Começa a esquentar a escolha dos coordenadores regionais de ensino

Nomeado o comando central da Secretária de Educação, o foco agora será a composição das coordenações regionais de ensino. Sobre isso algumas considerações captadas pela parabólica do blog:

1 – Durante a solenidade de posse o novo Secretário de Educação informou que vai pessoalmente consultar a direção das escolas de cada CRE e receber sugestão de nomes para ocupar o cargo de Coordenador Regional de Ensino.

2 – O Secretário não afirmou que a escolha será dos diretores das escolas, mas que eles serão ouvidos e farão sugestão de nomes.

3 – Esta posição do Secretário foi recebida com surpresa por algumas CREs, uma vez que no caso de cidades como Gama, Ceilândia, Samambaia, Taguatinga pessoas se dizendo representantes da Transição já haviam feito reuniões e atas com nome por eles mesmo indicados. A disposição do Secretário de visitar as CREs e conversar com os gestores locais demonstra que a movimentação anterior não estava credenciada para tal.

4 – No caso do Gama houve até pressão para diretores de escolas da cidade referendarem um nome pré definido, sem ao menos ouvir outras sugestões.

5 – Neste domingo a informação que corre é que serão nomeados emergencialmente coordenadores para uma espécie de mandato tampão, até que o Secretário consiga visitar as cidades e ouvir as indicações.

.

Washington Dourado 

.

Visite e curta Fan Page do WD:

https://www.facebook.com/washington.dourado?ref=tn_tnmn

Anúncios

23 Responses to Começa a esquentar a escolha dos coordenadores regionais de ensino

  1. A sua antena parabólica errou no item 4….pois não houve nenhuma pressão no Gama para referendar nome algum… Os nomes sugeridos… surgiu de vários diálogos… ou será que não temos nem mesmo a liberdade de opinar…Queremos um sindicato que nos represente…e que não fique fazendo especulações ao vento…e difundindo inverdades…Vamos virar a página…e não ficar tentando apagar os erros do passado… e que passado horrível… Daqui a pouco vão começar a noticiar que Agnelo foi nomeado secretário da Educação e que toda a categoria dos professores aplaudiram de pé…Vamos refletir mais sobre a história…

    Curtir

  2. Sim…respeito o seu comentário…só procure não reafirmar aquilo que vc não sabe…ou não viu ou ouviu.. Vc estava na reunião??? Então…? como afirmar algo que te repassaram..

    Curtir

  3. Como falei no face, não houve pressão alguma, quem passou a notícia pra vc, passou de maneira totalmente errônea! Nós gestores do Gama, nos reunimos já a algum tempo,pra ser mais direta, desde 2012, onde discutimos demandas das escolas, como PDAF, supervisores, etc, etc. A pressão sim, está sendo nossa para podermos nos fazer ouvir e sugerir o nome do futuro coordenador da regional. Levantamos sim, em diversas reuniões que fizemos entre o grupo de gestores do Gama, um perfil que gostaríamos que o Coordenador Regional de Ensino do Gama tivesse. Sempre fomos unidos nas buscas de melhorias para as nossas escolas e principalmente prezamos por uma boa qualidade de ensino. Nesse perfil , saiu do próprio grupo de gestores sugestão de nomes de pessoas que se enquadravam nele. Todos os gestores do Gama que estavam presentes, estavam de livre espontânea vontade, e como já citei, já fizemos inúmeras reuniões, inclusive com o antigo secretário e o atual, qd ainda era coordenador da equipe de transição, para reivindicarmos o repasse do PDAF e colocar a real situação das escolas do Gama. Esperamos que sejamos ouvidos e atendidos em nossas demandas!

    Curtir

    • Bom, mas teve ata de apoio a um nome indicado por um tal representante da Transição que depois se verificou que não era verdade

      Curtir

      • A ata que foi feita e assinada pelos presentes era com o perfil que gostaríamos que o futuro coordenador regional de ensino do Gama tivesse. Quem te passou essa informação, passou também de forma errônea e maliciosa. Não somos marionetes. Sempre nos reunimos e continuaremos a fazê-lo quando sentimos a necessidade de fazer discussões de assuntos que fazem parte do nosso cotidiano. Creio que estamos numa gestão democrática, pelo menos eu acredito nisso! Agora se tem gente de má fé se infiltrando em nossas reuniões para distorcer o teor delas e o que foi falado, me parece meio ditador. Somos seres pensantes e bem atuantes no processo educacional. Fico indignada em pensar que existem pessoas que se prezam a esse papel, de leva e trás, tentando desarticular o grupo. É por esse é outros motivos que a categoria de professores é considerada desunida! Porque existem pessoas, com interesses próprios, não do coletivo, tentando se dar bem de qualquer maneira. #prontofalei

        Curtir

  4. Para mim pouco interessa o nome de quem vai comandar a CRE Gama, mas sim, qual o viés dessa administração: Trampolim político ou fortalecimento das ações pedagógicas? O governo de Rodrigo Rollemberg precisa e deve estar atento nessas escolhas, a educação como moeda de troca não tem dado os resultados esperados nos indicadores educacionais…

    Curtir

  5. Raimundo Gustavo Lourenço Filho

    diretor da Escola Classe 10 do Gama , quero falar que que se houve qualquer comentaria de forma maldosa em relação a nome que tenha sido citado para o futuro ou futura coodenador (a) , falo como participante desse grupo de diretores do Gama e quando nos reunimos por diversas vezes para tratarmos do assunto do PDAF e sobre a situação das nossas escolas aqui no Gama nunca houve qualquer pressão para escolha desse ou daquele e quando participamos dessas reuniões realizadas recentemente foi de livre e espotânea vontade.e tão somente traçamos o perfil do coordenador e/ou coordenadora que estamos querendo para a regional do Gama.

    Curtir

  6. Meu caro WD… Vivemos em um país democrático e temos livre arbítrio para nos reunirmos a hora que quisermos…para conversar…dialogar… Se teve uma…duas ou tantas outras reuniões…Q maravilha…Sinal que os educadores que participaram das mesmas, lutam e defendem uma EDUCAÇÃO DE QUALIDADE…Não sou partidária…mas defendo meus ideais… e minha ideologia comanda minha razão e o meu coração…Sempre admirei as suas colocações…mas nesse momento estou extremamente surpresa,pois a impressão que vc passa com os seus comentários…é que está contra a UNIÃO DOS GESTORES. E sinceramente…os fatos históricos já nos mostraram que o que faltou aos grandes líderes e ícones da história foi apoio e UNIDADE…daqueles que o cercavam. Pq não divulgaram as nossas angústias no ano de 2014…Sem verba, sem estrutura para funcionarmos…Várias reuniões feitas foram justamente para dividirmos esses problemas e lutarmos para buscar soluções… Não sabia que para reunirmos precisava pedir bença ou ter o aval de outras entidades… Em momento algum fomos insubordinados ou levianos em qualquer das nossas colocações… E deixo uma reflexão… os nazistas, os perseguidores dos cristãos e os traidores das grandes revoluções…SEMPRE SEGUIRAM ORDENS !!!! Então te pergunto: Vc não acha que o mais corajoso dos atos, ainda é pensar com a própria cabeça… Tudo bem que podemos até correr o risco de perdê-la….

    Curtir

  7. Como diretora da Escola Classe 19 do Gama, quero ressaltar que os diretores do Gama faziam reuniões para tratarem do PDAF e sobre assuntos diversos, mas de forma alguma houve pressão para apoiarmos esse ou aquele nome.Na reunião da qual participei,dia 23 de dezembro , traçamos o perfil do novo coordenador e daí foi lançado os nomes dos nossos colegas. Então como pode perceber estávamos numa reunião livre e democrática. A diferença é que os diretores do Gama sempre estão a frente, lutando por uma gestão democrática consolidada…isso incomoda muita gente!!! Inclusive iremos nos posicionar em relação a nova Portaria de distribuição de turmas…um retrocesso…Quero deixar claro que o principal objetivo da reunião era traçarmos o perfil do novo coordenador da Regional…

    Curtir

  8. Anaeze Fher disse:

    Boa tarde a todos. Sou diretora do CEF 15 do Gama e estou estarrecida com essa publicação WD. Admiro seus questionamentos e seu blog mas dessa vez a informação que você publicou não procede. Faço parte desse grupo de gestores que tem se reunido de forma democrática e autônoma em busca da melhoria da qualidade da educação ofertada por nossas escolas aqui no Gama.Participei da reunião do dia 23 e como os meus colegas já disseram a pauta da reunião era do conhecimento de todos. Levantamento do perfil do(a) Coordenador(a) da CRE Gama .Como sugestão ao nosso Secretário de Educação ao elaborarmos este perfil fizemos a indicação de dois colegas que estão compartilhando das nossas angustias desde o surgimento da Gestão Democrática em nossas escolas. Colegas que passaram ou estão a frente das direções como nós e que são conhecedores das nossas angustias. O que buscamos é uma coordenação que tenha como princípio uma gestão mais humanizada em busca do bem comum da nossa coletividade.

    Assumir posições democráticas, estimular o trabalho coletivo, proporcionar a integração escola-comunidade, solidarizar-se com a direção das escolas, reivindicar melhores condições de trabalho para sua CRE e escolas, este perfil tornaria os Coordenadores de Regionais de Ensino peça fundamental para a escola de qualidade que tanto desejamos. Não seria esse o perfil dos Coordenadores das CRES desejado pela Secretaria da Educação?.

    Finalmente o debate educacional só faz sentido se estivermos imbuídos em prol de uma educação que tenha efetividade social.
    A utopia é construirmos uma escola aberta à comunidade,
    uma comunidade educadora onde todos os seus equipamentos estejam voltados para a educação e para o conhecimento e possam embasar a sociedade do século 21.

    Curtir

  9. Estou na Direção do CED 06 do Gama meu nome Cristiano e queria antes de qualquer coisa agradecer ao Secretario de Educação por nos proporcionar essa discussão nunca antes acontecida, agora gostaria de falar pra vc que postou esse comentário infeliz dizendo que nos estamos querendo impor um nome para ser o novo coordenador da CRE, o senhor esta completamente enganado, na reunião que provavelmente teremos com o Secretario vamos sim passar o perfil que gostariamos e se ele nos der a chance de poder falar de alguns nomes temos sim alguns e não vejo problema nenhum nisso, sempre respeitei seus comentarios mais infelizmente quem lhe passou essa informação passou de forma equivocada e se você quiser eu tenho a cópia do documento que enviamos ao Secretario de Educação e deixo bem claro que em nenhuma linha do documento tem o nome de alguém e sim apenas o perfil.

    Curtir

  10. Caro WD,

    Quando o General ganha a guerra, o próximo passo é administrar o território conquistado, o que implica uma nova guerra, pois o General precisa constituir delegados, quase sempre, em número insuficiente nas suas fileiras. O General prudente, centraliza o comando, tudo depende de seu gabinete. Neste momento, cria-se um caos induzido, onde o General pode acompanhar as disputas pelos diversos comandos regionais, sempre travado pelos derrotados que conhecem melhor que o vitorioso o campo regional.

    Pois bem, na ânsia de recuperar poderes e privilégios perdidos, os derrotados, agora, entregam seus anéis para preservarem os dedos, e se articulam para terem os anéis de comando de volta, Esta é a fase dos pucha-sacos, vendidos, caras-de-pau e incompetentes que renegam o Derrotado (nem vou citar o nome) e seu exército que dizia ser do bem (bem mau?). Ocuparam todo tipo de cargo na gestão fracassada: Secretários, Subsecretários, coordenadores, gerentes, assessores… (quando se procura o que eles produziram nos 4 anos, só se encontra trabalho mal feito, mal elaborado, mal acabado…), haja vista a massacrante derrota sofrida já na primeira batalha! É certo que para eles o que importa é o CNE, o DF, a Comissão. Alguns que estavam no campo adversário, ocupando comandos privilegiados, após a derrota, já migraram para o lado vitorioso. Tudo vai se repetir: vão ocupar os cargos, receber seus CNEs, DFs, Comissões…, se lixando se produzirão algo de relevante para o bem do exército do General vitorioso.

    O General que foi sábio para ganhar a guerra, não poderá ser imprudente para administrar o território. A consequência será governar em estado de guerra, de sabotagem,de inércia e omissão permanente, caso não retalie vários grupos de derrotados. O General, por mais generoso que seja, não deve esquecer nunca, que sua vitória foi consequência da incompetência daqueles que agora se apresentam como aliados, afinal, eles derrotaram o seu próprio general, evitando, assim, que não caia sobre o General as profecias de Zé Ramalho:
    “… Prevejo dias com o ventre da terra à mostra
    Céu sem sol, chuva de bosta
    Mentira igual verdade
    Tombam estrelas
    Todas as calamidades cairão sobre as cidades
    Tempestades, mortos-vivos nas estradas
    Árvores virando cruz
    Com a ira das potestades
    Os reis caminhando nus…”

    Espero, sinceramente, que tudo possa ser diferente!
    O correto é remendo novo em pano novo!
    Feliz 2015!
    Euripedes

    Curtir

  11. Celia Maria disse:

    E para a Cre do Plano Piloto, no post q vc colocou WD, Secretário de Educação afirma que vai ouvir os diretores das escolas para escolher os coordenadores da CREs, o Geraldo Eustáquio está disparado na frente!!!

    Alguém pode confirmar se será ele mesmo? Se for, teremos um excelente profissional no comando!!!

    Célia

    Curtir

  12. Victor Hugo disse:

    Gente, o Geraldo Eustáquio trabalha no CEF 316. Trabalhei com ele no RCG e é mesmo o melhor nome para a CRE do Plano Piloto. É um pouco audacioso – rs, mas de muita competência e carisma.

    Prof. Victor.

    Curtir

  13. Se o governo cumprir o que disse e colocar gente com competência e não gente política que não faz nada, o mais indicado para a CRE do Plano Piloto é o Geraldo Eustáquio. Meu voto é dele!!!

    Além da competência técnica, é de muita responsabilidade e tem zelo para com a Educação!

    Curtir

  14. Eduardo Dudu disse:

    É uma votação? Se sim, de novo enfatizo que o Dr Geraldo Eustáquio deve estar à frente da CRE do Plano Piloto! Como já informou a amiga Célia no outro post do WD, o cara é mestre em Educação, doutor em Ensino de Matemática, tem muita experiência e é muito competente. O conheço, por isso posso falar!

    Prof. Eduardo

    Curtir

Comente

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: