Fim da jornada ampliada nos CILs?

professores-do-maranhao-tem-a-maior-remuneracao-do-nordeste

Este blog recebeu a informação de que em reunião dos gestores dos centros interescolares de línguas, os CILs, a Subsecretaria de Gestão de Pessoal informou que no próximo ano as escolas de natureza especial não terão mais jornada ampliada. Ou seja: os professores terão apenas cargas de 20h nos turnos matutino, vespertino e noturno.

De acordo com a fonte do blog, no ano letivo de 2017, nos CILs e outras escolas de natureza especial, os “professores entrarão em sala nos dois turnos, cumprindo 4 horas de manhã e quatro horas a tarde. Terão que pegar 4 turmas em um turno e 3 em um outro. A coordenação pedagógica ficou na horizontal nas janelas sendo que uma delas é para o APC (que passa a ter carga horária de 1:20min por semana) e teremos um projeto pedagógico também em duas delas (que correspondem a turma que sobra das vinte horas em que o professor pegou apenas 3 turmas)“.

Na reunião a SUGEP teria afirmado que a nova organização não provocará a devolução de professores, “já que as salas ficarão com o mesmo número de turmas em cada turno. A diferença aí é que haverá compartilhamento de salas.

Na verdade esta questão do fim da jornada já vem sendo discutida desde o Governo anterior. Com a medida, alguns técnicos afirmam que a Secretaria de Educação poderia “ganhar” 33% de força de trabalho sem precisar nomear  novos professores. O assunto nunca foi adiante, mas parece que agora a estratégia mudou. Isso por que se o conteúdo da reunião relatada acima se confirmar, ficará demonstrado que a atual gestão da SEDF resolveu “comer pelas beiradas” e começar a pôr fim ao sistema de jornada ampliada aos poucos, iniciando pelas escolas de natureza especial.

.

Washington Dourado

3 respostas para Fim da jornada ampliada nos CILs?

  1. Essa bola foi cantada há uns 7 ou 8 anos, desde que o MP percebeu que não havia coordenação na maioria das escolas e desde que a jornada ampliada, nada mudou no ensino no DF.
    E todos já observaram a truculência desse governo, ele quer, ele faz! E se a classe, definitivamente não se unir como faz as demais, não vai mudar nada! Estamos ferrados!

    Curtir

  2. […] do Distrito Federal. O Subsecretário procurou esclarecer a situação depois que foi publicada aqui a informação de que, em reunião realizada nesta tarde, a SUGEP teria apresentado um modelo de […]

    Curtir

  3. Diretores já circulam a notícia via e-mail e WhatsApp e as vagas no remanejamento já aparecem 20-20h. Boa chibatada na pelegada dos CILs, famosos por se omitirem nas mobilizações. Agora aprenderão a ter espírito de categoria.

    Curtir

Comente

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: