Publicado o edital do concurso para professor da SEDF

desevendando-e-entendendo-o-edital-para-nao-perder-o-concurso

Finalmente! 

Como adiantado por este Blog na semana passada, saiu no Diário Oficial de hoje o edital para professor da Secretaria de Educação do Distrito Federal. 

Paço aos visitantes que comentem aqui sua impressões sobre o edital. 

Clique aqui e confira. Está na página 76, da Seção III

OBS: Depois de muita reclamação neste blog incluíram as vagas para Artes Plásticas.

Boa sorte e contem comigo e com este pobre bloguinho! 

.

Washington Dourado 

175 Responses to Publicado o edital do concurso para professor da SEDF

  1. mari disse:

    ÊÊ!! FINALMENTE!!!!

    Curtir

  2. Professora esperançosa por dias melhores disse:

    Muito feliz que tenha saído o edital, mas queria mesmo era minha nomeação do concurso de 2010. O bom desse edital é que especifica quantos serão chamados por semestre e poderemos concorrer para 2 áreas. Ponto positivo nesses quesitos.

    Curtir

  3. Felipe disse:

    Obrigado WD!!

    Curtir

  4. Fuscão disse:

    Nesse Edital de 2013 tem 15 vagas para Artes Plásticas 20 horas, no concurso de 2010 tem 12 nomeações sem efeito e falta convocar os demais classificados.

    Curtir

  5. charliane disse:

    #pânico

    Curtir

  6. Deisilany Mary disse:

    WD, e o de Orientador Educacional?

    Curtir

  7. Priscila disse:

    E aí companheiros de 2010, será que vamos ter que fazer essa prova novamente!!!!!????
    lamentável

    Curtir

  8. Aprovada disse:

    E a nomeação do restante do concurso de 2010, sai ou não sai?

    Curtir

  9. zirlene disse:

    NÃO VI DE ORIENTADOR EDUCACIONAL NÃO IRIA SAIR JUNTO? TEM ALGUMA NOVIDADE WD.

    Curtir

  10. graziela disse:

    Olá? Fiz segundo grau magistério e curso superior na época pedagogia com habilitação em orientação educacional. Só posso fazer fazer a prova para atividades caso eu tenha complementação pedagógica?

    Curtir

  11. Na dúvida disse:

    Em relação ao tópico 2.16. do edital… Quer dizer q professores efetivos não poderão fazer este concurso? Isso não é ilegal?

    Curtir

    • carlos ced 4 disse:

      Querida isso são requisitos para posse, no caso o cargo de professor é acumulável!!!

      Curtir

    • Prof. Rafael 2013 disse:

      LEI COMPLEMENTAR Nº 840 DE 23 DE DEZEMBRO DE 2011.
      Art. 46. É proibida a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto,
      quando houver compatibilidade de horários, para:

      I – dois cargos de professor;

      Curtir

    • Salatiel Ribeiro disse:

      Não é isso, são os corgos que não podem acumular, não é o caso de professor que é permitido acumular.

      Curtir

    • mara lucia disse:

      pode desde que haja compatibilidade de horário.

      Curtir

    • Carlos Augusto disse:

      Lendo os comentários estou vendo que o mesmo problema do concurso para professor temporário está acontecendo.
      Por mais que a LEI COMPLEMENTAR Nº 840 e a CONSTITUIÇÃO fazem as ressalvas quanto o acúmulo de cargos, o edital proíbe o acúmulo.
      No meu caso, não pude assumir os 4 chamados para assumir o temporário por não assinar essa declaração por ja possuir cargo público, indo na contramão do dizem tais leis citadas anteriormente. O Simpro conseguiu parecer da procuradoria autorizando a acumulação, porém, no meu caso, ate hoje estou na espera, pois os 4 chamados que recebi ja foram ocupados na época, e to na fila ate hoje sem nenhum sucesso.
      Nesse novo concurso ja é diferente pois na justiça o direito é garantido, mas traz muitas dores de cabeça.
      O certo seria o Edital colocar:

      2. DOS REQUISITOS PARA POSSE

      2.1.6. Apresentar declaração de bens que constituem o seu patrimônio, declaração de que não acumula cargo ou
      função pública, SALVO OS CASOS PERMITIDOS NA LEI COMPLEMENTAR Nº 840;

      Essa é minha opinião e acredito que essa alteração evitaria transtornos futuros.

      Curtir

  12. Lele disse:

    E o edital de orientador?

    Curtir

  13. Lucas Santana disse:

    Deveriam primeiro nomear os aprovados em 2010, tem muita gente esperando ser convocado, isso é uma questão de justiça.

    Curtir

    • Guilherme disse:

      Só não entendo como eles abrem 1 vaga pra LEM/Francês sendo que ainda há 5 aprovados no último concurso esperando para serem nomeados. Alguém poderia me explicar?

      Curtir

  14. Laiane disse:

    Bem o conteúdo esta bem tranquilo, menos questão de português… no edital não consegui ver o cadastro reserva, alguém viu? ??Por que só 200 vagas para atividades é pouco!

    Curtir

  15. Nick disse:

    Vai classificar quantas vezes o número de vagas?

    Curtir

  16. maresita disse:

    Alguém aí que tem conhecimento sobre concurso pode me falar quantas eles ainda podem chamar para Letras?? 19 vagas. É pouco demais!! Eles podem multiplicar isso,por favor,responda-me, não entendo disso,gente!!agradeço muito!!

    Curtir

  17. Diogo Pacher disse:

    O que aconteceu? O GDF reavaliou e entendeu que não são necessários professores de Ciências Naturais???

    Curtir

  18. Rita Ramos disse:

    Quanto à História o número de vagas diminuiu: para 20 horas, agora são só 15, ou seja, o corte será 75. O conteúdo está muito amplo e vago: conhecimento dos fatos históricos, historiografia e a parte de didática da História. Muito vago!

    Curtir

  19. JULIANA disse:

    DA AVALIAÇÃO DE TÍTULOS E DE EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
    9.1.Somente os candidatos considerados aprovados e classificados na Prova Objetiva de Múltipla
    Escolha, até a classificação correspondente a 5 (cinco) vezes o número de vagas ofertadas neste
    Edital,

    Curtir

  20. cara ridículo o edital para professor de educação física, cadê as partes anatomia -biológicas -fisiológicas.Me coloca regras de esportes como se a função da educação fisica escolar fosse essa

    Curtir

  21. Netinho Maia disse:

    Eu não entendi esta questão de abrir vagas para ARTES PLÁSTICAS e ARTES VISUAIS, já que artes visuais é apenas uma nova denominação para as artes plásticas, já que o termo “visuais” engloba as “novas” mídias e manifestações artísticas como a ciberarte e performance.

    Não seria o caso de entrar com algum recurso para que estas duas áreas se tornem uma só? Afinal, isso aumentaria as vagas e as possibilidades de aprovação para nós.

    Curtir

  22. Marcos disse:

    4 VAGAs para filosofia??? Duvido muito que a SEEDF, tenha tantos docentes dessa aréa..

    Curtir

    • Neimar disse:

      Marcos, também achei ridículo esse número. O problema é que dentro das escolas qualquer um que esteja sobrando é posto para dar aula de Filosofia. É muito triste.

      Curtir

      • Carlos CT disse:

        Nem CTs de Filosofia chamam por que qualquer um precisando de mais horas pega isso dentro da mesma escola. O mesmo com Sociologia e Inglês.

        Curtir

  23. Dan_SS disse:

    Em relação ao cadastro reserva de acordo o item: 12.1.A aprovação e a classificação de candidatos em número excedente ao número de vagas estabelecido neste Edital geram para o candidato apenas a expectativa de direito à nomeação, limitada ao prazo de validade do presente concurso público e observada rigorosamente a ordem de classificação dos candidatos.

    Pelo texto temos o seguinte entendimento: o candidato que conseguir a pontuação minima da prova fará parte do “cadastro reserva”.

    Curtir

  24. Ana Clara disse:

    WD, muito obrigada! Fiquei muito feliz por ter encontrado vagas para minha área. Sei que foi no seu blog que as solicitações , manifestações e pedidos são vistos pelo GDF ou mesmo através de sua fala.
    Agora, continuar estudando e pedir para Deus dar uma força também. Obrigada novamente ! E vamos conversando por aqui sempre!

    Curtir

  25. SILENE disse:

    QUEREMOS NOSSAS NOMEAÇÕES DO CONCURSO DE 2010

    Curtir

  26. Ale silva disse:

    E tal cadastro reserva!!! não vai ter??

    Curtir

  27. alice disse:

    da uma resposta sobre o de orientador…..quando saira?????noticias?

    Curtir

  28. Jefferson disse:

    Novamente o edital não fala claramente de cadastro reserva, mas: Item 9.1 Somente os candidatos considerados aprovados e classificados na Prova Objetiva de Múltipla
    Escolha, até a classificação correspondente a 5 (cinco) vezes o número de vagas ofertadas neste
    Edital, incluindo os empatados na última posição e a reserva de vagas para os candidatos com
    deficiência, serão convocados para a Avaliação de “Títulos” e “Experiência Profissional”, ficando
    os demais candidatos não convocados, reprovados e eliminados do concurso para todos os efeitos.

    Curtir

  29. Andréia disse:

    Obrigada Washington Dourado, soube do concurso pelo seu blog que sempre nos deixa atualizados. Continue com seu belo trabalho!

    Curtir

  30. Luiza disse:

    Não é justo termos que fazer tudo de novo…. inscrição, cursinho, noites, fins de semana… já passamos no concurso de 2010!! Se tem 200 vagas para atividades tem que chamar até fechar os 1817 já!!!

    Curtir

  31. JULIANA disse:

    5 X o nº de vagas…

    Curtir

  32. Evania Barros disse:

    Ótima notícia!!!. Pena que a perspectiva de vagas
    para Língua Portuguesa diminuiu mais ainda. São só 19 vagas… De qualquer forma, valeu a informação! abraço!

    Curtir

  33. IVONETE ALVIM disse:

    GOSTARIA DE SABER POR QUE NÃO SAIU PARA ORIENTADOR, MESMO PORQUE O COMENTÁRIO ERA QUE SAIRIA, DESDE 2011…

    Curtir

  34. Vanessa disse:

    O cadastro reserva será apenas 5 vezes o nº de vagas… muito pouco. No outro concurso era 15 vezes.

    Curtir

  35. Stela disse:

    Só 12 para português é pouco. Tem cadastro reserva?

    Curtir

  36. e o de Orientador Washington tem alguma previsão???

    Curtir

  37. Ana Luiza disse:

    WD, não serão convocados aqueles que estão no aguardo do concurso de 2010? Porque abriu para Língua Portuguesa, por exemplo, e estou aguardando ser chamada pois fui classificada.

    Curtir

  38. Jéssica Rosa disse:

    E o cadastro reserva, não consegui encontrar no edital…

    Curtir

  39. Andréa de Souza disse:

    em todas as áreas eles pedem licenciatura com complementação em PEL DE QUE SE TRATA REALMENTE?

    Curtir

  40. Bruno Gomides disse:

    Boa tarde pessoal. Eu gostaria de saber se os aprovados no concurso de 2010 serão convocados. Pois estou no cadastro de reserva

    Curtir

  41. lucierida disse:

    muito bom!!!!!

    Curtir

  42. Cecília disse:

    qual é a diferença entre Artes Visuais e Artes Plásticas???

    Curtir

  43. Roberta disse:

    Laiane, no edital diz que serão classificados até 5 vezes o número de vagas oferecidas em cada cargo, item 9.1.

    Curtir

  44. Alexandre Prates disse:

    Não sei porque ainda a instituição que organiza o concurso faz com que o candidato desembolse bastante dinheiro em depósitos no correio com comprovantes de titulação sem saber se vai ser aprovado, onde o certo seria ter essa comprovação depois de aprovado, pra isso mudar vamos ter que entrar na justiça, pois os gestores querem minimizar os despêndios deles e o concurseiro que se lixe!…

    Curtir

  45. poxa!!!!!!eu nao entendi porque nao saiu para Orientador educacional,há mais de 5 anos anos sem concurso?srá que ainda sai este ano?mas eu vou fazer este concurso sim com muito esforço

    Curtir

  46. de acordo com o que eu li esta escrito assim:será 5 xs o numero de vagas.logo no inicio do edital

    Curtir

  47. Naraiana disse:

    Achei confusa a pontuação das questões, não bate com o valor total por prova (conhecimentos básicos), achei 5 vezes para cadastro reserva pouco, esperava mais… agora é aguardar o concurso para Orientador. Estudar muuuuito!!!

    Curtir

  48. Andréa de Souza disse:

    GALERA JÁ ENTENDI, NÃO TINHA LIDO DIREITO, A COMPLEMENTAÇÃO É PARA BACHARELADO.

    Curtir

  49. Elis disse:

    OBRIGADA WD!!!

    Curtir

  50. gislalopes disse:

    cadê a reserva de vagas para portadores de necessidades especiais? vao impugnar o edital logo no começo??

    Curtir

  51. Thayane Cns disse:

    Só cinco vezes o número de vagas para o cadastro reserva?! é isso mesmo?

    Curtir

  52. carol disse:

    Sei que pela Lei 840 os aprovados do concurso anterior tem prioridade na nomeação durante a vigência de seu concurso, mas digamos que passa 2014 e Agnelo não nomeia todo o cadastro reserva de 2010, acaba a vigência do nosso concurso, ele já pode nomear os novos aprovados do concurso de 2013 sem nomear o restante de 2010?

    Curtir

  53. Mário disse:

    Dúvidas:

    Caro WD e demais colegas, especialmente, Atividades, Artes e Sociologia, eis algumas dúvidas:

    1. Inscrição somente para um cargo
    O edital determina que
    “3.7.No ato da inscrição, o candidato deverá optar por um dos cargos conforme Anexo I. Não será admitida ao candidato a alteração de cargo após efetivação da inscrição.”
    No entanto, a prova para atividades será no período matutino e para as disciplinas específicas no vespertino. Então, por quais razões aqueles que têm duas formações superiores por Pedagogia e Artes por exemplo, não podem fazer inscrição para os dois cargos?

    2. Artes Plásticas x Artes Visuais
    No Edital são postas como linguagens diversas! Há cargos diferenciados para professor de Artes Plásticas e Artes Visuais. Contudo, tanto nas Diretrizes Curriculares Nacionais como nas Orientações Curriculares do DF, as artes são divididas em Teatro, Música, Visuais e Dança. Se não há o componente curricular por que o concurso? É possível afirmar que de fato, Artes Visuais e Plásticas do ponto vista curricular têm os mesmos parâmetros. Seria somente uma questão de nomenclatura. Se é assim, então, por que não somar as vagas dos dois cargos? Dessa forma, teríamos para diurno 18 vagas e não 9 e seriam convocados para a prova de títulos 90 candidatos e não 45.

    3. Requisitos: Habilitações
    O edital determina licenciatura especifica para cada cargo, por exemplo, História, requisito Licenciatura em História; Sociologia, Licenciatura em Sociologia ou Ciências Sociais. Contudo, até 1999, por exemplo, formados em Filosofia recebiam habilitação, assentada no diploma, para lecionar além de Filosofia, Sociologia, História e Psicologia. E assim era para outras áreas.
    Não considero justo, nem pedagogicamente adequado, porém, é legal. Tanto assim que nos concursos anteriores, os requisitos postos consideravam aquela legislação.
    Obs.: aliás, a SEEDF usou aquela legislação no meu modesto entendimento de forma equivocada ao editar a Portaria 1698 (“Atendidos os requisitos constantes na Portaria nº 169/08, poderá o professor obter habilitação para atuar em componente curricular diverso daquele em que prestou concurso”). Como consequência, observamos colegas lecionando determinadas disciplinas com muitas dificuldades quanto ao domínio do próprio conteúdo.

    4. Conteúdo para o cargo de professor de Sociologia
    O conteúdo proposto do edital representa somente uma das Ciências Sociais, a Sociologia sem nenhuma referência aos conceitos e teorias da Antropologia e da Ciência Política.
    Cabe ressaltar que o Ensino Médio, a disciplina é denominada Sociologia por razões históricas, contudo, conforme todos os documentos nacionais Diretrizes, Parâmetros, Orientações Nacionais, a referida disciplina deve representar também as demais Ciências Sociais ou seja a Antropologia e Ciência Política. Essa condição inclusive está expressa no currículo das escolas públicas do DF.
    Cabe ressaltar ainda que a proposta de conteúdo no edital é a mesma elaborada pelo professor Eurico e por mim para um concurso (1995) em relação ao qual compusemos a banca organizado pelo antigo IDR (órgão extinto do GDF,). Desde então,não foi modificado por outras bancas (CESPE, FUNIVERSA). Mas, as orientações se modificaram, a Sociologia se tornou disciplina obrigatória em 2008 sob essa perspectiva de representar as Ciências Sociais.

    Curtir

  54. Edinaldo disse:

    Caro professor Washington Dourado, boa tarde!

    Fiquei furioso porque o edital não prevê o ingresso do professor formado em Ciências Naturais. Como eu posso fazer concurso para contrato temporário para a área de Ciências Naturais e quando sai o edital para os cargos efetivos não haver vagas para Ciências Naturais? As vagas para esta área existem e estão sendo ocupadas por professores temporários. Como então não abrir vagas no edital para que seja preenchidas?

    Abraço

    Curtir

    • Edinaldo disse:

      Caro professor Washington Dourado, boa tarde!

      Fiquei furioso porque o edital não prevê o ingresso do professor formado em Ciências Naturais. Como eu posso fazer concurso para contrato temporário para a área de Ciências Naturais e quando sai o edital para os cargos efetivos não haver vagas para Ciências Naturais? As vagas para esta área existem e estão sendo ocupadas por professores temporários. Como então não abrir vagas no edital para que *sejam preenchidas?

      Abraço

      Curtir

  55. Dan disse:

    Também achei pequeno o cadastro reserva, deveria ser no mínimo, 10 vezes o número de vagas. Será que não tem possibilidades de fazer uma negociação com a seedf e retificar o edital?

    Curtir

  56. Leo Caldas disse:

    WD,
    Esse tanto de vagas pra educação física significa que teremos aulas para os alunos de séries iniciais?

    Curtir

  57. Sandra disse:

    Os concursados de 2010 perderam o direito de uma futura nomeação com a abertura do novo concurso?

    Curtir

  58. Raquel disse:

    Caro Washington,

    No edital do concurso para professor consta que o candidato para ser nomeado para o cargo de língua portuguesa/Libras deverá ter licenciatura em língua letras com habilitação em Libras ou bacharelado em letras/libras com complementaçao pedagógica em programa especial de licenciatura.
    O decreto 5.626/2005 habilitou pelo prolibras (exame de proficiência do mec) os aprovados a atuarem como professores e intérpretes.
    O edital porém, não inclui esses candidatos aprovados no prolibras. Gostaria de saber se isso não seria incostitucional???
    Além disso, pelo mesmo decreto foi habilitado que pessoas que tivessem licenciatura em língua portuguesa e pós-graduação em Libras poderiam exercer a proficiência.
    Gostaria do seu esclarecimento sobre essas questões visto que sou formada em letras com habilitação em língua portuguesa e possuo pós em libras, além disso tenho o prolibras 2012. Sendo assim, não poderei concorrer para este cargo?
    Além disso, acredito que no D.F apenas um turma foi formada na Unb. Isso não seria previlégio??

    Curtir

    • Mayara disse:

      Cara colega, quero deixar registrada e, dessa forma, reforçar seu comentário e dúvida referente a este mesmo assunto. Também possuo licenciatura em língua portuguesa e pós-graduação em Libras e quero algum esclarecimento. E de fato, o decreto 5.626/2005 habilitou pelo prolibras (exame de proficiência do mec) os aprovados a atuarem como professores e intérpretes. Sendo assim, há necessidade de revisão.

      Curtir

  59. Maria b. disse:

    E o de orientação?alguma notícia WD

    Curtir

  60. Concurseiro disse:

    Juridicamente e até moralmente é muito estranho, mesmo que legal, publicar um edital de concurso especificando número de vagas durante a existência de concurso válido e com cadastro reserva formado! O edital abre concurso para sociólogo com 3 vagas, ou seja, o GDF assume necessidade de 3 profissionais nesta área, porém existem mais de 40 sociólogos concursados esperando serem nomeados. Assim, o GDF parece conceber o Cadastro Reserva apenas como um ato discricionário da adm. Acho que seria mais “normal” o concurso prever apenas a formação de CR, sem a indicação de número de vagas, o que inviabilizaria esse estranhamento.

    Curtir

  61. Jairton disse:

    Gostaria de um contato de advogado especialista em Concurso publico, pois pretendo entra com mandado de segurança.
    Se alguém conhecer, por favor, ajude-me.

    Curtir

  62. Raquel disse:

    Dourado,

    Sou professora formada em letras e tenho pós graduação em Libras (lato sensu). Poderei concorrer para o cargo de letras/libras? Além disso, o decreto 5.626/2005 assegura que caso não encontre pessoas com pós-graduação ou de graduação em Libras poderão ser ministrada por profissionais que possuam o exame de proficiência no ensino/tradução.
    Essa situação não seria uma inconstitucional?

    Curtir

  63. Jacirene dos Santos Marques disse:

    Já que o concurso abriu o certame para professor da área de atividades com a opção de 20h e também de 40h eu gostaria muito de ter a oportunidade de fazer as duas inscrições, mas pelo que vi no edital os horários das duas provas são iguais, me deixando impedida de assim proceder…É possível haver retificação quanto a data das duas provas de atividades?

    Curtir

  64. Jacirene dos Santos Marques disse:

    No site do IBFC consta : Impugnação do edital prazo 04/09 a 11/09. O que isso quer dizer?

    Curtir

  65. Prof. disse:

    Alguém sabe onde está no edital a quantidade de cadastro reserva?

    Curtir

    • Rita Ramos disse:

      9.1.Somente os candidatos considerados aprovados e classificados na Prova Objetiva de Múltipla
      Escolha, até a classificação correspondente a 5 (cinco) vezes o número de vagas ofertadas neste
      Edital, incluindo os empatados na última posição e a reserva de vagas para os candidatos com
      deficiência, serão convocados para a Avaliação de “Títulos” e “Experiência Profissional”, ficando
      os demais candidatos não convocados, reprovados e eliminados do concurso para todos os efeitos”

      Curtir

    • Andreia disse:

      Item 9.1

      Curtir

  66. jana disse:

    Estou com uma dúvida em relação ao Edital. Na parte Atividades, no quadro de atribuições e requisitos, diz que para concorrer ao cargo de professor Atividades, tem que ter Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em Normal Superior. Licenciatura plena Diversa ou bacharelado acompanhado em complementação Pedagógica com habilitação em series iniciais do ensino Fundamental. Essa questão da licenciatura Plena Diversa entendi que qualquer nível superior pode fazer prova para professor. Ex: uma pessoa formada em administração pode fazer para atividades?

    Curtir

  67. Esmeralda disse:

    Alguem sabe informar o salario??????? e o de Orientador??????

    Curtir

    • Rita Ramos disse:

      Está no edital, Esmeralda!
      “1.3.Os vencimentos, para a jornada de trabalho de 40 (quarenta) horas semanais é de R$ 4.343,18
      (quatro mil, trezentos e quarenta e três reais e dezoito centavos), e para uma jornada de trabalho
      de 20 (vinte) horas semanais é de R$ 1.764,42 (um mil setecentos, sessenta e quatro reais e
      quarenta e dois centavos).”

      Curtir

    • Andreia disse:

      Acredito ser o mesmo de um professor Classe A

      Curtir

    • NANDA disse:

      Aooo preguiça de ler o Edital….Quer passar mais quer tudo nas mãos…Snifff

      Curtir

  68. Marcos disse:

    Achei pouca vaga para cadastro reserva.

    Curtir

  69. Renata disse:

    Artes visuais e artes plásticas não é a mesma coisa?

    Curtir

    • Netinho Maia disse:

      Todos que cursaram Artes Plásticas sabem que Artes Visuais é apenas uma denominação mais nova (e mais coerente) para a mesma profissão (ou área, no caso dos licenciados).

      Só esta “bendita” banca não sabe disso!

      E aí fica a minha dúvida: o que se pode fazer para mudar isso?

      Curtir

  70. drica* disse:

    Nossa! ainda não chamaram todos concursados de 2010….lá vem mais 804 professores para chorar e reclamar as suas aflições enquanto esperam (anos)suas nomeações, no “pobre bloguinho”

    Curtir

    • Andreia disse:

      Mas essas 804 vagas são imediatas drica! Tem que ter essas 804 nomeaçoes logo no início. Agora, a galera do cadastro reserva que vai chorar.

      Curtir

      • Madrelisa disse:

        804 no prazo de 2 anos, ou seja, 4 semestres. No primeiro semestre serão chamados 201 candidatos entre todas as áreas e assim sucessivamente em cada semestre, totalizando 804. Ver edital, item 12.9

        Curtir

  71. Professora cansada de esperar! disse:

    Gente, eu fico muito feliz por todos que estavam esperando pelo concurso, mas me sinto muito frustrada. Percebo que de nada adiantou estudar e ficar em 21º no concurso de 2010, pois vejo que não serei chamada nunca.

    Curtir

  72. Professor: José disse:

    WD,

    Por que somente 5 vezes o número de vagas??
    e a diferença salarial entre 20 e 40 horas???

    Curtir

    • Antonio silva disse:

      Nosso plano de carreira ainda esta sendo implementado ao longo de 2013 a 2015. Com isso a partir de 2014 o salário de 20 horas basicamente será a metade do salário de 40 horas. Além do salário citado, há: R$ 378,00 de alimentação e R$ 200,00 de auxílio médico.

      Curtir

  73. E a prova oral para os professores de línguas?? E a prova prática para os professores de música? Não vi nada no edital falando sobre isso… tá cheirando a marmelada. O que acham?

    Curtir

  74. João disse:

    Boa noite,

    Gostaria de saber se posso fazer o concurso pra Letras/Libras, já que possuo a graduação em Letras Português e especialização lato sensu em Libras e o ProLibras (proficiência em Libras)….

    Curtir

  75. olinda maciel disse:

    Eu li o edital e não vi prova prática para a disciplina de inglês, será que só será prova objetiva

    Curtir

  76. Guilherme disse:

    Olá Dourado!

    Com esse novo concurso, o pessoal do cadastro reserva de 2010 “dançou”, não!?

    Curtir

    • Fuscão disse:

      To com essa dúvida também

      Curtir

    • Sergio Paulo disse:

      Pessoal, tem hora que vcs forçam demais!!! Enquanto o concurso de 2010 estiver em validade, não há o que temer. Podem abrir quantos concursos quiserem, mas vão respeitar o ordem da fila. Já passei por isso em 2.000. Junto comigo foi chamado gente de 99 e de 2003, sim porque só fui convocado em 2004.

      Curtir

      • Esperançosa disse:

        Obrigada Sérgio por essa informação, as vezes bate uma aflição diante de tantos comentários, mas é muito bom encontrar pessoas aqui como vc e a Andréia q nos motivam com respostas q nos faz acreditar q chegara nossa vez.

        Curtir

  77. Polly Aranha disse:

    Eu estava muito ansiosa pra ver esse edital, mas me sinto frustrada 2 vagas pra espanhol. Desanimei gente nunca vou conseguir até porque minha experiência profissional não vale por ser uma declaração do projeto que participei na faculdade ministrando aulas de espanhol. Ai que tristeza, estou pensando em nem fazer. Será que o número de vagas pode ser revisto?

    Curtir

  78. Dan disse:

    Olá Washington dourado!
    Achei muito pouco o número do cadastro reserva. Será que não pode haver um pedido de mudança para que, classifique no mínimo 10 (dez) vezes o número de vagas?

    Curtir

  79. Ju disse:

    Complementação em Pedagogia é o cúmulo do absurdo. Tem que ser Pedagogia, até porque têm muitos comprados. Deve prevalecer Pedagogia, como antes. Essa que é a educação de qualidade? existe uma máfia de complementação, e tem como ser provado. Não digo com todos, não estou generalizando. Temos como provar mais de 6 Instituições que venderam, DF, e GO. Agente só estávamos esperando sair isso. Coincidência. Atividades, pela manhã. Têm que ser todos em único horário, até porque todos são de nível superior. O edital já foi impugnado de 5a 11/09/2013. Por que desprezara CESPe/UNB? Para ser anula, , como em 2001?2002, Getúlio Vargas.

    Curtir

    • Professora disse:

      Você de certo fez o curso superior em Pedagogia, não é Ju? Não deve ter feito Complementação, certo? Então é mais grave do que eu pensei, uma pedagoga que deveria estar alfabetizando nossas crianças escrevendo “Agente só estávamos…”. Eu como professora de Língua Portuguesa me desespero ao ver tal aberração! Fica a dica: Preste mais atenção ao escrever e releia depois de escrito. Ah, eu fiz Complementação em Pedagogia.

      Curtir

      • Andreia disse:

        Por isso defendo que a prova deveria ter redação. Metade dos candidatos seria eliminado nela.

        Curtir

        • Junior disse:

          Concordo, com você, porque milhares de seriam reprovados.
          Eu estou inapto, porque estou com o cognitivo inválido. Mas tenho mestrado, já administrei aulas para professores de Portuguê .E hoje me encontro assim. Sabemos como começamos, mas não sabemos como terminamos. Por isso devemos ter dignidade e humildade, em julgar o outro. Boa sorte para vocês, vocês vão precisar muito.

          Curtir

        • Profeputoputista disse:

          Você, queria Andreia, também seria!!! “Metade dos candidatos seria eliminado?”. Cadê a concordância? O certo seria: metade dos candidatos seria eliminada. Ok?

          Curtir

      • Junior disse:

        Bem, vocé está certa, só que eu tenho como me respaldar.
        Estou afastado, depois de 16 anos de magistério, por conta de vários problemas, no cognitivo. Eu fui um excelente profissional.
        Eu não generalizei, me referi aos da máfia, você não está inclusa, não é? Estou afastada´porque não estava sendo um excelente profissional. Sou pai, e não gostaria que meus filhos tivesse professor como me encontro hoje.

        Curtir

  80. Ju disse:

    Digo, CESPE/UNB,para ser anulada…

    Curtir

  81. gislalopes disse:

    sinceramente, nao sei onde estao todas essas vagas…
    olhando as vagas q tao disponiveis na sedf do remanejamento nem tem onde lotar todo mundo…
    melhor colocar poucas vagas e chamar do q esperar 4 anos pra ser chamado…

    Curtir

  82. mikaelly disse:

    VOU CONCLUIR MEU CURSO SUPERIOR NO PRÓXIMO SEMESTRE, VALE A PENA ARRISCAR ?OU NÃO HA CHANCES DE SER CHAMADO POR NÃO CONTER TÍTULOS ?
    É o meu primeiro concurso, alguém me esclareça

    Estou estudando tanto 😦

    Curtir

    • Marilza disse:

      Pode fazer sim Mikaelly, a avaliação de títulos é meramente classificatória, ñ eliminatória… se vc passar e ficar dentro do número de vagas e ñ apresentar títulos, a única coisa que vai acontecer com vc é ficar mais atrás, como aconteceu comigo no de 2010… passei em 1736 como ñ tinha títulos fui para 1756, mas ainda fiquei dentro e estou aguardando ser chamada. Portanto, estude e boa sorte!!

      Curtir

    • Baby disse:

      Deveriam ser possíveis duas inscrições em cargos distintos já que as provas serão aplicadas em horários diferentes.Não tem nada a ver essa restrição , e quem tem duas licenciaturas e quer concorrer nas duas áreas?É óbvio que no ato da nomeação teremos que optar por um dos cargos, não somos tão ingênuos ao ponto de imaginar que tomaríamos posse nos dois.

      Curtir

  83. Pedagoga disse:

    1.000 para atividades?? como assim?? A carência é enorme e o governo oferece apenas esse quantitativo? É brincadeira né???

    Curtir

  84. Márcio disse:

    Olá Washington 5x o número de vagas para formar cadastro reserva é muito pouco, é irreal. Ao fim do tempo de validade do concurso, se o mesmo for renovado, muitas áreas não terão professores para serem nomeados.
    Outro ponto, podíamos ter o direito de nos inscrever nas duas opções, 40 e 20 horas.

    Curtir

  85. Ludmila disse:

    Um absurdo, se falar q não precisa de professor para ciências naturais, q não tem demanda, sendo q no concurso temporario realizado no ano passado 50 p cento dos aprovados estão trabalhando nas escolas, como isso é possível? Gostaríamos q o secretário respondesse.

    Curtir

  86. Sergio Paulo disse:

    Washington, no caso de MATEMÁTICA, deve ser também o seguinte o requisito: CURSO SUPERIOR mais COMPLEMENTAÇÃO PEDAGÓGICA (PEL) COM HABILITAÇÃO EM MATÉMÁTICA. É o meu caso, sou formado em Informática e tenho o PEL em matemática, mas o edital não contempla quem está na minha situação. Agradeço a atenção.

    Curtir

  87. Suzana disse:

    Até que enfim! Mas vi que na área da LIBRAS quem é graduado Pedagogia e tem especialização em docência em LIBRAS não poderá concorrer, pois o edital traz opção para quem é graduado em letras. Isto é injusto.

    Curtir

  88. O fator para o cadastro de reserva não era de 15 vezes, porque abaixo para 5 vezes. É pouco, principalmente para as áreas específicas.

    Curtir

  89. maria luiza disse:

    achei muito pouco 5x o numero de classificados deveria ser o mesmo do concurso passado 15x mais

    Curtir

  90. Azimar disse:

    Sergio Paulo, você está correto no seu questionamento: vários cursos superiores permitem que se faça complementação pedagógica. No edital, foi contemplado somente aqueles com o tíulo de bacharelado. Isso não é constitucional.

    Curtir

  91. Mary disse:

    WD, boa noite!
    Desta vez a banca não irá aceitar cursos de aperfeiçoamento como titularidade para a prova de títulos?

    Curtir

    • Andreia disse:

      Em 2010 tbm não aceitaram. Isso é comum em concurso para efetivo. Geralmente aperfeiçoamento só é aceito em prova de contrato temporário.

      Curtir

  92. Váleria Rodrigues Santos disse:

    oi pessoal, sou de musica e artes plásticas e também não concordo com a divisão para artes visuais… isto não existe. Quanto atividades ser pela manha, devemos sim exigir que possamos fazer as duas provas é uma chance a mais para todos ….

    Curtir

  93. Váleria Rodrigues Santos disse:

    ops, digo : quanto a atividades ser pela manha….

    Curtir

  94. jaqueline disse:

    Achei, o conteúdo específico de História muito vago…deveriam enxugar…fiquei em dúvida quanto a historiografia, questões relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem de História..nunca tinha visto isso em outras provas…não sei nem como esses temas serão abordados..

    Curtir

  95. Gisele disse:

    WD, não vamos poder fazer prova na manhã (atividades) e tarde (específico). Confirma isto. Obrigada

    Curtir

  96. Willians Luiz disse:

    Washington,

    Estou com uma dúvida cruel, já pergunte a banca, mas não responderam. Seguinte: PÓS GRADUAÇÃO EM DOCÊNCIA SUPERIOR, equivale ou supri o PEL (complementaçao pedagógica em programa especial de licenciatura)

    Aguardo.

    Curtir

  97. Rosangela disse:

    Por qual motivo o edital é contrário a nova lei 12.796 de 4 de abril de 2013 que habilita professores com magistério /nível médio a lecionar na educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental?
    Alguém responda-me.Será preciso entrar na justiça pra garantir o que está na lei?
    Art. 62. A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos 5 (cinco) primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio na modalidade normal. (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013)

    Curtir

  98. Junior disse:

    Já tem uma nova máfia, comprando diploma de Complementação Pedagógica, Pedagogia, em Planaltina de GO.

    Curtir