ARTIGO: A importância do Controle Social na Educação

Por: Marcus Vinicius de Azevedo Braga

1. Definição de Controle Social

A expressão “Controle Social” é polissêmica. Durante muito tempo serviu para explicar, no âmbito da sociologia, aquele controle que a comunidade exerce sobre grupos menores, o acompanhamento do cotidiano, fenômeno muito comum nas pequenas comunidades. A palavra controle, de per si, já não é das mais bem quistas, pois passado o período militar, onde a liberdade se elevou como grande valor social, controlar é restringir o ser humano.

Entretanto, no Estado Democrático de Direito, tudo tem limite. E esse limite é dado pelo cidadão. Na reforma democrática do Estado Brasileiro, tendo como principal marco a Constituição Federal de 1988, o termo Controle Social adotou outra semântica, mais amigável, ligada não a um Estado opressor do indivíduo e sim ao controle do Estado pelo Cidadão. O Controle Social ou chamado por muitos de “Controle Democrático” busca, pela participação da comunidade, acompanhar a atuação estatal, para que ela se dê em pról daquela comunidade. É um instrumento de participação social e de coibição da corrupção, a partir do momento em que a sociedade organizada vigia, mais próximo da execução, a atuação de seus prepostos eleitos no uso do recurso público.

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12 Responses to ARTIGO: A importância do Controle Social na Educação

  1. leonelle disse:

    NOSSA MUITO INTERESSANTE… ADOREI..
    PARABÉNS PELO ARTIGO!
    ESSE BLOG ESTÁ CADA VEZ MELHOR…
    PROFS DEVERIAM LER PRA FICAREM INFORMADOS E COM ISSO SOFRERIAM MENOS COM ESSA TRISTE DESCONVOCAÇÃO..
    EU DECIDI ESPERAR UM DIA DE CADA VEZ, SENÃO MORRO DE RAIVA.. RS

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    • Janeide disse:

      concordo com vc colega Leonelle.

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      • leonelle disse:

        seu sobrenome é janeide moreira, fez pedagogia na UEG de formosa.. se for vc, estudamos juntas.. tomara que seja.. mas se não for.. muito prazer ainda assim!

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        • Janeide disse:

          Sou exatamente quem vc imagina e tb passei no concurso para professor do df.bjos

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          • leonelle disse:

            gente, que legal!!
            tbm passei estou em 173 pra atividades 40hs, fiz a prova gravida de 8 meses..
            tenho um menino agora,chama se arthur!
            e estou aguardando esse fuá se resolver!
            quinta fiquei feliz,liguei pra todo mundo, agora nem tenho coragem de contar dessa desconocação.
            tenho a isabella com 4 anos,que nasceu quando formamos e tenho o arthur de 3 meses!
            manda seu msn..

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  2. Adriano Romero disse:

    Tenho um vizinho de rua que organizou um grupo de pais que realmente participam dos dia a dia da escola do filho dele. É só marcar que 50 ou mais pais e mães da classe trabalhadora aparecem para debater , propor e brigar de fato pela escola. Maravilha né ?
    Pergunta a paciência deles com servidores da escola que não cumprem suas obrigações ? Eles organizaram um rodízio de pais que ficam na escola observando o iníco das aulas para vigiar e reclamar com quem chega atrasado ou falta. Quantos de nós , da secretria de educação estamos prontos para este tipo de cobrança ?

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  3. ABreu disse:

    MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO
    O MINISTRO DE ESTADO CHEFE DA CASA CIVIL
    DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, no uso de suas atribuições e
    tendo em vista o disposto no art. 1o do Decreto no 4.734, de 11 de
    junho de 2003, resolve
    Nº 329 – N O M E A R
    MARCELO AGUIAR DOS SANTOS SÁ, para exercer o cargo de
    Chefe da Assessoria Parlamentar do Ministério do Trabalho e Emprego,
    código DAS 101.4.

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    • Marcello disse:

      Que beleza! Ex-secretário de Educação do DF, arquiteto e nem precisou fazer concurso. Alguns nasceram com uma estrela na testa, outros se esforçam e não conseguem sequer seus direitos, como o de ser aprovado em um concurso e ser convocado decentemente.

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  4. Luma disse:

    Prezado WD,

    Gostaria de te parabenizar mais uma vez pela sua iniciativa em disponibilizar este Blog para discussões tão importantes e enfatizar a importãncia dos órgãos de Controle Social para efetivação de nossas políticas públicas tão “sonhadas”, assim quero contribuir com seu trabalho lembrando da importância de participação nos Fóruns constituídos para o fortalecimento de execução destas políticas com a participação da sociedade civil organizada do DF, mas especificamente sugiro que seja divulgado o Forum OCA, Forum do Orçamento da Criança e do Adolescente do DF, que é um espaço democrático de participação de todos para planejar e monitorar o orçamento do DF destinado às políticas publicas que são prioridade absoluta de nossas crianças e adolescentes, ou seja, os nossos alunos e toda a estrutura necessária para concretização destas políticas. O Forum se reune periodicamente no auditorio do MPDFT e vale a pena participar…. um grande abraço e mais uma vez parabéns pela iniciativa!!!!!!

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