Direitos

Nesta página publicarei informações relativas aos direitos dos professores.

592 Responses to Direitos

  1. Lúcia disse:

    olá professor, essa reunião que será no dia 28/05 será no sinpro? é aberta para o publico?

    Curtir

    • Lúcia,

      Esta reunião é entre a Comissão de Negociação do Sinpro e os representantes do Governo. Após este encontro faremos reunião do Movimento em Defesa dos Professores com Contrato Temporário para tirar as estratégias de luta.

      Washington Dourado

      Curtir

      • fernanda neri disse:

        Olá, na verdade não estou respondendo, busco resposta.Gostaria de saber se pode responder uma dúvida minha.Fui aprovada neste concurso para professora de atividades, pela minha colocação serei chamada na primeira convocação, mas ainda não estou com meu diploma, colei grau e possuo uma certidão de conclusão do curso.Será que esta certidão é válida para ser apresentada no dia da convocação ou terei que entrar com mandado de segurança… o que o senhor acha…já acompanhou algum caso parecido?

        Desde já agradeço pelo espaço cuidadoso e responsável criado ,que informa com competência os leitores.

        Fernanda Neri

        Curtir

        • Fernanda,

          É necessário o Diploma. Então, procure a instituição para agilizar a liberação ou um bom advogado para tentar a liberação via liminar. Pode ir conversar com o adv do Sinpro, se desejar.

          Curtir

          • fernanda neri disse:

            Obrigada pelo esclarescimento.

            Curtir

            • NANDA disse:

              No concurso passado, a partir da posse, você tinha até 6 meses para apresentar o diploma, caso contrário, seria exonerada. Seria bom vc se informar no local onde tem que apresentar a documentação

              Curtir

          • Lia disse:

            Na verdade também não estou respondendo procuro um resposta: Caso a carga horária distribuída em regência de classe seja inferior a 25 (vinte e cinco) horas
            semanais o professor pode ser conduzido para fazer substituições de professores que estão de abono ou atestado médico, dando aula do seu componente curricular nos seus horários/janelas vagos e ainda lançar no Diário de Classe a aula e conteúdo, mesmo que não seja sua aula conforme o horário oficial da escola?

            Curtir

          • Gostaria de saber se eu como professora de uma escola particular, e minha filha estudando lá também, quais são os direitos que tenho em relação as mensalidades, e taxas, e livros e etc……

            Curtir

        • Marina disse:

          Olá, gostaria de saber, como será o contratação de professor temporário em 20012. Haverá uma nova prova ou os contratos de 2011 serão renovados? Existe obrigatoriedade legal para que o GDF abra um novo edital?
          Desde de já gradeço e parabenizo pelo espaço criado para educação.

          Curtir

        • Leidinara disse:

          olá gostaria que vc me esclarecesse uma duvida, sou formada em pedagogia e tenho pós graduação em neuropedagogia, no ano passado fui contratada para trabalhar contato temporario trabalhei por dois meses, mesmo meu contrato em andamento fiquei sem trabalhar por alguns dias por falta de vaga, e assim que surgiu uma vaga não quizeram me chamar por estar em tratamento de rins, dois meses si passarao sempre com promessas de nova vaga, por estar precisando de trabalhar fui até a subsecretaria com pedido de nova vaga me diseram que era impossivel, então pedi para cancelar o meu contato cansada de falsas promesas. então depois de algun tempo descobri que so deram baixa no meu contrato depois de 4 meses si meu contrato ficou aberto por esses tempo tenho ou não direito do salario, por que de acordo com meu contra cheque esses salario veio todo esse tempo que meu contrato estava ativo.

          Curtir

          • Professora disse:

            Você é professora, tem pós graduação e escreve mal assim??? Minha nossa!! Que pena dos alunos que passam por você! É uma tortura ler um texto escrito por vc! Pontuação pra que né?? Vá procurar estudar, querida! Para que vc partilhe de uma formação mais digna com seus alunos! Decepcionada…

            Curtir

            • Professor disse:

              Concordo com a Professora. Como pode um educador, mesmo sem pós-graduação, escrever desse jeito? E não só pela péssima pontuação, mas também pela ortografia e estruturação do texto. Com uma formação tão ruim, não me admira que nossa classe ainda seja alvo de tanto descaso. Triste.

              Curtir

            • O seu texto também não é bom. Está cheio de erros de pontuação também… Só você que não percebe.

              Curtir

        • Alaídes Gonçalves de Oliveira Martins disse:

          Olá professor,não conseguir entender este aumento concedido pelo GDF. Pelo pouco que entendo com a incorporação de parte da TIDEM, haveria ganho real no salário pelas outras gratificações, pois, receberia o efeito cascata. No meu caso, houve ganho apenas de (dez reais). Além de sofrer perdas salariais desde 2008, quando fui prejudicada com a emenda 41, que já poderia ter resolvido com a promulgação da PEC 70 de março de 2012., nada foi feito. Sinceramente, estou indignada inclusive com o setor jurídico do Sinpro que até agora, não se resolveu absolutamente nada. Pergunto: è interessante continuar sendo sindicalizada? Ou é apenas mais uma despesa? Por gentileza, preciso de ajuda urgente.

          Curtir

        • Bom dia Washington, sobre o pagamento dos décimos terceiros, referente ao mês de maio. Muitos servidores que tem direito não receberam, e o mais arbitrário é que o BRB foi lá, e descontou os empréstimos e adiantamentos que formam realizados e deixou as contas dos servidores vazia. Na cara dura!

          Curtir

      • joel recli de melo disse:

        Washington, gostaria de saber qual sera a quantidade total de professores concursados a serem chamados pelo GDF.considerando 15 vezes o numero de vagas…

        Curtir

      • Flavia disse:

        Washington, sou contrato temporário e estou em uma escola em vaga de coordenador. Exite a possibilidade de algum efetivo pleitear minha vaga….A dona da minha vaga esta na coordenação pedagógica….

        Curtir

        • Samara disse:

          Existe sim. Aconteceu isso na minha escola. A professora de ciências saiu para a coordenação. Para substitui-la foi um contrato temporário, mas uma professora que estava em outra regional e tinha um problema de saúde na família conseguiu o remanejamento para a minha regional. Como a vaga disponível que havia era a da minha escola, onde estava um contrato, a professora efetiva ficou no lugar do contrato e este foi devolvido.

          Curtir

        • sara disse:

          washigton dourado gosTaria de saber se vc irá representar os professores de contrato aprovados no concurso em relação aos direitos que os efetivos em outros estados terão após o estagio probatório?e que os contratos do df não tem?
          .

          Curtir

      • eu quero ir pra escola

        Curtir

      • elson disse:

        olá WD…
        Isso procede?
        “A lei foi aprovada no dia 26 de maio e depois da licença paternidade o pai ainda tem direito a estabilidade no emprego por 30 dias. O Projeto de Lei 3935/08 também é valido para os pais que trabalham pelo regime de CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).”
        Aguardo resposta.

        Curtir

      • nikollas disse:

        Acho um absurdo a licença marternidade, quatro meses sem o funcionario ir na Empresa será se niguem pensa que quando voltar ao serviço pode ser uma pessoa no lugar fazer melhor que você!
        Outra coisa é a Empresa ser obrigada a pagar o salario e depois somente depois de praticamente dois anos a Empresa receber de volta.
        O certo seria, 30 dias de licença e depois 2 horas de redução no dia até 4 meses para a mamae, no caso do pai somente se ouver falencia da mae no pato.
        O pagamento ser feito diretamente pelo governo os 30 dias mais depois que voltar o quatro meses ai sim a Empresa ficaria pagamento mesmo com as 2 horas de direito.
        Assim a Mulher não ficaria tanto em vantagem na hora de ser contratada. O problema hoje é muito direito e pouco obrigação em caso de demisão por justa causa como nas pequenas causa a pessoa entra na justiça sem nenhum filtro e provas que esta falando a verdade.

        Curtir

        • Daniella disse:

          Ola Nikollas a licença maternidade e um direito de toda mulher… outra coisa vc nunca foi, e nem será mãe portanto nunca saberá quais são as reais necessidades de se estar com o filho nos primeiros meses de vida!Pois a criança tem o direito de estar perto da mãe, ate por que o filho ate o 4º mês de vida se alimenta somente de leite materno exceto alguns casos. outra coisa nós pagamos os nossos impostos justamente para na hora em que precisarmos ter os nossos direitos garantidos por lei!!!!! e justamente nessa hora em que entra o direito da licença maternidade o que não seria muito direito como vc mesmo falou ,pois e garantido a nós mulheres por lei, sendo assim não precisamos nos preocupar pois se temos competência para voltarmos ao cargo anterior e direito garantido por lei não precisamos nos preocupar com pequenas coisas…

          Curtir

        • manoel antonio vieira disse:

          vc ta dispeitado porque sua mulher nao recebe ou porque vc nao concegue se engravidar, vai ser pucha saco do governo la na china seu sem noçao

          Curtir

        • Marcia de Souza disse:

          NIkollas, vc escreveu um absurdo!!!! Você deveria estudar um pouquinho, lei é lei querido e ao trabalharmos e contribuirmos com a previdência temos o pleno direito à licença maternidade, creio que vc seja uma pessoa frustrada….pessoas como você retratam do atraso do nosso país, vergonhoso!!!

          Curtir

          • Indignada!! disse:

            Nikollas, impossível ver um comentário tão absurdo desses e se manter inerte, é muito claro q vc perdeu a chance de ficar quieto, fora direitos e leis vc esqueceu do real motivo da necessidade de ficar de licença q é um recém nascido de 30 dias isso se a mulher em questão tirar licença no msm dia q a criança nascer (sulrreal), ele vai pra onde para a creche sem ter tomado nenhuma vacina????, vc sabia q recém nascidos não dormem a noite inteira??? A mãe vai trabalhar igual um zumbi ?? deve ser essa a sua ideia!! Ah deixa te contar mais uma coisa um parto é uma cirurgia a mulher toma pontos (msm qdo parto normal) e eles não cicatrizam com a varinha magica da Barbie..Eu vi q seu comentário tem mais de um ano talvez vc já tenha aprendi algo nesse período,..Tb ficou claro q vc não tem filhos e ainda tem muitooooo o q aprender, ler ajuda #ficaadica#

            Curtir

            • Caro Nikolas,
              A licença maternidade é um direito do recém nascido para que sejam garantidos os cuidados necessários à sobrevivência da criança, principalmente no que se refere à amamentação, que se dá há quase todo instante durante esses 4 meses.
              Uma ignorância sem tamanho pensamentos assim… Espero que você não tenha filhos, pois é impossível pensar desta forma quando se é pai.
              Lamento este tipo de raciocínio… Ainda bem que temos alguns governantes mais esclarecidos, que editam leis como a garantia da licença maternidade e outras humanidades que talvez algumas pessoas não compreendam.

              Curtir

        • Caro Nikolas,
          A licença maternidade é um direito do recém nascido para que sejam garantidos os cuidados necessários à sobrevivência da criança, principalmente no que se refere à amamentação, que se dá há quase todo instante durante esses 4 meses.
          Uma ignorância sem tamanho pensamentos assim… Espero que você não tenha filhos, pois é impossível pensar desta forma quando se é pai.
          Lamento este tipo de raciocínio… Ainda bem que temos alguns governantes mais esclarecidos, que editam leis como a garantia da licença maternidade e outras humanidades que talvez algumas pessoas não compreendam

          Curtir

      • disse:

        Washington, eu gostaría de saber sobre o remanejamento 2013, quando vai começar as inscrições.

        Curtir

      • Josi Xavier disse:

        Gente, estou precisando de ajuda!
        Bem, sou professora 60h, estou fazendo mestrado na UnB e consegui o afast. remunerado das 40h diurno, mas eu não consegui o afastamento das 20h noturnas, o que tem sido um tanto quanto complicado pra mim.
        Eu entrei com o pedido mas a SEDF negou alegando que o não está previsto o afast. dos prof. de 20h na portaria, recorri e a alegação foi de que horário do trabalho é noturno e o das aulas é diurno.
        Eles não compreendem, ou não querem ver, que o mestrado requer muitas horas de estudo e produção de pesquisa, artigos, etc., para a apresentação em eventos, inclusive fora do DF, (daí a relevância do afastamento p a dedicação exclusiva além da possibilidade/necessidade da participação nesses eventos para o currículo do professor/pesquisador) e que apesar de não aparecerem na grade horária, fazem parte das atividades programadas.
        Meu pedido de ajuda: alguém tem notícia de caso no DF, ou até mesmo no país parecido com o meu?

        Ou alguma legislação que não restringe o afastamento apenas às 40h?

        Ps.: Me sugeriram o afast. sem remuneração mas aí, além da perda salarial ainda tem a de tempo de serviço… injustiça com quem está se aperfeiçoando para dar retorno pra própria SEDF!!!

        Por favor, quem puder, divulgar!!! Pode ser que que o próximo a precisar seja vc!!!!

        Abraços cordiais,

        Curtir

      • Mirian Santos disse:

        Bom dia professor,
        na verdade gostaria de saber sobre a ASEFE, pois preciso cancelar o convenio em meu contra-cheque e não encontro nenhum prédio em que ela esteja funcionando , sequer telefone para contato ( todos não atendem).
        Se puder me ajudar ficarei muito agradecida.

        Curtir

    • Telma disse:

      Professor Washington a Regional de Samambaia via recursos humanos mandou que a escola me ligasse para que eu voltasse a perícia médica devolvendo minha licença medica que é até 31 de janeiro de 2013 com perícia em 08 de fevereiro, para que seja até 20 de dezembro apenas. Isto é procedente? Qual legislação rege esta absurda determinação que vai contra o direito a licença para tratamento de saúde? Te agradeço desde já.

      Curtir

    • ADELINA DE OLIVEIRA FREIRE disse:

      Olá Washington, bom dia!
      BEm, neste concurso de 2010, fui aprovada em 1801, gostaria de saber se ainda tem a possibilidade de ser convocada! Obrigada!!!

      Curtir

    • fernanda disse:

      Olá professor! Gostaria de esclarecer uma dúvida. Esse ano estou na coordenação pedagógica da escola, e na escolha de turma optei por uma turma do 1º ano do BIA, gostaria de saber ser tenho direito a receber a GAA ou não.

      Fernanda.

      Curtir

    • Josi Xavier disse:

      Gente, estou precisando de ajuda!
      Bem, sou professora 60h, estou fazendo mestrado na UnB e consegui o afast. remunerado das 40h diurno, mas eu não consegui o afastamento das 20h noturnas, o que tem sido um tanto quanto complicado pra mim.
      Eu entrei com o pedido mas a SEDF negou alegando que o não está previsto o afast. dos prof. de 20h na portaria, recorri e a alegação foi de que horário do trabalho é noturno e o das aulas é diurno.
      Eles não compreendem, ou não querem ver, que o mestrado requer muitas horas de estudo e produção de pesquisa, artigos, etc., para a apresentação em eventos, inclusive fora do DF, (daí a relevância do afastamento p a dedicação exclusiva além da possibilidade/necessidade da participação nesses eventos para o currículo do professor/pesquisador) e que apesar de não aparecerem na grade horária, fazem parte das atividades programadas.
      Meu pedido de ajuda: alguém tem notícia de caso no DF, ou até mesmo no país parecido com o meu?

      Ou alguma legislação que não restringe o afastamento apenas às 40h?

      Ps.: Me sugeriram o afast. sem remuneração mas aí, além da perda salarial ainda tem a de tempo de serviço… injustiça com quem está se aperfeiçoando para dar retorno pra própria SEDF!!!

      Por favor, quem puder, divulgar!!! Pode ser que que o próximo a precisar seja vc!!!!

      Abraços cordiais,

      Curtir

    • fernanda disse:

      Bom dia Washington… escolhi este espaço para ver o que você sabe a respeito… até agora, acabei de ligar, NADA DA FAP depositar os valores referentes ao programa Professor Informatizado, para aqueles professores que não receberam por motivos das contas a serem creditadas terem sido alteradas. O pessoal…deu uma desculpa tão ingênua….vejo que é problema de GERENCIAMENTO, para que creditem O MEU DINHEIRO que faço jus. Você, como um dos Diretores do SINPRO/df, poderia, POR FAVOR, ver como fica… que descaso! Liguei no nº 34628831, falei com Fernanda. Agradeço.

      Curtir

    • Mirian Santos disse:

      NA VERDADE NÃO É ,UMA RESPOSTA, É UMA PERGUNTA
      E NÃO É SOBRE DIREITOS DOS COLEGAS , O QUE PREZO MUITO, MAS É DIREITO DO ALUNO;
      AQUI EM BRAZLANDIA , DIFERENTE DE OUTRAS REGIONAIS, OS 8º E 9º ANOS ESTUDAM À TARDE, MESMO CONTRA A VONTADE DE PAIS E ALUNOS. AI EU PERGUNTO QUE LEI PERMITE ISSO?
      É GARANTIDO POR LEI O ACESSO E A PERMANENCIA DO ALUNO NA ESCOLA PUBLICA…MAS COMO SE PERMANECE DESSA FORMA?
      SOU PROFESSORA E MÃE E ESTOU INDIGNADA COM ESTA SITUAÇÃO, NÃO QUERO MINHA FILHA ESTUDANDO NO VESPERTINO, UMA VEZ QUE ELA TEM OUTRAS ATIVIDADES NESTE TURNO
      BEM COMO EU HÁ MUITOS PAIS REVOLTADOS
      GOSTARIA DE SUA AJUDA AMIGO WASHINGTON DOURADO
      SOU A PROFESSORA MIRIAM MONTEIRO , DE BRAZLANDIA

      Curtir

  2. Michelly disse:

    Gostaria de saber quais as providências a serem tomadas e se tenho realmente direito de seis meses de licença maternidade, pois sou contrato temporário e me disseram que só tenho direito a 4 meses, a quem devo recorrer?

    Curtir

    • Prezada Michelly,

      Você deve procurar o Sinpro para entrar com ação judicial para garantir os seis meses de licença. A Justiça tem reconhecido este direito sem maiores problemas.

      Washington Dourado

      Curtir

      • Helcimar disse:

        Também sou contrato temporário e estou de licença maternidade.quando vc for pegar o atestado peca pro médico um atestado de seis meses, vc terá esse período de licença. Mas caso vc tenha pego o de quatro, no namo o proprio médico lhe dará o período de seis meses… Não e necessário que entre com ação junto ao sonoro não!!!

        Curtir

  3. LUCIANA COELHO DA SILVA disse:

    Bom dia washington, tudo bem? so queria uma informação ,gostaria de saber, porque trabalhei de contrato no ano de 20050e02006, e ficou pendente uns repague, ja fui na fundação , e disseram que e pra esperar, com quem devo procurar, estar por dentro desse assunto, ou sera que nâo vou receber esses dinheiros,nnao sei se e nessa pagina que te devo perguntar sobre isso, mas so queria uma orintação, obrigada.

    Curtir

    • Luciana

      No acordo que fizemos com o Governo nesta semana está acertado que todos os REPAGs serão pagos a partir de agosto.
      Então, o seu direito está contemplado nesta parte da negociação. Agora é aguardar um pouco mais. É claro que sempre acho melhor aguardar a negociação do que entrar na Justiça. Infelizmente pelo judiciário a demora é maior.

      Washington Dourado

      Curtir

    • Rejane Unruh disse:

      Washington, bom dia e bom domingo. O que vc sabe sobre a lei distrital 3824/2006 sobre a gratificação de desempenho organizacional? Há alguma chance de ser estendida para a educação?
      Obrigada e parabéns pelo blog.

      Curtir

  4. Lindyane Shinoda disse:

    Olá! Sr Washington Dourado, meu nome é Lindyane Shinoda, sou formada em Pedagogia e vou fazer o concurso da SE.
    Quero saber em primeiro lugar sobre o contrato. Ouvi um comentário que vão abrir para o segundo semestre cotratos temporários para a SE, isso prossegue?
    Também quero um esclarecimento sobre quantidade de horas em certificado temos que ter para a prova de títulos.
    Ainda não tenho a complementação em Educação Infantil, posso assumir se aprovada no concurso?
    Atenciosamente, Lindyane Shinoda

    Curtir

  5. Ray Costa disse:

    Adorei o blog, parabéns!

    Curtir

  6. Danielle Cristina F. Pacheco disse:

    Bom dia,
    Trabalho 40h como contrato temporário e nao tenho nenhuma outra renda que nao seja esta da SE. Gostaria de saber se o contrato temporário tem o direito de receber a gratificação de dedicação exclusiva- TIDEM?

    Att
    Danielle

    Curtir

  7. iara dutra fontes disse:

    olá washington! quero saber a respeito da grc dos professores que atuaram em vice-direção, trabalhei de 1997 até 2001, quando nesse período, foi retirado esse direito.Agora já tem a lei 4075/2007, artigo 21, que regulamenta esse direito. Quero saber se a see df vai pagar essa diferença, se é retroativo, ou se ainda ter que entrar na justiça?já me aposentei e para isso tive que trabalhar mais 2183 dias porque estava fora de regencia! aguardo tua resposta, obrigada.

    Curtir

    • Prezada Iara

      Segundo a Secretaria o reconhecimento desta dívida esta garantido. Já o pagamento, de acordo com a SE, ainda não foi feito porque a Seplag não terminou de fazer os cálculos.

      Na semana passada fizemos muita pressão para que este pagamento seja feito logo. Espero que sejamos atendidos.

      Washington Dourado

      Curtir

      • iara dutra fontes disse:

        washington, vc me respondeu em parte, não me disse se será retroativo, se vão pagar de uma vez só, sabe?somente hoje que dei entrada no requerimento, lá ninguém sabe informar . e por falar em informar, trabalhei na see durante 30 anos, as formas de atendimento são ultrapassadas, ainda feito tudo a caneta, as pessoas sequer olham pra gente, é preciso que se modernize,na sala dos aposentados sempre tem uma fila enorme, não há banco pra todos se sentarem,o atendimento é feito com uma pessoa gritando:”PROXIMO”????

        Curtir

        • Iara,

          Segundo a SE o pagamento será de uma vez sim. Quanto ao atendimento na SE, o que vc falou é a mais pura verdade.

          Curtir

          • Rogério disse:

            WD, gostaria de saber sobre esse assunto mais aprofundadamente, pois trabalhei na direção de 2000 a 2008 e gostaria de saber em que pé está esta questão, se tenho direito e como devo proceder.
            Rogério

            Curtir

            • Rose disse:

              Boa Noite WD,
              Tenho uma realidade parecida com o do colega Rogerio, vc sabe como devemos proceder para buscar nossos direitos?
              Grata,
              Rose

              Curtir

            • iara dutra disse:

              Rogerio, é preciso que você coloque a causa na justiça, eles não pagam se vc não correr atras. Em 2013, prescreve seu direito de reclamar porque com 5 anos vc não tem mais direito, CORRA!!vc tem direito a sua GRC corrigida desse período todo que vc não recebeu, vá ao sindicato que eles dão entrada na ação judicial.junte todos os comprovantes (contracheques da época)eu entrei com advogado particular, se vc quiser eu te passo o nome dele e o telefone. o valor cobrado é igual a do sindicato 15% do valor da causa.

              Curtir

      • iara dutra disse:

        Oi, WD! a dívida da grc, até agora , nada!! eles estão fazendo vista grossa. entrei na justiça. Avisem aos colegas que tiveram cargo comissionado n o periodo de 04/1998 a 30/05/ 2007, que não receberam grc que podem entrar na justiça.

        Curtir

  8. sheila disse:

    Washington gostariamos de sua ajuda sobre a questão do numero de convocados, pois sei que muitos destes convocados ainda esta cursando pedagogia e muitos nao comparecem, portanto ha alguma possibilidade de uma nova convocação.

    Curtir

  9. LUCIANA disse:

    Gostaria de saber se os professores em regime de contrato temporário tem o direito de receber o valor a rescisão de contrato. Trabalhei o ano de 2009 e em janeiro de 2010 recebi apenas férias e 13º, não constava nenhum valor referente a rescisão? Será que pagarão apenas no fim do contrato de 2010?

    Curtir

  10. Dinha disse:

    Boa tarde! Washington, gostaria de saber a respeito desse ultimo concurso para professor atividades, sobre a possibilidade de eles estarem chamando as pessoas que ficaram depois da classificação, caso o número de convocados nao complete a quantia dos 1816 candidatos, pois algumas pessoas passaram mas não ocncluiram ainda a graduação ou não estão com os diplomas em mãos. como fica essas situações. há possibilidades de haver outros convocados nesses casos?

    Curtir

  11. Júnior disse:

    Bom dia Washington! Sou professor da Escola Técnica e o nosso contrato era com a Secretaria de Ciência e Tecnologia que nos pagava o salário, no mês de agosto passamos a ficar vinculados a Secretaria de Educação que começou a nos pagar. Foi levantado a questão de quem arcaria com o pagamento no fim do ano da rescisão. E as duas secretarias não sabem responder, pois um joga para o outro a responsabilidade. E o fim do ano já está próximo e nada de solução. Obrigado.

    Curtir

  12. Júnior disse:

    Washington, sou professor da Escola Técnica e o nosso contrato era com a Secretaria de Ciência e Tecnologia que nos pagava o salário, no mês de agosto passamos a ficar vinculados a Secretaria de Educação que começou a nos pagar. Foi levantado a questão de quem arcaria com o pagamento no fim do ano da rescisão. E as duas secretarias não sabem responder, pois um joga para o outro a responsabilidade. E o fim do ano já está próximo e nada de solução. Obrigado.

    Curtir

  13. Leonardo disse:

    Washington Dourado,
    Boa tarde, gostaria de saber qual é a posição do sinpro em relação ao concurso que será ralizado para contratação de mais de 6.000 temporarios uma vez que sabemos que a maiora dessas vagas são ocupadas como se fossem de efetivos, ou seja, assumem a regencia da turma em janeiro e so saemem dezembro, ocupando vagas que deveriam ser ocupadas por efetivos, uma vez que foi realizado concurso para efetivos e na minha area foram mais de 1800 aprovados sabendo que a carencia é de mais de 2.000 e temos grande probabilidade de a maioria das vagas serem ocupadas por temporarios novamente, mesmo com entendimento juridico contrario?

    Curtir

  14. girlene disse:

    Boa tarde washington Dourado, sou professora contrato, trabalhei até 30/11/2010 estava substituindo professores que estavam de licença premio, agora eu nao estou trabalhando pois nao foram liberadas as licenças no mes 12 e nao tenho certeza se vou ser chamada ainda este mes para cobrir alguma carencia.Estou quase no oitavo mes de gestaçao e gostaria muito de sua opiniao sobre minha licença maternidade será pela fundaçao ou inss.obrigado.

    Curtir

  15. Rosa Maria disse:

    Bom Dia Washington,
    Tenho tentado contato com o jurídico via telefone mas não estou conseguindo. Gostaria de obter informações sobre o processo de devolução da diferença do 13ºsalário que já deveria ter ocorrido desde o mês de setembro. Quando recebi o comunicado a audiência já havia acontecido e até agora não tenho nenhuma informação. Enviei e-mail para o jurídico mas não obtive resposta.

    Grata,

    Curtir

  16. iara dutra disse:

    olá Washington! Li todo o edital de contrato temporário para 2011, e nele, está bem claro que o contrato será pago através de computo de horas aulas, somente. com isso o temporario recebe a metade do salario dos efetivos. Será que o novo Governador vai continuar contendo gastos?Tenho interesse em fazer esse concurso, mas veja bem, é justo???

    Curtir

  17. Batista disse:

    Bom dia Washington! Sou professor da ETSP, nosso vínculo era com a Secretaria de Ciência e Tecnologia, no mês de agosto passamos para a Secretaria de Educação. Foi levantado a questão de quem arcaria com o pagamento no fim do ano do 13º e da rescisão. Fomos infoemados que esse caso estava na Jurídica para decidir quem pagaria e até agora nada, ninguém sabe de nada. O fim do ano já está próximo e nada de solução. Obrigado.

    Curtir

  18. Leonardo disse:

    Washington Dourado,
    Bom dia , gostaria de saber qual é a posição do sinpro em relação ao concurso que será ralizado para contratação de mais de 6.000 temporarios uma vez que sabemos que a maiora dessas vagas são ocupadas como se fossem de efetivos, ou seja, assumem a regencia da turma em janeiro e so saemem dezembro, ocupando vagas que deveriam ser ocupadas por efetivos, uma vez que foi realizado concurso para efetivos e na minha area foram mais de 1800 aprovados sabendo que a carencia é de mais de 2.000 e temos grande probabilidade de a maioria das vagas serem ocupadas por temporarios novamente, mesmo com entendimento juridico contrario?

    Curtir

    • Leonardo,

      6000 é o número de professores que formarão o banco de reserva, não quer dizer que eles assumirão. Mas a nossa posição é de pressionar o Governo para que efetivo seja nomeado para carência definitiva e provisório para carência provisória. E nessa luta esperamos contar com todos aqueles que estão aguardando a convocação.

      Curtir

  19. Gisseli disse:

    Cadê a diferença do 13°?
    No ano passado, recebemos no contra-cheque de novembro a diferença do 13°. Este ano até agora não saiu. Você tem alguma informação?

    Curtir

  20. Gisseli disse:

    Muito bom seu blog!

    Curtir

  21. Luciana disse:

    Bom dia, Washington, eu sou professora de contrato temporário,estou de licença maternidade e tive que entrar na justiça através do sinpro para conseguir os 180 dias de licença,já que só são liberados para temporários 120 dias,ainda não saiu a decisão a decisão judicial,mas muitos que entram conseguiram,e outros não,no meu caso, estou de licença desde de 15/10, meu filho nasceu dia 16/11, meu contrato acaba dia 20/12,se eu não passar na próxima selação,eu continuo recebendo a licença? E se eu passar continuarei de licença ou devo voltar a trabalhar no início do ano lotivo?

    Curtir

  22. Luciana disse:

    E porque algumas professoras conseguem a licença de 6 meses e outras não?

    Curtir

  23. DINEIR ARCANJO DE ALMEIDA disse:

    Olá Washington!
    Trabalhei como professor temporário da SEEDF, no CEP Ceilândia, nos anos de 2004 a 2007, ao durante esse tempo recebia os meses do contrato e ao final o 13º. Pergunto: não há direito por término de contrato? FGTS? e outros benefícios concedidos ao trabalhador por ocasião de término de contrato?.
    Se possível, gostaria que o amigo me respondesse.
    Outra pergunta: haverá concurso para professor temporário para o ano de 2011?

    Curtir

  24. Batista disse:

    Olá Washington! Sou professor da ETSP, nosso vínculo era com a Secretaria de Ciência e Tecnologia, no mês de agosto passamos para a Secretaria de Educação. Liguei hoje para a Secretaria de Educação e eles informaram que até hoje a Jurídica não decidiu que vai nos pagar. O pior que a moça que me atendeu disse que a Educação só vai arcar com as despesas do mês de agosto pra frente. De janeiro até julho ela disse que não sabe. Isso é uma pouca vergonha, pois entramos em sala de aula e trabalhamos direito todos os dias e agora vem com essa história, tenho família e fiz compromisso com o dinheiro. Quero saber quem vai pagar meu 13º salário e minhas férias. Obrigado Washington.

    Curtir

  25. Batista disse:

    Preciso de uma resposta Washington! Sou professor da ETSP, nosso vínculo era com a Secretaria de Ciência e Tecnologia, no mês de agosto passamos para a Secretaria de Educação. Liguei hoje para a Secretaria de Educação e eles informaram que até hoje a Jurídica não decidiu que vai nos pagar. O pior que a moça que me atendeu disse que a Educação só vai arcar com as despesas do mês de agosto pra frente. De janeiro até julho ela disse que não sabe. Isso é uma pouca vergonha, pois entramos em sala de aula e trabalhamos direito todos os dias e agora vem com essa história, tenho família e fiz compromisso com o dinheiro. Quero saber quem vai pagar meu 13º salário e minhas férias. Obrigado Washington.

    Curtir

  26. Batista disse:

    Caro Washington! Sou o professor da ETSP, hoje pela manhã consegui entrar em contato com a RH da Educação e eles me informaram que a Educação vai arcar com o pagamento de férias e 13º salário do ano todo, pois tinha uma pendênca entre Educação e Ciência e tecnologia, só que a Educação informaou que deverá sair em uma folha suplementar essa difrença de férias e 13º salário. Teria como saber quando sairá essa diferença em folha suplementar?. Obrigado Washington.

    Curtir

  27. Batista disse:

    Parabéns pela luta Washington! Sou o professor de escola técnica, como já deve ser do seu conhecimento após idas e vindas a Educação ficou de arcar com o pagamento do 13º e férias. Só que o meu 13º salário veio só referente a 5 meses, sendo que trabalhei o ano todo. Gostaria de saber da Educação quando eles vão pagar essa diferença, tanto das férias quanto dop 13º salário. Pois o telefone (3901-1855 e 3901-1856) que trata de contrato temporário vive ocupado o dia ou devem ter tirado do gancho. É uma falta de respeito total. Gostaria de saber quando sairá essa diferença em folha suplementar do 13º e das férias? Obrigado

    Curtir

  28. vivian disse:

    Olá, tudo bom Washington?
    Estou decepcionada com relação ao repasse do governo aos 50% do notbook, a meses não são passados esse dinheiro, perdi até as contas de quanto o governo me deve. Como esta esta questão? Será que iremos receber?

    Curtir

  29. Analia disse:

    Olá Washington!!! Gostaria de saber de vc, tirei férias em novembro de 2009, só que até hoje não recebi, disseram pra mim que o próximo governo terá que pagar.Será que vou receber ou só quando aposentar? Um abraço.

    Curtir

    • Analia,

      Se você gozou as férias e não recebeu então o Governo está cometendo uma apropriação irregular do seu dinheiro. Por isso, caso queira, procure o Sinpro e entre com uma ação de cobrança.

      Curtir

      • Anália disse:

        Muito Obrigada Washington, assim que puder irei ao Sinpro. Aproveito a oportunidade pra te desejar um Feliz ano-novo com muita saúde e paz. Um abraço.

        Curtir

  30. Alê disse:

    Boa Tarde,
    Você poderia me ajudar, recebi somente R$ 20,00 de (DIF. GRATIFICACAO NATALICIA ATIVO)gostaria de saber onde deve ir para verificar se o valor é esse mesmo, Pois faço aniversário em março e no ano passado recebi bem mais.
    Obrigada.

    Curtir

  31. anna disse:

    boa tarde sou merendeira tecerizada e gostaria de saber. como vamos fica nossa cituaçao como merendeira com a empraza vamos se comtratadas de novo? pois tenho dois filhos especial é estou muito preocupada.wshington meme responda por favou um abraço e tenha uma otima darde asss anna candeia

    Curtir

  32. milena disse:

    Olá Washington!!!É a primeira vez que acesso se blog e estou encantada. Parabéns pelo trabalho…
    Aproveitando a oportunidade, gostaria de saber qual a previsão para a convocação dos aprovados do concurso 2010 e se há uma noção de quantos serão convocados para suprir a vaga em língua portuguesa.Há banco reserva??Obrigada!

    Curtir

  33. Rodrigo disse:

    Boa tarde Washington! Sou ex professor de escola técnica ETSP, a Educação ficou de arcar com o pagamento do 13º e férias. No contra cheque de dezembro só consta pagamento de 5 meses, disseram que os outros 7/12 seriam pagos no dia 05/01, entrei em contato com o João (3901-3785)responsável pelos pagamento, o mesmo disse que não consta nada no meu nome. Me informou que poderia falar com Wallace ou Francis (3901-1855 oi 1856) que são responsavéis por isso. Os mesmos informaram que tenho direito e que a equipe do João deveria ter lançado. Em suma todos afirmam que sendo que tenho direito mais não liberaram ou não sabem o que fazer. Pois era para sair nesse pagamento mais não tem nada lançado. Agradeço a compreensão. Precisando te passo minha matrícula e nome completo. Obrigado.

    Curtir

  34. Daniel disse:

    Washinton concordo com o colega pois estou na mesma situação e no site do SINPRO DF consta que a “Rescisão dos professores das escolas técnicas: a folha já está pronta e a previsão é de depósito até o dia 20 de janeiro, com possibilidade de pagamento junto com o salário de dezembro. É importante lembrar que a Secretaria de Educação arcará com o acerto integral destes professores.” Pelo jeito não vão arcar com nada pois só estão nos pagando 5/12. Cade os outros 7/12 de quando estavamos na Ciência e Tecnologia? Obrigado colega Washington pela luta.

    Curtir

  35. Luciane disse:

    Bom dia!!
    Estou lendo seu blog e fico triste em saber que dentro do site da nossa SEE não tem os tantas informações como as que encontrei aqui. Parabéns pelo trabalho.
    Agora a minha dúvuda, tenho um a amiga que é orientadora que recebeu um convite para ir trabalha na Presidencia da Rebublica. Gostaria de saber se caso ela consiga ir quais as gratificações que ela perde ao sair do quadro da SEE?

    Curtir

  36. milena disse:

    Olá Washington!!!É a primeira vez que acesso se blog e estou encantada. Parabéns pelo trabalho…
    Aproveitando a oportunidade, gostaria de saber qual a previsão para a convocação dos aprovados do concurso 2010 e se há uma noção de quantos serão convocados para suprirem as vagas em língua portuguesa.Há banco reserva??Obrigada!

    Curtir

  37. Luciana disse:

    Bom dia, eu gostaria de saber se nos professores de contrato temporario receberemos a recisao do contrato referente a 2009 e 2010 e se vc tem noção de quanto e quando receberemos.Desde ja agradeço!

    Curtir

  38. Luciana disse:

    Uma outra duvida q tenho é a seguinte: nós nao temos salario em fevereiro ja que nao trabalhamos em janeiro,mas eu estou de licença maternidade, eu receberei alguma coisa?

    Curtir

  39. Batista disse:

    Boa tarde Washington! Sou ex professor de escola técnica ETSP, a Educação ficou de arcar com o pagamento do 13º e férias. No contra cheque de dezembro só consta pagamento de 5 meses, disseram que os outros 7/12 seriam pagos no dia 05/01, entrei em contato com o João (3901-3785)responsável pelos pagamento, o mesmo disse que não consta nada no meu nome. Me informou que poderia falar com Wallace ou Francis (3901-1855 oi 1856) que são responsavéis por isso. Os mesmos informaram que tenho direito e que a equipe do João deveria ter lançado. Em suma todos afirmam que sendo que tenho direito mais não liberaram ou não sabem o que fazer. Pois era para sair nesse pagamento mais não tem nada lançado. Agradeço a compreensão. Precisando te passo minha matrícula e nome completo. Obrigado.

    Curtir

  40. Clovis disse:

    Bom dia Washington. Gostaria de saber o que podemos fazer referente ao problema de pagamento das escolas técnicas? Pois a Educação alega que não pagou mais também não informa quando vão pagar. Parabéns pela luta.

    Curtir

  41. Clovis disse:

    Washington, infelizmente a Educação tem agido de uma forma desleal, pois não foi pago tanto que fui pessoalmente a Educação e eles reconheceram o erro, só que não me disseram nada sobre quando vão pagar. O que foi pago foi a parte de quando estavamos vinculados a Educação, faltando assim o pagamento entre os meses de janeiro e julho. Parabéns pelo empenho demonstrado.

    Curtir

  42. Silvânia Maria Nogueira de Lima disse:

    Caro professor Washington.
    D.O do dia 13/03/2010
    Evolução / faixa 2 nível 2; mas ainda continuo 002/A
    Sou categoria OFA ( F ), tenho os 4 quinquenios, 22 anos de magistério.Sou professora de Ed. Básica II.Quando irá atualizar esta evolução no meu holerith? Eu receberei os atrasados??

    Curtir

    • Silvânia,

      É importante que você procure a Diretoria de Recursos Humanos da SEDF para corrigir a situação. Quanto aos atrasados, você receberá a partir do momento em que deu entrada no requerimento.

      Curtir

  43. Ana Paula disse:

    Boa noite,
    Washington, sou profª de contrato temporário, trabalhei até no dia 20/12/10, mas por um erro que eu não sei de quem, eu não recebi 13º, os dias de dezembro, acerto, férias, não recebi nada. Já procurei todas as formas de receber, pois trabalho porque preciso, tenho 3 filhos. A Secretaria me pediu para entrar com pedido de repag, mas todos sabemos que isso é enrolado, e na minha opinião, repag é para pagamento que veio errado, no meu caso, eu nem recebi nada. Me dê uma sugestão.
    Grata.

    Curtir

  44. Valéria disse:

    Bom dia, Washington, sou prof da escola técnica de Planaltina, gostaria de saber o que posso fazer, pois a Educação pagou apenas 5/12 de férias e 13º. A informação que te repassaram está errada de que pagaram. Fiz o repag quanto tempo eles tem para me responder? Conversei com a Educação e me disseram que foi para a Assessoria Jurídica, eles mesmo afirmaram que tinham que me pagar os 7/12 restantes. Vai entender. Preciso dessa força. Obrigada

    Curtir

  45. elaine disse:

    WD,
    Eu fui diagnosticada com Linfoma Cutâneo de Células T ( neoplasia Maligna / câncer),gostaria de saber se tenho o direito de deixar de pagar o IR,pois tive informações desencontradas,me disseram que era só para inativos.Você poderia me esclarecer?

    Curtir

  46. márcia icorissa disse:

    Oi,sou prof do estado de S.P PebII ACT no dia 07/01/2011 saiu em D.O que nós ACTS temos direito há licença prêmio e sexta parte sem precisar entra com recursos .Mas quando clico para ler não abre o restante do públicado séra que você pode me ajudar.
    DESDE JÁ AGRADEÇO DE CORAÇÃO MUITO OBRIGADO.

    Curtir

  47. Rodrigo disse:

    Washington, conversamos semana passada por telefone, fui professor da escola técnica, e a novela dos 7/12 restantes continua pois só pagaram 5/12 de férias e 13º. E agora o pessoal do tel:3901-1855 começou a atender com bastante animo (ignorância pura). Já disseram que não sai em fevereiro e nem sabem dizer quando isso deve sair. Tá parecendo que eu estou devendo para a Educação e não ao contrário.

    Curtir

  48. geovana ferreira de oliveira disse:

    Muito bom esse blog! Parabéns pelo seu trabalho washington!!!

    Curtir

  49. Cristiane disse:

    Boa tarde, Washington. Minha dúvida é a respeito da redução de carga horária por tempo de serviço. Completo 20 anos desse tempo em abril. A partir dessa data já posso pedir a redução ou só quando completar 21 anos?
    Obrigada.

    Curtir

  50. Márcia,

    Só tenho informações sobre os professores do DF. Da legislação de São Paulo realmente não tenho conhecimento.

    Curtir

  51. Márcia,

    Só tenho informações sobre os professores do DF. Da legislação de São Paulo realmente não tenho conhecimento.

    Curtir

    • ana disse:

      WD,
      Solicitei o adiantamento de 40% de férias, porém não recebi. Fiz um requerimento solicitando o pagamento, anexei a cópia do PAF e da escala de férias e entreguei à DRE. Como o erro foi do financeiro e não meu, vc acha que tenho a possibilidade de receber? Tem alguma posição da secreteria de educação sobre o assunto? Aconteceu também com outros professores.

      Curtir

  52. Aline disse:

    Washington,
    Gostaria de saber se esse ano vamos ter reajuste, não está muito claro se o índice do fundo constitucional continua valendo, ou se a campanha pela isonomia substitui outras reivindicações? Obrigada e parabéns pelo blog!

    Curtir

  53. Wiliam disse:

    WD, parabéns pelo seu blog, e vejo que você é mais prestativo e esclarecedor que o próprio sindicato da categoria.
    Wiliam

    Curtir

  54. Ana Paula disse:

    Olá, Washington, sou Ana Paula, deixei uma dúvida minha nessa página no dia 12/01/11, mas você não me respondeu. Ainda estou aguardando, sua resposta será importante pra mim.
    Grata.
    Ana Paula

    Curtir

  55. Ana Paula disse:

    Com certeza. Sou professora de contrato temporário, trabalhei em 2010 até o último dia, 20/12, mas por um erro que não sei de quem, ninguém soube me informar, eu não recebi os dias de dezembro, nem o 13º, nem o acerto, não recebi nada. Já recorri a todos, Regional do Recanto, Sede na L2 e nada. Só me pediram pra entrar com repague, mas todos nós sabemos que esse acerto leva anos, e no meu caso não foi uma diferença salarial que ficou para trás, foi todo meu pagamento, acerto, enfim, estou desesperada. Não trabalho para guardar dinheiro, sou mãe de 3 filhos e preciso muito. Me dê uma sugestão, a quem devo recorrer.
    Grata.

    Curtir

  56. Helma Regina disse:

    Oi Washington, sou professora lotada ns dre do Recanto e gostaria de saber pq a demora na publicação da licença premio? Entrei com a documentação em agosto de 2010 e até semana passada quando liguei na der nao tinha sido publicada. E Esse ano será liberado para q possamos usufruir?

    Curtir

  57. Ci bele dos Anjos disse:

    Fiz último concurso para cargo efetivo da Secretaria, passei na prova e não fui convocada para a prova de títulos. Analisando a relacão dos convocados notei que foram chamados MAIS candidatos do que CONSTAVA NO EDITAL (podendo chamar 15% a mais).
    Gostaria de saber o que posso fazer JUDICIALMENTE, para que seja cumprido o exigido no edital, pois me sinto prejudicada.
    Grata

    Curtir

  58. Janine disse:

    Gostaria de saber sua opinião da prova do contrato temporário,pois para mim ocorreu erros também em outras questõe.E também se foi justa ou seria o caso da banca ter realizado nova avaliação?

    Curtir

  59. Helma Regina disse:

    WD, vc ja conseguiu algma informação sobre a publicação da liença premio?

    Curtir

  60. janaína disse:

    Oi Washington, trabalhei no ano de 2010 como supervisora administrativa, mas sou professora de atividades..como fui exonerada e não vou mais poder voltar para o administrativo voltarei para a sala de aula.Eles então, cortaram a gratificação de cargo comissionado… mas já que voltei para a função de professora eu não deveria receber regência neste pagamento de fevereiro?

    Curtir

  61. Luciana disse:

    Bom dia Wd, trabalhei como contrato temporario no ano passado e entrei d licença maternidade no dia 15/10, entrei pelo advogado do sinpro para conseguir a ampliação da licença e o pedido foi deferidoentao minha licença agora so acaba no dia 12/04, mas esse mes nao recebi junto com os professores efetivos, o q sera q aconteceu? A quem devo recorrer?

    Curtir

    • O INSS deveria ter pago o seu salário. Procure a DRH da SEDF.

      Curtir

    • reis disse:

      luciana eu estou na mesma situação que vc entrei de licença dia 02-12-2010 e não recebo desde fevereiro se souber alguma informação a respeito do pagamento agora em março por favor postar, tanta conta para pagar cuidar dos nossos filhos e passar por uma situacao dessas .fique com deus

      Curtir

  62. Alexandra disse:

    Washington, hj saiu a portaria de distribuição de carga e continua a condição de 16 horas de regência e 4 horas de coordenação para os professores de 20h. Considerando os que atuam 20h matutino e 20h noturno por exemplo, a carga horária de regência total pode chegar a 32 horas!!!! Injusto em comparação a outros professores de 40h diurno que podem ter no máximo 25h de regência!!!! Como o SINPRO se posiciona diante disto? E a coordenação pedagógica individual externa nestes casos, pode não existir????
    Fico no aguardo,
    Alexandra

    Curtir

  63. Valquiria disse:

    Gostaria de informação sobre LPA, espero que possamos usufruir desse direito e que a distribuição seja realizada por UPE e não por DRE. Há alguma forma de entrar com um pedido especial para requerer o gozo, pois preciso acompanhar minha filha menor por razões particulares.

    Curtir

  64. Carla disse:

    Olá WD!
    Sobre a reunião de hoje sinpro e sedf sobre a portaria, gostaria de saber o que ficou decido sobre a escolha de turma pelo coordenador pedagógico, ou seja, o coordenador escolhe turma junto com os colegas ou não?!?!

    Curtir

  65. MONICA DA MATA disse:

    MUITO BOM ESTE BLOG, TEM AJUDADO MUITO A CATEGORIA QUE TÁ ANTENADA.

    Curtir

  66. RD disse:

    Bom dia!! por favor podem tirar uma dúvida! Trabalhei com professora durante 27 anos em outro Estado. Agora assumi como secretária escolar na Sec. Ed. Do DF, como faço para incorporar meu tempo de contribuição. A partir de quanto posso aposentar? Quais as gratificações perco quando aposentar? se aposentar, os descontos da previdência e imposto continuarão?

    Curtir

  67. Paula disse:

    Boa Tarde. Parabéns pelo trabalho realizado neste blog! Por favor pode me tirar uma dúvida! sou professora 40 horas na SEDF sendo 20 horas pela manhã e 20 horas a noite na Eja. Faço faculdade de Direito e o meu horário na facu são dois dias pela manhã e dois a noite ,ou seja, na minha folga e minha coordenação. O problema está no dia da coordenação que tenho aula na Faculdade. Gostaria de saber se posso modificar a minha coordenação que é terça para outro dia para compensar? ou posso estender o meu horário de trabalho, como sempre acontece com professores 20 horas no matutino, para adequar o meu horário na facu. Essa mudança esta aparada pela 8112/90 ou é uma negociação junto a direção da escola.

    Curtir

  68. Sandra disse:

    WD,
    Boa Noite,
    Eu e outras colegas estamos querendo saber de quanto vai ser o salário dos contratos temporários deste ano. Vai ser pago por hora aula ou o salario será fixo e comparado ao da carreira inicial de efetivo, pois no edital não vimos nada a respeito de valores.
    Esse blog esta 10, Parabéns!!!

    Curtir

  69. RONALDO ARAGÃO disse:

    Caro Washington,
    Parabéns pelo site. Parabéns pela idéia brilhante e obrigado por ajudar a categoria. Sou Técnico em Gestão da Educação, da SEDF. Gostaria de fazer uma consulta: “…sabes alguma informação daquela ação antiga do vale-alimentação que ficamos um tempo sem receber e ao que parece, fomos vencedores em todas as instâncias… e até hoje… nada??”. Abraços, e sucessos.

    Curtir

  70. Erika disse:

    WD,
    Boa noite,
    Tenho acompanhado o blog e visto seu empenho para responder às solicitações dos colegas. WD, sou concursada na SES DF como técnica em enfermagem onde faço 30hs semanais, fui aprovada no certame para CT, obtive a classificação 1, porem, na hora de assinar o contrato fui impedida, posso recorrer? a lei 8.112 fala que se houver compatibilidade de horário, em alguns casos, é possível. Você pode me ajudar? cabe um mandado de segurança?

    Curtir

  71. delma disse:

    oi wasssssshington minha dúvida é bem simples mas nao consigo achar a resposta.Já começaram as convocaçoes e nao cosigo ver nem saber quantas pessoas foram chamadas para Língua ingesa diurno. Fiquei em 13º e ainda nao fui convocada.Como saber e acompanhar esta listagem de convocados?

    Curtir

  72. Sandra disse:

    Ba noite!
    Não sei se você poderá me ajudar, mas mesmo assim vou te pedir uma ajuda.
    Prestei concurso municipal para professor de educação infantil,passei dentro dos números de vagas que eram 20, passei em décimo nono, só que na hora de apresentar os títulos eu caí para quadragésimo, pois não tinha títulos, estou no terceiro período de pedagogia, mas não pode contar como título.
    Então a minha dúvida é posso exigir meus direitos por ter passado dentro dos números de vagas?
    Já começaram a chamar as pessoas, como fico sabendo se alguém desistiu? Se estou perto de ser chamada?
    E também acho uma injustiça contar títulos como ponto para concurso, veja bem, eu me formei em 2009 entrei na faculdade em 2010,é claro que quem se formou a mais tempo tem vários títulos e além disso na minha cidade não existem esses cursos que eles pediram no concurso que é o Curso de Capacitação na área de Educação, com carga horária mínima de 120 ou 80 horas.
    Obrigada

    Curtir

  73. Olá, Washington, trabalhei o ano todo de 2010, como ACT categoria”O” ( aulas atribuídas) cujo contrato foi rescindido em janeiro/2011. Estou grávida de quase 3 meses, até agora não consegui aulas na atribuição, estou trabalhando como eventual, sem vínculo empregatício. Gostaria de saber se terei direito à licença-gestante a partir de agosto, com base no ” período de graça” previsto em lei. Obrigada!

    Curtir

  74. RD disse:

    Oi WD!! Você tem alguma notícia de concurso para Orientador Educacional? Sou licenciada em Geografia, com Pós-graduação em Gestão e Orientação Educacional, será que poderei concorrer a vaga?

    Curtir

  75. Edvaldo disse:

    Boa tarde Washington!
    No ano de 2010, fui professor da Escola Técnica de Planaltina. E o cálculo da minha rescisão ficou errado dai entrei com um Repag. Segundo a moça da SE vai ser lançado até amanhã, só que segundo ela depende de autorização da Fazenda para pagamento. Desculpa minha falta de conhecimento sobre o assunto. Mais esse tipo de autorização para pagamento demora muito tempo?
    Obrigado.

    Curtir

  76. Dani disse:

    Olá,
    Estou com uma dúvida, sou professora de contrato temporário e gostaria de saber como funciona os atestados médicos, a partir de quantos dias tenho que fazer aquela troca, com quantos dias apresento só na escola?
    Grata pela atenção.

    Curtir

  77. Josué disse:

    Olá,

    Como ficará a nossa data base deste ano?

    Obrigado!

    Curtir

  78. Ilma disse:

    Washington,
    Estou na secretaria de educação desde 28/03/2000,posso pedir readaptação para sair da sala de aula? E o que perderei se caso for readaptada?
    O que fazer para pedir readaptação?

    Curtir

    • Ilma,

      A readaptação é um processo que é indicado pela perícia médica, não pelo professor. Só os médicos peritos podem indicar a readaptação e até a aposentadoria. No caso de readaptação você continua recebendo o que está no seu contacheque hoje.

      Curtir

    • odacir reis disse:

      Voce pode sim solicitar a readaptação através de requerimento para o dpme com atestados comprobatórios depois eles chamam vc para pericia medica e resolvem se vão readaptar ou não eu sou professor readaptado há 10 anos e foi assim que procedi boa sorte

      Curtir

  79. Gleice disse:

    WD, vc sabe explicar pq no primeiro mês de pagamento de salário aos efetivos não se recebe a GRC e a TIDEM?
    Se a SE cobra que cumpramos o edital à risca quanto à comprovação da titulação, pq ela pode deixar de lado um edital que expressa como remuneração um salário de R$ 3.720,00 e passa a se basear em um salario de R$ 2.033,00 para calculo de proporcionalidade de dias trabalhados?

    Curtir

    • Porque estas gratificações tem pré-requisitos para que possa recebê-las.

      Curtir

      • Gleice disse:

        Quais pré requisitos?
        Se se põe no edital que o salário é de R$ 3.720,00 e quer que se cumptra todas as exigencias, que pré requisitos são esses que os novatos não tem? GRC é regencia de classe. Não fomos lotados em sala de aula e não estamos “regendo uma classe”? TIDEM: Tempo integral, não nos lotaram com 40h e já especificaram ao lado do cargo que era em regime de dedicação exclusiva??? Não entendo!!!

        Curtir

      • Gleice disse:

        Quais pré-requisitos???
        Já não nos enquadramos nos pré-requisitos do edital?

        Curtir

  80. Ilma disse:

    Washington,
    O professor tem que comprar pincel para quadro branco, para poder trabalhar ou a escola deve fornecer ao professor? Onde estou trabalhando cada professor recebeu um pincel, a direção disse que foi um incentivo e que o professor deve comprar. O que vc me diz?

    Curtir

  81. Ilma disse:

    Washington,
    Faz dias que não consigo tirar meu contracheque, pois nem sequer dar para visualiza-lo no site da secretaria. O que está acontecendo?

    Curtir

  82. joana darc disse:

    ola washington gostaria muito de saber se vc sabe me responder qual a empresa que ganhou a licitação para con tratação de conzinheiro no df pois a licitação ja saiu…e como vai ser a contratação,espero sua resposta desde ja agradeço.

    Curtir

  83. Aurileide disse:

    WD,gostaria de obter informações sobre o abono de permanencia previsto na emenda constitucional nº41 .Já tenho 21 anos de SEDF e estou de licença gestante. Uma colega me informou que posso estar pedindo este abono. O que ele é de fato e em que implicaria o pedido dele?

    Curtir

  84. vivi disse:

    WD vc tem alguém conhecido no RS que tenha um trabalho como o seu para nos orientar ja que vc sabe só do DF, porque não encontrei ninguém aqui ninguém informa nada nem mesmo a SEDRS parece que todo mundo tem medo de falar para não se comprometer.
    Pode me ajudar obrigada.

    Curtir

  85. LUCIANA M. DUARTE disse:

    Olá WD. Gostaria de um esclarecimento. Estou como Orientadora Educacional na DRE/Guará e apenas à mim e a outra colega não foi concedido a segunda CPI, segundo a portaria nº 6 de fevereiro de 2011. Lemos a citada portaria com a direção da escola e a mesma não entende como CPI fora da escola (que pode ser ou não na Instituição). Então a direção comentou que se é um direito garantido, que deveria chegar à suas mãos algum documento mais esclarecedor da “causa”… preto no branco… que é um direito garantido…assim como foi aos coordenadores pedagógicos etc… e aí, eu pergunto: o que está acontecendo que só a minha chefia imediata não compreendeu a portaria?

    Curtir

  86. Sandro disse:

    WD. Como funciona a progressão de carreira?
    Uma pessoa me disse que apenas após o fim do estágio probatório é que eu teria direito a mudar de etapa, no caso da etapa um eu passaria para a etapa 4.
    Outra me disse que eu deveria subir gradativamente da 1ª para a2ª etapa e assim por diante.
    Até o momento em meu contracheque tá valendo a primeira.
    O que vc me diz? Já reclamei da DRE mas eles me disseram que é igual ao primeiro caso.
    Grande abraço.

    Curtir

  87. Suzana disse:

    Olá WD, sou professora de contrato e como tantos outros colegas não recebi este mês, fui na regional eles falaram que não conseguiram me cadastrar, porque não tinha entrega entregue a conta antes, reclamei pois entreguei minha conta dia 18, eles mesmo me falaram que era até o dia 19, repliquei que entreguei dia de 18 ai eles me pediram para preencher uma ficha de REPAGUE. Depois obtive informações com algumas colegas que tal procedimento me prejudicaria ainda mais. Por isso per gunto a reunião de amanhã será tb resaltado estes descasos?

    Curtir

  88. Alessandra disse:

    olá WD!

    gostaria de saber pq os professores nomeados em fevereiro que estão em sala de aula não estão recebendo a GRC referente a fevereiro. isso não é injusto?

    Curtir

    • Tem que fazer o REPAG.

      Curtir

      • Alessandra disse:

        segundo a dre do paranoa não ha repag a se fazer. receberemos sempre no mês subsequente. ou seja: com o pagamento referente ao mes de março receberemos a grc de fevereiro, com o de abril a grc de março e assim por diante. bem, e quem se aposentar em sala de aula não receberá o ultimo mes de grc. quanto a tidem, não recebi em fevereiro e não vou receber em março. na dre dizem apenas que a tidem não sao eles que lançam na folha. fui ao sindicato e eles orientam a pedir repag, o que a dre não me permite fazer. gostaria de saber o que fazer. vc pode me orientar? estou a dois meses recebendo apenas metade do que me é devido.
        agradeço desde ja.

        Curtir

  89. Nice disse:

    Boa tarde WD!

    Sabe me dizer se tem alguma portaria, que falar que nós professores não podemos mais fazer os diarios eletronicos? Pois a escola onde trabalho disse que agora e tudo manual novamente? Em vez de melhorar só piora!!!!!

    Curtir

  90. fernanda neri disse:

    Olá wd…me tira uma dúvida onde está aquela tabela que tinha no blog sobre a descrição do salário….passei neste concurso de 2010 e o salário bruto está em 3.308,17 ao invés de 3.720,30 como no edital..pq( ah não optei por passagem, mas será que é tanto assim?)

    Curtir

  91. ANA PAULA disse:

    Boa Noite, gostaria de saber qual o horário, de acordo com a legislação, do professor que trabalha 20 horas no turno matutino?
    Pois assino minha folha no seguinte horário: 7:20 às 12:30 de segunda à quinta e folga na sexta-feira, porém acha que não está correto, poderia verificar o horário correto que devo cumpri e assinar a folha.

    Curtir

  92. ANA PAULA disse:

    Meu esposo foi chamada para ccontrato temporário, porém ele estava de licença gala e perdeu a vaga que havia naquele momneto, ele pode pegar outra vaga em outra regional de ensino ou deve esperar se chamado novamente.

    Curtir

  93. Ábiner Augusto disse:

    Colegas de trabalho me falaram sobre uma gratificação para o professor que trabalha em sua turma com aluno inclusivo.

    Isso procede? Como posso fazer para receber?
    Possuo mais de um, a gratificação é proporcional ao número de alunos nessa condição?
    Qual o fundamento legal para recebermos? Será necessário entrar na justiça? Falaram-me que sim…

    Desde já agradeço a atenção.

    Curtir

  94. ivanaldo carvalho disse:

    Oi, WD!

    Preciso de uma informação.
    Sou prof. 40 horas e agora com restrição de sala de aula.

    Minha nova jornada de trabalho será necessariamente “40h relógio”?!

    Ouvi dizer q existe uma lei q reduz para cerca de trinta e poucas horas efetivas…

    Volto ao trabalho dia 02 de abril e gostaria de ter essa informação. Procurei em vários decretos algo sobre o assunto mas não encontrei…

    Desde já agradeço!

    Ivanaldo Carvalho

    Curtir

  95. Fernanda L disse:

    Oi WD, sou professora temporaria, no edital fala que o pagamento seria feito com as gratificações de regencia de classe entre outras, e não recebemos nada disso, só as horas/aula mesmo, quero saber de você quais as providências que devo tomar pra receber o que temos direito segundo o edital? e pode ser descontado INSS e impostos no nosso vale alimentação?
    temos direito de receber o retroativo dos vales transportes e alimentação do mês de Fevereiro?
    desde ja agradeço.

    Curtir

  96. Dilma Inês Lucas da Silva disse:

    Caro Washington
    Muito bom esse link para simular data da aposentadoria, mas como passei 18 dos meus quase 26 anos de secretaria atuando como psicóloga em equipe de apoio à aprendizagem isso virou motivo de preocupação e incerteza pois sei que a secretaria está indeferindo os pedidos de aposentadoria especial de psicólogos.É melhor eu nem fazer essa simulação, é melhor eu nem fazer planos, é melhor eu me preparar para passar o resto da vida dentro de uma escola ou então estudar para outra coisa.

    Curtir

  97. Joelma Gadelha disse:

    Boa noite Washington Dourado!

    Sou professora temporária e não recebi o pagameto referente aos dias trabalhados no mês de fevereiro.A DRE de Samambaia alegou que não recebi porque tinham digitado um número a mais na minha conta, eles corrigiram o erro e me garantiram que tudo estava resolvido.Infelizmente quando fui pegar o pagamento tive uma surpresa, eles não depositaram o dinheiro do mês de fevereiro.WD, gostaria de saber com quem devo falar? Porque já procurei a regional várias vezes e nada é resolvido.

    Desde já agradeço,
    Joelma Gadelha.

    Curtir

  98. Susiane disse:

    Tudo bom, Washington?
    Gostaria de saber se tenho direito ao abono permanência, pois estou com 29 anos de SEEDF e tenho 49 anos de idade.
    Grata,
    Susiane
    A paz de Cristo!

    Curtir

  99. jasque disse:

    RD Olá WD,
    Certa vez te perguntei se a classe de professores ganhassem o reajuste do fundo constituicional, os assistentes de educação seriam beneficiados, vc não respondeu, agora vejo que o SAE se juntou ao Sinpro pra reivindicar alguns pontos. Então significa que seremos ambos beneficiado? Que bom que o SAE se juntou ao Sinpro, nada judtifica que profissionais da educação lutem separados.

    Curtir

  100. RD disse:

    Correção. Quem mandou foi RD e não JASQUE. Na última linha lê-se justifica e não judtifica

    Curtir

  101. Thais Nogueira disse:

    Boa noite Washington Dourado,
    Sou recém ingressa na SE, e cumpro carga de 40 horas. Estou no mestrado e quero saber se tenho o direito a solicitar a diminuição da carga horária para 20 horas, ou só quando o estágio probatório acabar. Se sim, como devo proceder?
    Obrigada,
    Thais

    Curtir

  102. PEDRO disse:

    Gostei dos esclarecimentos deste tópico,perguntas diretas, respostas idem, sem bate bocas ou ofensas, vi aqui o real motivo de estarmos aqui, sermos ouvidos, respeitados de ambos os lados, Colocarmos nossas idèias e podela-las discutir com maturidade. parabéns.

    Curtir

  103. Francinete Vieira disse:

    WD e os psicólogos aprovados no concurso? ficaram de fora!

    Curtir

  104. Gisele Arouca disse:

    Boa tarde WD!

    Acabo de receber meu primeiro contracheque como inativo. E como presente recebi a redução do pagamento de minha TIDEM. De 50% para 32%. Fui informada na SEDF que está vigorando uma nova lei a respeito desta gratificação. Gostaria de saber se essa nova lei será para todos os aposentados ou apenas aqueles que se aposentaram como eu recentemente. Gostaria também de saber se ainda procede o recebimento , em pecúnia da antiga férias à receber pela mudança de regime CLT para estatutário. Pois, na época não pude usufruí-la por estar em regência de classe. Agradeço antecipadamente à atenção , pois muitas vezes nós professores nos encontramos sozinhos e mal orientados a respeito de direitos que nos são tirados de um mês para outro. Obrigada. Aguardo ansiosa sua orientação.

    Curtir

  105. Eliene disse:

    Que bagunça é essa ? Acesso o site em um dia ,há 20 pessoas á minha frente ,no outro há 22 por quê? A DRE do Gama parou de chamar ct de Língua Portuguesa diurno ou a carência acabou ? E eu ligo na DRE e me disseram que chamaram 20 professores , não sai desse número? Minha classificação é 43,será que serei chamada? Aguardo resposta!

    Curtir

  106. michele disse:

    gostaria de esclarecer se recebo alguma coisa referente a minha turma por ser reduzida 18 alunos
    e ter 3 crianças(di)

    Curtir

  107. yara disse:

    Caro washington: entrei com uma ação através dos advogados do sinpro sobre o pagamento da grc, de cargo comissionado.Isso ocorreu em 07/11, ligo nesses advogados e a moça informa que estão elaborando a “tese” para protocolar. Francamente,06 seis meses para fazer uma petição?Ou isso é ação que não vai render tantos dividendos, não tem pressa?Pretendo me dsfiliar do sindicato, porque isso é responsabilidade dele, e ninguém responde, ninguém sabe, ninguém viu!Qualquer advogado trabalhista faaz isso, é mais caro, é mas pelo menos, não vou me aborrecer como agora. Gostaria de saber se vc pode me informar o PORQUE de tanta demora.

    Curtir

  108. yara disse:

    Quem sabe temos que chamar o Ministro para elaborar tese tão complicada…

    Curtir

  109. luiz sergio disse:

    Olá caro amigo Washington, gostaria de saber se há possibilidade de receber em pecúnia a licença-prêmio, estou esperando a quatro anos. É possível receber, entrar na justiça e obter êxito, estou precisando muito de dinheiro. Obrigado.

    Curtir

    • O Ministério Público entrou com uma ação há algum tempo atrás e impediu esta possibilidade.

      Curtir

      • luiz sergio disse:

        Mas a decisão não cabe a um juiz? Isto é, o MP pode impedir alguma coisa? Sei de muitos servidores de outros órgãos que conseguem usufruir da licença-prêmio e de professores lotados em regional também, o que eu quero dizer é, se eles falam que quem está em sala de aula não pode tirar a licença como é que fica? E também soube que aqueles que estão prestes a aposentar também consegue, mas, se for do meu interesse não esperar? E porque quem mais precisa, regência, não pode? Haja vista as condições de trabalho se pelo menos fosse trocado pelo dinheiro, isto é um outro grande problema que a nossa categoria sempre reclama.

        Curtir

  110. Gisele Arouca disse:

    Continuo aguardando a orientação sobre a incorporação da Tidem. Obrigada.

    Curtir

  111. Andréa disse:

    Gostaria de saber como faço para receber a licença maternidade de 180 dias?
    Uma situação inusitada acontece no governo do Partido dos Trabalhadores (PT), no Distrito Federal, mas especificamente, na Secretaria de Educação. Professoras temporárias que entrem em licença maternidade se quiserem gozar do direito aos 180 dias de licença, como as professores efetivas, devem entrar na Justiça por meio do Sindicato da categoria. O tratamento discriminatório causa transtornos e despesas para as trabalhadoras do governo Agnelo que deveria dar o exemplo no cumprimento da lei e na preservação da insonomia e dos direitos trabalhistas.

    Estou grávida de 6 meses e preciso de uma resposta, quanto a licença maternidade. Se quiser pude publicar no seu blog. Agradeço
    Aguardo retorno.

    Curtir

  112. Bruna disse:

    Boa noite, gostaria de saber se nós professores temporarios perdemos ou não o direito se sacar o seguro desemprego(uma vez que já estavamos recebendo referente ao emprego anterior) quando aceitamos trabalhar no contrato, mesma que seja por poucos dias?
    desde já agradeço
    Atenciosamente, Bruna.

    Curtir

  113. Bruna disse:

    Boa tarde, WD. Passei no concurso para professor efetivo-2010 (Artes) em 73º lugar e gostaria de saber como (por onde)acompanho às chamadas para a posse? No site da SEE não encontrei.Há algum blog só pra os concursados para efetivo? Agradeço ser informada.

    Curtir

  114. juliene disse:

    Prezado Washington sou professora de contrato e solicito a gentileza de informação correspondente ao seguinte assunto:
    Consta em nossa cláusula de contrato que a remuneração apurada durante a semana de trabalho será acrescida de 1/6 a título de repouso semanal remunerado.
    A interpretação correta dessa cláusula é de: além das horas aulas trabalhadas temos direito de receber um acréscimo de 1/6 correspondente ao final de semana além do total correspondente as horas trabalhadas que atualmente é de 14,35? se realmente for esta a interpretação , porque não está incluso este valor no contracheque deste o início do ano?

    Curtir

  115. RD disse:

    Olá WD,
    Sei que falar de concurso, quando muitos estão lutando para serem convocados é paradoxal. Mas perguntar não ofende, não é? Tens alguma notícia de concurso para orientador Educacional? Qual a formação necesséria para concorrer a este cargo?

    Curtir

  116. juliene disse:

    Prezado Washinton, se sou professora de contrato e estou em uma vaga de diretora e uma supervisora resolve voltar para sala ,porem não tinha turma anterior. A supervisora pode pegar a vaga do contrato que está na lotação da diretora, mesmo sabendo que existe uma vaga de abertura de turma devido a aposentadoria de outra professora?

    Curtir

  117. Gisele Arouca disse:

    Continuo aguardando orientação a respeito da incorporação da Tidem para os recém aposentados.

    Curtir

  118. juliene disse:

    Prezado Washington sou professora de contrato e solicito a gentileza de informação correspondente ao seguinte assunto:
    Consta em nossa cláusula de contrato que a remuneração apurada durante a semana de trabalho será acrescida de 1/6 a título de repouso semanal remunerado.
    A interpretação correta dessa cláusula é de: além das horas aulas trabalhadas temos direito de receber um acréscimo de 1/6 correspondente ao final de semana além do total correspondente as horas trabalhadas que atualmente é de 14,35? se realmente for esta a interpretação , porque não está incluso este valor no contracheque deste o início do ano?

    Curtir

  119. RD disse:

    Olá WD,
    Sobre o concurso para professsor/atividades 2003, lembro que foi feito por regional, isto é, o nº de vagas era restrito a regional e dentro desta o número de vagas era subdividido por turno,carga horária e zonas urbanas ou rural. Na época Planaltina oferecia 90 vagas e o concurso foi prorrogado po 4 anos. Ao final destes quatro anos, exatamente, faltando uma semana para prescrever, o governo chamou 40 candidatos aprovados, que somado aos 50 convocados anteriormente, completou o posto em edital – 90 vagas. Foi o pior de todos os concursos, a prova foi cancelada duas vezes (grande desgaste) e Planaltina, mesmo necessitando de professores só chamou 90, enquanto outra regionais chegaram a chamar até 300, 400… Candidatos que haviam optado por zona rural foram colocados em zona urbana…, que optaram para 20 horas pegaram quarenta, alguns que optaram por noturno, foram colocados no diurno, foi cruel, me lembro que o sindicato lutou contra esta situação, mas até hoje não sei o resultado. Enfim, estou contextualizando para relembrar a situação da época, e tirar uma dúvida com você (embora não saiba se à época vc já estava engajado nas lutas sindicais). Fiquei sabendo, atualmente, que concursado para regional de Planaltina foi chamado para outras regionais, isto é verdade, porque acompanhei o processo de chamadas pelo jornal e internet e não vi nenhum indício deste procedimento. Houve de fato estas chamadas, qual foi a classificação dos convocados que foram desviados? Onde posso encontrar estas repostas? sabe slguma coisa sobre esta situação. Aguardo sua resposta! E desde já agradeço a atenção!!

    Curtir

  120. Paulo cardoso disse:

    Gostaria de fazer uma pergunta. Os professores que são convocados para trabalhar nas DREs perdem a lotação nas escolas de origem? Uma DRE tem o poder de encaminhar um professor para uma escola, de modo que ela participe da distribuição de carga, a despeito do resultado do Remanejamento Interno?

    Curtir

  121. REBECA disse:

    Fiquei sabendo que vc postou no seu blog sobre pagamento do recesso pros professores temporários. Gostaria de saber mais informações. Grata

    Curtir

  122. Flávia disse:

    Depois de alguns anos longe da SE, voltei a dar aula como contrato temporario. Optei pela DRE do Plano, ms no mês de maio me chamaram para Planaltina, a situação dos contratos está precária por lá! Direção e professores mal dão bom dia, eu pensava q era comigo, qdo ouvi dos outros contratos q havia uma separação! Eu q deveria sair amanhã(finaliza a carência) e já havia fechado as notas do 2º bimestre, tive uma crise de dor hj cedo, pela minha artrose, e fiz meu marido me levar na escola antes de ir ao médico, levar as provas, diários, livros e afins, para minha surpresa a diretora pegou meus dados pessoais e disse q eu teria q voltar na escola, pois ela teria q fazer uma conferência minuciosa dos diários !! Eu com 12 anos de magistério ainda me ponho a passar por isso? Ai que saudade do Colégio Militar…

    Curtir

  123. Vanessa Oliveira disse:

    Washingtom, o GDF ainda tem que depositar 4 parcelas do notebook que faltam. Vc tem alguma notícia sobre esse atraso?

    Curtir

  124. Xavier disse:

    Olá Washington, no começo desse semestre vi uma situação estarrecedora e triste para um órgão público. Sabemos que no GDF ainda vale o “Quem Indica”, e a manutenção de “Cabos Eleitorais”. Esse pessoal que foi retirado das regionais e da Sede da SE para voltar para sala de aula apareceu para provar isso. Uma professora que chegou do departamento financeiro da SE, fez prova oral para trabalhar em um CIL, não foi aprovada pela banca, mesmo assim ficou lá, trabalhando (ou melhor, enrolando) por que não há o menor domínio do idioma…Eu estava na banca, mas a justificativa da direção foi que a professora seria útil para a escola em função da sua influência no meio! Cadê o controle de qualidade…Depois reclamam da falta de credibilidade do ensino público. Até aí, eu acreditava na qualidade de ensino dos Centros de Língua, agora..temos que calar!

    Curtir

  125. Professora disse:

    Boa tarde,Washington
    Hoje tenho 31 anos e 5 meses em regência de classe ,após cumprir todas as exigências do Kit aposentadoria (você conhece ?) descobri que
    completando 50 anos , segundo SEDF,neste momento ,farei jus a minha aposentadoria integral, ,bem diferente do que hoje ocorre com a iniciativa privada, onde o professor se aposenta com 25 anos de magistério. Descobri que devo suspender o processo e aguardar até janeiro de 2012,pois existe a possibilidade dos pagamentos devidos entrarem em Exercício Findo , se a publicação da aposentadoria ocorrer após 26 de outubro.Lembrando que o processo leva em média 5 meses para ser concluído.
    A SEDF não tem uma previsão anual de quantos professores estarão se aposentando em 2011? Não há planejamento?Não há previsão orçamentária que garanta aos professores se aposentarem após o mês de outubro do ano em exercício?Até quando vamos nos silenciar como categoria em relação as regras da nossa “Aposentadoria Especial “?
    Será que apenas aqueles que estão em sala de aula se sentem indignados com esse silêncio ?

    Curtir

  126. Valquiria de Lima L Cruz disse:

    Olá, Tudo bem?
    Tenho uma dúvida, espero que você possa me ajudar!
    Passei em um concurso público municipal na cidade de Osasco SP, e fui chamada para apresentar os documentos, mas estou de licença maternidade pelo INSS, ainda faltam dois meses param eu receber do INSS, tenho que assumir o concurso agora e já começar a trabalhar, ou assumo e a lei me garante que eu trabalhe só qdo acabar minha licença??
    Obrigada, espero esclarecer minha dúvida!

    Curtir

  127. Fernando Marques disse:

    BOA NOITE, WASHINGTON.
    Sobre os depósitos das parcelas do Laptop, em minha conta há 4 este ano: 2 em 09/03; 1 em 25/03 e 1 em 27/04. Este mês não veio nenhum. Seriam equivalentes aos débitos pagos aos outros agora nessa última quinta-feira, 21/07?

    Curtir

  128. rosilene disse:

    Olá Washington,
    Gostaria desaber se tenho direito à Licença Premio por assiduidade. Entrei na SEDF em 20/02/2003 e fiquei até 12/05/2008 quando entrei de Licença para Tratar de Interesses Particulares e nessa Licença fiquei 3 anos. Retornei agora em maio de 2011. Fiz Direito e preciso estudar para fazer o exame da ordem, essa Licença ajudaria bastante. No momento estou à disposição do RH.
    Como estou à disposição do RH, tem alguma área jurídica que possotrabalhar na SEDF? Gostaria de trabalhar na área para também contar como prática jurídica.
    Desde já meu muito obrigada.
    Rosilene

    Curtir

    • Rosilene,

      Dia desses a SEDF estava convocando professores formados em Direito para atuar na área jurídica da Secretaria. Faça contato urgente e verifique isso. Acho que no site da Secretaria tem até a convocação.

      Curtir

  129. Jaqueline disse:

    Olá…
    Queria me informar sobre abonos. Sou professora regente e gostaria de saber se é possível, e principalmente, se é legal ( nos termos da lei), tirar os abonos consecutivos com anuência da chefia imediata. Desde já agradeço.

    Curtir

  130. Dani disse:

    Olá, estou com uma dúvida, gostaria de saber se os professores com carga horária de 40h semanais tem direito a intervalos durante a jornada de trabalho.
    Grata

    Curtir

  131. rosilaine disse:

    Olá WD,
    ostaria desaber se tenho direito à Licença Premio por assiduidade. Entrei na SEDF em 20/02/2003 e fiquei até 12/05/2008 quando entrei de Licença para Tratar de Interesses Particulares e nessa Licença fiquei 3 anos. Retornei agora em maio de 2011. Posso pedir LP?

    Curtir

  132. aline disse:

    ola,wd gostaria de saber qual e ovalor do salario do professor temporario?
    desde ja agradeço;Aline

    Curtir

  133. tatiane almeida disse:

    Olá professor, sou contrato temporario da SEDF , meu contrato acaba 20/12/2011 e meu parto esta previsto para final de outubro. Gostaria de saber se apos minha licença terei direito a renovação, caso seja de interesse do GDF renovar os contratos por mais um ano, e se minha licença será paga pelo INSS ou GDF

    Curtir

  134. Liz disse:

    Ola WD… gostaria de tirar uma dúvida quanto à licença maternidade. Sou efetiva e saio em Outubro – uma amiga da rede me informou que necessito preencher um requerimento na minha escola para estender a licença dos antigos 4 meses para 6 meses. Isso tem base legal? Não acontece automaticamente já que a lei foi modificada? Agradeço sua atenção. Liz

    Curtir

  135. Leila Campos Rocha disse:

    Bom dia. Sou professora há 25 anos e estou aguardando completar os 50 anos de idade para me aposentar, o que acontecerá em 2012. Tenho um cargo estadual e outro municipal, o qual tem previdencia própria. Estou querendo fazer pós graduação em Inspeção Escolar, mas gostaria de saber primeiro se posso exercer tal profissao em âmbito estadual, já que terei duas aposentadorias públicas. O fato de uma previdência não ser estadual pode me beneficiar neste sentido? Qual é a lei que esclarece esta situação? Desde já agradeço. Parabéns pelo seu blog.

    Curtir

  136. Eliete disse:

    BOA NOITE WASHINGTON,
    SOU PROFESSORA DE CONTRATO TEMPORÁRIO E GOSTARIA QUE TIRASSE ALGUMAS DÚVIDAS REFERENTES AO MEU PAGAMENTO DO MÊS 09 ONDE CONSTA NO CONTRA CHEQUE UM DESCONTO DE 1.400,00 REFERENTE AO RECESSO. SUBSTITUÍ A PROFESSORA DO MES 02 ATÉ DIA 16/07/2011, O MEU RECESSO FOI PAGO NORMALMENTO NO MES 08, MAS SERÁ DESCONTADO AGORA NO MÊS 09. ESTÁ CORRETO ESSE DESCONTO DESTES 15 DIAS? ONDE POSSO REIVINDICAR?

    Curtir

  137. Eliete disse:

    Há esqueci de dizer uma coisa, fui devolvida no dia 25/07, mas no mesmo dia entrei em exercício na mesma escola em uma outra carência.
    Obrigada pela força.

    Curtir

  138. Mariana disse:

    Boa noite Washington, sou professora de contrato temporário e estou de LG, tenho direito a algum salário maternidade – CLT?
    Pergunto porque no meu contracheque veio um valor de salário maternidade e logo abaixo ele foi descontado com o seguinte nome: Reposição Remuneração. Esse valor vai para onde?
    Muito Obrigado, conto com sua ajuda.

    Curtir

  139. Déborah Xavier disse:

    Caro WD, sou professora em contrato temporário e tenho alguns questionamentos que infelizmente ainda não consegui encontrar uma resposta que justifique essas indagações. Gostaria de saber o que o SINPRO está fazendo em relação aos contratos em regência desde o início do ano letivo que são devolvidos no meio do processo porque outro professor efetivo que não é o que estava sendo substituido vem ocupar essa vaga? Seja por mudança de turno, ampliação de carga horária, mudança de escola, enfim, em que momento é pensado a situação da turma e do professor CT que está em regência? Isso se caracteriza recisão de contrato? Essas situações estão acontecendo cada dia mais, e a resposta dada é que o professor efetivo tem direito de escolher, com certeza, não lhes tiro a razão. Mas porque não lhe é oferecido vagas em escolas que os alunos estão a mais de 20 dias sem aula??? Eu presenciei fato que um professor efetivo “escolheu” a vaga em uma escola onde tinha professor CT desde fevereiro e na escola do lado separada somente por um muro tem até opção de escolha de turno, pois não tem professor e as crianças não estão tendo aula. Minha preocupação é: estão realmente levando em conta o processo de ensino aprendizagem? Até quando o professor em contrato temporário vai ficar passando por esse descaso??? Agradeço sua atenção. Em tempo, aproveito a oportunidade para renovar os sinceros votos da mais elevada estima e distinta consideração pelo trabalho aqui apresentado e espaço a nós meros expectadores oferecido.

    Déborah Xavier

    Curtir

  140. Vanessa Oliveira disse:

    WD, ainda não há nenhuma posição sobre as 4 parcelas que faltam dos notebooks? se vão pagar, quando?
    obrigado

    Curtir

  141. Maria Lisete disse:

    Caro WD fiquei sabendo que os professores que estão aposentando agora estão tendo perda da TIDEM .
    É verdade que só receberá a tidem proporcional ao tempo trabalhado ( depois de 1992).
    E os outros que já aposentaram vão devolver? É legal, o simpro está fazendo o quê pra resolver esta questão?
    Outra coisa que gostaria que me respondesse. É sobre o artigo 15 do nosso PCMP. Vai permanecer como estava? e os riscos?
    Obrigada
    Lisete

    Curtir

  142. Ro disse:

    Olá WD!
    Gostaria de saber se ainda há tempo para entrar com ação do vale alimentação. aguardo resposta e desde já agradeço.

    Curtir

  143. Alessandra disse:

    WD, bom dia!
    Alguma notícia sobre o encontro do SINPRO com os CTs? Ninguém falou nada ainda.
    Obrigada!

    Curtir

  144. Rodrigo disse:

    Boa tarde Washington!
    Fui professor temporário da Escola Técnica de Planaltina, de janeiro a julho/2010 pela Ciência e Tecnologia e de agosto a dezembro/2010 a escola passou a ser da Educação. Rolou um problema quanto ao pagamento das férias e 13º salário. Pois a Educação só pagou 5/12. Tem decisão da Jurídica da Educação mandando a Educação arcar com o outros 7/12 que faltam. Liguei para a senhorita Francis da Educação que por sinal é muito mal educada. Ele disse que tenho direito a receber o dinheiro, só que o processo vai ficar pra depois pois depende da Fazenda, a liberação de orçamento. Gostaria de saber como faço para entrar na justiça. pois liguei no SINPRO e o senhor Dimas disse que tenho que me sindicalizar, nem professor mais eu sou. Agora sou empregado público. Gostaria de saber os caminhos das pedras para entrar na justiça.

    Curtir

  145. Mary disse:

    Boa noite Washington, sou professora de contrato temporário e estou de LG, tenho direito a algum salário maternidade – CLT?
    Pergunto porque no meu contracheque veio um valor de salário maternidade e logo abaixo ele foi descontado com o seguinte nome: Reposição Remuneração. Esse valor vai para onde?
    Muito Obrigado, conto com sua ajuda.

    Curtir

  146. Maria Conceição de Souza disse:

    Boa noite Washington – há três anos atrás o senhor veio nos auxiliar em uma questão de devolução arbitrária na DRE de Santa Maria, entretanto a situação descrita na época apresentou nuances variadas e assim após processos administrativos e judiciais favoráveis retornamos a escola de origem, porém lamento informar que as situações de maus tratos, humilhações e perseguições, bem como de supressão de direitos básicos ainda estão sendo constantes…até mesmo por colegas de trabalho que compactua com o assédio da equipe de direção. Tenho entrado em contato com alguns representantes do sindicato na região, mas até o momento nenhum auxílio nos foi dado e a situação só tende a piorar… gostaria que incluisse nas pautas de discussões questões como a criação de órgão específico para assuntos dessa natureza (proteção dos diretitos dos trabalhadores em educação que analise com agilidade casos gritante como tem acontecido em todo DF como tais devoluções arbitrárias que não vislumbram direitos como ampla defesa e do contraditório e nem o respeito aos princípios que norteiam a administração pública – como a PROEDUQUE que assegura os direitos dos alunos). Nós professores necessitamos urgentemente de alguém que nos auxilie na luta por nossos direitos,bem como pela nossa dignidade. Não suporto mais a situação já passei por tratamento psquiátrico com uso de medicamentos por mais de dois anos agora que consegui me erguer as ações dos assediadores retornam com força total então pergunto o tempo todo quem além de DEUS poderá nos ajudar???!

    Curtir

  147. Maria Conceição de Souza disse:

    Alguém aí????

    Curtir

  148. Alves disse:

    Professor me responde
    Bom dia Washington!
    Fui professor temporário da Escola Técnica de Planaltina, de janeiro a julho/2010 pela Ciência e Tecnologia e de agosto a dezembro/2010 a escola passou a ser da Educação. Rolou um problema quanto ao pagamento das férias e 13º salário. Pois a Educação só pagou 5/12. Tem decisão da Jurídica da Educação mandando a Educação arcar com o outros 7/12 que faltam. Liguei para a senhorita Francis da Educação que por sinal é muito mal educada. Ele disse que tenho direito a receber o dinheiro, só que o processo vai ficar pra depois pois depende da Fazenda, a liberação de orçamento. Gostaria de saber como faço para entrar na justiça. pois liguei no SINPRO e o senhor Dimas disse que tenho que me sindicalizar, nem professor mais eu sou. Agora sou empregado público. Gostaria de saber os caminhos das pedras para entrar na justiça.

    Curtir

  149. regina disse:

    ola gostaria de saber quando vai sai uma resposta sobre contrato temporario para professores e qual a possibilidade de renova mais um ano….obrugado

    Curtir

  150. adriana disse:

    minha professora me humilhou e me ofendeu na frente da minha clase fiquei realmente muito maguada com as ofenças que ela me fez gostaria de saber se ha alguma lei que possa punila por isso pois acho que não pode ofender nenhum aluno

    Curtir

  151. robson disse:

    Quando um diretor aposenta ocorre a exoneração do cargo comissionado também ou ele continua no cargo?

    Curtir

  152. Pauls disse:

    Boa Tarde,
    Professor readaptado pode assumir outro cargo público, se fizer outro concurso público.

    Curtir

  153. Eliene Pereira de Barros disse:

    Boa noite Washington,
    Gostaria de saber qual será o nível de escolaridade exigida no próximo concurso para contrato temporário, e se ainda aceitam magistério.

    Curtir

  154. cassia disse:

    Boa noite WD,
    Gostaria de saber se os professores de contrato receberão o reajuste salarial que veio este mê para os para os profs. efetivos. A informação que tive era que receberíamos também, porém não recebi. Tem alguma informação sobre isso?
    Att. Cássia

    Curtir

  155. tatiane morais disse:

    Dr. Washington , preciso de sua ajuda, tenho uma escola tecnica, e estou com dificuldades financeiras, estamos no vermelho a 3 anos e não tenho mais recuros financeiros para mante-la. Todos meus cursos são modulares, quero saber 1º se posso contratar instrutores para ministrar as aulas, visto que todo corpo docente é formado de tecnicos.Outra coisa é o valor hora aula, pois seguimos o piso para a categoria, mas na região consigo negociar um valor menor para os profissionais. outra coisa, é a forma de contrataçãlo qual a melhor forma de contratação pois por se tratar de modulos, não preciso de efetivos o ano todo. me ajuda por favor, tenho em media 50 professores 400 alunos e não gostaria de fechar a escola e nem trabalhar na ilegalidade.
    conto com tua ajuda,
    grata Tatiane

    Curtir

  156. Patrice nascimento disse:

    Boa noite WD, estou super desesperada, estou no 4°mês de gestação sou contrato temporario GDF meu 1°contrato é de 14/02 a 19/12/2011 e o nascimento da minha filha é para março 2012, apos o termino do mesmo, tenho alguma chance de receber salario maternidade, talvez prolongando o contrato, não sei o que pode ser feito, pois precisaria muito do beneficio. O que devo fazer?Tem alguma solução?
    Att PATRICE NASCIMENTO

    Curtir

  157. Vanessa disse:

    oi Washington,

    Quero saber se existe uma lei que rege o assunto (horario copactado), pois houve compactação devido a assembleia trabalhei das 7:10 as 12:10 e foi lançado no período da manhã que é minha coordenação horas não trabalhadas. Fui informada pela direção de que quando há compactação só assina o periodo trabalhado e que o outro periodo pode sim ser lançado horas não trabalhadas. Como também essas horas podem ser descontadas no contra-cheque.
    Essa informação dada pela diretora procede ? as horas não trabalhadas podem ser lançadas no sifreq ? pode ser lançado a folha de ponto horas não trabalhadas?

    o que devo fazer?

    Curtir

  158. Giulio disse:

    Vi o seu comentário sobre o artigo 151 do novo RJU -DF, e tenho uma dúvida concernente ao abono de 5 dias:
    Um professor que é 20h matutino e 20 vespertino, sendo que as folgas não coincidem, por exemplo, folga na carga 1 de 20h é terça-feira, e folga da carga 2 é quinta-feira, pode tirar o abono quebrado? Ou seja, pode tirar um abono em um turno e um outro abono em outro sem configurar que tirou dois abonos? Essa é uma dúvida que muitos professores na rede que são 20-20 tem e não se acha nada em legislação.
    Grato Giulio Pascoal

    Curtir

  159. Renata Matos disse:

    Sou merendeira concursada e trabalho em uma escola a dois anos, o problema é que meu edital está bem explícito que eu devo fazer e servir a merenda para o meu horário. O caso é que chegou um projeto na escola chamado Mais Educação, onde as crianças ficam em tempo integral e precisam almoçar. Mas como trabalho no período diurno sobrou para mim a façanha de fazer esse bendito almoço. O problema todo está pelo fato de fazer a merenda para ser servida as 9h para 200 alunos, depois lavar e secar os pratos e copos e ainda por cima fazer esse almoço para 100 crianças, só que para isso eu não recebo remuneração nenhuma e ganho a mesma coisa que meus colegas de trabalho ganham mas sem esse compromisso desse almoço. É justo? O que eu faço? Estou trabalhando excessivamente e me sinto muito cansada pois minha merenda não é tercerizada é bem mais trabalhosa pois preciso tratar carne e muito mais. PS’ Não tenho servente me ajudando, trabalho só na cozinha e desempenho tudo SOZINHA. Abraços, desde já agradeço.

    Curtir

  160. Renata Matos disse:

    Só mais um detalhe, estou cursando pedagogia e me formo em 2014. Depois de formada poderei sair da função de merendeira e assumir uma sala de aula? Se sim, só quando formada ou quando estiver no 3º ou 4º período eu vou poder também??? Mais uma vez agradeço.

    Curtir

  161. Renata Matos disse:

    Por favor mande-me uma resposta.

    Curtir

  162. Vanessa disse:

    oi Washington,

    Quero saber se existe uma lei que rege o assunto (horario copactado), pois houve compactação devido a assembleia trabalhei das 7:10 as 12:10 e foi lançado no período da manhã que é minha coordenação horas não trabalhadas. Fui informada pela direção de que quando há compactação só assina o periodo trabalhado e que o outro periodo pode sim ser lançado horas não trabalhadas. Como também essas horas podem ser descontadas no contra-cheque.
    Essa informação dada pela diretora procede ? as horas não trabalhadas podem ser lançadas no sifreq ? pode ser lançado a folha de ponto horas não trabalhadas?

    o que devo fazer?

    Curtir

  163. VIVIANE SOUZA disse:

    Bos tarde! Trabalhei no ano de 2010 como professora temporario pelo GDF, inicie dia 30/04/2010 e meu contrato ia ate 20/12/2010, só no ultimo dia fiquei sabendo que meu contrato foi até dia 10/12/2010, ou seja, trabalhei 10 dias a mais de “grátis” verifiquei, liguei pra onde tinha que lugar e nada, comi faço pra reaver este dinheiro dos dias que Nao foram computado… Sabe de algo que possa me ajudar?

    Curtir

  164. Fabiane disse:

    Washington, vc sabe me informar como funciona a licença maternidade para as professoras de contrato temporário? São 4 ou 6 meses?
    Obrigada

    Curtir

  165. Renata Matos disse:

    Washigniton por que vc não respondeu a minha dúvida? por favor me dê uma orientação de como posso proceder diante da minha causa. Desde já agradeço.

    Curtir

    • Renata,

      Para assumir uma sala de aula só quando você terminar o curso, for diplomada, conseguir passar num concurso e ser nomeada. Ou então pela via do contrato temporário. Não há como mudar de cargo assim sem concurso.

      Curtir

  166. Renata disse:

    Gostaria de saber se há algum registro legal a respeito dos direitos dos professores readaptados, principalmente com relação a férias, recessos, folgas, coordenações externas e lotação. Agradeço se puder me responder o mais breve possível.

    Curtir

  167. Julia Parreira disse:

    Boa noite,
    Qual é o acréscimo na remuneração do professor que possui mestrado? e especialização? Sou especialista e pelos meus cálculos houve um aumento de 5% no vencimento e na TIDEM.Está correto? Se não, o que devo fazer para corrigir?
    Obrigada pela atenção

    Curtir

  168. edivaldo nunes dos santos disse:

    Boa Tarde ,
    Fui classificado e convocado no mês de Junlho/2011 no concurso de uma prefeitura no Pará, porem não estava com o certificado em mãos mas também não assinei desistencia, gostaria de saber qual a possibilidade em assumir a vaga?

    aguardo o retorno

    obrigado

    Curtir

  169. Alice disse:

    Boa noite! Gostaria de saber se quem tem doenças crônicas (no meu caso, hepatopatia grave), pode pedir a isenção do pagamento do imposto de renda? Em caso afirmativo, quais os encaminhamentos para a solicitação?

    Curtir

  170. nai disse:

    Estou grávida e trabalho de contrato temporário na secretaria de educação. Quais são os meus direitos? mesmo estando grávida meu contrato pode ser encerrado?

    Curtir

  171. PATRICE NASCIMENTO disse:

    Boa tarde WD, quando é feito o pagamento do 13° salario dos contratos temporários?

    Curtir

  172. a disse:

    washington Dourado, estou gravida e vou ter meu filho no dia 30 de dezembro e será em hospital publico. Já que o contrato será renovado e vou ter direito ao seis meises de lincença maternidade já que o atual contrato vence agora dia 19/12. Estou sem saber o que devo fazer será que vc poderia me dar uma respostas. Ana

    Curtir

    • Olha esta é uma boa discussão. A princípio, com o fim do contrato no dia 19, sua licença não será coberta, já que o nascimento será fora da vigência do mesmo. Mas é bom consultar um advogado.

      Curtir

  173. Rogerio da cruz silva disse:

    WD estou precisando das normas de lotação , remoção etc de professores dos anos de 1998, 1999,2000. cara . sou sindicalizado, meu fone é 92263850. mat 42901-5 SEDF. cara urgente o caso é grave!

    Curtir

  174. Mariana disse:

    WD, boa tarde!
    Gostaria de saber se Contrato Temporário tem direito de receber algum auxílio creche?

    Curtir

  175. Rita de Cassia disse:

    WD, boa noite!
    Gostaria de saber qual o documento que prevê o exercício do professor readaptado na escola mais próxima de sua residência? Preciso desse documento para respaldar uma solicitação de remanejamento de ofício.
    Aguardo resposta.

    Curtir

  176. THECRIS disse:

    WD sabe me dizer sobre os pagamentos dos exercícios findos do ano de 2007, como fico sabendo quando recebo o pagamento de um acerto que solicitei em 2007, o processo tramitou e a SEDF reconheceu da dívida, porém nunca me pagou?

    Curtir

  177. Olá! Sr Washington, gostaria de saber quantos professores das séries iniciais, o municipío de Maricá costuma convocar em seus concursos.
    Desde já obrigado.
    Att Marcos Vinicius.

    Curtir

  178. Franciene disse:

    Olá! Washington,

    Sou mestranda da UnB e peguei afastamento. Você poderia me informar se o desconto no contracheque, para quem pega afastamento para estudo, é legal? Como devo proceder?

    Obrigada

    Curtir

  179. Franciene disse:

    Oi! Washington,

    Sou mestranda da UnB e peguei afastamento. Meu desconto é da GARC, mas não assinei nada referente a esse desconto e nem é mencionado no diário oficial, pois lá consta que não haverá prejuízo na remuneração. Você poderia me informar se o desconto, para quem pega afastamento para estudo, é legal? Como devo proceder?

    Obrigada,

    Curtir

  180. Oi! Washington, tudo bem?

    O motivo do meu contato e que eu sou ct. e estou enconsta pelo INSS, sendo que o meu afastamento vai até o dia 30/01/2012, e minha nova perícia medica ficou marcada para o dia 24/02, gostaria de saber como fica a minha situação com a renovação do ct.
    Desde ja agradeço sua atenção.Tenha um bom dia.

    Fatima Rosa

    Curtir

  181. stephanny disse:

    oi , minha avó era professora trablhou 25 e ela quer saber se ela esta na lista para receber os precatorios mais onde ela pode encontrar essa lista q site ela pode encontrar por favor elamand epara o meu email.

    Curtir

  182. Carla disse:

    bom dia,
    sou professora estatutária da rede municipal de Taubaté, em 2010 descobri um cancer de mama, sai de licença por um ano para me tratar, mas em 2011 era o ano da minha licença premio, que não pude tirar devido a licença médica, será que é legal??? obrigada

    Curtir

  183. rozeli disse:

    sou cantineira da prefeitura a 20 anos fiz faculdade e me formei em 2011 em pedagogia. so que continuo cantineira nao podem me promover ?

    Curtir

  184. Alessandra disse:

    olá WD!

    vc saberia informar se há uma previsão p/ o pagamento de férias dos professores recém ingressos na sedf? Não ja deveria ter sido pago?
    Obrigada!

    Curtir

  185. Maria José disse:

    Prof. WDourado, por gentileza, o senhor sabe informar qual ícone do site do SINPRO ou da SEDF devo “abrir” p conseguir ver os valores de gratificações referentes à gratificação de alfabetização e demais??? Antigamente conseguia encontrar o q significa cada um dos códigos do contracheque com referidos valores e percentual a ser calculado…etc… Aguardo resposta. Obrigada, MJ

    Curtir

  186. Maria José disse:

    Sr. WDourado, o espaço q trata, no seu blog, do cálculo de aposentadoria não abre. Tentei por várias vezes. E como não permite comentário no espaço, faço-o aqui. Tem previsão de funcionamento? Ou existe outro endereço eletrônico q posso obter os cálculos??? Aguardo a resposta. Obrigada, Maria José.

    Curtir

  187. Maria José disse:

    Alguém sabe e pode informar qual o email do SINPRODF q não seja aquele “trem” com desenho de envelope no site??? O sinprodf@sinprodf.gov.br não está ativo. Meus emails foram devolvidos….
    Agradeço e aguardo…
    Cheia de esperança!!!
    Ah! E os telefones do SINPRODF não são atendidos…! O q será???
    Tb aguardo resposta,…
    Obrigada,
    Maria José

    Curtir

  188. Priscila disse:

    Olá…sou professora de contrato temporario e ja assinei o memorando e me apresentei a escola, acho que vou trabalhar 2 ou 3 dias e ganhar nenem, gostaria de saber se já tenho direito à licença de 6 meses, ou se tenho que trabalhar algum tempo minimo pra isso, tipo 15 dias, e se meu filho nascer amanha, antes das aulas começarem???

    Curtir

  189. Tainá disse:

    Olá
    Atualmente sou professora do CID Atletismo do Recanto das Emas.
    O CIEF divulgou que haverá um concurso interno para a ocupação das vagas de professores de CID no ano de 2012. No edital deste concurso consta que os professores em estágio probatório não poderão particapar do processo seletivo.
    Estou no segundo ano de SEDF, portanto, em estágio probatório. Gostaria de saber se essa restrição é legal. Se estando em estágio probatório, fico impedida de participar desse concurso interno.

    Curtir

  190. Silvana de Ramos disse:

    Uma pergunta fui aprovada em concurso publico e provavelmante serei convocada depois do nascimento do meu bebê.Gostaria de saber se tenho direito a licença maternidade remunerada.AGRADEÇO DESDE JÁ

    Curtir

    • Uma vez nomeada, empossada e tendo entrado em efetivo exercício, o servidor(a) passará automaticamente a gozar de todos os direitos inerentes ao cargo.
      A licença maternidade é uma garantia constitucional e será assegurada desde que a servidora entre em exercício, após isto deverá fazer um requerimento do benefício junto ao departamento de pessoal.

      Curtir

  191. Angélica disse:

    Boa noite companheiro!
    Gostaria de um esclarecimento seu, por gentileza.
    Onde posso sanar as dúvida sobre o intervalo do professor?
    Somos “obrigados” a monitorar o recreio? Temos direito ao descanso de 15 minutos durante o períoda da regência?

    Curtir

  192. Maria Helena Batista Vieira disse:

    como funciona a redução da jornada de trabalho após 21anos para oprofessor em sala de recursos,regência e pedagoga de equipe?
    MARIA HELENA,

    OBRIGADA.

    Curtir

  193. Paula disse:

    Boa Tarde,

    WD, gostaria que vc verificasse porque as juntas médicas que estavam acontecendo em Taguatinga agora estão sendo marcadas para o Plano Piloto? Quando fizeram a descentralização do atendimento o servidor era atendido com mais rápidez e o mais importante perto de sua residência – os servidores que moram nas cidades satélites próximas de Taguatinga – agora teremos, mesmo de doentes, se deslocar para o Plano Piloto e contar com um péssimo atendimento devido ao número de juntas marcadas, pois volta novamente a ter apenas um único lugar para fazer todos os atendimento.
    Atenciosamente,
    Paula.

    Curtir

  194. Elisana disse:

    Olá Washington… tenho algumas duvidas sobre leis trabalhistas. Sou registrada a 11 anos, com carga horaria de 40hs semanais como professora de uma escola especial, essa escola me paga com fundos proprios, e dimunuiram minha carga horaria para 20 hs, e me disseram que nao tenho direito a acerto? isso é legal? e os 11 anos de 40 hs, 20 hs posso perder?

    Elisana

    Obrigada…

    Curtir

  195. geny disse:

    minha cidade é péssima em saúde publica como posso denunciar tudo o que se passa aqui em roncador norte do paraná.
    pessoas morrem outras sofrem por causa da falta de sabedoria dos médicos isso é um absurdo,por favor alguém me ajuda.

    Curtir

  196. Alves disse:

    Boa tarde, Washignton.
    Fui professor de Contrato Temporário nos anos de 2009 e 2010 da Escola Técnica de Planaltina. Na epoca que pagava o salario era a Ciência e Tecnologia, dai em agosto de 2010 a Educação assumiu os pagamentos. Ficou faltando me pagarem 13º e férias de 2010. Dei entrada no REPAG no dia 05/01/2011. Quando ligo eles falam que tenho direito mais não sabem quando vão pagar. O que posso fazer? Por conta disso tenho que manter a conta no BRB ativa para um futuro pagamento. O que faço? Sento e choro. Obrigado Washington.

    Curtir

  197. Josué disse:

    Boa noite!

    A professora de contrato temporário precisa trabalhar 15 dias corridos para gozar de licença maternidade ou pode solicitar antes disso? As regras pra licença maternidade são as mesmas da LTS?

    Obrigado!

    Curtir

  198. kelly disse:

    washington, e qual direito o professor temporario tem?
    trabalhamos como os efetivos, ganhamos menos, somos discriminados…
    e esse decreto de outubro que professor so tem direito de dar atestado de 15 dias por ano!!!?
    se quebrar a perna tem que ir trabalhar de muleta, como uma professora da minha escola teve que fazer!
    isso e um absurdo!

    Curtir

  199. Márcia F. disse:

    Olá WD, tudo bem? Estou de licença médica há seis meses e gostaria de saber se a licença implica no cálculo do tempo de serviço para aposentadoria? Qual legislação posso obter essa informação? Muito obrigado.

    Curtir

  200. maria cleusa gomes da silva disse:

    estou com problema para tirar meu certificado da escola eles não estão conseguindo me publicar no edital para eu começar a trabalhar

    Curtir

  201. Claudio disse:

    Washington, foi militar da aeronáutica durante 6 anos e gostaria de saber se posso pedir para incorporar esse tempo de serviço ao meu tempo da Secretaria de Educação. Pois os dois tem direito a aposentadoria especial?

    Curtir

  202. Rafael Rosa disse:

    Olá,

    Sou professor temporário e gostaria de saber como fica nossa situação frente à greve.
    Sei que não podemos parar. Devido a isso, devemos ir cumprir horário todos os dias no colégio.
    Mas devemos ou não dar aulas? A partir de que quantidade de alunos devemos dar aulas?
    No colégio em que estou, quase todos os professores pararam, o que me leva a crer que os alunos não irão comparecer.
    Como fica minha situação em caso de reposição depois?
    Porque estarei preso no colégio cumprindo horário mas impossibilitado de dar aulas.
    Caso haja reposição depois, iremos receber por esse dia a mais?
    Porque, caso contrário, estamos cumprindo horário duas vezes recebendo por uma.

    Atenciosamente,

    Rafael.

    Curtir

  203. Lucia Cristina da Silva Pinho disse:

    Washington, gostaria de saber sobre a tal lei (gostaria de saber o numero da Lei) complementar que foi publicada, como sempre, ao apagar das luzes de um ano, em 26 de dez de 2011!!! O QUE O SINDICATO FARÁ A RESPEITO?????? Tal lei é sobre o Regime Juridico Unico dos Servidoes do GDF, especificamente sobre a questao de licença para acompanhamento de saude de pais… Estou vivendo esta situação!

    Curtir

  204. fabio disse:

    Ola ! minha esposa é professora ACT, ela vai ganhar o bebe no começo de dezembro, porem o contrato termina no final de dezembro. Gostaria de saber se ela tem direito aos 4 , 6 ou nenhum mês de licença maternidade?

    Curtir

  205. fatima disse:

    a aposentadoria do professor readaptado que trabalhou um tempo na sede e outros anos em escola tem direito a aposentadoria de 25 anos de magistério ou 30 anos de serviço

    Curtir

  206. Valéria Rocha disse:

    WD, eu estava lendo a lei complementar nº 840 e fiquei com uma grande duvida. Como vai funcionar o auxilio doença, ou melhor, como o GDF está aplicando este artigo em relação aos professores? Quem pagaria este auxilio, o GDF ou o INSS? o valor é referente ao salário ou ao teto do INSS? Enfim, eu seria capaz de fazer muitas discussões a este respeito, e acredito que poderíamos aproveitar a greve para reivindicar a questão do direito ao acompanhamento de familiar em atestados de saúde. O NAMo esta negando atestado de acompanhamento aos pais e ainda por cima, todos os atestados médicos, após a entrega do primeiro em um bimestre, deverão ser encaminhados ao NAMO.
    Será que você poderia me tirar estas duvidas?

    Curtir

  207. Cibele disse:

    Olá! Gostaria de uma informação a respeito do direito à Licença por motivo de doença em pessoa da família. Informaram-me na Diretoria de Saúde que o pedido seria com certeza negado porque meu pai não é meu dependente. Procurei isso e não achei legislação nenhuma que diga que deve ser meu dependente…

    Curtir

  208. Carlos Augusto disse:

    Gostaria de saber se após o término do Estágio Probatório existe alguma gratificação para professores que possuem ESPECIALIZAÇÃO, em caso afirmativo, qual o percentual? Como faço para receber?
    Desde já agradeço alguém que possa me responder.

    Curtir

    • profluli disse:

      Carlos, meu estágio terminou em março e levei meu diploma de Pós à Regional, preechi um formulário solicitando a inclusão da gratificação de especialização. Só não ao certo como virá no contracheque, fiz uma pergunta hoje sobre o assunto e estou aguardando alguém me responder. Espero tê-lo ajudado.

      Curtir

  209. jujuzin disse:

    WD, boa noite
    Não sei se esse é o lugar certo para tirar minha dúvida, mas vi no seu blog o único capaz me dar esclarecimentos. Gostaria de saber se vc sabe se haverá processo seletivo pra professor temporário ou concurso ainda esse ano. Estou indo para o DF, tenho bacharelado em Artes e Lic. Plena em Ed. Artística, usco informação no site da SEDF mas lá não tem nada.
    Desde já agradeço.

    Curtir

  210. jujuzin disse:

    WD, boa noite
    Poderia me dizer se haverá novo processo seletivo pra professor temporário ou concuros para este ano ainda?

    Curtir

  211. Daniela disse:

    Washington boa noite, sou professora de contrato, e gostaria de saber se nos professores contratados ainda receberemos por hora aula neste ano de 2012 ou se será conforme os professores efetivos! Afinal de contas trabalhamos igual ao efetivo! Qual a posicao do simpro a respeito do assunto?

    Curtir

  212. clair disse:

    Olá Gostaria de uma informação!!!
    Quem fica classificado em um concurso pode recorrer para que o estado o chame…sabendo que existe a vaga?

    Obrigada

    Curtir

  213. Sandra Luna Rios disse:

    Boa tarde Washington.

    Gostaria de saber se professor de contrato temporário tem direito à Licença Gala. Se tiver você sabe me dizer em que tempo eu devo solicitá-la?

    Um abraço,
    Sandra

    Curtir

  214. Arlete Aparecida de Oliveira Gonçalves disse:

    Washington. tenho um bebê de 2 meses e fiz um concurso municipal e fui aprovada, gostaria de saber se tenho direito a licença maternidade

    Curtir

  215. Tania disse:

    Com a promulgação da emenda 70/2012, os governos estaduais já começaram a pagar.Quando o GDF vai pagar pois meu contracheque está com o salário antigo.Sou aposentada por invalidez permanente

    Curtir

  216. ELLES HELENE disse:

    OLA, SOU CONCURSADA DESDE 1985 E TIVE ATESTADOS LONGOS POR CONTA DA READAPTAÇÃO E
    ACOMPANHAMENTO DE FAMILIARES.MEU PADRÃO DIFERE DO

    TEMPO DE SERVIÇO PRESTADO ..AO MEU VER UMA PUNIÇÃO POIS NINGUEM ESCOLHE ADOECER . GOSTARIA DE SABER SE EXISTE UMA MANEIRA DE RESOLVER ESSE PROBLEMA .GRATA.

    Curtir

  217. gicelia disse:

    olá , washington, queria muito saber sobre o pagamento dos pprofessores PSts que desde começo das aulas não viram nem a cor do dinheiro.

    Curtir

  218. Professora_convocada_Desconvocada_CT disse:

    Oi WD.
    Gostaria de tirar uma dúvida com vc, por favor. Estou como CT e precisarei fazer uma cirurgia no próximo dia 07. Como funciona o atestado para o CT? Acredito que ficarei uns 30 dias de atestado. Quando terminar o atestado eu volto para a escola em que estava ou volto para o banco e aguardo?? Por que se eu voltar para o banco pode ser que não trabalhe mais esse ano. Certo?? Depois de 15 dias é a SEE quem paga a gente ou o INSS?? Nossa… tô com muita dúvida. Poderia me ajudar??

    Curtir

  219. Adriana disse:

    Ola Washington, queria saber como é a jornada de trabalho de um professor de carga horária 20/20Horas. As folgas e coordenação, se o Ensino Especial difere do ensino regular.

    Curtir

  220. Jandir Alves Teixeira disse:

    Washington, porque o Sinpro não depositou até hoje dia 12/05 o dinheiro do Plano Bresser, uma vez que outros companheiros já receberam desde o dia 03/05 no Sindicato? Você acha isto correto?

    Curtir

    • Jandir,

      Não é o Sinpro que faz o depósito, o sindicato envia apenas as informações e tudo foi feito. O atrase está sendo na Caixa, mas eles garantiram que tudo seria resolvido até a noite de ontem. Segunda logo cedo vou ver o que aconteceu, se teve algum problema e postarei a informação aqui.

      Curtir

  221. Adonis Freitas disse:

    Caro Washington,
    Gostaria de saber como ficará a situação dos professores de 20 horas, em relação à TIDEM. Nós iremos receber alguma parcela da mesma ou não. Aguardo resposta., Uma abraço

    Curtir

  222. SemNome disse:

    Olá Washington,
    tenho uma dúvida sobre Art. 108. do nosso novo regime jurídico. O “vencimento básico do cargo efetivo” que é mencionado no inciso I é o inicial da carreira, ou é o vencimento do servidor no momento da solicitação?
    Eu e muitos companheiros pagamos de custeio o mesmo valor do auxílio transporte… Não há nada que possamos fazer?

    Curtir

  223. Professor Breno disse:

    Washington, sou professor temporário, em atuação desde 08/02/2012, e gostaria de uma informação sobre o auxílio alimentação. Bom, o caso é o seguinte:
    No mês de Março/2012 recebi o auxílio alimentação ref. a Fev/2012, porém o administrativo da escola entrou em contato e disse que neste mês não temos o direito, até ai com desconfiança mas acatei a decisão.
    Depois disso no contra-cheque de Abril/2012 que nos foi pago em maio/2012 foi descontato o auxílio alimentação, ref. a fevereiro/2012, até ai ok.
    Porém, logo agora por volta do dia 10/05, nos foi entregue o contrato que assinamos junto a SEDF, só que ai tem um detalhe, na cláusula sexta do contrato – dos direitos e obrigações, paragrafo primeiro, vigora a seguinte redação:
    “Ao contratado em exercicio há no minimo quinze dias consecutivos fica assegurado:
    II – Auxilio alimentação proporcional;”

    Sendo assim fica a duvida, pois no mês de fevereiro/2012 houve exercicio de 16 dias.
    Gostaria de um exlarecimento, se o desconto foi realmente feito de forma adequada, ou foi um equivoco. E em caso de equivoco gostaria de saber qual o procedimento tenho de tomar. Uma vez que o administrativo de minha escola não esta bem informado sobre o assunto.
    Obrigado.

    Curtir

  224. Sonia Andrade disse:

    Washington,

    Estamos com uma dúvida que sempre existe nas escolas e dificilmente encontramos uma resposta.
    Já li todo o Regimento escolar (Em vigor) da SE, a Portaria de Distribuição de Turma, Atribuições do coordenador pedagógico e não encontrei nada “de forma clara e bem explícita”.

    A pergunta é:
    “Em caso de faltas do professor regente por abono ou atestados de menos de 10 dias (quando não há contrato para substituição), quem deve substituir esse professor?
    >>> Diretor?
    >>> Vice?
    >>> Coordenador?

    Quem?
    Precisamos de uma resposta “legal”.

    Contamos com você…
    Acredito que essa dúvida é a de muitas escolas…

    Curtir

  225. Daiane Caprine disse:

    Quero aqui deixar minha tamanha indignação. Sou Prof da see/df a quase vinte anos. Sou lotada na regional do Paranoá. Fiz todas as greves(com orgulho_nunca suguei nada de ninguém) e hoje recebi a ordem de que deverei repor greve e coordenação. O que doeu mais mesmo foi saber que esta ordem não veio de um cabo eleitoral de Roriz nem Eurides Brito, ela veio de um Prof que sempre esteve presente nos movimentos e reinvindicações. Veio do diretor da Regional: Ricardo Pacheco e ele deve estar respaldado por outro que a poucos meses diz que defendia essa categoria e recebia p isso. Nossa como isso dói

    Curtir

  226. Daiane Caprine disse:

    Quero aqui deixar minha tamanha indignação. Sou Prof da SEE/DF a quase vinte anos. Sou lotada na regional do Paranoá. Fiz todas as greves(com orgulho_nunca suguei nada de ninguém). É, infelizmente tudo que consegui até hj precisou ser com esse instrumento da greve pois as melhorias mesmo só tem ficado nos discursos dos candidatos quando na época de eleições. Hj (23/05) recebi em minha escola a ordem de que deverei repor a greve e também a coordenação. O que doeu mais mesmo foi saber que esta ordem não veio de um cabo eleitoral de Roriz nem de Eurides Brito, ela veio de um Prof que sempre esteve presente nos movimentos e reinvindicações. Veio do diretor da Regional: Ricardo Pacheco e ele deve estar respaldado por outro que a poucos meses diz que defendia essa categoria e recebia p isso. Nossa como isso dói. Hj a cobrança é essa mas duvido se nas reposições que

    Curtir

  227. Quero aqui deixar minha tamanha indignação. Sou Prof da SEE/DF a quase vinte anos. Sou lotada na regional do Paranoá. Fiz todas as greves(com orgulho_nunca suguei nada de ninguém). É, infelizmente tudo que consegui até hj na minha profissão precisou ser com esse instrumento da greve pois as melhorias mesmo só tem ficado nos discursos dos candidatos quando na época de eleições. Hj (23/05) recebi em minha escola a ordem de que deverei repor a greve e também a coordenação. O que doeu mais mesmo foi saber que esta ordem não veio de um cabo eleitoral de Roriz nem de Eurides Brito, ela veio de um Prof que sempre esteve presente nos movimentos e reinvindicações da categoria, veio do diretor da Regional Ricardo Pacheco e ele está respaldado por outro que a poucos meses dizia defender essa categoria e recebia p isso. Nossa como isso dói. Diz se não é de arregaçar o quengo. A cobrança é essa mas duvido se nas reposições que eles já fizeram lembraram também de fazer o mesmo que agora exigem. Esquecem que SÃO professores e ESTÃO governo e que voltarão p sala. Será que lembrarão de por em pratica o que estão exigindo? Duvido!!! O argumento é bem ameaçador: a coord é importante e temos que cumpri-lá e se não coordenamos é pq ela não é tão importante assim e podemos então perdê-lá… Entendeu né? Mais irônico é que lembram da importância dela (coord) na hora da reposição da greve mas o ano passado na minha escola uma prof sofreu um acidente de trabalho pq o portão do estacionamento (diga-se de passagem que nós professores abríamos) caiu em cima dela e durante 4 meses os professores do turno contrário é que entravam na sala p dar aula nessa turma pq a Regional não enviava contrato temporário. Nessa hora a coordenação não vale a mesma coisa não né? Pq será que os valores não são os mesmos hein?
    A palavra indignação tá sendo pouco.
    Daiane.

    Curtir

  228. maria disse:

    Boa noite, quero saber sobre o direito dos alunos serem dispensados nos sábados. O documento responde que os adventista têm o direito, e os outros: outras religiões que têm atividades, curso, etc. O direito de ter a falta abonada é extensiva a outros casos? Obrigada.

    Curtir

  229. Jaqueline disse:

    WD, estou grávida, sou CT, meu contrato vai só até dia 15-5 e acho que ganho antes, como fico? terei direito aos 6 meses mesmo sem um contrato até o final do ano?

    Curtir

    • Patrice disse:

      Boa noite, jaqueline te indicaria ir no sinpro no dia do advogado da saúde, tambem sou ct e tive o meu bebê antes de iniciar o contrato, no inicio do ano letivo, e ganhei o direito dos 6 meses, pode ser que o GDF não queira pagar todos os meses inicialmente mas vá ao sinpro e eles vão te orientar e te ajudar, acredito sim que vc tem direito, mas tera que ter muita paciência o processo é longo.Espero ter ajudado.

      Curtir

  230. Natália disse:

    Olá,
    eu tenho uma dúvida. Na minha cidade ocorreu um edital no mês de dezembro de 2011 e já estamos em maio de 2012 é possível que este edital espire??
    e como eu não sou habilitada ainda quais são meus direitos?
    Obrigada.
    Natália

    Curtir

  231. profluli disse:

    Olá WD, gostaria de uma simples informação: entrei com o pedido de pgto. de especialização (pós-graduação) , pgostaria de saber se há um termo específico no contracheque informando o valor ou é acumulado ao vencimento? Agradeço.

    Curtir

  232. profluli disse:

    Olá WD, a pergunt é simples: a gratificação de especialização (pós-gradução) aparece de forma específica no contracheque ou incide sobre o vencimento? Agradeço.

    Curtir

  233. Meire disse:

    Boa noite!

    Estou de LTS do dia 06/05/2012 até o dia 06/07/2012, com junta médica para 07/07/2012.Fiquei sabendo que chegou um professor efetivo para o meu lugar e a diretora disse para minhas colegas que eu não volto mais para a vaga que ocupava.Isto pode acontecer? Vou perder minha lotação na escola por ter adoecido??Por favor me ajudem a tirar esta dúvida.

    Curtir

  234. Graciela disse:

    Olá WD, estou de licença maternidade e a SEDf negou a minha solicitação da licença Prêmio. Eles alegam que não há professor substituto, mas já tem uma professora no meu lugar. A SEDF pode fazer isto? Eu posso entrar com recurso?

    Curtir

  235. GLÁUCIO ANACLETO DA SILVA disse:

    GLAUCIO
    (PROF: EDUCAÇÃO FÍSICA)
    CEF FERCAL – SOBRADINHO

    CARO WD,

    NÃO FIZ GREVE.
    AGORA QUEREM ME OBRIGAR A TRABALHAR MAIS DE 20 HORAS SEMANAIS.
    MEU CONTRATO COM A S.E. É DE 20 HORAS SEMANAIS.
    SOU OBRIGADO A TRABALHAR MAIS DE 20 HORAS?
    VÃO ME PAGAR HORAS EXTRAS E ADICIONAL NOTURNO?

    ACHO QUE A S.E. DEVERIA CONTRATAR PROFESSOR PARA DAR AULA DE REPOSIÇÃO.
    NÃO VOU TRABALHAR NO SÁBADO.
    VÃO CORTAR MEU PONTO?
    DESCONTAR DO MEU SALÁRIO?
    QUE DESCONTEM
    E O QUE ACONTECE COM OS ALUNOS COM ESSES DIAS QUE NÃO VOU REPOR?.
    (POSSO REPOR CONTEÚDO COM TRABALHOS)

    DATA DE ADMISSÃO 13/03/1984

    GLÁUCIO ANACLETO DA SILVA
    58836-9

    Curtir

  236. Carlos Augusto disse:

    Sou professor concursado desde 2009. Gostaria de saber qual é a gratificação para professores com pós graduação (Especialização)

    Curtir

  237. FERNANDA disse:

    Olá, boa noite!
    Washington, sou professora do contrato temporário, tenho uma filha de 11 meses e “gostaria de saber se tenho direito ao auxílio-creche? e se sim, onde devo solicitar desse beneficio?” muito obrigada, e aguardo resposta!
    (e-mail: fernandadecarvalho19@hotmail.com)

    atenciosamente: Fernanda Carvalho.

    Curtir

  238. Maria Silva disse:

    Maria Silva disse:
    O seu comentário está aguardando moderação.

    01/06/2012 às 7:52
    Gostaria de sugerir que reavaliassem o site do SINPRO com o objetivo de torná-lo mais fácil no manejo para as pessoas que não dominam o referido recurso, que não dominam inglês. Para as pessoas com dificuldade de locomoção para chegar até o SINPRO e, também, para as pessoas que não possuem conseguem falar com o SINPRO via telefones…
    Agradecida ficarei imensamente!!!

    Curtir

  239. Maria Silva disse:

    Maria Silva disse:
    01/06/2012 às 7:47
    Sr. WD, gostaria de saber se o professor que está lotado na escola é obrigado a substituir. E se for, em que condições, em que situações. Ah! por que as pessoas que estão na direção da escola não substituem??? ( A direção que refiro são professoras e não são readaptadas ). Os telefones do SINPRO não atendem…
    O Sr. poderia enviar o email do SINPRO que eu possa obter respostas quando precisar questionar sobre dúvidas iguais a esta???

    Curtir

  240. pedro disse:

    WD, gostaria de saber se para orientador educacional estão concedendo licença para tratar de assuntos particulares, pois sou 60hs e gostaria de ficar um período só em uma matrícula.

    pedro.

    Curtir

  241. Doomateus disse:

    Olá WD. Acabo de tomar posse e fui a escola, Minha dúvida é, em se tratando de jornada de 40h semanais, quanto tempo devo permanecer em regência? Pelos horários que me foram passados estou com 32 horas de regência. Acredito ter visto em algum lugar algo em torno de 25h de regência. Há algo que normatize a esse respeito ou fica critério da direção da escola ou DRE?

    Obrigado.

    Curtir

  242. Maria Silva disse:

    Uma tentativa de obter respostas… quem sabe, né?!?!? Professora é assim, …agradeço se puder e se for da sua vontade! Aguardo!!!! Obrigada!!!

    Maria Silva disse:
    O seu comentário está aguardando moderação.

    09/06/2012 às 10:33
    Sr. WD, as respostas de alguns participantes são registradas no seu blog. Gostaria de entender o critério. Perguntei para o Sr. sobre substituição de professores e os contatos do SINpro e não obtive respostas…. O Sr. pode informar-me qual o critério que o Sr. utiliza para responder??? …sugiro que constitue uma ‘equipe’ para ajudá-lo. O Sr. ‘disse’ que quer ser governador do DF?! Isto é verdade? (mais uma pergunta…) Aguardo respostas. De todas as perguntas que registrei…. Aguardo, né?!?! Obrigada!

    Responder

    Curtir

  243. Kátia Guedes disse:

    Olá Washington,
    Gostaria de saber se uma vez readaptado, o servidor poderá ou não ampliar carga horária e se o mesmo pode ou não ser remanejado para uma escola mais próxima de sua casa com laudo médico que justifique o motivo.
    Atenciosamente,
    Kátia

    Curtir

  244. vaezza disse:

    WD, QUERO TIRAR UMA (duas)DUVIDA COM VC, gostaria de saber se o acumulo de matriculas ou seja duas matriculas o profesor tem q ser concursado em disciplinas diferente, visto q a constituição diz apenas para q haja compatibilidade de horario, pergunto isso pois já sou concursada em um municipio e fiz concurso lá de novo e passei pra mesma disciplina e fiquei sabendo q algumas pessoas fizeram isso e a prefeitura não deu posse a eles isso é legal? e outra posso ser filiada ao Sinpro sendo funcionaria de outro municipio? aguardo

    Curtir

  245. erika disse:

    Ola… gostaria de uma informacao
    sou professora act da prefietura com contrato ate 20/12 desse ano e caso no dia 13/07, qntos sao os dias que tenho direito a licenca??? esses dias ao pela clt?? na clt diz que os professores tem direito a 9 dias, isso vale pra os acts de prefeituras ou somente professores de escolas particulares que é o que a educacao aqui esta alegando… diz a secretaria q sou celetista somente entao meu direito eh a 3 dias… qual é a real??

    Curtir

  246. marilys disse:

    Washington, os professores em contrato temporário são regidos pela CLT, gostaria de saber então, por que não temos o FGTS e todos os diritos adquiridos dos trabalhadores regidos por essa lei !? Já fiz essa pergunta nas regionais que passei e todos ficam com cara de paisagem! Ninguém consegue me responder! Obrigada!!!
    Marilys.

    Curtir

  247. marilys disse:

    correção: direitos !

    Curtir

  248. Mari disse:

    Cadê a minha pergunta? Sumiu? E então como trabalhadores regidos pela CLT por que não temos FGTS e todos os direitos garantidos por essa lei? Poxa não apaga não! Responde aí! Obrigada!

    Curtir

  249. Frank disse:

    Caro WD,

    Parabéns pelo excelente trabalho realizado no blog em prol dos educadores do DF.

    Sou um dos aprovados que aguarda a nomeação para a carreira de magistério público do DF e gostaria, por gentileza, que me respondesse os seguintes questionamentos:

    1 – O atual regime previdenciário dos professores do DF é a de aposentadoria integral, cumpridos os requisitos de tempo de contribuição e idade?

    2 – Caso a resposta anterior tenha sido positiva, há hoje alguma tendência para se modificar o atual regime previdenciário dos servidores do DF, nos moldes do que foi feito na esfera federal por meio da Lei 12618?

    Curtir

  250. michelle paiva disse:

    Boa Tarde, estou bastante feliz por todos os convocados, mas gostaria de saber se nao irao convocar os professores de 20h. Passei para artes 20h, e fiquei feliz por terem nomeado ate 81, para artes, mas foram apenas profesores de 40h. Entao ha alguma posicao sobre os professores de 20h.
    desde ja obrigada.

    Curtir

  251. Prof 21 disse:

    WD, quero relatar um fato triste e injusto ocorrido com uma amiga minha e pedir sua opinião tanto como profissional da educação quanto como membro do SIMPRO.

    Minha amiga estava dando aula como contrato temporário em uma escola do plano piloto desde o início do ano, na penúltima nomeçao feita pela secretaria de educação ela perdeu o contrato pois um professor efetivo chegou para ocupar a vaga. Até aí tudo certo, pois todos nós temporários sabemos dessa possibilidade, quando entramos temos consciência de como funciona todo o sistema.

    O problema ocorreu quando minha amiga começou a se mexer para conseguir outro contrato, sabendo que ainda haviam escolas com carência. Assim que se certificou das carências na sua área de formação procurou as escolas referentes a essas carências que ficaram felizes em saber que tinha professor disponível uma vez que os alunos estavam sem aula desde o término da greve. Enretanto, ao tentar, na Regional de Ensino do Plano Piloto, preencher uma dessas vagas, ficou sabendo que seus dados haviam sido retirados do banco de dados por que ela havia negado carências anteriormente e tinha ultrapassado o limite dos “nãos” ditos à regional.

    O fato curioso é que os “nãos” ditos pela minha amiga foram para carências TODAS fora do plano piloto, ela não havia negado nenhuma carência da Regional para a qual prestou o concurso para temporária, e mesmo assim esses “nãos” foram contabilizados e considerados para que fosse retirada do banco de professores substitutos.

    Se na hora de preencher as carências a secretaria junta tudo no mesmo bolo por que fazemos o concurso e somos classificadas por regional? Essa é uma questão incoerente e injusta. As escolas estão com carência, a professora está disponível mas não pode assumir porque foi retirada do banco injustamente.

    Entendo que as regionais podem usar os professores de umas das outras, mas se o concurso é por regional, só deveriam ser contabilizados os “nãos” para a regional para a qual prestamos concurso, você não acha?

    Algumas pessoas podem até pensar que existem coisas mais inportantes a serem discutidas, mas vejo que os temporários sempre ficam em segundo plano, para não dizer em último plano. Quero lembrar que somos igualmente professores e fazemos o mesmo trabalho que o dos efetivos e merecemos o mesmo respeito e tratamento.

    Precisava relatar isso no blog pois tmabém sou temporária e isso pode acontecer comigo a qualquer momento. Também dei vários “nãos” à regional quando me chamaram para escolas fora da regional do plano piloto. E, se um efetivo aparece para ocupar a vaga na qual estou, quem estará na rua da amargura amanhã sou eu.

    Vocês acham justo? Se escolhi o plano piloto na hora de prestar o concursso é porque não quero ou não posso trabalhar em outro lugar, não é justo que eu perca o direto de estar no banco de professores substitutos por ter recusado carências que não pertencem à regional para a qual prestei o concurso. E o que é menos justo ainda é que os alunos continuem sem aulas por uma incoerência administrativa da SEDF.

    Curtir

  252. RAFAEL disse:

    Prezado, boa noite.

    Estou com uma duvida referente a TIDEM, meu irmão me convidou para participar de uma sociedade da empresa dele, mas não irei trabalhar lá, somente como investidor mesmo, nesta caso eu tendo participação societária somente como investidor, isso me impede de receber a TIDEM?

    Curtir

  253. Janaina disse:

    Olá Washington,sou professora eventual,estou com contrato vigente e eu era categoria O,cai para V,estou tentando pegar licença maternidade,estou prestes a ganhar,mais o secretário da minha escola informou que eu não tenho direito a nada,mais como não tenho se eu contribuo com o inss desde 2008.Ja fui na previdência e eles alegaram que,quem tem que pagar é a Secretaria da educação,mais o secretario da escola disse que não eai oq fazer para onde recorrer? me ajude

    Curtir

  254. Patrícia Rodrigues disse:

    WD,
    tem previsão para outro concurso público ainda essa ano?

    Curtir

  255. Patrícia Rodrigues disse:

    *esse

    Curtir

  256. adriana disse:

    olá gostaria de saber sobre a postagem que uma professora fora do numero de vagas foi empossada, porque vc disse q o departamento jutidico já estava analisando , gostaria de saber a que comclusão chegaram

    Curtir

  257. Elaine disse:

    WD, esse ,ês o salário de temporário foi reduzido, conversei com outras colegas e todas viram a mesma coisa, quase 300 reais a menos e não faço a menor idéia do motivo, se puder ajudar ficarei grata.
    Atenciosamente,
    Elaine Meneses

    Curtir

  258. Shirlei disse:

    Olá, Washington. Sou professora peb II categoria O, a partir de 05/03 comecei a substituir uma professora, mas ela voltou hoje (29/06), ultimo dia de aula, segundo comentários, eu perco as férias (ela ganha o mês das férias e eu não ganho)
    Isso realmente é verdade? Há como eu recorrer?

    Curtir

  259. Boa tarde, Washington você já tem alguma noticia se haverá seleção para contrato temporário. Pois estou feliz com a reconvocação, tenho parentes e colegas que estão na convocação e são merecedores desta vitoria, mais os contratos estão mais uma vez sendo tratados como professores insignificantes na rede, esqueceram que lutamos na greve com/pela categoria? Obrigada…Por favor resposta WD!

    Curtir

  260. Carol disse:

    Olá Washington, sou mestranda, e passei em um concurso em uma Universidade Federal, cujo requisito era ser mestre, mas como não é necessário entregar certificado na prova resolvi me arriscar, tendo passado corro o risco de não poder assumir, já que ainda não tenho a ata de defesa. Minha dúvida é, estou no meio da pesquisa, e gostaria de saber se há algo que me respalde de poder terminar o mestrado sem perder o concurso?Algum mandado de segurança ou coisa assim?
    Desde já agradeço a atenção!

    Curtir

  261. Nilza Costa Silva Rabelo disse:

    Olá, professor, sou professora efetiva a 22 anos, sou diabética e recentemente tive um infarto do miocárdio e precisei colocar duas safenas, gostaria de saber se tenho algum direito com relação a receber precatório, insenção de imposto de renda ou outra coisa. desde já agradeço.

    Curtir

  262. marinalva disse:

    olá whashington sou recém contratada da secretaria de educação, trabalhei 6 anos como professora temporária e 2 anos como apoio administrativo sendo que deste ultimo atuei como supervisora por mais de um ano, tenho portanto um razoável conhecimento da seedf de varios angulos, fui convidada novamente para dar trabalhar na supervisão de uma escola em que ja conhecem meu trabalho tanto como professora como supervisora, mas ouvi boatos de que por ser recém nomeada seria impedida, gostaria de saber das minhas possibilidades pois sinceramente estou desconfiada de estar sofrendo assedio moral ja que se não for eu a deixar a sala de aula para assumir a função isto será feito por outra professora gerando da mesma forma uma substituição em sala de aula, e em que sentido posso contar com o amparo do Sinpro no que diz respeito aos meus direitos como professora. aguardo ansiosamente por sua resposta, desde já agradeço, um abraço.

    Curtir

  263. Magna disse:

    Olá WD!
    Sou profesora de contrato temporário e fui devolvida recentemente por motivo de posse de um professor efetivo. A escola onde eu estava fez greve mas eu e mais algumas colegas temporárias não fizemos greve, cumprimos nosso horário e até mesmo assinamos a folha de ponto recebendo o salário normalmente.
    Pelo fato de não haverem alunos não houve aula e por isso temos reposto até então mas agora que fui devolvida na GRE de Santa Maria me informaram que tenho que repor na escola onde estava pois o professor que chegou é efetivo e não teve nada a ver com a greve e tendo em vista que não pode ficar esse déficit na escola onde eu estava tenho que voltar a ela todos os sábados de reposição até o fim do ano independente de eu estar ou não em outra escola! Até então não estou em nenhuma escola.
    Mas gostaria de saber como vou repor dando continuidade a um assunto que não estou trabalhando, há sábados que são repostos com reuniões de pais, conselhos de classe… como vou proceder nesses dias já que não acompanho mais esses alunos?
    O pior é que eu não fiz greve, cumpri meu horário e assinei minha folha de ponto, mas agora sair de casa para repor em uma escola na qual não trabalho mais é muito estranho! Tanto na GRE como no sinpro me disseram que nada posso fazer a não ser acatar pois caso contrário haveriam consequências administrativas para mim! Gostaria de compreender quais! Mesmo poque está muito próximo da minha convocação e não quero ser prejudicada!
    Realmente estou precisando de esclarecimentos se vc WD puder me ajudar fico muitíssimo agradecida!

    Curtir

  264. Silvana disse:

    Oi , gostaria de saber se quem esta gravida pode participar
    Do contrato temporário?

    Curtir

  265. matheus disse:

    olá eu trabalho em um colégio estadual como serviço gerais,e cumpro 40 horas de segunda a sexta feira,e quero saber se tenho obrigação de trabalhar aos sábados.

    Curtir

  266. Lu disse:

    Por gentileza, comente sobre o Parecer 152/90 e Recomendação da Proeduc, mencionada na Circular enviada pela Sede as DREs e escolas, sobre adesão/paralisação/reposição ou não, bem como o direito de fruir o recesso total para quem paralisou, parcialmente. E quem não paralisou, mas cumpriu integralmente a sua obrigação está sendo cerceado em seus direitos? Tenho todos os documentos avaliativos, dentre outros, com ciência dos demais segmentos. Assinei minha frequência regularmente, mas estou com o gravame na folha de ponto, inclusive em LTS.
    Agradeço antecipadamente,

    Curtir

  267. jô Campos disse:

    WD, tem alguma notícia sobre o pagamento de exercício findo? Estou aposentada desde 2008 e esse exercício findo não é pago de jeito nenhum. è um absurdo!

    Curtir

  268. anapaula disse:

    oi sou manicure estou com uma ferida na perna e o medico do ponto socorro da minha cidade me deu 5 dias de fastamento e o meu patrao diz q nao vale pq e do ponto socorro

    Curtir

  269. jad fawzi ahmad disse:

    ola wd, meu nome e jad fawzi sou professor contrato temporário, ontem li um post seu sobre a reunião junto com a secretaria de educação e la dizia que a secretaria de educação garantiu que esta pagando os sábados de reposicacao para os contratos…eu mesmo nao estou recebendo, entao gostaria de saber, a quem devo recorrer? obrigado desde já!!

    Curtir

  270. Lucinha Xavier disse:

    Olá Washington, sou professora com contrato temporário em uma escola situada na Asa Norte, gostaria de pedir devolução, pois me sinto constantemente humilhada pela diretora, li algo a respeito da recusa do contrato, mas como já assumi, não sei se o pedido de devolução pode me prejudicar. Nesse caso, isso pode ser feito e eu voltar para o banco sem prejuízo? Posso entrar com uma ação de danos morais contra ela (diretora)? Aguardo suas orientações.

    Curtir

  271. Tais Reis Borges disse:

    Muito me espanta o sindicato convocar 6.000 professores para entregar os documentos para dar execução nas ações do Vale Alimentação.
    Eu dei entrada em 2008. E ate advogado exato momento ninguem fez nada. Consulto no site do STJ e sequer foi dado entrada. DESCASO.

    Curtir

  272. Larissa disse:

    Olá, estou cumprindo carência desde abril, mas a professora só renova de 30 em 30 dias. Estou na 32ª semana de gestação, gostaria de saber se já posso entrar de licença e caso minha carencia nao seja renovada (prevista para o dia 30/08) poderei sair de licença mesmo assim?

    Curtir

  273. Gregório Ramos disse:

    Boa noite,
    Sou professor, trabalho em um Centro interescolar de línguas. Fui selecionado em um mestrado na França.
    O problema é que não consigo saber sobre afastamento remunerado para estudo.
    Entrei com pedido de afastamento junto a SEDF que, no entanto, foi indeferido, alegando a portaria 156 que, além de limitar o número de professores, diz que o afastamento só é possível para realização de curso no Brasil, segundo a informação de uma funcionária da SAD.
    Gostaria de verificar se essa informação é coerente e se não entra em contradição com LEI COMPLEMENTAR Nº 840 DE 23 DE DEZEMBRO DE 2011.

    Clique para acessar o 00000236.pdf

    Seção V, art 161-
    Seção V
    Do Afastamento para Participar de Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu
    Art. 161. O servidor estável pode, no interesse da administração pública, e
    desde que a participação não possa ocorrer simultaneamente com o exercício do cargo ”

    Gostaria de saber o que poderia fazer, para que meu pedido fosse reconsiderado, pois tenho prazo até outubro pra começar o mestrado na França.
    Desde já, obrigado

    Curtir

  274. Lucia moreira disse:

    Professores e professoras desconvocados. Os colegas que entraram com o mandato de seguranca foram convocados para serem nomeados e muitos estao com classificacao bem alta e passando na frente de muita gente.
    vamos buscar nossos direitos

    Curtir

  275. Lucia moreira disse:

    As nomeacoes estao no DODF de 24/08 secao 2

    Curtir

  276. WD li no Quadro Negro de Agosto/2012 que uma das conquistas
    sobre o plano de carreira é a inclusão na Lei dispositivo que garante aos professores em licença médica durante o período de férias coletivas o gozo das ferias imediatamente após o término da licença. Isso já está valendo? Diz também que antes o professor tinha que recorrer à Justiça para obter tal direito. Tendo de recorrer à Justiça como o professor deve proceder?

    WD já publiquei essa pergunta em outro post e não obtive resposta. Por favor, preciso de orientação. Minha licença está por vencer e tenho de ver se devo tomar providências. Sei que você faz parte dos responsáveis por assuntos jurídicos do SINPRO, mas se não tiver como me orientar, pode passar o contato de quem possa? Obrigada.

    Curtir

    • Gregório Ramos disse:

      oLÁ,
      Se bem entendi sua dúvida… bem.. Eu estive de licença médica de quase dois anos. Tirei dois meses de férias e os vencimentos tb foram garantidos.
      Bão tive nenhum aborrecimento. Vc tem de assinar isso é na secretaria da sua escola…

      Curtir

  277. Maria de Nazare disse:

    Sr. WD, ….Alguém pode me informar sobre os direitos que posso usufruir após os meus 26 anos de SEDF? 1. Redução de carga horária de trabalho: quando posso solicitar? preciso estar em sala de aula pelo menos 25 anos? qual a quantidade de horas semanais reduzida? Por gentileza, ajudem-me! Obrigada!

    Curtir

  278. Rosaly Aciole dos Santos Soares disse:

    Olá Washington. Preciso de orientação. Espero que possa me ajudar de alguma forma.
    Sou professora de contrato temporário e estou grávida de 4 meses. O nascimento do bebê está previsto para meados de fevereiro de 2013. Porém, é possível que a gravidez seja interrompida a partir do sétimo mês e o bebê nasça no final deste contrato. As minhas dúvidas são:
    • Tenho direito de receber os 6 meses de licença maternidade independente da data de nascimento do meu filho?
    • Devo buscar aprovação no concurso para garantir meus direitos?
    • Preciso filiar-me ao sindicato para entrar com uma ação judicial?
    • Quais procedimentos devo tomar para resolver essa situação?
    Obrigada pela atenção. Aguardo resposta.

    Curtir

  279. Rafaela disse:

    Senhor WD, o senhor é o único moderador deste blog? O senhor lê os textos antes de autorizar a publicação? Aguardo resposta. Obrigada.

    Curtir

    • RAfaela,

      Faço este blog sozinho e infelizmente não tenho como ler todos os textos e responder todas as perguntas.

      Curtir

      • Rafaela disse:

        …alguns dos que postam aqui estão equivocados no tratamento … expressões pesadas e agressivas sendo dirigidas nas escritas das postagens… as expressões não correspondem ao comportamento de um professor… por isto perguntei se teria uma leitura prévia…

        Curtir

  280. jô Campos disse:

    Gostaria de saber se o GDF vai pagar o nosso vale alimentação, ou se é apenas para a administração direta, pois quando é para as coisas ruins somos funcionários do GDF, e quando é para as boas( como nesse acordo), aí , não somos. Se não, vamos pedir a interfência desse órgão negociador, conciliador do tjdf, urgente, pois também merecemos,já que aguardamos os mesmos 17 anos por isso.

    Curtir

  281. Daniel Lucena disse:

    Boa Noite Washington,

    sou o 8º colocado para professor de Biologia, 20h, do concurso para professor efetivo de 2010. Na última nomeação de 3 de setembro de 2012, foram nomeados o 6º e 7º colocados. Você sabe se tenho boas chances de ser chamado? Quando?

    Curtir

  282. Mircéa Cândida Frasão disse:

    Boa tarde! Gostaria que me esclarecessem algumas dúvidas. Sou coordenadora pedagógica, quando me candidatei a essa função o diretor da escola afirmou que nessa condição eu teria maior flexibilidade no horário para cursos de aperfeiçoamento, podendo optar pelo horário da tarde ou da manhã. Entretanto, ao longo do ano já fui impedida de me inscrever em cursos e palestras no horário de “regência”. A primeira dúvida é se o coordenador tem mesmo essa flexibilidade e, se tiver, se o diretor pode impedir que eu usufrua disso. A segunda dúvida é em relação ao mestrado, estou fazendo a seleção agora e, por isso há alguns dias que tenho prova em horário de trabalho, quero saber se já é meu direito ser liberada para as provas, como atividade de aperfeiçoamento profissional, ou se dependo de algum acordo com a direção. Aqui me sugeriram pegar atestado no dia das provas. Obrigada. Mircéa Frasão

    Curtir

  283. Gustavo disse:

    Olá, Washington.

    Fui professor temporário de março de 2011 a julho de 2012. Ao realizar a rescisão, fui informado de que as verbas rescisórias referentes ao ano de 2012 serão pagas somente em dezembro. Gostaria de saber se este é o procedimento correto ou se eu já deveria ter recebido no momento do desligamento.

    Aguardo resposta.
    Grato desde já,
    Gustavo

    Curtir

  284. Rosilene Vieira disse:

    Olá Washington, boa noite.
    Sou professora na Apae (associação de pais e amigos dos excepcionais). Sou regente da sala na parte da manhã. Na parte da tarde estava substituindo( sala era minha como regente até o final do ano).Tive problemas de saúde inclusive na Apae.Por isso decidi,não ficar na substituição da tarde.Entreguei os atestados médicos.Mas o RH e a Contadora não aceitaram me pagar licencia médica no período da tarde alegando que substituta não tem direito a assistência saúde.Por favo ,me oriente. Muito obrigada.Atenciosamente Rose.

    Curtir

  285. MARIA PAULA DE NADRADE SOUZA disse:

    OI WASHINGTON, TENHO ALLGUNS PROCESSOS QUE FORAM PARA O EXERCÍCIO FINDO. COMO FIQUEI COM DEFICIÊNCIA FÍSICA GRAVE, SERÁ QUE TENHO DIREITO DE ENTRAR NA LISTA DE PRIORIDADES, COMO ESTOU NA DO PRECATÓORIO?

    Curtir

  286. Rita Campos disse:

    Há alguma previsão para a seleção de contratos temporários 2013?O concurso será prorrogado? Ainda há tempo abil para a abertura de um edital para que a prova ocorra? Estamos todos, contratos temporários, ansiosos por respostas! Desde já agradeço por sua atenção e resposta a nossas dúvidas!

    Curtir

  287. emilene disse:

    Sou professora na SE/DF desde 2005 e a apenas um mes descobri que tenho visão monocular, passei pelas pericia da SE e gostaria de saber quais são os meus direitos dentro da SE, ou esses direitos apenas se restringem a prioridade na escolha de turma?

    Curtir

  288. Valéria disse:

    Washington, creio que seria bom vc ver pessoalmente esta questão, pois existem outros professores (como eu) que não sabem de seus direitos, ou seja, os direitos de quem tem visão monocular. Inclusive, tem alguns estados em que os portadores desta deficiência possuem o direito de redução de jornada. Vc como representante juridico do Sinpro, poderia nos ajudar??

    Emilene, que eu saiba , visão monocular não dá direito à prioridade na escolha de turmas. Verifique na portaria de distribuição de turmas esta possibilidade.

    Curtir

  289. guatemoque disse:

    O que acontece quando temos uma falta injustificavel,para concessão da LPA e da aposentadoria .É necessário trabalhar quantos dias 1 mês no caso da LPA e um dia na aposentadoria.Esclareça por favor.

    Curtir

  290. Patrícia disse:

    WD, sou professora recém contratada (julho) participei do Remanejamento Interno e fiz uma péssima escolha por não ter conhecimento da escola para onde iria (pela localidade e horário -cef), mas me arrependi demais, sei que a escolha foi minha e que deveria ter analisado e pesquisado antes, mas infelizmente não o fiz. Agora terá o Remanejamento Externo e as vagas da escola na qual estou hj e gostaria de continuar ainda estão disponíveis. O que posso fazer para permancecer onde estou? Sei do Edital que rege o Remanejamento…mas gostaria de participar do Externo e bloquear uma das vagas, mesmo que fosse a última! Ou posso pedir remoção depois de assumir minha vaga? Ou pedir que meu atual Diretor me rquisite? Fui na DRE e também liguei na SUGEPE, mas ninguém me diz nada válido.
    ME ajude.

    Curtir

  291. Como filha solteira, idade 46 ano, de servidor federal falecido e de baixa renda econômica,considerando que a remuneração é equivalente a salário minimo, como proceder para requerer a legalidade na pensão desse benefício? Maria de Fátima-Brasília-DF, em 27 de novembro de 2011.

    Curtir

  292. Como filha solteira, idade 46 anos, de servidor público federal falecido em 22/11/2012 e de baixa renda econômica, sem bens patrimoniais, apenas um veículo corsa 96, valor de R$ 6.000,00, considerando que minha remuneração é equivalente a um salário mínimo, pergunto: como proceder para requerer a legalidade da pensão ao benefício titulado como pensionista? Maria de Fátima-Brasília-DF, em 27 de novembro de 2012.

    Curtir

  293. Josimar disse:

    Washington… Sou professor temporário do Rede Federal de Ensino. Se eu fizer o concurso para temporário do GDF, terei impedimentos para assumir?

    Curtir

  294. geisa disse:

    sou professora da rede municipal de ensino efetiva falta um ano pra eu terminar minha faculdade (pedagogia) gostaria de saber se corro o risco de perder minha sala de aula,enquanto não termino atuo a 6 anos obrigada espero resposta.

    Curtir

  295. Frederico Moura disse:

    Bom dia!! . Bem, minha filha de oito anos ficou retida no 3 ano do ensino fundamental. A escola não nos esclareceu os motivos para a reterem, e emitiram um relatório que levamos para apreciação de outros pedagogos e os mesmo disseram que além de ser contraditório o tal relatório, é também uma grande injustiça pois a criança se não atingiu todos os objetivos propostos pela escola , atingiu sim a garnde maioria deles. O que podemos fazer para recorrer dessa “reprovação” uma vez que a escola não quer voltar atrás e também não nos esclarece os motivos pelos quais a reprovaram? Obrigado.

    Curtir

  296. Kris disse:

    Olá, Washington! Gostaria, por favor, de um esclarecimento: como professora em licença sem vencimentos pelo estado do Paraná, eu posso atuar na educação do GDF como professora substituta? Isso atrapalharia a assinatura do contrato de relação de trabalho? Obrigada desde já!

    Curtir

  297. Kamila disse:

    Washington, sou professora efetiva, entrei em julho de 2012. Tenho algumas dúvidas quanto o Adicional de qualificação e o Adicional de Titulação. Sei que temos direito a titulação, mas e ao AQ?
    Li na cartilha do seguinte link que a carreira magistério está excluída, isso é correto?
    http://www.df.gov.br/apoio-ao-servidor/carreiras-do-distrito-federal/cat_view/95-portal-do-servidor/96-carreiras-do-distrito-federal/100-gratificacao-de-titulacao-e-adicional-de-qualificacao.html

    Se temos direito ao AQ, o curso deve ser de quantas horas? Podemos apresentar em estágio probatório?

    Aguardo resposta.

    Obrigada!

    Kamila Rodrigues

    Curtir

  298. Gostaria de saber se é constitucional contratar professores temporários sem processo seletivo. Apenas com entrevista. A lei permite? E o direito de concorrência pelo cargo, onde fica? Alguém com conhecimento de causa pode me esclarecer esta dúvida? Obrigada.

    Curtir

  299. Janilene Cavalcante disse:

    Olá WD,
    Não é uma resposta e sim uma dúvida. Fiz a prova de contrato temporário para 2013 e creio que ficarei em uma boa colocação, mas vou ganhar nenê dia 23 de fevereiro.Se formos chamados dia 14 ou 15, ao ganhar meu nenê, posso entrar de licença maternidade ou tenho que obrigatriamente trabalhar 15 dias consecutivos?
    Obrigada!

    Curtir

  300. Lia disse:

    WD, passei no concurso para professor temporário e gostaria de saber o que faço para conseguir o contrato se ainda estou no ultimo semestre da faculdade. Vc me aconselha entrar com pedido de segurança?

    Curtir

  301. Pedro disse:

    WD, Minha mae passou no concurso dos professores do df em 2010, a classificação dela é 2270, sera que tem chances de chamar ela ainda ? vai ser chamado professores mensalmentes ?

    Curtir

  302. Andréa Cristina Batista Machado disse:

    Uma informação que obtive me deixou preocupada, principalmente porque não faz sentido. Fiquei sabendo que a fila de professores temporários não anda em razão das “rejeições” dos primeiros colocados quanto aos locais para os quais são encaminhados. De acordo com a informação, caso o professor não goste do lugar e rejeite, ele volta para o mesmo lugar na fila até que seja encaminhado para um lugar que aprove. Enquanto isso, a fila fica parada e a escola rejeitada fica sem professor. Isso é verdade? Não faz o menor sentido. O correto seria se o professor rejeitar a escola, ir para o final da fila, e o próximo colocado ser encaminhado. E assim por diante. Afinal, as escolas precisam de professores, os professores precisam trabalhar e os alunos precisam estudar.

    Curtir

  303. Rafael Almeida disse:

    Bem,na verdade gostaria de fazer uma pergunta. Minha esposa se acidentou e tive que acompanhá-la no hospital e tive que faltar um dia de trabalho. Gostaria de saber qual documento eu pode apresentar a empresa para que não seja descontado do meu salário?Obrigado.

    Curtir

  304. Tania disse:

    Gostaria de saber se alguém já conseguiu portabilidade para o bb ou cef?

    Curtir

  305. ELISABETH DE MATOS disse:

    CONVOCAÇÃO JÁ! PROFESSORES DE ESPANHOL JÁ!
    A vigência da Lei nº 11.161/2005 ficou estabelecido nacionalmente que “o ensino da língua espanhola, de oferta obrigatória pela escola e de matrícula facultativa para o aluno, será implantado gradativamente, nos currículos plenos do Ensino Médio” (art. 1º), cuja conclusão do processo deverá ser realizada no prazo de cinco anos, a partir da implantação da citada Lei.

    Dessa forma, todas as escolas públicas e privadas deverão a partir de 2010 oferecer no mínimo, duas línguas estrangeiras modernas, uma de matrícula obrigatória e outra de matrícula optativa para os alunos, sendo que uma das Línguas Estrangeiras terá que ser a Língua Espanhola.

    Curtir

  306. Katiuscia disse:

    Posso acumular cargo com tecnico adm da secret de saude???

    Curtir

  307. snaker disse:

    Boa noite!

    Sr. Washington Dourado

    No Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) de 15/03/2013, saiu a nomeação de vários professores como por exemplo de informática. Temos colegas que já trabalham 40h(diurno) e pretende acumular com as 20h (noturno). No DF existem escolas que trabalham com Jovens e Adultos e etc a noite, e os laboratórios estão fechados, eles também tem direito de acesso a computadores (internet), cursos de operadores de micros e etc.

    Gostaria de saber como irão ser as vagas? Porque existem muitas carências noturnas nas escolas.

    Grato.

    Curtir

  308. Alaídes Gonçalves de Oliveira Martins disse:

    Senhor Washington Dourado. Sou aposentada por invalidez. Fui drasticamente prejudicada pela emenda 41/2003..Agora com a promulgação da emenda 70/2012, devo pedir revisão de minha aposentadoria? Aposentei no padrão 16D Professora classeA 40 horas. Hj recebo menos do quem está no padrão 8. Preciso de orintação. Grata

    Curtir

    • Alaídes,

      É complicado fazer alguma sugestão para o seu caso aqui pelo blog. Sugiro que você nos procure no sindicato com o contracheque para que possamos fazer uma avaliação.

      Curtir

      • jô Campos disse:

        O professor aposentado por invalidez permanente é duplamente prejudicado: além da doença incapacitante, sofre com os prejuízos financeiros, pois fica estacionado na carreira, sem poder mudar de padrão, o que é uma injustiça, já que sua aposentadoria não é por opção, sendo assim, defendo que recorramos à justiça, pedindo que tenhamos o direito de ir no momento da aposentadoria para o padrão final, é o mais justo. WD, o que podemos fazer a respeito disso? Seria possível requerermos isso , junto ao governo, sem termos que recorrer a justiça ? Precisamos de orientação, urgente. Se outros colegas concordam comigo, vamos nos unir e quem sabe , alterar essa injustiça.

        Curtir

        • Alaides Gonçalves de Oliveira Martins disse:

          Concordo plenamente colega JÔ Campos, fui aposentada em 2004 no padrão 15. Hj recebo menos do que um professor que está no padrão 8. Isso é uma grande injustiça. Além de não aumentar , ainda diminuiu. Isso é revoltante.

          Curtir

          • jô Campos disse:

            Vou ao Sinpro pessoalmente para verificar junto aos advogados sobre o procedimento neste caso, se existe alguma “brecha” na Lei, para que possamos nos apoiar, pois se depender de governo, vamos continuar na mesma, mas não vamos desistir, vamos procurar os nossos direitos. Depois postarei aqui as novidades.

            Curtir

          • jô Campos disse:

            Alaides, segundo a advogada da saúde, já tem colegas entrando na justiça, para rever essa injustiça. Amanhã , vão me dar um parecer sobre esse assunto. Depois postarei aqui.

            Curtir

            • jô Campos disse:

              Alaídes, essa questão está sendo discutida na elaboração da minuta , que vai reestruturar o plano de carreira. Vamos esperar o desfecho , hoje e amanhã. Logo teremos novidades, espero que sejam boas.

              Curtir

  309. Alaídes Gonçalves de Oliveira Martins disse:

    Olá colega, estou morando em Ilhéus/BA, mas, posso pedi que uma colega e amiga te procure aí no Sindicato para entregar em mãos meu contra chegue para que vc possa fazer uma avaliação mais precisa do meu caso? Se posso, por gentileza, me diga quais os dias e horários melhores para te encontrar? Um abraço fraterno.

    Curtir

  310. Murilo disse:

    Olá WD, sou de Goiânia e tomarei posse terça feira, dia 9, sem saber onde serei lotado! Legalmente eu tenho 5 dias para entrar em exercício. Gostaria de saber se esse tempo pode ser prorrogado para facilitar minha mudança para o DF. Obrigado!

    Curtir

  311. disse:

    Professor Washington, gostaría de saber sobre a progressão horizontal, pois desejo fazer um curso de mestrado de teologia Linha de pesquisa :Religião e Educação. E tive informação que este curso não serve, mesmo sendo ele um curso aceito pelo MEC a onde sua nota na Capes de 1 a 5 , é 4. O curso de mestrado mesmo não sendo de História, do qual sou habilitada, trabalha Educação, antroplogia, história, além deque temos o Ensino Religioso como disciplina Obrigátória no curriculum da Secretaria. No Decreto 29,582, Para fins de progressão horizontal, serão aceitos, somente diplomas ou
    certificados, devidamente registrados pelos órgãos competentes designados pelo Ministério
    da Educação, e que estejam voltados para a área educacional ou de acordo com a área de atuação do servidor. Como pode um curso de Mestrado de teologia com enfoque na educação não ser aceito.

    Curtir

  312. jô Campos disse:

    WD, Seria possível, abordar essa questão, quando da entrega da Minuta, na próxima reunião? No universo da categoria, nós , aposentados por invalidez permanente , somos muito poucos, mas está fazendo uma enorme diferença para nós, essa questão de ficarmos estacionados no padrão em que aposentamos, parece até um castigo, por não podermos mais trabalhar , para podermos cuidar de nossa saúde. Sei que é difícil, mas conto com você para pelo menos, tentar sensibilizar esse governo, em relação a isso. Caso, não consiga, vou recorrer a justiça.

    Curtir

  313. Professor contrato disse:

    Bom dia Washington.
    Em uma escola da SEE-DF (que não vou citar por ser contrato temporário) a velha questão de o professor ter ou não ter direito à merenda está criando polemica entre professores e o pessoal da cantina. Lembro-me de ler uma declaração do ministro da educação dizendo que o professor tem sim direito à merenda escolar e sem prejuízo ao aux. alimentação. Fui questionar com a direção da escola e me retornaram que, aqui na SEE-DF, o professor não tem direito ao lanche, pois a Secretaria manda o dinheiro com base no número de alunos. Por favor, responda minha questão e se possível me oriente quanto à legislação da referida.

    Curtir

  314. Fernanda Lobato disse:

    Não sei se estou no campo certo do seu blog para fazer esta pergunta, mas como não achei outro meio aí vai! Washington estive no sinpro questionando a advogada se temos direito a uma folga para fazer o recadastramento biometrico no tre . Ela me retornou e pediu para aguardasse resposta para a categoria pelo site do sinpro mas como não vi nada a este respeito e já agendei meu horario no tre gostaria de saber se vc tem algo a falar sobre.
    Obrigada! Fernanda Lobato
    Tasselfefe@hotmail.com

    Curtir

  315. jorgete disse:

    Professor gostaria de saber se os professores que trabalham com alunos especias tem direito a alguma gratificação. Por 2 anos trabalhei com 3 alunos ( D I , D F,D A ) Aguardo resposta .

    Curtir

    • jô Campos disse:

      Tem direito, sim. Se você trabalhou com os alunos especiais em CEE ou em turmas especializadas, você tem direito a GAEE: gratificação de ensino especial. Mas, se como eu, você deu aula em escola inclusiva, então tem que recorrer a justiça para ter direito a receber a GATE, pelo período que trabalhou , aí , nesse caso, você tem que procurar o jurídico do Sinpro, que os advogados vão lhe orientar melhor. Mas esse direito é garantido.

      Curtir

  316. di disse:

    Bom dia!!! Gostaria de saber se o professor pode protocolar a especialização antes do estágio probatório.
    Obrigada!!!

    Curtir

  317. Thais disse:

    Bom dia Washington,
    Sou professora de história e estou me preparando para o concurso efetivo, que sairá esse ano. Você tem alguma previsão de quando o edital sairá?
    Liguei na Secretaria de Estado de Educação do DF, e uma pessoa me informou que talvez não saia esse ano, essa informação procede?
    Grata,

    Curtir

  318. hilton disse:

    Bom dia Washington, com o fim dos centros de reabilitação de menores, os mesmos estão sendo matriculados nas escolas da secretaria de educação e os professores que estão trabalhando com alunos LA não estão recebendo adicional de periculosidade, porquê?

    Curtir

  319. Bom-dia gostaria de saber se os professores que se efetivaram agora no começo do ano tem direito a abono proporcional ao período.

    Brasília, 06 de maio de 2013.
    Desde já agradeço à atenção e compreensão.
    Célio Roberto.

    Curtir

  320. Olá Washington,
    gostaria de saber como devo proceder para conseguir minhas fichas financeiras de 2008, 2010 e 2012, para dar entrada no processo da GATE (GAAL)? Tanto eu quanto outros colegas tentamos retirá-las pelo site da secretaria, mas infelizmente não conseguimos. Enviei um email para o Cleber do sindicato que afirmou que entraria em contato, porém ainda não obtive resposta.

    Curtir

  321. osair disse:

    WD a escola classe Dom Bosco de São Sebastião esta realizando uma festa junina onde a rainha será votado, até ai tudo bem, mas o voto tem um valor de R$ 1,00 e o lucro da festa será para utilização das despesas que não podem ser realizadas com as verbas repassadas pelo governo. Que verbas são essas?
    E os votos já podem ser comprados? Que ensino é esse que pra ganhar um concurso precisa-se da compra de votos? isso ta certo?incentivar o aluno a comprar voto e que democracia é essa? responda-me por favor ou averigue esse caso.

    Curtir

  322. Murilo disse:

    WD, gostaria de saber se um professor efetivo deve necessariamente trabalhar 40 ou 20 horas semanais (seriam somente estas duas opções?) ou há possibilidade de ter uma carga de 25, 30 ou 35 horas (estou ciente que obviamente o salário reduzirá)? obrigado!

    Curtir

  323. sandra silva disse:

    WD sou professora a mais de 21 anos sempre dei aula na area rural, escola do campo. Agora estou solicitando o meu remanejamento para a area urbana, este é um direito que tenho ou dependo da boa vontade do prefeito, da secretaria de educação? Obrigada

    Curtir

  324. Tania disse:

    Sou aposentada 40 horas e recebo por 20 graças a uma invalidez por motivo d e trabalhar como professora.Este aumento diminuiu meu salário e acrescentaram R$12,oo para compensar a redução.Em vez de aumento este plano de carreira está é me prejudicando totalmente.Quem se dedicou 40 horas como professora e não 20 como professora e o restante em outro emprego saiu prejudicado.É o valor que o professor paga para se dedicar como professora.Não recebi aumento e ainda por cima tive o salário reduzido.Que ironia.Vou cancelar a mensalidade do sindicato, pelo menos vai dar para comprar alguma coisa para viver.

    Curtir

  325. Genildo Marinho disse:

    Caro Prof. Washington, como posso verificar se a diferença que estão me pagando na folha suplementar de Maio está correta? Sou professor 20h noturno e fazia jus a uma parcela complementar de 193,00 + 59,87 (que sumiram!!).
    Estou no padrão 16 e colegas com menos da metade do meu tempo de serviço receberam mais que eu na suplementar do mês passado!!!

    Curtir

  326. junior disse:

    bom dia , gostaria de saber se houve mudanças no direito de acompanhar a vida escolar dos filhos quando ha reunioes , se a declaraçao de comparecimento continua ou nao valendo , tanto pra efetivos quanto para contrato temporario, obrigado.

    Curtir

  327. Murilo disse:

    Gostaria de saber de quanto é o aumento percentual para quem tem título de mestrado com o novo plano de carreira? Esse aumento incide sobre o vencimento básico ou sobre todo o salário? abs

    Curtir

  328. Alaídes Gonçalves de Oliveira Martins disse:

    Colega Tânia, este absurdo aconteceu comigo. Também sou aposentada por invalidez e estou draticamente prejudicada de todo jeito inclusive com este novo plano de carreira. Estou indignada!

    Curtir

  329. Alaídes Gonçalves de Oliveira Martins disse:

    Colega Jô Campos,
    Vc tem alguma novidade de algum avanço para nós aposentados por invalidez? Esta injustiça tem que ser reparada. Isso é um absurdo o que estão fazendo conosco!

    Curtir

    • jô Campos disse:

      Alaídes, as informações não são boas. Em contato telefônico com a advogada do Sinpro, ela disse que essa questão do padrão permanecer o mesmo da aposentadoria é legal, ou seja. só mesmo mudando a Lei, mas pelo menos , segundo o WD, nenhum professor(a) receberá menos do que o percentual de 23,46%( acho que o percentual mínimo é esse), até o final de 2015. Nos meus cálculos, eu receberia um percentual menor que esse, e acho, que a maioria de nós, aposentados, ficaríamos no prejuízo. Olha, temos que nos organizar e tentar uma mudança legal, é muita injustiça sermos prejudicados assim.

      Curtir

      • jô Campos disse:

        Estamos aguardando uma resposta do governo, na regulamentação do Plano de Carreira, que , sinceramente, acabou nos prejudicando, passamos anos nos dedicando a Educação e quando nos aposentamos ( até mesmo contra a nossa vontade, como é o nosso caso), somos esquecidos, em nossos direitos. Se o problema é a Lei, então vamos nos unir e correr atrás de mudanças , pois apesar de doentes, estamos vivos e exigimos respeito.

        Curtir

  330. paulo roberto da silva disse:

    WD chegou via email p previa do mês de junho referente aos lançamentos da gaee e gaped especificadas na lei 5105,nao devem ser lançadas por determinação da subsecretaria ate que seja regulamentada. caro WD e sinpro qdo reunira p essa discussão e afinal receberemos so qdo sair regulamentação isso demora

    Curtir

  331. Cristiane disse:

    WD Entrei em fevereiro na SEDF e sem opção de locação me mandaram p São Sebastião não pude escolher, distancia enorme para mim q moro na Samambaia…Pessoas que tomaram posse um mês depois de mim conseguiram ir para Samambaia, fiquei triste pois colocação no concurso não adiantou de nada… Agora no remanejamento como será?? Todos somos provisórios nas escolas mas quem tomou posse depois de mim ainda continuará na Samambaia? Caso isso ocorra eu tenho como entrar com algum recurso?

    Curtir

    • maria rosa disse:

      Eu não sei se Samambaia é como em São Sebastião pois a lotação em SS é definitiva , só na escola é que não é. Se vc fosse ficar em SS deveria fazer o remanejamento interno pra ter lotação definitiva em uma escola.Se em Samambaia for assim também ,então as pessoas que tomaram posse lá farão o remanejamento interno ( que é antes do externo) e ficarão definitivamente na vaga. Agora se lá for como no plano , Taguatinga , Ceilândia e etc onde a vaga é provisória até na regional então vc terá mais chance que eles pois os mesmos terão que fazer o RE também e neste caso vc ficará na frente pois tem mais tempo . Mas não se preocupe pois acredito que tenha vaga.

      Curtir

  332. Mazinho disse:

    WD vc sabe me dizer para quando estar previsto um novo concurso efetivo para a área de educação fisica?

    Curtir

  333. Josi Xavier disse:

    Gente, estou precisando de ajuda!
    Bem, sou professora 60h, estou fazendo mestrado na UnB e consegui o afast. remunerado das 40h diurno, mas eu não consegui o afastamento das 20h noturnas, o que tem sido um tanto quanto complicado pra mim.
    Eu entrei com o pedido mas a SEDF negou alegando que o não está previsto o afast. dos prof. de 20h na portaria, recorri e a alegação foi de que horário do trabalho é noturno e o das aulas é diurno.
    Eles não compreendem, ou não querem ver, que o mestrado requer muitas horas de estudo e produção de pesquisa, artigos, etc., para a apresentação em eventos, inclusive fora do DF, (daí a relevância do afastamento p a dedicação exclusiva além da possibilidade/necessidade da participação nesses eventos para o currículo do professor/pesquisador) e que apesar de não aparecerem na grade horária, fazem parte das atividades programadas.
    Meu pedido de ajuda: alguém tem notícia de caso no DF, ou até mesmo no país parecido com o meu?

    Ou alguma legislação que não restringe o afastamento apenas às 40h?

    Ps.: Me sugeriram o afast. sem remuneração mas aí, além da perda salarial ainda tem a de tempo de serviço… injustiça com quem está se aperfeiçoando para dar retorno pra própria SEDF!!!

    Por favor, quem puder, divulgar!!! Pode ser que que o próximo a precisar seja vc!!!!

    Abraços cordiais,

    Curtir

  334. Murilo disse:

    WD, gostaria de saber se os professores do DF se aposentam com o mesmo tempo de contribuição que as professoras, ou seja, 25 anos de magistério (ou é 30 anos mesmo)! Pois na tabela salarial do Sinpro os anos de trabalho só aparecem até o padrão 25 e não até o 30 como deveriam ser para os professores…abs

    Curtir

  335. Lutiele Cardoso disse:

    Boa Tarde,
    Estou com um problema, preciso de um atestado de regencia de classe sendo que meu contrato era como monitor de creche, mas acabei ministrando aula como professora. Hoje fui na secretaria de educação de minha cidade e ela me disse que não pode me dar atestado de regencia de classe uma vez que meu contrato não era como professora. o que posso fazer?? estava com disviu de função . Não tem como a secretaria de educação fazer um documento que comprove que eu era regente de classe? o tempo de serviço é para títulos de um concurso.
    Atenciosamente
    Lutiele Cardoso

    Curtir

  336. Gyselle disse:

    Meu irmão ficou em segundo lugar em um concurso que oferecia apenas uma vaga, o concurso era efetivo. Em 2011, foi realizado um concurso para a mesma instituição de ensino, só que o concurso era temporário e ano passado, outro concurso, só que efetivo. Em abril, foram chamadas três pessoas para o cargo em que o meu irmão ano passado, ficou em segundo lugar. Essas pessoas que foram chamadas foram aquelas que fizeram o concurso de 2011, temporário e não o do ano passado. Gostaria de saber se é correto não chamar aquelas pessoas que fizeram o concurso do ano passado, mas sim aquelas pessoas que fizeram o concurso temporário de 2011.

    Curtir

  337. Bianca disse:

    Gente, alguém sabe como se faz a solicitação de carteira funcional de professor do GDF?

    Curtir

  338. Maria Amilta disse:

    Boa tarde.

    Procede a informação de que quem ficou afastado por depressão é barrado no exame médico e não pode ingressar mesmo tendo passado no concurso?

    Curtir

  339. Adinaelza de Almeida Chaves Nicolas disse:

    Boa tarde!

    Preciso de esclarecimentos quanto ao tempo que conta para aposentadoria especial, pois sou Professora Efetiva da Rede Pública Estadual, e no inicio de 2012, após completar 50 anos de idade, solicitei minha certidão de tempo para requer aposentadoria, meu processo retornou solicitando que retirasse o tempo em que fui Assistente de Diretor Nomeação em Comissão, (atual vice). A diretoria de ensino excluiu todo esse tempo 2525 dias, só que deste total existem 214 dias que acumulei o cargo com Professor, este tempo que permaneci em sala o setor da diretoria de ensino responsável pela elaboração da certidão diz que não conta para a especial. Tal desconto está correto?
    Por favor preciso desta informação para entrar com recurso.

    Atenciosamente,

    Dina Nicolás

    Curtir

  340. Eliane disse:

    Boa noite,
    Peço um esclarecimento em relação a parcela complementar L3318/04 L4075/07 no valor de 403 reais, pois com com a nova vigência do plano de carreira estou sem recebe-la, em contrapartida alguns colegas afirmam que continuam recebendo… preciso saber se procede tal informação para solicitar o repague das mesmas.

    Atenciosamente,

    Eliane

    Curtir

  341. Marina disse:

    Oi, Washington! Tudo bem? Vc sabe me dizer qual o procedimento pra virar 20h na sedf?
    Obrigada!

    Curtir

  342. jana disse:

    Olá WD, gostar de saber sobre os direitos e benefícios da professora gestante. Obrigada e até logo.

    Curtir

  343. Rose disse:

    Olá WD boa noite, gostaria de saber : O professor que se aposenta por depressão perde a paridade? Agradecida. Aguardo resposta

    Curtir

  344. julia disse:

    Júlia
    WD Cadê a licença prêmio?

    Curtir

  345. Rose disse:

    Boa noite Jô Campos, observei que vc é aposentada por invalidez, correto? Sabe me responder se quem se aposenta por invalidez perde a paridade? Me parece que nosso companheiro WD não está conseguindo responder aos questionamentos. Por favor se puder me ajudar agradeço.

    Curtir

    • jô Campos disse:

      Rose, na verdade, cada caso é um caso específico, mas de acordo com a legislação, nós temos direito a paridade. Mas, veja o meu exemplo: aposentei com 22 anos de SEE, e o problema é que continuo estacionada no padrão 22AD, ou seja, quem tem menos tempo de serviço que eu, já está recebendo mais, como se tivesse ficado doente por que vontade própria, e isso é um absurdo, pois não tem nenhum índice de aumento que nos beneficie. Estou questionando esse disparate na justiça, já que o Sinpro não está nos ajudando. Aliás, (não sei se é o seu caso ), no final desse reajuste acordado com o governo, vamos amargar uma perda salarial, efetivos e principalmente, nós aposentados, que teremos um índice de reajuste a menor que todos.

      Curtir

  346. Isaac disse:

    Olá WD tudo bem. Gostaria de lhe perguntar sobre o meu caso aqui, pois vou concorrer a um cargo na direção nas eleições pra diretor este ano, e estou participando também do concurso de remanejamento, minha dúvida é se caso eu ganhe nas eleições eu posso assumir normalmente o cargo de diretor ou vice mesmo tendo escolhido outra escola no remanejamento? simplificando, quem irá concorrer ao cargo de direção pode ter participando do remanejamento? obrigado aguardo resposta.
    abraço

    Curtir

  347. Mari disse:

    Há alguma chance do profeessor contratado ser efetivado? Visto que também participou de uma seleção para o cargo..

    Curtir

  348. Olá! Boa Tarde!
    Sou Professora Do Centro Paula Souza E Estou De Licença Maternidade. Algumas Pessoas Me Informam Que A Licença E De 4 Meses Porém Outras Alegam Que O Governo Ja Aprovou Os 180 Dias. Nao Sei Mais A Quem Recorrer. Será Que Cabe Recurso? Gostaria Muito De Ter Direito Aos 6 Meses.

    Muito Obrigada!

    Curtir

  349. GERCIMAR DE FÁTIMA SOUZA disse:

    Olá Washington. Gostaria de saber se você está conseguindo abrir o link para o cronograma do remanejamento de Ceilândia. Em minha máquina só dá erro. Você poderia disponibilizar essa informação em seu site?

    Curtir

  350. Olá Washington, fui chamada para dar aula como efetiva 20 horas em fevereiro. Segundo me informou a regional de Brazlândia, onde tenho lotação, em setembro e outubro a secretaria iria ampliar a carga horária de pelo menos 200 professores. Gostaria de lhe perguntar se essa informação procede e se essas ampliações já saíram ou estão prestes a sair. Desde já agradeço. Abs.

    Curtir

  351. Rose disse:

    Realmente é um absurdo.Obrigada Jô Campos !

    Curtir

  352. Fabi CT... disse:

    WD, gostaria de pedir a luta pelo professor temporario ter direito de acompanhar os filhos ao medico em caso de urgencia. meu filho de 2 anos operou,ficou internado e não tive o direito de acompanha-lo.. será que vamos ter que contratar uma vam tb para levar nossos filhos ao medico???

    Curtir

  353. PATRÍCIA RODRIGUES disse:

    Minha irmã teve dois atestados negados na junta médica da dso e não aceitaram o recurso,gostaria de saber como processa los pois ela não tá bem..

    Curtir

  354. Mari disse:

    Boa tarde WD, desculpe te incomodar, mas gostaria de saber se vc pode me esclarecer uma coisa: sou professora de CT e estou de licença maternidade. No contracheque do mês de outubro apareceu o salário maternidade, mas o valor correspondente ñ caiu em minha conta, verifiquei novamente o contracheque e vi que o valor foi descontado junto com INSS e IR. Vc pode me ajudar ou me indicar alguém que possa me esclarecer? Nós do CT temos direito a receber o salário maternidade? Esse valor que caiu nos descontos ainda posso recebê-lo? Obrigada pela atenção e aguardo sua resposta ansiosamente! Deus te abençoe

    Curtir

  355. Rosianne Fagundes de Oliveira Fraga disse:

    Boa noite.
    Sou professora de atividades e fiz o curso de licenciatura em letras português e inglês, gostaria de saber se é válido para a sedf para mudar de nivel. Atenciosamente. Rosianne.

    Curtir

  356. Karen Assis disse:

    Sou professora da SEDF há três anos. Trabalho em regime de 20h 20h, em escolas diferentes ( guará e samambaia – manhã e noite). Recebo 200 reais de auxílio transporte, porém o desconto é de 193 reais. Isso está certo? O que posso fazer para regularizar minha situação?

    Curtir

  357. rosane disse:

    Wd gostaria de antecipar dois pontos para a portaria de escolha de turma:
    1º – Que a escolha aconteça no mínimo dois dias antes de receber os estudantes,
    2º – Que o curso do PNAIC conte como prioridade para turma do Bia.

    Curtir

  358. Maria Lúcia disse:

    Washington, você tem alguma informação de quando receberemos a diferença de gratificação natalícia? Não deveria sair no pagamento de Dezembro?

    Curtir

  359. Dayse disse:

    Olá. Estou numa situação complicada e gostaria de ajuda. Passei em segundo lugar na minha regional e me chamaram pra assumir em uma escola que a professora ainda não tinha saído. Nesse tempo que eu fiquei locada nessa escola (sem trabalhar, esperando a professora sair), surgiu outra vaga e o terceiro assumiu a mesma. Fiquei locada por três semanas e após esse período, fiquei sabendo que a professora não iria mais sair e desde então, por um erro alheio não estou trabalhando e o terceiro está. O que faço nessa situação?

    Curtir

  360. Neli Macedo Rodrigues disse:

    Entrei na secretaria de educação esse ano, sou do concurso de 2010 , venho acradecer seu apoio para nossa tao sonhada posse! Mas quando cheguei a escola , comuniquei que tinha 4 dias de TRE, e foi me dito que nos recém empossados nao podia tira as folgas correspondentes ao TRE, porque na época que trabalhamos nao éramos servidoras do GDF, mas fiquei sem entender porque entao os professores de contrato podia , ja que também quando trabalharam nas eleições nao eram contratados pelo GDF, me senti lesada , ja que eles podiam e a gente nao? Gostaria que o direito fosse estendido os concursados de 2010.

    Curtir

  361. Elisa disse:

    Primeiramente desculpe a ignorância, mas gostaria de saber se alem dos 1/3 das ferias recebidas em janeiro também recebemos em fevereiro o salario integral ou proporcional referente a janeiro?

    Curtir

  362. lucilene disse:

    Por favor gostaria de ter acesso à lista de convocados do concurso para atividades de 2010. Obrigada!!!

    Curtir

  363. olsa disse:

    wd. eu sou uma das concursadas de 2010 fui a trega dos exames só que meu exame do otorrino deu como se eu tivesse o mesmo me encaminhou para uma fono ela passou um laudo que eu estava apta para o trabalho e na entrega dos exames na secretaria eles me colocaram como inapta temporariamente e me encaminharam para o otorrino da secretaria o mesmo falou que eu não tinha o cisto e sim uma fenda na prega vocal e me encaminhou para uma fono e fazer outro exame mais preciso e me deu mais um prazo de 3 meses de inaptidão temporária, mais se eu já tinha entregue o exame da fono me possibilitando ao trabalho. o que vc me orienta a fazer nesse caso,pois eles não me devolveram os exames
    . por favor me responda.

    Curtir

  364. O iestou com uma pergunta q na secretarias cada um da uma resposta sou secretária me afastei para licença especial e me aposentar tenho gratificação o q tenho de fato a incorporar e tenho direções anterior aos anos de 2003 consigo,,esta gratificação??Responda porfavor!!!!obgd

    Curtir

  365. Emilly disse:

    Boa noite! Entrei na secretaria em junho de 2005 e no ano de 2012 fui diagnosticada como visao monocular. No inicio do ano recebi da minha medica um atestado com laudo medico e recomendando readaptação visto que o diabetes tem prejudicado e muito minha visao ja tao comprometida. O que devo fazer? Posso ser readaptada na escola onde trabalho?

    Curtir

  366. Maria de Jesus disse:

    Boa noite Washington!

    Por favor me responda sobre o direito a Gal (grat. de alfabetização)
    Qual o valor atual?
    É mensal?

    Obrigada

    Curtir

  367. Djalves disse:

    WD – Qual o número máximo de aulas que um professor 20 horas noturno deve ministrar?

    Curtir

  368. Mariza disse:

    Bom Dia W.,estou sem o manual do plano de carreira,se tiver tempo me tira a dúvida:com quantos anos de magistério eu posso estar pedindo a redução de carga horária?grata ,abs Mariza

    Curtir

  369. leila disse:

    Olá!
    sou contratada para 40h e este ano consegui apenas 20h, segundo a SE não há vagas e meu salario será reduzido Isso pode ser feito?

    Curtir

  370. Patrícia disse:

    Boa tarde!

    Washington… Acabei de visualizar meu primeiro contracheque. Sou professora de língua portuguesa – 20h. Para a minha ingrata surpresa, não consta no meu contracheque a GAPED…. Pelo que acompanho no blog e no site do sinpro, eu teria direito à gratificação, mesmo com a carga horária de 20h semanais. É isso mesmo?

    No aguardo,
    Obrigada!

    Patrícia

    Curtir

  371. Patrícia disse:

    RENDIMENTOS 1.554,72
    AUX. ALIMENTACAO PECUNIA 220,48
    AUXILIO SAUDE 200,00

    DESCONTOS
    5 DIAS NAO TRABALHADOS 292,45
    RPPS IPREV 138,84

    TOTAL DE DESCONTOS 431,29

    BRUTO R$ 1.975
    LÍQUIDO R$ 1.543,91

    Cadê a GAPED? Desconto de R$ 153,00 no auxílio alimentação por causa de 5 dias não trabalhados? Desconto de 292, 45 por 5 dias não trabalhados? Esses cálculos são baseados em quê pelo amor de Deus?????

    Curtir

  372. Heloisa Rovo disse:

    Gostaria de saber onde encontro informações sobre paralisações e redução de horário na escola em função de assembleias e protestos.

    Curtir

  373. Sou professora de matemática e esse ano e estou cursando o mestrado PROFMAT na UnB. Não consegui licença pra estudos porque ainda estou no probatório. Existe algum outro benefício do qual eu possa participar?

    Curtir

  374. Bom dia!

    Quero tirar uma dúvida: fui aprovada no concurso de professores do Estado de São Paulo. Fiz a perícia médica no dia 24/02/2014, juntamente com outra professora que escolheu a mesma escola que eu, porém, minha perícia ainda não saiu e a dela sim.
    Apesar de eu ter sido aprovada na 2ª colocação no concurso, essa professora passou na minha frente por causa da perícia.
    Já entrei em contato com a Diretoria de Ensino, porém, até então, só obtive a informação de que não posso fazer nada. Gostaria de saber se eu posso abrir uma ação, pois, estou sendo muito prejudicada pela demora na liberação da minha perícia. Além disso, acho que é uma injustiça pessoas que passaram depois de mim, passarem na minha frente.

    Obrigada.

    Curtir

  375. Boa tarde.
    Quero esclarecer a seguinte questão: No ano de 2013 trabalhei como professor regente de uma turma do 5º ano (antiga 4º série), como professor temporário, e não reivindiquei o recebimento da GARC (gratificação regência de classe), até mesmo por desconhecer essa possibilidade, então eu pergunto, é possível receber a GARC não paga nesse tempo? Em caso afirmativo, como devo proceder para receber esses valores atrasados?
    P.S: Tenho meus contracheques para comprovar.
    Grato por qualquer atenção.
    Att. Fabrício M. Oliveira

    Curtir

  376. sou professora efetiva em ajuste funcional, a diretora da minha escola disse que tenho que cobrir falta de professor.tenho que aceitar isso uma vez que estou em ajuste funcional?

    Curtir

  377. Boa noite, professor. eu gostaria muito de saber como faço para ser professor de classe hospitalar. já pesquisei, já liguei na SEDF e ninguém sabe me dizer.

    Abraços,
    Mariana Xavier

    Curtir

  378. Boa noite professor,

    não sei se dará para você me responder a tempo, mas, amanhã irei participar do Seminário de Educação Especial e gostaria de saber se o professor que trabalha no noturno também direito ao afastamento remunerado.

    Mariana Xavier

    Curtir

  379. Bom dia professor,

    Sou professora contratada pelo Estado de Mato Grosso e necessito urgentemente passar por uma cirurgia uterina, ou seja, terei que me ausentar da sala de aula e conforme previsão do meu médico, será necessário de 30 a 40 dias. Meu contrato está com final previsto para dezembro/2014. Quais são os meus direitos diante do meu afastamento médico? Meu contrato será rescindido? Há possibilidade de após esses dias afastada retornar a minha sala de aula? Estou precisando de uma orientação urgente!

    Obrigada!

    Curtir

  380. Conheço vários professores da cre planaltina que lutam para entrar pelo concurso de remoção e estão encalhados por exigência de tempo de serviço e outras burocracias. Estou muito surpresa com a convocação de novos professores para as áreas de remoção, isso não é ilegal?

    Curtir

  381. Trabalhei na Secretária Estadual da Saúde 5 anos com o contrato 733, Lei 500/74, saí e retornei para Secretária Estadual da Educação, tenho direito de a licença prêmio? Li sobre a Súmula Estadual (SP) nº28 “admitidos na forma da Lei 500/74 são devidas sexta-parte e licença prêmio”. Entendo que a prescrição do direito é na aposentadoria, certo? Por eu ter ficado anos fora no serviço estadual perdi o direito já adquirido e não usufruído? Quanto ao adicional por tempo de serviço, quinquênio, esse já foi incorporado. Pode me orientar? Grata!

    Curtir

  382. wesleygeo disse:

    Boa noite Washington,
    Sou professor efetivo, empossado em julho e tenho algumas dúvidas sobre os nossos direitos referetes ao lazer com a família. Vou mandar algumas dúvidas mas caso tenha alguma informação adicional.

    1 – tenho acesso liberado nos finais de semana à chacara do professor?
    2 – a asefe é liberada para professores da sedf? Como me torno socio?
    3 – alguma outra associacao/ instituicao possui convenio com o sinpro ou oferecem beneficios aos professores?

    Um graaande Abraço e parabens pelo blog.

    Curtir

  383. Lia Lago disse:

    Boa noite, professor!!

    Sou professora do ens. fund. I na secretaria de educ. há 2 anos, lotada na Regional Ceilândia e gostaria de saber se existe a possibilidade de ser removida para outro estado?!

    Curtir

  384. Maria Alves disse:

    Bom dia, professor WD! Sou professora me ingressei na carreira desde i1.994 através de concurso, público aqui no município de Planaltina-Go. Mas no final do ano de 1.996 me casei e precisei acompanhar meu esposo para a cidade de Campinas-SP, e procurei o RH da prefeitura e a secretaria de educação para saber se havia a possibilidade de uma licença de 02 anos sem remuneração, e na época assinei alguns papéis mas não me lembro se foi na secretária ou na prefeitura mas foi concedido o pedido mas o pior aconteceu quando fazia apenas 07 meses que eu havia mudado de cidade a prefeitura enviou um pedido de exoneração me dando poucos dias para assinar não mandarão data para eu estar retornando a cidade de origem onde morava antes para resolver tal situação e conversei com um advogado que era patrão do meu esposo e ele disse que se eu assinasse estaria desistindo mas fiquei com medo de não assinar e sofrer alguma penalidade pois eu não havia abandonado meu emprego apenas pedido uma licença, depois de algum tempo pedi na prefeitura cópias da minha documentação e disseram não encontrar, e hoje moro na cidade novamente e já trabalhei no contrato e não consegui voltar como efetiva pois disseram não encontrar o meu pedido de afastamento e so pederia recorrer até 05 anos mas tenho cópias da apostila do concurso onde prova que eu era efetiva sinto muita tristeza pois estou desempregada e não posso trabalhar só através de outro concurso isso é justo! Obrigada parabéns pelo blog. maria das graças da silva Sousa Alves. resposta.

    Curtir

  385. Marta A disse:

    Olá
    sobre a acumulação de cargos publicos:
    Para professores diante da CF/88, é permitido acumular.

    No caso de professor aposentado (na época), READAPTADO é possível retornar na forma de concursado outra vez investido no mesmo cargo de magistério? O que a contraria a lei ou a administração pública neste caso?
    Ou não há vedação da lei? ou seja, prof. READAPTADO pode retornar na forma de investidura de mesmo cargo de magistério público estadual (D.F.) MESMO TENDO SE APOSENTADO COMO READAPTADO,. VOLTAR através de novo concurso e acumular proventos com o de aposentadoria ?
    grata

    Curtido por 1 pessoa

  386. Vera AL disse:

    Bom dia! Alguém poderia me informar qual o tipo de contribuição que o contrato temporário faz junto ao INSS, fui encaminhada e preciso dessa informação para fazer o agendamento. Obrigada!

    Curtir

  387. Por favor, gostaria de saber se alunos com síndrome de down dão direito ao professor de turmas de inclusão inversa à GATE
    obrigada

    Curtir

  388. mgfigueira disse:

    Boa tarde WD!

    Sou professor do noturno, 20h. Quero fazer um curso da EAPE, em outro turno, no dia da coordenação. Tenho o direito de ser liberado da coordenação?
    Obrigado,
    Marcos

    Curtir

  389. LI JU disse:

    Boa tarde Washington meu nome é Juliane. Sou professora de contrato temporário. Fui convocada no dia 28 de FEVEREIRO de 2016 e iniciei meu trabalho na escola dia 29/02/2016. Este mês era para eu ter recebido meu pagamento e não recebi.
    Fui até a Regional de ensino da Ceilândia e falei diretamente com o chefe (PAULO). Ele entrou em contato com o setor responsável para saber o motivo do meu pagamento não ter sido feito, simplesmente o que ele me informou foi que não deu tempo de lançar o meu pagamento e agora só vou receber em MAIO. Como assim????
    Não faltou dinheiro nos cofres públicos para efetuar pagamentos, estou trabalhando corretamente há 43 dias, os temporários que entraram comigo receberam corretamente, porque eu vou ter que trabalhar de fevereiro a maio para poder receber o primeiro pagamento???
    Está claro que isso foi erro interno, eu vou ter que pagar por isso?
    E meus compromissos e família? Eles erram e eu pago?
    Gostaria de uma orientação Washington.

    Curtir

  390. como cancelar essa maldita asefe?????????

    Curtir

  391. como cancelo essa maldita asefe?????

    Curtir

  392. como cancelo o inferno dessa asefe que há anos dou dinheiro para isso e não consigo encontrar predio, telefone, nada????

    Curtir