Comentários sobre o concurso SEDF/20103

1º – Tem gente comemorando antes da hora. A lista final de aprovados no concurso da SEDF/2013 só será conhecida depois de avaliada todos os recursos. O que foi divulgado ontem foi uma lista PARCIAL. Então, isso quer dizer que ainda é possível ocorrerem mudanças nesta lista sim.

2º – E o ranking final para efeito de convocação só será conhecido depois da fase classificatória. Ou seja: pode ser que alguém passou em primeiro agora, não apresente títulos e no ranking final fique nas últimas posições. Ou então pode acontecer de alguém que ficou mais embaixo agora, apresente títulos e fique no ranking final num posicionamento melhor.

3º – Até o dia 2 de fevereiro está aberta a fase de recurso ao “resultado preliminar da prova objetiva, desde que se refira a erro de cálculo da nota“. Veja no Edital item 11.1, letra C. Clique aqui e acesse a página para apresentação deste recurso.

4º – Em 2010 o edital previa um banco de reserva de 15 vezes o número de vagas previstas. Observe bem, o edital já previa este número. Mesmo assim tentamos aumentar este banco de reserva para 20 vezes. Isso chegou até a ser prometido ao Sinpro pelo Governo. Entretanto, logo eles recuaram da posição, pois na época foi feita uma avaliação e chegaram à conclusão de que uma mudança como essa fragilizaria todo o certame.

Na verdade, teve até briga de muitos que foram bem classificados contra quem não foi e queria o aumento do banco de reserva. Os primeiros com medo de cancelamento do certame foram contra qualquer mudança no edital.

5º – Mais uma vez estamos diante do mesmo dilema e eu só vou me posicionar depois que nosso jurídico avaliar muito bem esta questão.

6º – Na avaliação dos integrantes do Governo neste concurso de 2013 o banco de reserva terá mais de 4000 professores. Isso por que teremos 5 vezes este número de vagas previstas no edital, ou seja, 804 vagas.

7º – Tenho visto na internet um monte de informações e posicionamentos que beiram a má fé. É preciso ter muito cuidado, pois o que não falta é espertalhão querendo aproveitar da situação.

Vejo que muita gente não leu o edital e está por aí defendendo um monte de coisas sem nexo. Pessoal, estes concurso tem edital, que bom ou ruim está aí para ser cumprido. Por exemplo: vi há pouco uma proposta de mudar a regra de classificação. Isso é impossível! Pois no edital já está bem claro como isso deve ser feito, inclusive a pontuação referente aos títulos.

.

Washington Dourado

817 Responses to Comentários sobre o concurso SEDF/20103

  1. Bruno Matos disse:

    Galera, boa noite!
    Fiz o concurso para a SEDF para o cargo de professor de Química 20h e fui aprovado em 5º lugar. Como o edital previa apenas 1 vaga para esse cargo, e possui o limite de 5x o número vagas para formação de cadastro de reserva durante o prazo de validade do edital. Até o momento estou aprovado e classificado.
    Acontece porém que não sou licenciado em Química, apenas sou bacharel. Hoje procurei na UCB e vi que eles oferecem um curso a distância para complementação daqueles que são bacharéis e tecnólogos, eles chamam de PROFORM… Também vi que o edital prevê a possibilidade de quem é bacharel ter sua complementação realizada através de um Programa Especial de Licenciatura. Porém não sei se a SEDF reconhece o curso da católica como essa forma de complementação.
    Então gostaria de perguntar aos senhores, que têm mais experiência que eu… Sabem informar se o PROFORM é aceito como curso de complementação pedagogica para bacharéis pela SEDF?
    E outro ponto… Acreditam que durante o prazo de validade do concurso existe a possibilidade de eu ser convocado?
    Desde já agradeço a resposta dos senhores e sua atenção em ler meu texto que acabou ficando meio grande…
    Um abraço amigos professores…

    Curtir

    • Prof. Carlos disse:

      Bruno, a Complementação é valida, sim. Tem também em Claretiano.edu.br e outras. Tem uma portaria sobre isso. Mas acho que agora é chamado de Segunda licenciatura ou tem que entrar como portador de título.

      Curtir

      • Marina disse:

        Professor Carlos, por favor pode me explicar onde eu vejo a classificação de uma pessoa para eu avisar ela que está viajando. Ela passou para atividade com 48 pontos, e estou vendo varios comentários de pessoas falando que ficou em essa ou aquela colocação, ONDE EU ACHO ISSO ? aGADEÇO QUALQUER INFORMAÇÃO QUE ME AJUDE.

        Curtir

        • Prof. Carlos disse:

          Marina: Tem que entrar no site do IBFC.org.br com o procurar com o CPF e # inscrição. Ou ver no diário Oficial do DF do dia 20 deste mês.

          Curtir

      • marcia disse:

        gente eu gostaria de saber se alguém sabe se ainda pode ocorrer anulação de alguma questão da prova básica de atividades. Estou triste, pois tirei uma ótima nota na específica e fiquei reprovada por 6 décimos na básica.

        Curtir

    • Marileide disse:

      Caro colega o que você tem que ver é se a complementação vai te dar um diploma de Licenciado em Quimica reconhecido pelo MEC, é o que a SEDF exige….nos mais não precisa se preocupar como foi feito essa Licenciatura….espero ter ajudado e boa sorte.

      Curtir

    • Iverlene Pereira Costa disse:

      Essa complementação da católica é reconhecida sim e a SEE aceita ,pois tenho uma amiga q fez,….quanto a ser chamado já n sei pois tem q ver como ficaram seus concorrente.

      Curtir

    • Mariana disse:

      Olá Bruno, o PROFORM está embasado na Resolução 2/97 e o que chamamos de Complementação Pedagógica também, então acredito que seja a mesma coisa. Abraços.

      Curtir

    • Meg disse:

      Olá!
      Sou professora da rede e tenho o PROFORM e é igual ao antigo PEL pela UNB. Existe uma resolução nº 02 de 26 de junho de 1997 e está nos artigos 13 e 19 do Conselho Nacional de Educação. Dê uma olhada no parecer nº 4/97. Vale sim!

      Curtir

  2. lucierida disse:

    verdade outra coisa importante e que não aceitarão os recursos como questão 32 45 46 que deveria ter sido anuladas por ter dupla resposta e a 15 que não estavam em questão mudarão a letra agora minha pergunta e o governo garantiu que nossos recursos seriam avaliados a banca não deu nem uma explicação por que não foram aceitos ….

    Curtir

    • luana disse:

      Exatamente, e graças a esta falta de respeito fiquei fora da classificação. Estou muito angustiada, pois quando você fica de fora por culpa sua é uma coisa, agora, por causa de uma injustiça como esta, é duro de engolir, e mais duro ainda é ver quem foi beneficiado com esses recursos, erraram e ainda ficam cantando de talo em cima da gente, como se fossem muito espertos.

      Curtir

      • luana disse:

        “galo”

        Curtir

      • Rafael disse:

        Luana, infelizmente você e centenas de pessoas foram muito prejudicadas e outras beneficiadas com o recursos. Exemplo: Um colega próximo teve 53,00 no gabarito preliminar e outro 57,00. Com os recursos o primeiro pulou para 62,00 e o segundo ficou com 59,00. Resultado: Oq tinha a note preliminarmente menor ficou entre os 1000 e o q preliminarmente tinha a nota melhor ficou acima de 2000. Não quero dizer sobre injustiça, mas uma banca que coloca em jogo 10,2 pontos em recursos está assumindo o risco de prejudicar muita gente.Paciência!Mas que é ruim esse tipo de certame com tanta subjetividade, isso é sim. Não fiz a prova, mas penso que os que estiveram entre os 3000, margem de nota que muitos ficaram por razão dos recursos, deveriam se manifestar buscando os meios de terem reconhecimento de que os erros da própria IBFC os prejudicou. Quanto aos que tiveram sorte de pular de baixo pra cima, devemos desejar que sejam chamados. Há espaço pra todos. Sucesso!!!!

        Curtir

      • marcia disse:

        concordo.Será que nada poderá ser feito ainda?

        Curtir

        • Junior disse:

          Segundo Lei Distrital de nº 4.949/2012, a mesma explica que os recursos tem que ter fundamentos, é irrecorrível. Mas nem governo e nem banca pode usar desse pretexto para prejudicar candidatos, existem Leis bem maiores que essa. É inaceitável isto.

          Curtir

    • Sheyla Rose disse:

      Pura verdade, colega Lucierida!
      Na pontuação do 1º gabarito minha média ficou em 62,40, mas neste último, divulgado segunda-feira, fui prejudicada e agora minha nota parcial ficou em 57,40. Digo prejudicada, justamente pelas questões que vc citou… ao menos as questões 45 e 46 teriam que ser anuladas sem sombra de dúvidas, pela incoerência notória em sua redação. Como pode uma mesma pergunta, possuir duas respostas???
      Isso não tem cabimento!!!
      E contando com a questão “15”, minha nota subiria ainda mais…
      Certamente, se esses erros grotescos forem corrigidos, eu teria chances concretas de estar entre o nº de classificados.
      Só resta-me esperar em DEUS, pois essa banca IBFC, parece que não levou os recursos em consideração.

      Curtir

      • Sheyla Rose disse:

        … se esses erros grotescos “fossem” corrigidos…

        Curtir

      • Paulo disse:

        A nota de ninguém diminuiu, ou aumentou ou se manteve!

        Curtir

      • Sônia Guedes disse:

        Sheyla, a Letra correta é realmente a ” C “, o IBFC tem razão.
        Veja:

        Recurso elaborada pelo Prof. Robson Ribeiro – Conhecimentos Pedagógicos do GRAN CURSO-DF

        comuns a todas as áreas – SEDF (professor)
        Segundo Libâneo no primeiro capítulo – Tendências Pedagógicas na Prática Escolar- do livro
        Democratização da escola pública: pedagogia crítico
        -social dos conteúdos, São Paulo, Loyola, 1985, diz o
        seguinte:
        ” Vamos organizar o conjunto das tendências pedagóg
        icas em dois grandes grupos:
        pedagogia
        liberal e pedagogia progressista (…).
        O termo
        Liberal
        não tem sentido de “avançado” (…) apareceu como
        justificativa ao sistema capitalista (…). O termo
        progressista
        é usado aqui para designar as tendências que
        (…) sustentam implicitamente as finalidades socio
        políticas da educação. Evidentemente a pedagogia
        progressista não tem como institucionalizar-se numa
        sociedade capitalista.

        No item IV da questão 15 diz o seguinte:
        No que tange às tendências progressistas, tem-se qu
        e (…)
        são condizentes
        com as ideias
        implantadas pelo
        capitalismo.
        Se ser condizente é estar em harmonia, logo este it
        em está incorreto, pois contradiz o que diz
        Libâneo.
        PROPOSTA: Peço a alteração do gabarito da questão 1
        5 para letra C, apenas itens I e III
        estão corretos.

        Curtir

        • Junior disse:

          Acontece que a banca não referiu-se a Libâneo , e sim, ao PPP, de Carlos Mota, está igualzinho.

          Curtir

          • Dione disse:

            Júnior, a banca não se referiu a Libâneo na alternativa IV, mas o fez no enunciado da questão, que é a base de toda análise a ser feita para se encontrar a resposta correta.

            Curtir

    • Adriana disse:

      Seus tempos verbais estão corretos , pois fiquei sem entender??

      Curtir

    • marcia disse:

      pessoal, a questão 24, também acho que deveria ter sido anulada, porque segundo o enunciado teria que ser de acordo com a lei complementar e a letra b realmente esta errada, mas a letra d esta incompleta podendo ser considerada errada. o que acham? a 24 de atividades.

      Curtir

      • Junior disse:

        Acha, não, é certeza, porque de acordo com a Lei Complementar 840/2011 não está escrita aquela baboseira. Duas excetos, não existe.

        Curtir

    • Sônia Guedes disse:

      Lucierida, a Letra Correta é a “C”, neste caso o IBFC tem razão.

      Recurso elaborada pelo Prof. Robson Ribeiro – Conhecimentos Pedagógicos
      comuns a todas as áreas – SEDF (professor)
      Segundo Libâneo no primeiro capítulo – Tendências Pedagógicas na Prática Escolar- do livro
      Democratização da escola pública: pedagogia crítico
      -social dos conteúdos, São Paulo, Loyola, 1985, diz
      o
      seguinte:
      ” Vamos organizar o conjunto das tendências pedagógicas em dois grandes grupos:
      pedagogia
      liberal e pedagogia progressista (…).
      O termo
      Liberal
      não tem sentido de “avançado” (…) apareceu como
      justificativa ao sistema capitalista (…). O termo
      progressista
      é usado aqui para designar as tendências que
      (…) sustentam implicitamente as finalidades socio
      políticas da educação. Evidentemente a pedagogia
      progressista não tem como institucionalizar-se numa
      sociedade capitalista.

      No item IV da questão 15 diz o seguinte:
      No que tange às tendências progressistas, tem-se qu
      e (…)
      são condizentes
      com as ideias
      implantadas pelo
      capitalismo.
      Se ser condizente é estar em harmonia, logo este it
      em está incorreto, pois contradiz o que diz
      Libâneo.

      PROPOSTA: Peço a alteração do gabarito da questão 1
      5 para letra C, apenas itens I e III
      estão corretos.

      Curtir

  3. Marcos disse:

    Me envergonha ver pseudo professores, defendendo apenas seus interesses pessoais, tais como ampliação de cadastro de reserva, o edital já previa e ponto final, acabou, também me impressiona o fato da pessoa prestar um concurso público e nem se dá ao trabalho de ler o edital, realmente esse leva de professores me preocupa muito.

    Curtir

    • luana disse:

      Me envergonha também, ver pessoas como você, tão preocupadas em destruir o sonho dos outros. O que te afeta? Tem medo do quê? Ou é só encheção de saco mesmo??!

      Curtir

    • Hanny disse:

      Marcos, acho que vc deveria agir como Cristo nos ensinou, pense naquelas pessoas que abriram mão de suas famílias, pessoas que gastaram dinheiro que não tinham por um sonho e percebem que seu sonho não se realizou, é muito fácil criticar, com certeza todas as pessoas que estão lutando para aumentar o número de vagas leram o edital, mais cultivam a esperança em seus corações para conseguirem algo que muito almejam, é por conta de pessoas egoístas que nosso mundo está como está, políticos que só sabem roubar e preocupar com seus próprios bolsos, pessoas que tiram a vida da outra como se fosse um animal sem o menor valor.
      Reflita meu amigo antes de colocar algum comentário como este, pois imagino quantas pessoas estão tristes e sofrendo quando leram o resultado, quando o ser humano começar a usar uma virtude chamada EMPATIA, ou seja, se colocar no lugar do próximo o nosso mundo formará e cultivará verdadeiros educadores, agora me dói pensar em pessoas que serão professores que já garantiram o seu lugar e se incomodam com pessoas que estão tentando ser contempladas também!! Se vc passou , fico muito feliz, mais pense mais no outro!!!

      Curtir

    • Silvia disse:

      Passei! Tenho títulos! E mesmo assim quero que amplie o número de cadastro reserva! Não olho apenas para o meu umbigo!Quero que outras pessoas tenham a mesma oportunidade que terei!

      Curtir

      • Israel disse:

        Parabéns Sílvia isso mostra que nesse mundo ainda tem pessoas humanas e solidárias.

        Curtir

      • Carlos André disse:

        Eu tenho o mérito de ter passado dentro do numero de vagas reservas, no entanto não tenho título nem experiência. Assim sendo se aumentar o cadastro reserva serei prejudicado por outros com títulos e experiência, No entanto se isso acontecer estou embasado para entrar na justiça contra qualquer tipo de lesão a meus direitos líquidos e certos.

        Curtir

    • marcia disse:

      Marco, concordo com vc, não deveria aumentar o cadastro reserva, o certo é zerar o cadastro desse e abrir outro concurso para que todos tenham outra oportunidade.

      Curtir

  4. Fabrício disse:

    WD,

    Você acredita, que durante a vigência desse concurso, eles chamarão todos que passaram no cadastro reserva ?

    Parabéns pelo trabalho !

    Curtir

    • Como fizemos nos outros concursos, vamos lutar e garantir que todos sejam nomeados.

      Curtir

      • Rodrigo C disse:

        Muito obrigado por tudo que tem feito por todos nós, Washington Dourado.

        Curtir

      • Misael disse:

        Parabéns por sua luta em favor dos professores, porém quero deixar claro que se existisse vontade política o Governo Agnelo poderia sim aumentar as vagas em 15X tendo em vista o Concurso ainda não ter sido homologado. Sei que é mais fácil dizer não>

        Curtir

        • Prof. Carlos disse:

          Não seria melhor lutar por um novo concurso (melhor organizado) para este mesmo ano?

          Curtir

          • Magna Silva disse:

            Concordo! chama logo dentre os dois anos de validade do concurso os 1000 classificados e o SINPRO luta por mais 400 vagas com cadastro reserva em 5x mais è simples, sabemos que a carência de professores é bem maior que a oferecida neste edita. O certo seria termos lutado pelo aumento do número de vagas, antes do edital ser lançado, já que aceitamos(nós e SINPRO), agora é o SINPRO lutar para chamar logo esses 1000 no tempo de 2 anos e realização de um novo concurso. Todo mundo sairia ganhando.

            Curtir

            • Magna,

              A lição do momento é esta: a briga pelo número de vagas tem que ser feita antes do edital ser publicado.

              Curtir

              • Rose disse:

                É verdade, WD!
                Creio que agora… todos aprenderam a lição.
                Contamos com sua colaboração em nossaslutas futuras.

                Curtir

              • Mauro disse:

                Com todo respeito WD, discordo PORQUE O CONCURSO AINDA NÃO FOI HOMOLOGADO. WD, de qual lado você está? do Governo ou dos Professores?

                Curtir

              • Se mudar o edital não for acarretar risco de cancelamento para quem passou, estarei do lado dos que fizeram a prova e não ficaram dentro do quantitativo de vagas previstas com o respectivo banco de reserva.

                Nos últimos 12 anos foi assim que sempre estive. Não vou vender ilusões.

                Curtir

              • Mendell disse:

                AMIGO WD, CLARO QUE NÃO ACARRETA CANCELAMENTO NENHUM, TENDO EM VISTA O CONCURSO AINDA NÃO TER SIDO HOMOLOGADO. SE TIVESSE DE SER ANULADO SERIA DESDE O INÍCIO COM TANTAS IRREGULARIDADES. AUMENTAR EM 15X É UM BENEFÍCIO PARA NOVOS PROFESSORES QUE PRECISAM DE UM TRABALHO.

                Curtir

          • marcia disse:

            Também concordo prof Carlos, pois nós nos dedicamos muito nos estudos para na hora da apuração ser desse jeito, sem organização. É de deixar a gente desmotivado .

            Curtir

        • Emanuel disse:

          Concordo plenamente, até porque 5 x acabará sendo insuficiente !

          Curtir

      • cleber machado disse:

        Ainda não fui nomeado WD, 19º em Física 40 h.

        Curtir

      • Fabrício disse:

        Obrigado por me tirar a dúvida !

        Curtir

      • Josivaldo disse:

        POR SUA INFLUÊNCIA SERIA IMPORTANTE COBRAR O AUMENTO DE VAGAS PARA O BANCO DE RESERVA EM ATÉ 15X, POIS AINDA NÃO FOI HOMOLOGADO O CONCURSO.

        Curtir

        • marcia disse:

          Seria ótimo se isso acontecesse, pois aí eu seria nomeada.Mas penso que seria impossível , pois já ocorreu outro concurso.

          Curtir

      • Carlos André disse:

        É por isso que te amo, mesmo sem você saber W D !!!!!

        Curtir

  5. Esperança Sempre disse:

    Verdade Washigton Dourado…acabei de ler o edital é 804 x 5 mesmo….feliz

    Curtir

  6. amor pela educaçao disse:

    Muito boa a sua posição, Washington Dourado,pois estou cansada de ver essa loucura das pessoas. Tem gente que ta entrando em recurso para mudanças de questões mandando sedex. Gente,vamos ser conscientes,é um concurso publico e nenhum concurso agradarà todos. Para quem passou,parabens!!! Para quem não conseguiu paciência. A vida segue!!

    Curtir

    • luana disse:

      Querida(o) amor pela educação, caso não saiba, a ideia de mandar o recurso por fax não foi ideia de ninguém daqui não, e sim, orientação da própria banca. Vai se informar melhor antes de falar asneira!

      Curtir

      • Andreia disse:

        Ela criticou o fato de estarem mandando recursos sobre as QUESTÕES do gabarito, o que não é mais pra ser feito, pois o prazo pra esse tipo de recurso já passou. O recurso de agora é sobre a soma das notas.

        Curtir

        • Prof. de Filosofia Indignado disse:

          Andréia se a Banca de Feira insistiu em permanecer no erro, vamos ficar aceitando esses desmandos?

          Curtir

          • Andreia disse:

            Vc pode partir pras vias jurídicas agora, mas através de recursos, não mais.

            Curtir

            • Junior disse:

              Antes da jurídica, se recorre administrativamente, porque você entra com uma representação contra a banca, se ao menos ter dado uma oportunidade dela se retratar. O que caracteriza má fé.

              Curtir

            • Prof. Filosofia disse:

              Querida Andreia responda somente uma coisa: VOCÊ ACHA ÉTICO A BANCA ANULAR QUESTÕES CORRETAS?

              Curtir

              • Andreia disse:

                Eu não acho nada, só estou explicando as etapas do concurso.

                Curtir

              • Edinalva disse:

                Certíssimo, professor! A Banca erra o gabarito, e nós pedindo justiça estamos errados??? Alguém tem que fazer alguma coisa. Foi o tempo que o povo se calava! Vamos lutar pelos nossos direitos sim!!!

                Curtir

        • Junior disse:

          Você está certa, disso? Você vai ter uma surpresa, por os secretários adjuntos da SE, já tomaram as providências cabíveis, exigiram que seja feita a correção no gabarito, sim.

          Curtir

          • Prof. Filosofia disse:

            Amigo Júnior, você é um cara legal, porém acreditar em conversa de político é o fim da picada, porque esses caras somente nos querem nos prejudicar. Veja o exemplo do Clamor dos Professores para aumentar em até 15X e cadê que esses magnatas não deram sequer nenhuma resposta. Pelo contrário disseram que eram Contra. Mais nas urnas esse encardido PT vai cair fora por essas atitudes de ignorar o povo!

            Curtir

    • Rose disse:

      Minha cara, reflita melhor antes de julgar as pessoas!
      Tem muita gente que foi aprovado (a) e também classificado (a) pelo gabarito anterior, e nesse agora, houve vários erros da banca que trouxeram grande prejuízo a quem foi aprovado por mérito.
      Será que vc compreende isso???

      Curtir

      • Junior disse:

        Vc está certa disto? Está insegura? Acaso está temendo ficar fora da classificação? Porque a maioria dos reprovados injustamente, vão se classificarem. Gostaria que agisse assim com você? Quando um candidato não tem sucesso, por falha dele mesmo, é aceitável, mas quando não, o mesmo briga pelos os seus direitos. Exercer cidadania é lutar, brigar pelos os seus direitos.

        Curtir

      • Junior disse:

        Me poupe com seus comentários infelizes, guarde- os para você mesma.

        Curtir

      • Junior disse:

        Está se achando.

        Curtir

    • Prof. Indignado disse:

      ESTÃO CORRETAS. SABE PORQUE? POR EXEMPLO, EM FILOSOFIA TEVE 06 (SEIS) QUESTÕES QUE ANTES ESTAVAM TOTALMENTE CORRETAS, PORÉM O IBFC PASSOU POR CIMA DOS ACERTOS E SIMPLESMENTE ANULOU TODAS. COMO FICARÁ ENTÃO GRANDE PARTE QUE SE SENTIU PREJUDICADO SEM PODER CORRIGIR ESSES DESMANDOS. CADÊ OS RECURSOS PUBLICADOS? O CERTO SERIA A RÉPLICA DOS RECURSOS!

      Curtir

    • Emanuel disse:

      Quero ver se você tem esse amor pela educação mesmo !

      Curtir

    • marcia disse:

      vc não passa de uma pessoa egoísta. Está vendo só o seu lado , gente como vc não vai pra frente não.

      Curtir

    • Su disse:

      DEVErIA ter a opção de curtir!!!!comentário excelente “amor pela educacao”

      Curtir

  7. Gilvanete disse:

    WD, entendo sua posição e concordo que só deva se pronunciar depois da avaliação do jurídico, mais com tantas creches sendo construídas e alunos que estão sem vagas como vimos no df tv você não acha que o ideal seria aumentar este cadastro, pela quantidade de professores para atividades neste concurso ainda vai continuar o déficit.

    Curtir

    • Gilvanete,

      A questão agora é se uma mudança no edital não vai provocar problemas de cancelamento de todo o certame. É isso que estamos avaliando.

      Curtir

      • marcio disse:

        Eu quero que cancele pouca vergonha na aplicação o pessoal colando na cara de pau e o fiscal nem ai.

        Curtir

        • O MP ainda está investigando. Mas nada falou até o momento.

          Curtir

          • marcia disse:

            Washington, eu gostaria que fosse cancelado, pelo fato de eu ter passado no outro gabarito e com o recurso mal feito reprovei, por causa de 6 décimos na básica, sendo que na específica eu acertei todas.minha nota seria ótima , estou decepcionada pelo fato de eu não só ter passado pelo primeiro gabarito e sim ficaria entre os primeiros pois gabaritei a específica, e fiquei de fora por 6 décimos na básica nota 17.4. Lastimável, frustrante.

            Curtir

          • A VERDADE! disse:

            WD vc SABE que não haverá problema pq o concurso não foi HOMOLOGADO… agora, vc te,todo o direito de não querer comprar esta briga pq é grande. Graças a Deus passei dentro das vagas, não preciso suplicar a um governo corrupto e sem a mínima vontade de apoiar uma classe tão desvalorizada como a nossa! Não é importante para nosso digníssimo governador Agnelo vencer as demandas da Educação preenchendo as vagas vazias, EDUCAÇÃO NÃO DÁ DINHEIRO! Por isso gente, PENSEM BEM ANTES DE VOTAR EM QUALQUER RATO! FORA PT E SUA QUADRILHA DO BRASIL!

            Curtir

            • “A verdade”,

              A mudança no edital agora pode sim prejudicar quem neste momento alcançou uma nota melhor. Pois como ainda há uma fase classificatória, no caso de um eventual aumento para 6, 7, 10,15 vezes, é fato que aquele que hoje está dentro da margem de 5 vezes, por causa dos títulos, poderia cair para uma posição pior. Eu não concordo com isso.

              Só aceitarei discutir algum eventual aumento se for para este acontecer depois da fase classificatória como está atualmente.

              Eu entendo a angústia de quem quer entrar, mas não vou apoiar algo que até aqui foi conquistado por mais ou menos 4000 participantes.

              Curtir

              • Professora que está a caminho de casa. disse:

                CORRETO!!!!!!!!!!É preciso garantir o direito até agora adquirido aos classificados no concurso segundo o edital que é a “lei” que rege o certame. Por fim , pode-se falar em ampliação de cadastro. Desde que não fira o direito dos possíveis eliminados. Por que estes também podem querer uma ” brecha” no edital para que não haja mais critério de eliminação. Ou seja, direito de um, direito de todos! Princípio da isonomia no Direito Administrativo.

                Curtir

          • Junior disse:

            Amanhã, nosso grupo, irá ao MP DF, provar mais irregularidades, como por exemplo, o gabarito. Quem se sentir injustiçado, divulgue nas redes sociais, e vêm somar com a nós.

            Curtir

          • Junior disse:

            O administrador tem o dever de anular se for constatada alguma irregularidade grave, que prejudique o princípio da universalidade de acesso aos cargos públicos.

            Olá…

            Pode ser revisto e anulado tanto por iniciativa da Administração (ela tem competência para rever os próprios atos), como através de um processo judical (em razão do Princípio da Jurisdição Una – Art. 5º, XXXV da CF/88).

            Curtir

        • marcia disse:

          sério? colando? , gente precisa de cancelamento, vamos lutar pra esse concurso ser cancelado, vamos fazer alguma coisa gente!

          Curtir

          • Ana disse:

            O louco! Eu passei no concurso. Na minha sala de prova foi tudo certo. Na minha disciplina apenas duas questões com recursos devidamente respondidos. Estudei, larguei emprego, fiquei sem grana…mas passei ! Agora anular? Vc está louco, não pensa nas pessoas aprovadas, não ?????

            Curtir

        • marcia disse:

          Triste é uma pessoa que tirou 50 na especifica e 17. 4 na básica. reprovado , frustrante

          Curtir

        • Junior disse:

          A banca ditadora, insistir em querer, que professores aceitem, os erros dela, está equivocada. Vamos provar que sabemos mais que ela, que a mesma é incompetente. Além da justiça cobrar dela, vamos publicar na mídia, ir em Taboão da Serra em São Paulo, já estamos formando um grupo bem considerável, para protestarmos.

          Curtir

      • Misael disse:

        WD DE FORMA ALGUMA TERÁ PROBLEMAS JURÍDICOS, TAMPOUCO CANCELAR O CONCURSO, POIS O MESMO AINDA NÃO HOMOLOGADO.

        Curtir

      • Edinalva disse:

        WD, eu conversei com um advogado quanto à questão de aumentar o cadastro reserva, e ele garantiu que não feriria em hipótese alguma o andamento do certame. Prejudicaria quem? O cadastro reserva não é direito líquido e certo de nomeação! O GDF teria um banco reserva, apenas. Nós sabemos que o DF não suprirá as vagas com apenas 1000 professores. E o que veremos, é que faltará professores em todas as Regiões Administrativas… E o que o Governo fará? Contratação temporária, que é o mais vantajoso para ele! Assim como o GDF tem um cadastro reserva de temporários, teríamos também um cadastro reserva de professores efetivos… Tão simples!!! Que o cadastra reserva aumente em 8, 10 vezes, não importa… Quem ficar nessa situação tem consciência de que poderá ser nomeado OU NÃO!!! [Parafraseando o que o advogado consultado afirmou]. Por favor, WD, leia e lute por isso! Em nome de JESUS.

        Curtir

      • sol disse:

        POR FAVOR WD me responda : a classificação minha é 8481 para atividades, pode-se ter esperança ?

        Curtir

      • vera lucia disse:

        ESTA BAGUNÇA TODA ELES MESMOS DESRESPEITARAM O EDITAL.E O CONCURSO NÃO FOI CANCELADO , PQ AUMENTANDO AS VAGAS VÃO CANCELAR? SEQUER DERAM RESPOSTA SOBRE A DECISÃO DE NÃO CANCELAMENTO. SÓ FICARAM EM SILENCIO E RESOLVERAM MANTER O CONCURSO! HA HA HA! VC DEVERIA APOIAR, VC SABE MUITO BEM QUE NÃO HOMOLOGOU O CONCURSO. O QUE ESTÁ ACONTECENDO MESMO? O QUE ESTÁ POR TRÁS DISTO TUDO???

        Curtir

  8. Jairo Dias disse:

    É uma vergonha isso! Como pode lançar resultado que no fundo não é real, este concurso está mais para inglês ver do que para contratar profissionais para atuar no sistema educacional do DF.

    Curtir

  9. Profª Cris disse:

    WD, tem alguma possibilidade de que foi aprovado fora do cadastro de reserva ser nomeado durante o período de validade do certame?

    Curtir

  10. Katia disse:

    WD. Não entendi quando disse q o banco reserva terá mais de 4000 professores. Os 804 mais 5 vezes esse valor? Podem chamar até 4000? Entendi certo?

    Curtir

    • Katia,

      O edital é muito claro:

      9.1. Somente os candidatos considerados aprovados e classificados na Prova Objetiva de Múltipla Escolha, até a
      classificação correspondente a 5 (cinco) vezes o número de vagas ofertadas neste Edital, incluindo os empatados na
      última posição e a reserva de vagas para os candidatos com deficiência, serão convocados para a Avaliação de “Títulos”
      e “Experiência Profissional”, ficando os demais candidatos não convocados, reprovados e eliminados do concurso para
      todos os efeitos.

      Curtir

  11. "ESPERANÇA" disse:

    Oi Bruno, pelo que sei só vão lhe pedir o diploma quando no ato da posse, portanto acredito que dará tempo para fazer a complementação, mas antes verifique tudo desse curso direitinho para não perder seu tempo. E quanto a ser chamado, também acredito que será sim, pois se no edital fala que convocará 5 x mais, vc com certeza está dentro e talvez seja o tempo q vc precisa p concluir o curso. Boa sorte e que DEUS lhe conceda essa glória.

    Curtir

  12. amor pela educaçao disse:

    Na prova de titulos vc tem que mostrar o diploma. Washington,vc acha que havera mudança muito grande na classificação? Passei entre 500 de atividade. Corro o risco de sair da lista?por favor responda!!!

    Curtir

    • Amor,

      O que pode alterar a lista são os recursos feitos agora. Lá para o início de fevereiro sairá a lista definitiva. Ai não mudará mais. O que vai mudar é apenas a ordem de classificação, mas ninguém que está dentro sairá.

      Curtir

    • Ana Vitória disse:

      Mas pelo que consta no edital, a prova de títulos tem validade para especialização, mestrado e doutorado, além de contar pontos a experiência profissional. Se não me engano, o diploma deverá ser entregue apenas no ato da posse. Estou correta? Agradeço se puderem me tirar a dúvida, já que o “amor” me deixou na dúvida…..

      Curtir

    • Andreia disse:

      Diploma só é mostrado no ato da posse. Não precisa mostrar agora.

      Curtir

      • Eva ferreira nascimento silva disse:

        Não é verdade no último concurso se eu tivesse apresentado o diploma da graduação minha classificação tinha melhorado quando apresentei os titulos.

        Curtir

        • Andreia disse:

          Eva, vamos ler o edital??

          9.5. Para fins de avaliação de títulos, não será considerado diploma, certidão de conclusão de curso ou declaração que seja requisito para ingresso no cargo concorrido pelo candidato.

          Curtir

        • maria disse:

          Verdade… fui aprovada no concurso anterior e, depois de apresentar o diploma de graduação, fui de 278º para 260º.

          Curtir

  13. marta disse:

    Olá prof Washington, obrigada pelos esclarecimentos!
    Gostaria de tirar uma dúvida, fiz para atividades 40h, no edital são 200 vagas imediatas, então para os títulos serão convocados 200×5 = 1000? é isso?

    Curtir

  14. Esperança Sempre disse:

    MAIS O WASHIGTON,PRA SER CHAMADO TDS 804 MULTIPLICADO POR 5,VAI TB PRA PROVA DE TÍTULOS? OU SÓ MIL?PQ SE FOR SÓ OS 1 MIL;COMO VAI SER CLASSIFICAÇÃO DOS RESTANTES?

    ME ESCLAREÇA POR FAVOR….BRIGADA!!

    Curtir

    • Que mil, Ana?

      Estamos falando de 804 de todas as áreas. E que 5 vezes 804 dá mais de 4000. Agora, para ver o número de cada área tem que pegar o edital e ler.

      Curtir

    • André Nunes disse:

      Esperança, se você fez para atividades, que eram 200 vagas, só vão ser aprovados os que ficaram até a posição 1000, que é 5 x 200. Todos que ficaram acima dessa posição serão eliminados. Quando o WD falou 4000, ele quis dizer de todas as disciplinas juntas e não 4000 de atividades.

      Curtir

  15. Fabi disse:

    Concordo plenamente com vc WD, as pessoas não leem o edital e fica querendo propor absurdos! Meu Deus! Gente, isso é um seleção! Tem aqueles que passam e aqueles que não passam! É triste mesmo não passar e sei que isso causa frustração, já fui reprovada no concurso anterior e fiquei muito triste, mas daí querer inventar regras para se dar bem é demais! Acho que realmente tem que tomar muito cuidado para não prejudicar aqueles que com muito esforço tiveram êxito no certame!

    Curtir

    • vera lucia disse:

      AS PESSOAS LEEM SIM, É QUE O EMOCIONAL ESTÁ ABALANDO AS PESSOAS. SÓ ISSO!

      Curtir

    • Rose disse:

      Fabi,
      O edital não nos dá respostas objetivas em todos os seus itens.
      O total de vagas p/ o cadastro reserva é uma dessa respostas “vagas”.
      Alguns dizem que para a área de atividades, serão 1000 vagas, ou seja, 200 x 5= 1000.
      Outros já afirmam que o cálculo correto é: 200 vagas imediatas + 5 x 200= 1200.
      Então, não vejo necessidade de ser tão irônica com os colegas que estão esperançosos para que seja o segundo cálculo e não apenas 1000 vagas no total.

      Curtir

  16. Desesperada disse:

    Washington, como funciona a anulação de uma questão? As outras questões valem mais? Se perde a nota anterior? Na minha prova teve anulação em matérias diferentes, e a nota também foi diferente. Em Português foi anulado duas questões e minha nota foi como se eu tivesse acertado uma delas, mas se foi anulada não deveria ser diferente? Agora na específica foi anulada duas que eu acertei anteriormente e eu perdi esses pontos. Fiquei confusa.
    Você pode me esclarecer?

    Curtir

    • Não. Neste caso ainda não tenho resposta. Mas com certeza vamos encontrar no edital

      Curtir

      • Desesperada disse:

        Washington, acabei de encontrar no edital ‘O ponto correspondente à anulação de questão da Prova Objetiva de Múltipla Escolha, em razão do julgamento
        de recurso será atribuído a todos os candidatos.’, porém meus pontos foram retirados nas questões anuladas, como posso recorrer? Peço nova correção? Oriente-me, por favor.
        Obrigada.

        Curtir

        • O prazo para este tipo de recurso já passou.

          Curtir

          • Desesperada disse:

            Como se o gabarito saiu agora?

            Curtir

            • Prof. de Filosofia Indignado disse:

              ISSO É UM ESTADO DE DIREITO OU UMA DITADURA? TEM QUE TER UMA RÉPLICA!!!

              Curtir

              • Junior disse:

                Apoiado. Temos passar conhecimentos verdadeiros, real, e rico. Não podemos admitir que nos obriguem a aceitar conhecimentos pobres, sem nexo. Afinal somos professores, estudamos para fazer a diferença.

                Curtir

          • Prof. de Filosofia Indignado disse:

            NÃO CONCORDO WD. SABE PORQUE? SE A BANCA INSISTE EM ANULAR QUESTÕES PARA BENEFICIAR A ou B QUE ANTERIORMENTE ERAM CORRETAS, ONDE FICA A POSSIBILIDADE DE CORRIGIR A INJUSTIÇA?

            Curtir

            • Agora só na Justiça. Mas você não pode deixar de levar em conta que a mudança ocorreu por causa dos recursos de muitos.

              Curtir

              • Rose disse:

                Desculpe-me WD, mas não consigo acreditar que professores aptos a participarem de um concurso de grade porte como esse, seriam capazes de elaborar recursos sem a mínima lógica!
                Estou quase certa de que a grande maioria dos professores não fez isso. É muito estranho a IBFC manter respostas erradas como certas, e deixar de anular questões óbvias como as de nº 36, 45 e 46.
                Sinceramente, não vejo EXPLICAÇÃO PLAUSÍVEL!!!

                Curtir

              • preocupada disse:

                Mas qual foi o critério para o deferimento desses recursos? O que está parecendo é que quem grita mais ganhou a questão ….

                Curtir

              • Olha só,

                A verdade é que antes dos recursos tinha um grupo prejudicado gritando. Agora tem outro grupo. Gente, impossível agradar e resolver o problema. E agora, não cabe mais recurso. Tem que ser com ação judicial.

                Curtir

            • Junior disse:

              Se eram corretas, você não vai perder nada, se anular. Professor tem que ter o discernimento do que é correta, e do que é errada.

              Curtir

          • Junior disse:

            Passou para a Banca, e para você, para justiça, não.

            Curtir

        • Leandro Teles Nogueira disse:

          Desesperada,

          Neste link (http://www2.ibfc.org.br/projeto/1328/recurso-classificacao/) vc pode entrar com recurso contra a sua classificação parcial. Vc deve detalhar o seu questionamento. Boa sorte!

          Curtir

          • Betina disse:

            Desesperada observe se a questão realmente foi anulada ou corrigida. Anulada: ponto para todos- Corrigida: ponto só pra quem acertou

            Curtir

        • André Nunes disse:

          Confira a imagem da seu cartão de respostas (disponível aqui http://www.ibfc.org.br/Concurso/concurso-selecionado.aspx?id=P6TYi3AaN2s=) e confronte com o gabarito oficial. Some os pontos de cada questão, incluindo as questões que foram anuladas.Cuidado porque para cada prova as questões tem um valor diferente. As questões que foram ALTERADAS só ganha os pontos quem marcou a resposta do gabarito após recursos. Se você tinha acertado a questão e, após os recursos, o gabarito foi alterado, você perde sim. Agora, se foi anulada, você ganha os pontos, mesmo que tenha errado no gabarito preliminar.

          Curtir

          • André Nunes disse:

            Se ainda assim sua nota estiver somada erroneamente pela banca, aí você tem direito ao recurso que está aberto. Agora se você discorda do gabarito, não tem chance de recorrer mais. Mas confira suas respostas baseado no cartão que você entregou para a banca (imagem), porque você também pode ter preenchido algo errado…

            Curtir

    • Silvia disse:

      Tem no edital! É só ler! Cada disciplina vale uma pontuação diferente! ;_ bjs!

      Curtir

  17. Tania disse:

    Gostaria de saber onde vejo a lista dos professores chamados
    para atividade do concurso de 2010 em que classificação está.

    Curtir

  18. fernanda disse:

    Boa noite,
    Fiquei em vigésimo oitavo lugar em educação física e vou terminar a faculdade só em junho. O que eu faço? Vou pro final da fila e se me chamarem novamente entro na justiça pra tentar segurar minha vaga? Obrigada

    Curtir

    • Teve uma mudança dias desses que permite a volta ao fim da fila
      Mas não me lembro agora qual é

      Curtir

      • Vanderlei CEM 111. disse:

        LEI COMPLEMENTAR 840(ESTATUTO DOS SERVIDORES DO DF);
        Art. 13. O concurso público tem validade de até dois anos, a qual pode ser prorrogada uma única vez, por igual período, na forma do edital.
        § 1º No período de validade do concurso público, o candidato aprovado deve ser nomeado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo na carreira.
        § 2º O candidato aprovado em concurso público, no prazo de cinco dias
        contados da publicação do ato de nomeação, pode solicitar seu reposicionamento para
        o final da lista de classificação.

        Curtir

        • Então está ai a resposta. É que eu não estava lembrando o dispositivo legal

          Curtir

          • fernanda disse:

            Obrigada pela ajuda. Já tinha uma ideia que poderia ser através dessa lei. Agora é aguardar e ir pro final da fila. Boa noite a todos.

            Curtir

            • Marcos Antony disse:

              Dependendo da sua instituição da para pedir adiantamento de outorga, ou seja adiantar sua diplomação mediante a justificativa de apresentar o titulo para assumir o cargo!

              Curtir

          • Emanuel disse:

            W D, queria saber se o jurídico do Sinpro está se movimentando com relação a chamar mais do que 5 x ou simplesmente acatará o “NÂO” do GDF !

            Curtir

            • Aumentar é uma decisão política. Só depois de feita a mudança é que poderá virar uma questão jurídica.

              Curtir

              • Prof. Rosa disse:

                AMIGO SEI QUE DE QUESTÃO POLÍTICA VOCÊ ENTENDE. PORTANTO LUTE POR NÓS PELO AUMENTO DE VAGAS EM ATÉ 15X COMO O DE 2010. 1) O AUMENTO NÃO PREJUDICARÁ NINGUÉM 2) NÃO TIRARÁ A VAGA DE NINGUÉM 3) CORRIGIRÁ O ANTECEDENTE DE 2010. OUTRA COISA MUITO IMPORTANTE É SOMENTE CLASSIFICAR EM DEFINITIVO APÓS O EXAME DO TÍTULOS. COMO VOCÊ TEM UMA ASSESSORIA JURÍDICA, POR FAVOR NOS AJUDE!

                Curtir

      • FALCÃO disse:

        tenta pegar uma declaração na faculdade em fevereiro quando começa a prova de títulos. Qual sua nota?

        Curtir

        • fernanda disse:

          Declaração de que estou formando? Tirei 53,4 sou surda unilateral e concorri pelas vagas de pne

          Curtir

          • Nati disse:

            Prova de títulos não solicita o seu diploma Fernanda!!! Pode se formar tranquilamente! PROVA DE TÍTULOS SÃO DE TÍTULOS! Parabéns pela aprovação!

            Curtir

  19. Maria disse:

    WD,

    Fiquei na colocação 70 no PNE, como nunca fiz para tal, gostaria de saber como fica a quantidade de pessoas que chamarão por semestre???

    Curtir

  20. Francy disse:

    Otimo posicionamento….

    Curtir

  21. clara disse:

    Gente é simples questão anulada quem acertou não perde quem errou ganha ponto.

    Curtir

  22. Manoel-Química disse:

    WD, é muito simples. Se o edital fala que é 5 vezes o número de vaga, não temos o que discutir.Não é questão de egoísmo, até porque fiquei fora do cadastro de reserva, mas sim de justiça. Querer mudar o valor de 5 para 15 é querer tirar proveito de uma situação visando o próprio umbigo. Pessoal, somos professores e, por isso, devemos ser justos, éticos e probos.Devemos espalhar esses valores perante os nossos alunos, amigos e familiares, logo, devemos dar o exemplo.

    Curtir

  23. mineiro disse:

    Não haveria necessidade de você fazer esses esclarecimentos WD. É vergonhoso que futuros professora não saibam disso.

    Curtir

    • Su disse:

      Depois dizem que a banca que está errada, afff…Não sabem nem o que o edital diz imagine as respostas das questões. Antes na prova de atividades o recurso era mudança de gabarito, a banca mudou, agora querem a anulação, isso já virou palhaçada.

      Curtir

  24. Deisi disse:

    Gente essa lista vai mudar e muito o critério de desempate vai ser utilizado por exemplo fiquei na classificacão em 918 para Educação Física mas tem mais 7 pessoas com essa classificaçao e tem várias pessoas com a classificação igual quando utilizarem o critério de desempate minha classificação vai cair e muito , ou seja já estou fora do certame… estou certa WD?

    Curtir

    • Andreia disse:

      Não está certa.

      Curtir

    • Leandro Teles Nogueira disse:

      Deisi,

      Eu não pensaria dessa forma. Eu fiquei na posição 23 em matemática 40hs e fiz um verificação nas notas e posições dos candidatos até a posição 72. O resultado foi que tinha 73 candidatos. Ou seja, tinham muitas posições vagas. Por exemplo: Tem 3 candidatos na posição 15, mas não tem candidato nas posições 16 e 17, ou seja, “pula” diretamente para o candidato da posição 18, descontando assim os dois candidatos que foram contados a mais da posição 15. Eu não sei se vc entendeu, mas se essa regularidade se manter nas demais listas de aprovados vc deve ficar otimista. Boa sorte!

      Curtir

      • André Nunes disse:

        Educação Física, 199 vagas x 5 = 995, ou seja, todos os que ficaram até esta classificação serão chamados para prova de títulos (inclusive os empatados).

        Curtir

      • Deisi disse:

        Leandro,
        Agradeço a gentileza e a informação.Estou agora bem otimista…

        Cara colega thata ,
        O edital dessa banca é confuso, estou a 2 anos fazendo concursos e sempre leio os editais que é um requisito básico, me desculpe mas se o edital fosse claro nao haveriam tantas pessoas com dúvidas, se você leu e entendeu Parabéns, agora só cuidado para não ofender quem tem um pouco mais dificuldade que você.

        Curtir

  25. thata disse:

    SÓ DIGO UMA COISA: APRENDAM A LER O EDITAL, O POVO QUER TUDO MASTIGADO!!!

    Curtir

    • André Nunes disse:

      Uma sugestão ao WD, para os próximos concursos da SEEDF: Abrir um post para discutir o edital antes do período de inscrições. Até porque, pela lei dos concursos, todos os editais do GDF vão ter que abrir prazo para impugnação de edital, o que permite que editais com falhas possam ser alterados antes do período de inscrições.

      Curtir

    • Josivaldo disse:

      Calma criança, qual o motivo de tanta arrogância?

      Curtir

  26. priscila disse:

    WD, boa noite! Primeiramente quero lhe agradecer pois vc é o único esforçado em informar os que ainda nao são concursados!

    Quero lhe fazer uma pergunta, ainda há pessoas mobilizando recursos para questões como a 36,45,46… recursos que a banca nao aceitou. Há alguma possibilidade da banca aceita-los agora???

    Curtir

    • Possibilidade sempre há

      Curtir

    • André Nunes disse:

      De acordo com o edital NÃO HÁ RECURSO DE RECURSO. No entanto, pela lei dos concursos a banca deveria ter divulgado a fundamentação para os gabaritos alterados, o que não foi feito.

      Curtir

      • André Nunes disse:

        Art. 55. Cabe recurso administrativo, devidamente fundamentado e por escrito, do gabarito e do resultado das provas de concurso público.
        § 1º É de, no mínimo, dez dias úteis o prazo para interposição de recurso, contado
        da publicação oficial do gabarito ou do resultado das provas.
        § 2º Para a formulação de recurso, deve ser fornecida ao candidato cópia integral e legível da redação, da prova com questão discursiva e do respectivo espelho de correção.
        § 3º Não é admitida a limitação de caracteres para a interposição do recurso.
        § 4º No último quarto do tempo destinado à prova, o candidato tem direito de levar consigo o caderno de questões, desde que seja disponibilizado cartão para transcrever as respostas ou folha avulsa para transcrever a redação.
        Art. 56. A decisão sobre cada recurso deve ser fundamentada.
        Parágrafo único. A decisão de recurso é irrecorrível.
        Art. 57. Os recursos devem ser decididos no prazo previsto no edital normativo do concurso público.
        Art. 58. É assegurado ao candidato o fornecimento de cópia da decisão do recurso por ele interposto.

        Curtir

      • Junior disse:

        Porque, ela não têm argumentos para as alterações. Entendeu?

        Curtir

    • Sem conformismo... disse:

      Colega Priscila,
      Tenho o mesmo entendimento seu…
      A IBFC simplesmente, fez vista grossa, “como dizia minha avó”! E não considerou o pedido de anulação dessas questões:36, 45 e 46, solicitadas por grande parte dos candidatos. Isso é FATO!
      E agora, temos que nos conformar diante de tamanho absurdo??? NÃO!
      Uma coisa afirmo… Irei entrar com uma ação no MP contra a IBFC caso sinta-me prejudicada pela má correção do gabarito e a falta de bom senso ao analisar nossos recursos, não levando em consideração questões como a nº 15 de atividades, e as anulações das questões 36, 45 e 46, também da mesma área.
      Por serem questões de maior pontuação é nítido que a correção feita pela IBFC, trouxe grande prejuízo aos candidatos que sem a devida correção dos erros acabaram sendo prejudicados em sua nota. Afinal, só na parte específica que vale (2,5) os candidatos já perderam 7,5.
      Isso faz uma grande diferença na vida de alguém!
      É nosso futuro profissional que está em jogo e ninguém pode brincar com isso.

      Curtir

  27. Sílvia futura professora. disse:

    WD, tô comemorando antes da hora porque estou entre as vagas ! Pode ser ? kkkkkkkkkkkkkk
    Feliz da vida amigo ! Tenho amigos do meu curso que também passaram dentro do número de vagas…Estudamos durante a faculdade, nos esforçamos muito e temos certeza que se mudar a posição será bem pequena…se eu passar da minha amiga ela também continuará feliz ! Se meu amigo me passar quase não altera a disposição! Acreditamos!
    Olha, fizemos o curso de Artes Visuais na UFG, modalidade à distância, estudamos em outra cidade, nos esforçamos tanto e do meu curso passaram eu, Silvia, Mailda, Nilda, Andrea, Helga , Márcia, Paulo . Fernando, Aline, Érica ! Quero parabenizar a todos ! Além de artes, mais aprovados no concurso foram formados pela Universidade Federal de Goiás. Damos graças ao governo brasileiro, à Universidade Aberta do Brasil, às universidades que adotam o sistema de Educação à Distância, prova de que muitos que querem estudar não precisam frequentar uma instituição presencial, mas precisam sim, amar de coração o estudo e prosseguir com tantos desafios. Parabéns à UFG que tem dado tão grande apoio a estudantes do Estado de Goiás e entorno de Brasília .

    Curtir

  28. priscila disse:

    então se a banca aceitar esses recursos quem está classificado pode perder a classificação?

    Curtir

    • André Nunes disse:

      11.1. Será admitido recurso quanto:

      a) ao indeferimento do pedido de isenção do pagamento da inscrição;
      b) questões das provas objetivas e aos gabaritos preliminares;
      c) resultado preliminar da prova objetiva, desde que se refira a erro de cálculo da nota;
      d) pontuação atribuída na avaliação de títulos/experiência profissional, ao somatório das notas e classificação.

      11.8. Se, por força de decisão favorável a impugnações, houver modificação do gabarito divulgado antes dos recursos,
      as provas serão corrigidas de acordo com o gabarito definitivo, não se admitindo recurso dessa modificação decorrente
      das impugnações.

      11.14. Em hipótese alguma será aceita revisão de recurso, de recurso do recurso ou de recurso de gabarito final
      definitivo.

      11.15. A banca examinadora constitui última instância para recurso, sendo soberana em suas decisões, razão pela qual
      não caberão recursos adicionais.

      Curtir

      • Joelma Gadelha disse:

        Você esqueceu de colocar esse item do edital.

        11.9. Quanto ao gabarito, o candidato que se sentir prejudicado deverá apresentar individualmente o seu recurso,
        devidamente fundamentado e com citação da bibliografia.

        Aqui não fala gabarito preliminar, fala GABARITO. Então se houve erro material na divulgação do gabarito e fomos prejudicados temos que recorrer sim.

        Ocorreu o mesmo erro no concurso nível médio do HUB e a banca fez uma retificação da classificação, em face do erro material do gabarito oficial.

        Curtir

      • Junior disse:

        Sim, quando ela procede corretamente. Acabou o prazo para os candidatos, e também, para a Banca IBFC, retratar. A justiça não vai ser omissa a essa incompetência.

        Curtir

    • André Nunes disse:

      Os recursos que cabem agora são relativos a erros no cálculo de notas, não mais sobre gabaritos. Mas insisto que a banca não fundamentou as alterações de gabarito que promoveu, o que é obrigatório pela nova lei dos concursos.

      Curtir

  29. Prof disse:

    Deveriam convocar para a prova de títulos TODOS os aprovados e só assim definir a lista de 5 x o número de vagas. Quem tem especialização, mestrado, doutorado e experiência, como eu, acaba sendo eliminado por causa de 1 posição??! Injusto isso.

    Curtir

    • Esta é uma regra que não está no edital.

      Curtir

      • Andreia disse:

        9.1. Somente os candidatos considerados aprovados e classificados na Prova Objetiva de Múltipla Escolha, até a classificação correspondente a 5 (cinco) vezes o número de vagas ofertadas neste Edital, incluindo os empatados na última posição e a reserva de vagas para os candidatos com deficiência, serão convocados para a Avaliação de “Títulos” e “Experiência Profissional”, ficando os demais candidatos não convocados, reprovados e eliminados do concurso para todos os efeitos.

        Curtir

    • Prof disse:

      Vou entrar na justiça, a entrega de títulos é a segunda fase da seleção e eu fui aprovado na prova. Essa questão de 5x deve ser levada em conta apenas no resultado final.

      Curtir

      • Prof disse:

        A SEEDF não quer qualidade de ensino. Se quisesse, respeitaria quem tem experiência e titulações. Minha área tinha 2 vagas, vergonha total.

        Curtir

        • Mael disse:

          Nossa, já que você tem este tanto de títulos deveria tirar nota maior na prova objetiva do que quem só tem a graduação. Além de tirar uma nota menor ainda reclama.

          Curtir

          • Prof disse:

            Qual é a relação entre títulos e nota em prova de concurso público? Pelo visto, este deve ser o primeiro concurso que você faz na vida, ao não entender que concurso é uma verdadeira caixinha de surpresas.
            Você acha mesmo que em uma pós-graduação você estuda Lei Orgânica, Direito Administrativo, Português, Pedagogia e tudo mais?! Não, meu querido, isso se chama cursinho.

            Curtir

      • ana pala disse:

        Meu deus do céu!!!! No concurso anterior a funiversa fez do mesmo jeito, eu também fui aprovada!!!!! Mas por causa de um ponto eu não fui chamada pra entregar títulos!!!! Tomem cuidado com que falam! A prova de titulos é só para aqueles que alcançaram a nota de corte!! Meu Deus!!!

        Curtir

        • Prof disse:

          Não use o santo nome de Deus em vão, “ana pala”.

          Curtir

          • Ana Paula disse:

            Sabe, acontece erros de digitação, meu nome é Ana Paula satisfeito?, e uso o nome de Deus sim, ou você quer eu invoque por quem? Pelo coisa ruim para piorar tudo? Santa ignorância!!!

            Curtir

      • André Nunes disse:

        Leia o item 9.1 do edital. O processo não se faz baseado no que se acha, mas no que está regulamentado.

        Somente os candidatos considerados aprovados e classificados na Prova Objetiva de Múltipla Escolha, até a
        classificação correspondente a 5 (cinco) vezes o número de vagas ofertadas neste Edital, incluindo os empatados na
        última posição e a reserva de vagas para os candidatos com deficiência, serão convocados para a Avaliação de “Títulos”
        e “Experiência Profissional”, ficando os demais candidatos não convocados, reprovados e eliminados do concurso para
        todos os efeitos.

        Curtir

      • André Nunes disse:

        Ler artigo 48 da lei dos concursos. Ela mostra que a prova de títulos tem menos importância do que a prova escrita, sendo dispensável, não podendo ser eliminatória e valendo no máximo 5% da prova total. Isso faz o concurso selecionar de forma transparente quem realmente é mais apto no momento da seleção.

        Clique para acessar o Lei+dos+Concursos+P%C3%BAblicos.pdf

        Curtir

        • Paulo disse:

          E quem disse que a prova de títulos é eliminatória? MEU DEUUUSSSSS!!!!

          Curtir

          • André Nunes disse:

            Paulo,

            Caso o senhor não tenha entendido, eu não disse que era eliminatória, apenas citei exemplos do que a prova de títulos não é, para que fosse mais fácil a sua compreensão de que essa etapa tem valor mínimo e é a última do concurso. Não afirmei e nem disse que o senhor afirmou, apenas citei exemplos para tentar ajudá-lo no seu entendimento da legislação e do edital que, pelo que seus comentários evidenciam, o senhor não leu ou leu e não entendeu.

            De todo jeito, boa sorte com sua ação na sua ação na justiça.

            Curtir

    • Silvia disse:

      Affs! Isto é Concurso Público! O edital é claro em relação a isso!

      Curtir

    • Ana disse:

      Amigo, faça prova para universidades federais. Estão necessitando de professores ! Para sala de aula..hummm! Acho que na próxima prova deveriam cobrar títulos apenas relacionados com a área educacional…

      Curtir

  30. Luciana disse:

    Nao consigo entender a dor de cotovelo desse povo! Eu nao concordei com edital nenhum, ate porque a minha intencao e ser professora e nao integrante de uma comissao de licitacao. Um concurso e igual a um contrato de adesao. Voce precisa e contrata ou quer ser professor e faz o concurso e tambem como no contrato adesao com as clausulas supostamente aceitas eu posso futuramente questiona-lo judicialmente por entender que o mesmo possui clausulas extravagantes, na hora da inscricao eu so estava preocupada em estudar pra prova e so agora tenho a completa nocao da sacanagem a que fomos submetidos, pois se o governo nao impusesse essa historia de cadastro reserva, o mesmo teria de nomear todos os aprovados no concurso desde que houvesse demanda, e e exatamente isso que o governo nao quer. Ter a obrigacao que ele ja tem por lei que o mesmo nao cumpre. Quero ter pelo menos o mesmo direito dos candidatos do concurso de 2010. Ate porque a unica disciplina que classificou apenas 15 vezes o numero de vagas foi atividades, pois em lingua portuguesa haviam apenas 14 vagas e houve mais de 1500 pessoas na classificacao final. Entao qual e o problema? Se tivermos que entrar na justica, vamos faze-lo pois temos respaldo juridico de sobra!

    Curtir

    • marcelo disse:

      é interessante que foi disponibilizado prazo prazo para impugnação do edital e muitos quedaram-se inertes, agora que o resultado é desfavorável tentam reverter o na justiça, galera vamos ler as coisas, ficar atentos ao que está escrito e vamos parar de tentar justificar nossa própria torpeza.

      Curtir

    • Se não me engano na hora da inscrição você declara que leu o edital e que estar de acordo. Então querida…. você concordou com o edital sim!rsrsrs Quanta bobagem!

      Curtir

  31. Priscila disse:

    WD o total de candidatos que serão convocados para a avaliação dos títulos e experiência é de 804 x 5 aos invés de 804+5 vezes essa quantidade como vc escreveu nos seus comentários não?

    Curtir

  32. Letícia disse:

    Uma dúvida: Não há possibilidade alguma de alterarem mais o gabarito anulando alguma questão. Correto?

    Curtir

  33. Rafael Gonçalves disse:

    Prezado WD, conforme consta no edital, os títulos a serem avaliados devem vincular-se à área da educação. A dúvida que surgiu é: suponhamos que um professor de biologia tenha, por exemplo, mestrado e doutorado em genética. Dessa maneira, mesmo com tal titulação, o professor fará pontuação alguma no concerne à avaliação de seus títulos? É isso mesmo? Obrigado.

    Curtir

    • A resposta está no edital como você mesmo escreveu.

      Curtir

    • Elizete disse:

      Rafael,é claro que os títulos neste caso são válidos. Sou professora de biologia e apresentei especialização em genética humana no concurso de 2010 e pontuei normalmente.

      Curtir

      • Rafael Gonçalves disse:

        Elizete, mas em 2010 o edital não previu o aceite exclusivo de titulação na área da educação.

        Curtir

        • Elizete disse:

          Previu sim, eles sempre pedem isso, em concursos da educação. E outra, qualquer pós na área de biologia é da área de educação. O que eles querem dizer é que não pode por exemplo é uma pós em gestão ou administração, etc., para quem está prestando concurso para professor.

          Curtir

  34. Vanessa disse:

    WD, realmente temos que lhe agradecer e muito!!Por tudo, de verdade!!
    Sendo CT, quando precisamos ir a uma regional, solicitar alguma informação, somos ás vezes até ignorados, o tratamento é daquele jeito…
    Nem lá temos tanta atenção como a que você nos disponibiliza. Obrigada!
    Mesmo que ás vezes, morro de pena e de rir de você, com algumas coisas que postam aqui. Você é muito paciente! Valeu!!

    Curtir

  35. Aninha disse:

    WD você acredita em convocação dos professores de atividades agora em março-abril / 2014? Sei que essas nomeações não dependem de você, mas quando você acha que ocorrerão nomeações. Muitas pessoas ainda estão sem diploma.

    Curtir

  36. clara disse:

    washington, está bem claro no edital item 11 que o recurso que foi aberto ontem é para a correção de nota, e não correção de gabarito, pessoas estão pensando que é recurso do recurso~..

    Curtir

    • É exatamente isso.

      Curtir

      • Rayane Cristina disse:

        Bom dia, Washington!
        Gostaria de saber sua opinião…
        A questão 15 para atividades foi alterada após o recurso, sei que não existem recursos contra recursos, porém não podemos aceitar que uma questão com gabarito incorreto classifique educadores. Peço sua ajuda, essa questão fala sobre o PPP de Carlos Mota, a resposta está bem clara como estava no primeiro gabarito que constava como correta a letra D e agora mudaram para letra C sem nenhum fundamento para isso.

        Curtir

        • Neste caso, penso que cabe sim ação judicial

          Curtir

          • Sheyla disse:

            WD, faça isso por nós!
            Não temos os meios legais que o Sindicato possui p/ lutarmos de igual p/ igual com a IBFC, mas contamos com sua ajuda.
            Além da questão nº 15 da área de atividades, veja também as questões… 36, 45 e 46 que deveriam ter sido anuladas por possuírem duplicidade de respostas.
            Obrigada por estar sempre lutando por nossas causas.

            Curtir

          • Junior disse:

            Por que vc, não pede para Jaqueline Aguiar, mandar arrumar o gabarito oficial, com a questão 15 e 24, de atividades, foi nos tirada. A Vânia Rego, passou um e-mail, pedindo a questão 15.
            Você só fala em erros de cálculos de classificação, mas não fala
            de correção no gabarito oficial.

            Curtir

        • André Nunes disse:

          Façam contato com o IBFC e reclamem a não fundamentação da alteração de gabaritos. Isso é obrigatório pela nova lei dos concurso. Lei dos concursos ( lei distrital 4.949/2012):

          Art. 56. A decisão sobre cada recurso deve ser fundamentada.

          Parágrafo único. A decisão de recurso é irrecorrível.

          Curtir

        • preocupada disse:

          A mesma coisa aconteceu com a questão 39 de Língua Portuguesa: está corrigido errado no gabarito com recurso. Quem havia marcado a resposta correta “B” perdeu 2,5 na classificação, o que não é pouca coisa ….

          Curtir

      • Junior disse:

        Mas vai haver correção do gabarito, espere um pouco.

        Curtir

        • Por isso estou cauteloso

          Curtir

        • Sem conformismo... disse:

          Sim, Júnior. Isso é uma realidade muito triste, pois inúmeros candidatos foram prejudicados com esse novo gabarito devido ao fato de a IBFC não ter anulado questões com duplicidade de respostas como já citaram aqui no blog (36,45 e 46 – atividades) e a questão de nº 15 que teve como resposta a letra “D”, sendo totalmente ERRADA!
          Irei fundamentar um ação judicial baseada na Lei de concursos públicos do DF e tenho plena certeza que terei ganho de causa.

          Art. 56. A decisão sobre cada recurso deve ser fundamentada.
          Parágrafo único. A decisão de recurso é irrecorrível.
          Art. 58. É assegurado ao candidato o fornecimento de cópia da decisão do recurso por ele interposto.
          Art. 59. A anulação de questão objetiva implica ajuste proporcional ao sistema.

          Curtir

      • Junior disse:

        Vocês, estão acima da Lei. Caso estejam o rasgo a constituição, e jogo fora, porque vocês são maiores, que a mesma, e as leis.

        Curtir

  37. clara disse:

    quero dizer que foi aberto hoje, lá consta recurso contra resultado parcial ou seja notas e não gabaritos de novo.

    Curtir

    • Junior disse:

      Deu-se origens as notas, foi o gabarito,e gabarito incorreto, não procede. Nem precisa ser defensor da lei, os leigos desta, conhecem. Entendeu?

      Curtir

    • Junior disse:

      Sabemos, ocorre que, se vocês insistirem em apoiar o erro material, da banca, todos serão prejudicados, porque, a maioria vai impetrar um mandado de segurança, para o cancelamento do certame, É isso que vocês vão querer?

      Curtir

  38. Paulo disse:

    Fiquei dentro de 5X o número de vagas, mas há vários candidatos empatados. A pergunta é: corro o risco de ser eliminado antes da prova de títulos?

    Curtir

    • Carlos disse:

      Leia o edital!

      9. DA AVALIAÇÃO DE TÍTULOS E DE EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
      9.1. Somente os candidatos considerados aprovados e classificados na Prova Objetiva de Múltipla Escolha, até a
      classificação correspondente a 5 (cinco) vezes o número de vagas ofertadas neste Edital, incluindo os empatados na
      última posição e a reserva de vagas para os candidatos com deficiência, serão convocados para a Avaliação de “Títulos”
      e “Experiência Profissional”, ficando os demais candidatos não convocados, reprovados e eliminados do concurso para
      todos os efeitos.

      Curtir

    • Rose disse:

      Paulo, creio que haverá mudanças sim, mas para os candidatos que encontram-se empatados.
      No seu caso, vc irá passar pelos critérios de desempate, e depois, sairá sua classificação final para entrega de titularidade.
      É isso!
      Esse item do edital que colocaram para vc ler… será apenas para aqueles que constarem na lista final, após o desempate.
      Sendo assim, pode acontecer de alguém cair de posição e outros subirem.

      Curtir

      • Carlos disse:

        Errado Rose! Esse item é para a prova de títulos, ou seja, no caso de 3 pessoas com a mesma nota as três participarão da prova de títulos. Pessoal, é sério, o edital está claro e objetivo, vamos tomar o cuidado de ler os editais de concurso!!!

        Curtir

  39. Gisélia disse:

    Só não entendi esse empate!!! Fiquei com mais 7 pessoas na classificação 599. Como assim?? Mais de uma pessoa não pode ocupar o mesmo cargo. rsrs

    Curtir

  40. contrato disse:

    Gostaria que vc wd verifique juntamente com o governo e a ibfc sobre os recursos,pois não aceitarão e não explicarão nada. As questões de atividade : 15 a alternativa e a letra d; as questões 32 e 42 devem ser anuladas,pois não consta no edital o conteúdo;46 não tem alternativa correta logo deve ser anulada.
    gastamos dinheiro mandando os recursos e não obtivemos nenhuma resposta.
    Agnelo aumentar as vagas vc já disse não,mas o mínimo que nós que pagamos para fazer esse concurso merecemos é um gabarito correto e questões que conste o conteúdo no edital.

    Curtir

    • Junior disse:

      Absurdo é um um décimo deslocar vc dezenas de posições e a banca IBCF conceder por falha na elaboração da prova MAIS de 13 (TREZE ) pontos.Mais de 10% do valor da prova.O que fez mudar muito a colocação.

      Curtir

    • nomar242 disse:

      Como agir quando um recurso não foi atendido e o gabarito continua claramente errado, lhe prejudicando?
      Autor: Jaime Wanner
      Jaime, a única possibilidade agora é socorrer-se ao Poder Judiciário via mandado de segurança ou ação de conhecimento sob o rito ordinário. Segue um precedente para te ajudar: EMENTA: MANDADO DE SEGURANÇA. CONCURSO PÚBLICO. ANULAÇÃO DE QUESTÕES DA PROVA OBJETIVA. DEMONSTRAÇÃO DA INEXISTÊNCIA DE PREJUÍZO À ORDEM DE CLASSIFICAÇÃO E AOS DEMAIS CANDIDATOS. PRINCÍPIO DA ISONOMIA OBSERVADO. LIQUIDEZ E CERTEZA DO DIREITO COMPROVADOS. PRETENSÃO DE ANULAÇÃO DAS QUESTÕES EM DECORRÊNCIA DE ERRO GROSSEIRO DE CONTEÚDO NO GABARITO OFICIAL. POSSIBILIDADE. CONCESSÃO PARCIAL DA SEGURANÇA. 1. A anulação, por via judicial, de questões de prova objetiva de concurso público, com vistas à habilitação para participação em fase posterior do certame, pressupõe a demonstração de que o Impetrante estaria habilitado à etapa seguinte caso essa anulação fosse estendida à totalidade dos candidatos, mercê dos princípios constitucionais da isonomia, da impessoalidade e da eficiência. 2. O Poder Judiciário é incompetente para, substituindo-se à banca examinadora de concurso público, reexaminar o conteúdo das questões formuladas e os critérios de correção das provas, consoante pacificado na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal. Precedentes (v.g., MS 30433 AgR/DF, Rel. Min. GILMAR MENDES; AI 827001 AgR/RJ, Rel. Min. JOAQUIM BARBOSA; MS 27260/DF, Rel. Min. CARLOS BRITTO, Red. para o acórdão Min. CÁRMEN LÚCIA), ressalvadas as hipóteses em que restar configurado, tal como in casu, o erro grosseiro no gabarito apresentado, porquanto caracterizada a ilegalidade do ato praticado pela Administração Pública. 3. Sucede que o Impetrante comprovou que, na hipótese de anulação das questões impugnadas para todos os candidatos, alcançaria classificação, nos termos do edital, habilitando-o a prestar a fase seguinte do concurso, mediante a apresentação de prova documental obtida junto à Comissão Organizadora no exercício do direito de requerer certidões previsto no art. 5º, XXXIV, %u201Cb%u201D, da Constituição Federal, prova que foi juntada em razão de certidão fornecida pela instituição realizadora do concurso público. 4. Segurança concedida, em parte, tornando-se definitivos os efeitos das liminares deferidas. (MS 30859, Relator(a): Min. LUIZ FUX, Primeira Turma, julgado em 28/08/2012, PROCESSO ELETRÔNICO DJe-209 DIVULG 23-10-2012 PUBLIC 24-10-2012)

      Curtir

    • CDiniz disse:

      Verdade, concordo plenamente! Falta de respeito, continuou a mesma coisa, não alteraram nada que estava gritante de errado!

      Curtir

    • Junior disse:

      Não sou W D, mas como ele não respondeu. Te respondo. Você primeiro tem que recorrer a banca, em caso de indeferido, aí é hora do mandado de segurança. Quanto as questões ela é obrigada rever o erro, porque a mesma não tem o direito de causar danos a nenhum candidato. Eu já entrei, e já está tudo preparado para a banca responder. Chega, bancas ditadora, se achando que está acima da lei. Querer que professor aceite o que é errado. Professor ensina, e não admite que obrigue ele aceitar conhecimentos errados.

      Curtir

      • Junior disse:

        Digo, bancas ditadoras…

        Curtir

        • Rose disse:

          Não será apenas a sua ação, Júnior!
          Eu também já estou preparando a minha. Não podemos aceitar uma imposição como essa e limitação de direito líquido e certo.
          Aqueles que não quiserem lutar conosco… é um direito de cada um. Mas depois, não haverá como rever.

          Curtir

    • André Nunes disse:

      Lei distrital dos concursos.

      Art. 55. Cabe recurso administrativo, devidamente fundamentado e por escrito, do gabarito e do resultado das provas de concurso público.
      § 1º É de, no mínimo, dez dias úteis o prazo para interposição de recurso, contado da publicação oficial do gabarito ou do resultado das provas.
      § 2º Para a formulação de recurso, deve ser fornecida ao candidato cópia integral e legível da redação, da prova com questão discursiva e do respectivo espelho de correção.
      § 3º Não é admitida a limitação de caracteres para a interposição do recurso.
      § 4º No último quarto do tempo destinado à prova, o candidato tem direito de levar consigo o caderno de questões, desde que seja disponibilizado cartão para transcrever as respostas ou folha avulsa para transcrever a redação.
      Art. 56. A decisão sobre cada recurso deve ser fundamentada.
      Parágrafo único. A decisão de recurso é irrecorrível.
      Art. 57. Os recursos devem ser decididos no prazo previsto no edital normativo do concurso público.
      Art. 58. É assegurado ao candidato o fornecimento de cópia da decisão do recurso por ele interposto

      Curtir

  41. clara disse:

    gente leiam o edital, os recursos contra o gabarito foram feito para analise de erros depois dessa analise como consta no edital a partir do item 11 a banca é soberana. Em todo concurso para qualquer aréa existe essas mudanças, podem alterar questões ou não e uns saem beneficiados e outros não, concurso é issso.

    Curtir

    • Junior disse:

      Concordo, em parte, só que a banca errou, quando elaborou questões erradas, e dá como corretas. Se um aluno for reprovado por incompetência de um professor, este será processado, entendeu? Não existe lei que permite causar danos a ninguém. Sempre tem uma primeira vez, há mudanças, a todo momento. Agora chegou a hora da gente questionar estas bancas que ajam de má fé.

      Curtir

  42. Cleitiani disse:

    Washington Dourado,
    Obrigada por suas informações como sempre tão valiosas e esclarecedoras…Estou ainda com uma dúvida quanto a entrega de títulos já pode ser enviado ao endereço ou é preciso aguardar uma data de entrega?? obrigada!

    Curtir

  43. Valdenira disse:

    WD, a situação parece que piorou pro seu lado. Tentou explicar, mas confundiu mais. Eu procuro ler o edital, quantas vezes se faça necessário! Boa sorte a todos!

    Curtir

  44. Maristela F. Dutra disse:

    W3w21w2

    Curtir

  45. Priscila disse:

    WD, pode isso de 1000 pra atividades FORA os pne’s? pelo que tem no edital não, mas uma colega disse que a secretaria fez assim no concurso de 2010?

    Curtir

    • Day disse:

      São 200 vagas para atividades,destas 40 para pne`s .Ao todo são 200 e 800 =1000 cadastro reserva. Ou seja….p ter chance de ser chamado terá que ficar até os 200(pne).Mas em atividades não classificaram 200 pnes.Acho que não passou de 130.Então chamarão outros concursados(dentro dos 1000).É isso?

      Curtir

  46. bruna disse:

    Wd voce colocou em uma das publicação que tinha pedido para aumentar o banco 15 vezes e em outra publicação 20 vezes se for autorizado aumenta vai aumentar 15 ou 20

    Curtir

    • Bruna,

      No texto eu falo que em 2010 lutamos para aumentar de 15 para 20 vezes. Foi isso. E não conseguimos

      Curtir

      • professor disse:

        Boa noite,WD, preciso que me tire uma duvida, vamos lá, no edital diz que 20% das vagas é para PNE, vamos usar um ex: no cargo de professor de educação física 40 horas são 199 vagas, mutiplicando esse numero por 5 teremos um quantitativo de 995 vagas, a minha pergunta é a seguinte, contanto com o cadastro de reserva serão destinado 199 vagas para PNE, porém se o numero de inscritos nessa modalidade não atingir esse nº 199, esses vagas serão destinadas aos canditados ampla concorrencia???? ou é 796 vagas para ampla concorrencia e 199 para PNE e ponto final, mesmo os inscritos para PNE não atingir os 199???
        Sei que resolver minha duvida, desde já agradeço…

        Curtir

        • Dhay disse:

          No caso de não preenchimento destas vagas destinadas aos PNE’s..o restante será destinado aos candidatos de ampla concorrência.O edital é claro.

          Curtir

  47. vera lucia disse:

    Wd voce colocou em uma das publicação que tinha pedido para aumentar o banco 15 vezes e em outra publicação 20 vezes se for autorizado aumenta vai aumentar 15 ou 20

    Curtir

  48. Marcos disse:

    Deixo os links abaixo para consulta. Essa situação do aumento do número de vagas me parece ser possível segundo entendimento do STJ em um caso da esfera federal.

    http://www.stj.gov.br/portal_stj/publicacao/engine.wsp?tmp.area=398&tmp.texto=109152

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Decreto/D6944.htm#art32

    O artigo 11 do decreto presidencial trata do assunto e foi citado na sentença do caso.

    Bom! Sou leigo no assunto, mas acho que há esperança.

    O que acha, meu caro WD?

    Curtir

  49. Fabi disse:

    Meu Deus! Fico impressionada com tanta confusão por conta de gabarito, anulação, etc! Eu não sei onde está a dificuldade em aceitar o que está no EDITAL! Gente, edital é edital! Não estou defendendo ninguém, só acho que todos estavam ou pelo menos deveriam está cientes das “regras” antes de fazerem a prova! Eu sei que o emocional fica abalado, eu já fiz o concurso da sedf e não fui aprovada, mas levantei a cabeça e continuei estudando! Neste eu passei com muito esforço e estudo e espero não ser prejudicada por essa falta de noção de muitas pessoas!

    Curtir

  50. Marilene disse:

    Fui aprovada Fiquei com a Classificação de 1.732 me diga Washington Dourado, tenho chances ???

    Curtir

      • WD, vou aproveitar que vc resolveu responder (isso é raro. rss)
        Ficou uma grande dúvida em relação ao concurso de 2010. Porque o governo não zerou o cadastro reserva de vez? A impressão que ficou é que não chamarão mais ninguém, estou errado?

        Curtir

        • Flávio,

          Não é que “resolvi responder”. É que diante de tanta desinformação, mesmo com a montanha de perguntas que estou recebendo, acho que seria legal tirar as dúvidas naquilo que tenho informação.

          O Governo tem até 14 de dezembro para zerar. E até aqui tem cumprido o acordo.

          Curtir

    • Carlos disse:

      Leia o edital:

      9. DA AVALIAÇÃO DE TÍTULOS E DE EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
      9.1. Somente os candidatos considerados aprovados e classificados na Prova Objetiva de Múltipla Escolha, até a
      classificação correspondente a 5 (cinco) vezes o número de vagas ofertadas neste Edital, incluindo os empatados na
      última posição e a reserva de vagas para os candidatos com deficiência, serão convocados para a Avaliação de “Títulos”
      e “Experiência Profissional”, ficando os demais candidatos não convocados, reprovados e eliminados do concurso para
      todos os efeitos.

      Curtir

      • André Nunes disse:

        9.1. Somente os candidatos considerados aprovados e classificados na Prova Objetiva de Múltipla Escolha, até a
        classificação correspondente a 5 (cinco) vezes o número de vagas ofertadas neste Edital, incluindo os empatados na
        última posição e a reserva de vagas para os candidatos com deficiência, serão convocados para a Avaliação de “Títulos”
        e “Experiência Profissional”, ficando os demais candidatos não convocados, reprovados e eliminados do concurso para
        todos os efeitos.

        10.6. A classificação dos candidatos aprovados será feita em duas listas, a saber:

        10.6.1. A primeira lista conterá a classificação de todos os candidatos (ampla concorrência), respeitado o cargo em que
        se inscreveram, incluindo aqueles inscritos como pessoas com deficiência;

        10.6.2. A segunda lista conterá especificamente a classificação dos candidatos inscritos como pessoas com deficiência,
        respeitado o cargo em que se inscreveram.

        Curtir

  51. Gleide Neves disse:

    Há professores que só pensam no próprio umbigo. Quer dizer que seu eu for recém formada, passar em 1º lugar e não ter título algum, não devo ter a mesma valorização dos que têm? Titulação é um meio de incentivar certos cargos à atualização profissional e não comprovar quem é mais competente ou não. Creio que o esforço, dedicação, compromisso devem ser mais valorizados que um mero papel. Eu não tenho título, até hoje espero ter condições financeiras para investir em uma boa especialização, não quero sujar meu currículo com pós de 3, 6 meses que não atende o meu interesse de prestar um serviço de qualidade. Professor quer ganhar 10 mil, mas não quer estudar para tal feito.

    Curtir

    • André Nunes disse:

      10.8. O candidato não aprovado será excluído do Concurso Público e não constará da lista de classificação final.

      Curtir

    • André Nunes disse:

      Lei dos concursos (distrital 4949/2012):

      Art. 48. A prova de títulos, quando admissível, é exclusivamente classificatória e deve observar o seguinte:
      I – é sempre a última prova do concurso;
      II – a pontuação não pode exceder a cinco por cento do total de pontos atribuídos ao conjunto de provas;
      III – os títulos aceitáveis e a respectiva pontuação são descritos no edital normativo do concurso público;
      IV – somente para cargo público com exigência de curso superior pode ser exigida prova de títulos em concurso público.

      Ou seja, títulos valem muito menos do que resultado de provas.

      Curtir

  52. Jemima disse:

    Fiquei na décima colocação para língua portuguesa 40 h, com a entrega de títulos, corro risco de ficar fora?

    Curtir

  53. Eu disse:

    Mais tem gente se achando. As coisas ainda vão mudar muito, pois se vcs não sabem, tem um monte de gente com a mesma classificação. Isso significa que muitos q estão classificados agora vão sair da lista, pois vai ficar quem tiver maior pontuação nos títulos. Acordem!!! E deixem de arrogância.

    Curtir

    • Gleide Neves disse:

      A LISTA JÁ ESTA CONTANDO COM O EMPATE, OU SEJA, QUEM FICOU SE DUAS PESSOAS FICARAM COM A MESMA NOTA, EX: 68,00 A COLOCAÇÃO FOI 2º LUGAR PARA OS 2, O PRÓXIMO ESTÁ NA 4ª POSIÇÃO. A LISTA JÁ VEIO ASSIM: COM A QUANTIDADE DE EMPATES. O QUE VAI DESEMPATAR SÃO OS TÍTULOS. EU FIQUEI NA COLOCAÇÃO 635 COM 64,3 E MAIS UMAS 50 PESSOAS. QUEM TIROU 64,2 ESTÁ NA COLOCAÇÃO 685.

      Curtir

    • Gleide Neves disse:

      A LISTA JÁ ESTA CONTANDO COM O EMPATE, OU SEJA, SE DUAS PESSOAS FICARAM COM A MESMA NOTA, EX: 68,00 A COLOCAÇÃO FOI 2º LUGAR PARA OS 2, O PRÓXIMO ESTÁ NA 4ª POSIÇÃO. A LISTA JÁ VEIO ASSIM: COM A QUANTIDADE DE EMPATES. O QUE VAI DESEMPATAR SÃO OS TÍTULOS. EU FIQUEI NA COLOCAÇÃO 635 COM 64,3 E MAIS UMAS 50 PESSOAS. QUEM TIROU 64,2 ESTÁ NA COLOCAÇÃO 685.

      Curtir

      • Eu disse:

        Então vão ficar mais do nr de vagas, se for ver dessa forma. E aá?

        Curtir

        • Andreia disse:

          Para de falar besteira! Dá uma olhada na lista, talvez vc entenda como as coisas estão funcionando.

          Curtir

        • André Nunes disse:

          O edital não fala no nº de candidatos, mas fala na posição dos candidatos:

          Somente os candidatos considerados aprovados e classificados na Prova Objetiva de Múltipla Escolha, até a CLASSIFICAÇÃO correspondente a 5 (cinco) vezes o número de vagas ofertadas neste Edital, INCLUINDO OS EMPATADOS na última posição e a reserva de vagas para os candidatos com deficiência, serão convocados para a Avaliação de “Títulos” e “Experiência Profissional”, ficando os demais candidatos não convocados, reprovados e eliminados do concurso para
          todos os efeitos.

          Então, se são 200 vagas, serão chamados para títulos os classificados atá a 1000ª posição, o que pode ser mais de 1000 devido aos empates na última posição. Se tiver 500 empatados na 1000ª posição, serão chamados 1499. Não são os 1000 primeiros porque não teve desempate ainda, são os que conseguiram até a 1000ª posição.

          Curtir

  54. Juscelino F de Souza disse:

    Não há nada de ilegal em retificar o edital, de modo a favorecer o interesse público. Pois este aumento se justifica, e no mais, em nada prejudicaria os candidatos que participaram do certame e foram aprovados. Pelo contrário, estar-se-ia a favorece-los. As regras do edital estariam mantidas. Agora, pode não está havendo é interesse do GDF! Note-se que os aprovados tem inclusive direito de terem seus nomes homologados. Ou seja, esse limite é até questionável! Já vi outros concursos do GDF aumentarem seus cadastros reservas. O METRÔ-DF, em 2005 fez isso, e até onde sei não houve questionamentos, e nem poderia haver.

    Curtir

    • andrea disse:

      WD fiquei na posição 351 atividades 40 hs, no entanto não tenho títulos nem experiência, posso ficar fora??

      Curtir

      • Está no edital: o título é CLASSIFICATÓRIO, não ELIMINATÓRIO. O que na verdade pode ocorrer é alguém que tenha tirado menor nota agora ficar na sua frente no ranking final. Mas você estará no banco de reserva.

        Curtir

  55. Fatima disse:

    Washington fiquei em 99 posição para atividades 20 horas sendo que são 5 vagas x5 ,há possibilidade de ser chamada?

    Curtir

    • Fátima,

      Vamos fazer as contas: se são 5 vezes de 5, então o banco de reserva de 20 horas será de 25 aprovados. Isso quer dizer que você que ficou em 99º lugar está fora do banco de reserva e não tem a mínima chance de ser convocada.

      Curtir

    • Carlos disse:

      leia o edital:
      9. DA AVALIAÇÃO DE TÍTULOS E DE EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
      9.1. Somente os candidatos considerados aprovados e classificados na Prova Objetiva de Múltipla Escolha, até a
      classificação correspondente a 5 (cinco) vezes o número de vagas ofertadas neste Edital, incluindo os empatados na
      última posição e a reserva de vagas para os candidatos com deficiência, serão convocados para a Avaliação de “Títulos”
      e “Experiência Profissional”, ficando os demais candidatos não convocados, reprovados e eliminados do concurso para
      todos os efeitos.

      Curtir

  56. Física disse:

    WD ainda haverá nomeações do concurso de 2010?.

    Curtir

  57. dinah disse:

    Gente, chega de loucura. Muitas pessoas estão desesperadas,tenham fé que daqui a dois anos haverá outro.
    Passei em 3878 não quero nem lembrar mais. Estudar para o próximo.
    Um Abraço….

    Curtir

  58. gerson disse:

    Engraçado retificou o edital para aumentar o cadastro reserva de bombeiro,policial militar,porque não o de professor? Com tanto contrato temporário em vagas definitivas e mais de 1800 aposentadorias isto só em atividades,o questionamento que retruco é fato de não haver conveniência em beneficiar a grande quatidade de aprovados e ainda querer cogitar cadastro reserva complementar de contrato temporário,acho que vou mudar de profissão com acontecimentos tão nefastos e desastrosos. Sem deixar de falar pela falta de vagas nas escolas do Df e o pior falta de escolas. Desde já muito obrigado pelo espaço. abraço

    Curtir

  59. Carlos disse:

    Dica para você que não se classificou neste concurso e está indignado! Leia o edital antes de fazer a inscrição, certifique-se de que compreendeu o que leu, se houver algum questionamento da sua parte, existe um período para a impugnação do edital, portanto, fique atento aos prazos estabelecidos pelo edital, se não houver questionamento, VÁ ESTUDAR! No concurso público ser aprovado não´e o bastante para assumir o cargo, é preciso estar classificado dentro do número de vagas ofertadas, por isso, leia o edital para saber se existe cadastro reserva e o seu quantitativo. Fácil, simples e honesto! O erro do outro não justifica o meu! Educação básica que deveria vir de casa! Boa sorte e bons estudos! Pois, teremos concurso para orientador e daqui a uns dois anos deve sair outro para professor, aproveite esse tempo para estudar!!! Abraços,

    Curtir

    • Elizete disse:

      É isso aí Carlos,disse tudo! Povo sem noção!

      Curtir

    • Sem conformismo... disse:

      Caro colega,
      ninguém em sã consciência irá protestar ou reclamar de algo que não tenha sentido.Concordo em parte, quando vc diz que quem não estudou tem mesmo que estudar mais para ser aprovado no próximo concurso.
      Mas muita cautela com as palavras… elas ferem como faca!
      Eu mesma estudei muito.Tanto é verdade, que fui aprovada. Agora, uma coisa é o candidato não ter sido classificado por não ter ” estudado”, outra, é sermos prejudicados por um gabarito errado e incoerente.
      Seja mais humano e tente entender nossa posição antes de nos atacar, por favor!

      Consultoria Jurídica
      Max Kolbe é advogado, consultor jurídico, membro da Comissão de Fiscalização de Concursos Públicos da OAB-DF e especialista em concursos públicos. Também leciona as disciplinas Direito Constitucional e Defesa do Consumidor em cursos preparatórios de Brasília e outras capitais do país.

      ►Como agir quando um recurso não foi atendido e o gabarito continua claramente errado, lhe prejudicando?
      Autor: Jaime Wanner
      A única possibilidade agora é socorrer-se ao Poder Judiciário via mandado de segurança ou ação de conhecimento sob o rito ordinário.

      E é exatamente isso que irei fazer, concorde vc ou não!!!

      Curtir

  60. cleonice disse:

    wd sera que ainda serão chamados quem passou no de 2010,minha classificaçao é 3600 atividades

    Curtir

  61. Paulo disse:

    Bom Dia,WD, preciso que me tire uma duvida, vamos lá, no edital diz que 20% das vagas é para PNE, vamos usar um ex: no cargo de professor de educação física 40 horas são 199 vagas, mutiplicando esse numero por 5 teremos um quantitativo de 995 vagas, a minha pergunta é a seguinte, contanto com o cadastro de reserva serão destinado 199 vagas para PNE, porém se o numero de inscritos nessa modalidade não atingir esse nº 199, esses vagas serão destinadas aos canditados ampla concorrencia???? ou é 796 vagas para ampla concorrencia e 199 para PNE e ponto final, mesmo os inscritos para PNE não atingir os 199???
    Sei que consegue esclarecer minha duvida, desde já agradeço…

    Curtir

  62. Isadora disse:

    Bom dia WD e colegas!

    Eu li o edital antes da prova, como deveria ter sido feito por todos, e quanto a esse assunto não tenho dúvidas…

    Gostaria de saber se vc tem alguma informação sobre quando as regionais começarão a chamar os CT?

    E, outra, no caso de eu ficar no lugar de um professor que faz parte da direção da escola, existe a possibilidade de me substituirem por novo professor efetivo?

    Agradeço e aguardo a resposta!

    Att

    Isadora

    Curtir

  63. Dinossauro da educação e CT disse:

    Eu queria saber quantos professores CT, que estão a mais de 5 anos no CT, que passaram dentro do numero de vagas?
    Eu já tenho 12 anos de CT, estudei igual a doido, e não passei.
    Queria poder parabenizar os que conseguiram. Pois grandes amigos meus, que estão a década se dedicando ao ensino público, infelizmente, como eu, também não passaram.
    Eu acreditava, que após tantos anos, nós conseguiriamos.
    Vamos ficar ex(CT)intos?

    Curtir

    • Day disse:

      Dinossauro.Eu passei neste concurso.Mas não se preocupe.Pq esta prova,na minha humilde opinião não avaliou o conhecimento de maneira adequada.Foram muitos erros.Erros de digitação não é motivo para anulação,tudo bem,mas o que dizer da prova ampliada(sou pne) que veio um “e” a mais em uma questão , que me causou dúvida tremenda.”Será que minha prova está faltando algo depois deste ‘e’ porque é ampliada? ”De qualquer forma acertei a questão porque havia uma ‘mais incorreta’.
      O gabarito por exemplo não veio ampliado.Isso também não entendi.Como a prova é adaptada e a folha de resposta não?Voce é curado?!!!! O.O
      Se fosse o cespe teríamos ao menos 2folhas de resposta para optar.
      E sei que causou eliminação de 2 participantes do certame.Eu rasurei cerca de 4 questões.Como se formula recurso para isso?Ninguém soube me responder.Apenas disseram para denunciar o fato ao Ministério Público.É tanto que deve ser por isso também que não classificaram 200 pne”s para atividades.
      Passei em 125.Pelo que me disseram,se chamar os 1000..com certeza serei chamada.Mas não posso ser egoísta.Sei que muita gente foi ELIMINADA /PREJUDICADA pela banca e não pelo conhecimento.Eu arrisco dizer até, que só não cancelaram este concurso pelo fato de não haver mais tempo hábil/investimentos necessários.

      Curtir

      • Dinossauro da educação e CT disse:

        Day, muito obrigado pela resposta.
        Parabéns.
        Acredito que não consigo estudar mais do que já fiz, dei o meu máximo.
        Não entrei com recurso nenhum, pois tentei argumentar sobre minha área específica, mas o editl era tão abrangente, que me obrigava a ser uma biblioteca de geografia ambulante.

        Curtir

  64. kika disse:

    Se a preferência do governo é para contrato temporário, porque lançar edital para concurso? É demais!!!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  65. Raquel disse:

    O Resultado ainda não está separado por áreas deve ser por isso que tem muitas classificações repetidas, estranho isso, só aumenta a confusão. Tem muita gente comemorando antes do tempo, na emoção também comemorei o fato de está entre os mil, mas dessa forma prefiro aguardar. Deus abençoe a todos!

    O QUE DIZ O EDITAL PARA CLASSIFICAÇÃO FINAL:

    10.3. Havendo empate na totalização dos pontos, terá preferência o candidato com idade igual ou superior a 60
    (sessenta) anos, conforme estabelece o parágrafo único do art. 27 da Lei Federal nº. 10.741/2003 (Estatuto do Idoso).

    10.4. Persistindo o empate, serão aplicados os seguintes critérios:
    a) maior pontuação de conhecimentos específicos;
    b) maior pontuação de língua portuguesa;
    c) maior pontuação de conhecimentos pedagógicos;
    d) maior pontuação da prova de títulos;
    e) idade mais avançada.

    10.5. Os candidatos aprovados neste Concurso Público serão classificados em ordem decrescente de nota final,
    observado o cargo em que concorrem.

    10.6. A classificação dos candidatos aprovados será feita em duas listas, a saber:

    10.6.1. A primeira lista conterá a classificação de todos os candidatos (ampla concorrência), respeitado o cargo em que
    se inscreveram, incluindo aqueles inscritos como pessoas com deficiência;

    10.6.2. A segunda lista conterá especificamente a classificação dos candidatos inscritos como pessoas com deficiência,
    respeitado o cargo em que se inscreveram.

    Curtir

  66. Luciana disse:

    O concurso de 2010 foi homologado com mais de 1400 aprovados e so havia 14 vagas. Classificou mais de 100 vezes o numero de vagas. Portanto legal, se o governador agnelo nao quer fazer, que o diga publicamente e assuma as consequencias…

    Curtir

  67. Luciana disse:

    Disciplina lingua portuguesa e so conferir universa

    Curtir

  68. Fabi disse:

    WD, muito cuidado para não prejudicar quem por meio de muito esforço, haja vista a prova a que fomos submetidos, conseguiu aprovação dentro das vagas previstas no edital. Justiça!!! Quem passou passou! Quem não passou que vise o próximo!

    Curtir

  69. Bom dia! A banca pode fazer esse descaso igual fez com atividade? Em outros certame como educação física anulou varias questões e na nossa só uma, cabia anulação 32, 45, 46 tem como ainda corre atrás desses erros algo que eu possa fazer. Obrigada e desculpe o incomodo.

    Curtir

  70. Marcos disse:

    Esse é o Governo Dilma/Lula que vcs querem…

    Abaixando o salário dos Professores:

    http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2014/01/1401006-na-saida-de-mercadante-mec-eleva-piso-em-8-e-professores-reclamam.shtml

    Curtir

    • Então analise como os professores eram tratados nos Governos tucanos que você defende.

      Curtir

      • Andreia disse:

        Concordo!

        Curtir

      • Rafael Gonçalves disse:

        Faça uma comparação da condição de trabalho dos professores do DF, cujo Governo é petista, com as condições dos docentes aqui de Goiás, sob o comando de um tucano. O governador editou um decreto vedando a contratação de professores e a abertura de concurso até o mês de julho de 2014. E olha que aqui está precisando muito.

        Curtir

  71. kika disse:

    WD, ACREDITAMOS NA SUA LUTA E RECONHECEMOS O ESFORÇO QUE TEM FEITO PARA NOS AJUDAR. SEI QUE AS DÚVIDAS NÃO CESSAM E AS RESPOSTAS AS VEZES NOS DESANIMAM, POIS SABEMOS QUE O QUADRO DE PROFESSORES NA SEDF ESTÁ CARENTE E O GOVERNO NÃO DEMONSTRA O INTERESSE DE RESOLVER TAL SITUAÇÃO EM QUE A SEDF SE ENCONTRA. VC ACREDITA QUE SE HOUVESSE UM NUMERO MAIOR DE CONCURSADOS NA REDE, RESOLVERIA TAL DEFICIÊNCIA? OBRIGADA PELA ATENÇÃO…

    Curtir

    • Kika,

      Eu sempre busco responder com a verdade, não vou ficar como vejo muitos aí enganando os colegas. Não preciso disso. Para ser bem sincero, o quadro de necessidade de professores efetivos neste momento, em nossa avaliação, é de mais ou menos 2500. Já o concurso de 2013 vai criar um banco de reserva de mais de 4000

      Curtir

      • Luzita disse:

        WD .. Então o que justifica esse numero exorbitante todos os anos de contratações ? Será que realmente são só coberturas? Muito estranho isso.. Levando em consideração que a maioria dos colegas contratados que vimos, dizem estar em vagas livres. Tanto que ficam o ano inteiro.. Não chamam os que esperam e ainda fazem novo concurso.. São só duvidas..

        Curtir

  72. Lena disse:

    Wd me responde por favor ! Eu fiquei em 2814 para atividades, segundo o que vc falou eu vou ser chamada para apresentar títulos? pois para atividades é 804×5 é isso mesmo????? certeza???

    Curtir

    • Lena,

      Em nenhum lugar eu falei que para atividades são 804 vezes 5. A soma de todas as vagas previstas para todas as áreas, conforme o edital, é que dá este número de 804. Para atividades, 40 horas, temos 200 vagas, que multiplicada por 5 chega a 1000. E isso quer dizer que você está fora.

      Curtir

      • lena disse:

        Entendi esperar e estudar agora para o próximo!!Sou professora temporária para o próximo ano de 2015 como fica a situação dos temporários? Haverá outro concurso?

        Curtir

        • professor disse:

          Pessoal, e depois a gente escuta professores criticando os alunos na aprendizagem. Mas a gente vê cada argumentação de maluco e pessoas que não leram o edital por preguiça que nem sei como conseguiram passar na prova.

          Curtir

      • lena disse:

        Entendi! E como esta o caso do contrato temporário para o ano que vem 2015?? Sou professora de contrato haverá outra prova esse ano?

        Curtir

  73. Fefa disse:

    Só uma questionamento WD, se vc puder me responder serei muito grada, eu fiquei classificada em 883 para atividades, suponhamos que não haja mudança na classificação, eu estou entre os classificados para levar os títulos?

    Curtir

  74. vanessa disse:

    WD entrei com recurso nas questões 29 e 30 da prova de especifica..me orientei com professores de cursinho e demais…e me garantiram com toda certeza que essas questões na constam no edital…fui até um advogado e ele me orientou que é causa ganha….vamos nos movimentar…não vamos aceitar isso

    Curtir

    • Vanessa,

      O que eu estou mais vendo é professor de cursinho criando situações para justificar a não aprovação dos seus alunos. Também estou vendo um monte de advogados querendo ganhar dinheiros com os participantes desse concurso.
      Um absurdo.

      Aliás, foi para isso que criei este post, para ver se o povo caia menos neste tipo de situação.

      Quanto ao seu caso, agora é esperar a decisão da banca, que tem autonomia para decidir.

      Curtir

  75. susy disse:

    WD será que de inicio o governo vai chamar mais de 200 professores?

    Curtir

  76. glaucia silva disse:

    Wd me desculpe esta te encomodando mas me tire uma duvida existe alguma possibilidade ainda este ano haver o concurso para orientador educacional tendo em vista que ja foi aprovado.Obrigado aguardo a sua resposta.

    Curtir

  77. Célia Dias disse:

    WD,

    Gostaria de saber se tenho chance de ser convocada , minha classificação foi em 533 para atividades ?

    Obrigada.

    Curtir

  78. Edinalva disse:

    WD, eu conversei com um advogado quanto à questão de aumentar o cadastro reserva, e ele garantiu que não feriria em hipótese alguma o andamento do certame. Prejudicaria quem? O cadastro reserva não é direito líquido e certo de nomeação! O GDF teria um banco reserva, apenas. Nós sabemos que o DF não suprirá as vagas com apenas 1000 professores. E o que veremos, é que faltará professores em todas as Regiões Administrativas… E o que o Governo fará? Contratação temporária, que é o mais vantajoso para ele! Assim como o GDF tem um cadastro reserva de temporários, teríamos também um cadastro reserva de professores efetivos… Tão simples!!! Que o cadastra reserva aumente em 8, 10 vezes, não importa… Quem ficar nessa situação tem consciência de que poderá ser nomeado OU NÃO!!! [Parafraseando o que o advogado consultado afirmou]. Por favor, WD, leia e lute por isso! Em nome de JESUS.

    Curtir

    • Edinalva,

      Quando eu for advogado e tiver fora do Sinpro darei a mesma resposta que o advogado citado por você. Por enquanto, prefiro analisar com muito cuidado para não colocar em risco a situação dos que conseguiram alcançar seu objetivo.

      Curtir

    • André Nunes disse:

      Acho que a grande questão está aqui, na combinação desses dois tópicos do edital:

      9.1. Somente os candidatos considerados aprovados e classificados na Prova Objetiva de Múltipla Escolha, até a classificação correspondente a 5 (cinco) vezes o número de vagas ofertadas neste Edital, incluindo os empatados na última posição e a reserva de vagas para os candidatos com deficiência, serão convocados para a Avaliação de “Títulos” e “Experiência Profissional”, ficando os demais candidatos não convocados, reprovados e eliminados do concurso para
      todos os efeitos.

      10.8. O candidato não aprovado será excluído do Concurso Público e não constará da lista de classificação final.

      Ora, se você está reprovado no concurso, você está excluído do mesmo. Como pode então fazer parte do cadastro de reserva? O cadastro de reserva é formado por candidatos APROVADOS fora do NÚMERO DE VAGAS. Candidatos eliminados, reprovados, excluídos não podem fazer parte do cadastro de reserva. Se assim fosse, quem faltou a prova poderia fazer parte do cadastro de reserva, quem foi eliminado pelo critério de nota mínima também poderia…

      Curtir

  79. Jane disse:

    Wd ,muito obrigado pelo excelente trabalho que tem feito ,mas eu pedir a você que por favor me esclareça uma dúvida ,eu fiquei na classificação em 9103 será que tenho alguma chance de ficar entre os 1000? Por favor me tira essa dúvida .Obrigado!

    Curtir

  80. Luciana disse:

    WD, voce pode nos ajudar, se quiser… entao por favor rebata as informacoes do governo de 5 vezes com o concurso de 2010 pra lingua portuguesa que havia 14 vagas e foi homologado com 1400 aprovados, mais de cem vezes. Nao faca como o SAE que apos ter assumido cargos no governo nao luta mais com veemencia por seus associados.

    Curtir

    • Luciana,

      O que não vou fazer é mentir. NO edital de 2010, estava lá escrito, o banco de reserva era de 15 vezes o número de vagas. Neste de 2013 está 5 vezes. Então não houve aumento lá depois de publicado o edital como você que fazer entender.

      E mais, naquela época lutamos para aumentar para 20 e fomos derrotados.

      Curtir

      • helmer gonçalves dos santos disse:

        Não existe ¨Me envergonha¨, o pronome oblíquo átono ¨Me¨ e nem um outra inicia oração!

        Curtir

    • Elizete disse:

      Aprovados, não classificados! Cristo!

      Curtir

  81. João disse:

    Prezado Washington,

    Sei que estou a fazer uma pergunta que provavelmente está fora da suas possibilidades de informação, mas ainda assim, peço que compreenda a angustia de quem talvez seja chamado e, finalmente, poderá trabalhar com a profissão que escolheu tendo um pouco de reconhecimento e estabilidade. Sei que tem tido paciência até o momento e peço apenas um pouco mais. Atualmente eu estou em 443°, tenho plena consciência que cairei, pois não tenho títulos, mas ainda assim ficarei dentro do cadastro reserva. Entretanto, ainda não terminei minha graduação, ou melhor, complementação pedagógica, e, frente a isso, temo que venham a chamar muitos dos aprovados no cadastro reserva ainda este ano. Desta forma lhe pergunto, mesmo sem esperanças que você tenha acesso a esta informação: É possível (ou provável) que chamem o cadastro reserva ainda este ano?

    Desde já, agradeço pela atenção.

    Curtir

    • João,

      Você não colocou para qual área, mas presumo que é para atividades. Não acredito que chamará para atividade até este número neste ano, pois muitos acabaram de ser nomeados. Mas se for, basta você verificar que a Lei 840 dá a oportunidade de você ir para o fim da fila e ser chamado depois. Como acredito que até o final da vigência deste concurso todos serão nomeados, então você estará dentro, com certeza.

      Curtir

      • João disse:

        De fato minha área é a de atividades, agradeço a presteza e clareza de informação. Mais do que isso, agradeço por lutar tão assiduamente por nossos direitos!

        Curtir

  82. WD, ainda serão nomeados candidatos aprovados em 2010? Aí tem as nomeações doa aprovados nesse de 2013, certo? Logo o contrato Temporário ficará de lado? Não haverá o CT? Não atingi a classificação, infelizmente, mais pelo menos o contrato tira a gente do desemprego…

    Curtir

  83. Genilson Carlos das Chagas disse:

    Olá WD, meu nome é Genilson moro em Natal/RN e fui aprovado para 40 horas de geografia e minha pergunta é o seguinte: Como no concurso de 2010 não houve pra geografia, qual a possibilidade e a quantidade de convocados para esses cargo esse ano?
    Desde já agradeço e vejo a credibilidade de seu blog.

    Curtir

  84. André Luiz disse:

    Caro Washington,

    Solicite, por gentileza, ao jurídico do SINPRO verificar a argumentações abaixo:

    – o cadastro reserva gera expectativa de nomeação;
    – quem passa dentro do número de vagas tem direito a nomeação;

    Logo, o aumento do cadastro reserva não aumenta o número de vagas e cria a expectativa de nomeação. Assim, com o aumento do banco reserva a Administração pode zerar ou não o banco formado dentro da validade do concurso conforme o surgimento das vagas nas escolas o que não interfere a lisura do certame.

    Para exemplificar na disciplina de Física 40 h são 6 vagas e 30 para cadastro reserva. É perceptível que 30 professores nomeados não atenderão as carências das escolas.

    Grato pela atenção.

    Curtir

  85. Higor Sanjiv disse:

    Estou com uma duvida sobre a apresentação dos títulos, fiquei como “aprovado”, porém passei longe da classificação, mesmo assim eu devo apresentar os títulos pra ver se melhora a colocação ou não?

    Curtir

  86. Luciana disse:

    O WD, tenho muito respeito por voce, mas nao preciso mentir e provo o que estou dizendo eu prestei o concurso de 2010 e fiquei acima dos 1000 quando era pra haver apenas 14 vagas x 15 = 210 e isso foi feito porque pode ser feito. Como entao me explica terem homologado o edital com mais de 100 vezes o numeros, o numero de vagas. Agora, se vc nao tem o interesse de lutar por essa causa nao coloque em xeque o meu caracter. Nao peco a nomeacao neste de 2010 pois nao ha essa demanda e nao havera ate o vencimento do concurso, mas pra atividades ate 2018 vai faltar professor se este cadastro for ampliado pra 15 ou 20 que seja. 

    Curtir

    • luciana,

      Foi para qual disciplina?

      Curtir

    • Andreia disse:

      Luciana, o WD já explicou pra vc mil vezes que no concurso de 2010 eram só 15x o cadastro reserva e vc ainda quer discutir? Querida, dá uma olhada no edital com o RESULTADO FINAL de 2010, lá vc vai ver que não tinha 100x o numero, tinha somente 15x + os empatados. Que dificuldade…

      Curtir

      • Professor S disse:

        193 convocados – 20h – português (seriam 195)
        298 convocados – 40h – português (seriam 255)

        total: 491 convocados

        Não existe essa estória de “empatados” mas sim os critérios para o desempate para listagem final.

        Curtir

    • Elizete disse:

      Luciana,o que vc está falando é sobre os que foram aprovados em língua portuguesa. Os classificados foram só 210 mesmo, como previa o editall.

      Curtir

    • SPP disse:

      Olá, Luciana!Concordo plenamente com você!Quem quiser tirar a dúvida, basta acessar o site da funiversa, concursos encerrados!Está lá para quem quiser ver!No concurso de 2010 foram convocados para a avaliação de títulos, língua portuguesa 40 hrs, muito mais que 15x o número de vagas!Língua portuguesa 40hrs diurno 17 vagas (17x 15 = 255). Foram chamados para a avaliação muito, mais muito mais que 255!Dá uma olhadinha lá!E o pior, ele nomeou em língua portuguesa 40 hrs até o 298°!Traduzindo, deveriam convocar bem mais que o cadastro reserva para a avaliação de títulos, assim como no certame de 2010!Avaliação de títulos faz toda a diferença sim!Isso não é justo!Fui aprovada e por pouco não consegui ficar no cadastro reserva!Estudei tanto quanto aqueles que foram aprovados no cadastro reserva!Conheço muitos que não alcançaram o cadastro e também se dedicaram bastante, se privaram bastante para conseguirem uma nota!Não julgem!Se o governo realmente desejasse, poderia sim aumentar este cadastro, como feito em outros concursos!Mas, este governo não vai aumentar o cadastro!Tenho consciência disso!

      Curtir

  87. Mariza disse:

    Washington, não sei se você já foi procurado para ajudar a esclarecer sobre o gabarito da prova de Atividades, a questão 15, poi parece que houve um erro ao corrigir o gabarito oficial. Tendo em vista que consideraram como resposta da questão 15, a letra “C”. O item II desta questão está correto e consta, na íntegra, do PPP Carlos Mota, na Página 46, penúltimo parágrafo. O que pode ter acontecido é que ao corrigir o gabarito das outras provas, que dizia respeito a “Tendências Pedagógicas” e deveria ser alterada para a letra “C”, a banca corrigiu, por engano, a questão 15 de PPP Carlos Mota, da prova de Atividades. Se o Sinpro tem como entrar juntamente com os candidatos, pois eu mesma fui prejudicada, como vários outros com a mudança da resposta desta questão. Desde já agradeço.

    Curtir

  88. Após a fase de recursos não haverá mais dúvidas pois a SEDF irá convocar somente os que ficaram classificados dentro de 5 vezes o numero de vagas para apresentar os títulos.

    Edital
    “Somente os candidatos considerados aprovados e classificados na Prova Objetiva de Múltipla Escolha, até a classificação correspondente a 5 (cinco) vezes o número de vagas ofertadas neste Edital, incluindo os empatados na última posição e a reserva de vagas para os candidatos com deficiência, serão convocados para a Avaliação de “Títulos”
    e “Experiência Profissional”, ficando os demais candidatos não convocados, reprovados e eliminados do concurso para
    todos os efeitos.

    Curtir

    • Junior disse:

      Foi incompetência da banca, ela já fez isto em outros concursos, só que ela corrigiu o seu erro. O que prevalece, é questão certa. A banca não vai querer pagar muito caro por danos. Espera só, para você.

      Curtir

  89. Luciana disse:

    Lingua Portuguesa

    Curtir

  90. Liandro disse:

    Boa tarde, Washington! Sobre o caso que a Luciana relatou, leia lá em cima, ela se refere a Língua Portuguesa.
    Também reafirmo o que a moça disse, há como alterar para 15 vezes o número de vagas e esperamos o seu apoio.

    Curtir

    • O meu posicionamento dependerá da posição do nosso jurídico

      Curtir

      • Victor disse:

        Também sou da área do direito e acredito que o aumento no banco não provocará demandas ao Judiciário, uma vez que se trata como postado abaixo de interesse da Administração Pública, como já foi feito em outros concursos.

        Curtir

        • Entendo, Victor,

          Mas tem muitos interesses por trás. Por exemplo, tem uma turma dos cursinhos prontos para melar tudo por motivos óbvios.

          Curtir

          • Victor disse:

            Mas WD, como ícone da defesa de uma educação de qualidade no DF, você vai deixar que interesse explicitamente particulares prevalecem sobre a necessidade da educação do DF?

            Curtir

          • Prof. de Filosofia Indignado disse:

            WASHINGTON DOURADO, NO GABARITO ATUAL AS QUESTÕES DE FILOSOFIA: 32) – 34) – 36) – 38) – 40) e 42) QUE NO GABARITO ANTERIOR ESTAVAM CORRETÍSSIMAS SEM EXPLICAÇÃO NENHUMA FORAM ANULADAS, BENEFICIANDO QUEM MENOS ESTUDOU. ARBITRÁRIA ESSA DECISÃO DE UMA BANCA QUE NÃO TEM COMPROMISSO COM AS COISAS CORRETAS. PORÉM ESTAREI ENTRANDO COM MANDADO DE SEGURANÇA PARA CORRIGIR ESSE DESMANDO. O CERTO É CERTO.

            Curtir

          • Senna disse:

            MAS, OS INTERESSES DO POVO DEVE PREVALECER, NÃO GRUPOS INTERESSADOS EM EXPLORAR FINANCEIRAMENTE.

            Curtir

        • marcelo disse:

          eu sou também sou da área jurídica e tenho posicionamento diametralmente oposto, imagem a situação um professor sem títulos que classificou dentro das vagas previstas no edital para apresentação de títulos, com ampliação do cadastro o mesmo professor é preterido por outro que possui títulos, mas que estava “desclassificado” por se encontrar além do limite de vagas, será que não irão surgir diversas ações na justiça, direitos não serão violados, a questão não é tão simples como se apresenta. A decisão não é somente política, mas jurídica também e com diversos desdobramentos.

          Curtir

          • Prof. Carlos disse:

            Acho que muitos professores que fizeram o concurso do 2010 não teriam aprovado a prova do 2013 e muito menos alguns mais antigos. Já no 2010 passaram x 15 vezes, digamos com nota similar como seria neste caso de ser ampliadas. Ou seja me parece que não há motivo para dizer que seriam professores mal vistos.

            Curtir

      • Lucas disse:

        Washington, e quanto a disciplina de História?
        Entendo que lutaram em 2010 para aumentar de 15 para 20, mas acredito ser desleal a comparação da situação atual com a situação de 2010.
        Afinal, de 15x para 20x…
        Mas agora, de 5x para 15x…
        Não estamos falando de um cr de 10x, de 15x, nem de 20x.
        Estamos falando de um cr de CINCO vezes esse, o de 2013.
        É um número muito baixo, e que não foi atento aos professores antes da realização da prova.
        Porém, o fato é de que professores que pedem o aumento do cr, estão com a nota em 59, 59,3 etc.
        Essa nota, não é uma nota baixa para a esfera de concursos públicos, o que quer dizer que tem competência sim para assumir o cargo.
        Acho uma falta mesmo de cumplicidade, apontar como chatice de candidatos, ou que precisavam estudar mais e etc, só porque estão lutando para ampliar o cr, que não altera em nada agora, afinal o que saiu foi uma lista parcial.
        Tenha dó, colocar em cheque o caráter daqueles que querem lutar pelo aumenta, pois entende-se que ameaçam quem conseguiu o objetivo.
        Mas espera aí, quem afinal de contas conseguiu o objetivo?
        Você tem como mesmo falar em “conseguiu o objetivo” tão precipitadamente assim, sendo que neste mesmo poste vc começou com “tem gente comemorando antes da hora”?
        É uma situação delicada? Não. Nem para vc, nem para o governo.
        Só para aqueles que acreditam terem atingido o objetivo com a lista parcial do resultado.
        Cuidado com os comentários gente, para não se tornarem rudes e parecem grosseiros demais…
        Boa tarde

        Curtir

  91. Victor disse:

    Bom dia WD, percebo que você é muito atencioso as publicações e espero que leve em consideração meus posicionamentos, sabemos que o regime de contratação temporária previsto na CF visa precipuamente atender a necessidade pública excepcional, tendo em vista a carência do quadro de servidores públicos, entretanto verificamos que a inversão de valores na sua utilização, os professores temporários deveriam preencher vagas de professores que estão sob licença, impedidos, ou seja em caráter temporária,e não vacâncias como é feito hodiernamente.
    Tenho acompanhado as notícias e verifico que os professores excedente querem mobilizar para aumentar o cadastro de reservas para 15 vezes o número de vagas, o que daria um banco de 12.060 professores, talvez a priori parece um número elevado, mas sabemos que a mais de 6 anos que realizam certame simplificado para contratação de 6500 professores temporários e que em muitas áreas faltam professores. Em face da razoabilidade se porventura o aumento fosse de 10 vezes teríamos um quadro de 8040 professores, praticamente a demanda que o DF precisa para completar os quadros da SEDF.
    É mais alarmante quando visualizamos o cenário das disciplinas separadamente, no meu caso sou docente de Ciências Naturais no qual foi previsto 5 vagas mais o cadastro são 25 vagas, destaco que só para regional de Planaltina foram chamados 60 professores temporários para vaga de ciências. Reconheço que muitos utilizam do pretexto de que as pessoas que buscam aumentar o número de vagas estão fora da convocação, mas sei que em uma prova de CTRL C e CTCL V não transparece um método eficiente de verificação de qualidade, conheço muito gente capacitada que ficou fora, para se ter uma ideia 90% dos aprovados de ciências são da UNB, mas apenas 25 estão dentro, enfim, é evidente que esses 25 não preenchem nem metade das vagas da carência de uma regional.
    Frisa qual a intencionalidade deste Governo em mal encerrar um concurso e autorizar novamente um processo de contratação temporária de cunho complementar, se o escopo do SINPRO é fortalecer o número de efetivos do quadro, fazendo com que a categoria fique mais forte e contundente as ideologias por ela defendidas.
    No que tange ao edital, sabemos de seu bojo iminentemente jurídico e vinculador, todavia na Administração Pública está acima de tudo o princípio da SUPREMACIA DO INTERESSE PÚBLICO, não é exclusivamente abrir precedentes para outros concursos, mas a carência está aqui na nossa realidade. O interesse público é garantir ensino de qualidade ao educandos, mas como garantir tal objetivo, se os professores temporários não conseguem dar seguimento ao seu trabalho, não se estimulam pelo fato de ser uma jornada de curto período, portanto deve-se atentar para a efetivação total do quadro.
    Li um post seu no qual dizia que os jovens não se interessam pela carreira da docência e que esse número é preocupante, é sabido que a carreira de professor é apenas uma passagem para outros concursos melhores, mas pior ainda é saber que a classe só será fortalecida com o aumento de efetivos.
    Outro aspecto é qual implicação em aumentar o banco do cadastro, se o candidato apenas será nomeado se existente a vaga, sabendo que no cadastro acarreta apenas a expectativa de direito, sendo necessário chamar o candidato preferencialmente somente da abertura de outro concurso público, o que falta é mobilização política.
    Salienta quantas irregularidades foram constatadas e em nada modificou o cenário do concurso, agora querer afirmar que o aumento do banco atinge a lisura e confiabilidade do concurso parece uma falácia.

    Espero uma atitude WD, queremos saber se você vai defender a bandeira da educação..

    Curtir

    • Prezado Victor,

      Algumas considerações:

      1 – Faz 12 anos que dedico 24 horas em defesa da educação. Neste período participei de cada uma das lutas por esta área. Não faço isso só quando me interessa, repito, participo de todas, especialmente no tocante a concursos. Mas tudo isso não quer dizer que eu vá concordar com suas teses e só concordando é que faz de mim um defensor da Educação.

      2 – Minha avaliação é que hoje a SEDF precise de 2500 a 3000 professores efetivos para completar seu quadro. No mais, como são substituições temporárias, a carência é de temporários mesmo.

      3 – Diferente de muitos que só agora vão participar da luta, em 2010 EU coordenei a luta para aumentar de 15 para 20 vezes o número de vagas do edital para compor o banco de reserva. Naquele momento o Governo foi contra, inclusive gente que hoje está nos cursinhos. Então, meu caro, não falo as coisas por conveniência, falo por que já passei por isso como dirigente sindical.

      4 – A questão do aumentar ou não o banco de reservar, alterando para isso o edital, é uma questão jurídica. Pois no âmbito Federal há o artigo 11 do DECRETO Nº 6.944, DE 21 DE AGOSTO DE 2009. Aqui no DF não temos um dispositivo legal que fale dessa possibilidade claramente. Então, não sou contra aumentar. A questão no momento é se um aumento pode gerar fragilidade jurídica e até cancelamento do certame. E aí você deve entender que tem 4000 aprovados agora pressionando também, pois não querem qualquer risco.

      5 – Por fim, o que mais tenho visto por aí é gente vendendo ilusões a pessoas desesperadas. Eu não vou fazer isso. Se concluirmos que a mudança é possível, lutaremos com todas as forças. Se concluirmos o contrário, vamos explicar aqui nossas razões.

      Curtir

      • Victor disse:

        Grato pela atenção, foram apenas questionamentos plausíveis e se de algum modo pareceu rude, foi apenas força de expressão.

        Curtir

      • Sheila disse:

        WD,

        Realmente, tem advogado que vende ilusões mesmo!
        Mas não foque apenas nessa minoria…
        Pense naqueles que são formados na área jurídica, como dois colegas meus, e que estão convictos que existe sim, a real possibilidade de aumentar o cadastro reserva sem gerar nenhum prejuízo aqueles que estão aprovados no concurso.
        Tenho um cunhado que é da área, e ele não teria motivos para querer me iludir…
        Reveja essa questão, por favor!

        Curtir

      • pedagoga disse:

        Wd como assim prejudica os que passaram? Poderia explicar melhor, por favor?

        Curtir

        • Pense no seguinte:

          Quem agora ficou entre os 5 vezes o número de vagas, tem uma expectativa real diante do edital que aí está. Porém, no caso de abrir, por exemplo, para mais 5 ou 10 vezes, na hora da prova de título terão muitos que não conseguiram a classificação agora que conseguirão, retirando que neste momento está por causa da boa nota.

          Isso muda, isso gera insegurança jurídica e pode cancelar todo o concurso.

          Curtir

          • Rose disse:

            WD,
            Como vc mesmo já postou aqui, a prova de títulos não é eliminatória, mas apenas classificatória.Então, ninguém seria eliminado do concurso e dessa forma, não haveria prejuízo evidente para entrar com ações judiciais que partem acima de tudo do pressuposto da legalidade de direitos.
            Não havendo prejudicados, não haverá do que recorrer!

            Curtir

            • Rose,

              Imagine que quem passou até a 1000º colocação hoje, com um suposto aumento para 15 vezes o número de vagas, essa mesma pessoa poderia mudar então para 3000º lugar. Isso muda muito sim.

              Curtir

          • Pedagoga disse:

            Ok obrigada pela resposta.

            Qual seria a previsão de um novo concurso da SEEDF? Será que em dois anos sairá outro?

            Obrigada!

            Curtir

  92. Rafael Francisco Neves disse:

    Boa tarde,
    Pessoal olha isso de não poder alterar o edital e conversa fiada, vejam só tantas comissões montadas em todos os concursos e conseguem ampliar o número de vagas, exemplo o último concurso do Bombeiro DF 2012 e da PMDF 2009 que foram modificado dobrando o quantitativo de vagas previstas! Nós estamos apenas na primeira etapa sem contar que esse concurso poderia era ser cancelado pelo amadorismo da banca. Vamos montar uma comissão e pressionar esse governo fraco até por que é ano eleitoral e a hora é essa. Rafael Francisco Neves.
    Segue E-MAIL para organizar uma Comissão: rafaelfnpm@hotmail.com Fone: 81054889 (Tim) ou 93385412 (Claro)

    Curtir

    • Cleo disse:

      Boa Rafael, conte comigo! Ja te enviei o email.

      Curtir

    • roberto disse:

      vamos sim nos organizar, vamos ser rápidos para não cair no esquecimento.

      Curtir

    • sheyla disse:

      Se o sindicato tivesse lutado pelo mesmo quantitativo de cadastro reserva de 2010 seriam mais 8000 professores classificados, agora resta estas 8000 professores irem a luta, fazendo mobilizações. Não é possível que esta quantidade de pessoas não sejam ouvidas, o bom seria que tivesse uma comissão ou o sindicato para a organização com certeza 99% deste quantitativo estariam presentes.

      Curtir

  93. WD, muito obrigada por todas as informações prestadas aqui. Entro mais no seu blog do que até no meu facebook. Torço para que tudo dê certo, pois foram duas lutas para conquistar essa vaga, tendo em vista que não havia vagas para o curso de Ciências Naturais. Agora é esperar o resultado final!

    Curtir

  94. lucierida disse:

    Gostaria de saber sobre este gabarito publicado o gdf garantiu que a banca iria analisar os recursos crei que isso nao ocoreu pois tem questoes que bao foi anulada e tem duas respostas o que i gdf tem a nos dizer

    Curtir

  95. Gleide disse:

    WD, há grandes especulações acerca das contratações de professores para as creches, sendo assim, minha dúvida é se esses professores serão concursados ou terceirizados. Você pode informar algo a respeito?

    Curtir

  96. Luciana disse:

    Gente, vamos montar a comissao como bem disse o amigo Rafael antes que seja tarde. Acao gera nomeacao.

    Curtir

  97. João disse:

    Mais importante que lutar por aumento de vagas é saber exatamente qual a carência do GDF.

    Explico:

    Uma vez que possamos provar (com documentos) que existe carência no GDF, seja ela através de novas escolas ou de aposentadorias, podemos obrigar, por via judicial, o GDF a contratar todos os aprovados no certame, até o número exato da carência.

    Ou seja, o mais importante é saber quantas vagas surgem todos os anos, especialmente saber quantos professores se aposentam!

    Washington Dourado, você pode conseguir esta informação, ou melhor, para que você não se comprometa: Você, ou qualquer outra pessoa que esteja lendo, poderia informar onde conseguimos esta informação?

    Agradeço desde já.

    Curtir

    • Prof disse:

      Verdade. Já é entendimento do STJ que a abertura de vaga durante o prazo de validade do concurso gera direito subjetivo. O problema é não entregarmos os títulos agora e sermos prejudicados por causa dessa história de 5x o nº de vagas.

      Curtir

    • professora com esperança disse:

      sinceramente, vejo o sacrifício do WD, em ajudar a categoria, meu Deus de onde vem tanta paciência ,quer saber se eu fosse vc WD, seria candidato a deputado, talvez assim seria mais fácil,para vc nos ajudar, eu acredito em seu carácter e sei que vc não ia nos decepcionar.Levante essa bandeira amigão, e conte com um grupo imenso que te admira, e te repeita, muito obrigada !!!! ,.

      Curtir

    • Andreia disse:

      Ele já postou que a carência atual é de 2500 a 3000. E o concurso criará um banco de 4000 professores. Dá uma lida nos comentários anteriores.

      Curtir

      • Rose disse:

        Tenho quase certeza de que essa carência de 2500 a 3000 professores é apenas na área de atividades!!!
        Tenho acompanhado as aposentadorias e exonerações publicadas no Diário Oficial nos últimos 2 anos, e tenham certeza de que não é de apenas 1000 professores.
        Não tem lógica alguma a SEDF ter apenas essa carência total de professores para todas as áreas.

        Curtir

  98. sergio disse:

    WD!
    Minha esposa acertou uma questão de português, porém a banca mudou a resposta do gabarito. Fato que deixa minha esposa fora da lista para avaliação de títulos (Professor de Português-40 horas). Contudo ela falou com vários Doutores e Mestres da área, que afirmaram que a resposta da minha esposa está correta, fato que deixa a mesmo dentro da lista. E agora WD, minha esposa vai ter que entra com o mandado de segurança?

    Curtir

  99. kika disse:

    Obg por responder meu questionamento WD, mas me tire uma grande dúvida: quantos professores efetivos para atividades a SEDF necessita para acabar com a carencia?

    Curtir

  100. Lucas Bezerra disse:

    URGENTE:
    Já tem uma petição pública com quase 3 mil assinaturas a favor do aumento do cadastro reserva!

    Segue o link
    http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR68639

    Curtir

  101. Gilvanete disse:

    Pessoal esta rolando uma petição copiei e colei aqui.

    Clécia disse:

    22/01/2014 às 10:10

    Está acontecendo um abaixo assinado para o aumento do numero do cadastro reserva para 15x o numero de vagas, está no site petição publica, todos que tiverem interesse, devem assina-lo e divulga-lo. http://www.peticaopublica.com.br

    Curtir

  102. C. Sávio disse:

    Olá, João!! Você está corretíssimo, precisamos provar em documentos que há carência de professores. Alguém tem esse acesso? Nosso colega Rafael também está certo ( leiam lá em cima) onde ele pede para que possamos nos reunir pessoalmente…
    Juntos conseguiremos…

    Curtir

  103. luiz josé disse:

    E o concurso para orientação sai ou não sai.Outra coisa a Banca fez e aconteceu e acabou tudo em salada.sempre assim já caiu no esquecimento.

    Curtir

  104. Washington, por favor, como fica a questão dos temporários? Infelizmente não consegui boa classificação, mais tenho a esperança de permanecer no ct pelo menos até a próxima oportunidade que será para orientador.

    Curtir

  105. INGLES 01 disse:

    Caro WD, poderia dizer como está a carência de professores na área de Língua Inglesa? Foram 26 vagas x 5 são 130, há a possibilidade de chamarem até os 130º aprovado enqt o concurso está em vigência? Obrigada.

    Curtir

  106. Luciana disse:

    Ouvi uma sobre essa das creches que pra mim foi inacreditavel, todas as creches seriam construidas e entregues para a responsavel pela CCC-Luzia de Paula. Se isso for verdade vai ser o fim! A CCC recefcbe milhoes do governo a cada repasse e sao varios ao ano. Essas creches devem ser administradas pelo proprio GDF para que nao haja mais e mais conveniadas senao a cada repasse em vez de milhoes serao bilhoes e nada de professores efetivos!

    Curtir

  107. marta disse:

    Boa tarde, Washington vc sabe como será o desempate, sei que os critérios estão previsto no edital, já dei uma olhada, estou em 418 para atividades, mas vi que tem mais 20 pessoas que também estão no 418, vc ou alguém sabe me explicar como será o desempate?

    Curtir

  108. Valéria disse:

    STJ GARANTE NOMEAÇÃO DE APROVADOS ALÉM DO NÚMERO DE VAGAS DO EDITAL
    O Superior Tribunal de Justiça (STJ), em recente julgamento, tomou uma decisão que representa importante avanço para os direitos dos concurseiros. Milhares de pessoas que foram aprovadas em concurso e esperam ser nomeadas para cargos no serviço público poderão garantir sua vaga, desde que se enquadrem na mesma situação da concursada que impetrou o mandado de segurança julgado pelo STJ. Pela relevância do tema, é sobre ele que vou falar no artigo desta semana.

    Vamos ao caso. O concurso em questão visava ao preenchimento de 49 vagas da área administrativa na Advocacia-Geral da União (AGU). Todas essas vagas, previstas no edital, foram devidamente preenchidas. Entretanto, mais tarde, mas ainda durante o prazo de validade do certame, foram abertas outras 45 vagas no quadro de administradores da AGU. Foi então que a candidata classificada em 81º lugar recorreu à Justiça para ser nomeada. É preciso esclarecer que, até então, o entendimento do Judiciário era de que nomear candidatos aprovados além do número de vagas previstas em edital de concurso seria ato discricionário da administração, praticado conforme sua oportunidade e conveniência.

    A decisão que o STJ tomou no caso da candidata à vaga na AGU muda completamente a posição da Corte sobre o assunto, segundo o acórdão publicado, e terá de ser aplicada por outras instâncias da Justiça em casos semelhantes. O edital do concurso para administrador da AGU previa que os candidatos aprovados além do número de vagas teriam direito à nomeação durante o prazo de validade de dois anos da seleção. O total de vagas abertas nesse prazo foi de 45, em decorrência de aposentadorias, falecimentos e demissões, de modo que o quadro administrativo do órgão totalizou 94 cargos. A candidata acompanhou toda a movimentação de pessoal pelo próprio site da AGU. Ao constatar que sua classificação já alcançava o 81º lugar, colocação dentro do número total de vagas existentes na carreira administrativa, pleiteou na Justiça seu direito à nomeação, que acabou reconhecido pelo STJ.

    Traduzida em miúdos, a decisão do STJ significa que o poder discricionário da administração de julgar a oportunidade e a conveniência de nomeação refere-se apenas ao melhor momento para convocar o próximo da lista. Isto é, o órgão pode decidir se nomeia no início, no meio ou no fim da validade do concurso, mas não pode deixar de nomear. E o mais importante é que tanto o Supremo Tribunal Federal (STF) como o Tribunal Superior do Trabalho (TST) estão em sintonia com esse entendimento. O TST, por exemplo, determinou recentemente que o Banco do Brasil substituísse funcionários terceirizados por servidores aprovados em concurso público para o cargo de escriturário. O STF, por sua vez, decidiu que a empresa estatal Centrais Hidrelétricas de Furnas também desligasse (sem trocadilho) terceirizados e nomeasse concursados aprovados, pois estava havendo abuso dos gestores na contratação de terceirizados, mediante contratos temporários, em detrimento de aprovados em concurso público.

    Decisões judiciais que ampliam o número de nomeações têm sido comuns e podem ser consideradas bom sinal pelos concurseiros. Nos concursos públicos para os tribunais, por exemplo, os candidatos aprovados têm sido chamados, dentro do período de validade do concurso público, em número superior ao número de vagas previsto no edital. Por isso, é fundamental que os candidatos acompanhem muito bem o processo de nomeação, pelo site da instituição promotora do concurso. Assim eles podem fazer valer seu direito quando se sentirem prejudicados. Por sinal, a Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011), no artigo 10, garante ao candidato o direito de obter informações inerentes à sua condição.

    Apesar dessas boas notícias, há um fato que ainda considero muito prejudicial aos candidatos. Ele precisa ser corrigido com urgência na legislação dos concursos. É que, no plano federal, assim como nos estados, ainda é possível promover concursos apenas para formação de cadastro de reserva, sem número de vagas definido no edital. Felizmente, no Distrito Federal isso não é mais possível, porque recentemente foi aprovada lei que proíbe tal prática em todos os certames promovidos pelo governo local, medida que, aliás, deve ser aplaudida por todos os que lutam pela moralidade nos concursos públicos. Na contramão, quando se trata de concurso federal ou estadual, podem ser lançados editais com previsão de vagas, de vagas mais cadastro de reserva ou apenas de cadastro de reserva, infelizmente.

    A prática de lançar editais para formação de cadastro de reserva surgiu exatamente para burlar as decisões mais recentes da Justiça – leia-se: dos tribunais superiores e do STF -, favoráveis aos candidatos aprovados nos concursos públicos além do número de vagas previsto nos editais. Todavia, já está em andamento no Congresso Nacional projeto de lei do Senado que pretende acabar com ela. Como coordenador do Movimento pela Moralização dos Concursos (MMC) e vice-presidente da Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos (Anpac), apresentamos esse projeto (PLS 74/2010), cuja relatoria está com o Senador Rodrigo Rollemberg (PSB). O texto em tramitação no Congresso obriga os promotores de concursos públicos a informar o número de vagas, o que resultará em segurança jurídica para os candidatos que aguardam ansiosamente a nomeação.

    Curtir

  109. Flor dos 40 disse:

    Com fe em Deus esse concurso não será anulado, pois tenho varias amigas que estudaram bastante pra esse concurso..vai da certo se Deus quiser…

    Curtir

  110. Luciana disse:

    WD, o seu departamento juridico ja chegou a alguma conclusao? Aquela informacao que postou nao se refere a disciplina de lingua portuguesa. Nao entendo o que esta acontecendo. Mas ainda acredito que o bomdfd senso e
    a vontade politica possam. prevalecer e que isso ocorra em tempo habil. So queremos poder contar com o seu apoio.

    Curtir

  111. Flor do dia disse:

    WD,

    sua paciência e precisão nas respostas nos surpreendem. Você é um profissional de excelência. Fui aprovada na 166ª colocação (atividades – 40 hrs). Acredito que mesmo com o ranking final seja convocada para a entrega de títulos.

    – Você acha que a minha colocação pode descer muito neste ranking final?

    – O prazo para a entrega de títulos será a partir do dia 3 de fevereiro?

    – Há possibilidade de ser convocada ainda neste ano?

    – Os PNEs podem me tirar da convocação ainda este ano?

    Desde agradeço sua atenção e seu profissionalismo.

    Curtir

  112. nana disse:

    WD. Gostaria de saber se existe a remota possibilidade de aumento das vagas… sou de atividades com 200 vagas e só irão chamar 1000 que e 5x o numero de vagas enfim… fiquei em 1001 poxa… 😦

    Curtir

  113. Breno disse:

    WD, Parabéns pelo seu trabalho e comprometimento. Gostaria que me respondesse as seguintes perguntas: 1) O que você pensa a respeito de um concurso que seleciona professores, repito, professores e não possui prova discursiva, muito menos prova prática? 2) Como o SINPRO aceita e simplesmente não questiona o fato de uma banca sem tradição e competência realizar o concurso para o cargo mais importante de todo o governo? 3) Houveram plágios, erros ortográficos e de concordância na prova e a mesma nem formatada estava, como você vê isso? Acredita que aconteceria isso em um concurso para ingresso no CBMDF, TJDFT, PCDF? Não seria já no concurso que nós (professores) somos desrespeitados?

    Curtir

    • 1 – Foi a opção da banca e dos organizadores.
      2 – O Sinpro não participou de escola de banca e nem aceitou nada. Teve uma licitação e uma empresa ganhou;
      3 – Faça recursos administrativos e até judiciais para os problemas citados;
      4 – Isso acontece até em concurso de carreiras mais disputadas;
      5 – É desde o concurso mesmo.

      Agora uma observação: o problema é que quem passou não tem nada a reclamar. Ou melhor, tem outra visão do processo.

      Curtir

      • Rose disse:

        Verdade, WD. É o famoso ditado:”Time que está ganhando… não se mexe!Para quê???
        Mas pode ter certeza de que se esses que foram classificados, não tivessem sido, iriam lutar da mesma forma que nós!
        Isso chama-se inconformismo.

        Curtir

  114. Eunice Marques disse:

    Parabéns! Para o nosso governador Agnelo apoiando as irregularidades da incompetente banca IBFC que mal analisou os recursos dos candidatos com eficiência .E pior ainda é hiprócrita dizendo que quer o melhor para educação do DF e vai deixar futuramente as escolas com déficit de professores só porque se nega aumentar o cadastro reserva por falta de interesse .

    Curtir

  115. Francisray disse:

    Olá professor vi o senhor comentando que são 2500 carências até o momento, vc sabe me dizer quantas são de educação física 40 horas ?

    Curtir

    • Francisray disse:

      Olá professor WD vc tem essas informações ?? agradeço desde já

      Curtir

      • Francisray disse:

        Olá professor WD vi o senhor comentando que são 2500 carências até o momento, vc sabe me dizer quantas são de educação física 40 horas ? passei em 219 até agora tem título de especialização devo subir para uns 195 a 200, será que tem chance de ser chamado ainda esse ano já que, já fazem mais de 6 anos do concurso de 2008 em que teve educação física, e também com a aprovação da lei que obriga a ter professor de educação física na educação infantil ? agradeço desde já , admiro seu trabalho ^^

        Curtir

  116. Professor disse:

    WD, confio em você! Parabéns por lutar por nós, uma classe tão massacrada. Ajude-nos a aumentar para 15 vezes o nº de vagas.

    Curtir

  117. Washington, quero agradecer a sua disposição em estar em contato conosco aqui, é a primeira vez que sou contrato e tb a primeira vez que presto concurso para a Fundação Educacional, e desde então tem sido através de do seu blog, que tiro minhas dúvidas. Espero que os aprovados atuais possam contar com seu apoio na luta pela nomeação. Foram 215 de História, vc acha que existe a possibilidade do banco ser zerado até o final de vigência do concurso?

    Curtir

  118. gislene souto santos souto santos disse:

    Esses comentrios aumentaram minha esperana. Na lista l saiu que eu estou reprovada. Como disse antes eu tinha passado e esperava pelo recurso pensando que aumentaria minhas chance, agora com esse novo recurso eu acabei perdendo mas no concordo com as questes que eles julgaram erradas. O que entendi que nem tds os recursos foram ujlgados, isto mesmo? Mas poderiam ter colocado o resultado la de reprovados se tem ainda recursos para julgar?? Na verdade ja consta um novo gabarito apos recursos. So tantas as dvidas. Desculpe o incmodo e agradeo a prestatividade.

    Date: Tue, 21 Jan 2014 22:38:07 +0000 To: gislenesouto@live.com

    Curtir

  119. Chave de Davi disse:

    WD, sabe me dizer se o GDF ainda vai convocar mais Professores de Língua Portuguesa do concurso de 2010?
    Obrigada!

    Curtir

  120. Marcos disse:

    Nossa estou alarmado com o nível desses candidatos ( alguns ), a galera não sabe nem interpretar um edital, acredito que muitos nem se deram o trabalho de ler, e agora estão propondo verdadeiras aberrações, tais como aumento de vagas, de cadastro, cancelamento sem provas, cada um sem noção que vou te contar viu.

    Curtir

    • Paulo disse:

      Verdade, Marcos! Parece até que alguém está sabotando os comentários, fica difícil crer que pessoas com nível intelectual e gramatical tão limitado possam estar almejando a todo custo um cargo de EDUCADOR!

      Curtir

      • mile disse:

        Concordo com vocês, e o mais estranho é que esse grupo quer
        por tudo desqualificar o concurso, o governo, o sinpro… O concurso foi feito com regras específicas e definidas e temos que aceitar as regras do jogo. O concurso de 2010 foi do mesmo jeito, quem não passou estudar para os próximos.

        Curtir

        • Marcos disse:

          Eu sempre falo para os meus alunos, ” Vocês já viram algum time que ganha reclamar do árbitro ? E o time que perde já viram reclamar da arbitragem ?” O mesmo se aplica aqui, todos esses que estão “chorando” são candidatos de péssimo nível que tiraram notas baixas, e agora querem entrar na marra.

          Curtir

          • Prof. Carlos disse:

            Excelentíssimo Sr. Marcos: Queria ver se o senhor teria aprovado o concurso 2013. Alguns ficaram fora do x 5 mas dentro dos x 10 ou 15 só por décimas, o que n{ao faz muita diferença em termos de nota. Além do mais, os ilustríssimos convocados do 2010 tiraram notas parecidas no x 15.

            Curtir

            • Paulo disse:

              Prof. Carlos, o fato de um jogador acertar a trave dá direito a ele de chutar novamente? Todos os concursos têm candidatos que ficam fora por pontuações ínfimas, isso normal. Agora, se toda vez que isso ocorrer aumentarem o cadastro reserva teremos um cadastro infinito!

              Curtir

          • Rose disse:

            Marcos, não seja leviano em suas palavras, por favor!
            Analise, caso a caso, antes de generalizar.
            Existem pessoas e pessoas em todo lugar, e aqui no blog, não é diferente.
            Vejo que a maioria que está reivindicando e protestando, têm sim, coerência em seus argumentos, colega!
            A questão mesmo do aumento do cadastro é totalmente legal. E sem falar dos recursos que não foram analisados de forma correta, o que abre grande brecha para ações judiciais.
            Não se preocupe, o que é seu de direito, não será tirado.

            Curtir

  121. kika disse:

    WD, ALGUMA INFORMAÇÃO SOBRE O CT 2014? QUANDO SERÁ Q IRÁ COMEÇAR AS CONVOCAÇÕES? GRATA

    Curtir

  122. val disse:

    Boa noite! caro washington está correto a IBFC mudar o gabarito, prejudicando quem já havia passado pelo menos no ponto
    de corte? Pelo que sei quando há recurso ou a questão é anulada ou permanece com a mesma resposta. Mas trocar a resposta? Pode esclarecer isso por favor. Fui muito prejudicada com isso.

    Curtir

  123. Pelo aumento do cadastro reserva disse:

    Pessoal,

    O texto abaixo foi retirado do Grupo “CONCURSEIROS UNIDOS -SEDF 2013” e disponibilizado no face pela colega Rozannya Márcio Rivellino Sil.

    Vamos ler com atenção:

    Ontem 21/01/14, foi realizada uma reunião iniciada às 18h30min, no Taguatinga Shopping, contando com a presença de 52 pessoas que foram aprovadas no concurso regido pelo edital 001-SEAP/SEE de 04/09/2013. O objetivo foi tratar da intermediação junto ao chefe do executivo do DF, Excelentíssimo Sr. Agnelo Queiroz e o Secretário de Administração Pública do Distrito Federal, Excelentíssimo Sr. Wilmar Lacerda, visando à manutenção do banco de dados de todos aprovados como ocorre no concurso de contratação temporária, durante a vigência do período estipulado no edital, sabendo que isto não gera direitos e sim uma expectativa, caso a Administração pública precise contratar mais profissionais, assim, passamos a descrever alguns apontamentos da reunião e solicitações.
    Dessa maneira, estipular um banco de reservas com apenas 10 ou 20 vezes o número de vagas seria injusto com todos os candidatos aprovados no concurso em epígrafe diante da real necessidade da SEEDF.
    Nesse sentido, esclarecemos que nosso objetivo é permitir que, após a entrega dos títulos dos candidatos classificados até cinco vezes o número de vagas (conforme especificado no edital) àqueles que não obtiveram essa classificação não sejam excluídos do banco de dados.
    De acordo com nota publicada no Correio Brasiliense em estudo solicitado pelo próprio GDF a CODEPLAN, mostrou que o Governo do Distrito Federal terá que realizar 16,8 mil contratações de professores efetivos para atender a demanda crescente, isso sem se falar nos professores que estarão se aposentando durante este período (5000 aproximadamente), fato que pode ser constatado através do link abaixo: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/euestudante/ensino_educacaobasica/2014/01/02/ensino_educacaobasica_interna,406081/df-precisara-contratar-mais-de-16-8-mil-professores-ate-2030.shtml .
    Considerando que conforme consta em edital que apenas os candidatos que foram aprovados até cinco vezes o número de vagas seriam convocados para a entrega de título, para a sua reclassificação, outrossim, nós candidatos aprovados, passamos a descrever abaixo algumas solicitações ao SINPRO, bem como ao chefe do executivo Excelentíssimo Governador Agnelo Queiroz, o qual foi o governador que mais nomeou professores para a SEDF, e ao Secretário de Administração Wilmar Lacerda:
    1º Para que não ocorram demandas judiciais, por parte dos candidatos aprovados até 5x o número de vagas, que seja realizada a avaliação de títulos e a reclassificação entre eles dentro de seus méritos;
    2º Que seja realizada uma retificação do edital, antes da homologação do concurso, que é de poder discricionário do ente público responsável, na pessoa do Governador Agnelo, constando que todos os candidatos aprovados (após a reclassificação dos candidatos que entregarem seus títulos até 5 vezes) sejam mantidos em suas posições de classificação, compondo assim todos os candidatos aprovados um banco de reservas, como ocorre no concurso do contrato temporário da SEEDF, não trazendo ônus ao GDF nem a banca examinadora;
    3º Destacando que isto não gera direito algum, apenas uma expectativa, de que caso a Administração necessite de novas contratações e ache viável dentro do prazo de validade do concurso estipulado no edital, utilize-se deste banco de reservas, fato que resultará em economia aos cofres públicos, o que é no mínimo razoável.
    4º Por fim, tal decisão minimizará por parte de nós candidatos aprovados a impetração de ações judiciais, contando com o apoio do SINPRO, pois, somos todos professores lutando por um Distrito Federal melhor e Ensino Público de qualidade.
    Finalizando agradecemos a todos que estarão analisando esta solicitação, candidatos aprovados no certame.

    Curtir

    • Pelo aumento do cadastro reserva disse:

      Achei importante compartilhar no blog!

      Curtir

    • Ana Maria disse:

      Se for assim e se for autorizado e aprovado, quero minha imediata chamada do concurso de 2010 , já que por apenas dois candidatos fiquei fora.

      Deu para entender que terão que abrir brechas? O direito terá que ser para todos!
      Passei em 2013 , estudei e deixei o CT em agosto só para estudar. Passei apuros sem dinheiro, mas graças a Deus e aos meus estudos consegui passar. Espero que isso não nos prejudique.
      Obrigada!

      Curtir

      • Roberto disse:

        No concurso de 2010 foram 15x mais, e segundo o post nao prejudicaria em nada quem passou nesse concurso de 2013. Leia de novo e entendera um abraco.

        Curtir

        • Gente,

          Mas em 2010 o Edital falava em 15. Não houve mudança naquele momento. O edital já foi elaborado com 15 vezes. Em 2013 foi de 5 vezes.

          Curtir

          • Roberto disse:

            Agente sabe disso WD, oq o amigo colocou no post faz sentido e nao atrapalharia em nada os ja aprovados nesse concurso. Amigo WD veja oq pode ser feito. Obrigado pela atencao vc tem paciencia de Jo rs

            Curtir

    • E aí, será eles vão mudar de ideia. Parabéns aos que fizeram isso. Avisem no face qdo for ter encontro, pois eu gostaria muito de participar.

      Curtir

    • Professor S disse:

      Apesar de ser favorável a uma alteração de visão por parte do GDF infelizmente tenho que ser razoável quanto ao papel do Edital em certames dessa natureza. O GDF não está preocupado em promover uma melhoria na educação, assim como o Governo Federal. Ganha-se muito dinheiro aplicando concursos como este (80mil inscritos e parcas vagas). Olha o concurso do Banco do Brasil com mais de 600mil inscrições? Essa estória de dar precedente já é conhecida. Fazer concurso sem ao menos zerar o anterior? Isso tudo é marmelada. O único que está lucrando nisso tudo é o governo.

      Curtir

  124. Elleen disse:

    WD parabéns pela sua paciência e por nos ajudar e esclarecer nossas dúvidas. Será que quem ficar entre os 200 para Atividades será chamado ainda esse ano? Desde já agradeço!!!

    Curtir

  125. Bárbara Madeiro disse:

    Professor, corrigir minha prova conforme o gabarito final e fiquei com 56,60. Porém fiquei como a nota 53,10. Preciso fazer o recurso, certo? Pode me ajudar ou estou equivocada.

    Curtir

    • Marilene disse:

      Duas coisas erradas aconteceram simultaneamente: 1) Anularam questões à revelia. 2) Não disponibilizaram os Recursos. EITA BANCA DE FEIRA ERRADA!

      Curtir

  126. Prof. de Filosofia Indignado disse:

    WASHINGTON DOURADO, NO GABARITO ATUAL AS QUESTÕES DE FILOSOFIA: 32) – 34) – 36) – 38) – 40) e 42) QUE NO GABARITO ANTERIOR ESTAVAM CORRETÍSSIMAS SEM EXPLICAÇÃO NENHUMA FORAM ANULADAS, BENEFICIANDO QUEM MENOS ESTUDOU. ARBITRÁRIA ESSA DECISÃO DE UMA BANCA QUE NÃO TEM COMPROMISSO COM AS COISAS CORRETAS. PORÉM ESTAREI ENTRANDO COM MANDADO DE SEGURANÇA PARA CORRIGIR ESSE DESMANDO. O CERTO É CERTO.

    Curtir

  127. Dani disse:

    WD, creio que o grande desejo dos que estão solicitando o ampliação do cadastro reserva está na sensação de desvantagem em relação aos concursos anteriores.
    É evidente que se observarmos especificamente a situação de vários cursos isoladamente notaremos que o cadastro formado não é suficiente.
    Este governo é péssimo em planejamento.
    Fiquei com classificação próximo ao limite do cadastro, e quando penso que a demanda é maior fico desapontada.
    A única coisa ilimitada neste governo é a incompetência.

    Curtir

  128. Prof. Indignado disse:

    WASHINGTON DOURADO, NO GABARITO ATUAL AS QUESTÕES DE FILOSOFIA: 32) – 34) – 36) – 38) – 40) e 42) QUE NO GABARITO ANTERIOR ESTAVAM CORRETÍSSIMAS SEM EXPLICAÇÃO NENHUMA FORAM ANULADAS, BENEFICIANDO QUEM MENOS ESTUDOU. ARBITRÁRIA ESSA DECISÃO DE UMA BANCA QUE NÃO TEM COMPROMISSO COM AS COISAS CORRETAS. PORÉM ESTAREI ENTRANDO COM MANDADO DE SEGURANÇA PARA CORRIGIR ESSE DESMANDO. O CERTO É CERTO.

    Curtir

  129. sheyla disse:

    Se o sindicato tivesse lutado pelo mesmo quantitativo de cadastro reserva de 2010 seriam mais 8000 professores classificados, agora resta estas 8000 professores irem a luta, fazendo mobilizações. Não é possível que esta quantidade de pessoas não sejam ouvidas, o bom seria que tivesse uma comissão ou o sindicato para a organização com certeza 99% deste quantitativo estariam presentes.

    Curtir

  130. Roseane disse:

    Baiana disse:
    está um comentário quanto a resposta errada de conhec. especifico a questão 15, era a letra c no primeiro gabarito e agora a banca marcou a letra d, e as pessoas estão querendo entrar com o mandado para mudar, gostaria de saber se pode acontecer isso, pois mudaria as notas de todos de uma forma geral, podendo até sair uma nova lista devido a isso. por favor me responda.

    Curtir

    • Prof. de Filosofia Indignado disse:

      ROSEANE, PARA VOCÊ TER UMA IDEIA, EM FILOSOFIA A BANCA DE FEIRA ANULOU 06 (SEIS) QUESTÕES QUE ESTAVAM CORRETÍSSIMAS, ASSIM COMO UM TRATOR QUE PASSA POR CIMA DE UMA FORMIGA. O CAMINHO CERTO É ENTRARMOS NO MINISTÉRIO PÚBLICO COM MANDADO DE SEGURANÇA, POIS O GOVERNO E O IBFC NÃO SÃO ABSOLUTOS.

      Curtir

      • preocupada disse:

        as questões de língua Portuguesa – parte específica – nenhuma cabia recurso. Duas foram anuladas sem motivo algum e uma corrigida erradamente, prejudicando muitos candidatos. O que podemos fazer para reverter essa injustiça?

        Curtir

        • Rose disse:

          Entre com uma ação na justiça:

          Como agir quando um recurso não foi atendido e o gabarito continua claramente errado, lhe prejudicando?
          Autor: Jaime Wanner
          Jaime, a única possibilidade agora é socorrer-se ao Poder Judiciário via mandado de segurança ou ação de conhecimento sob o rito ordinário. Segue um precedente para te ajudar: EMENTA: MANDADO DE SEGURANÇA. CONCURSO PÚBLICO. ANULAÇÃO DE QUESTÕES DA PROVA OBJETIVA. DEMONSTRAÇÃO DA INEXISTÊNCIA DE PREJUÍZO À ORDEM DE CLASSIFICAÇÃO E AOS DEMAIS CANDIDATOS. PRINCÍPIO DA ISONOMIA OBSERVADO. LIQUIDEZ E CERTEZA DO DIREITO COMPROVADOS. PRETENSÃO DE ANULAÇÃO DAS QUESTÕES EM DECORRÊNCIA DE ERRO GROSSEIRO DE CONTEÚDO NO GABARITO OFICIAL. POSSIBILIDADE. CONCESSÃO PARCIAL DA SEGURANÇA. 1. A anulação, por via judicial, de questões de prova objetiva de concurso público, com vistas à habilitação para participação em fase posterior do certame, pressupõe a demonstração de que o Impetrante estaria habilitado à etapa seguinte caso essa anulação fosse estendida à totalidade dos candidatos, mercê dos princípios constitucionais da isonomia, da impessoalidade e da eficiência. 2. O Poder Judiciário é incompetente para, substituindo-se à banca examinadora de concurso público, reexaminar o conteúdo das questões formuladas e os critérios de correção das provas, consoante pacificado na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal. Precedentes (v.g., MS 30433 AgR/DF, Rel. Min. GILMAR MENDES; AI 827001 AgR/RJ, Rel. Min. JOAQUIM BARBOSA; MS 27260/DF, Rel. Min. CARLOS BRITTO, Red. para o acórdão Min. CÁRMEN LÚCIA), ressalvadas as hipóteses em que restar configurado, tal como in casu, o erro grosseiro no gabarito apresentado, porquanto caracterizada a ilegalidade do ato praticado pela Administração Pública. 3. Sucede que o Impetrante comprovou que, na hipótese de anulação das questões impugnadas para todos os candidatos, alcançaria classificação, nos termos do edital, habilitando-o a prestar a fase seguinte do concurso, mediante a apresentação de prova documental obtida junto à Comissão Organizadora no exercício do direito de requerer certidões previsto no art. 5º, XXXIV, %u201Cb%u201D, da Constituição Federal, prova que foi juntada em razão de certidão fornecida pela instituição realizadora do concurso público. 4. Segurança concedida, em parte, tornando-se definitivos os efeitos das liminares deferidas. (MS 30859, Relator(a): Min. LUIZ FUX, Primeira Turma, julgado em 28/08/2012, PROCESSO ELETRÔNICO DJe-209 DIVULG 23-10-2012 PUBLIC 24-10-2012)

          Curtir

        • Professora LP disse:

          Estou nessa luta. Professores de LP, vamos montar uma comissão para requerermos nossos direitos. Segunda 27/01 às 9:00 na Praça do Relógio – Tag.

          Curtir

    • Rafael Gonçalves disse:

      Roseane, essa questão 15 referente à parte geral das prova aplicada à tarde deveria ter sido anula. Fui aluno do próprio professor aluno Libâneo aqui em Goiânia e o próprio afirmou que a questão não apresentava resposta correta. Primeiro: o behaviorismo não é a mesma coisa que tecnicismo; segundo, as tendência progressistas não condizem com o que preceitua o capitalismo. Vou impetrar uma ação na justiça referente a essa questão e também à questão 24 sobre D. Administrativo.

      Curtir

  131. pedro disse:

    Olá WD! Obrigado pela atenção e paciência em responder tantos questionamentos.
    Gostaria de saber se os professores aprovados no concurso de 2013 só serão convocados após zerar o cadastro de reservas do concurso de 2010.
    E qual a previsão para a nova convocação dos aprovados de 2010?
    Obrigado!!!

    Curtir

      • Alessandro disse:

        Olá WD, e sobre os professores aprovados em Artes-música, serão chamados logo após o resultado final? Pergunto isso, tendo em vista que é a primeira vez que houve concurso para Artes-música e não tem ainda nenhum cadastro reserva. O mesmo vale para Artes-dança…
        Obrigado.

        Curtir

        • Ana Maria disse:

          Eu sei que tem professor de música que foi aposentado no final do ano passado. Investigue! Ligue para as DREs e saberá que tem!

          Curtir

  132. Fabi disse:

    Bárbara, talvez com a mudança de gabarito vc perdeu pontos, confira direitinho o gabarito após recurso.

    Curtir

  133. Prof. de Filosofia Indignado disse:

    TEM QUE TER UMA RÉPLICA DOS RECURSOS QUE SAIU NO DIA 20, SOMENTE DOIS DIAS PARA TERMOS AINDA A OPORTUNIDADE DE REPARAR AS ARBITRARIEDADES DO GOVERNO EM CONLUIO COM A BANCA. DOU POR EXEMPLO O COMPONENTE DE FILOSOFIA QUE A BANCA PASSOU COM UM TRATOR POR CIMA DAS QUESTÕES: 32, 34, 36, 38, 40 e 42, TODAS ANULADAS ARBITRARIAMENTE E À REVELIA. PESSOAL DE FILOSOFIA QUE SE SENTIRAM PREJUDICADAS VAMOS NOS UNIR PARA ENTRAR COM UM MANDADO DE SEGURANÇA, COM OS LIVROS NA MÃO, PRINCIPALMENTE A PROVA DA FUNDAÇÃO ANTIPOFF/MG.

    Curtir

  134. vanessa disse:

    WD, Por gentileza, teria notícias acerca do concurso para Orientador Educacional??Desde já, Obrigada!

    Curtir

  135. Neville disse:

    E em atividades, que houve correção equivocada das questões 15 e 32. Entramos em recurso, mas as questões foram corrigidas erradas novamente. Se a IBFC não avaliar estas questões corrigidas erradas, teremos que entrar com o Ministério Público.

    Curtir

  136. Dani disse:

    WD, fico muito grata pela prontidão e por seu interesse em responder a todos os professores, que angustiados, procuram em suas respostas um direcionamento, um apoio.
    Grata, pela sensibilidade !

    Curtir

  137. Evaldo disse:

    A banca anulou essas questões de Filosofia porque elas eram plagio ,ou seja, tentando evitar ação na justiça.Se alguém questionar isso sei não o certame pode ser juridicamente comprometido….cabeça de juiz só Deus sabe o que pode sair.

    Curtir

    • André disse:

      DISCORDO. NÃO EXISTE PLÁGIO QUANDO A ELABORAÇÃO É DA MESMA BANCA, NADA HAVER.

      Curtir

      • Ismael disse:

        Isso mesmo, concordo com gênero, número e grau.

        Curtir

      • Evaldo disse:

        André, vá na pagina do Alub e poderá observar as questões que foram plagiadas.Inclusive questões que aplico em sala de aula como exercício aos alunos. Ao pegar a prova especifica não tive dificuldade de acertar 18 de 20 questões.

        Curtir

        • Prof. Filosofia disse:

          DISCORDO. Plágio quer dizer: Apresentar como seu (trabalho intelectual de outrem). Portanto não existiu plágio, pois as questões eram do IBFC e não de outra banca!

          Curtir

  138. Professora Dan disse:

    WD,
    Esta classificação parcial parece-me bastante confusa, pois aparece candidatos com a mesma nota e classificação. Busquei entender fazendo uma releitura do edital, mas ainda não está claro. Quais serão os critérios utilizados para o desempate? Devemos entrar com recurso contra as notas e classificação idênticas?
    Por favor nos esclareça.
    E desde já agradeço pela parceria !

    Curtir

    • Esta não é a classificação. É a lista de todo que conseguiram a nota de corte na duas provas. Classificação será na fase de títulos

      Curtir

      • marcia disse:

        Washington, vc acha que ainda pode ter recurso do gabarito corrigido pela banca?

        Curtir

        • Nesta fase, segundo o edital, recurso só para o caso da pontuação.

          Curtir

          • Felipe disse:

            WD, VOCÊ ACHA CORRETO ANULAR QUESTÃO CERTA? COMO RESOLVER O PROBLEMA DE QUESTÕES ERRADAS SE LOGO EM SEGUIDA ENTRARAM COM RECURSO PARCIAL?

            Curtir

          • Junior disse:

            Nem a SE DF, nem a Banca IBFC, vão fazer o que querem. Vamos pedir, para que o secretário saia, da SE DF. Lembra daquela secretária de Educação, Maria Helena, de São Paulo, do governo Arruda? Ela ficou na SE? E o Arruda, foi até preso.
            Por isso, esse povo que está aí, não vão ficar para sempre. Os mesmos estão só de passagem. Os agentes públicos, quando desempenham as funções dos seus cargos legalmente, esses ficam. Entendeu, Washington Dourado?

            Curtir

  139. Aninha disse:

    Muitas pessoas ficaram nas mesma posição,minha amiga ficou em 995 em ed.física,a pergunta é:Só um ocupará essa última posição?

    Curtir

    • André Nunes disse:

      9.1. Somente os candidatos considerados aprovados e classificados na Prova Objetiva de Múltipla Escolha, até a
      classificação correspondente a 5 (cinco) vezes o número de vagas ofertadas neste Edital, INCLUINDO OS EMPATADOS NA ÚLTIMA POSIÇÃO e a reserva de vagas para os candidatos com deficiência, serão convocados para a Avaliação de “Títulos”
      e “Experiência Profissional”, ficando os demais candidatos não convocados, reprovados e eliminados do concurso para
      todos os efeitos.

      Curtir

  140. Julleane disse:

    WD, eu encaminhei hoje o recurso contra a classificação parcial, porém meu recurso foi em relação a uma questão específica (Português) que mudou o gabarito e me prejudicou. A resposta estava certa no gabarito preliminar e agora após a análise dos recursos eles mudaram erroneamente a resposta, falo isso baseada na gramática. Nisso perdi 2,5 pts, gostaria muito de uma ajuda porque não sei o que fazer caso eles não aceitem meu recurso para a mudança novamente do gabarito. Acredito que ao invés de 66,1 pts que fiquei agora na classificação preliminar, se eu ficar com os meus 68,6 pts possa me ajudar, além claro de ser justo me devolverem essa pontuação. O que aconselha??????

    Curtir

    • Eu disse:

      A sua questão foi a 39, se foi, eu também mandei o recurso. Nessa questão eles pularam o córrego.

      Curtir

      • Julleane disse:

        Pois é, eu estou indignada com essa mudança da banca.

        Curtir

        • Junior disse:

          A questão não é a mudança de alternativas, porque a banca tem autonomia, para realizar mudanças, quando há coerência, mas esta mudança é incoerente. E professores têm como provar a incoerência.

          Curtir

    • André Nunes disse:

      A fase de recursos aberta não é contra ou a favor de gabaritos. É referente ao cálculo de notas. Seu recurso deve ser recusado porque pelo edital não cabe recurso sobre o gabarito definitivo.

      Curtir

      • Junior disse:

        Quando errada, não fala.

        Curtir

        • André Nunes disse:

          Quando a NOTA está errada, por erro de soma, de peso, ou algo do tipo o item do edital está claro. Erro de cálculo de nota não tem nada a ver com gabarito adotado pela banca.

          11.1. Será admitido recurso quanto:

          a) ao indeferimento do pedido de isenção do pagamento da inscrição;
          b) questões das provas objetivas e aos gabaritos preliminares;
          c) resultado preliminar da prova objetiva, desde que se refira a erro de cálculo da nota;
          d) pontuação atribuída na avaliação de títulos/experiência profissional, ao somatório das notas e classificação.

          11.5. Apenas serão analisados os recursos recebidos de acordo com os itens 11.3 e 11.4.

          Recurso contra o gabarito (10/12/2013 a 23/12/2013 – prazo encerrado).

          11.8. Se, por força de decisão favorável a impugnações, houver modificação do gabarito divulgado antes dos recursos, as provas serão corrigidas de acordo com o gabarito definitivo, não se admitindo recurso dessa modificação decorrente
          das impugnações.

          11.14. Em hipótese alguma será aceita revisão de recurso, de recurso do recurso ou de recurso de gabarito final
          definitivo.

          Curtir

          • Junior disse:

            Você que se diz ser professor, com essa mentalidade, que aceitamos erros por incompetência,como por exemplo, algumas questões do gabarito. Reveja seus conceitos, porque se não, aluno nenhum vai confiar em você, vai falar que você só sabe passar conhecimentos errados.

            Curtir

          • Junior disse:

            Você, está muito seguro, vai ter uma grande surpresa? Qual é a lei maior? É essa, a qual você refere-se?

            Curtir

      • Sem conformismo... disse:

        André,
        Nesse caso, agora só a justiça para dar um jeito nisso.

        Curtir

      • Julleane disse:

        Sim, eu sei que não é recurso contra gabarito, porém a banca errou em mudar o gabarito, assim colocando a resposta errada e beneficiando quem errou.

        Curtir

  141. Rafael Francisco Neves disse:

    Boa noite,
    Pessoal quem tiver interesse de formar uma Comissão que represente todas as especialidades para assim fortalece o movimento, pela aumento do número do cadastro de reserva de 5x para 10x ou 15 x que compareça na Praça do Relógio em Taguatinga Centro no dia 24 sexta-feira às 18:00 para conversarmos sobre como fazer valer esse movimento.
    Reitero que ainda não temos lideranças e essas serão escolhidas de maneira democrática de forma que melhor represente nossa causa justa e legítima.
    Att. Rafael Francisco Neves.

    Curtir

    • DEBORA disse:

      SUGIRO 20X POIS FICA ATÉ 4000 VAGAS PARA ATIVIDADES… E UM BANCO DE RESERVA TOTALMENTE PROPORCIONAL DA DEMANDA, TENDO EM VISTA QUE A PARTIR DE 2016 TODAS AS CRIANÇAS A PARTIR DE 4 ANOS ESTARÃO MATRICULADAS NAS ESCOLAS.
      SE ESTE CONCURSO TERÁ VALIDADE ATÉ 2016 NO MÍNIMO COM CERTEZA UTILIZARÃO O CADASTRO RESERVA.

      APOIO 20 VEZES !!!

      Curtir

  142. Prof. de Filosofia Indignado disse:

    ESTÃO CORRETAS. SABE PORQUE? POR EXEMPLO, EM FILOSOFIA TEVE 06 (SEIS) QUESTÕES QUE ANTES ESTAVAM TOTALMENTE CORRETAS, PORÉM O IBFC PASSOU POR CIMA DOS ACERTOS E SIMPLESMENTE ANULOU TODAS. COMO FICARÁ ENTÃO GRANDE PARTE QUE SE SENTIU PREJUDICADO SEM PODER CORRIGIR ESSES DESMANDOS. CADÊ OS RECURSOS PUBLICADOS? O CERTO SERIA A RÉPLICA DOS RECURSOS!

    Curtir

  143. Eu disse:

    Gente, eu acho q o governo não pensou que muitos candidatos é de outra área e muitos passaram p as duas áreas, ou seja, se nomeado p as atividades e a sua área, é lógico q não vai ficar com atividades, daí vai faltar muitos professores. Acorda Agnelo e aumenta o cadastro!!!!

    Curtir

    • Cavalcanti disse:

      ELE DEVERIA SIM AUMENTAR AS VAGAS PARA: SOCIOLOGIA, FILOSOFIA, ARTES. COMPONENTES CURRICULARES QUE TIVERAM ATÉ SOMENTE UMA VAGA. ISSO É UMA TREMENDA DE FALTA DE PLANEJAMENTO. QUE INJUSTIÇA!!!! COM ESSAS MEDIDAS GOVERNADOR AGNELO, NESSAS ELEIÇÕES TU VAI GANHAR A RUA!!!!

      Curtir

  144. DEBORA disse:

    SUGIRO 20X POIS FICA ATÉ 4000 VAGAS PARA ATIVIDADES… E UM BANCO DE RESERVA TOTALMENTE PROPORCIONAL DA DEMANDA, TENDO EM VISTA QUE A PARTIR DE 2016 TODAS AS CRIANÇAS A PARTIR DE 4 ANOS ESTARÃO MATRICULADAS NAS ESCOLAS.
    SE ESTE CONCURSO TERÁ VALIDADE ATÉ 2016 NO MÍNIMO COM CERTEZA UTILIZARÃO O CADASTRO RESERVA.

    APOIO 20 VEZES !!!

    Curtir

  145. Márcia disse:

    Washington, em primeiro lugar… obrigada pela PACIÊNCIA! Obrigada por demonstrar interesse em defender os candidatos aprovados e situados dentro do número de vagas (caso em que me enquadro). Pensando em frente: na avaliação de títulos será que a banca obedecerá os moldes dos concursos anteriores da SEDF ( em relação à contagem de período trabalhado)? Sou contrato temporário desde 2009, sei que anteriormente, tanto em concursos para efetivo como para temporário há a contabilização mensal para composição dos períodos anuais. A banca não parece ser confiável… Por favor, acompanhe e intervenha quanto a esse aspecto….

    Curtir

    • Carlos André disse:

      Washington Dourado parabéns pela dedicação com os candidatos. Fiquei na 194ª posição para História prevista 43 x 5 = 215. Sabe-se que desde 2009 o banco reserva desta área esta zerado. Gostaria de saber se o Déficit esta grande.

      Curtir

  146. Caio disse:

    Boa noite, Washington! Por gentileza, tire uma grande dúvida – Se HOJE ( 22/01/2014) um candidato entrar com recurso em determinadas questões ( por exemplo 08, 20 e 42), onde acha que foi prejudicado porque a banca contou erroneamente, caso ele ganhe essas questões, todos candidatos, que não entraram com recurso, ganharam também ( candidatos que erraram a questões mencionadas no exemplo)??
    Obrigado e aguardo sua resposta!

    Curtir

  147. Alegria disse:

    Amigo WD,

    As eleições poderão atrapalhar as nomeações? Poderão ser antecipadas ou adiadas?

    Parabéns pelo trabalho

    Curtir

  148. ana paula disse:

    Só digo uma coisa, vou parar de ler os comentários aqui, porque senão quem vai enlouquecer sou eu! Muita imaturidade, muito desespero, como se esse fosse o último concurso professor aqui no DF. E se estão entrando na justiça para tanta bobagem, eu também irei entrar pra defender meus direitos também. Existiu a impugnação do Edital, não houve nada, nenhuma manifestação! Agora essa loucura toda, conclusão que tiro disso: Não leram o edital, porque quando você faz sua inscrição, entende-se que vc concordou com estava escrito no edital.

    Curtir

  149. Lídia disse:

    “11.8. Se, por força de decisão favorável a impugnações, houver modificação do gabarito divulgado antes dos recursos,
    as provas serão corrigidas de acordo com o gabarito definitivo, não se admitindo recurso dessa modificação decorrente
    das impugnações.” E o povo querendo fazer recurso de gabarito após recurso! Affs! Leiam edital!

    Curtir

    • Sem conformismo... disse:

      Affff, digo eu!
      Ninguém está pleiteando isso não, filha!
      Apenas vamos lutar para que os erros do gabarito sejam corrigidos via judicial. Entendeu agora???

      Curtir

  150. lu.. disse:

    Eu só queria uma banca mais correta, comprometida por que até para corrigir gabarito eles erram trocaram a questão 15 e a 45 de atividades sendo que essa alteração era para outros cargos..ficamos com uma questão de resposta errada e quem acertou perdeu o ponto.. poxa só essas duas questões valia 4 pontos eu fiquei indignada quatro pontos faz uma diferença…

    Curtir

  151. Tania disse:

    Gente e a questão 24 que deveria ter sido anulada e não foi , erro onde disseram aptidão física e moral

    Curtir

    • marcia disse:

      Então Tania essa era pra ser marcada, pois o enunciado pedia a incorreta, porém acho que nessa questão deveria ter sido cancelada pelo fato da letra d está incompleta, ou seja faltou a palavra eleitoral, a quitação das obrigações eleitoral e militar, porque estava de acordo com a lei , conforme o enunciado.

      Curtir

  152. Genilson disse:

    Uma dúvida WD. Após ser homologado esse concurso, quando forem nomear para vagas existentes o governo é obrigado chamar os candidatos do concurso efetivo ao invés dos temporários do último concurso?

    Curtir

  153. História disse:

    WD, bom dia! Esta é a primeira vez que participo de seu blog, mas sempre acompanho seus posts. Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pela luta em favor desta categoria tão esquecida por nossos governantes. A minha dúvida é a seguinte: Observo várias pessoas questionando o número defasado de professores. Todos sabemos que nenhuma administração contrata o número suficiente para suprir tais necessidades. Existe algum local que podemos saber a carência real de cada área. Sou de História, estou classificado, por enquanto, e se possível gostaria de saber qual a necessidade de professores nesta área que, se não me falhe a memória o último concurso foi em 2009. Fiquei em segundo no temporário e não chamaram nem o primeiro. Obrigado.

    Curtir

  154. Prof.Lampadinha disse:

    Em Artes Cênicas , fomos 103 classificados, os empates serão mínimos , pois a banca, tem o 0,1 – 0,2 -0,3-0,4-0,5-0,6-0,7-0,8-0,9 e 0,0 (claro que eu vi o zero na conta)
    Já foi feito para passar o mínimo e empatar o mínimo. Estou danado da vida pois é a primeira vez que fazemos separados de visuais e música. Aumento já, 15 x, pelo amor de deus!

    Curtir

    • Ana Maria disse:

      Não fique danado não! Quando me formei em Artes Visuais não estudei sequer nenhuma matéria de música . Apenas estudamos que há uma relação entre os movimentos artísticos. Segundo a Confederação Nacional dos Arte Educadores as provas deverão ser separadas em categorias, já que o currículo é diferenciado. Eu sou de Artes Visuais e não Musicais. Não toco, te juro!!

      Curtir

  155. portugues2013 disse:

    sdasda

    Curtir

  156. Cesa disse:

    Caro WD, parabéns pela paciência!

    Abaixo segue a justificativa da impossibilidade de aumentar o Cadastro de Reservas:
    No item 9.28 do Edital consta a pontuação da prova de títulos (até 4 pontos). A negativa em aumentar o Cadastro Reserva é justificada pelo seguinte: uma pessoa convocada acima de 5X a quantidade prevista para a sua disciplina, que estaria eliminada do certame, e que obtenha os 4 pontos, (apenas como exemplo!!!), poderia ultrapassar uma pessoa que estava dentro do número de vagas (que gera DIREITO de nomeação) e esta passaria a ser Cadastro de Reserva (que gera EXPECTATIVA de nomeação). O que causaria uma sequência de ações judiciais em decorrência da alteração do Edital após publicado e extinto o prazo de impugnação.

    Curtir

    • CESAR,

      Esta é uma hipótese que com certeza acontecerá caso haja mudança no edital. Por isso a minha cautela.

      Curtir

      • marcia disse:

        Não deveria mudar o numero de vagas , quem passou dentro do numero, parabéns! Agora não é justo aumentar , deveria fazer outro concurso para aqueles que não passaram conseguir uma nova chance. Já que o edital era só aquele numero de vagas , devemos nos conformar.

        Curtir

      • Prof. Aprovada disse:

        Caros docentes, estou perplexa com tantas asneiras escritas aqui, me segurei pra não me pronunciar, mas não tem como, ouvir coisas do tipo:” chamar mais 15x não altera em nada a nomeação dos que estão dentro do número de vagas” ( como não se haverá prova de títulos e certamente os que teriam apenas EXPECTATIVA de nomeação, passariam a ter direito líquido e certo?! poupe-me!!) Caso essa loucura que estão propondo e indo contra o documento que é o edital, nós, que estudamos como loucos, largando emprego, e passando por uma prova mal elaborada, como vcs passaram tbm, entraremos na justiça também pra garantir nossos direitos, gente… Qtos concursos já fiz e aprovei e não classifiquei? No do Dentran por exemplo, por causa de 1 questão não entrei no número de vagas, infelizmente, a vida é assim, se não foi esse, serão outros, melhores com certeza! Creiam na capacidade de vcs, não deixem o desespero fazer com que suas atitudes sejam injustas, a banca deu o prazo de impugnação do edital, e nenhum de vcs fez sequer uma linha de requerimento contra, agora que não classificaram ficam querendo entrar pela janela? Consciência meu amigos de profissão!!

        Curtir

        • Sem conformismo... disse:

          Colega,
          saiba que se vc tivesse a certeza de que a análise dos recursos não foi correta, teria seu direito líquido e certo, garantido pela CF.
          Se vc não questionou ou não protestou na época, foi por falta de provas de algum possível erro que a prejudicasse.
          Não quero acreditar que vc não iria lutar para ser classificada em um concurso por apenas “1 questão”, mesmo sabendo que poderia conseguir?
          Isso seria o cúmulo da comodidade, minha cara!
          Graças a Deus, não sofro desse mal.

          Curtir

        • Sem conformismo... disse:

          Ah!Outra coisa, não quero entrar pela “janela”… para isso, prestei concurso público e fui aprovada.
          Agora, deixar de lutar por algo concreto por covardia ou medo de críticas de quem não tem compaixão com o próximo. Isso não farei nuncaaaaaaaaa!

          Curtir

        • vera lucia disse:

          AS PESSOAS TÊM QUE LUTAR SIM PELOS SEUS DIREITOS!!!!!!

          Curtir

    • marcia disse:

      Se ocorrer isso no edital , o aumento d numero de vagas , eu serei uma das pessoas que vou lutar …Pode até aumentar não penso só em mim, mas terá que fazer um outro concurso também , para que ninguém fique prejudicado, nem quem passou , nem os reprovados por décimos que foi o meu caso , gabaritei a específica e por décimos na básica fui reprovada. Entende? Não sou egoísta , apenas devemos lutar pelos nossos direitos.

      Curtir

    • Roberto disse:

      Amigo se chamar mais nao vai eliminar quem ja esta dentro, o que pode mudar e sua classificacao ateo WD nao entendeu isso, mais esquenta isso nao vai acontecer infelizmente o sinpro ja lavou as maos. Grato

      Curtir

  157. portugues2013 disse:

    Bom dia WD,

    Você sabe se já foi zerado o cadastro reserva de língua portuguesa do concurso de 2010?

    Curtir

    • Professor S disse:

      VOU APROVEITAR O GANCHO DA DÚVIDA PARA COLOCAR OUTRA. FORAM CONVOCADOS 193 PESSOAS (20H – PORTUGUÊS) E 298 PESSOAS (40H – PORTUGUÊS). TODOS FORAM OS “CHAMADOS” PARA APRESENTAÇÃO DE TÍTULOS. ATÉ AÍ OS NÚMEROS NÃO DIZEM NADA, MAS SE AVALIARMOS A QUESTÃO DE 15 VEZES O NÚMERO DE VAGAS (RESERVA) VAMOS NOS DEPARAR COM 2 VAGAS A MENOS PARA 20H E 43 VAGAS A MAIS PARA 40H. DETALHE QUE É MUITO ESTRANHO. COM A PALAVRA O WD.

      Curtir

  158. Amaral disse:

    Vamos denunciar sua Omissão e Censura em outros Blogs, como por exemplo no Blog do SOMBRA! Publique também o que lhe atinge, seja IMPARCIAL.

    Curtir

    • Publicidade, Solo, não faço mesmo.

      Se você quer organizar algo e divulgar aqui, me fale antes e explique o que é. Não vou ficar divulgado emails ou outras informações que muitas vezes acabam na mão de aproveitadores da categoria. Já vi muito advogado fazer isso aqui e não permitirei mais.

      Curtir

      • marcia disse:

        Washington, não existe possibilidade de correção do gabarito após o recurso? gabaritei a específica e não consegui por 6 décimos na básica , estou muito triste porque fiquei reprovada por causa do recurso na questão 15 de atividades, quando mudaram a resposta que ao meu ver ficou errado. E agora é se conformar? Eu ficaria numa classificação ótima se não fosse por esse erro da banca , que eu considero um erro nessa questão.

        Curtir

        • Márcia,

          No seu caso penso que agora é hora de entrar com uma ação judicial sobre a questão 15.

          Curtir

        • André Nunes disse:

          Muito que chato, gabaritar a específica é sinal de muita competência. Espero que você tenha êxito e consiga reverter a situação. Se eu fosse você entraria em contato com o IBFC porque eles não divulgaram a fundamentação da alteração de gabarito, como obriga alei dos concursos. De posse da justificativa da alteração desse gabarito que te derrubou pode ser mais fácil reverter o quadro. Boa sorte, você merecia entrar…

          Curtir

        • Andreia disse:

          marcia, fica tranquila. A secretária de educação já entrou em contato com o IBFC acerca dessa questão 15, visto que ela foi erroneamente mudada. Muito em breve essa mudança será retificada e vc terá seus pontos de volta. Boa sorte.

          Curtir

      • Amaral disse:

        TÁ CERTO, MUITO GRATO.

        Curtir

      • Prof. Aprovada disse:

        Vc está certíssimo WD, é claro que há centenas de advogados querendo ganhar nas costas de gente desesperada e claro, milhares de professores de cursinho iludindo seus alunos. Gente… Pé no chão!!

        Curtir

        • Prof. Indignado disse:

          Profa Aprovada, Você acha certo a banca anular qustões certas?

          Curtir

        • Rose disse:

          Pé no chão, é o que temos!
          Por isso mesmo, estamos lutando para que essa injustiça seja corrigida, colega!
          A questão 15 tirou muita gente da disputa por mérito.
          Quem não lutar, irá perder a chance de entrar para a SEDF.
          Então, não vejo motivos para tantas críticas aos que estão correndo atrás de um direito líquido e certo, segundo a própria lei de concursos do DF.

          Curtir

  159. Paulo disse:

    Boa tarde, WD, verifica essa informação para nós, sobre o concurso professor 2013: Liguei no IBFC para questionar a respeito das vagas destinadas aos PNEs, o edital é claro 20% das vagas serão destinadas para eles, o meu questionamento foi o seguinte, vamos usar o exemplo da area de educação física 40 horas, que eram 199 vagas x 5 para cadastro de reserva, que gera um total de 995 vagas, sendo que 195 dessas vagas seriam destinadas aos PNEs, perguntei se não atingisse esse numero de aprovados nessa modalidade, o restante das vagas seriam automaticamente repassadas para os concorrentes de ampla concorrencia, eles foram categoricos, disseram que não, que são 800 vagas para ampla concorrencia e 195 para PNEs. sendo que o numero de aprovados como PNEs nessa diciplina foi de apenas 34 sobrando então uma quantidade de 161 vagas que deixarão de ser preenchidas no dizer do IBFC.
    Por favor verifique se essa informação procede, pois tem muito professor gerando expectativa e vão acabar se decepcionando.
    desde já agradeço

    Curtir

  160. Paulo disse:

    Boa tarde, WD, verifica essa informação para nós, sobre o concurso professor 2013: Liguei no IBFC para questionar a respeito das vagas destinadas aos PNEs, o edital é claro 20% das vagas serão destinadas para eles, o meu questionamento foi o seguinte, vamos usar o exemplo do cargo de educação física 40 horas, que eram 199 vagas x 5 para cadastro de reserva, que gera um total de 995 vagas, sendo que 195 dessas vagas seriam destinadas aos PNEs, perguntei se não atingisse esse numero de aprovados nessa modalidade, o restante das vagas seriam automaticamente repassadas para os concorrentes de ampla concorrencia, eles foram categoricos, disseram que não, que são 800 vagas para ampla concorrencia e 195 para PNEs. sendo que o numero de aprovados como PNEs nessa diciplina foi de apenas 34, sobrando então uma quantidade de 161 vagas que deixarão de ser preenchidas no dizer do IBFC.
    Por favor verifique se essa informação procede, pois tem muito professor gerando expectativa e vão acabar se decepcionando.
    desde já agradeço

    Curtir

    • Farei isso ainda hoje.

      Curtir

    • Lana disse:

      Não procede!
      Olha o que o edital diz:
      4.18. As vagas definidas no presente Edital que não forem providas por falta de candidatos aprovados com deficiência,
      serão preenchidas pelos demais candidatos de ampla concorrência, observada a ordem de classificação por cargo.

      Curtir

    • André Nunes disse:

      Pelo que o edital fala, todos os PNEs estão em duas listas: uma separada e a geral. O que entendi é que da geral vão ser chamados todos até a posição 995. Como os PNEs também estão nesta lista, só deverão ser chamados os PNEs que ficarem até essa posição. Mas realmente ficou duvidoso, porque como a de cada 5 vagas um deve ser PNE, não dá pra saber se eles vão eliminar os PNEs acima de 995 ou se vão manter os acima dessa posição em lista separada. O fato é que quem não é PNE e ficou atá 995 não pode ficar fora pelo edital.

      Curtir

    • Aline disse:

      4.18. As vagas definidas no presente Edital que não forem providas por falta de candidatos aprovados com deficiência,
      serão preenchidas pelos demais candidatos de ampla concorrência, observada a ordem de classificação por cargo.

      Curtir

    • Andreia disse:

      O povo continua ligando no IBFC pra pedir informações… não façam isso galera! Eles não sabem de nada! Quer uma informação segura, basta ler o edital. É tão simples…

      Curtir

  161. Caio disse:

    Boa tarde, Washington! Por gentileza, tire uma grande dúvida – Se HOJE ( 23/01/2014) um candidato entrar com recurso em determinadas questões ( por exemplo 08, 20 e 42), onde acha que foi prejudicado porque a banca contou erroneamente, caso ele ganhe essas questões, todos candidatos, que não entraram com recurso, ganharam também ( candidatos que erraram a questões mencionadas no exemplo)??
    Obrigado e aguardo sua resposta!

    Curtir

    • Caio,

      Tenho que verificar melhor a regra expressa no edital neste caso.

      Curtir

      • Caio disse:

        Olá, Washington! Verifique esse caso, por gentileza, e me avise. O que mais vi e ouvi foram pessoas reclamando que a pontuação corrigida erroneamente pela banca. Então, se alguém entrar com recurso para ganhar esses pontos, só ela leva ou todos que foram prejudicados??
        Avise-me, pois me senti prejudicado e não tenho mais a prova para recorrer…..
        Obrigado pela atenção!

        Curtir

    • Francy disse:

      VAMOS LER O EDITAL!! ESSE RECURSO DE AGORA É APENAS PARA DIVERGÊNCIAS DE NOTAS, CASO A NOTA TENHA SIDO SOMADA DE FORMA ERRADA.

      11.14. Em hipótese alguma será aceita revisão de recurso, de recurso do recurso ou de recurso de gabarito final
      definitivo.

      Curtir

      • vera lucia disse:

        QUER DIZER OU FRANCY QUE AS BANCAS AGORA PODEM FAZER O QUE QUEREM É???? NÃO TEM LEI NESTE PAÍS NÃO? É SÓ CRUZAR OS BRAÇOS É? TEM QUE SER DE ACORDO COM O EDITAL? ENTÃO PPORQUE FORAM COLOCADAS QUESTÕES QUE NÃO ESTAVAM NO EDITAL? PQ A RESPOSTA ERRADA É A CERTA P A BANCA? COMO ENSINAR ALUNOS A SEREM CRÍTICOS , TRANSFORMAR A SOCIEDADE SE QUEM ENSINA NÃO LUTA POR SEUS DIREITOS? É POR ISTO QUE TEM TENDENCIAS, TEM AUTORES BONS, MAS NADA MUDA,…

        Curtir

  162. marcia disse:

    Pessoal, Tem gente que está falando em lutar pelo aumento de vagas, por favor aqueles que reprovaram , não vamos deixar que isso aconteça, pois a impugnação do edital já ocorreu e nada foi feito, não é justo com os reprovados, principalmente com quem gabaritou a específica como o meu caso e reprovei por 6 décimos na básica por erro da banca. Temos que lutar para que façam um novo concurso após zerar o cadastro reserva desse 2013.O n[úmero de vagas teria que ter sido mudado antes do concurso e não agora. Vamos pensar em todos, até mesmo nos que reprovaram , por pouco, todos precisam da mesma chance.

    Curtir

    • Luluzita disse:

      Marcia.. eu nunca vi tamanho egoísmo.. Lutar contra o beneficio de alguém só pq não vai ter.. Disfarça um pouco. Ore.. Busque a Deus para curar o seu coração..

      Curtir

  163. Amaral disse:

    TODO LÍDER DE SINDICATO, CONSELHO DE BAIRRO, ETC TEM PRETENSÕES POLÍTICAS, NO SEU CASO SE QUISER SE AFIRMAR NA POLÍTICA LUTE DE VERDADE PELOS PROFESSORES E NÃO PELOS INTERESSES DO GOVERNO E DONOS DE CURSINHOS.

    Curtir

    • Amaral disse:

      PORQUE O SINDICATO NÃO ORGANIZA E CONSEGUE UMA AGENDA COM O GOVERNO PARA TRATARMOS DO AUMENTO DE CADASTRO? SE O SINPRO QUISER, COM A PRESSÃO DOS PROFESSORES CONSEGUEM. AGORA FICAR AQUI NESSA INÉRCIA JAMAIS CONSEGUIRÁ PORQUE NESSE PAÍS SEMPRE FOI ASSIM. O POVO SOMENTE CONSEGUE DE FORMA ORGANIZADA E COM TODA PRESSÃO. O AGNELO NÃO VAI OFERECER BENEFÍCIOS A NINGUÉM. LEMBRE-SE QUE SÃO OS PROFESSORES QUEM MANTEM O SINDICATO, OU ESTOU ENGANADO?

      Curtir

    • Amaral,

      Não sou candidato e faço a luta buscando sempre o que é mais justo dentro dos diversos grupos de interesse que existem na própria categoria.

      Curtir

      • Ana Maria disse:

        Nossa, WD, pede para esse pessoal entrar no blog do Agnelo…deve existir , não é? rsrsr Se querem algo peçam então o facebook do governo do DF. Eu sei de sua luta, desde 2010, rapaz! Vc abriu um espaço único para o professorado e tem gente que ainda te critica.
        Se você resolver se candidatar eu serei a primeira a te apoiar. Mas sei de suas pretensões. O povo é assim mesmo, a gente dá uma mão e querem a outra!

        Curtir

  164. Aldi disse:

    Fico mordida de raiva quando vejo a quantidade de classificados, sem possibilidade de ser chamado, porque fazem isso com as pessoas?

    Curtir

    • Professor Júnior disse:

      Pois é, Aldi!
      Num momento em que as Escolas estão discutindo sobre ciclos onde devemos valorizar o aprendizado e diminuir as reprovações em todo o DF, bem que poderiam valorizar todos os aprovados neste concurso (50% conhecimentos gerais e 50% específica) e deixá-los no cadastro reserva, sendo nomeados de acordo com a necessidade. Passado o período da validade do concurso aqueles que estavam no cadastro reserva e não foram chamados estariam eliminados.

      Curtir

  165. Tom M. disse:

    Caro Washington,

    Se algum nomeado desistir da nomeação podem chamar o próximo classificado, mesmo se ele não estiver inicialmente na lista de cadastro reserva?

    Obrigado.

    Curtir

  166. Moisa Walker disse:

    Boa tarde WD!

    Na resposta a uma pergunta, você informou que história é uma das áreas com maiores carências. Poderia informar sobre Geografia?? Pois também não houve concurso em 2010.

    Curtir

  167. baiana disse:

    baiana disse: gente eu li o edital muitas vezes e lá diz que não tem como entrar com recurso do recurso, portanto, acredito que não tem como recorrer mais nada e sim aguardar a lista depois dos títulos, sendo assim, vamos ter paciência, e lutar para que aumente o número de vagas, devemos correr atrás disso.

    Curtir

  168. Juliana Maria disse:

    As provas do ENEM, sempre são divulgadas, os erros gritantes, vamos pagar para publicar as provas dos professores da SE DF, 2013, com gabaritos, que vergonha, que falta de respeito.

    Curtir

  169. Danisss disse:

    Oi WD! Gostaria de agradecer por tantos esclarecimentos e paciência, você é maravilhoso. ..
    Lenvando em consideração que à muito tempo não tem concurso para Educação Física, como vc acha que será a nomeação dos que forem aprovados e classificados neste certame? Será de imediato? Muitos serão convocados ainda este ano?

    Curtir

    • Nesta área não sei ainda

      Curtir

      • Professora que está à caminho de casa. disse:

        Aproveitando o gancho…

        1) E a área de Língua Inglesa 40 hs? O cadastro de 2010 já está zerado. Na última nomeação, apenas uma pessoa foi chamada. Haverá possíveis nomeações ainda este semestre?

        2) WD, vejo que tem cautela e prudência! Sou de Brasília , mas no momento vivo em outro estado por ter passado em outro concurso na época. Vejo que muitos estão usando de má fé para conseguir êxito a qualquer custo. Já reprovei neste concurso de Educação duas vezes, e mesmo estando longe da minha família, nunca usei de meios ilícitos para me beneficiar. Penso que a lei está aí e deve ser cumprida. Este concurso como todos os outros está regido por um edital. As pessoas tiveram a chance de impugná-lo, contudo, não fizeram no momento propício.
        Já estou bem classificada e possuo muitos títulos, contudo, tem colegas que estão no limite de vagas da nota de corte e não são tão privilagiados como eu. Então , você acha justo que uma pessoa que já estava fora, segundo as normas de um edital que ele já devia conhecer de cor e saltiado lhe “roube” o mérito que com tanto esforço conseguiu? ou mesmo todo o certame seja anulado porque muitos reprovados acham algumas coisas e não provam nada. É um caso a se pensar…
        Ao meu ver, é mais justo esperar que zerem logo este cadastro reserva de 2013 que será curtinho, dando assim chances à todos, Inclusive aos eliminados.

        Admiro a coragem e paciência , obrigada pela luta honesta!

        Curtir

  170. Vale lembrar o seguinte: A nomeação dos candidatos do concurso de 2013 segundo a previsão se dará de forma bem lenta, ou 404 durante o ano 2014 e os restantes até o final de 2015.

    Edital Concurso 2013;

    12.9. O cronograma de nomeações dos candidatos aprovados no certame, objeto deste Edital, prevê as nomeações de
    201 candidatos por semestre, a partir do primeiro de 2014, até o total de 804 candidatos.

    Curtir

  171. ale lembrar o seguinte: A nomeação dos candidatos do concurso de 2013 segundo a previsão se dará de forma bem lenta, ou 402 durante o ano 2014 e os 402 restantes até o final de 2015.

    Edital Concurso 2013;

    12.9. O cronograma de nomeações dos candidatos aprovados no certame, objeto deste Edital, prevê as nomeações de
    201 candidatos por semestre, a partir do primeiro de 2014, até o total de 804 candidatos.

    Curtir

  172. Fabi disse:

    WD, eu tb não aguento mais ler tantas besteiras escritas por tantas pessoas aqui. Sempre acompanho seu blog e sempre achei válida suas interferências nas causas pertinentes. Mas acho que vc deveria tb dar um basta nessas loucuras que tanta gente propõem aqui! Poxa! Nós lutamos para passar em uma prova que não estava nada fácil, como muitos falaram: “mal elaborada” e acho que devemos ser reconhecidos pelo nosso mérito! Meu Deus! porque tanta dificuldade em aceitar que em concurso uns passam e outros não! Eu não passei no último e passei nesse! Pq só no concurso da SEDF tem essa baixaria, essa confusão! Que vergonha! Sou totalmente contra mudanças no edital, passou o período de impugnação e ninguém se manifestou, agora pronto! Edital é edital gente! Seja bom ou ruim! Que dificuldade tem de aceitar isso!

    Curtir

    • Luluzita disse:

      Querida Fabi.. Não foi só vc quem passou.. quem acertou o mínimo exigido esta classificado e passou tbem.. Acorda.. A Questão é só em analisar as perdas em um concurso que agiu de forma ilegal em muitos aspectos .. Senão as pessoas não estariam pedindo para aumentar o cadastro.. E isso não é a toa .. É simplesmente pelo fato de realmente existirem mais vagas e certamente as contratações de temporários aumentarem ainda mais.. Ja pensou um blog onde as pessoas que se manifestassem tivessem o mesmo pensamento que o seu e os mesmos interesses que os seus? Perderia a graça e não teria pelo que contestar.. E se é tão impossível o aumento do cadastro de 5x para 15x .. pq no concurso anterior foi com esse valor? Sendo que agora percebemos o maior numero de carências? Pense um pouco antes de falar.

      Curtir

      • Fabi disse:

        Acho que não sou eu que precisa acordar! Acorda vc e aceita os fatos! Isso é um concurso! Vc fez a prova e pelo visto não está dentro das vagas e do cadastro! Será que sou eu que precisa aceitar os fatos e acordar?

        Curtir

        • preocupada disse:

          Colega, devo aceitar uma injustiça porque ela me favorece mesmo que prejudique outros ?

          Curtir

          • Andreia disse:

            Não é injustiça. Aqueles que estudaram mais e se dedicaram mais, passaram, os que não passaram, bola pra frente e se dedique mais no próximo concurso.

            Curtir

  173. Esperança Sempre disse:

    Temos que manter o nervosismo e impaciência controlados…
    Mais uma vez explico que o receio de que queiramos prejudicar quem esteja dentro das vagas, não procede! Pois o concurso de forma alguma será anulado, o aumento do CR para 15x não modifica a classificação tão merecida de nossos colegas que estão dentro do oferecido pelo edital e por fim, mesmo correndo o risco de ser repetitiva, nosso pedido de aumentar essas vagas não feriria o dito edital, uma vez que seria uma complementação… a qual viria do Governador, pelo “interesse publico” previsto no Direito Administrativo!!!
    Apoiem-se, não se agridam!!! Lembre -se que com mais colegas de luta lado a lado, para vagas que todos sabemos que EXISTEM, podemos fazer pressão para a nomeação..
    Ou esqueceram que o governo tem por costume e tradição a demora e ate mesmo descaso nesses quesitos: Nomeação e convocação!!!

    Curtir

  174. Juliana Maria disse:

    O pior cego é aquele que não quer ver. Vc só está pensando em em si, como vc fará com seus alunos? Professor com essa mentalidade. São aceitáveis as mudanças. Lembra das manifestações recentemente. Alunos são avaliados, as instituições, também, por que as bancas não podem ser avaliadas?

    Curtir

  175. EDUCADOR disse:

    O edital é claro, vão ser chamados apenas 804 aprovados!!!! Quanto ao resto…BAU BAU!!!!

    Curtir

    • Bernadete disse:

      TOMARA QUE VOCÊ MUDE DE OPINIÃO COM TODA ESSA ARROGÂNCIA PENSO QUE VOCÊ É AGNELO. kkkkkk

      Curtir

      • Junior disse:

        Os humilhados serão exaltados, e os exaltados, serão humilhados. Por isso, nunca humilhe ninguém. É a mais pura verdade, porque soberano, poderoso, só Deus.

        Curtir

  176. lu disse:

    SÓ NESSE CONCURSO VC ACHA QUE AS PESSOAS RECLAMA VC ESTA BEM MAL INFORMADO…. se esta cansado não leia mas a pagina de chance as pessoas de se expressarem como quiser seja com baboseira ou não.. Fato e que este sempre foi único canal que tivemos desde o inicio do certame… WD parabens e obrigado pelo espaço!!

    Curtir

  177. vanessa disse:

    Leiam Isto:

    Do CorreioWeb

    Uma comissão formada por candidatos excedentes ao cargo de agente da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) realizou manifestação pacífica na tarde de ontem (22/1) em frente ao Palácio do Buriti. Segundo Daniel Castro, um dos líderes do movimento, os candidatos receberam a promessa de uma reunião com o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, na próxima semana. Perguntado se o movimento está confiante em conquistar o objetivo, Daniel diz que sim, devido ao número de vagas criadas recentemente pela presidente Dilma Rouseff. “Foram criadas 2 mil vagas para o cargo. Além disso, existem precedentes de alteração do edital para convocação de excedentes em dois concursos anteriores da Polícia Civil e em outro do Corpo de Bombeiros”, diz.

    A comissão deseja aumentar o número de vagas oferecidas pelo último concurso, lançado em agosto de 2013, que ofereceu 900 vagas ao todo – 300 imediatas e 600 de cadastro reserva. De acordo com os organizadores, 1.932 candidatos tiveram as redações corrigidas, mas o edital prevê a eliminação automática dos postulantes que não se classificarem entre os 900. Segundo Daniel, a comissão quer que, no mínimo, 2.300 candidatos possam realizar o curso de formação.

    De acordo com os responsáveis pela organização da manifestação, cerca de 100 pessoas compareceram ao ato.

    Curtir

  178. Gilvanete disse:

    Pessoal olha só o que eu encontrei no correio,
    23 de janeiro de 2014 15:59

    Excedentes da PCDF devem se reunir com secretário na semana que vem

    Do CorreioWeb

    Uma comissão formada por candidatos excedentes ao cargo de agente da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) realizou manifestação pacífica na tarde de ontem (22/1) em frente ao Palácio do Buriti. Segundo Daniel Castro, um dos líderes do movimento, os candidatos receberam a promessa de uma reunião com o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, na próxima semana. Perguntado se o movimento está confiante em conquistar o objetivo, Daniel diz que sim, devido ao número de vagas criadas recentemente pela presidente Dilma Rouseff. “Foram criadas 2 mil vagas para o cargo. Além disso, existem precedentes de alteração do edital para convocação de excedentes em dois concursos anteriores da Polícia Civil e em outro do Corpo de Bombeiros”, diz.

    A comissão deseja aumentar o número de vagas oferecidas pelo último concurso, lançado em agosto de 2013, que ofereceu 900 vagas ao todo – 300 imediatas e 600 de cadastro reserva. De acordo com os organizadores, 1.932 candidatos tiveram as redações corrigidas, mas o edital prevê a eliminação automática dos postulantes que não se classificarem entre os 900. Segundo Daniel, a comissão quer que, no mínimo, 2.300 candidatos possam realizar o curso de formação.

    De acordo com os responsáveis pela organização da manifestação, cerca de 100 pessoas compareceram ao ato.

    Curtir

  179. Raquel disse:

    Penso que cada candidato deveria consultar sua aprovação e não que fosse exposta para todos. Só deveria sair a lista dos classificados, assim evitaria essa confusão.

    Curtir

  180. luzia reis disse:

    wd, agradeço sua paciência, seus esclarecimentos são muito úteis para todos nós. Sempre acompanho seu blog e acredito na seriedade de seu trabalho. Peço, que se possível me esclareça uma dúvida: no caso de entrarmos com uma ação judicial, temos que esperar o resultado dos recursos ou já podemos entrar de imediato? (caso da questão 15 de atividades). Aguardo resposta.

    Curtir

    • Luzia,

      A fase de recursos para caso de alteração de resposta já passou. Os recursos com certeza serão rejeitados por este motivo. Por tanto, se tiver que entrar com a ação, tem que ser agora.

      Curtir

      • Prof. Filosofia disse:

        Como representante máximo dos Professores que tal conseguir uma audiência e divulgar nesse Blog com antecedência Data, Local, Horário? Assunto: AUMENTO DE 5 PARA 15X DAS VAGAS? Informo-vos que o concurso ainda não foi homologado. Agora WD tem que ser com rapidez, pois o tempo urge.

        Curtir

        • vera lucia disse:

          ele não vai fazer isto prof Filosofia, motivo? não tem ninguem de sua família q está pedindo o aumento de cadastro……

          Curtir

      • Junior disse:

        Nem a banca, e nem Agnelo, são maiores que Deus,em primeiro lugar, e nem que que a Constituição Federal de 1988.
        Gosto muito de participar, por isso participo muito, todos têm o direito de se manifestarem, a famosa liberdade de expressão. O que é inaceitável, principalmente por parte de alguns professores, é desrespeitar o colega. Estes devem saber se posicionar, com diplomacia, sem baixaria, até porque este comportamento, não condiz com um perfil de verdadeiro professor.

        Curtir

  181. luihza disse:

    Querido Washington, caso a justiça decretar a mudança de item de alguma questão, o candidato que antes estava com o gabarito de acordo com a banca perde esse ponto podendo inclusive ser desclassificado do certame?

    Curtir

  182. Prof. Filosofia disse:

    Washington Dourado, gostaria que o amigo respondesse somente uma coisa: VOCÊ ACHA CORRETO, ÉTICO E DIREITO A BANCA (IBFC) ANULAR QUESTÕES CORRETAS? MESMO QUE SEJA PARA BENEFICIAR OS MAIS CHEGADOS OU POR FALTA DE PREPARO, NÃO SEI. Responda por favor.

    Curtir

    • Prof,

      Acho que a resposta correta tem que prevalecer, independente da vontade da banca ou desse ou daquele candidato.

      Curtir

      • Prof. Filosofia disse:

        Parabéns Amigo WD, dessa forma percebo que estamos nos entendendo. Precisamos porém que o amigo e líder consiga uma audiência para debatermos as Questões anuladas, o número de vagas para 15X e outros assuntos pertinentes. É NA NECESSIDADE E NA PRONTA RESPOSTA QUE VAMOS TE ADMIRAR AINDA MAIS.

        Curtir

        • Solo,

          Você insiste em enviar vários comentários com nomes e emails diferentes mas como tenho os IPs, sei que é você. Já falei que se você quiser divulgar alguma mobilização aqui terá que enviar ao email do blog a solicitação com todas as informações.

          Também não vou deixar usar meu blog para advogados estimulares ações que não tem fundamente só para prorrogar a ansiedade de tantos colegas. E na primeira semana da divulgação fui procurado por um grupo para discutir esta questão. Se tiver alguma coisa, passarei para elas.

          Curtir

      • Junior disse:

        A Lei Distrital de nº 4949/2012, LEI Nº 4.949, DE 15 DE OUTUBRO DE 2012
        (Autoria do Projeto: Poder Executivo)
        Estabelece normas gerais para realização de concurso público pela administração direta, autárquica e fundacional do Distrito Federal.
        O GOVERNADOR DO DISTRITO FEDERAL,
        Faço saber que a Câmara Legislativa do Distrito Federal decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
        CAPÍTULO I
        DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
        Art. 1º Esta Lei estabelece normas gerais para a realização de concurso para provimento de cargo público pela administração direta, autárquica e fundacional do Distrito Federal.
        Parágrafo único. As disposições desta Lei aplicam-se à empresa pública que receba recursos do Tesouro.
        Art. 2º A realização do concurso público é de responsabilidade do órgão central de pessoas, podendo delegar competência ao órgão ou entidade interessada.
        § 1º O concurso é realizado diretamente pela própria administração pública ou por pessoa jurídica contratada.
        § 2º O procedimento para realização de concurso público é iniciado com a abertura de processo administrativo, noticiada de forma sucinta no Diário Oficial do Distrito Federal, com a indicação dos cargos e do número provável de vagas a serem providas.
        Art. 3º O concurso público destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia e a seleção dos candidatos mais bem preparados para o exercício do cargo público, segundo os critérios previamente fixados pela administração pública.
        Art. 4º Cada concurso público é regido por edital normativo específico, ao qual se vinculam:
        I – o órgão ou entidade interessada;
        II – a pessoa jurídica contratada para sua realização;
        III – o candidato inscrito.
        Parágrafo único. Ocorrendo anulação ou revogação de qualquer prova do concurso público, o candidato tem direito à devolução do valor da inscrição, mediante requerimento em que solicite também sua exclusão do concurso.
        Art. 5º É excluído do concurso público, sem direito a indenização ou devolução de valor de inscrição, o candidato inscrito que deixar de cumprir qualquer norma ou requisito do edital normativo do concurso.
        Parágrafo único. É de exclusiva responsabilidade do candidato a satisfação dos requisitos necessários à investidura no cargo público para o qual concorre.
        Art. 6º É vedado:
        I – estabelecer critérios de diferenciação entre candidatos, salvo quando previstos em lei;
        II – restringir, dificultar ou impedir a moralidade, a isonomia, a publicidade, a competitividade, a seletividade e a razoabilidade do concurso público;
        III – deixar de dar publicidade aos editais do concurso público e aos atos necessários à sua efetivação;
        IV – violar ou permitir a violação do sigilo das provas do concurso público;
        V – beneficiar o candidato ou terceiro com informação privilegiada relativa ao concurso público, às suas fases, provas, conteúdo de questões ou resultados;
        VI – criar dificuldades indevidas para inscrição, realização de provas, interposição de recurso ou acesso ao Poder Judiciário, em relação ao concurso público;
        VII – realizar, na mesma data, provas para o provimento de cargos e empregos públicos de carreiras diversas.
        Art. 7º A lisura do concurso público é de responsabilidade de todo agente, órgão, entidade ou pessoa jurídica envolvidos na sua realização.
        Parágrafo único. Responde administrativa, civil e penalmente quem, de forma dolosa ou culposa, der causa a irregularidade em concurso público.
        CAPÍTULO II
        DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
        Art. 8º É assegurado à pessoa com deficiência o direito de se inscrever em concurso público, observada a compatibilidade entre atribuições do cargo e a deficiência.
        § 1 º O candidato com deficiência concorre a todas as vagas previstas no edital normativo do concurso público e às vagas reservadas na legislação pertinente.
        § 2º O candidato com deficiência submete-se às mesmas regras impostas aos demais candidatos, incluídos:
        I – o conteúdo das provas;
        II – os critérios de avaliação e aprovação;
        III – o horário e o local de aplicação das provas, garantida a devida acessibilidade.
        § 3º A vaga reservada a pessoa com deficiência não preenchida reverte aos demais candidatos, observada a ordem classificatória.
        § 4º A deficiência e a compatibilidade para as atribuições do cargo público são verificadas na forma do regime jurídico dos servidores públicos civis do Distrito Federal.
        § 5º Ficam reservados vinte por cento das vagas a serem preenchidas por pessoas com deficiência, desprezada a parte decimal.
        CAPÍTULO III
        DO EDITAL NORMATIVO
        Art. 9º O edital normativo do concurso público deve ser elaborado:
        I – em consonância com a legislação aplicável aos servidores públicos civis do Distrito Federal, seu regime jurídico e plano de carreira;
        II – em conformidade com os critérios previamente estabelecidos pelo órgão central de pessoas e pelo órgão ou pela entidade interessada no concurso público;
        III – de forma clara e objetiva, de maneira a possibilitar a perfeita compreensão de seu conteúdo.
        Art. 10. O edital normativo do concurso deve conter:
        I – identificação do órgão central de pessoas, do órgão ou da entidade interessada, bem como da pessoa jurídica executora;
        II – identificação do cargo público, requisitos para investidura, suas atribuições sumárias, região de interesse, turno de trabalho, legislação aplicável, vencimentos e quantidade de vagas a serem providas, com a especificação das vagas reservadas à pessoa com deficiência, bem como o cronograma para as nomeações;
        III – endereço dos locais de inscrição e dos procedimentos pertinentes, com descrição específica daqueles dirigidos à pessoa com deficiência;
        IV – valor da inscrição, formas de pagamento e condições de isenção;
        V – informações acerca das formalidades confirmatórias da inscrição;
        VI – definição das etapas do concurso público e das espécies de provas;
        VII – descrição dos conteúdos exigidos;
        VIII – informação sobre as prováveis datas de realização das provas;
        IX – indicação dos critérios de correção, pontuação, contagem de pontos, desempate, aprovação, peso de cada prova e classificação;
        X – indicação dos meios de acesso aos resultados, com prováveis datas, locais e horários para divulgação;
        XI – regulamentação do processo de elaboração, apresentação, julgamento, decisão e conhecimento de resultado de recursos;
        XII – fixação do prazo de validade do concurso público e da possibilidade de sua prorrogação;
        XIII – forma pela qual o candidato será informado de sua nomeação para o cargo em que for aprovado.
        Parágrafo único. É lícito prever cadastro de reserva no edital normativo de concurso, vedada a realização de concurso público exclusivo para cadastro de reserva.
        Art. 11. O edital normativo do concurso público deve ser:
        I – publicado integralmente no Diário Oficial do Distrito Federal, com antecedência mínima de noventa dias da realização da primeira prova;
        II – disponibilizado integralmente na internet, no site oficial do órgão ou entidade interessada no concurso público e no site da pessoa jurídica contratada para realizá-lo.
        Art. 12. A alteração de qualquer dispositivo do edital normativo do concurso deve ser publicada integralmente no Diário Oficial do Distrito Federal, bem como no site oficial do órgão ou entidade interessada no concurso público e no site da pessoa jurídica contratada para realizá-lo.
        Parágrafo único. Exceto na hipótese de supressão de conteúdo a ser estudado pelo candidato, a alteração no conteúdo programático previsto no edital ensejará recomeço da contagem do prazo a que se refere o art. 11, I, a partir da publicação da alteração.
        Art. 13. A suspensão, revogação ou anulação de concurso público deve ser fundamentada.
        Art. 14. Eventual impugnação do edital normativo do concurso público ou de sua alteração deve ser feita no prazo de cinco dias úteis, contados da publicação.
        Parágrafo único. Da decisão sobre a impugnação não cabe recurso administrativo.
        CAPÍTULO IV
        DAS ETAPAS
        Art. 15. O concurso público é de provas ou de provas e títulos.
        Parágrafo único. Só se admite prova de títulos quando houver expressa previsão na lei do respectivo plano de carreira.
        Art. 16. É admitido condicionar a correção ou a participação em prova de determinada etapa à aprovação e classificação na etapa anterior, simultânea ou isoladamente.
        Parágrafo único. O edital normativo do concurso pode limitar a quantidade de participantes da etapa seguinte a determinada quantidade de candidatos por vaga, observada a ordem de classificação.
        Art. 17. O curso de formação como etapa do concurso público depende de previsão na lei do respectivo plano de carreira.
        CAPÍTULO V
        DAS INSCRIÇÕES
        Art. 18. A inscrição em concurso público pressupõe a aceitação incondicional de todos os termos e condições do respectivo edital normativo.
        Art. 19. Não pode inscrever-se em concurso público a pessoa que participa de qualquer ato, fase, rotina ou procedimento relacionado com o concurso público ou com os preparativos para sua realização.
        Parágrafo único. A vedação de que trata este artigo é extensiva ao cônjuge, companheiro ou parente por consanguinidade até o terceiro grau ou por afinidade.
        Art. 20. A inscrição por procuração exige a constituição formal de procurador com poderes específicos, em documento público ou particular.
        Art. 21. É permitida a inscrição pela internet na forma e nas condições previstas no edital normativo do concurso público, observadas as normas de controle e segurança.
        Art. 22. O valor da inscrição não pode exceder a cinco por cento dos vencimentos iniciais do cargo público objeto do concurso.
        Parágrafo único. Para definir o valor de inscrição, devem-se levar em conta:
        I – os vencimentos do cargo público;
        II – a escolaridade exigida;
        III – o número de fases e de provas do concurso público;
        IV – o custo para a realização do concurso público e sua relação com a expectativa de receita com as inscrições.
        Art. 23. É assegurada a devolução do valor da inscrição no caso de anulação ou revogação do concurso público.
        § 1º A pessoa jurídica contratada é responsável pela devolução dos valores das inscrições, sendo-lhe assegurada a reposição de custos prevista no contrato com o órgão ou entidade interessada.
        § 2º Não é devida a reposição de custos quando a pessoa jurídica contratada der causa à anulação ou revogação do concurso público, de suas fases ou provas.
        Art. 24. A inscrição deve ser recebida em local de fácil acesso e em período e horário que facilitem o comparecimento do candidato.
        § 1º No caso de inscrição realizada somente pela internet, devem ser disponibilizados postos de inscrição em locais de fácil acesso, com equipes de orientação e computadores.
        § 2º Nos postos de inscrição de que trata o § 1º, deve ser garantido o acesso a pessoas com deficiência, inclusive com equipamentos compatíveis para deficientes visuais e auditivos.
        Art. 25. No formulário de inscrição, deve constar campo para que o candidato declare a condição de canhoto, a necessidade de assento especial ou de equipamento compatível com sua deficiência.
        Parágrafo único. Para a realização da prova, deve ser disponibilizada cadeira adequada às condições de que trata este artigo.
        Art. 26. É nula a inscrição de candidato que, por qualquer meio, faça uso de informação ou documento falso para inscrição ou oculte informação ou fato a ela relevante, sem prejuízo da responsabilidade civil e das sanções penais cabíveis.
        Art. 27. Fica isento do pagamento do valor de inscrição em concurso público, mediante requerimento:

        CAPÍTULO VI
        DAS PROVAS
        Seção I
        Das Disposições Gerais
        Art. 28. As provas são eliminatórias e classificatórias, segundo as regras do edital normativo do concurso público.
        Art. 29. A legislação usada na formulação de questão das provas dos concursos públicos é a vigente na data da publicação do edital.
        Art. 30. A bibliografia eventualmente indicada vincula a banca examinadora e refere-se à edição indicada no edital normativo do concurso público.
        Parágrafo único. É vedada a indicação de obra rara, inédita ou com edição esgotada.
        Art. 31. A pessoa jurídica contratada é responsável pelo sigilo das provas, respondendo administrativa e civilmente por atos ou omissões que o violarem.
        Seção II
        Da Elaboração das Provas
        Art. 32. As provas são elaboradas de maneira clara e objetiva, de forma a possibilitar ao candidato a compreensão do conteúdo avaliado.
        § 1º As questões devem ser redigidas:
        I – sem duplicidade de interpretação;
        II – com o mesmo padrão gramatical exigido do candidato;
        III – com a terminologia aplicada ao campo de conhecimento avaliado.
        § 2º Nas provas objetivas ou discursivas de língua portuguesa, a terminologia gramatical, quando for o caso, é a estabelecida:
        I – na Nomenclatura Gramatical Brasileira;
        II – nos acordos ortográficos oficialmente adotados no Brasil;
        III – no vocabulário ortográfico elaborado pela Academia Brasileira de Letras;
        IV – na gramática normativa e nos conceitos de Linguística e Literatura consagrados pelo uso.
        § 3º Nas provas de matéria técnica, a redação das questões pode utilizar terminologia e redação próprias do ramo de conhecimento respectivo.
        § 4º A realização de provas práticas ou de conhecimentos específicos obriga:
        I – a adoção de instrumentos, processos, equipamentos, técnicas e materiais usualmente utilizados para a ação cuja realização se pretende aferir;
        II – a adoção de critérios expressos e objetivos de pontuação e avaliação.
        § 5º À pessoa com deficiência é garantido o acesso ao conteúdo das provas, por meio de linguagem compatível com a deficiência.
        Art. 33. O nível de dificuldade das provas deve ser compatível com a escolaridade exigida do candidato e a complexidade das atribuições relativas ao cargo público objeto do concurso.
        Seção III
        Das Espécies
        Subseção I
        Da Prova Escrita
        Art. 34. A prova escrita é formulada por meio de questões objetivas ou discursivas.
        Parágrafo único. É lícita a avaliação por meio de redação.
        Art. 35. As questões objetivas devem ser elaboradas de forma a aferir o efetivo domínio do conteúdo programático avaliado e a capacidade de raciocínio do candidato.
        Parágrafo único. Incluem-se como questões objetivas aquelas em que o candidato opta por certo ou errado.
        Art. 36. Na formulação de questões discursivas, devem ser indicados os quesitos a serem avaliados.
        Parágrafo único. As causas da perda de pontos pelo candidato são explicitadas em espelho de correção.
        Art. 37. Em relação à avaliação por meio de redação, o edital normativo do concurso público deve indicar:
        I – o conteúdo e os quesitos a serem avaliados;
        II – as tipologias textuais passíveis de exame;
        III – os critérios de correção e pontuação de cada quesito.
        Parágrafo único. A correção da redação é feita por, pelo menos, dois examinadores, sendo a nota final a média dos resultados.
        Art. 38. São assegurados ao candidato, durante o prazo estipulado no edital normativo do concurso público, conhecimento, acesso e esclarecimento sobre a correção de suas provas e suas pontuações.
        Subseção II
        Da Prova Física
        Art. 39. Para a realização de prova física, o edital normativo do concurso público deve indicar as técnicas admitidas e os desempenhos mínimos diferentes para homens e mulheres.
        § 1º A pessoa jurídica realizadora do concurso público deve disponibilizar, para o dia, o horário e os locais de realização da prova física, Unidade de Terapia Intensiva móvel apta para atendimento de emergência.
        § 2º É vedada a aplicação de prova física entre as onze horas e as quinze horas, ressalvadas aquelas realizadas em ambiente climatizado.
        Art. 40. As condições de saúde para participação de prova física são de exclusiva responsabilidade do candidato, que deve estar apto a fazê-la no dia, na hora e no local marcados.
        Parágrafo único. A gravidez não dispensa a realização da prova física, que deve ser realizada no prazo máximo de cento e vinte dias após o parto ou o fim do período gestacional, sem prejuízo da participação nas demais fases do concurso público.
        Art. 41. Os desempenhos mínimos são fixados com atenção ao desempenho médio de pessoa em condição física ideal para a realização satisfatória das atribuições do cargo público.
        Art. 42. É vedada a discriminação com base em idade ou raça para fins de aceitação de desempenho físico mínimo.
        Subseção III
        Da Prova Prática
        Art. 43. A realização de prova prática exige o fornecimento a todos os candidatos de idêntico equipamento ou instrumento, em condições de funcionamento ideais. O que nos interessa até aqui. Apoiado W. D, o certo é representar o coletivo, o que é justo.

        Curtir

      • Junior disse:

        Apoiado, W. D. A Lei Distrital de nº 4949/2012, é bem clara, é irrecorrível, quando elabora questões corretas, quando não, temos o direito de recorrer, e a lei maior C F/1988.

        Curtir

      • Junior disse:

        O W. D, você está certo, eu estava esperando por esse momento, porque me negava acreditar que você, como representante da classe, apoiasse a banca querer manipular professores.

        Curtir

  183. Tania disse:

    No concurso de 2010 fiquei em 2600 e pouco , e não fui chamada, como falaram que foram chamados 3500 fora do número de vagas, como assim?

    Curtir

  184. Professora que está a caminho de casa. disse:

    cadê o meu comentário??????? Nossa que tristeza! Era apenas uma opinão como tantas outras… não me senti ofendiada com nehum comentário que li até agora. Também não achei que o meu comentário pudesse ferir o direito de ninguém. Boa Noite!

    Curtir

  185. Professora que está a caminho de casa. disse:

    digo : ofendida com nenhum

    Curtir

  186. Professora que está a caminho de casa. disse:

    Não entendi porque pode responder a tantas perguntas absurdas e a minha não obtive resposta. Se não quer me responder no blog ,pode enviar resposta pro meu email. Mas acho que também tenho direito a uma resposta.

    Curtir

    • Andreia disse:

      Ele é o dono do blog e ele responde quem ele quiser.

      Curtir

      • Não é só uma questão de quem quiser, é também de dar conta de responde as centenas de perguntas enviadas por dia.

        Curtir

        • Mateus disse:

          AMIGO WD, SE VC CONTINUAR DEFENDENDO MAIS SEU PADRINHO AGNELO E DEIXAR O COMPROMISSO COM OS PROFESSORES VC VAI SE QUEIMAR COM A GALERA. ESCUTE O QUE ESTOU DE DIZENDO.

          Curtir

          • Matues, meu caro,

            Não faço defesa de conveniência. Tenho 12 anos nesta luta e de lá para cá já consigo destinguir o que é luta pelo coletivo e o que é defesa do próprio interesse, mesmo que este possa prejudicar os demais.

            Curtir

      • Professora que está a caminho de casa. disse:

        Andreia,

        Aqui somos pessoas que têm suas próprias opiniões. Você não sabe o conteúdo da minha pergunta. Até mesmo porque ela estava na moderação mas depois desapareceu. Ou seja, só quem poderia ter acesso era o WD. Además, o blog é um local de discussão, então ,não existe discussão com uma única pessoa e para mim o “dono do blog” não seria um termo adequado. Por fim, jamais colocaria uma pergunta que fira o direito de alguém ( tenho princípios éticos) .
        Por fim, aconselho que jamais seja advogada de uma causa que não conheça a fundo. Poderia ser injusta em algum momento com uma das partes.

        WD, acredito realmente que minha pergunta se perdido. Contudo já me respondeu com o post seguinte sobre o seu posicionamento no concurso 2013.
        Legalidade acima de tudo sempre!!! Parabéns!

        Curtir

  187. ALERTA!!!!

    Pessoal,

    Tem advogado mal caráter se propondo a entrar com ação para “aumentar o banco de reserva de 5 para 15 vezes o número de vagas previstas no edital”. Gente, isso é picaretagem.

    Ao decidir por 5 vezes, o Governo não infringiu nenhum lei. É uma decisão administrativa. Se tiver que mudar será também por uma decisão administrativa.

    Agora, na questão do recurso não aceito, por exemplo, na questão 15, de fato cabe e pode ser mudado por uma decisão judicial.

    A verdade é que muita gente ganhou dinheiro na preparação e agora querem ganhar com falsas esperanças.

    Curtir

    • Sônia Guedes disse:

      Prezado WD, na questão 15 a Letra certa é a C, o IBFC está correto.

      Recurso elaborada pelo Prof. Robson Ribeiro – Conhecimentos Pedagógicos do GRAN CURSOS – DF:

      comuns a todas as áreas – SEDF (professor)
      Segundo Libâneo no primeiro capítulo – Tendências P
      edagógicas na Prática Escolar- do livro
      Democratização da escola pública: pedagogia crítico
      -social dos conteúdos, São Paulo, Loyola, 1985, diz o
      seguinte:
      ” Vamos organizar o conjunto das tendências pedagóg
      icas em dois grandes grupos:
      pedagogia
      liberal e pedagogia progressista (…).
      O termo
      Liberal
      não tem sentido de “avançado” (…) apareceu como
      justificativa ao sistema capitalista (…). O termo
      progressista
      é usado aqui para designar as tendências que
      (…) sustentam implicitamente as finalidades socio
      políticas da educação. Evidentemente a pedagogia
      progressista não tem como institucionalizar-se numa
      sociedade capitalista.

      No item IV da questão 15 diz o seguinte:
      No que tange às tendências progressistas, tem-se qu
      e (…)
      são condizentes
      com as ideias
      implantadas pelo
      capitalismo.
      Se ser condizente é estar em harmonia, logo este it
      em está incorreto, pois contradiz o que diz
      Libâneo.
      PROPOSTA: Peço a alteração do gabarito da questão 1
      5 para letra C, apenas itens I e III
      estão corretos.

      Curtir

    • Tom M. disse:

      nooossa washington, vc defende o governo com unhas e dentes. o sinpro deveria ter cobrado esse cadastro reserva maior antes, mas como o sinpro é pelegão…

      Curtir

      • Tom,

        No concurso de 2010 o banco de reserva tinha pouco mais de 4000 aprovados e com a luta quase todos já foram nomeados. Neste concurso de 2013 também terá pouco mais de 4000 no banco de reserva e nós também vamos conseguir a nomeação de todos. Isso é o que importa.

        Curtir

  188. MARIA disse:

    JÁ NOS FIZERAM DEMAIS DE PALHAÇOS!!! ESTAMOS ESPERANDO O QUÊ? A HOMOLOGAÇÃO??? VAMOS PARA AS RUAS E PEDIR ANULAÇÃO DO CONCURSO. É O JEITO. NÃO TEMOS OUTRA SAÍDA. 1.000 CANDIDATOS “CLASSIFICADOS” (ATIVIDADES) PODEM ATÉ SE REVOLTAREM CONTRA OS DEMAIS. PESSOAL, SOMOS MUITOS. VAMOS!!!! CORAGEM. VAMOS MARCAR HORA E LOCAL. OK!!! O SINDICATO NESSA ALTURA DO CAMPEONATO NÃO INFLUI EM NADA. DESCULPEM-ME. VAMOS!!!!

    Curtir

    • Paulo de sena disse:

      É para rir ou chorar ?

      Curtir

    • Andreia disse:

      kkkkkkkk…. é pra rir e muito! O povo até hoje quer a anulação… minha filha, acorda! Até o MP já arquivou os processos de anulação… cai na real!

      Curtir

    • mile disse:

      kkkkkkk, muito engraçado!!!!

      Curtir

      • paula santos disse:

        Affs, não falavam que o MP resolveria, que anularia bla bla bla?
        E agora que foi arquivado? Affs, vou te contar, nunca vi isso na minha vida! não passei no outro de 2010 por causa de 1 ponto, aguentei 4 anos agoniantes pra fazer de novo! Passei e por mérito e não por sorte como dizem por ai! Li cada questão! Analisei cada questão! Só estou observando e se eu for prejudicada de alguma forma, eu vou atrás dos meus direitos sim! Existiu impugnação do edital! Não aguento mais tanta loucura!

        Curtir

  189. Caroline Mesquita disse:

    WD, O que é necessário para lutarmos para o aumento do número de vagas? Seria muito justo aumentarem o banco de reservas, tendo em vista que a prova foi muito mal elaborada e vários recursos foram indevidamente rejeitados. Muitos candidatos saíram prejudicados por isso. Há alguma possibilidade? Se houver, o que é preciso fazer?

    Curtir

  190. roberto disse:

    vamos nos organizar segunda feira dia 271 as 9 horas no Buriti, vamos colegas professores, se queremos algo vamos sair em busca, chega de ficar perdendo tempo.
    Vamos pedir a anulação, acreditem se conseguirmos apenas 10 mil dos professores, conseguiremos esta anulação. vamos sair de casa é mostrar nossa força, vamos nos unir desta vez e mostrar que podemos.

    Curtir

  191. roberto disse:

    vamos nos organizar segunda feira dia 27\1 as 9 horas no Buriti, vamos colegas professores, se queremos algo vamos sair em busca, chega de ficar perdendo tempo.
    Vamos pedir a anulação, acreditem se conseguirmos apenas 10 mil dos professores, conseguiremos esta anulação. vamos sair de nossas casas é mostrar nossa força, vamos nos unir desta vez e mostrar que podemos.
    Vamos acreditar na anulação para isso vamos nos encontrar dia 27\ 1 segunda as 9 horas no buriti, não fique imaginando se vai dar muita gente, saia você de casa e vamos nos encontrar, vamos ser 10 mil e segunda estaremos até no jornal nacional .

    Curtir

  192. luciana disse:

    alguém me ajude… eu fiquei em 883 para atividades mas como tem a vaga para deficientes e não tinha contado se fizer a soma passo dos mil pois são 200 + 800 ( eu e mais um monte com a mesma classificação 883) então quem esta entre os mil para atividade pode sair da próxima lista.

    Curtir

    • luciana disse:

      o que eu não estou entendendo e que tem 2 listas uma com os candidatos especiais e depois uma com ampla concorrência onde aparece novamente os nomes dos especiais. Entao quer dizer que os especiais que atingiram o mínimo esta na frente dos não especiais? alguem tem alguma resposta???

      Curtir

  193. Evaldo disse:

    Os candidatos da PC-DF estão reivindicando o mesmo que os professores e não estão sendo chamados de corruptos e nem agredidos pelos companheiros.Será esse um dos motivos de seus salários serem melhores que dos professores? O fato de serem são mais unidos.

    Curtir

  194. Renata disse:

    ISSO MESMO EVALDO. SE TIVÉSSEMOS UM SINDICATO ATUANTE ESSA QUESTÃO JÁ ESTAVA RESOLVIDA.

    Curtir

  195. Mara disse:

    gente, percebo quantos colegas desesperados. olha, eu estava com 64 antes do gabarito oficial, agora estou com 59. fiquem tranquilos, deus sabe o que faz, se for para ser será. é triste tudo isso, pois sabemos o quanto é difícil ficar meses e meses estudando e ver tudo acabando assim, mas tenhamos fé.

    Curtir

  196. kika disse:

    Evaldo é por isso que a classe é tão desvalorizada! Os próprios colegas não se respeitam, não é verdade?

    Curtir

  197. Fabi disse:

    Gente, parem com isto e comecem a estudar para o próximo!! Uma aprovação não se consegue estudando apenas quando abre o edital. São necessários anos e muita dedicação! E ah, não se esqueçam de ler o edital da próxima vez!!!

    Curtir

  198. MARIA disse:

    OLÁ ROBERTO! CONCORDO! VAMOS!!!! ESTAMOS JUNTOS NESSA LUTA! REÚNA O MÁXIMO DE PROFESSORES QUE PUDER. AQUI JÁ ESTAMOS PROVIDENCIANDO AS FAIXAS DO JEITO QUE ESTÁ NA PROVA, INCLUINDO OS ERROS ABSURDOS. VAMOS!!!!

    Curtir

  199. WD, bom dia!! Nos fale algo sobre o CT. Obrigada!!

    Curtir

  200. Edilson Fernandes disse:

    Dúvida!
    Olá! Fiz a prova de Língua Portuguesa 20h e meu nome não apareceu na lista, devido 3 questões anuladas de conhecimentos básicos. A dúvida é: São 36 pontos a serem alcançados e com 3 questões anuladas nas básicas a pontuação a ser atingida não seria 33 pontos aproximadamente. Ora se fiz 17.3 pontos por que não fui aprovado se atingir mais que a metade.

    Curtir

    • Andreia disse:

      A metade de 36 é 18, e não 17,3. Vc ficou de fora por 0,7 décimos…
      O fato de ter havido anulação de questões não diminui o valor total da prova.

      Curtir

      • Rose disse:

        Você não entende colega!
        E as 5 questões de atividades que houve mudança de gabarito???
        Isso não diminui a nota de ninguém???
        Talvez vc tenha sido beneficiada com essa mudança absurda de questões como foi o caso da questão nº 15 de atividades, por exemplo, sem falar nas questões 45 e 46 que deveriam ter sido anuladas.
        Isso é um absurdo!Não estou reclamando de mudanças coerentes não. Até porque isso sempre ocorre em concursos, mas estou dizendo que houve ERRO da banca na correção das questões, isso é FATO!
        Vamos provar isso na justiça, e vc terá que rever sua opinião, ok?

        Curtir

  201. mile disse:

    São 18 pontos, por isso foi desclassificado…

    Curtir

  202. INGLES 01 disse:

    Gente alguém me fale sb inglês!! WD tem chances de chamarem todos os 130 (26×5)?Obrigada

    Curtir

  203. Marisa disse:

    Andreia, tbm tenho interesse em entrar com uma ação na justiça, tbm fiquei por 6 décimos

    Curtir

  204. Helio disse:

    Com raras exceções, poucas vezes li tantos comentários sem fundamento. Existe um forte lobby dos donos de cursinho para anular o concurso junto com a falta de competência de alguns candidatos que não se conformam com o resultado do certame.
    Antes de fazer o concurso o candidato leu o edital e concordou com as regras. Agora querem de qualquer forma anular a prova. Santa ignorância.

    Curtir

    • Mile disse:

      Hélio, concordo com você plenamente!!!

      Curtir

    • Rose disse:

      Você não entende colega!
      E as 5 questões de atividades que houve mudança de gabarito???
      Isso não diminui a nota de ninguém???
      Talvez vc tenha sido beneficiada com essa mudança absurda de questões como foi o caso da questão nº 15 de atividades, por exemplo, sem falar nas questões 45 e 46 que deveriam ter sido anuladas.
      Isso é um absurdo!Não estou reclamando de mudanças coerentes não. Até porque isso sempre ocorre em concursos, mas estou dizendo que houve ERRO da banca na correção das questões, isso é FATO!
      Vamos provar isso na justiça, e vc terá que rever sua opinião, ok?

      Curtir

  205. CDiniz disse:

    Se no próximo concurso para SEDF for essa banca novamente, teremos que fazer uma reivindicação, uma passeata, uma sei lá o que nas ruas para que JAMAIS seja essa falta de respeito novamente, se quer as justificativas do gabarito final foram expostas. Absurdo! Trabalho feito para nada, questões que não foram arrumadas e sim trocadas erroneamente, invertidas erroneamente, pouca vergonha, falta de respeito para quem correu atrás… banquinha FRACA que prejudicou muita gente com essa prova bagunçada cheia de irregularidades na correção! Espero que na próxima seja uma banca SÉRIA (para um concurso deste porte: Educação) com PROVA DISCURSIVA (o que eliminaria um monte de gente que nem sabe escrever direito, como conheço) para avaliar de verdade professores competentes e não somente um pouco de estudo e sorte demasiada. Aí sim… FORA esse governo que contrata uma banca dessas para aplicar prova para a educação!
    Concurso para a educação com PROVA DISCURSIVA já! Fico me perguntando o porque de não ter redação em prova para educação, se até para PM e outros concursos tem, para a educação que seria primordial não tem, interessante não??? Aí sim queria ver. Não sei se tem haver com vocês WD colocar isso em discussão com o governo ou secretaria ou afins, não sei bem, para o próximo concurso da SEDF fica a sugestão, acredito que de muitas outras pessoas sérias também. Prova objetiva, discursiva e de títulos, aí sim, aposto que metade nem se inscreveria.

    Curtir

    • Junior disse:

      Não tem como justificar, como por exemplo, as questões 15 e 24, de Atividades. A de nº 15, é só ler o PPP, de Carlos Mota página 46, já a de nº 24, ler a Lei Complementar 840/2011. Art.
      7º.

      Curtir

      • marcia disse:

        Gente, a questão 24 de atividades está com duas respostas erradas, a letra b esta errada e a letra d está incompleta de acordo com a lei 840, concordam?

        Curtir

    • Ana disse:

      Bacana. Com certeza é bom avaliar isso adequadamente. Muitos seriam desclassificados dado o parco conhecimento em nossa língua materna. Quanto a exigência de títulos discordo: tem muito Doutor que ao ver uma sala de aula se desesperaria. Seria interessante computar o tempo de experiência atuando como contrato temporário, com avaliação qualitativa para cada professor devidamente reconhecida pelas Diretorias de Ensino.
      Ah, sim, ia me esquecendo: exames psicotécnicos também, haja vista o número de professores que ficam completamente “doidos” com o passar do tempo! rsrsrsr

      Curtir

  206. José disse:

    WD,

    Em primeiro lugar quero te elogiar por tantas ´perguntas respondidas. Isso é que é determinação!

    Segundo gostaria de lhe fazer uma pergunta e serei eternamente grato se me responder. Bem, a algum tempo atrás postei um texto falando de uma decisão do MP em anular questões de um concurso para enfermeiro, lembra? Pois bem, se tratava de questões plagiadas (pelo menos 15 questões). Neste concurso elaborado pelo IBFC, tiveram pelo menos 9 ou 10 questões cópias do concurso para professor de matemática do Estado de Minas Gerais e, nenhuma questão foi anulada. Um verdadeiro absurdo!!!!!! O que nós poderemos fazer para que haja o mesmo peso e mesma mediada aqui no DF??? O que poderia ser feito pelos advogados do SINPRO, no sentido de mover uma ação junto ao MPDF??? Quero ressaltar que sei que a banca pode repetir questões de concurso anterior, mas da forma como ocorreu, todas de um mesmo concurso, ficou claro que o objetivo era beneficiar este ou aquele candidato. Aguardo resposta.

    Curtir

  207. Tia Bê disse:

    Boa tarde WD
    Fui prejudicada com a anulação de 3 questões específicas de Educação Física que ao meu ver não teve fundamento tal anulação. Mais cedo postei um comentário e acho que foi retirado.
    Muitos colegas meus foram beneficiados com 7,5 pontos a mais por conta dessas anulações. Alguém aí percebeu isso? Pessoas que não faziam nada na faculdade, colavam com seus tablets e afins foram beneficiadas nessa bagunça. Serão os famosos “rola bola”. Imagina a situação: se eles colavam na faculdade, imagina nesse certame? Estou indignada com a situação. Àqueles que queiram criticar meu comentário, não percam seus preciosos minutos. Estou cansada dessa novela.
    Obrigada WD pelas suas informações.

    Curtir

  208. Evaldo disse:

    NOTA DE ESCLARECIMENTO ACERCA DAS PROXIMAS MANIFESTAÇÃES

    Brasília, 28 de janeiro de 2014.

    Para esclarecer as dúvidas dos aprovados no certame da secretaria de educação 2013 a comissão vem por meio desta informar a seguinte pauta antes das próximas movimentações pacíficas.

    1°. Diante das declarações da secretária adjunta da administração pública que na próxima quarta-feira membros do executivo estarão reunidos com a referida banca IBFC para tratar de uma suposta explicação acerca de questionamentos dos candidatos no certame referente ao gabarito oficial com uma possível correção dos gabaritos e com uma possível reclassificação de candidatos, caso a banca entenda que proceda as reclamações.

    2º Diante da informação da secretária Mariana do MPDF que após denúncias formuladas por candidatos ao promotor de justiça Dr. Alexandre Fernandes Gonçalves no processo n° 08190221178-1339 e tendo sido acatada pelo nobre promotor de justiça por encontrar indícios fortíssimos acerca da lisura do certame, o mesmo intimou membros do executivo e da IBFC para apresentar defesa ante as acusações, as quais os mesmos fizeram, e que nas próximas horas o referido promotor se pronunciará acerca da temática. Porém, devo ressaltar que o nobre promotor, segundo a sua secretária Mariana, encontrou tais indícios não descartando a possibilidade de apresentar a denúncia à justiça acerca da lisura do certame. A referida secretária também informou que aqueles candidatos que tiverem provas acerca de questões que foram anuladas a revelia ou consideradas erradas em detrimento de autores conceituados devem juntar tais provas ao processo procurando o MPDF sala 214 2º andar na primeira etapa ou encaminhar digitalizado pelo seguinte e-mail: mariana.ortiz@mpdft.mp.br, porém, tal protocolo se feito pessoalmente tramita com mais rapidez.

    Ante ao desenrolar desses novos fatos, a comissão de professores aprovados no certame 2013 resolve comunicar a quem de interesse que quarta-feira, dia 29 de janeiro de 2014, não haverá manifestação frente ao Buriti, pois, aguardaremos a manifestação oficial de membros do executivo e da banca IBFC e do nobre Dr. Alexandre Fernandes Gonçalves, promotor de justiça. Após as referidas manifestações a comissão divulgará os próximos passos que serão adotados em busca de justiça.

    Desde já agradecemos a todos os amigos que pacientemente aguardam o desenrolar dos fatos, trazendo à memória que tais desenrolar somente está sendo possível devido a sua contribuição em se manifestar, não se mantendo calado ante os absurdos ocorridos nesse certame e afirmar que a luta continua, nossos sinceros agradecimentos e um forte abraço e até a próxima manifestação.

    Atenciosamente,

    A comissão de professores aprovados no certame 2013.

    Curtir

    • Junior disse:

      Já impetrei um mandado de segurança. Parabéns, por esta iniciativa, quero que todos que foram injustiçados, que prevaleça a justiça.

      Curtir

      • Ana disse:

        Gostaria de saber da Comissão dos aprovados:
        – Como irão tratar os devidamente aprovados que não se sentem injustiçados?

        Vejam bem: minha prova foi para Artes Visuais. Foi uma prova difícil ! Não houve questões de plágio inseridas nela. Duas questões foram corrigidas e concordamos, recebendo os devidos pontos.
        – As pessoas que fizeram prova para Artes Visuais, especialmente os aprovados, nada tem que reclamar da sala de aula no dia da prova. Tudo foi efetuado dentro da ordem. Não houve cola, barulho, confusão. Entregamos a prova no tempo certo.
        – Ademais, estudamos feito condenados para o concurso.
        Portanto, qual o interesse da comissão? Vai beneficiar quem?
        Ressaltamos: não gostaríamos de ser prejudicados em um processo que procuramos conhecer integralmente seu conteúdo, observando atentamente o disposto no edital. Portanto, consideramos o exame justo para nossa área.

        A grande maioria dos aprovados em Artes Visuais é formada por bons alunos e graduados: basta investigar cada um e verão que são pessoas esforçadas e bons profissionais. Por isso, escrevo em nome do grupo, para solicitar que não sejamos prejudicados.

        Curtir

        • Junior disse:

          Se na sua área, não houve problemas, não há porque preocupar -se. O maior problema, está no cargo, 101 Atividades. Se não houver os devidos ajustes , ou melhor, a devida correção, todo o certame corre risco de ser anulado.

          Curtir

  209. Olá veja se alguém ai poderia me ajudar…

    Eu imagino que tenha alguma questão também a rever o gabarito, só que simplismente perdi minha prova. O site da IBFC disponibilizou por uns dias os cadernos de prova mas em seguida os retirou, alguém aí saberia de algum site que tenha esses cadernos, já dei uma olhada no PCI mas ainda colocaram lá.

    Desde já agradeço!

    Curtir

  210. "ESPERANÇA" disse:

    Oi Flávio, eu tenho as de Atividades e História e moro em Planaltina-DF, se eu poder lhe ajudar…

    Curtir

    • Oi Esperanca Obrigado pela atenção.
      Pode ajudar sim. Estou precisando na verdade da Prova de Música Instrumentos. Mas se eu conseguir a prova de História já irá me ajudar pois eu creio que tirando a parte expecífica a prova seja a mesma. Vc teria como me enviar? Está digitalizada?
      Obrigado!

      Curtir

  211. weslley disse:

    Olá pessoal, Boa noite!!! Qual a resposta certa na questão 45 do cargo de atividades (101) 40h? e por quê está correta?

    Curtir