei o maior prazer em mostrar o crescimento dos alunos o o amor que tenho por minha profissão.
    Profissional que trabalha com dedicação não teme ser avaliado!

    Curtir

  61. Daniela disse:

    Sou contra a instalação de câmeras dentro de salas de aula,mas alguma coisa tem de ser feita para garantir a segurança dos professores,pois todos nós sabemos que os “adolescentes” e as “crianças” de nosso país,por certeza de impunidade,se acham no direito de fazer o que bem querem sem limite algum.Digo isso por ter ficado sabendo esta semana,que uma vizinha que já foi CT ,foi alvo de uma tentativa de estupro por parte de um aluno,dentro da escola em que dava aula,durante o intervalo das aulas.

    Curtir

  62. Reginaldo disse:

    Isso é mais um retrocesso na educação!!!!! Que tipo de alunos estamos formando: pessoas capazes de decidir seu futuro ou cidadãos presos em jaulas escolares, com medo dos docentes e do sistema? Que professores são esses que precisam ser vigiados para trabalhar? Não basta o descaso do Governo local com a nossa situação, com nossos baixíssimos salários e afins? Já não chega o lixo do BBB global? Poxa!!!! SOMOS MAIS FORTES QUE ISSO!!!! Sou contra a instalação de câmeras na sala de aula, contra a invasão e desvio da nossa liberdade. Não somos presos!!!!! Se a educação não resolver os problemas do País não serão as câmeras e seus carrascos que farão a revolução educacional que tanto precisamos…. Que vergonha!!!!!!! Fora, Agnulo!!!!!!!!!

    Curtir

  63. milts disse:

    ISSO É UMA VERGONHA, UMA TAMANHA FALTA DE RESPEITO COM PROFESSORES E ALUNOS. VOU CONCORDAR COM UMA PROFESSORA MINHA DA FACULDADE, ELA DIZIA QUE ESCOLA É PRESÍDIO, DIRETOR É O DELEGADO, COORDENADOR POLICIAL E PROFESSOR É O CARCEREIRO. SÓ FALTAVA ESSA MESMO IGUALAR ESCOLAS E PRESÍDIOS. QUE FALTA DO QUE FAZER. TANTA COISA QUE SE PRECISA EM UMA ESCOLA E DIRETOR GASTAR DINHEIRO COM CÂMERAS.

    Curtir

  64. Na escola onde trabalho, Centro Educacional Pompílio Marques de Souza, que fica em Planaltina/DF foram instaladas 2 câmeras em cada sala de aula. Sem ao menos debater com toda a comunidade escolar da região. Chegamos para trabalhar e lá fomos comunicados que as câmeras já estavam instaladas. Inclusive gostaria de orientações se a LEI Nº 4.058, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2007 DODF de 24.12.2007, não está vingente?

    Curtir