Sobre o WD

Oi,

Prazer, sou o Washington Dourado!

Sou professor da Secretaria de Educação, Diretor do Sinpro, casado com a Meire, pai do Guilherme e da Giovanna Dourado, estudante de direito, militante social…

Seja bem vindo (a)! Contribua com este blog deixando sempre o seu comentário!

337 Responses to Sobre o WD

  1. Nathanael disse:

    Olá Washington,

    Gostei muito do seu Blog, não conhecia e já coloquei em meus favoritos para sempre tiver um tempinho olhar.

    Aproveitando o espaço, venho pedir orientação sobre a problemática descrita abaixo.

    Sobre o Concurso Público do Governo do Distrito Federal (GDF) da Secretaria de Estado de Educação (SEEDF) – Carreira Magistério Público – Professor de Educação Básica realizado pelo CESPE com resultado homologado no DODF nº 15 em 21/01/09 págs. 62/68.
    Em face ao Componente Curricular Informática.
    Foram nomeados em 03/03/09 pelo DODF nº 42 (págs. 39 e 40), 18 (dezoito) aprovados no concurso Componente Curricular Informática, todos em face de vacância de cago por aprosentadoria do servidor, porém houve 12 (doze) “Sem efeito” pelo DODF nº 134 em 14/07/09 por não apresentação dos mesmos, de acordo com os prazos previstos em Lei, e até presente data não houve novas nomeações para este cargo, apenas uma candidata aprovada que não tomou posse que por meio de mandando de segurança assumiu posteriomente o seu cargo.
    Visto que há 11 vagas em vacância, e além de haver professores não habilitados nos laboratórios de informática conforme testemunhei em diversas escolas do ensino fundamental da Cidade de Taguatinga/DF onde quem fica responsável pelo laboratório de informática são Monitores de Educação, Estagiários da Bolsa Universitária, Professores de outros componentes curriculares e Professores Temporários, e todos esses sem formação específica e correta para exercer o cargo de Professor de Informática, isto é, desvio de função. Ainda há escolas sem uso do laboratório de informática por falta de Professor.
    Por conta destes fatos, peço orientação do que posso fazer ou/e que você sugere que seja feito nesses casos, visto que estamos na eminência de um novo concurso público, além da problemática de não pode haver nomeações 3 meses antes e depois das eleições.
    Obs. Fui aprovado no concurso realizado em 2008 homologado em janeiro de 2009 na posição 23 para Informática.

    Obrigado e aguardo orientações.

    Nathanael Lins
    nathanaelins@gmail.com

    Curtir

    • Prezado Nathanael Lins,

      Vejo que a Secretaria de Educação convocar 18 aprovados ela afirmou que existem 18 vagas em aberto na SE. Então, neste caso, como só 7 tomaram posse e as outras convocações foram consideradas sem efeito, penso que temos todas as condições de exigir, até mesmo judicialmente, a imediata convocação de outros 11 aprovados neste concurso. Esta é uma tese que estou levantando.

      Vou entrar em contato com a Secretaria de Educação sobre este caso e talez seja necessário conversarmos pessoalmente para tomarmos os encaminhamentos corretos. De qualquer forma, estou sempre à disposição de todos os aprovados em concurso e que aguardam a sua merecida convocação.

      Publicarei aqui todas as informações.

      Washington Dourado

      Curtir

      • Alexandre disse:

        Prezado Washington,

        No link acima “sobe WD” não é “sobre WD?”.

        Valeu!

        Curtir

        • Ok Alexandre

          É verdade, vou corrigir!

          Curtir

        • TONI disse:

          WD,
          FICAMOS SABENDO DESTAS INFORMAÇÕES,
          PREFERIMOS MANTER O NOSSO SIGILO, POIS SOMOS FUNCIONÁRIOS DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E NÃO QUEREMOS RETALIAÇÃO. ESTA DENÚNCIA ESTÁ SENDO ENVIADA PARA VÁRIOS ÓRGÃOS COMPETENTES E PARA A MÍDIA COMPROVAR SUA VERACIDADE!LEIA COM ATENÇÃO!!!!

          SECRETARIA DE EDUCAÇÃO NOMEIA AMIGA PARA DRE COM IRREGULARIDADES FUNCIONAIS

          Depois de nomear para diretores de escola, o professor Nilvan, Administrador Regional de Planaltina e a professora Anemaura, falecida há quase 2 (dois) anos, e convocar 1500 professores concursados e desconvocar em seguida, pasmem! A Secretaria de Educação nomeou para a Diretoria Regional de Ensino de Sobradinho, um cargo de responsabilidade e confiança, a sua amiga e ex- aluna da UNB, a professora Simone Pereira Costa Benk, uma pessoa com lisuras em sua idoneidade profissional.
          A referida professora é impedida de dar aulas na rede pública, por graves problemas de saúde. A mesma foi conduzida ao Programa de Readaptação Funcional conforme Portaria nº 03 de 02 de fevereiro de 2008 e após a publicação da restrição de função incorporou, integralmente e definitivamente em seus vencimentos, a gratificação de Regência de Classe e de Alfabetização. No entanto, após sua readaptação na SEEDF a mesma continuou atuando em sala de aula na Universidade Estadual do Goiás, Unidade de Formosa. Como pode? O mesmo problema que a impede de dar aulas na rede pública do DF não afeta a sua atuação em sala de aula numa Universidade no Goiás?
          Além de readaptada, ou seja, não poder atuar em sala de aula, a professora Simone Pereira recebe ainda uma Gratificação de Dedicação Exclusiva ao Magistério Público do DF (Lei nº 356, de 20 de novembro de 1992 regulamentada pelo Decreto n° 14.413, de 25 de novembro de 1992), que significa dizer que a mesma possui exclusividade de atuação na Secretaria de Estado do Distrito Federal. Outra vez a pergunta: Como pode? A Professora continuou recebendo a Gratificação de Dedicação Exclusiva- TIDEM durante todo o período em que atuou em outra Instituição de Ensino.
          Agora me pergunto: Qual a moral que um gestor deste perfil tem para estar à frente de uma das mais importantes Secretarias de Governo, como a Secretaria de Educação? Onde está a Secretaria de Transparência? É esse o governo ético que se apresentou nas eleições?

          EXIGIMOS COMO CIDADÃOS ÉTICOS, PROVIDÊNCIAS URGENTES NA APURAÇÃO DOS FATOS DENUNCIADOS.

          Curtir

          • cristina disse:

            WD,
            estou estarrecida com o descontrole da DRE de Sobradinho.A impressão que temos é que agora tudo pode ser feito, mesmo que seja irregular. Esta gestão da DRE-SO não tem mais clima nem competência para continuar. Já é preciso mudar e colocar pessoas com mais bagagem administrativa. Toda a equipe do pedagógico ao administrativo já caiu no descrédito de nós professores. É lamentável… Gostaria que essa denúncia fosse apurada e providências tomadas para que o Governo, por conveniência, não se torne conivente com essa situação.

            Curtir

          • pedro hernane disse:

            ola WD verdade a nossa DRE esta uma vergonha sou servdor e me sinto envergonhado de uma gestão tão desorganizada so par começa os chefes de nucleo são professores lotados em escolas ou no NPM so pra receber regencia de classe tidem, tenho ouvido várias reclamações de pais de alunos que vão a DRE mas a nossa diretora não atende pede pra marcar para outra semana, e o que é pior ela disse em uma reunião com vários diretores de escolas que prioridade dela não é a Regional e não tem pressa de resolver problemas, e tem mais a prioriade dela é o doutorada que faz não sei onde. então por que aceitou ser diretora so pra agradar a amiga Regina? fora os servidores que recebem sem trabalhar so assinão as folhas de ponto isso é ridiculo . eu que apostei nesse governo ele nos envergonha dessa forma. sem falar da nossa secretaria depois de nomear DEFUNTO, puniu uma diretora so por que ela deixava o dono do verdurão guardar o caminhão na escola sendo que ele é parcero da escola e abastece com frutas e verduras que é o papel do governo mas não faz.a DRE de sobradinho ja foi citada várias vezes com exemplo, com a melhor do DF e agora é a pior, ja pedi minha trasnferência não quero ver-la afundar e não poder fazer nada. espero que as autoridades competentes, o melhor dizem competentes fação alguma coisa em sobradinho tem pessoa competente para gerênciar a DRE e com compromisso a educação não a cargo político valeuuu desabafei

            Curtir

            • pedro hernane disse:

              ola boa noite mais uma vez serar que alguem vai tomar alguma providência quando a DRE sobradinho?????

              Curtir

              • pedro hernane disse:

                é vejo que não vai dar em nada todas essas denuncia pois a nossa diretora ta toda cheia se achando a tal segundo ela que a colocou la tem as costa larga e que um deputado FEDERAL a protge sera?? quem é esse tal acho que se realmente ha erros deve ser investigado e punido como manda a lei ou a lei não é válida para quem tem proteção de um deputado kkkkk que pena que nosso país é assim, isso me envergonha

                Curtir

        • lidiene disse:

          Boa noite gosto sempre de lê seu blog,Gostaria de lhe pedir uma informação fiz o processo seletivo para atividades diurno para São Sebastião em sócio educativo minha classificação é 13 e não fui chamada e não estou conseguindo falar com eles,gostaria de saber se tenho chance .

          Curtir

      • Nobre WD! muito prazer! Sou professor, especialista em informática na educação, hoje atuando como Coordenador Pedagógico do CEF 05 de Brasília. Fora do laboratório de informática, por força da Portaria nº 255 de 13 de dezembro de 2008. Estou cursando Direito no UDF. Já no 10º semestre, trabalho um projeto de pesquisa cujo tema é:
        O uso da Portaria como Instrumento de Política de Governo:
        A aplicabilidade da Portaria nº 255 de 13 de dezembro de 2008
        e o impacto nos laboratórios de informática das escolas públicas do Distrito Federal.
        Já observei que este Blog irá contribuir de forma substancial para o desenvolvimento da minha monografia. Claro! todo conteúdo que for extraído do Blog terá a devida citação.
        Ilustre WD, o Objetivo do trabalho Monográfico é Identificar as consequências geradas nas escolas públicas do Distrito Federal, após a implantação da referida Portaria e procurar a reversão. Claro! com isso fazer com que todos os laboratórios de informática do Distrito Federal possam voltar a atender a enorme demanda hoje verificada e estancar de vez o prejuízo pedagógico que a referida portaria provocou após ter havido sua publicação em 2008.
        Tenho certeza que aqui encontrei uma seara, um manancial e que surgirão muitos colaboradores para que possamos escrever bem sobre o assunto e ao final encaminhar à SEDF e à Câmara Distrital para que parlamentares compromissados com a educação possam analisar sua importância e contribuir para possível mudança, revogando parcialmente ou totalmente a portaria.
        Muito a você, professor Washington Dourado e todos leitores e potenciais colaboradores.
        Muito Grato
        Prof. Rubens Oliveira

        Curtir

    • PAULO TELES MARTINS disse:

      PAULO TELES MARTINS disse:
      O seu comentário aguarda moderação.

      27/02/2011 às 12:53
      Prezado WD, um professor que eu conheço é concursado para a área de física no ensino médio. Atualmente ele está lecionando matemática. Isso está certo? Conheço outro que é concursado na área de atividades e está tomando vaga de concursado na área de matemática, pois só porque ele tem formação em matemática, a DRE de SANTA MARIA lhe ofereceu turmas de ensino médio. OLHA QUE ABSUDO. Isso não cabe uma apuração pelo poder público?

      Responder

      Curtir

    • Dattebayo^^ disse:

      Olá Washington, gostei muito do seu blog e tento procurar aqui esclarecimentos para uma profissão que tem um presente tão obscuro, ainda mais pra mim que sou temporária. Por isso quero aproveitar o espaço para tirar um esclarecimento com você:

      Hoje começaram as aulas aqui no DF, e quando cheguei na escola a vice diretora me avisou que a regional de ensino ligou pra ela e disse que EU tinha pedido pra sair do colégio e que isso implica em rescisão de contrato (sou temporária) o que significa dizer que eu perderia o vinculo com o GDF e não teria direito algum. Só que antes de entrar de férias eu pedi pra ser TRANSFERIDA porque tinha sido agredida pela diretora, e no meu pedido eu até anexei o boletim de ocorrência.A vice ainda disse que pra isso não acontecer a escola teria que me devolver, o que significa VOLTAR pro banco e não ter previsão alguma de quando volto a trabalhar.

      Agora eu pergunto, por que EU, que quero continuar trabalhando, tenho contas pra pagar, e pedi apenas pra ser TRANSFERIDA, vou ter o contrato cancelado? Isso é justo ? é assim mesmo que funciona?!

      Curtir

    • célia disse:

      WASHINGTON, gostaria de saber si haverá concurso pra contrato temporário ou si será somente por análise de título? O brigada. Célia.

      Curtir

    • Josi Xavier disse:

      Gente, estou precisando de ajuda!
      Bem, sou professora 60h, estou fazendo mestrado na UnB e consegui o afast. remunerado das 40h diurno, mas eu não consegui o afastamento das 20h noturnas, o que tem sido um tanto quanto complicado pra mim.
      Eu entrei com o pedido mas a SEDF negou alegando que o não está previsto o afast. dos prof. de 20h na portaria, recorri e a alegação foi de que horário do trabalho é noturno e o das aulas é diurno.
      Eles não compreendem, ou não querem ver, que o mestrado requer muitas horas de estudo e produção de pesquisa, artigos, etc., para a apresentação em eventos, inclusive fora do DF, (daí a relevância do afastamento p a dedicação exclusiva além da possibilidade/necessidade da participação nesses eventos para o currículo do professor/pesquisador) e que apesar de não aparecerem na grade horária, fazem parte das atividades programadas.
      Meu pedido de ajuda: alguém tem notícia de caso no DF, ou até mesmo no país parecido com o meu?

      Ou alguma legislação que não restringe o afastamento apenas às 40h?

      Ps.: Me sugeriram o afast. sem remuneração mas aí, além da perda salarial ainda tem a de tempo de serviço… injustiça com quem está se aperfeiçoando para dar retorno pra própria SEDF!!!

      Por favor, quem puder, divulgar!!! Pode ser que que o próximo a precisar seja vc!!!!

      Abraços cordiais,

      Curtir

  2. Sheila disse:

    Prezado WD,

    Você poderia informar se a SEEDF ainda vai fazer alguma convocação de professor antes das eleições?
    Sei que faltam algumas escolas a serem entregues, estamos ao que parece, na iminência de outro concurso e ainda existem pessoas aguardando a convocação.
    Eu fiz o concurso de 2008.
    Aguardo ansiosa. Att., Sheila

    Curtir

    • Sheila,

      O Governo afirmou que só vai fazer concurso para as áreas que não tem banco de espera. Na verdade vamos ter que esperar o edital para sabermos como vai ficar. Acho que dificilmente haverá novas convocações antes das eleições, mas não podemos desistir.

      WD

      Curtir

      • ROGÉRIO disse:

        Prezado Washington Dourado,
        A greve acabou, poucos resultados? Por que não se falam mais nos pagamentos dos tíckets alimentação que estão atrasados, a mente do povo brasileiro é fraca. já esqueceram.
        Quanto ao auxilio alimentação que os PMS receberam que foi para 700 reais e a gente nada de aumento no auxilio alimentação?

        Curtir

  3. Cristiane Freire Silva disse:

    Boa Noite!!!

    Olá…

    Fico feliz pelas sua conquistas a cada dia…
    Um dia desses lembrei o que a disse a dez anos atrás no Recanto das Emas.
    Como um grande sonhador tinha o desejo de realizar grandes mudanças na Educação.
    Vc e sua equipe tem enfretado grandes desafios…mas com sabedoria tem conquistados grandes vitórias…
    Sabemos que o processo é lento, mas sempre podemos acreditar em dias melhores tanto na vida pessoal e no ambiente profissional.
    Um grande abraço!
    Fica com Deus.
    Cristiane Freire

    Curtir

  4. Valdenira disse:

    Olá…Feliz dia dos Pais! Abraços

    Curtir

  5. Washington,
    Continue a luta pelos orientadores educacionais. Somos da carreira magistério e já aconteceu de contemplar os professores e não citar o orientador educacional em algumas conquistas…
    Abraços!

    Curtir

  6. Maria Letice de moraes lopes disse:

    Quando vai haver concurso para orientador educacional.

    Curtir

  7. Josie Dias Ribeiro disse:

    Bom dia, caro Woshington, venho aqui manifestar meu anseio e frustração, fiz o último concurso da SEE 2010, por um ponto não consegui a classificação(dentre as 1800),mas por existir ainda um fio de esperanças, baseado na notícia de que seria classificadas 20 x o número de vagas(Jornal Quadro Negro) , estou aqui aflita,e te pergunto, qual a fundamentação dessa notícia? Isso seria antes do edital? ou poderia acontecer se existisse a boa vontade do secretário de educação, tendo em vista que os governantes devem entender que, a secretaria de educação, assim como a de saude são os dois orgãos que não tem suas vagas engessadas, ou seja, não é como um tribunal, se tem duas vagas o maximo que pode surgir no decorrer de dois anos, ou prorrogando por igual periodo, é uma ou quem sabe com muita sorte duas, saude e educação tem uma demanda muito grande, não se pode estabelecer este criterio de nota de corte. Se temos dois orgãos do GDF onde a carencia de profissionais é grande, eles tem que entender que todos os classificados tem o direito de esperar, pois mesmo apos a chamada do banco de reserva, no caso de ainda estar no periodo vigente do concurso os demais tenham a chance de entrar sem um novo concurso, uma vez que, pela nota pedida em edital foram aprovados,como vc é uma pessoa conhecedora da lei, poderia dizer se existe tal possibilidade,ou não,detalhe no DODF, saiu que o concurso estava homologado, não entendi essa homologação porque ainda falta outras fases.Isso é possível.Desde já agradeço.
    Aguardo ansiosamente pela resposta…

    Curtir

    • Sueli disse:

      Josie concordo com você, se quem ficou depois dos 1 1817 seria eliminados posteriormente pra que publicar no dia oficial nome de pessoas que não teria classifição alguma, está errado, tinham que ter publicado somente dos 1817, fiquei arrasada quando vi meu nome lá logo depois minha classificação…foii frustante

      Curtir

  8. Aline disse:

    Sr. Washington Dourado, fui aprovada no concurso recente para a Secretaria de educação, habilitação língua portuguesa no lugar de número 30, no entanto, meu diploma não saiu ainda, tenho apenas o certificado de conclusão de curso da UFPE, posso tomar posse mesmo assim?

    Desde já agradeço a atenção.
    Aline

    Curtir

  9. Valéria Hohmann disse:

    Olá!
    Você sabe quando será a convocação dos próximos professores aprovados no concurso de 2006, pois minha classificação é 61 para filosofia noturno e já foram chamados 54. Neste último concurso realizado pela Universa já foram convocados os professores aprovados?

    Curtir

  10. iara disse:

    Bom dia Washington, gostaria de saber se vc foi a reunião que teve com o Agnelo ontem em Taguatinga, para tratar do concurso e do cadastro reserva, se vc foi poste o que foi falado lá.

    Curtir

  11. Josie Dias Ribeiro disse:

    Pessos com mesma classificação no resultado da funiversa, concurso professor 2010, isso é possivel e o critério de desempate?

    1687 BEATRIZ CAETANO DE ABREU DA SILVA 53.00 1687
    1687 LUCIANA DE MOURA DAMASCENO 53.00 1687
    1694 ELIANE DO AMARAL SERPA 53.00 1694
    1694 VANIA DOS SANTOS MACHADO 53.00 1694
    298 GISELLA GARRITANO 59,00 298 E JANAINA PEREIRA DE SOUZA 59,00 298

    Curtir

  12. Ana disse:

    Washington vc tem ideia da real situacao da SE hoje? Quantos professores a SE precisa para 2011?Passei em 5º lugar L.Port.(PNE) será que tenho chance? Parece que minha pergunta é boba, mas ja passei 2X e nunca fui chamada devido às farras de temporario.
    Um abraço.

    Curtir

  13. Valdenira disse:

    Nesse caso é melhor aguardar o resultado definitivo,já incluidos os títulos.

    Curtir

  14. Leonardo Gondim do Amaral disse:

    Olá Washington Dourado! Estou postando esta mensagem em nome de exatamente 60 candidatos aprovados (número que vem aumentando cada dia mais) no último concurso de professor da SEEDF. Estamos com um grande problema. Problema, aliás, que a SEEDF não vem dando a devida atenção. Somos todos da área técnica, ou seja, prestamos o concurso para as mais diversas áreas como Administração, Contabilidade, Computação, Odontologia, Fisioterapia etc.

    O referido concurso traz um requisito no mínimo difícil, aliás, quase impossível de ser atendido: exige-se de nós, candidatos da área técnica, um tal de Programa Especial de Licenciatura – PEL; trata-se de um curso para que os bacharéis (nosso caso) possam lecionar no ensino médio / médio técnico.

    O grande problema é que NÃO existe em Brasília e até mesmo no Brasil tal curso para as áreas que fizemos a prova, ou seja, não existe PEL para profissionais de Fisioterapia ou Odontologia, por exemplo. Já entramos em contato com o Departamento de RH da Secretaria, que nos informou que será exigido o PEL na área para qual prestamos o concurso, sob pena de perdermos a vaga.

    Conclusão: o edital é no mínimo incongruente, pois os editais para professores temporários não possuem esta exigência. Não estamos querendo nos abster de fazer o curso, mas tão somente que a SEEDF nos informe onde podemos conseguí-lo ou mesmo que ela nos forneça, sob pena de termos que arcar com as despesas. Aliás, algo semelhante já foi feito em anos anteriores quando o órgão forneceu o curso para determinada classe de professores que não possuiam determinada formação.

    Para terminar, queremos mostrar que não adianta a Secretaria continuar fazendo concursos para estas áreas, pois sempre esbarrarão com este problema, ou seja, nunca haverá candidatos com os requisitos exigidos.

    Gostaríamos de contar com o apoio do sindicato, pois prestamos o concurso porque acreditamos na educação de qualidade, cientes de que ser professor é muito mais do que uma profissão.

    Cordialmente,

    Leonardo Gondim do Amaral

    Curtir

  15. Cláudia disse:

    SR.Fui aprovada em 3ºlugar no concurso da SEPLAG para Odontologia e eles estão exigindo complementação pedagógica. Como posso fazer se não existe nessa área esse PEL? Terei que me habilitar em licenciatura para outra área? Me informaram que os cursos que tenho em didática, uma vez que tenho pós-graduação, não serve; só servirá para a posse o tal PEL. Como faço? Estou desesperada procurando um lugar para realizar a tal complementação.Respeitosamente, cláudia.

    Curtir

  16. gostei muito do seu blog,parece que temos mais acesso a voce,um grande abraço.

    Curtir

  17. Maria de Lourdes Vieira Frujeri disse:

    Gostaria de expressar o não entendimento da não aceitação do mestrado nas áreas específicas para investidura no cargo, uma vez que, no mesmo existem disciplinas em todos os contextos para a formação docente.

    Curtir

  18. Ruth Maux disse:

    Olá WD,

    Acerca do concurso, gostaria de saber quando será a convocação para os títulos e se os 1817 classificados no cargo de Atividades serão chamados mesmo e em quanto tempo.
    Ah, o nome de sua filha é lindíssimo.. é o mesmo nome da minha princesinha! rs
    Att,
    Ruth Maux

    Curtir

  19. Edilene disse:

    Olá, Washington!
    Gostaria de saber se você tem uma média de quantos professores de atividades, 40h, serão chamados neste início de ano.

    Curtir

  20. valeria hohmann disse:

    Olá!
    Você sabe quantos professores de filosofia noturno serão chamados nessa nova convocação do concurso de 2006 ( 99 professores), pois já chamaram 54 e eu tive como classificação 61.
    Preciso entrar dessa vez pois já é o terceiro concurso que bato na trave. rsrssr!!! Me ajude!!!!!
    Obrigada!!!!

    Curtir

  21. Odair disse:

    Sou Bacharel em contabilidade e estou aprovado em 6 lugar de 40 horas, convocado para a próxima fase. Sabe se irão chamar além do número de vagas, a princípio era somente uma vaga, mas publicaram a convocação para a próxima vase e 8. Outra coisa e esse tal de PEL em, como poderemos resolver isso. Será se não conseguiresmos (caso chamado) que a secretaria nos dê um prazo maior para conseguí-lo ou até mesmo nos forneça esse curso. Poxa fomos aprovados.Eu por exemplo, tenho pós-graduação com docência em ensino superior e estou fazendo mestrado, dou aulas na rede de ensido superior privada. Caramba será que não tenho capacidade de ministrar aulas para o nível médio.Vamos ver se conseguirmos um prazo para fazer esse curso e até mesmo a possibilidade de a secretaria nos fornecer esse curso.

    Curtir

  22. Valéria Hohmann disse:

    Oi!!!
    Estou aqui para agradecer a sua atenção e para dividir contigo a minha alegria de hoje ter sido convocada a me apresentar amanhã no auditório da Secretaria de Educação do GDF. Sou a professora de filosofia de classificação 61º. Obrigada!!!!

    Curtir

  23. Maria Letice de moraes lopes disse:

    W.D. Fiquei sabendo que vão renovar o contrato temporario isso tem fundo de verdade? A lei permite isso. obrigado pela atenvão.

    Curtir

  24. Maria Letice de moraes lopes disse:

    Querido estou aguardando o concurso para orientadora, vc tem alguma previsão quando vai sair?

    Curtir

  25. Sueli disse:

    Olá Washington, gostaria de saber se existe a possibilidade de neste concurso de 2010 para atividades, no caso de não serem preenchidas as 1.816 vagas por haverem candidatos que ainda não concluiram o curso e não terem o diploma de nivel superior, possa ser convocados os proximos da lista ?

    Curtir

  26. Lucas disse:

    Você sabe alguma coisa sobre seleção de contrato temporário, pois não é justo se fizerem seleção de contrato tendo vários professores que podem ser convocados como efetivos do último concurso. Outra questão é como está a questão do número de professores convocados para a prova de títulos do último concurso? Tem alguma idéia se vão aumentar o número de classificados para realizar esta prova? fiquei em 183 para biólogo e convocaram até o 169 pela tabela do edital.

    Curtir

  27. andreia disse:

    washingtom,tudo bem?voce sabe algo sobre o edital do contrato temporario?esta demorando muito, sera que vai haver mesmo?desde ja agradeço.
    Andreia

    Curtir

  28. carmem disse:

    Washinton,
    Neste concurso SEPLAG 2010, quantos professores de informatica serão convocados para posse, onde irão atuar?

    Curtir

  29. Ana Cláudia disse:

    Olá Washington Dourado!!
    Que benção o seu blog! Amei a proposta.
    Gostaria de saber como fica minha situação com este ultimo concurso. Fui aprovada em 1553 e como não possuo outros títulos, não apresentei a relação. Estou dentro do processo ainda?? Posso aguardar por uma convocação??
    Aguardo seu retorno

    Curtir

  30. IACIARA disse:

    Oi tudo bem!…quando vai ser publicado o edital para contrato de professor temporario do DF? será que vai sair mesmo, ta uma confusão…já não sei de mais nada…por favor nos informe sobre!
    Obrigada: IACIARA

    Curtir

  31. Kelly disse:

    Olá WD! Gostaria de saber se o SINPRO está apoiando os aprovados no último concurso para exigir a convocação dos aprovados e exigir que os professores de contrato temporário não sejam explorados ocupando essas vagas que deveriam ser preenchidas com os aprovados no concurso? O SINPRO está fazendo algo nesse sentido?

    Curtir

    • Kelly,

      Até neste blog está claro a nossa posição: efetivo em carências defintivas e substitutos nas carências provisórias. É por isso que lutamos e estamos esperançosos que neste Governo vamos conseguir isso.

      Curtir

  32. Aurylene disse:

    Olá Washington, tudo bom?
    Gostaria de saber se você tem alguma informação de quantos professores de Inglês serão chamados agora em janeiro de 2011. Eu sou uma das últimas apenas com o resultado da prova objetiva e da prova oral e temo não ser chamada. Foram chamados para fazer a prova oral 132 candidatos com eliminação de 14.
    Obrigada!

    Curtir

    • Aurylene,

      Inglês é uma área promissora na questão das convocações porque há uma proposta de ampliação dos CILs. Não sei quando será a convocação, mas tenho certeza que você logo será nomeada.

      Curtir

  33. Saudações Caro Washington Dourado,

    Tudo em paz?
    Almejo que sim!

    Gostaria de saber se você tem alguma informação ou dado sobre o número exato de vagas para professor efetivo de Língua Portuguesa. Fui aprovada no concurso de 2010 da Secretária de Educação / DF e uma das minhas principais metas é ser convocada para assumir e lecionar. Minha colocação foi a de Número: 1288. Pode responder em porcentagem sobre minhas chances reais de efetivação?

    Aproveito também para perguntar sobre a quantidade de professores que irão se aposentar no ano de 2011.

    Desde já agradeço pela atenção.

    Cordialmente,
    Kellen Campos Strauss.

    Curtir

    • Kellen,

      Tudo vai depender da disposição do novo Governo. Se nós fizermos uma boa mobilização eu acho que conseguiremos avançar bastante. Infelizmente não tenho dados concretos sobre a necessidade de efetivos por parte da SEDF.

      Curtir

  34. helen germano disse:

    OS DOCUMENTOS PARA PROVA DE TÍTULOS DO CONCURSO PARA CONTRATO TEMPORÁRIO DEVEM SER ENTREGUES PESSOALMENTE NO CENTRO DE ENSINO PAULO FREIRE ATÉ O TÉRMINO DA INSCRIÇÃO DIA 22/12? EU NÃO ENTENDI MUITO BEM!

    Curtir

  35. adilson miranda disse:

    WD e familia e aos blogueiros de plantao desejo a todos um feliz natal e um ano novo cheio de novas realizaçoes,do ponto de vista de um novo governo,sao os sinceros votos de adilson miranda e famlia.

    Curtir

  36. Valdenira disse:

    Para todos que acredita em novos rumos:Um Feliz Natal e um novo ano repleto de realizações.Esperança de vida melhor para todos(as)!!!!!!!!!

    Curtir

  37. Luciola Marques disse:

    Prezado Washington,

    Parabéns pelo blog e as informações que você tem compartilhado conosco. Gostaria de por gentiliza, voce nos informasse qual oposicionamento do Sinpro ( e a sua opinião) com relação à carreira assistencia da SEDF, mais especificamente com relação à carreira de analista de educação em áreas que tem se tornado cada vez mais importantes para nossa educação, como psicologia e assistencia social? Aguardo suas considerações, obrigada,

    Curtir

    • Luciola,

      O Sinpro sempre defendeu o fortalecimento do quadro de especialistas, mas dentro da Carreira de Magistério, não na Carreira de Assistência. Entendemos que o Governo deve olhar com muito empenho o trabalho dos orientadores e contratar psicólogos e assistentes sociais para forma uma ótima equipe de apoio à aprendizagem nas escolas. Contratar estes profissionais para compor a carreira de analista, da forma como está, vejo que tem função limitada.

      Curtir

  38. iara correa disse:

    Olá, Washington! É preciso que a gente fique atento sobre as promessas feitas por Agnelo quando este, foi ao sinpro e deixou registrado o que faria, inclusive a negociação com o BRB, pagamento de precatórios, como já estamos com promessas só para angariarem votos, estamos de olho…Não se esqueça de cobrar isso em seo Blog.

    Curtir

  39. Roseli Rodel disse:

    Prezado Washington,sou professora de artes,passei no concurso de 2010 em octagésimo quarto lugar.Muito me admira o GDF cobrar o conhecimento sobre a LDB e nâo cumprila .O art. 26 parágrafo segundo que torna obrigatório o ensino da arte nos diversos níveis da ed.básica.Aqui no DF os alunos só tem aula de arte apartir do sexto ano.Saberia me informar o que pode ser feito para que a lei seja cumprida?Cheguei recentimente de Joinville SC e lá todos os alunos tem aulas de arte,ed.física e inglês apartir do terceiro ano.Minha filha que estudava em escola pública ,foi matriculada na escola da metropolitana e me assustei com a falta de qualidade. muito obrigada pelo futuro esclarecimento .

    Curtir

  40. Luciana disse:

    Ola,

    Meu nome é Luciana e eu trabalho no site AulaNaHora que é um portal gratuíto para alunos que estão procurando professores particulares ou cursos de diversos ramos da educação, fazemos tamém textos sobre educação. Gostaria de saber se você estaria interessado em realizar uma troca de artigos. Eu escreveria sobre o seu site no nosso e você sobre o nosso no seu, mas se interessar mais você também pode nos enviar um texto que eu publico e eu envio o nosso. Essa troca seria interessante para os dois, pois seria mais uma ponte de entrada para ambos os sites.

    Se tiverem interesse nosso site é http://www.aulanahora.com.br.

    Obrigada,

    Curtir

  41. Jéssica Laís disse:

    Fui nomeada no concurso para PEB-II de SP, mas não tenho diploma, só o certificado de conclusão e o histórico, posso tomar posse?

    Pode-se prorrogar a posse em quais casos?

    Curtir

  42. Solange disse:

    Boa noite Washington!Fiz o concurso para lingua portuguesa noturno, 20 horas, sabemos que o noturno tem uma deficiencia muito grande de professores, assim como outras disciplinas. Bem, o que queremos…Lute pelo direito ao cadastro reserva de todos os aprovados com nome no edital,diurno ou noturno, temos o direito a pleitear uma vaga durante a vigencia do concurso.Sei que o governador Agnelo é um homem justo, e sua secretária de educação com certeza, não é diferente!!!Contamos com seu espirito de luta…Desde já, agradeço antecipadamente.Solange.

    Curtir

  43. janice disse:

    Olá Washington!!!!!!
    Quero antes de tudo parabenizá-lo pela brilhante criação do blog e pela clareza que o mesmo é escrito. Com certeza precisávamos de algo assim. Tenho acompanhado as notícias no blog principalmente o que diz respeito a recondução dos demais membros da equipe gestora.Acredito que para os supervisores o probblema talvez não seja tão grave, pois os mesmos encontram-se de férias mas, quanto aos vices-diretores que estão trabalhando qual deve ser o posicionamento de cada um caso essa recondução não aconteça ainda esta semana????????
    Acredito que haverá a recondução, pois não quero me arrepender do meu voto e da minha visão política no Agnelo.
    Agradeço desde já sua resposta.
    Um abraço e mais uma vez, parabéns.

    Curtir

  44. patricia disse:

    gostaria de saber sobre concursos publicos na educacao: o cargo tecnico de secretaria pede um nivel medio tecnico devidamente registrado. Gostaria de saber se quem fez tecnico em contabilidade mas nao registrei no Mec. (posso fazer o concurso?) tambem tenho curso superior em ciencias economicas, isso substitui o diploma de nivel medio. se nao servir ainda fiz magisterio tambem quando formei nivel medio…. isso serve? ou tenho que registrar em algum orgao?

    Curtir

  45. Rita disse:

    Boa tarde.
    Fui aprovada nesse concurso de 2010, no entanto, minha pontução não alcançou a classificação. Minha colocação foi 2609. Gostaria de saber se ainda tenho chance de ser chamada.

    Obrigada

    Curtir

  46. gabriele disse:

    washington,
    Fui aprovada no concurso seplag 2010, tanto na vaga de pne,e fiquei entre os 1817 que deveram serem convocados.
    No entanto creio que serei convocado imediato pois a vaga de pne passei entre as primeiras,se por acaso eu nao comparecer a pericia pne perderei a outra vaga??
    como estou gestante nao poderei fazer alguns exames entao pensei em perder a vaga de pne e esperar ser convocada quem sabe posteriormente.
    ???

    Curtir

  47. Manoel Filho disse:

    Boa Noite!
    Washington Dourado, parabéns pela iniciativa e pelo grande serviço que você vem prestando a educação e aos educadores através, também, deste blog que já se tornou o mais importante instrumento democrático de informação e manifestação da educação no DF. Profº Manoel Filho – Diretor da EC 425 de Samambaia

    Curtir

  48. BIA disse:

    SEI QUE NÃO TEM NADA HAVER O QUE POSTO AGORA, MÁS ESTOU TRISTE EM VER ESSE INÍCIO DE GESTÃO AGNELO E DOS PETISTA A FRENTE DO GDF!!! É UMA INCOMPETÊNCIA GERAL, SEM CONTAR QUE TEM MEMÓRIA CURTA COM RELAÇÃO AOS COMPANHEIROS DE LUTA!!!! É TRISTE, MÁS DAQUI A 04 ANOS IRÃO NOS PROCURAR!!!

    Curtir

  49. Francisco Carlos disse:

    Olá Washington,
    no ano de 2010 o procurei para me ajudar com o problema vivido na EC 404, o assunto continua emperrado, acredito que com a nova diretoria o assunto deve ser resolvido, mas peço que se possível me auxilie com informações sobre os encaminhamentos pela DRE Recanto.
    Professor Carlinhos

    Curtir

  50. vanessa disse:

    Olá Washington,
    Preciso tirar uma grande duvida, se puder me ajudar fico grata..
    Quando convocaram sexta os 901 para atividades pediam pra levar cpf identidade e DIPLOMA…acredito que era apenas pra pegarmos a lista de exames pra realizar a pericia medica..
    Era obrigado mesmo levar diploma, pois eu so tenho no momento uma declaraçao e mesmo assim quando chamarem novamente quero ter meu direito de fazer os exames e pericia, derrepente da tempo de eu conseguir meu diploma
    Afinal o Diploma so poderia se exigido na posse nao???

    obrigado

    Curtir

  51. Michele disse:

    WD, gostaria que vc me tirasse uma dúvida que acredito já saber a resposta. Onte fiquei sabendo que dia 17 de dezembro passado foi votado o fim do pagamento dos professores em contrato temporário por hora aula. Isso foi dito e assegurado por uma pessoa que diz ser do SINPRO. Li um comentário no blog que dizia que havia sido votado sim, o fim do interstício, mas não o fim do pagamento por hora aula. Porém essa pessoa garantiu que agora é lei. Me desculpe a ignorância!

    Curtir

  52. gabi disse:

    Olá Washington,
    Passei no concurso seplag df 2010 em boa classificaçao, se me convocarem por agora SERA QUE POSSO PEDIR PRA IR PRO FINAL DA FILA???

    Curtir

  53. cristina disse:

    WD,
    Gostaria de saber sobre informações dos concursados da área 2, no meu caso psicologia.

    Curtir

  54. Allan disse:

    Olá, Washington, acho que estarei na lista de convocados que provavelmente sairá na segunda-feira (31/01/11), levando em consideração a lista de convocados e desconvocados que apareceu semana passada. Terminei meu curso no final do ano passado, meu diploma provavelmente chegará justamente na próxima semana (primeira semana de fevereiro), apesar de que eu já tenho o Certificado de Conclusão de Curso e Histórico. Será que se eles pedirem para eu apresentar os documentos dias ou uma semana antes de eu receber o diploma definitivo, eles não deixarão que eu seja empossado?

    Curtir

  55. maria de souza disse:

    washington, como mae eu nao entendo como podem tirar o professor de matematica dilmar do cef 03. assim nao da.

    Curtir

  56. ester disse:

    olá wd, gostaria de saber como anda as propostas sobre o contrato temporario, pois somos uma classe que precisa dos teus cuidados. sei que a preocupação no momento e com os efetivos, mas sempre contarei com a sua defesa.

    Curtir

  57. Fernando disse:

    Ajuda [URGENTE] Secretaria injusta.
    Gostaria de saber se um professor concursado tem direito de reinvindicar o lugar de um contratado em uma escola. Minha esposa esta sendo obrigada a ir trabalhar na zona rural do meu municipio sendo q já moramos em uma zona rural distante de onde colocaram ela oq vai obrigala a pegar 2 onibus para chegar a esta escola oq vai prejudicala bastante por ela ter uma matricula no estado tmbm… A cidade aki é pequena (Paraty-RJ) e minha esposa não é daqui de Paraty, ela morava em outro municipio e percebo q eles estao agindo de má fé com ela tentando por todos os meios fazer com q ela desista de sua vaga. Tem colegios proximos onde ela poderia estar lecionando porem eles colocaram contratados nestes locais e diz uma colega dela q tem até vagas em aberto nestes locais. No caso minha esposa é a concursada.
    Desde já agradeço e pesso perdão pelo meu mal português, + é q preciso muito ajudar minha esposa.

    Curtir

  58. janine disse:

    Boa noite,gostaria de saber se nós que não concordamos com essa prova do contrato se ainda tem algo que possamos fazer e o que fazer?Confio muito em você.Um grande abraço.

    Curtir

  59. Dorothea disse:

    [Comentários em CAIXA ALTA não são aprovados]

    Curtir

    • Dorothea disse:

      Ok!! Desculpe-me não sabia que comentários em caixa alta não são aprovados. Então vai novamente a pergunta. Para concorrer a vaga de coordenador operacional é preciso ser pedagogo, ou sendo licenciada e tendo pós gradação em orientação educacional pode se concorrer ao cargo?

      Curtir

      • Pode sim. Mas eu gostaria de saber se você é professora ou orientadora?

        Curtir

        • Dorothea disse:

          Eu sou professora licenciada em Geografia e pós graduada em Gestão Escolar e Orientação Educacional, quero concorrer a vaga de orientadora educacional quando abrir concurso. Por isso o interesse. Tenho 27 anos atuando em sala de aula em outro Estado, este tempo conta para aposentadoria e para pular barreira? Quanto tempo trabalhar para aposentar dentro da Secretaria de Educação do DF, caso venha ser aprovada. Bom nem vou te perguntar sobre o concurso, vc já respondeu a outro colega.

          Curtir

  60. Dorothea disse:

    errata: onde estiver escrito pós gradação lê se pós-graduação

    Curtir

  61. Emmanuel disse:

    Boa tarde Washington,
    fui classificado em 13º lugar em matemática 40 horas num total de 15 vagas e,no entanto, não fui nomeado mesmo estando no quantitativo de vagas. Acredito que as vagas de matemática assim como de outras áreas foram remanejadas para atividades. Gostaria de obter alguns esclarecimentos de como fica minha situação nesse caso. Desde já agradeço.

    Curtir

  62. janine disse:

    Boa noite,gostaria de saber se nós que não concordamos com essa prova do contrato se ainda tem algo que possamos fazer e o que fazer?Confio muito em você.Um grande abraço.

    Curtir

    • Janine,

      Na avaliação do nosso jurídico não há possibilidade de cancelamento da prova.

      Curtir

      • Francineide alves couto disse:

        WD,cancelar a prova não,mais fazer justiça porque não por que não?Olha eu,vc a see-df,iades e todos sabemos q eles nem levaram em conta nossos recursos,e só fizeram o q foi bom pra imagem deles.Olha já mandei vários emails pra ouvidoria da see-df,eles me respondem q vão tomar as providências cabivéis,sabem dos erros nas questões,mais provavelmente tem outras prioridades.O sinpro foi ao caseb,disse q ia nos ajudar,e não fez nada.Olha WD,tem muitas pessoas como eu,q ficou por uma,q eu estava certa q seria a questão 12.Já fiz várias provas,mais uma com tantos erros.A solução seria cancelar as questões erradas,e até baixar a média.A culpa não foi nossa.Por favor,nos ajude.

        Curtir

        • janine disse:

          WD,a colega Francineide Alves tem razão, será que vocês mesmo sabendo de todos esses erros que teve a prova junto com o Sinpro,SEE-DF e mesmo a Iades não teria como abaixar a pontuação da prova?Eu mesmo fiquei por um ponto,e sei que não foi preenchido o total de vagas do edital.Por favor nos ajude.Um grande abraço.Aguardo sua resposta.

          Curtir

  63. Nelson disse:

    Boa Tarde!WD e visitantes,WD gostaria de saber se você tem a seguinte informação,fui aprovado no concurso de 2010.fiquei com a nota objetiva de 46,00,situação final na prova objetiva:aprovado,convocação para próxima fase :não,área:2,nesta situação houve candidatos com média:43,00.Isto também não seria incongruente,já que foram aprovados:1545,poderia me orientar neste sentido,pois fiquei mais confuso ainda.Obrigado pela atenção.

    Curtir

  64. Olá WD.

    Estou sempre de olho no seu blog e já o adicionei ao meu blog(klebercaverna.blogspot.com). Espero que você continue nessa luta pela melhoria na educação e gostaria de saber o que eu posso fazer para ajudar os professores que passaram no último concurso a serem chamados pela SE. Me coloco a disposição para esta luta e o meu blog também poderá fazer parte dessa corrente pela melhoria da educação no Distrito Federal.Meu e-mail é kscgeo@gmail.com, se precisar de mais um “tijolinho” na construção dessa nossa bandeira, pode contar comigo.Já sou professor da rede e me solidarizo com contratação de todos os aprovados no último concurso.
    OBS. quero lhe indicar este site:
    http://www.ensinopublico.pro.br

    Curtir

  65. janine disse:

    A colega Francineide Alves tem razão, será que vocês mesmo sabendo de todos esses erros que teve a prova junto com o Sinpro,SEE-DF e mesmo a Iades não teria como abaixar a pontuação da prova?Eu mesmo fiquei por um ponto,e sei que não foi preenchido o total de vagas do edital.Por favor nos ajude.Um grande abraço.Aguardo sua resposta.

    Curtir

  66. Flávia disse:

    Olá, qria ter notícias da convocação dos contratos temporários, as regionais estão chamando?

    Curtir

  67. André disse:

    Bom dia Washington!
    Você já teve conhecimento da Decisão nº 6412/2010 do TCDF, especialmente o contido na alínea “e” do item III c/c o item V???
    Novo burburinho para agitar a Rede.
    Abraços.

    Curtir

  68. maria das dores lisboa disse:

    OI WD, parabens por essa iniciativa. Acho este espaço muito bem atualizado, mas gostaria de saber se o pessoal da carreira assistência poderá compartilhar desse espaço, pois tenho observado que somente o prfessor tem participado. É verdade que a carreira tem um sindicato, mas o que não tem é gente com iniciativas tão brinhate quanto a sua. Sou Agente de gestão educacional.
    Obrigada
    DAS DORES

    Curtir

  69. Clenilson disse:

    Assim como a colega Flávia, gostaria de saber se estão convocando ou não? Fiz pra Samambaia, 5º lugar em Física-Noturno e até agora nenhuma modificação no site da SEE. Ouvi um comentário no fórum do Correioweb que não era pra confiar no sms e muito menos na informação do site.
    Há pouco vi uma notícia de que haverá uma reunião cuja pauta está inserida a contratação temporária.

    Abraços e quem puder me enviar informações acerca da situação na regional de Samambaia, agradeço desde já!

    Curtir

    • Ana Paula disse:

      Estou na mesma situação sua.
      Fiz concurso temporário para matemática noturno da DRE do Reacnto das Emas, fiquei em 6 lugar e até hj não fui chamada. Vejo todos os dias que está faltando professor na rede de ensino. Ligo na Regional e eles não atendem o telefone…
      Alguém sabe pq está essa bagunça esse ano para chamar os contratos temporários? Já que há carência de professores e eles não chamam!!!

      Curtir

  70. RD disse:

    Olá WD!! continuo visitando se blog todos os dias, sou da categoria da Assistência à Educação, Secretário Escolar. Acredito que, quem está inserido na área da educação não importa o nível ou segmento deve ser sempre educador, afinal no ambiente escolar todos são referência para o aluno. Pena que o SAE não tenha um blog como o seu, para contatos mais direto com o mesmo. Já enviei várias mensagem no “Fale Conosco” do SAE, mas não obtenho respostas. Se você tem contato com a direção do referido sindicato dê essa sugestão, por favor!!!

    Curtir

  71. Valeria disse:

    Caro WD sugiro o blog de uma amiga pedagoga que trata de um assunto preocupante a hepatite, lá tem um post que fala sobre a possibilidade de que atualmente, 80 mil professores* no Brasil podem estar infectados com os vírus das hepatite B ou C, sem nem desconfiarem disso.Como seu blog tem um enorme alce junto a categoria gostaria de compartilhar com vocês
    http://www.animando-c.com.br/

    Curtir

  72. janine disse:

    A colega Francineide Alves tem razão, será que vocês mesmo sabendo de todos esses erros que teve a prova junto com o Sinpro,SEE-DF e mesmo a Iades não teria como abaixar a pontuação da prova?Eu mesmo fiquei por um ponto,e sei que não foi preenchido o total de vagas do edital.Por favor nos ajude.Um grande abraço.Aguardo sua resposta,uma posição sua.

    Curtir

  73. Márcia disse:

    Olá, WD, tudo bem?
    Lembra-se de mim? Escrevi que sou estudante de Artes Visuais, fiz prova pelo IADES, fui aprovada e tive meu nome homologado em Segundo Lugar na DRE de Santa Maria.Mas não posso assumir visto que me formo só no final do ano e equivocadamente entendi que uma determinada cláusula do edital, nos asseguraria esse direito. Bom, o fato é que fui informada , que vários graduandos foram aprovados. E as DREs estão “loucas” atrás de professores. Finalizando o mês de março, hoje mais uma escola me chamou (DRE Ceilândia). Ontem forma duas ( DRE Recanto e Samambaia) e mais 15 ( quinze) escolas !!! Bom, dou graças a Deus que fui aprovada para efetivo e espero, no próximo ano assumir, mas realmente fica minha preocupação com este estado, em que muitos alunos estão à ver moscas em lugar de professor.Muitos funcionários das DREs me informaram que muitos graduandos ( muitossss) foram aprovados e eles estão tendo dificuldade em encontrar formandos. Falou-me um deles que houve um “grande erro do GDF” ao contratar esta banca examinadora. Fico também a pensar nos muitos professores que aguardam ansiosamente seu chamado e foram aprovados corretamente. Fico a imaginar também, já que o GDF não pode contratar devido à grande questão orçamentária”, que poderíamos pelo menos estagiar, garantindo assim nosso aprendizado e experiência. Não há uma lei que nos garanta um estágio , mesmo com uma remuneração bem menor. Sabemos o quanto o estágio obrigatório pela universidade é sempre superficial e o quanto gostaríamos que fosse mais profundo. Seria bem interessante que ao contrário de colocar monitores que nem sequer sabem o que é uma Licenciatura, suprissem este espaço com bons estagiários.( prova maior, é que esses candidatos conseguiram aprovação no concurso ). Gostaria que ” um ser superior”, avaliasse esta situação, pois já está na hora de organizarem a panacéia que hoje domina a educação no Distrito Federal. Espero que me entenda e tenha um bom dia!!

    Curtir

  74. Patricia disse:

    Ola Washington,
    Gostaria que voce me ajudasse a resolver um problema que aconteceu na escola que trabalho pela manha. A modulaçao da escola nao foi aceita e com essa vou ser devolvida para egional de ceilandia. Tenho 13 anos de secretaria , participei da distribuicao de carga desta escola onde estou e tenho minha carga definitiva. Nao acho correto que na ltura do campeonato eu tenha que vo.tar p regional e ir p outra escola que eu serei definitiva e serei obrigada a pegar um horario qualquer por la. Minha vida ja foi toda esquematizada com o horario que tenho hj. O que vc acha q devo fazer?

    Curtir

  75. Patricia disse:

    Como posso fazer?

    Curtir

  76. Patricia disse:

    Entao….

    Curtir

  77. Elisangela disse:

    Olá WD,gostaria de saber se há possibilidades dos contratos de 2011 da sedf ser renovados em 2012,eu sei que ainda é muito cedo,mas acredito que não custa nada em perguntá-lo sobre esse assunto, que todos nós do contrato gostariamos de saber..desdede já muito obrigada. Elis.

    Curtir

  78. Mario Celso disse:

    Somos da comissão de aprovados para o cargo de Analista de Gestão Educacional e gostaríamos de saber se vc pode nos orientar, ajudar ou mesmo divulgar nosso blog. (http://agepsicologos.blogspot.com/) tivemos algumas reuniões com a Secretaria, mas as portas foram fechadas e afirmaram que nossa nomeação não vai sair pq não é prioridade. Infelizmente.

    Curtir

  79. larissa disse:

    olá sou contratada e estou de licença maternidade, a secretaria de educação me deu apenas 04 meses, como faço para garantir os 06 meses?

    Curtir

  80. Luiz Felipe disse:

    WD, Sobre as nomeações sem efeito de 22/03/2011, vão convocar mais?

    Curtir

  81. luizisaac disse:

    WD, recomendo uma matéria sobre as nomeações sem efeito, passaram-se 2 meses e 10 dias e nada ainda…

    Curtir

  82. Olá sou formada em História e gostaria de saber quando terá um concurso para a minha aréa e outras aréas que não foram contempladas?E sobre o contrato tempora´rio haverá outro processo seletivo?Espero que sim, estou aguardando!
    Desde já agradeço.

    Curtir

  83. Olá sou formada em História e gostaria de saber quando terá um concurso para a minha aréa e outras aréas que não foram contempladas?E sobre o contrato tempora´rio haverá outro processo seletivo?Espero que sim, estou aguardando!
    Desde já agradeço

    Curtir

  84. luizisaac disse:

    WD, na convocação até o numero de 400, do segundo semestre, eles irão convocar as vagas sem efeito do concurso de 2006? no caso eu fiquei em 4º para física 40 horas no concurso de 2010 e tiveram 9 nomeações sem efeito de 2006, obrigado.

    Curtir

  85. Evanisia Lemos disse:

    Olá WD, uma dúvida, todo mês o salário do professor de contrato temporário diminui, gostaria que vc me informasse a causa de acontecer isso, p0is não entendo porque isso ocorre. E acredito que não sei fazer os cálculos. Mais um desabafo é uma vergonha os contratos trabalharem da mesma forma dos efetivos e às vezes até mais e receber 2.294 com os descontos 2.184,22.

    Curtir

    • Evanisia,

      Como o pagamento é calculado de acordo com o número de hora trabalhadas não tem como se calcular o valor único. Então, só mesmo vendo o contracheque para verificar se está certo ou não.

      Curtir

  86. Nathalia Thomas disse:

    Olá, Washington, bom dia!

    Primeiro quero parabenizá-lo pelo blog, nos mantém mais informados do que o próprio site da SE haha!

    Enfim, tenho uma dúvida e gostaria de saber se você pode me ajudar. Fui aprovada no concurso da SEDF de 2010 para LEM- Inglês. Fui a aprovada de número 59 para 40h.

    Acontece que consegui um outro emprego maravilhoso (que claro não me proporciona a segurança da SEDF, mas é ótimo) e tenho medo de quando for chamada (creio eu que ano que vem) não consiga mudar para 20h.

    O problema é esse, então. É possível, e se sim como, mudar de 40h para 20h semanais?

    Obrigada!

    Curtir

  87. raquelmariano disse:

    Olá. Só passei de curiosidade mesmo, pois vi seu blog na lista de blogs em destaque. Então, parabéns. Se quiser dá uma passadinha no meu. Me formei em Jornalismo e fala mais de cinema. Abçs!

    Curtir

  88. Edina Sampaio disse:

    Washiton,eu fiz uma cirurgia antes do recesso e peguei um atestado de 5 dias do dia 04 ao dia 08 de julho para juntar com os dias de recesso,porque minha medica pediu 20 dias de repouso,mas sou contrato e aproveitei o recesso para fazer essa cirurgia,so que eu nao fui trocar o atestado dentro das 48hs por motivos maiores e eles nao quizeram homologar o meu atestado de 5 dias. E agora o que eu faco,me de uma luz,pois segunda dia 25 e preciso conversar na escola.Muito obrigada!!Aguardo sua resposta.

    Curtir

  89. Evanisia Lemos disse:

    WD boa tarde! vc sabe me informar se os CT receberam pagamento normal? obrigada mais uma vez.

    Curtir

  90. Olá Washington, eu fiz o concurso da SEDF para professor substituto fiquei na colocação 34, já foram contratados 30, mas eu soube que o GDF suspendeu as contratações, o acesso ao banco de dados está bloqueado. O que você pode me informar sobre esse assunto?

    Curtir

  91. Leia disse:

    Washgton gostaria de saber se é verdade que não vão mais chamar contratos temporários esse ano pois na CRV ESTA ESCRITO QUE SO PODE CONTRATAR NO MÁXIMO 6500 PROFESSORE. e parece que já contrataram os 6500 por favor peço que se informe sobre isso para nos dar uma noticia correta. Obrigada

    Curtir

  92. Rancho disse:

    Eis…

    Curtir

  93. Leia disse:

    Washington fiz o contrato temporário para trabalhar na regional de samambaia.Ontem liguei para saber sobre a chamada dos contratos e a informação que tive foi que realmente não serão mais chamados contratos.
    gostaria de saber se é realmente verdade pois para as regionais ja está definido não chamar mais ninguem inclusive está bloqueado para chamada as regionais. Essa foi a informação que obtive.

    Curtir

  94. Leia disse:

    No cadastro de quem não foi chamado ainda esta escrito a seguinte frase:

    ATENÇÃO: Informamos que segundo determinação do CPRH publicada através do DODF Nº 220 de 19/11/2010, a SEEDF tem autorização para efetuar a contratação temporária de no máximo 6500 professores para o ano letivo de 2011.

    Por isso estou querendo esclarecimentos sobre isso .Um abraço.

    Curtir

  95. Leia disse:

    ok! vc ajudou muito os contratos

    Curtir

  96. Relvania disse:

    È só um desabafo

    Olá Washington, os professores só são lembrados em ano de eleição. Se depender de mim nunca mais um petista governará Brasília porque eles são bons de lábia, mas na hora de cumprir as promessa inventa que está organizando a casa. Foi o próprio governador que em campanha falou que dinheiro tinha para cumprir todas as promessas, então porque ele não cumpre. Até agora ele não fez nada em nenhuma área e só para variar a educação é a primeira a ser esquecida.

    Curtir

    • Leia disse:

      Olá Relvania concordo com vc plenamente acho que vou mais além pois, em época de eleição deveriamos trocar não so o governador mas todos que fazem parte da area administrativa da secretária de educação pois pelo que vemos todos os dias, não é mais segredo é so ligarmos a tv. Que muitos que estão lutando ou dizem lutar pela educação só estão ali para defender interesses próprios. Infelizmente fazemos parte de uma profissão importantíssima para o MUNDO mas que sempre estamos sendo colocados em segundo plano. QUANDO SOMOS COLOCADOS.
      Um abraço.

      Curtir

  97. Relvania disse:

    Por que toda vez que alguém faz um comentário sobre a ineficiência do GDF o comentário aguarda moderação?

    Curtir

  98. MILENA disse:

    Bom dia! estou hoje na posição de contrato temporário, passei no concurso de 2010 e estou na espectativa, gostaria de deixar aqui uma sugestão.
    Acho que vcs do sindicato deveriam fazer um levantamento de quantos contratos estão ocupando vagas definitivas para se ter uma idéia de quantas vagas definitivas há na rede. Pois fico muito triste por me ver e ver meus colegas contratos que estão nas vagas destinadas realmente aos contratos conforme edital serem discriminados.É muito fácil apedrejar os contratos será que não seria mais justo e responsável culpar quem é de direito.
    Digo isso pois o governo coloca os pobres coitados dos contratos na berlinda contratando para vagas definitivas sempre se desculpando e vira esse caos que está agora na educação.:
    Não chamam os concursados e param de chamar contratos que deveriam oucupar realmente vagas destinadas a eles : licenças e outras devidas. Estou dizendo isso pois estou agustiada pelas duas partes: Quero ser chamada no concurso de 2010 e também não quero mais ler ou ouvir de professores definitivos relatos discriminatórios e ofensivos. Os contratos também são importantes para a educação sem eles professores não tirariam licenças não é verdade.
    Obrigada !

    Curtir

  99. Leonardo Benatar disse:

    Washington, por favor, me dê um help, vou lhe explicar a minha situação:

    Passei em décimo lugar no concurso para professor de filosofia. O edital informa que são 3 vagas e que o cadastro de reserva se multiplica por 5, ou seja, mais 12 vagas.
    Quando eu passei, tive que pegar a comprovação de 3 anos de experiência no CEMA- Maria Auxiliadora (é bom que todos saibam o que as escolas fazem com os professores),para a prova de títulos.
    A Irmã-diretora, chamou-me no último dia letivo e combinou que eu iria continuar na escola, mas caso a fundação me convocasse, eu teria que avisá-la para providenciarmos outro professor.
    Resumo da ópera: faltando um dia para iniciar o ano letivo (2011) a Irmã-diretora me ligou avisando que contratou outro professor, porque ela tinha certeza que a fundação iria me chamar. Eu fiquei revoltado, pois ela não cumpriu o acordo, não me deu chance de colocar currículo no mercado, já que faltava um dia para começar as aulas, e olha que eu já era funcionário da escola a 3 anos e estava com uma filha de 5 meses ( isso é porque é Irmã católica, imagina se não fosse)
    Agora eu estou sem uma escola para cobrir o desfalque, meu fgts e multa já acabaram e sem perspectivas na fundação. Por isso, gostaria que você me esclarecesse as seguintes dúvidas e se possível polemize as minhas dúvidas no blog, a saber:

    1- Os cadastros de reserva têm direito às vagas?
    2- Podem profissionais de outras áreas (história, geografia, sociologia …) darem aula de filosofia? Que para mim é intrigante ,pois o profissional de filosofia já sofre bastante com a escassez do mercado, a fundação abre concurso de 3 em 3 anos, com 3 vaguinhas…..
    3- O ministério público não deu parecer contra o excesso de contrato temporário na fundação??
    Agradecido pela atenção,
    Professor Leonardo.

    Curtir

  100. Olá Senhor W.D.,
    É com lagrimas no rosto que venho compartilhar a minha história,sou aluna do Centro Integrado de Linguas de Brazlândia – Cilb , e esta semana recebemos a triste noticia que o curso de Francês foi cancelado por 1 semestre pois não há professor para assumir o cargo, isso causou um grande transtorno para os alunos que estavam completando 2 (dois) anos de curso,somos alunos dedicados com notas excelentes e completamente apaixonados pela língua francesa e por isso hoje eu venho recorrer ao Senhor que acredito poder nos ajudar de alguma forma.E peço mais , peço a reflexão para os nossos questionamentos : Será justo alunos dedicados serem impedidos de concluir um curso que tanto recebeu dedicação? Será justo sermos privados de um curso enquanto os alunos de outros Cils gozam da felicidade de ter dezenas de cursos ao seu dispor e o Cil de Brazlândia oferece somente os cursos de Inglês e Espanhol ? E os nossos sonhos ? Não deveríamos por direito ter a mesma atenção por parte do Governo que os outros alunos ? Somos de alguma forma piores que os outros ?
    É realmente uma grande injustiça .
    É difícil ver seu sonho, sua oportunidade de aprender uma nova língua ser descartadas e ninguém fazer nada por isso .
    Entendemos a dificuldade de encontrar professores que se disponham em dar aula aqui por causa da localização geográfica , todavia isso não é motivo para deixar muitos alunos sem aula e sem nenhuma explicação direita.
    Peço encarecidamente que interceda por nós,isso não é apenas um curso de línguas mas sim uma grande oportunidade de entrar no mercado de trabalho com uma vantagem , de ter o conhecimento além do básico.
    E nós não vamos cala não vamos aceitar isso !
    Precisamos de ajuda,precisamos de uma oportunidade !

    Desculpe por tomar-lhe o tempo,e desde já agradeço pela atenção.

    Atenciosamente,Amanda Caetano.

    Curtir

  101. moacir disse:

    BOm dia WD
    Bom dia WD.
    Sobre um assunto que tem tirado o sono de muitos servidores do GDF ( eu inclusive), quero saber: você tem notícia ou sabe algo a respeito de negociações de servidores com o BRB? ou ainda se a justiça tem concedido liminar a favor destes servidores e qual seria o caminho a seguir.
    Boa semana. Siga na luta.

    Curtir

  102. Leonardo Fialho Benatar disse:

    1- Os cadastros de reserva têm direito às vagas?
    2- Podem profissionais de outras áreas (história, geografia, sociologia …) darem aula de filosofia? Que para mim é intrigante ,pois o profissional de filosofia já sofre bastante com a escassez do mercado, a fundação abre concurso de 3 em 3 anos, com 3 vaguinhas…..
    3- O ministério público não deu parecer contra o excesso de contrato temporário na fundação??

    Veja se você descola só um tempinho para responder apenas sim ou não. Eu estou passando por um perrengue e preciso de uma forcinha!!!!
    Valeu e abraços.
    Professor Leonardo.

    Curtir

  103. Rosinha disse:

    Diante das noticias de ontem do jornalismo sobre a obrigatoriedade em chamar os aprovados em concurso publico,gostaria de saber se ha possibilidade de chamarem os 1800 convocados no final do ano passado para entrega dos titulos.

    Curtir

  104. maria luisa guimarães disse:

    gostei do toni, é uma pena que nada acontece,pois é todos da mesma laia só muda a cor da bandeira, e o que é pior esse ainda tira onda de gente boa alias todo mundo vermelho pensa assim, é muito triste viver num pais onde tudo faz e nada acontece,não vivemos num pais democratico e sim num pais demagogo.

    Curtir

  105. Eva disse:

    Olá WD, vc já sabe soe os contratos temporários seram renovados? Aguardo resposta. obrigada Eva

    Curtir

  106. Evanisia Lemos disse:

    Boa noite WD, gostaria de saber o que os contratos temporários tem direito no final do contrato e quando recebemos? Aguardo resposta. Obrigada

    Curtir

  107. ANTONIO EUSTÁQUIO RIBEIRO disse:

    W D, em recente comentário seu sobre o BRB, você foi contraditório, pois ao mesmo tempo em que fala sobre a importância do banco para o DF, deixa transparecer indignação com o fato de os trabalhadores daqui receberem seu pagamento pelo banco. Mistura ainda um assunto cuja responsabilidade é exclusiva do GDF, o pagamento de precatórios. O banco é necessário para o DF sim, e a manutenção das contas dos servidores é fundamental para o banco, e o banco não está parado. Diversas iniciativas estão sendo tomadas para demonstrar efetivamente que o servidor do GDF é importante, e só tem a ganhar mantendo sua conta no BRB. Taxas especiais, prazo alongado para empréstimos, financiamento habitacional, atendimento personalizado, etc. Seria importante você buscar informações com a direção do banco sobre o que está sendo feito para a clientela que é servidora do GDF; e, mais importante ainda, estimular os servidores a ficarem no banco, pois estes são sim importantíssimos para o BRB, e para que o BRB se mantenha. E o desenvolvimento do DF precisa do BRB, sem esquecer a quantidade de empregos diretos e indiretos existem pelo fato de o banco existir. O BRB precisa melhorar sim, e creio que você possa contribuir para isso.

    Saudações sindicais,
    Antonio Eustáquio Ribeiro, funcionário do BRB e diretor do Sindicato dos Bancários de Brasília.

    Curtir

  108. andreia disse:

    Prezado,
    Quantos professores ( do concurso realizado pela Universa) da área de atividades de 20 horas foram chamados e quantos poderão ser chamados ainda?

    Curtir

  109. Ana Lúcia disse:

    Olá WD,

    Meu nome é Ana Lúcia de Jesus Silva. Sou professora em Contrato Temporário da SEEDF. Passei no concurso de 2010. Vivi toda a aflição e descontentamento por ter sido desconvocada e por aguardar a tal convocação durante quase todo o ano letivo. A minha área é Atividades e a minha classificação 145. Gostaria de saber quantos tomaram posse em atividades neste concurso, uma vez que faltam 66 convocações no total (informação obtida neste blog e no site da Secretaria)?
    Preciso saber também se estas contratações acontecerão este ano, porque se não, entrarei com mandado de segurança para fazer valer um direito líquido e certo. A contratação deve ser imediata dentro das vagas do edital, ainda que a administração justifique falta de verba, Lei de Responsabilidade Fiscal, ou outras coisas.
    Aguardo resposta.

    Curtir

  110. mrwash disse:

    Olá. Sou Washington também. Visite meu blog: http://www.washington.blog.br

    Curtir

  111. WD ,
    me parece que todos estao insatisfeitos com os contratos,eu concordo pois tambem sou professora mais acho que todos tem o direito de trabalhar e fazer o que gosta pois para ser professor tem que gostar do que faz

    Curtir

  112. FREDSON disse:

    OI. EM TEMPOS DE ACERTOS, DE MORALIZAÇÃO NOS DEPARAMOS COM UMA SITUAÇÃO INUSITADA AQUI NA DRE DO NUCLEO BANDEIRANTE… ENQUANTO A DIRETORA DA REGIONAL E SUA ASSESSORIA SAEM A CAÇAR BRUXAS EM ALGUMAS ESCOLAS EM NOVA DESTA TAO DITA MORALIZAÇÃO, EM OUTRAS ELES ESCONDEM OS DETRITOS DE BAIXO DE TAPETES… EXPLICO: A DRE ENVIOU ESSA ORDEM DE SERVIÇO PARA PUBLICAÇÃO DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DO NÚCLEO BANDEIRANTE
    ORDEM DE SERVIÇO DE 27 DE ABRIL DE 2011
    A DIRETORA DA REGIONAL DE ENSINO DO NÚCLEO BANDEIRANTE DA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela Portaria n.º121, de 24 de março de 2009 e tendo em vista o que dispõe o Decreto n.º 21.816, de 12 de dezembro de 2000, resolve:
    DESIGNAR OLGA ALVES BARRETO, matrícula 57.315-9, Professor, para substituir JOSISMAR RAMINEZ BARRETO, matrícula 23.321-8, titular do cargo em comissão, Símbolo DFIE-10, de Diretor do Centro de Ensino Fundamental 02 do Riacho Fundo II, no período de 05 de abril a 01 de outubro de 2011, por motivo de licença gestante.
    DESIGNAR FABIANA ALVES BARRETO, matrícula 214.055-1, Professor, para substituir OLGA ALVES BARRETO, matrícula 57.315-9, titular do cargo em comissão, Símbolo DFIE-08, de Vice-Diretor do Centro de Ensino Fundamental 02 do Riacho Fundo II, no período de 04 de abril a 01 de outubro de 2011, por motivo de licença gestante da Diretora.
    GEDILENE LUSTOSA GOMES DE ALMEIDA
    NOSSO ESPANTO SE DEPARA NO FATO DE TODOS OS ATORES DESSE DOCUMENTO SEREM PARENTES, OU SEJA PURO NEPOTISMO…. NÃO CONSIGO ACREDITAR QUE ESSE GOVERNO TENHA DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS PARA TRATAR O MESMO ASSUNTO. SOLICITO AO AMIGO QUE NOS AJUDE A INVESTIGAR E DENUNCIAR O FATO PARA FUTURAS PROVIDENCIAS…. OBRIGADO.

    Curtir

  113. suelen disse:

    Gostaria de saber se vai ter contrato temporario p/ o ano letivo de 2012?Aguardo resposta

    Curtir

  114. wd,
    A rose disse que viu um edital de contrato temporario no seu blog e que foi retirado no dia 19/10, me responda ela ta vendo miragem ou tem algum fundamento.

    Curtir

  115. FRANCISCO disse:

    Olá Washington,

    depois divulga o nosso blog no seu blog pop star…kkkkk

    escolaclasse01dorf2.blogspot.com

    Curtir

  116. Natalia disse:

    Olá,gostaria de saber a respeito das convocacoes que foram canceladas no inicio do ano. Há perspectiva dessas pessoas serem convocadas em 2012? E sobre a minha classificação estou 394 de pedagogia? Obrigado.

    Curtir

  117. dulce do lago siqueira disse:

    ola gostaria de saber quado vai ser as provas de contratos para 2012?

    Curtir

  118. ilda disse:

    Wd, eu queria saber sobre o contrato temporario de 2012 se vai haver prova ou vao simplesmente prorrogar como fica ………..

    Curtir

  119. Rosilene disse:

    Gostaria de saber alguma noticia sobre o concurso para professor realizado em 2010, pre visão de posse.

    Rose

    Curtir

  120. ferdinando disse:

    ola W.D, posso prestar concurso publico municipal, na area de professor de ingles, 5º a 8° series, estando ja exercendo tal funçao temporária, há um ano, tanto em nivel fundamental como médio,em 3 escolas estaduais, somente com um curso na area , em escola reconhecida pelo MEC em torno de 400 hrs? Também possuo duas especializações mas não na area..estaria habilitado visto que é apenas para o ensimo fundamental? desde ja agradeço,obrigado!!

    Curtir

  121. João B.A. SILVA disse:

    SEMELHANÇAS ENTRE POLÍTICO DA CHAMADA ESQUERDA E DA DIREITA.Caros colegas professoras(es), salvo engano da minha parte os políticos tanto de direita como de esquerda têm muitas semelhanças entre eles. Se não vejamos: Nas eleições prometem tudo ou quase tudo, depois de eleitos não fazem nada ou quase nada. Aqui nos deparamos com o problema na educação brasileira, nas últimas eleições, para não falarmos das anteriores, sempre foi assim, todos políticos falaram que a educãção é o fator de maior relevancia para se desenvolver uma nação e que o professor deve ser um profissional bem remunerado, mas o que vemos na prática são professores recebendo salários insignificante para a função que exercem. Nas eleições de 2010 para governador do Distrito Federal lembro que o atual chefe do poder exercutivo local prometia naquela oportunidade que uma vez eleito daria o devido tratamento que os professores e professoras merecem, mas e aí senhor governador esse é o tratamento que merecemos. E nosso PLANO DE CARREIRA que o senhor prometeu e que teria a tão revindicada e justa equiparação com os médicos é mais uma daquelas promessas que não serão cumpridas ou o senhor provarar que não foram só palavras que se perderão ao longo do seu governo. Alguns podem ficarem indignados com meus comentários, mas são comentários de um cidadão bastante revoltado com os políticos e com as suas falsas promessas.

    Curtir

  122. jeane disse:

    Boa tarde gostaria de saber com esta o os resultados do concurso efetivo 2011

    Curtir

  123. gilvanete disse:

    WD,
    E ai como vai ser a renovação do contrato temporario?
    E esta estória de concurso para efetivo 2012 é verdade?

    Curtir

  124. gilvanete disse:

    Por favor, me ajude fiz um concurso para professor do GO e fui reprovada por uma questão, mais a quantidade de aprovados não preenche as vagas, exite algum tipo de recurso, ou algum argumento juridico que eu possa usar para conseguir assumir?
    ME RESPONDA POR FAVOR

    Curtir

  125. carmozina j martins disse:

    Carmozina J maritins carmemmulti@hotmail.com
    Boa noite quero saber se vai haver prova para contrato temporário agora em 2012. Eu estava lecionando em SP no ano de 2011 e estou por fora da situação, mas sei que os bancos de dados não tem mais professores. o mais interessante e que quando fiz a prova de contrato para 2011 a SE não aceitou minha pontuação de tempo de contrato no DF . vc por favor me responda e se puder me oriente sobre algum projeto na area de EDUcação que eu possa participar.

    Curtir

  126. Nanda Costa disse:

    Compartilhei no facebook uma figura que trazia a segunte msg:, “A 6ª maior economia paga o 3º pior salário a seus professores”
    Recebi a seguinte reação:

    _Olá Fernanda tudo bom moça? Eu não sei se já lhe disse, mas ainda quero ser professor, depois que terminar minhas faculdades. Mas, assim penso que o problema da Educação é mais complexo, precisa ter um investimento grande na estrutura das escolas, no currículo escolar, na alimentação dos estudantes, na vida diretamente de toda a comunidade escolar. Concordo também da valorização do profissional da educação, no entanto, esses profissionais da educação, salvo raros educadores, a maioria são uns sem vergonhas que não sabem ensinar, que não querem ensinar e que só fazem greves por reajustes salariais e planos de carreiras… etc… Mas, nunca pautam para terem apoio da comunidade uma reforma na escola, uma educação integral. Infelizmente é o que se os meus olhos vêem, queria enxergar outra coisa, mas não valorizo a manifestação só por melhorias de salários, acredito que isso não iria mudar a realidade da educação no país. Bjos querida

    Respondi assim:
    _Oi Ricardo, comigo tudo bem e contigo? Não acredito que vc disse um absurdo desse: “…a maioria são uns sem vergonhas que não sabem ensinar, que não querem ensinar e que só fazem greves por reajustes salariais e planos de carreiras… etc… Mas, nunca pautam para terem apoio da comunidade uma reforma na escola, uma educação integral.”
    É preciso tomar cuidado com as generalizações, querido. Maus profissionais existem em todas as áreas. Mas, concordo com vc que o problema da Educação é complexo e lhe afirmo que todo ele está ligado à valorização do professor. Um salário socialmente digno é só o fundamental que promove a atração pela função e propicia vida digna ao profissional, que pelo seu papel social estratégico precisa ter qualidade de vida, acesso a meios e informções que façam dele um multiplicador educacional e cultural de qualidade. Não venha me dizer que o professor do DF já ganha bem. Só pensa assim quem não conhece os demais planos de carreira do GDF. A desvalorização da Educação no Brasil é bem explicitada pela análise das remunerações que os Governos pagam aos seus servidores, os professores são claramente discriminados. É revoltante saber que no DF o vencimento de um professor com anos de salas de aula é menos da metade do vencimento do profissional do Procon em início de carreira e que pra remuneração de um professor melhorar ele precisa de muitas gratificações pra, ainda assim, continuar abaixo da maioria das remunerações dos servidores de nível superior. Olha Ricardo, eu tenho muita vocação pra ser professora, mas só vocação não paga os impostos caros que pagamos e demais contas e eu quero ser tão ou mais valorizada quanto os demais servidores públicos da UF em que eu vivo. Essa luta não deveria ser dos professores, deveria ser de toda a sociedade, porque o trabalho do professor é estratégico para o país. Uma nação sempre terá a grandeza de sua gente. Professores pequenos tem menos chances de gerar uma sociedade grande e como disse Paulo Freire: “Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.” Ricardo, vc poderá ser um grande professor e terá muito a ensinar tb a teus colegas; mas antes, entenda o valor social da tua função, é justamente pelo valor social que tem um professor, que ele não pode continuar sendo socialmente discriminado. Até a próxima, meu prezado pensante!

    Obs: Achei bom compartilhar aqui porque nos trás reflexão sobre a nossa causa.

    Curtir

  127. Olá Washington, tudo bem?!

    Eu gostaria de saber se tu tens alguma informação sobre os contratos temporários do GDF para esse ano. Ouvi dizer que haveria novo processo seletivo em fevereiro. Tu sabes de alguma coisa? Poderia dar algum esclarecimento ou alguma notícia sobre a veracidade dessa notícia, pois eu procuro informações pela internet mas vejo apenas especulações.

    Desde já agradeço a atenção dispensada.

    Curtir

  128. Fernanda disse:

    Olá Washington!
    Gostaria de lhe pedir auxílio para esclarecer uma dúvida.
    É possível que uma professora tenha feito concurso público para SE para ministrar aulas de 40 horas e esta mesma professora esteja ministrando somente 20 horas? Sendo que a mesma tem outro emprego durante o dia e só trabalha na SE a noite?
    Acho a situação revoltante pois tantos outros professores trabalham o dobro e o salário se não estou enganada é o mesmo. Teria algo que poderia ser feito?

    Curtir

  129. Tamara disse:

    Olá,
    Você sabe se há indicativo para realização de concurso da SEE do DF neste ano de 2012?

    Cordialmente,

    Curtir

  130. Kisy Gonçalves de Oliveira disse:

    Gostaria de saber o que o sindicato esta fazendo para que os professores que entraram na secretaria em fevereiro de 2011,recebam as férias? Estou voltando a trabalhar e até agora nao recebi? Otima ferias, nao?

    Curtir

  131. Guilherme Felix de Brito disse:

    Olá, tudo bem WD, me chamo Guilherme Felix e gostaria de saber se este ano de 2012 existirá ou existe alguma possibilidade de sair o concurso para professor efetivo da secretaria de educação do DF para o exercício de 2013 em diante para a área de educação física, pois estou estudando desde o concurso de 2008.

    Curtir

  132. Maria José disse:

    Sr. WDourado, qual o partido q o sr. se filiou? Obrigada, aguardo resposta.
    Maria José

    Curtir

  133. Maria José disse:

    Agradeço o espaço, fiz perguntas q não foram respondidas pelo sr. ou qq moderador…sobre endereços eletrônicos e serviço de ~cálculo de aposentadoria…aliás, outros textos parece q não foram aceitos no seu blog….
    Sr. WDourado, agradeço o espaço “democrático” onde tive a oportunidade de participar. Obrigada!
    Maria José

    Curtir

  134. Maria José disse:

    Desejo sucesso nesta “greve dos Professores”.
    Professora Maria José, eleitora brasileira e brasiliense.

    Curtir

  135. Estou prestando o concurso do Banco do Brasil aqui na minha cidade,…
    Pergunta : Devido a eleição deste ano ,mesmo aprovada não serei empossada ?

    Grata pelas informações
    Karena Freitas

    Curtir

  136. Luciene disse:

    Olá WD,
    Preciso de informações sobre o programa ginastica nas quadras, e não consegui nenhuma na Sec de Educação, quem é o responsavel? se for possivel preciso dessas informações, pois a comunidade estão ligando na Adm de Brasilia.
    Obrigada
    Lu mota

    Curtir

  137. Prof Juscelino disse:

    Oi WD,
    Tenho dúvidas quanto à Portaria 28 e o Decreto 33.502 que rezam sobre o quantitativo de supervisor na escola. No censo de 2011 não tínhamos 1.001 estudantes, mas hoje temos. No meu entender a escola que trabalho tem direito a dois supervisores, estou certo ou errado? A CRE diz que temos direito a apenas um supervisor.

    Curtir

  138. miriam disse:

    OLá!
    Fiquei com a classificação de número 95, na area de LIngua POrtuguesa. Tenho chance de ser convocada logo?
    Abraços!

    MIriam

    Curtir

  139. Rosangela Rocha disse:

    Olá meu nome é Rosangela terminei o curso de pedagogia e vou fazer a colação de grau no dia 24 março/2012,porém passei em um concurso para professora de educação infantil no meu município e preciso saber se chamada para assumir o cargo,poderei assumir somente com o certificado de conclusão do curso?pois o diploma só será entregue seis meses após a colação de grau,isso deve se dá lá por outubro.Obrigada Rosangela Rocha.

    Curtir

  140. Maria disse:

    Wd, boa tarde!Gostaria de saber por que a previa do meu pagamento não saiu, sou contrato temporário e começei trabalhar no dia08/02/2012. Obrigada pela atenção.

    Curtir

  141. Arthur disse:

    Boa tarde! Há previsões de concurso da educação no ano de 2012 ou 2013? E quando acontecerá o processo seletivo para professor?

    Curtir

  142. iranete disse:

    ,washington,gostaria de saber quantos orientadores foram convocados do último concurso de 2004.

    Curtir

  143. Lisa disse:

    Boa tarde, Washington.
    Gostaria de obter informações acerca do quantitativo de psicólogos na secretaria de educação.
    Fiz o concurso realizado em 2010 para Analista de gestão educacional (psicólogo), passei mas não foi dentro das vagas “imediatas”.
    Você sabe se há possibilidade de chamarem além do quantitaivo previsto no edital?
    Necessidade eu sei que tem…

    Curtir

  144. Vera magali disse:

    Oi, gostaria de saber se esse boato de que concurso para orientador vai sair esse ano.

    Curtir

  145. Anttonyeta disse:

    Olá Washington,
    Fico feliz em saber que está a frente do sindicato dos professores lutando pelos interesses dos mesmos. Visito seu blog pra saber das últimas notícias sobre o assunto pois tenho interesse também.
    Abraços de sua conterrânea,
    Anttonyeta Barreto

    Curtir

  146. ANDRE disse:

    ola wd

    minha esposa está gravida de mais de trinta e sei semanas e foi nagada pelo NAMO a licença maternidade da mesma.
    Apesar de termos diversos exames que atestam o tempo de Gravidez a “PERITA” fez as contas e diminuiu quase uma semana das contas o que impede a licença.
    como o erro da medica foi grosseiro estamos juntando os documentos para entrar com um representação contra a médica no CRM e com uma ação por danos morais contra a SEDF.
    Gostaríamos do apoio dos advogados do sindicato para as ações.

    Um outro ponto que o sindicato dos professores ainda não questionoué o cumprimento da carga horária ds médicos do NAMO. Tem médico contratado 40 horas pela SEDF que é funcionário na secretaria de saúde e ainda trabalha em hospitais particulares. COMO PODE UM MÉDICO TRABALHAR 40 HORAS NA SEEDF, NO MÍNIMO 30 HORAS NA SESDF E AINDA TRABALHAR EM ESCALA NOS HOSPITAIS PARTICULARES?

    A SEMANA FECHADA TEM 168 HORAS, TIRANDO 40 HORAS DA SEDF, 30 HORAS DA SESDF, 10 HORAS PARA ALMOÇO, 25 HORAS PARA DORMIR( CONSIDERO QUE O MEDICO DURMA APENAS 5 HORAS POR NOITE), 10 HORAS DE TRANSITO, 10 HORAS PARA JANTAR, NÃO CONSIGO COLOCAR O PLANTÃO DO HOSPITAL PARTICULAR POIS A CARGA É VARIAVEL, MAS NO MÍNIMO 12 HORAS SEGUIDAS ( QUANDO SE O MEDICO JA TEM QUE TRABALHAR NA SEEDF E NA SESDF).

    TALVEZ POR ISSO O NAMO NÃO CONSIGA ABRIR NO PERÍODO DA TARDE……

    Curtir

  147. ITALO ALVES DOS SANTOS disse:

    BOA NOITE WD
    SOU ALUNO DO CEM 01 DO GAMA E ESTOU APOIANDO A GREVE DOS PROFESSORES.

    Curtir

  148. Nilson disse:

    Gosto muito do seu blog, sempre acesso para ficar por dentro dos fatos vc esta de parabéns.

    Curtir

  149. Olá sou EDNA NASCIMENTO
    Adore seu blog pesquisando encontre,achei um barato!Bom demais!!!
    Apronveitando o espaço gostaria de obter uns conselhos:
    Sabe o concurso do REDA da Bahia, saiu o nomes dos convocados dia 15/03/2012,até hoje ñ chamou ninguem na cidade de SEABRA,mais a secretaria estar fazendo contrato para professores de quimica enveis de convocar os que passaram no concurso …Não é um abersudo!!!Estou errada?Afinal para que serviu o concurso?
    Passei e estou ai de bobeira sem trabalho,esperando ser chamada!!!!
    ESPERO RESPOSTAS.
    Boa dia… EDNA NASCIMENTO

    Curtir

  150. Silvio Marcos disse:

    olá, fui aprovado dentro das 30 vagas do ultimo concurso para analista em gestao educacional para a especialidade de psicologo, e o que sei foram convocados 14 psicologos desse montante de 30. SE falou que nao vai mais convocar psicologo desse concurso. washington, vc sabe se isso é verdade mesmo e o que devo fazer?

    Curtir

  151. Letícia Cirqueira disse:

    Olá Professor Washington,
    Fui sua aluna na Escola Classe 21 em Taguatinga Norte em 1998 (4ª série) e sempre quando lembro do senhor é com saudosismo, as aulas de artes eram sempre as mais divertidas, com direito a música (não me esqueço da “felicidade foi embora e a saudade no meu peito ainda mora…” e asa branca então!? Muito bom!), a eleições para governador (ganhei a da minha turma kkkkk), desde cedo o senhor tentava passar pra gente esse espírito político. Foi a melhor fase da minha vida, a infância. Ainda guardo comigo uma lembrancinha de formatura – uma bailarina de gesso que o senhor me deu. Recentemente na faculdade o professor solicitou que lembrássemos de uma fase muito significativa da nossa vida, então contei daquela época, dos amigos que tinha e do senhor…
    Quando te vi pela TV não acreditei, não sabia o seu nome todo por isso não o procurei antes… então resolvi pesquisar, até encontrar o seu blog. Gostaria de dizer que você fez diferença na minha vida e gostaria de revê-lo!
    Abraços,
    Até breve!

    Curtir

  152. Silvania disse:

    Olá WD, Sou professora da seedf há 26 anos e dentre esse tempo fiquei na diretoria regional de ensino por 04 anos, no núcleo de coordenadora pedagogica, como coordenadora intermediaria, agora solicitei a minha aposentadoria especial ela foi indeferida por causa do tempo que fiquei na DRE.O que eu gostaria de te perguntar se vc sabe me responder porque os coordenadores das DRE ganham gratificação de regencia se não são considerados como coordenadores e nem a função é tida como função de magisterio o que alega a lei de 2006 a qual beneficiou todos os que trabalham na escola :diretor, coordenador…que tmabém passaram a receber a gratificação de regencia. Grata

    Curtir

  153. ROGÉRIO disse:

    Esquecei de perguntar: E o plano de moradia. Já estou em depressão porque estou na vida de aluguel e não tenho nenhum incentivo para sair do aluguel. Se pudesse abandonaria tudo isto e voltaria para minha cidade natal.

    Curtir

    • Maria Silva disse:

      Também somo ao questionamento…”E o plano de moradia?”
      (…) só para poucos que eram amigos dos que ‘mandavam’ na ASEFE e SINPRO…

      Curtir

  154. Maria Silva disse:

    Por que a página deste blog da aposentadoria não está ativada???
    (…) Estou equivocada???

    Curtir

  155. ROGÉRIO disse:

    O que sei que povo de determinada regional de ensino teve prioridade para ganhar lotes na época affudda

    Curtir

  156. ROGÉRIO disse:

    Prezado Washington Dourado,
    Sou divulgador de algumas marcas, haveria como passar um código fonte de uns banners para colocar no seu blog?

    Curtir

  157. ROGÉRIO disse:

    Pessoal, conheçam meu blog http://www.sindymodas.blogspot.com vejam os banners eu ganho por vendas on line dos banners que aparecem no site.
    Também sou professor do GDF em Brazlãndia.

    Curtir

  158. Maria Silva disse:

    Sr. WD, gostaria de saber se o professor que está lotado na escola é obrigado a substituir. E se for, em que condições, em que situações. Ah! por que as pessoas que estão na direção da escola não substituem??? ( A direção que refiro são professoras e não são readaptadas ). Os telefones do SINPRO não atendem…
    O Sr. poderia enviar o email do SINPRO que eu possa obter respostas quando precisar questionar sobre dúvidas iguais a esta???

    Curtir

    • Maria Silva disse:

      Sr. WD, aguardo respostas. ( Referência: Perguntas registradas no dia 01/06/2012 7h47min )
      Mas, se alguém soubar as bases legais, por gentileza, informe! Muuuuuuuito obrigaaaaaaaaaadaaaaa !

      Curtir

  159. Maria Silva disse:

    Gostaria de sugerir que reavaliassem o site do SINPRO com o objetivo de torná-lo mais fácil no manejo para as pessoas que não dominam o referido recurso, que não dominam inglês. Para as pessoas com dificuldade de locomoção para chegar até o SINPRO e, também, para as pessoas que não possuem conseguem falar com o SINPRO via telefones…
    Agradecida ficarei imensamente!!!

    Curtir

  160. Maria Silva disse:

    DIGO: (…) para as pessoas que não conseguem falar com o SINPRO via telefones…

    Curtir

  161. Bárbara Baia Furtado Ayres disse:

    Boa Noite WD.
    Gostaria de obter uma informação se possível.
    Para a concessão da progressão por mérito vale curso da Universidade Federal de Goias no total de 200 horas?
    Obrigada, Professora Bárbara Ayres

    Curtir

  162. Bárbara Baia Furtado Ayres disse:

    Outra dúvida:
    Recebi a nota final de todo o estágio probatório.
    Um folha que constava todas as notas e o resultado final.
    Contudo, somente em julho completo os 03 anos.
    Já Posso dar entrada com a Pós e o curso?
    Muito obrigada, mais uma vez.
    Professora Bárbara Ayres

    Curtir

  163. Lourdes Araujo disse:

    Boa noite professor Washington,
    Será que vamos ter o concurso para professor e orientador ainda em 2012?

    agradeço a atenção,

    Lourdes

    Curtir

  164. Maharishy Nascimento da Silva disse:

    Washington sou professor em regime de contrato temporário.
    No ano passado sofri um acidente dentro da escola ( rompi os ligamentos do tornozelo ) fato este que me deixou de atestando durante 3 meses e um pouquinho.
    daí começou um PROBLEMA que até hoje não consegui resolver, no momento em que fui dar entrada pelo INSS, simplesmente todo dinheiro que a secretaria de educação retira do meu contracheque todos os meses, não estava constando no sistema……..
    me mandaram ir em vários lugares, mesmo de muletas e com o aviso do médico de que eu deveria ficar de repouso eu rodei brasília inteira, minha ultima parada foi na própria SE, no entanto até a data de hoje não me deram retorno, não resolveram o problema, me enrolam e eu fiquei a ver navios.
    Eu me pergunto:
    Para onde foi esse dinheiro ????? será que isso não está acontecendo com outros professores e eles nem sabem disso ????

    Washington será que eu posso ir no sinpro, conversar com a parte jurídica e tentar resolver esse problema ?

    Curtir

  165. Eliane disse:

    Olá, sou do Pr, fiz concurso em 2006, e não consegui saber qtos professores de matemática foram chamados para este concurso, fiquem em 63º. Acredito que perdi na epoca, mas não sei que fim deu este concurso.
    Obrigada

    Curtir

  166. Elisangela disse:

    Olá !
    Gostara de saber como anda a história das tutorias. A secretaria ainda está considerando como outro emprego? o que aconteceu?

    Curtir

  167. João disse:

    WD, gostaria de saber se a SE já tem previsão da prova de contrato temporário.
    Abçs

    Curtir

  168. João disse:

    Gostaria de saber também se terá a prova para Orientador ainda este ano?

    Curtir

  169. suelen disse:

    Gostaria de saber se vai haver processo seletivo p/ contratação de novos professores no fim deste ano.

    Curtir

  170. MARIANA NUNES BARBOSA disse:

    GOSTARIA DE SABER EM QUE O ARTIGO 15 ENFLUENCIA NA VIDA DOS EDUCADORES QUE TEM O MAGISTERIO E AINDA ESTÃO CURSANDO UMA LICENCIATURA ?ESTES IRÃO PODER PARTICIPAR DO CONCURSO PARA TEMPORARIOS EM 2012 ?JÁ SE TEM ALGMA POSIÇÃO DO CONCURSO ESTE ANO?VISANDO QUE O MAGISTERIO É VALIDO ATÉ 2012 PODE SER FEITO UM EDITAL PARA TEMPORARIOS USANDO ISTO? AGUARDO SUA RESPOSTA ,E PARABÉNS PELO BLOG.

    Curtir

  171. jocelia disse:

    gostaria de saber se cursando a faculdade de pedagogia eu posso fazer esse contrato temporario

    Curtir

  172. Maria Luiza da silva disse:

    WD quero saber se no final do ano de 2012 terá inscrições, para o contrato temporário?

    Curtir

  173. poliana alves disse:

    Ola WD gostaria de saber se havera contarto temporario para 2013?vc tem alguma informação, por favor nos imforme…bjs

    Curtir

  174. Zoldinha disse:

    Olá WD, Fiquei sabendo hj que o contrato que a Secretaria tem com empresas para fornecimento de gás para as escolas foi rescindido, sendo assim cada escola terá que arcar com suas despesas de gás com dinheiro da verba ou sabe -se lá como. Isso é um absurdo, já que existem escolas que receberam apenas 4.000,00 ano passado e nesse ano até agora nem a portaria do PDAF de 2012 foi publicada. Você pode confirmar isso e publicar algo a respeito? Grata

    Curtir

  175. Delma Laurentino da Silva disse:

    Olá WD!
    Sou Delma Laurentino. Moro no entorno, fiz concurso público no DF, passei e não sei exatamente como está sendo o processo de chamada para efetivação. Vc pode me ajudar a compreender melhor sobre isso? Soube que em maio deste chamaram 305 candidatos aprovados, é verdade? Se houve mesmo, vc poderia me enviar a lista. Agradeço e aguardo!
    Obrigada e forte abraço!

    Curtir

  176. ROGÉRIO disse:

    Olá Washington,
    Eu tenho um processo em sp, e acho que o simpro deveria entrar neste processo. Está no STF e o tema é este:

    1. Trata-se de recurso extraordinário em face de acórdão do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo que, confirmando sentença, entendeu improcedente pretensão dos ora recorrentes – policiais militares – visando a condenação do Estado de São Paulo ao pagamento de indenização que reponha a inflação pelo IGPM da Fundação Getúlio Vargas de janeiro de 1997 até o trânsito em julgado da presente ação, descontando-se eventuais concessões de reajustes pretéritos e futuros.
    2. Alegam os recorrentes violação ao disposto no artigo 37, inciso X e § 6º, da Constituição Federal, por entender ter incorrido o Poder Executivo estadual em omissão ao não encaminhar projeto de lei destinado a viabilizar reajuste anual dos vencimentos dos servidores públicos estaduais.

    Interessante o sinpro analisar pq varias categoria do Distrito Federal se uniram neste Recurso Extraordinário. Trata-se de revisão anual dos salário, com correção monetária. Peço que analise a causa e acho que seria o momento de termos esse direito. Segue o link

    http://www.stf.jus.br/portal/pauta/verTema.asp?id=12320#

    Curtir

  177. Gilvanete disse:

    WD,
    você sabe alguma coisa sobre o contrato ser prova de titulo, e nâo concurso será que não vai ter maracutaia.

    Curtir

  178. christiano almeida do nascimento disse:

    ola washington, gostaria de fazer uma pergunta
    minha esposa é contrato temporário e está no CEF 04 do Guará e está substituindo desde março um professor efetivo que está na função de coordenador na mesma escola e hoje apareceu uma professora efetiva para substituí-la, pergunto não seria isso uma situação de efetivo substituindo outro efetivo? Isso é correto? Quem poderia pleitear essa vaga não seria o efetivo que ela estava substituindo?

    Curtir

  179. johnatas disse:

    Sera que vai sair o conc. para historia? (efetivo) esse ano de 2012?

    Curtir

  180. Bárbara disse:

    Bom dia WD,

    Vc saberia dizer se há possibilidade de haver convocação dos professores (biologia), do último concurso, para 20 horas?
    Estamos aguardando ansiosamente tal convocação…
    Desde já, agradeço!!

    Curtir

  181. Cícero disse:

    WD,
    Espero que leia esse post:

    Espaço do Concurseiro
    Consultoria Jurídica

    Max Kolbe é advogado, consultor jurídico, conferencista e especialista em concursos públicos. Também leciona as disciplinas de Direito Constitucional e Defesa do Consumidor em curso preparatório de Brasília/DF. O profissional é colaborador do Concursos sem vínculo financeiro. Tem alguma dúvida? Envie para nós!

    Kolbe responderá uma questão por dia. Perguntas com respostas similares às já cadastradas no site não serão colocadas no ar. Por isso, solicitamos uma busca na sessão antes do envio de sua dúvida.

    ► Fui aprovado no concurso da SEDF para professor de Contabilidade. No edital constava apenas uma vaga. A Secretaria, ao invés de me nomear, convocou professor temporário da mesma disciplina. Cabe mandado de segurança nessa situação?
    Autor: Evaldo de Sousa Leite

    Olá, Evaldo.

    A matéria tratada em sua pergunta é inédita em nossos Tribunais, mas bastante interessante de ser analisada. A Administração Pública abre um concurso público com uma vaga para professor de Contabilidade, mas, ao invés de convocar os aprovados no concurso público, resolve convocar um professor temporário para o exercício da mesma função. No meu entendimento, caberia uma ação judicial para discutir, entre outros aspectos, a moralidade e a eficiência da medida tomada – tendo em vista existir concurso válido para a função, com candidatos aprovados. Ora, se o concurso foi aberto pressupõe que a Administração necessitava daquele profissional; não pode o governo, nesse momento, contratar um temporário para exercer uma atividade permanente. Acredito que você deve reunir todas as provas possíveis e procurar, além de um advogado, um representante do Ministério Público, para uma possível investigação sobre a correta utilização dos temporários.

    Boa sorte.

    Fonte: http://concursos.correioweb.com.br/htmls2/consultoria_internafaq/id_pergunta=4129/consultoria_internafaq.shtml

    Curtir

  182. Cicero Carlos disse:

    Como inúmeros colegas já postaram aqui, também passei no concurso 2010 para Professor de Filosofia 40 hs em 38º lugar. É fato que o governo (com g minúsculo) irá ampliar sua validade por mais 2 anos e assim “gerar em nós uma expectativa de contratação” até 2014?

    Curtir

  183. BOM DIA
    Caro Washington, passei no concurso de 2010, não estou conseguindo ver quantos concursados já foram chamados para atividades. Tem idéia de quantos foram chamados? outra coisa, a SEC disse na época que os contratos temporários eram para suprir as licenças e outras situações, Vc ou outros que acessam esse blog, tem idéia do motivo pelo qual o “gdf” irá contratar novamente 6500 temporários, sendo que tem uma lista de aprovados do último concurso? Essa é uma pergunta de indignação de todos que estão na lista de aprovados do último concurso, pois não entendemos , o porque de tanto desrespeito com o povo, por parte do Governo..
    Obrigada

    Curtir

  184. zoldinha disse:

    WD, posta aí que a presidente Dilma, vai amanha a Escola Classe 47 na Ceilandia (Psul) – que até ela q tem q dar atençao nacional, vai mais as nossas escolas do que nosso “governador”. affff
    Ela vai conhecer um projeto sobre a África, e ela ja foi a EC 45 de Ceilandia tb.

    Curtir

  185. Wanessa disse:

    Boa tarde, será q vc nao teria informações sobre o contrato temporário para 2013? Outra duvida é quanto ao pagamento dos feriados, antes recebíamos este mês nao os recebemos…

    Curtir

  186. Núbia disse:

    Olá washington, gostaria de saber como está o processo da portaria de distribuição de turma para o ano de 2013, tivemos uma conversa com a Algusta no sindicato, entregamos um documento sugerindo mudanças e estamos aguardando resposta. Sabe de alguma novidade? O documento questiona principalmente a compra de cursos entre outros itens.

    Curtir

  187. Anália disse:

    Por favor, Washington Dourado se você souber me tire essa cruel dúvida, sou portadora do vírus de hepatite C a 3 anos, não sinto absolutamente nada(sem sintomas, até o momento), porém na biópcia q fiz este ano meu fígado já começou inflamar, no entanto o SUS apenas trata no estágio 5 e em meu caso consta q estou no estágio 3, faço o curso de serviço social e meu sonho é passar em um concurso. Se aprovada em algum concurso, este problema de saúde pode impedir d tomar posse ou teria q me inscrever como deficiente?

    Curtir

  188. Boa Noite!!
    Caro WB eu gostária de saber se vc tem infomações sobre o concurso temporario para professores.pois terminei o meu curso de pedagogia e estou a procura de um emprego.obrigada!!!

    Curtir

  189. Tiago disse:

    Olá Washington Dourado, boa tarde. Queria saber quando vai abrir inscrições para o concurso temporário no DF, e no meu caso eu curso Pedagogia , e agora em 2013 eu entro para o 3° Ano, e queria saber se eu posso atuar como Professor ou em outra área neste mesmo concurso temporário? Obrigado desde já pela atenção !!!!

    Curtir

  190. genilse pereira de lacerda disse:

    WD gostaria de saber se CT tem o direito de receber aquele plano Bresser?

    Curtir

  191. Gilvanete disse:

    Bom Dia WD,
    Vou fazer o concurso para CT para Unidade de Internação Socio Educativa gostaria de saber se e preciso ter algum curso em especial além de pedagogia.

    Curtir

  192. Bom dia WD,
    Gostaria de divulgar agradecer atenção ontem, mediante a todo cansaço em sua face.
    Mas vc foi o único a tomar uma decisão e me ajudar.
    Agressão física a uma funcionaria
    Isso é uma vergonha uma classe que para ser valorizada tem que fazer greves, manifestações e ainda ser agredida pela colega de trabalho é o fim ……quero JUSTIÇA….. em Sobradinho, quero atitude mediante a situação , ME AJUDEM A DIVULGAR POIS CASOS ASSIM TEM QUE IR PARA FRENTE. NÃO PODEM E NEM DEVEM SER ARQUIVADOS.
    http://www.facebook.com/media/set/?set=a.532893133396191.129420.100000265288477&type=1

    Curtir

  193. Boa tarde,
    Não entendo a demora em resolver a situação.
    A Vice diretora apresentou uma folha de ponto com falta no dia 20 de novembro.
    Eu levei documentos que comprovam que trabalhei pela manhã no dia 20 (agenda de aluno com bilhete escrito por mim) e um encaminhamento ao NAMO com o carimbo da escola assinado pela servidora da SEDF Aparecida Noleto (o documento preenchido por ela por si só já comprova que meu ultimo dia trabalhado foi dia 20), já que no dia não tinha ninguém da direção a qual também entreguei o atestado de comparecimento pela tarde de coordenação.
    O que eu não sabia e que a servidora Aparecida Noleto era lotada no CEF1 e que estava de licença medica. Ja que a mesma estava trabalhando normalmente na EC12.
    A diretora Yara do CEF1 confirma a letra e assinatura da servidora Aparecida Noleto no documento e também que a mesma se encontrava licenciada. Inclusive como ficou sabendo agora da sua presença trabalhando em outra escola ira tomar as providencias cabíveis.
    Fica claro que existe uma perseguição nesta situação.
    E adulterar ou omitir documentos para prejudicar uma servidora e crime. E nas palavras de Washington Dourado IMPROVIDADE ADMINISTRATIVA.
    E que toma conhecimento disto também se torna cúmplice pois omissão também e crime.
    Os documentos são entregues mas não servem de provas.
    Funcionários de atestados assinam por direção de outra escola.
    Atestado de comparecimento da professora do dia 20 de novembro sumiu. APENAS SUMIU?
    Não parece estranho? Que isto aconteça com esta professora que vem denunciando tantas ocorrências.
    Ate na hora que foi interrogada na delegacia a vice diretora apresentou uma versão bem diversificada e com muitos cúmplices. Por este motivo fui encaminhada imediatamente ao IML pelo Delegado de plantão. Pois contra provas não ha contestações. E foi comprovada uso de força física, fotografada e registrada no laudo que o IML esta providenciando.
    Quanto a parte criminal e civil já estou tomando as providencias.
    Mas e a professora fica refém de uma resposta de quem vem a tempos fazendo perseguições.
    Oras sejamos claros. Por qual motivo não tem nenhuma advertência da direção a professora, Se a mesma era tão mal caráter assim?
    Chamem a direção do CEF1 e perguntem sobre a conduta da servidora Alessandra, sobre seu temperamento e sobre ocorridos.
    O QUE FICA CLARO EM PRIMEIRO LUGAR E QUE TRABALHEI NO DIA 20 TENHO PROVAS MATERIAIS E ALGUNS PAIS QUE QUEREM DEPOR, E QUE ENTREGUEI O ATESTADO DE COMPARECIMENTO PARA APARECIDA NOLETO, SE ELA NÃO FAZIA PARTE DA DIREÇÃO EU NÃO SABIA, SE ELA ESTAVA DE ATESTADO EU NÃO SABIA. E SE ELA ENTREGOU, PERDEU, SUMIU OU DEU FIM NO ATESTADO NÃO SEI.
    Sei que compareci a clinica e trouxe outro que comprovou que estive la neste dia (pois eles tem um dossiê de cada paciente) e entregue a CRESO.
    Solicito que retifiquem minha folha de ponto imediatamente pois não e justo que seja retirado do salario do servidor um valor indevido.
    Solicito abertura de sindicância para que no momento oportuno possa apresentar todas as provas e depoimentos de todos os pais envolvidos neste ano.
    Solicito em meu nome uma reunião com a Direção da CRESO. E que esta data seja comunicada para que eu possa avisar o WASHINGTON DOURADO para fazer parte desta reunião para que a justiça seja feita e para que nenhum servidor passe por isto.
    O que tem que ser respeitado que e doença não define caráter e nem profissionalismo.
    E que ninguém pode julgar e fazer mal tamanho ainda mais em uma fase tão complicada.
    Enfim.
    QUE ALGUÉM TOME PROVIDENCIAS ANTES QUE TENHAMOS QUE MOBILIZAR A MÍDIA TAMBÉM.
    A CAMPANHA PELO BASTA NA VIOLÊNCIA COMEÇOU ONTEM NA INTERNET NAS REDES DE RELACIONAMENTO.
    E ATE O PRESENTE MOMENTO AS FOTOS JÁ TIVERAM 4.367 COMPARTILHAMENTOS.
    EU VOU CONTINUAR LUTANDO POR JUSTIÇA ATE O FINAL.
    E AGORA COM O AMPARO LEGAL.
    ACONTECE WASHINGTON QUE A REGIONAL ATE O PRESENTE MOMENTO NÃO FEZ NADA PARA RESOLVER A SITUAÇÃO.
    MEU PONTO CONTINUA CORTADO E A SERVIDORA APARECIDA NOLETO QUE APRESENTOU ATESTADO NA ESCOLA QUE ESTAVA LOTADA E EXERCIA CHEFIA SEM NOMEAÇÃO NO EC12.
    CLARO QUE COM O CONHECIMENTO DA DIREÇÃO E DA CRESO.
    SERA QUE NINGUÉM VAI FAZER NADA.

    Curtir

  194. Gilvanete disse:

    WD gostaria de saber se você tem alguma informação sobre o que saiu no correio brasiliense hoje.
    nota:
    SEDF vai lançar edital para contratação de professores efetivos
    15/01/2013 11:10

    Do CorreioWeb

    Um novo edital para selecionar professores efetivos da rede pública de ensino do Distrito Federal está previsto para sair em três meses. De acordo com a Secretaria de Estado de Administração Pública (Seap), como o concurso não foi autorizado e está em fase de planejamento, ainda não há informações sobre o número de vagas, os salários e a banca organizadora.

    A Seap afirmou que as definições sobre o concurso dependem de um levantamento que está sendo elaborado pela Secretaria de Educação (SEDF).

    Curtir

  195. gislene disse:

    Bom dia WD, desde ontem a noite estou tentando acessar o site do IADES e me vem a informação que o mesmo não é confiável, nem no mozila, nem no google crome..nada, poderia me ajudar estou acompanhando as informações do processo seletivo, mas desde ontem não consigo mais acessar.
    Desde já agradeço sua atenção.

    Gislene.

    Curtir

  196. emgostaria de saber, guando vai sai a classificação e se quem fez 13,pontos pode entrar. obrigada…

    Curtir

  197. Luciana disse:

    Bom dia WD, gostaria de tirar uma duvida, tenho formacao em Comunicacao Social e existem maiores oportunidades em concursos publicos para graduados em jornalismo. Pensando nesse diploma de graduacao, estou me inscrevendo para pos-graduacao em jornalismo visando concursos que exijam diploma de jornalismo reconhecido pelo MEC. Nesse caso, especifico de concurso publico, tanto faz um diploma de pos graduacao como graduacao? Porque a pos-graduacao ainda conta pontos para prova de titulos. Ou eu teria que cursar graduacao novamente para obter o direito de tomar posse caso passe em algum certame que, em seu edital, diga “graduacao em jornalismo em instituicao reconhecida pelo MEC”? A pos nao teria o mesmo peso juridico? Obrigada,

    Curtir

  198. Emmanuel disse:

    Boa tarde, meu GOVERNADOR Washington!
    Sou efetivo 40h e fiquei em 3º no CT 20h no Recanto. Como está o andamento do Mandado de Segurança? Terei que entrar com um MS individual para assumir à noite? Qual a orientação? Abraço,

    Curtir

  199. Leidi disse:

    Ola Washington,bom dia!Tem muitas pessoas falando que agora no meio do ano vai ter o concurso efetivo para professores,outros dizem que só para Orientação educacional,por favor preciso muito saber quais dos dois sera ou se são os dois,quero começar a estudar mais rápido possível,pois fiquei na vaga 516 para professor temporário em São Sebastião,diurno,atividades e não sei se vão me chamar,se me chamassem no inicio do ano que vem para mim estava ótimo,enfim,preciso muito saber desse efetivo,por favor me de informações,e se for só o de Orientação educacional te peço materiais de estudo se vc tiver ou se puder conseguir fácil,ou alguns site,blog, sobre o mesmo. Muito grata,aguardo ansiosa por uma resposta sua. Tenha um bom dia! Leidiane.

    Curtir

  200. mvania disse:

    WD, tomei posse esta samana na SEDF. Vou à Assembleia dia 07.03 e gostaria de me sindicalizar. Não esquece de levar formulários tá? Tem muita gente que, como eu, pretende aproveitar a oportunidade!!!

    Curtir

  201. Pseu.: INDIGNADA disse:

    TRABALHO ESCRAVO EM PLENO SÉCULO 21…
    Sim, sim . É O QUE ESTÁ ACONTECENDO em várias ESCOLAS PÚBLICAS da CAPITAL DO BRASIL… na Capital Federal, NO DF!
    AS MERENDEIRAS ESTÃO SEM PAGAMENTOS… Trabalham um mês inteirinho para chegar à época do pagamento e não receberem.
    E O PIOR NEM SATISFAÇÃO DÃO! É O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM AS CONTRATADAS, DA DITA ”EMPRESA” Ge&. Se é que se pode chamar uma “ESCRAVADORA” DE EMPRESA!
    CADÊ A FISCALIZAÇÃO? CADÊ OS DIREITOS HUMANOS? CADÊ O GOVERNO QUE FAZ O REPASSE QUE AINDA NÃO SE ALERTARAM, DIANTE DE UMA ARBITRARIEDADE DESSAS???
    Pra “empresa” que ainda não sabe, não se atualizou, não estudou HISTÓRIA GERAL (e até mesmo do BRASIL) : A ÉPOCA DA ESCRAVIDÃO ACABOU!!!!!!!!! E AÍ VÃO CONTINUAR A NOS DEIXAR SEM SATISFAÇÃO? COMO SE NADA ESTIVESSE ACONTECENDO???? QUERÍAMOS APENAS QUE NOS INFORMASSEM ATÉ QUANDO SEREMOS ESCRAVIZADOS!!!!!!! Pois quem trabalha e não recebe, seu salário HONESTO, seus benefícios, seu descanso … ESTÁ SENDO ESCRAVO!!!
    data: 14/03/2013

    Curtir

  202. ari nobre disse:

    WD,
    Meu caro. Vem aí mais uma assembleia. Imagino o quão exíguo seja seu tempo, mas gostaria de lhe falar de um grupo de pedal que é aberto a todas as pessoas do Gama e que conta com muitos professores entre seus participantes – Ari Nobre, M Moreno, Amilton, Marcelão, Flavio Cavalcante, entre outros.
    O grupo é o pedalagama. Estamos há três anos organizando passeios – tudo de graça – para vários pontos do DF, sempre partindo da pista de caminhada do Gama. Assim, dias de quarta-feira, à noite, temos o pedal noturno, saindo às 20h10, do Gama indo até o aeroporto, retornando por volta da meia-noite. Aos sábados, pela manhã, há dois pedais: um para a Ermida Dom Bosco – ida e volta 105km – e para Vargem Bonita – ida e volta 47km. Em ocasiões especiais, organizamos o corujão e os passeios até Goiânia. Esse último requer um exames médicos e a realização de uma prova específica, feita aqui mesmo no DF, a fim de atestar que o candidato reúne condições de prosseguir com o grupo. No entanto, o pedal de que nos orgulhamos é o de domingo pela manhã, o pedal do iniciante, que sai da pista de caminhada do Gama e vai até o posto rodoviário da BR 040, totalizando 18km. Nesse pedal, vamos num ritmo suave, tranquilo, de tal forma que ninguém fica para trás; os coordenadores do grupo vão à frente, no meio e no fim do comboio, garantindo segurança aos novatos. Nosso amigo Amilton, do CEM 03, iniciou há pouco tempo, logo após largar o cigarro, e todos os sábados vai à Ermida Dom Bosco com o grupo. Adquiriu melhor qualidade de vida após entrar no grupo.
    Convido todos a vir conosco. Escolha o pedal que melhor se adapte ao seu perfil e venha conosco.
    Não sei se este espaço é a melhor forma de contato, mas foi não sei como contatá-lo.

    Curtir

  203. marisafaleiros@hotmail.com disse:

    Olá Washington,tudo bem?Gostaria de saber se a progressão por merecimento ou “pular barreira” continua sendo a cada quinquênio e com 300h de curso.
    Um grande abraço Marisa

    Curtir

  204. Alessandra disse:

    Boa noite, Washington, sigo seu blog e sei que tem inúmeras mensagens para responder. Mas se puder, por favor, me esclareça uma dúvida.
    Sabe se haverá mais convocados referente ao concurso de 2010? É que ouvi uma informação que foi autorizado novo concurso, e não sei se ainda devo manter as esperanças…Sou da área de Língua Portuguesa e a oitava para uma próxima convocação. posso ter esperanças????
    Grata,
    Alessandra.

    Curtir

  205. Gostaria de saber sobre o concurso para temporarios se havará convocão ainda no primeiro semestre 2013 .São sebastião noturno língua portuguesa,fico no aguardo de resposta.

    Curtir

  206. Aradia disse:

    Olá companheiro.. deixe inumaras mensagens no face, solicitando que vc nos ajudasse na divulgação do estado em que se encontra a limpeza da E. C. Engenho Velho- Sobradinho… Vc pode faze-lo?

    Curtir

  207. Anna Karoline disse:

    Bom dia! Ouvi dizer que TODOS que passaram no ultimo concurso serão convocados. Isso pode mesmo ocorrer? No meu caso, passei em 1090 para Letras- Português. Há alguma chance?
    Obrigada

    Curtir

  208. Iansanan disse:

    Washington, sou monitora do CED 03 de Brazlândia, e segundo o contrato assinado com a secretaria de educação todo dia 03 haveria o pagamento do nosso custo de transporte e alimentação, entretanto, até hoje a verba do PDAF não foi repassada para o gestor e assim estamos sem receber. Amanhã 11/07 haverá um curso na EAPE e não temos como ir, pois nos falta o dinheiro para o transporte. Por favor divulgue mais esse descaso do GDF com a Educação.

    Curtir

  209. Edson disse:

    Meu nome é Edson de Oliveira Cardoso. Sou o atual diretor do CED 03 de Brazândia, eleito democraticamente. A escola optou pela semestralidade, e um dos pontos para que o projeto funcione é a adoção de monitores e assim fomos contemplados com 20 jovens aprendizes da comunidade. Segundo o contrato, esses jovens teriam que receber R$ 462,00 como ajuda de custo para transporte e alimentação. Infelizmente, a verba prevista não foi passada pelo governo e isso me deixa totalmente constrangido com a situação. Ressalto que, todo o processo de pedido do PDAF foi feito no mês de Abril e até hoje a verba não foi depositada. Por fim digo que, me sinto totalmente constrangido pois sei que os monitores necessitam dessa ajuda de custo. Gostaria que você divulgasse esse fato para que a sociedade saiba a forma como a educação é tratada pelo GDF.

    Curtir

  210. Luiza disse:

    Olá, Washington. Me formei em 2011 na primeira turma de um curso superior. Até hoje o diploma não foi expedido, porque a faculdade alegava que era preciso que duas turmas se formassem para que fosse feito o pedido de reconhecimento de curso junto ao MEC.
    Hoje o processo de reconhecimento está em andamento, mas a comissão do MEC ainda não foi à faculdade fazer a análise. Assim, continuo sem o diploma, e pelo visto ainda vai demorar pra que ocorra a expedição.
    O problema é que fui aprovada em um concurso público de nível superior, estou perto de ser chamada, e ainda não terei o diploma em mãos. O que eu faço?
    Desde já agradeço sua atenção.

    Curtir

  211. Washington disse:

    Absurdo, tamanho déficit de professores Língua portuguesa, matemática e inglês e o governo quer abrir novo concurso. Seria justo se todos os aprovados de 2010 fossem convocados. LP noturno tem uma carência muito maior que o numero de aprovados. Agnelo fecharia com chave de ouro o seu mandato se fosse da seguinte forma:
    LP diurno- 30 vagas – 2 anos = 30 x 15= 450 ou 4 anos 30 x 30=900
    LP noturno- 13 vagas- 2 anos= 13 x 15=195 ou 4 anos 13 x 30=390

    Com o numero de desistência de aproximadamente 20% teríamos 1.080 convocados de LP 40 horas e 468 LP 20 horas. Isto segue para as outras disciplinas. Ai sim, seria justo, teríamos sim um momento histórico na politica do distrito federal.

    Curtir

    • Katavento disse:

      Ainda assim não seria justo, deviam chamar todos os aprovados, língua portuguesa 20 horas são mais de 700, eu acho.

      Curtir

  212. vera tomé disse:

    Gostaria de obter informações sobre o possível concurso ainda neste ano de 2013. Minha área é música — ed.artistica com especialização em violino.

    Curtir

  213. Genário disse:

    Parabéns pelo seu blog e que você continue sempre se dedicando à ajudar o próximo com suas dicas e seus comentários.
    Abraço!
    http://genarioblogando.wordpress.com

    Curtir

  214. Myrna disse:

    Olá professor, gostaria de uma orientação quanto ao concurso para SEDF, sou formada em pedagogia com especialização em administração Escolar e faço pós em Psicopedagogia nunca atuei na área. Posso fazer esse concurso para a secretaria? e em que cargo? Obrigada pela orientação.

    Curtir

  215. Manoela Alves disse:

    Professor,

    Como eu faço para saber qual foi o ultimo número chamado do concurso efetivo 2010?

    Agradeço atenção.

    Curtir

  216. Qlo disse:

    Onde se pode fazer o Programa Especial de Licenciatura para quem tem habilitação em informática

    Curtir

  217. Carol Oliveira disse:

    Bom dia, Wd! Meu nome é Ana Carolina, sou professora na rede privada e aguardando o concurso da SE. rsrs
    Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo bolg. Excelente mesmo!
    Gostaria de um orientação a respeito de um fato que aconteceu no CEF 03 do Paranoá, onde meu sobrinho de14 anos estuda:
    Há mais ou menos um mês ele se acidentou na quadra da escola. Caiu durante o recreio e quebrou o braço. No mesmo instante, procurou o coordenador da escola, que nem se deu o trabalho de levantar da cadeira, e falou para ele ir ate a cozinha buscar gelo e passar no braço. Meu sobrinho foi, mas nao estava aguentando de dor. Procurou alguém da secretaria para entrar em contato com a mãe dele pra que ela fosse buscá-lo. A moça da secretaria ligou na casa dele e falou com a sua irmã (que tem 16 anos). O meu sobrinho SOZINHO tomou a decisão de ir pra casa já que ninguém tinha falado com a mãe dele. E foi. Ninguém ao menos procurou o numero do celular da mãe para avisá-la que ele estava indo embora. Pois bem, meu sobrinho de 14 anos foi pra casa sozinho, com o braço quebrado. Como sua mãe que não havia sido informada, somente às 17h quando chegou em casa, pode leva-lo ao hospital. Ele está até hoje com o braço debilitado e precisando fazer fisioterapia para voltar os movimentos normais do braço. O problema é que não conseguimos marcar fisioterapia pra ele tendo em vista a precariedade da saúde pública em geral.
    WD, me ajude no sentido de orientar o que devo fazer. Eu já liguei na regional, já formalizei denuncia na ouvidoria, mas não tive retorno algum. Minha mãe esteve na escola hoje e o coordenador falou pra ela que a escola não tem nada a ver com isso e que a culpa foi da criança que caiu e não falou que tinha quebrado o braço, por isso ele “achou” que não fosse nada grave. Disse ainda pra minha mãe que não há responsabilidade da escola nesse caso. Por favor, me diga o que fazer. Eu sei que a escola tem responsabilidade sim! Ele estava em horário de aula, e no mínimo deveria ter sido avisado a algum responsável o que ocorreu para que as providencias fossem tomadas o mais rápido possível. Aguardo sua resposta… Sei que foge um pouco do propósito do seu blog, mas sei tambem que aqui posso ter orientações sobre o que fazer.
    Obrigada
    Ana Carolina.

    Curtir

  218. Carol Oliveira disse:

    WD, pq vc nao postou meu pedido de ajuda Preciso muito de uma orientação e nao sei a quem recorrer… Talvez algum colega possa me ajudar…
    Ana Carolina

    Curtir

  219. Professor que espera 2014 disse:

    Boa noite, WD.

    Acabei de fazer a simulação da etapa de setembro no site do SINPRO e deu diferente da antiga simulação que previa os aumentos de todas as etapas, até 2015. A diferença foi de mais de 100 reais. O que aconteceu? Será que não receberemos o aumento prometido? Será que os cálculos estavam errados? Isso é extremamente preocupante. Por favor, dê uma olhada para nós. Espero que o novo simulador esteja errado porque senão fomos enganados.

    Obrigado.

    Curtir

  220. Professor que espera 2014 disse:

    Alguma resposta à minha pergunta, WD? Na verdade, a diferença, que eu tinha escrito de mais de 100 reais, foi mais de mais de 200 reais. Por favor, traga esta resposta porque a resposta que eu tive no Sinpro foi decepcionante e isso é muito sério pra quem pegou muito tempo de greve e aceitou o resultado final se baseando no aval do comando de greve do Sinpro.

    Curtir

  221. Manoela Alves disse:

    Boa tarde!
    Caro WD,

    Você acredita que a secretária vai convocar 300 professores ou mais do concurso de 2010?

    Agradeço atenção,

    Curtir

  222. Rodrigo alves de oliveira disse:

    washgiton boa tarde voçê nao acha que as porcentagens de titulação na secretaria de Educação estão muito a baixo do mínimo aceitável, uma vez que na Secretária de Saúde apenas por cursos de 180 horas que são realizados as vezes em um dia apenas se recebe 30% de titulação isso encima de vencimento maior que dos professores?

    Curtir

  223. Cleber Nazareno disse:

    Os professores que normalmente não têm aulas no sábado, as atividades realizadas neste dia devem ser pagas como hora extra (caso não seja dia habitual de aula do professor), mesmo que constem como dia letivo no calendário escolar para complementação dos 200 dias letivos?

    Curtir

  224. Alessandra disse:

    bom dia, gostaria de saber se vc tem alguma informacao sobre a feira do livro, ela sera nos moldes da outra, professores e alunos receberao ajude de custo? Alessandra

    Curtir

  225. Oi WD! Parabéns pelo blog!! Gostaria de saber como calcular a possível data para minha aposentadoria, pois acho que não estou fazendo certo, ou terei que ter 30 anos de sala de aula? Nasci em 30/06/1970 entrei na SEEDF em 18/12/1995, sempre em sala de aula.

    Curtir

  226. Eliane Santos Vitória disse:

    Bom dia á todos, precisamos fazer quero informações se puderem me passar pois necessitamos fazer algo para nosso béneficio pois é um absurdo e falta de respeito,marquem a hora pois estaremos lá bjos á todos.Vamos fazer como vimos com os Blocos Negros, Midia Ninja na Frente do Congresso Nacional.

    Curtir

  227. Eliane Santos Vitória disse:

    Verás que um Filho seu não fosse á Luta,Vem para a Rua Professores

    Curtir

  228. Cristina Brettas disse:

    Vc é um dos únicos que se apresenta e compartilha em nome de todos. Qualquer pesquisa referente à Secretaria de educação cai em seu blog. Busca constante e contínua. Queria trocar, em 2014 um dos professores da Câmara Legislativa por vc. Merecível!

    Curtir

  229. Rodrigo Alves disse:

    washgiton boa tarde voçê nao acha que as porcentagens de titulação na secretaria de Educação estão muito a baixo do mínimo aceitável, uma vez que na Secretária de Saúde apenas por cursos de 180 horas que são realizados as vezes em um dia apenas se recebe 30% de titulação isso encima de vencimento maior que dos professores?

    Curtir

  230. Ivani camila da conceição miziara disse:

    Boa tarde…caros colegas
    Alguém sabe dizer qual será a norte de corte do Ibfc ?

    Curtir

  231. Cleiton Luis disse:

    Olá Washigton,

    Os aprovados no concurso de 2010 que não foram chamados ainda tem alguma esperança? Eu sou um deles(as)…

    Curtir

  232. marinalva disse:

    Bom dia. Fiquei sabendo que há um documento pedindo para aumentar o número de classificação para o concurso de professor . É verdade? Fiquem em 1660 se chamasse 10 vezes o número de vagas eu entregaria títulos. Obrigada.

    Curtir

  233. Edson disse:

    Li em vários casos, concurso para cargo de nível superior se o candidato tiver concluído o curso recentemente, o certificado de conclusão poderá substituir o diploma, enquanto o mesmo estiver sendo confeccionado. Mas se o candidato já se formou há alguns anos, o edital pede diploma, o candidato só tem certificado. Recebeu o comunicado da posse (30 dias corridos) e o diploma só fica pronto em 3 meses. Cabe um mandato de segurança?

    Curtir

  234. Kika Lucena disse:

    Sr. WD a nomeação pela SEDF dos aprovados ao cargo de professor de Edicacao física do concurso de 2013, não foi tão grandiosa com esperado. Para Atividades sim, foram chamados 5 vezes o número de vagas. Sabe se ainda irão nomear mais professores e chegaremos (professores de Educação Física) também a 5 vezes o número de vagas com em Atividades?
    Já que não houve concurso para esse cargo em 2010.

    Aguardo retorno

    Curtir

  235. winniyp disse:

    Blog Escola:
    Centro de Ensino Fundamental 03 – Brazlândia
    cef03.blogspot.com.br

    Curtir

  236. UTF Aguiar disse:

    Boa noite Sr. WD

    Sou graduado em Tecnologia em Desenvolvimento de sistemas, ministro aulas em cursos técnicos e queria saber o que énecessário para que possa primeiramente estar apto (documentação) para concorrer a vagas de professor de informática no DF ou até mesmo no GO?

    Ou seja, complementar para bacharelado ou pegar disciplinas para obter a licenciatura?

    Curtir

  237. Waldir Assad disse:

    Olá W.D, meu nome é Waldir Assad e gostaria de saber da possibilidade de contar com seu apoio para divulgar o Curso Educação Física na Educação Inclusiva que acontecerá neste final de semana no CIEF, na 907/908 sul e tem como foco atuar no processo de qualificação profissional dos professores de Educação Física e áreas afins que atuam com a inclusão na escola.

    Este curso faz parte do evento Weekend Fitness, sendo um dos 9 (nove) cursos de atualização profissional para professores de Educação Física. Caso possa contar com o seu apoio, gostaria de verificar a possibilidade de colocar o banner com as informações do curso no seu blog.

    Desde já agradeço a atenção.

    Waldir Assad
    wdassad@uol.com.br

    Curtir

  238. Bom dia Washington!

    Estou lendo o PDE, tenho uma dúvida, alguém na minha escola afirmou que está definido no plano que a partir do ano que vem todas as escolas do GDF adotarão a SEMESTRALIDADE, isso é verdade?

    Aguardo sua resposta.

    Grato

    João Luiz

    Curtir

  239. Hulda Fonseca disse:

    Whashington, gostaria de saber se você sabe de alguma novidade sobre o concurso de Pedagogo/orientador/2015 que ainda não chamaram nenhum dos classificados. tem alguma posição sobre a nomeação?

    Curtir

  240. Pedagogia Uniplan disse:

    Boa tarde,

    Sou estudante de Pedagogia, tendo em vista previsto o concurso da secretaria de educação .Gostaria de saber se existe a possibilidade quase passe no concurso no momento da convocação não ter formado ainda, posso ir para o final da lista de convocação ou isso não é mais possível?Pois alguns professores que são concursados, nos informaram sobre esta possibilidade
    .
    Att,

    Gessyca Santiago

    Curtir

    • A Gessyca, leitora deste blog, enviou questionamento a respeito da possibilidade de aprovado no concurso para professor da Secretaria de Educação que ainda não tenha concluído o curso, em caso de convocação, conseguir o reposicionamento na lista de aprovados:

      Boa tarde,

      Sou estudante de Pedagogia, tendo em vista previsto o concurso da secretaria de educação .Gostaria de saber se existe a possibilidade quase passe no concurso no momento da convocação não ter formado ainda, posso ir para o final da lista de convocação ou isso não é mais possível? Pois alguns professores que são concursados, nos informaram sobre esta possibilidade.

      RESPOSTA:

      A Lei Complementar 840, artigo 13, §2º é clara no tocante a esta possibilidade:

      § 2º O candidato aprovado em concurso público, no prazo de cinco dias contados da publicação do ato de nomeação, pode solicitar seu reposicionamento para o final da lista de classificação.

      Então, Gessyca, caso você consiga aprovação no próximo concurso para professor da Secretaria de Educação, ou qualquer outro no âmbito do GDF, e seja convocada antes de conseguir o seu diploma, basta solicitar o seu reposicionamento na lista de classificação nos termos do dispositivo mencionado.

      Boa sorte.

      .

      Por: Washington Dourado

      Curtir