Sobre os erros na Secretaria de Educação

Na entrevista publicada hoje pelo Correio Braziliense a Secretária de Educação, Regina Vinhaes, assume dois erros inimagináveis: o primeiro é dizer que a Rede Pública de Ensino vai precisar de 3000 professores, mas que a SEDF vai contratar 2600. O segundo erro assumido é a admissão publica de que contratará professores temporários para carências definitivas. Isso é a confissão pública de uma improbidade administrativa. Com certeza não deixa outra opção para o Sinpro a não ser levar a situação para o Ministério Público.

Não há dúvidas de que a equipe que está comandando a Secretaria de Educação é uma das mais comprometidas com a educação pública de qualidade, mas os erros cometidos neste início de mandato estão minando a confiança de que terão condições de resolver os grandes desafios da pasta.

Em minha visão o que está acontecendo é reflexo dos erros na montagem da equipe que ocupa os postos chaves da SEDF. É que priorizaram grandes nomes na formulação teórica na área de educação que atuam no DF, mas esqueceram de colocar pessoas com capacidade de gerenciamento para enfrentar os problemas administrativos da Secretaria.

Penso que o principal erro na formação da equipe foi colocar dois grandes educadores no comando da Secretaria, sem observar a regra (não escrita) de que se tem um grande formulador (a) na cadeira de Secretário (a), é preciso colocar um bom executivo na cadeira de Adjunto ou o inverso. Outro erro, em minha visão, foi colocar alguém na Subsecretaria de Gestão de Pessoas que tem boa formação na área de gestão pública, mas que não tem vivência com o funcionamento da estrutura administrativa da sede, das DREs e das escolas.

O saldo é este aí: erros inimagináveis, falta de controle e notícias ruins para um Governo que pretende recuperar os enormes desafios para retomar a credibilidade da Sociedade nas ações do GDF.

Washington Dourado

49 Responses to Sobre os erros na Secretaria de Educação

  1. Fabiana disse:

    Noticia importante!!!!!
    Pra quem não sabe a Confere esta convocando tas as merendeiras novamente eu fui até a empresa neste sábado dia 05/02 e tinha mais ou menos umas 500 merendeiras lá graças a deus eu fui recontratada, e hoje Domingo ia ter mais recontratação, quanto ao pessoal da d’arcole também vão ser contratados pela Confere. Proucurem ligar lá na empresa e se enformarem temos que levar os documentos nesta segunda dia 07/02 e nos apresentarmos na regional na terça para na quinta feira dia 10/02 já estarmos nas escolas trabalhando.Aleluia!!!!!!!!!

    Curtir

  2. Viviane disse:

    Boa noite WD,

    Gostaria de sua atenção no caso que te enviei por email. Será que poderia encarecidamente me auxiliar?
    Obrigada!

    Curtir

  3. Ana Paula disse:

    Você lê mentes??? disse tudo… falta pessoal BOM na execução!!!

    Curtir

  4. Marcos disse:

    Gente, nunca pensei falar isso..mas, oh saudade do Valente.
    Washington, até agora não vi equipe competente nenhuma, pelo contrário, tem demonstrado muito incopetência. É absurdo em cima de absurdo.

    Curtir

    • profª Cassia disse:

      você também não tem saudade da caixa de pandora????
      me poupe colega!!! ve se pensa antes de falar um besteira dessa.

      Curtir

      • Amanda Cristina disse:

        Concordo com o Marcos , claro que não podemos admitir robalheiras de governo nenhum, mas se tratando de educação o ex secretário Valente executou sim sua função com soberania.

        Curtir

    • Alex disse:

      Nunca vi nada tão imbecil. Saudades do Valente?
      O que ele fz pela educação no DF?

      Curtir

  5. Alessandra disse:

    E os 52 que estão faltando ser nomeados? ninguém vai corrigir esse discurso de 400?

    Curtir

  6. profª Cassia disse:

    Caro Washington,boa noite!
    Também lí, na íntegra, a entrevista com a secretária Regina Vinhaes e gostaria de fazer algumas ponderações com relação a seus comentários:
    Sobre a contratação dos temporários para vagas definitivas o que sei é que não há previsão orçamentária, como ficou bem claro na entrevista e já é sabido por toda sociedade brasiliense.
    Ao contrário, o fato de ela ter vindo a público assumir tais erros me pareceu uma atitude digna de alguém que, além de comprometida com um projeto de educação consistente e estruturado para o nosso DF quer desconstruir a idéia de infalibilidade, explicitando, com isso, sua dignidade, transparência e honestidade com a coisa pública e a questão da educação, históricamente abandonada em sua história.
    Acredito, honestamente que esse é um grupo radicalmente compremetido com o ensino e educação pública de qualidade pois conheço sua história acadêmica e sua militânçia social nesse campo.
    Por fim, é fato que esses foram erros que não poderiam ter ocorrido, contudo não podemos ser inconseqüêntes nesse momento delicado em que começa a gestão de um governo que ajudamos a eleger e que enfrenta muitos problemas, fruto dos desmandos do anteriores.
    Abraço!

    Curtir

  7. rosangela aparecida correa disse:

    nossa Marcos tu falaste pouco mais falou tudo agora parabens

    Curtir

  8. Alex disse:

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    saudades do Valente
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Curtir

  9. Ray Costa disse:

    Lamentável.

    Curtir

  10. Elizabeth disse:

    Boa a sua reflexão, W.D.; ficaremos na torcida para que eles encontrem o rumo!!!!!

    Curtir

  11. Marcos disse:

    Essa secretária me faz lembrar uma pessoa, por falar tanta besteira – WESLEAN RORIZ!!! Será que é parente?

    Curtir

    • Maria Célia disse:

      Caro Marcos,
      ela não só fala como faz. É totalmente desarticulada. Dizem que foi indicada da Olgamir, Secretária da Mulher. Não tem articulação nenhuma e tá mais perdida que cego em tiroteio.

      Curtir

    • BETY disse:

      Claro que não,a Weslian ia dar batedeira para os pobres,a Regina está triturando os concursados.Só tem papo,porém pouca ação.Alias é marca do PT.Discurso blablabla.

      Curtir

  12. Deputada Celina Leão entra com Ação Popular contra o GDF

    Publicação: 06/02/2011 08:53 Atualização:

    A deputada distrital Celina Leão (PMN) protocola nesta segunda-feira (7/2), uma Ação Popular contra a contratação temporária de 6,5 mil servidores para a Educação em detrimento de 1,5 mil professores aprovados em concurso público para a Educação no Distrito Federal.

    Segundo a parlamentar, com essa atitude, o GDF está tentando fazer contratações sem regras e não está observando os princípios administrativos da moralidade. “Se temos 1,5 mil professores aprovados em concurso público, porque não contratá-los?”, questiona Celina que ressalta que mais de quatro vezes o número de aprovados é o que o governo pretende contratar sem concurso algum. “É inadmissível e é uma falta de respeito com aqueles que dedicaram seus tempos ao estudo, fizeram provas, passaram e estão à espera de oportunidade”.

    Curtir

    • alessandro disse:

      Lilian,

      A iniciativa da Deputada Celina Leão é ótima. Porém, o número de professores aprovados para o concurso de efetivos gira em torno de 6.000 e não 1.500 conforme noticiado.

      Curtir

      • Lílian Amâncio Lima disse:

        Alessandro eu sei disso, principalmente porque estou em 2.351 para Atividades, só ela que não sabe mais estarei enviando a ela um e-mail com o anexo do DODF DO DIA 15/10/2010.

        Curtir

      • Vanessa disse:

        Queria lembrar que esses 6.500 professores em Contrato Temporário …passou por um processo seletivo. E não foi escolhido à sorte… afffff

        Curtir

      • FABY disse:

        Só sei de uma coisa …
        Se o Agnelo ñ nomear os 1817 aprovados de atividades e o restante das demais áreas q foram classificados durante o prazo de validade do concursoooooooooo! Pode aguardar votos para o próximo reinado viuuuuuuuuu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

        Curtir

    • Ricardo Marins disse:

      A Celina Leão está agindo rapidinho hein! Claro. Pretende colher os frutos políticos. A Deputada Rejane Pitanga que abra o olho.

      Curtir

      • Patrícia disse:

        Boa tarde professores e demais visitantes do blog.
        Não só aqui mas em outros locais de debate houve comentários sobre o fato de as deputadas Celina Leão e Rejane Pitanga estarem querendo aparecer, aproveitar a situação pra ganhar apoio e futuros eleitores. Ainda que seja, política é assim mas, em nenhum governo, nem governo nem oposição (se não me falha a memória)tomou atitude semelhante de fazer algo de relevante pelos direitos dos professores concursados. Ora bolas, se for pra ajudar minha gente, pra que ficar remoendo algo que alguém poderia ter feito antes e não fez? Quem apoiou quem em qual eleição? Estamos angustiados e lutando agora e, agora, devemos abrir os braços pra quem deseja ajudar. Quanto às intenções de X ou Y o tempo nos mostrará e poderemos mostrar nosso des/contentamento nas próximas eleições.
        Estou entre os desconvocados e na verdade eu só espero que este pesadelo de incertezas acabe logo.

        Curtir

  13. luisa Marques disse:

    Nos os aprovados esperamos uma ação no MP, movida pelo Sinpro e agradece esta decisão.Fico no aguardo do número do protocolo.

    Curtir

  14. Patricia disse:

    Está no diario oficial de 07/02/2011

    NOMEAR para exercerem o cargo de Professor de Educação Básica, da Carreira Magistério
    Público do Quadro de Pessoal do Distrito Federal, com lotação na Secretaria de Estado de
    Educação do Distrito Federal, os candidatos aprovados no concurso público realizado pela
    Fundação Universa, abaixo relacionados, em vagas originárias criadas pela Lei n.º 4.075, de
    28 de dezembro de 2007, alertando para o prazo improrrogável de 25 (vinte e cinco) dias para
    a posse, contados a partir da data da publicação deste ato, e de 05 (cinco) dias úteis para entrar
    em exercício, após a data da posse.
    Concurso de 19.09.2010, Edital nº 01, de 02.06.2010, publicado no DODF nº 107, de 07.06.2010.
    Homologação: Edital nº 18/2010, de 28.12.2010, publicado no DODF nº 249, de 31.12.2010. A
    nomeação segue a seguinte ordem: nome do candidato aprovado e classificação.
    ATIVIDADES
    40 HORAS: ELAYNE BORGES DA SILVA, 97º; JULIANNA MENDES DE MATOS, 98º;
    GABRIELA RONNICE SOARES DE OLIVEIRA, 99º; LILIAN MENDES DA COSTA, 100º;
    MARIA CLARA RODRIGUES XAVIER, 101º; FERNANDA NERI BARREIRO, 102º; CLAUDIA
    RIBEIRO DO NASCIMENTO, 103º; LUCIANA LOPES DE ARAUJO, 104º; MONICA
    LOBAO LIMA, 105º; INGRID CAMPOS PRADO, 106º; LEILANE COSTA SANTOS, 107º;
    SIMONE CANDIDA PEREIRA, 108º; GISELE MENDES SOUZA LIRA, 109º; THAIS HELENA
    LONGO FERREIRA, 110º; LUANA PERPETUA DE PAIVA CARNEIRO, 111º; MARIA
    ELBA LUCIA CLEMENTINO LEITE, 112º; ALESSANDRA GUIMARAES SOARES CAMPOS,
    113º; JEAN CRISTIAN FRUTUOSO TRINDADE, 114º; ROBERTA SILVA DE BRITO
    PRADO, 115º; ALESSANDRA DOS SANTOS MATOS, 116º; ANA PAULA SOUSA BRAGA,
    117º; SANDRA JACIARA DE ABREU SANTOS FALCAO, 118º; LEUDYMAR LIMA DE
    MORAIS, 119º; VIVIANE COSTA MOREIRA, 120º; AMANDA SIQUEIRA DOS SANTOS,
    121º; LUCIENE MATEUS ARMONDES, 122º; ESMERALDA DO NASCIMENTO SILVA,
    123º; NELSON DE MOURA COSTA, 124º; MANOEL FERREIRA DA SILVA JUNIOR, 125º;
    KATIA ALINE BEZERRA DOS SANTOS, 126º; ALCIONE RODRIGUES LEITE, 127º; CICERO
    BATISTA DOS SANTOS LIMA, 128º; PEDRO HENRIQUE BERNARDES DA COSTA,
    129º; ANA BRAUNA SOUZA BARROSO, 130º; SILVIA PESSANHA AGUIAR, 131º; MARIA
    APARECIDA ORTEGA DE CASTRO, 132º; GISELLE OTERO LEMOS, 133º; MARIA DO
    SOCORRO PEREIRA SILVA, 134º; ZULEIDE PAZ RIBEIRO, 135º; MERCIA CRISTINE
    MAGALHAES PINHEIRO COSTA, 136º; CRISTIANE CERQUEIRA DOS SANTOS, 137º;
    ADILEIA MARIA LEITE, 138º; GEOVANA MOREIRA DA CRUZ, 25º *; HELAINE TEIXEIRA
    DE QUEIROZ, 26º *; RAIMUNDA MARIA DA SILVA RODRIGUES, 27º *; ANA PAULA
    DE ALMEIDA MATTOS TORQUATO, 28º *; FRANCISCA CLEUMA DE ANDRADE, 29º
    *; MARINALVA PEREIRA DA SILVA, 30º *; PATRICIA VIANA DA SILVEIRA PESSOA
    MARTINS, 31º *; KELE FERREIRA DE MATOS, 32º *; ALINE DA CRUZ PEREIRA, 33º *;
    PATRICIA GUANAIS RODRIGUES, 34º *.

    Curtir

  15. Amanda Cristina disse:

    Digo,ainda bem que tem alguém mais sensato que a Pitanga. Só que não são só 1500 aprovados Celina Leão!

    Curtir

  16. Rafa disse:

    Wd por falar em erros no site da SEE/df é possivel os contratos temporarios irem aconpanhando o processo de convocação por meio desse link :
    http://professorsubstituto.se.df.gov.br/curriculo/crv/crvAcessarCurriculo2.asp

    No entanto no diário oficial minha classificação é uma…já no banco de reserva da SEDF minha classificação é outra!!!

    Colocaram gente na minha frente!!!

    E isso não aconteceu só comigo!!!!

    E agora?! pode ajudar?!

    DRE SAmambaia…mas isso está ocorrendo tbm em outras DREs

    Curtir

    • Professora da SE disse:

      Só para esclarecer os professores de CT 2011, a SEDF passou na frente todos os professores PNE, de acordo com a lei.

      Curtir

  17. Glenda disse:

    Sou contrato ainda pq no último concurso para efetivo na abriram vaga para minha disciplina (história). Também sou professora como aqueles que tiveram a oportunidade de fazer o concurso para efetivo. Me sinto desrespeitada quando dizem que nós contratos estamos tomando vagas dos efetivos. Que estudaram, fizeram prova e estão esperando. Também estou na mesma situação, estudei, fiz prova e estou esperando. Só que para contrato pq não tive a oportunidade de fazer concurso para efetivo. Somos todos iguais e queremos a mesma coisa “trabalhar”.

    Curtir

    • priscila disse:

      olá estou na mesma situação que vc e fico triste quando desprezam os contratos e estou me sentindo “chutada pra fora da escola”, pois nunca fomos tão desprezados e banalizados com neste concurso para contrato temporário, eu não consegui nem passar pra efetivo e nem no concurso CT, e não foi por falta de estudar…acho que se eu não tivesse estudado tanto teria passado…tudo foi uma grande sacanagem pra pegar dinheiro e ainda dizer que não tem orçamento!!!

      Curtir

    • priscila disse:

      olá estou na mesma situação que vc e fico triste quando desprezam os contratos e estou me sentindo “chutada pra fora da escola”, pois nunca fomos tão desprezados e banalizados com neste concurso para contrato temporário, eu não consegui nem passar pra efetivo e nem no concurso CT, e não foi por falta de estudar…acho que se eu não tivesse estudado tanto teria passado.

      Curtir

  18. maria das dores lisboa disse:

    Parabens W.D,mas se estes erros primários estão acontecendo na sedf, imagina nas DREs! Concordo com você: A composição de equipe é de assustar!!!! O SAE entende de administrativo em DREs para assumir a função de indicar pessoas da carreira asst. sem nenhuma exp. para todos os setores das DREs? não sabia dessa função do sindicato.DAS DORES

    Curtir

  19. Maria Célia disse:

    Curioso! Gosto muito da postura do WD e estou sempre postando comentários. Mas ele nunca responde aos meus questionamentos ou opina sobre eles…

    Curtir

  20. denise pereira dias disse:

    gostaria, de saber de voces como posso see contemplado.para ser uma merendeira trabalhei mais de 20anos em casa de familia,como diarista no qual tudo de alimentaçao,e conzer era feito por minha pessoa pesso esta grande ajuda que deus nos abençoe, amem

    Curtir

  21. Daniela disse:

    A pessoa que fez a declaração mais correta no meio dessa bagunça toda foi o Dep. Chico Leite, quando falou que “se fosse Governador demitiria quem fez a trapalhada da convocação e desconvocação”! Esclarecendo que não sou partidária, mas foi a declaração mais correta que vi até agora. Essa trapalhada demonstrou claramente que essa equipe gestora não tem capacidade para está no comando da secretaria de Educação.
    E se formos listar as trapalhadas..quantos exemplos podemos ter????????????????
    Eu começo… Palavras da Secretária de Educação – “Ninguém recebeu telegrama nenhum de convocação”!

    Essa vai ficar pra história…Essa é secretária de educação competente???

    Quem mais pode exemplificar trapalhadas???

    Realmente o que a colega aí falou a Sra. Weslean apenas falava, a Secretária , fala e faz!!kkkkkkkkkkk
    Eu acho que tudo isso seria uma ótima sugetão de reportagem pro Casseta e Planeta!!!

    Curtir

  22. Deise Larissa disse:

    Obrigada Sinpro na figura do WD, pelas atitudes
    aqui citadas que serão tomadas em relação as declarações da Secretária de Educação, aguardamos ansiosos pela denúncia feita pelo Sinpro. .

    Obrigada mais uma vez pelo apoio WD.

    Abraço.

    Curtir

  23. Heraldo disse:

    Nos os aprovados esperamos uma ação no MP, movida pelo Sinpro e agradecemos esta decisão.Ficamos no aguardo do número do protocolo.[2]

    Curtir

  24. Edson Cordeiro disse:

    Boa noite pessoal! Observei que com os deputados do PT não teremos nada, eles vão defender o Agnelo. Também temos que contar com a Oposição, vi a atitude da Celina Leão como muito boa, e tb consultei o site da Eliana Pedrosa, que tem proposta de solução da falta de recursos no orçamento.

    Curtir

  25. Raquel Souza disse:

    Quero lembrar que depositamos esperança e anseios nesta equipe da SEDF para 2011/2014.

    Que estamos cansados das trapalhadas da gestão Rosso.

    Que ainda há tempo de fazer melhor, mas não somos uma categoria com taaaanta paciência assim. portanto, comecem a mostrar a que vieram LOGO, porque o bonde está andando.

    Também estou com saudade do Secretário Valente.

    Curtir

  26. Márcia disse:

    Boa tarde Senhor WD !

    Mais um erro lastimável!!

    Estou entrando em março no sétimo semestre de Artes Visuais da UFG – Universidade Federal de Goiás.Fiz o concurso para professor efetivo, consegui média , mas não fiquei entre os 15x dos chamados. Fiz também prova para professor efetivo de Luziânia e fiquei em 6º lugar e tb não pude ser efetivada já que não concluí minha formação. Pois bem, aconteceu o concurso do IADES e fiz minha inscrição , pois em seu Edital , cláusula 4.2.1 “…e Histórico Escolar comprovando que tenha cursado o componente curricular
    pleiteado em, no mínimo, 3 (três) semestres”, deu-me a entender ( aliás, deu a entender inclusive para muitos alunos) que poderíamos fazer o concurso mesmo estudando. Apenas constatei isso ao conhecer o seu blog e vi que as pessoas falavam dos documentos que deveriam apresentar. Mas já havia feito a prova e tirei uma boa nota.Como estava em dúvida sobre a prova de títulos, inclusive, quando saiu o primeiro resultado, fiquei me perguntando porque não aceitaram meus documentos. Entrei então , com recurso à prova de títulos, pois para mim seria claro que poderia ser professora sem nenhum problema. Deixei claro no recurso que ” sou graduanda da UFG, número de matrícula, etc e tal e solicitei que avaliassem meus documentos, visto que a área de artes tem grande necessidade de professores. Aguardei o resultado das provas. Bom, resumindo , meu nome aparece na lista oficial dos aprovados, inclusive foi homologado
    conforme Diário Oficial de 31/01/2011:

    “ torna pública a HOMOLOGAÇÃO do resultado final dos candidatos aprovados no processo seletivo simplificado para contratação temporária de docentes para a rede pública de ensino do Distrito Federal, conforme a seguir.
    1. Resultado definitivo dos candidatos aprovados no certame por código e descrição da vaga em conformidade com o Anexo III do Edital Normativo, com as seguintes informações: número de inscrição, nome completo (em ordem alfabética), pontuação na prova objetiva, pontuação na avaliação de títulos e de experiência profissional, pontuação final no certame e classificação final na vaga a que concorre.”
    Então,minha classificação ficou em segundo lugar na DRE de Santa Maria conforme consta no Diário:
    DRE Santa Maria| Artes| Diurno| Zona Urbana: 6104048 – ARNALDO EVARISTO RICARDO – 52,00 – 0,75 – 52,75 – 6/ 6124575 – CLAUS DA SILVA – 56,00 – 0,00 – 56,00 – 4/ 6125927 – DEBORA SILVA DE AZEVEDO – 56,00 – 0,00 – 56,00 – 5/ 6102025 – MARCIA MARIA DA SILVA – 64,00 – 0,00 – 64,00 – 2/ 6112469 – SIMONE DE CASSIA MOURA MARQUES – 56,00 – 1,50 – 57,50 – 3/ 6111057 – WILLIAM MARQUES MESQUITA – 68,00 – 1,00 – 69,00 – 1.
    Fiquei muito feliz com o resultado, pois conforme constatei, o IADES aceitou meu recurso, pois ao contrário não teria essa classificação( pelo menos foi o que pensei…)
    Hoje pela manhã, fui chamada à DRE de Santa Maria e tive a tristeza de saber que não aceitam minha declaração de graduanda em Artes Visuais, mesmo sabendo que eu me formo ao final deste ano. Soube que em anos anteriores, contratava-se que tivesse concluído o sexto semestre.Simplesmente fui atendida por uma funcionária bem grosseira, que literalmente me descartou, disse que “estavam passando pente fino”, já que o IADES, lamentavelmente e erroneâmente não soube conduzir esse processo seletivo, deixando que meu nome saísse no Diário Oficial. Eu tenho quase certeza que há vários casos como o meu, já que meus colegas de faculdade também fizeram o concurso e conversei com várias pessoas no dia do concurso que também entenderam mal o edital. Aliás, escrevi para professores de português conhecidos no país e eles me informaram que essa cláusula do edital ( citada acima) dá uma dupla interpretação.
    Gostaria de ter ajuda de alguém, pois me sinto lesada pelo IADES.Já li que este blog é visto pela secretaria de educação, então espero uma solução para esse caso, pois sei que existirão outros. A Constituição afirma que “Todos serão iguais perante a lei” , mas não consigo entender porque há tanto que trabalham anos e anos em órgãos públicos, em cargos comissionados ( conheço pessoas que estão se aposentando , tantos anos…) e há outros que passam em concursos e nunca são chamados. Inscrevem-se, estudam, esforçam e vêem seu cargo ocupado …Uma pena. Então, preciso de ajuda e preciso mostrar que sou uma professora competente. Fiz estágio pela UFG em Alexânia, sou uma das melhores alunas de meu curso, trabalho com vários programas de edição de imagens, conheço ferramentas atuais de informática, faço escultura, pintura, artesanato folclórico, inclusive fiz exposição na própria DRE de Santa Maria e estou à procura de um trabalho digno. Mas disseram para eu simplesmente esperar por minha formação. ..O que posso fazer Sr. Washigton? Devo processar o IADES? Devo pelo menos pedir uma cargo em comissão para o Governador Agnelo. Por favor, me ajude. Te agradeço muito ! Tenho lido seu blog e sei de sua luta à favor da educação! Muito obrigada!

    Curtir

    • Professora,

      Foi levantado este problema no início mas logo foi esclarecido. Na verdade é preciso ter a graduação sim, mas se o professor tiver 3 semestres em outra área poderá fazer o concurso para este novo componente curricular. No seu caso você ainda está estudando, não tem ainda a graduação.

      Curtir