Greve dos professores e orientadores do DF: não é só pelo reajuste!

No dia 17 de setembro o Governo do Distrito Federal publicou o Decreto nº 36.757 (clique aqui) determinando corte de 25% nas despesas de custeio em todas as Secretarias, inclusive na Educação. A partir dessa orientação do Governador a tesoura não parou mais na Secretaria. E as consequências para alunos, professores, orientadores e servidores começam a aparecer:

– Cumprimento do parecer da Procuradoria que determina o corte do auxílio alimentação e transporte para os contratos temporários;

– Não nomeação de novos professores e orientadores;

– Restrição na concessão de auxílio transporte para quem mora nas cidades do Entorno, especialmente fora da Ride;

– Revisão dos valores da VPNI dos ativos e aposentados que a recebem;

– Contingenciamento dos recursos do PDAF;

– Fechamento de projetos desenvolvidos pelas escolas;

– Não pagamento da inscrição dos alunos no PAS;

– Redução na qualidade e quantidade da merenda escolar;

Essas são medidas tomadas pelo Governo do Distrito Federal neste ano. Para 2016, o que se ouve é que a intenção do atual comando do Buriti é resolver a falta de professores sem fazer novas nomeações. Para isso estudam alterar a jornada ampliada encerrar atividades como sala de recurso, estimulação precoce e qualquer outra que demande a presença de professores. Tudo isso com o discurso de que o Fundo Constitucional vai ser reduzido. Alás, as entrevistas do Secretário de Educação vão todas neste sentido.

Como se vê, não podemos fazer uma greve só pelo “reajuste” não pago. Nossa luta tem que ter o objetivo maior de fazer o Governo recuar em seu projeto de precarizar a educação pública do DF. O reajuste o GDF paga com 15 milhões por mês e pronto. Mas medidas que vem sendo implementadas e as que virão vão provocar uma piora sem precedentes nas condições de ensino e aprendizagem e seus efeitos negativos serão sentidos por muitos anos.

Vamos à luta pelo salário mas, especialmente dessa vez, vamos defender a educação pública do DF dessa visão irresponsável do Governo de plantão.

.

Por: Washington Dourado 

Anúncios

5 Responses to Greve dos professores e orientadores do DF: não é só pelo reajuste!

  1. É pela ausência de projetos e políticas públicas na Educação.
    Onde está o choque de Gestão ?
    As promessas de Campanha?
    A democracia participativa ?

    Curtir

  2. Os contratos temporários estão sem receber vale alimentação e transporte? Nossa, não sabia disso. Uma pena, eles já são demasiadamente maltratados.
    Ps: Como eles ficam com essa greve? Eles ainda precisam assinar o ponto diariamente e depois ainda repor os dias parados?

    Curtir

  3. Washington eu gostaria e saber se o corte no auxílio alimentação já estará no pagamento dos contratos neste mês. Porque tem a lei que estabelece que nós contratos devemos receber o auxíllio

    Curtir

  4. A fala do secretário hoje indicava que, para equacionar a conta dos 15 mil alunos que migrarão das escolas particulares para as públicas em 2016, os espaços ociosos das velhas estruturas escolares serão ocupados e o tempo ocioso do professor será usado. Agora lascou de vez! Mais trabalho, salas lotadas, sem construção de novas escolas e nem contratação de professores. Sem aumento de salário, apenas de trabalho. Cortes nas verbas destinadas às escolas e por aí vai…vai pro brejo.

    Curtir

  5. Agora o enrolador sempre aparece na tv pedindo compreensão aos servidores, mais essa palhaçada agora. Esse governador quer acabar com a carreira de professor e ainda pede para termos compreensão? Por que ele não atende ao pedidos de compreensão dos servidores e pede renuncia? Só assim para o GDF voltar a crescer! Fora Enrollemberg!!!!!!!!

    Curtir

Comente

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: