Educação: boa sorte ao novo Secretário e vamos à luta por direitos e melhoria do ensino público

Júlio Gregório

O Governador Rodrigo Rollemberg optou por contar com “prata da casa” no comando da Secretaria de Educação. E o indicado é Júlio Gregório Filho.

Professor aposentado, Júlio Gregório atuou por muitos anos no Centro de Ensino Médio Setor Oeste, onde foi diretor em três oportunidades, se destacando na implantação de projetos e melhoria da gestão. Também foi professor e consultor de instituições particulares de ensino; atuou como Diretor do Departamento de Planejamento da Secretaria de Educação do DF e integrou o Conselho de Educação do Distrito Federal. Atualmente é membro do Conselho Técnico Científico para Educação Básica da Capes.

Júlio é escolha acertada. Sua indicação, porém, foi uma tentativa de resolver o imbróglio criado entre Rollemberg e Cristovam na busca de um nome de consenso, uma vez que os dois rejeitaram a sugestão do outro. Rollemberg queria um nome de fora, com peso suficiente para promover mudanças na área sem se envolver com a luta política de grupos local. Já Cristovam indicou o suplente do Senador Reguffe, rejeitado pelo Governador.

O novo Secretário, entretanto, tem uma biografia respeitável como professor da Rede Pública de Ensino do DF, conhece a máquina administrativa da Secretaria, os meandros da disputa interna pelo poder e chega avalizado por um Governador com grande apoio popular.

Por outro lado, Gregório tem o desafio de seguir a receita da equipe econômica do novo Governo, que vem sinalizando forte ajuste orçamentário e financeiro em todas às áreas, mesmo sabendo que este receituário pode gerar enormes desgastes com a categoria. Neste caso, a saída passará por uma enorme capacidade de diálogo com as entidades sindicais, políticas e sociais que militam no segmento.

Mas Júlio Gregório tem esta disposição? Terá força política para disputar recursos e espaço na agenda do Governo de tal forma que a Educação seja realmente prioridade?

Da minha parte, parabenizo o novo Secretário e desejo muito sucesso em sua nova tarefa. Enquanto isso, nos preparemos para os embates que virão para garantir a valorização da categoria, evitando retrocessos em nossos direitos e avançando na luta por uma educação pública, gratuita e de qualidade.

.

Washington Dourado

Após Rollemberg garantir que o Senador Cristovam indicaria o Secretário e de recusar

O novo Secretário enfrentará desafios como garantir a normalidade do início  das aulas, normalizar o repasse de recursos para as escolas através do PDAF, contratar professores, garantir o pagamento de salário e férias na data prevista,

Nos últimos dias a Equipe do novo Governador vem

Os desafios do novo Secretário são muitos: garantir a normalidade do início  das aulas, normalizar o repasse de recursos para as escolas através do PDAF, contratar professores, garantir o pagamento de salário e férias na data prevista,

Anúncios

3 Responses to Educação: boa sorte ao novo Secretário e vamos à luta por direitos e melhoria do ensino público

  1. Boa noite washington, desejo saber se o sindicato vai se posicionar, no que diz respeito as vagas para o remanejamento externo, que existiam e agora misteriosamente desapareceram!
    E certo que a troca de governo, faz com que certos profissinais, percam suas comissoes e tem que achar um lugar que nao seja sala de aula. Entao eis que vem a pergunta: existiam varias escolas, plano piloto, cruzeiro, gama, com carencias em varias areas, inclusive nos laboratorios, que obrigatoriamente devem ser ocupados por professores de concurso esclusivo na area de informatica, mas estao servindo de refugio, para quem nao tem aptidao para exercer a docencia! Entao, o sindicato acata a decisao destes laboratoiros estarm com professores que nao tem disciplina de concurso? Vamos aceitar calados as vagas desaparecerem na calada da noite?

    Curtir

  2. Exclusivo! Onde se le esclusivo no post acima!

    Curtir

Comente

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: