‘Brasil precisa taxar ricos para investir no ensino público’, diz Piketty

FONTE: BBC Brasil

Para o economista francês Thomas Piketty, o Brasil precisa ampliar os impostos sobre os ricos para ter mais recursos para investir em educação pública – e, com isso, avançar no combate à desigualdade.

Crítico-sensação do capitalismo, Piketty é autor do polêmico best-seller O Capital no Século XXI (Editora Intrínseca) em que defende, a partir da análise de dados inéditos de 20 países, que a desigualdade de renda estaria voltando a aumentar no mundo após décadas em queda.

Ele diz que o próximo passo de seu projeto é estudar países emergentes, entre eles o Brasil, e defende que a desigualdade é um dos fatores que inibe o crescimento brasileiro.

“Se o Brasil quiser crescer no século 21 precisa garantir que amplos grupos da população tenham acesso a educação de qualidade, qualificação e trabalhos que pagam bem”, diz.

Em visita ao país, para promover a versão em português do livro, Piketty concedeu a seguinte entrevista à BBC Brasil de um hotel de luxo no centro de São Paulo.

CLIQUE AQUI e leia mais

Anúncios

2 Responses to ‘Brasil precisa taxar ricos para investir no ensino público’, diz Piketty

  1. Gicileide Ferreira disse:

    O Brasil não sabe fazer o uso do dinheiro público, a roubalheira é grande e a educação não é prioridade, haja visto que terminou o ano letivo e desde de julho  fiquei sem três professores e nossos alunos sendo atendido de qualquer jeito . Isso para mim é uma vergonha…. estou muito triste com o rumo que a educação tomou no  Brasil. Taxar impostos para que?????

    Curtir

  2. Colega,

    Piketty centra sua fala na regressividade e injustiça do sistema tributário brasileiro, no qual os segmentos de menor renda que gastam todos os seus respectivos ganhos são mais taxados que os segmentos de maior renda.

    E como a arrecadação com base em impostos sobre o consumo está esgotada, para mudar esse cenário tem que aumentar a taxação sobre patrimônio e renda. É este contexto que trava a reforma tributária.

    Então esses tributos como IRPJ (LUCROS), IRPF, e IPTU estão defasados ou desatualizados.

    Estamos diante de uma escolha política que a sociedade brasileira tem que fazer.

    Abraços,

    Güidi Nunes
    Prof. da SEDF

    Curtir

Comente

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: