Ginástica nas Quadra vai continuar

Hoje, sexta-feria, Diretores do Sinpro e professores do Programa Ginástica nas Quadras se reuniram com o Secretário de Educação, Denilson Bento, e a Secretária Adjunta, Maria Luiza. A pauta da reunião foi o Programa Ginástica nas Quadras e os boatos de que o Governo estaria avaliando a possibilidade de encerrar o funcionamento deste programa que funciona há 25 anos e atende mais de 11 mil pessoas.

Após a exposição por parte do Sinpro, o Secretário foi enfático em afirmar que o programa não vai acabar, entretanto, teceu várias observações e deu a entender que vai mesmo promover uma reestruturação do projeto, redefinindo objetivos e o seu papel dentro da nova proposta pedagógica do Governo. A reunião foi boa e demonstrou que a mobilização dos professores e do sindicato foi importante, mas ainda ficou faltando o Secretário esclarecer melhor quais os critérios serão utilizados para lotar os professores no Programa Ginástica nas Quadras a partir do próximo ano.

COMENTÁRIO DO WD

Apesar das críticas de alguns que não conhecem o programa, eu sou um ferrenho defensor do Ginástica nas Quadras. Este é um projeto que já tem 25 anos de existência, que atende um público muito alto para o número de professores disponíveis e que precisa melhorar sim, mas para ampliar a sua capacidade de aproximar a comunidade da escola. 

22 Responses to Ginástica nas Quadra vai continuar

  1. Indignado disse:

    O programa pode até ser legal, mas deveria ser bancado pelo dinheiro destinado ao esporte e não à educação. Porque ao invés de desviarem os professores da rede para este projeto, op governo não faz uma parceria com o SESI/SESC ou mesmo com profissionais de educação física contratados pela secretaria do Esporte para este fim. Desviar os professores das salas de aula para atuarem como professor de ginástica é um absurdo.

    Curtir

    • Bruno disse:

      Amigo, indignado com o que? Qual o seu conceito de educação? A intervenção do educação físico é muito maior do que o amigo parece saber. Para ser da Secretaria de Esporte deveria ter nascido lá, concorda? E outra, o professor não está desviado de função, está sim, atendendo e dando opção às famílias de nossos alunos. Se formos pensar assim podemos acabar como a EJA então. Já ouviu falar da Escola Aberta? Você acha que ficaria mais barato fazer parceria com SESI ou SESC? Cara, já trabalhei no SESC e nada sai de graça e na secretaria o único gasto é com o salário do professor. O restante o professor e os alunos tiram do próprio bolso. Conheça um pouco mais o programa para depois falar sobre o mesmo. E por fim, veja na política o tanto de professores que exercem cargos públicos, todos professores desviados, procure também dentro dos gabinetes do executivo, legislativo e judiciário, DETRAN, CAESB, CEB, Ministérios e até fora de Brasília. Os professores do Programa estão dando aula e os que não dão estão com os dias contados.

      Curtir

  2. Helena de Tróia disse:

    Concordo plenmente com você WD, mas precisa-se acompanhar este trabalho este trabalho e acabar com a farra de muitos que utilizam a SEDF para ganhar sem trabalhar. Falo isso porque conheço quem faz isso sem o menor constragimnto. Para se ter uma ideia, existe professor que trabalha em agencia de turismo e viaja O ANO TODO, a trabalho pela agência, e a ginástica nas quadras….então há que se rever né??

    Curtir

  3. Janaína Bianca disse:

    Mais uma vez, vence a sensatez e a coerência de que a educação não se limita aos muros da escola. O Programa Escola/Comunidade Ginástica nas Quadras contribui sim ao processo de educação continuada.
    Com a família totalmente inserida no ambiente educacional, os resultados se concretizaram dia a dia.

    Curtir

  4. Professor André disse:

    Concordo com você, WD!

    Curtir

  5. Célia disse:

    É isso aí, convidamos a quem não conhece o ginástica que é um programa de 25 anos e funciona muito bem , a frequentar um dos nossos polos em Ceilândia temos 30 locais de funcionamento, v vai adorar fazer uma aula de ginástica, muita alegria e energia e além do mais contribui e acompanha o filho, o neto que está inserido na escola comunidade.

    Curtir

  6. Clarice Regina disse:

    Que bom que que tivemos avanços. Como em todas as áreas e também nas escolas, temos professores que não se empenham como deveriam. Infelizmente nas escolas, os diretores nem sempre devolvem àqueles que desempenham um péssimo papel. Que chegam a cochilar enquanto os alunos passam a aula toda fazendo leitura. Àqueles que “soltam” os alunos na quadra de educação física e vai papear, ou simplesmente estão de atestado para dar aulas em outro local, privado claro.
    Espero que os professores que “queimam” um programa desses realmente esteja fora, pois não é merecedor de tanta honra. Somente quem participa sabe o valor quem tem esse grupo. Os que ainda duvidam, converse com essa comunidade escolar e entenderá o verdadeiro valor de um educador, acima de tudo!

    Curtir

  7. pedro disse:

    Aqui em casa minha mãe faz ginástica na Guariroba, minha vó faz ginástica no P,sul, passeam, viajam, participam de encontros palestras, são outras pessoas bem melhores, por que acabar com as amarelinhas um programa que dá tão certo?

    Curtir

  8. marcus disse:

    Só acho que precisa ter uma avaliação mais coerente e justa, pois precisamos sim valorizar o programa que atende uma comunidade carente que se vê completamente excluída da escola e além de estudar fazer um EJA a gente faz ginástica. Repensem por que o programa atende sim uma comunidade esquecida.

    Curtir

  9. nanda disse:

    Acho que se exista picareta, como em todos os locais tem, esse profissional tem que estar fora do programa e não ficar denegrindo a imagem de um programa tão sério que leva bem estar e qualidade de vida para pessoas carentes que não tem condição de pagar um academia, digo isso por que aqui em casa minha mãe faz e minhas tias fazem na escola classe 20 e amam.

    Curtir

  10. carlos augusto disse:

    Aqui no Riacho Fundo II, tem um trabalho muito bom pois meus pais fazem ginástica e melhorou bastante o relacionamento da familia através das aulas palestras , passeios e caminhadas no parque da cidade, este que meus pais agreditem só conheceram atráves do projeto mesmo morando a 20 anos em Brasília parabéns pela manutenção do projeto.

    Curtir

  11. Educacor Físico consciente disse:

    Prevaleceu a razão. O sr. secretario de educação mostrou que é uma pessoa coerente. Terminar com o único programa do Governo, voltado para a comunidade, que deu certo seria um desastre para a gestão do atual secretario. Espero que as reformulações previstas não venham “travar” o bom desempenho do programa. Espero que elas não venham tirar tambem, as motivaçoes dos professores que estão à frente do Programa, senão poderá ser uma forma mascarada para extinguir o programa. Boa sorte senhor Secretário.

    Curtir

  12. Lima disse:

    Altas incoerências. Como vamos valorizar a escola pública se na primeira chance so foge da sala de aula ?

    Curtir

  13. Lima disse:

    Altas incoerências, pois a escola que se ferre. Uma coisa já sabemos : não existe necessidade de concurso para educação física.

    Curtir

  14. ana disse:

    Concordo com o WD.

    Curtir

  15. Fátima GB Santos disse:

    Conheço o projeto e sei de sua importancia para a pessoas da comunidade. O professor Rogerio realiza um grandioso trabalho tres vezes por semana no CEF Dra Zilda no Itapoã, onde estou diretora e posso acompanhar de perto o efeito desse projeto na vida dos participantes.
    Sou a favor da continuidade e de sua ampliação para que mais pessoas tenham acesso, principalmente as mais carentes.

    Isso é Educação!

    Investir em educação também faz bem a saúde e reduz custos para o caótico sistema de saúde!

    Fatima GB Santos

    Curtir

  16. Professora maluquinha disse:

    A SE poderia tornar mais público os locais onde acontecem, os horários disponíveis, levando em conta q tem pessoas p todos os turnos. No Plano é mais fácil achar, mas nas RAs eu encontro dificuldade, mas acho super valido o programa, quem não quer fazer ginástica de graça, perto de casa???

    Curtir

  17. Luciene disse:

    Olá,

    Preciso de telefone de contato do responsavel pelo programa, pois ligo na Sec. de Educação e eles não tem informações sobre o programa.

    Curtir