Sobre o pagamento da GAPED

O novo Plano de Carreira do Magistério Público do DF ampliou o conceito de regência de classe para efeito de recebimento desta gratificação específica que antes se chamava Gratificação de Atividade em Regência de Classe, agora se chama Gratificação de Atividade Pedagógica. Também as possibilidades de recebimento aumentaram. Então, se você se enquadra numa das situações previstas no artigo 18 da Lei 5105 e ainda não recebe a GAPED, solicite que o administrativo da sua escola faça a correção para o próximo pagamento, inclusive com o retroativo a março.

Veja o artigo 18:

“Das Condições de Percepção das Gratificações
Art. 18. Fazem jus ao recebimento da GAPED os professores de educação básica:
I – que, no efetivo exercício, estejam desempenhando atividades de docência na educação básica ou na formação continuada na Secretaria de Estado de Educação e de coordenação
pedagógica local;
II – ocupantes dos cargos de diretor, vice-diretor e supervisor em exercício nas unidades escolares da rede pública de ensino do Distrito Federal;
III – em atividades pedagógicas nas unidades centrais e intermediárias, entidades conveniadas ou parceiras formalmente constituídas, conforme norma específica editada pela Secretaria de
Estado de Educação;
IV – atuantes em laboratório de informática e laboratório de ciências;
V – atuantes em salas de leitura;
VI – atuantes como coordenadores de estágio;
VII – atuantes como apoio pedagógico;
VIII – afastados nos termos do art. 12, § 3º, na forma a ser disciplinada pela Secretaria de Estado de Educação;
IX – afastados para o exercício de mandato classista.”

.

Washington Dourado

Anúncios

65 Responses to Sobre o pagamento da GAPED

  1. esperando a regulamentação... disse:

    Washington,

    Meu caso que estou afastado para estudo, tenho que esperar a regulamentação?

    Obrigado!

    Curtir

  2. Maciel Silva disse:

    Caro WD,
    Todos os professores que estão afastados para estudo terão direito ao recebimento da GAPED, ou somente os que se afastaram no ultimo processo seletivo (a partir do dia 8 de abril de 2013)?

    Curtir

  3. ROGÉRIO disse:

    Sou professor readaptado e tenho direito ao GAPED? Fico na mecanografia.

    Curtir

  4. MANOEL BOMFIM PEREIRA disse:

    Wd, o valor relativo à GAPED aparece descrito separadamente do salário base no contracheque? Se sim, e como não recebo, sendo professor temporário, posso solicitá-la junto à secretaria?

    Curtir

  5. flávinha disse:

    WD, bom dia!

    Eu sei que não tem muita haver com o assunto, mas gostaria de alguma informação sobre a hora aula dos professores temporários, se haverá aumento ou não?… Por favor não se esqueça da gente! desde já agradeço!

    Curtir

  6. flávinha disse:

    Ops, muito…

    Curtir

  7. Izabela disse:

    WD como ou onde posso esclarecer dúvidas sobre os códigos do contracheque? Por exemplo, até o mês passado o meu padrão era o AD1 e agora é PQ3, não entendi a mudança, gostaria de saber mais. Pode me ajudar? Ainda estou inexperiente, sou do grupo dos recém convocados (posse fevereiro).

    Curtir

  8. É com muito pesar que vejo as conquistas de uma categoria extremamente sofrida e em petição de miséria que é a dos PROFESSORES DO DISTRITO FEDERAL. Enquanto obras e mais obras são construídas com o DINHEIRO PÚBLICO, observo que o reajuste prometido pelo DESGOVERNO DO DF não atinge em nada a tão sonhada ISONOMIA com outras carreiras do SERVIÇO PÚBLICO DO DF. Lastimo profundamente por todos os EDUCADORES,que só estão encontrando divergências em seus contra-cheques, enquanto os EMPRESÁRIOS de GRANDES EMPREITEIRAS acumulam riquezas às custas de nossos IMPOSTOS, que na verdade só servem para enriquecer à determinados agentes públicos. LAMENTÁVEL…

    Curtir

  9. rosanna disse:

    WD,
    O pedagogo e o professorda sala derecurso tb? Entende-se por atividade pedagógica aqueles que trabalham nas regionais de ensino? Por favor me ajude a entender. Grata

    Curtir

  10. Stella disse:

    E os professores de contrato temporários WD tem direito a essa gratificação?

    Curtir

  11. Ricardo disse:

    pois é acabei de compará os contracheques de fevereriro e maio e não vi nenhuma diferença o que está acontencendo é uma brincadeira de mal gosto? exijo um exclarecimento por parte de vcs do sindicato pois particpei da greve e estrepei finaceiramente e ate hoje ainda estou tentando me recuperar.

    Curtir

  12. Ale. disse:

    Há alguma previsão legal para reverter a atual situação dos professores que passaram mais de 700 de LTS e têm estes dias excluídos da contagem de tempo de serviço para promoção.
    Nos ajude, certamente somos muitos casos!

    Curtir

  13. Antonio Silva disse:

    W.D, o que entende-se por apoio pedagógico? Coordenadores, Orientadores, Professores readaptados que auxiliem na condição de suporte ou apoio?

    Curtir

  14. Bruna disse:

    Assim que , não existe mais nenhuma vantagem financeira para os professores que enfrentam as cheias salas de aula, que têm 15 diários a preencher semanalmente, que precisam sempre pesquisar, se atualizar constantemente, os mais expostos à violência escolar, e são os que fazem o trabalho mais estressante da escola?

    Curtir

  15. Alessandra disse:

    E os Orientadores Educacionais? Não tem direito a essa gratificação, já que atuamos também na área pedagógica.

    Curtir

    • Leila Cristina disse:

      Já que todos estão recebendo a GAPED está passando da hora de criar uma gratificação para aqueles que estão EFETIVAMENTE em sala de aula.

      Curtir

  16. Patricia disse:

    Olá WD. Gostaria de saber quem receber 13º de março, mas no pagamento de Abril deve esperar a diferença? Ou tenho que pedir na minha escola? Obrigada.

    Curtir

  17. Daiane disse:

    E o que melhorou pros CT’s ?

    Curtir

  18. Flavios disse:

    WD,
    PRECISO SABER SE POSSO TER UMA ATIVIDADE PRIVADA OU AUTÔNOMA FORA DO MAGISTÉRIO, TECNICO/CIENTÍFICO CONFORME O NOVO PLANO?
    PODE ME AJUDAR NESTA INFORMAÇÃO?

    Curtir

  19. Liliene Gomes Costa disse:

    Boa tarde, percebi que a nomenclatura do cargo de Especialista em Educação mudou virou Pedagogo – Orientador Educacional. Que novidade é esta? E os Oe´s tem direito a esta Gaped? Agradeço.

    Curtir

  20. junior piqueteiro do recanto disse:

    WD, gostaria de saber se os professores que trabalham na BIBLIOTECA BRAILLE de taguatinga que nunca receberam a REGÊNCIA DE CLASSE, podem solicitar a GAPED?
    O motivo do não recebimento desta Gratificação é que eles estão lotados na assistência da CRE de Taguatinga, mas eles efetivamente trabalham na biblioteca Braille, atendendo Alunos DV, professores Itinerante DV, Publico em Geral DV.
    Aqueles professores precisam de apoio, realizam um trabalho ímpar na inclusão de pessoas com deficiência visual na sociedade.

    Curtir

  21. Nayara disse:

    Washington Dourado, sou professora 40h e estou muito frustrada/indignada com o “aumento salarial” (sentimento este compartilhado por muitos professores), que me gerou um acréscimo de R$ 52,80, isso descontando o aumento do auxílio alimentação. Uma greve pra isso!?

    Curtir

  22. Hegel disse:

    deveria existir uma gratificação própria para o professor de verdade, aquele que enfrenta uma sala de aula todo santo dia…agora todo mundo recebe a gratificação conquistada graças a luta histórica dos professores, mas quem enfrenta os horrores e dissabores da sala de aula é só o professor mesmo…eita!!!…concordo plenamente com a bruna…

    Curtir

  23. filósofo disse:

    A gratificação foi estendida para todos, mas, o peso do pedagógico, continua nas costas de quem está em sala.

    Curtir

    • Buuuuu disse:

      Se ‘pedagógico’ for interpretado apenas no sentido restrito da palavra, realmente estamos indo de mal a pior.

      Curtir

      • Cristiane disse:

        Interessante o trabalho dos Orientadores ser colocado a parte do pedagógico. Acho interessante lerem nossa OP e conhecerem as atribuições dos Orientadores. Perpassamos, sim, no pedagógico, implementamos projetos, fazemos intervenções em sala de aula, acompanhamos o aluno fora do espaço escolar, seja com equipes multidisciplinares ( psicólogos, médicos, fonoaudiólogos, etc.), trabalhamos em parceria com a EEAA, Sala de Recursos, atendemos ad solicitaçoes e encaminhamentos durante o período de aula dos docentes, visitamos as famílias dos alunos e, ainda, juntamente com os Conselhos Tutelares buscamos parcerias com projetos e outras instituições para buscar novas estratégias para um ambiente escolar favorável à aprendizagem. Ou seja, trabalhamos com o aluno, professor e família.
        Entretanto, se ‘ pedagógico’ for interpretado apenas no sentido restrito da palavra, realmente estamos indo de mal a pior. Sugiro que os conflitos ocorridos dentro de sala de aula sejam resolvidos por lá. Já que, pelos comentários anteriores, percebi que ‘professor de verdade’ os ‘Orientadores’ não são.

        Curtir

        • Cristiane,

          Professor tem GAPED, orientador, GASE que é a mesma coisa.

          Curtir

          • Cristiane disse:

            Washington, sei que as siglas mudam mas se equivalem. Apenas percebi em comentários anteriores um ranso com os Orientadores. Alguns colegas professores acreditam que não somos merecedores das conquistas por não fazermos parte do ‘pedagógico’. Por isso, sugeri que lessem nossa OP para entender e se apropriar da nossa função. A mesma está disponível para download no site da SEEDF. Grata.

            Curtir

    • robson disse:

      Quando vamos comecar a discutir coisas importantes como essas citadas pelo filósofo, Stella, Hegel entre outros. Ultimamente só brigamos por $$$ para todos. E as condições de trabalho? Salas superlotadas, escola integral DE VERDADE e não esse arremedo que a SEDF quer implantar, alunos que infernizam a vida da escola e não podem ser expulsos (pelo regimento SEDF) ou transferidos ( pq a regional protege os “anjinhos”). Salário não é tudo, agora que passou a eleição, que tal nos concentrarmos em coisas que também são importantes?

      Curtir

      • drica disse:

        robson…tens razão, temos que lutar para melhorar nossas condições de trabalho e sou a favor da redução da nossa jornada para 30 horas. Temos que acompanhar os trabalhos do Sinpro, principalmente tratando-se das nossas reivindicações.

        Curtir

        • Rúbia disse:

          Drica,
          Já faço esta campanha por jornada de trabalho de 30 horas faz tempo,junto aos colegas.Já passou da hora de o sindicato discutir este assunto com a categoria.

          Curtir

      • Pamela disse:

        Antes de tudo eu preciso de dinheiro para sustentar a mim e minha família. O GDF não se importa com remuneração do professor e nem com condição de trabalho, estou em vias de surtar por ser professora e ser massacrada pelo governo e pelo sindicato que supostamente me representa. Já estou providenciando meu desligamento do sinpro.

        Curtir

      • Stella disse:

        Disse tudo Robson!

        Curtir

  24. Junior disse:

    WD, vc viu meu post sobre a biblioteca Braile de taguatinga que os professores não recebem a GAPED

    Curtir

  25. Janine disse:

    Não entendi direito, não ficou claro pra mim… Coordenador pedagógico irá receber essa gratificação?

    Curtir

  26. Professor invisível disse:

    olhei o contra cheque e me surpreendi…
    R$ 0,50 de aumento!!!! Foi pra isso que paralisei?
    WD, pq é sempre assim, pro CT?
    #pagamento por hora
    #aumento insignificante
    #discriminação……

    Curtir

  27. Thelma disse:

    Oi WD, não sabia que os orientadores faziam jus a essa gratificação e agora como correr atrás, uma vez que já saiu o contracheque de maio?

    Curtir

  28. fernanda disse:

    É verdade Robson, salário não é tudo, mas creio que tem algumas questões que não podem ser deixadas de lado agora.Uma delas são as pendências financeiras.Como é isso o governo nos deve e não vai nos pagar?

    Curtir

  29. Hegel disse:

    realmente robson, tens toda razão…o salário é só um elemento de algo bem mais complexo…afinal dinheiro não compra uma saúde física e mentalmente destruída…temos é que ter uma estrutura mais humana, mais competente…hoje o professor é o material didático mais barato e o para raio que recebe todo tipo de descarga de uma sociedade doente…

    Curtir

    • Professora Maluquinha disse:

      Já que agora readaptado e de mais tem a gratificação de regência que teve o nome alterado… Podem ter certeza vai chover de professor doente, com laudo de problema na voz e afins, pra sair de sala de aula! Só quem está em sala de aula sabe o que passamos, o desgaste que é… Não acho justo! A menos que criem outra gratificação pra quem está em sala! Pois é notório e real que nos desgastamos e cansamos imensamente mais!

      Curtir

  30. Esmeralda disse:

    WD,
    E os Orientares quando receberam gratificaçoes por atenderem alunos?????????

    Curtir

  31. Esmeralda disse:

    digo Orientadores.

    Curtir

  32. filósofo disse:

    Nada contra a GAPED para todos, porém, a regência de classe como o próprio nome diz, é para quem está em sala, isso não passa de mais um golpe, substituir a nomenclatura para tentar enganar… Que volte a gratificação para a regência de classe. Está difícil, pois, nem a licença prêmio a maioria pode tirar por estar em sala de aula. Punição para quem está em sala?

    Curtir

  33. Professor HOSTEOBALDO disse:

    O Tamanho Real da GRANDE VITÓRIA DA CATEGORIA após 52 dias de greve em 2012 e após 3 “calorosas” assembléias em 2013:

    R$ 241,17 – R$ 69,00(aumento do “vale coxinha”) = R$ 172,17.

    É obvio que haverá outro aumento em setembro de 2013 a ser recebido em outubro deste ano.
    Até chegar em outubro(4 meses) , o que fica evidente neste valor é:

    O tamanho do reajuste reflete o tamanho da mobilização da categoria?

    Curtir

  34. professor de portugues disse:

    WD,
    E a nomeações? Há noticias a respeito. Esperamos que vc cobri mais desse desgoverno PT.

    Curtir

  35. Prossora quase nomeada. disse:

    WD !
    Você respondeu alguns questionamentos e sei que é impossível responder à todos, mas notei que vc só respondeu, ao que me parece, aos professores de carreira. Afinal, os temporários têm ou não direito à tal gratificação?

    Curtir

    • Sheyla disse:

      Me junto a professora quase nomeada:
      E os temporários tem direito a essa gratificação?
      Em caso positivo, ela vem discriminada no contra-cheque ou já está inclusa no valor hora/aula?

      Curtir

  36. Maria Bezerra disse:

    Washington, sobre a GAPED e o novo plano de carreira é exclusivo do DF ? Os professores do GO estão incluídos também ?

    Curtir

  37. cinthia disse:

    Wd , no plano de carreira fica claro que receberá a gaped quem desenvolve atividade pedagógica. Quem trabalha na regional de ensino e atua na greb ( gerencia de educação básica) continua recebendo a gaped (antiga grc), porem os demais funcionários não recebem a mesma gratificação , porque o entendimento é que, o trabalho desenvolvido nos demais setores como grepav, grgp , greg etc é administrativo ( vale ressaltar que, tudo o que é feito é em função da escola e do aluno). Se estes setores não receberão a gaped, porque o sindicato dos professores, que não está diretamente ligado ao pedagógico passou a receber a gratificação como temos ouvido falar?

    Curtir

  38. Olá Woshington D., sou professora efetiva lotada na regional da Ceilândia e ontem quando fui pegar uma escola na regional me colocaram contra a parede. Me disseram que eu tinha duas escolhas: pegar uma carência temporária de 12 dias em substituição a uma professora de férias, e quando acabar, voltar para a regional e ficar de apoio “sem GAPED”, e como segunda opção, voltar pra sede e ver o que tinha lá e perder a regional de lotação. Pelo que entendi o professor em apoio também recebe gaped, como devo proceder nessa situação?

    Curtir

Comente

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: