Enem e PAS: Iniciativa da Secretaria de Educação do DF merece reconhecimento

A Secretaria de Educação do Distrito Federal lançou um projeto que em minha opinião merece elogio: trata-se do “Por Dentro dos Exames do Ensino Médio”. Segundo a Secretaria o “objetivo é incentivar o interesse dos docentes, que passam a conhecer melhor os exames, e promover um maior interesse dos estudantes ao acesso das universidades brasileiras por meio dos testes”.

Como pai de aluno da escola pública, acredito que uma das formas de motivar os estudantes é estabelecendo um objetivo mais claro e efetivo para sua jornada estudantil, que vá além do velho dilema de “formar para a vida” ou “formar para o mercado de trabalho”. Neste sentido, penso que focar na preparação para o Enem e o PAS dá aos alunos e professores uma razão mais clara e viável para sua longa jornada de ensino e aprendizagem.

Sim, falei “dá razão”…!  Afinal, o que mais ouço são alunos dizendo que não sabem a razão de estudar isso ou aquilo. Também converso com muitos professores em certa crise existencial, buscando dar sentido ao seu esforço de lecionar para muitos que não estão motivados a aprender. Agora com este projeto, quem sabe nasce uma movimentação geral em busca de boas notas no Enem e PAS para os alunos das escolas públicas e, assim, eles tenham a prova real de que é possível alcançar o sucesso através do estudo. Por outro lado, tenho certeza que veremos professores ainda mais orgulhosos do seu trabalho, visto que ficou perceptível a todos o resultado do seu trabalho.

Algumas escolas de ensino médio do DF já vivem esta realidade. Agora é preciso que toda a Rede Pública entre no clima.

.

Por: Washington Dourado 

Anúncios

5 Responses to Enem e PAS: Iniciativa da Secretaria de Educação do DF merece reconhecimento

  1. de que adianta isso, se o gdf não vai bancar as inscrições dos alunos das escolas públicas no pas? e a taxa é salgada: 100 reais! só estará isento quem for do CADÚNICO e tiver um NIS válido ou comprovar que fez o ensino médio todo em escola pública.

    Curtir

  2. profgilver disse:

    http://plataformaenem.com.br Provas do enem organizadas para nossos meninos

    Curtir

  3. “Incentivar”? Fazendo com que os alunos da Rede Pública paguem inscrição para o PAS? Vá se informar, professor, antes de ficar babando o ovo desse governo escroto.

    Curtir

  4. muita incoerência isso! incentivar o aluno a participar do pas, mas obrigá-lo a pagar 100 reais de inscrição? e outra, maioria dessas escolas de ensino médio não sabem nem de onde vem e nem pra aonde vai o enem e o pas!

    Curtir

  5. O que eu quero saber é quando a SE vai valorizar quem faz uma especialização, um mestrado, um doutorado. Receber 400,00 por um mestrado? Piada.

    Curtir

Comente

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: