Graduação para o contrato temporário da SEDF

Hoje uma fonte me informou que o nível de escolaridade exigido para contrato temporário neste ano será o superior completo para todas as áreas. Mas isso ainda pode mudar até a publicação do edital. O argumento é que o plano de carreira da categoria já exige isso e querem  estender para os temporários.

.

Washington Dourado

126 Responses to Graduação para o contrato temporário da SEDF

  1. Nelson disse:

    Nesse caso qual é o problema.Pelo que eu me lembro,:conheço pessoas que não tinham o nível superior:e mesmo assim;passaram no último concurso realizado pelo Iades em 2010.Não vejo problema nenhum nessa situação, seu nível de escolaridade não revelaria competência ou incompetência de qualquer que fosse o candidato.Qualquer forma que seja de qualificar o candidato,beiraria o último do status do GDF. A melhor forma de discriminar alguém é colocar qualquer obstáculo que seja para impedir sua ascensão,seja ela profissional ou pessoal.O que não seria nenhuma novidade para os candidatos, já que os mesmos estão habituados a serem tratados com descaso pelo governo.

    Curtir

    • Bruna Araújo disse:

      Vc gostaria de chegar na emergência de um hospital precisando de uma cirurgia urgente e o médico que fosse te operar tivesse o ensino médio? Acho que não…

      Curtir

      • keli disse:

        Tirou as palavras da minha boca, Bruna. Formação é o mínimo que se pode esperar. Pelo amor de Deus! Cobrar igualdade de tratamento também inclui igualdade de exigência.

        Curtir

        • flavinha disse:

          Tudo bem, concordo com vcs duas. Mas será que vamos receber de acordo com a exigência. Tomara que sim.

          Curtir

        • simone melo disse:

          Tem que estar formado sim. Por isso que nossa educação vai de mal pior. Tem muitos bons professores em contrato temporário da mesma forma que temos péssimos professores efetivos !!!

          Curtir

      • asoares disse:

        Que comparação ridícula. Primeiro se ele não tivesse competência, nem numa emergência ele estaria. Já que está, independente do nível que apresente, tenho certeza que desempenharia seu papel melhor que muito médico de porta de funerária.

        Curtir

        • lomeu disse:

          Acho que esses comentário são ridículos, pois todos que passaram pelo magistério, e pela pedagogia, sabe que o magistério da muito mais preparo para sala de aula do que a pedagogia, o nível médio técnico capacitava muito melhor do que o superior. Eu passei pelos dois por isso posso afirmar.. Se for por melhoria no salario tudo bem, mas por qualidade…

          Curtir

          • Iara Santos disse:

            Concordo plenamente pois aprendi muito mais no magistério do que no curso de pedagogia

            Curtir

          • Fabi CT... feliz ^;^. disse:

            Concordo, sou pós-graduada e penso que o Magistério me deu maior preparo que a Graduação, a final, tudo que se passou na faculdade já havia visto na Escola Normal. Escola Normal foi praticamente 6 anos de estudo…. e a Graduação 7 Semestres….

            Curtir

      • ROBERTA MATOS disse:

        Apoiada!

        Curtir

    • João Bezera disse:

      E quanto a formação?
      Até quando o SIMPRO vai permitir passivamente que pessoas não formadas para exercerem a profissão de professor atuem em nossas escolas.
      Já chega de Veterinários, Agrônomos e Zootecnistas ministrarem aulas de ciências sem nunca terem tido uma só aula de didática.
      Até onde eu sei Engenheiros, Administradores, Economistas e Contadores são formados para realizarem cálculos e desenvolverem projetos, porem estes não tem a mínima noção de como o processo de Ensino-Aprendizagem é construído.
      Quando me formei perguntei na faculdade qual era a diferença entre um bacharel e um licenciado, lembro que minha professora respondeu-me na época que somente os licenciados possuíam uma licença para ministrar aulas e que para um bacharel poder realizar tal atividade o mesmo teria de realizar um curso de complementação pedagógica.
      Agora se formos discutir a qualidade de um professor, com ou sem ensino superior, temos de ponderar qual curso superior.
      Caro Washington, será que agora não seria exatamente a hora correta para o SIMPRO exigir, junto ao ministério público, GDF e meios de comunicação, que toda e qualquer vaga de professor seja ocupada única e exclusivamente por profissionais com formação em licenciatura.

      Curtir

    • SUPER PROFESSOR DE CONTRATO disse:

      QUE EU SAIBA TODOS OS CONTRATOS JÁ TEM CURSO SUPERIOR. QUE ÁREA VOCÊ ESTÁ FALANDO WD?

      Curtir

      • ana patricia disse:

        tenho vários colegas que só tem o nível médio e estão trabalhando como contrato.

        Curtir

        • Célia disse:

          Meu Deus!! Que retrocesso é esse, de educadores reclamando de exigirem nível superior??!!! Querem o que, que rasguemos nossos diplomas de licenciatura, depois de tanta luta??!!! Formação é o mínimo que devemos ter!! Depois não reclamem de não sermos respeitados!!! Quem é competente apenas com o nível médio em magistério , poderá ,sim, ser bem melhor com a continuação dos estudos!!
          Que os nossos alunos não vejam este absurdo de discussão !!!
          Eu também conheço várias pessoas de contrato que não tem o nível superior!! Fico sentida por eles, mas na educação nos tempos de hoje, onde pedimos valorização, não dá mais para andar para trás!!!

          Curtir

        • Super prof de contrato disse:

          ANA PATRICIA, ou vc está confundindo ou tem peixada rolando por ai, destaquei do EDITAL o que se espera da formação do docente para as duas áreas de atuação:

          2 DAS CONDIÇÕES ESPECÍFICAS POR ÁREA DE ATUAÇÃO

          Área 1: apresentação de diploma, certificado ou declaração de conclusão da graduação em nível superior de licenciatura plena no componente curricular pleiteado ou bacharelado/tecnólogo

          Área 2: apresentação de diploma, certificado ou declaração de conclusão de curso de graduação de nível superior em Pedagogia.

          Suas amigas devem conhecer o nosso querido Governador, pede para elas mandarem um salve para ele por mim. abração

          Prof Sobrdinho

          Curtir

        • Daniel disse:

          Eu não acredito em lenda urbana, pois só vão ser chamados aqueles candidatos que realmente foram aprovados no processo seletivo que deverão no ato a assinatura do contrato temporário apresentar toda a documentação exigida. Se por algum motivo apadrinhados estivem atuando sem a exigências do edital 2013 isso deverá ser denunciado ao MP para as devidas apurações.

          Curtir

      • Fabi CT... feliz ^;^. disse:

        NÃO, Mesmo tendo Graduação, no momento de assinar o contrato me pediram o diploma de magistério…

        Curtir

  2. Natállia disse:

    Há muito tempo já é assim, desde 2008 no governo Arruda. me lembro que na época, passei e amigas minhas que não tinham diploma não puderam assumir. Acho justo, se é assim para ser efetivo, deve ser para o contrato também!

    Curtir

  3. carlos wagner disse:

    exigir o nível superior completo é mínimo que se pode exigir para se exercer a tarefa de professor.caso contrário seria a desvalorização total da profissão.

    Curtir

  4. Gislene disse:

    Opss, como não ter graduação…é nova pra mim, nem sabia disso, então quer dizer que me graduei, me especializei, e outra pessoa que não possui nem graduação passa e “rouba” minha vaga, essa realmente é nova, é hora de entrar na justiça e requerer meus direitos de anos de contrato, de especialista, de PROFESSOR, bora sindicato nos defender!

    Curtir

    • Pedro Gomes disse:

      Querida, é uma pena que você estudou tanto e sequer aprendeu a escrever.

      Curtir

      • Andreia disse:

        Esse daí deve fazer parte dos que não tem graduação e tá se mordendo…

        Curtir

        • Super professor de contrato feliz. disse:

          Pedro Gomes e Andreia, tenho vergonha de saber que professores como vcs atuem em sala de aula, tão cheios de preconceitos linguísticos, NÃO DEVEM SABER que o regionalismo não caracteriza erro, e mesmo que houvesse um quando se fala em padrão formal da língua, percebo que vc deveriam volta para a cadeira da faculdade mas não é a de disciplina não, é a de respeito e educação com as pessoas.
          Abração
          Professor de Sobradinho 🙂

          Curtir

    • Thaiane Valessa disse:

      Se alguém passou na sua frente, certamente não “roubou” a sua vaga, simplesmente foi mais competente que você com sua super graduação. Realmente você não sabe do que está falando, pois o magistério, sem sombra de dúvidas, qualificou muita gente. E por conhecimento de causa, era muito melhor que várias graduações.

      Curtir

    • Filipe Alves disse:

      Quando fiz o magistério, estudava o dia inteiro, assim como muitos professores que fizeram o normal, ou seja tínhamos aulas no período matutino e noturno. Se fosse contar por períodos poderia dizer que passei seis anos estudando.Aprendi muito mais no ensino médio do que na minha graduação. Quem ralou em uma escola normal, estudando para ser professor de séries iniciais ainda tem que ler um comentário ridículo como esse de uma pessoa que nem se quer sabe que existiam as escolas normais para formação de professores das séries iniciais. O tempo que ficou fazendo a sua graduação não chega nem aos pés de quem fez um curso normal. Ao invés de ficar fazendo comentário sem nexo a melhor coisa que vc faz é estudar, pois pelo visto está precisando e é muito. Agora fico feliz que irão cobrar graduação, pois o salário deverá ser de acordo com o nível de escolaridade exigido, assim espero.

      Curtir

  5. Eu nem sabia que não era obrigatório ser graduado!
    Para lecionar uma disciplina, é importante ser graduado e licenciado, claro!

    Curtir

  6. hanna disse:

    Antes quem tinha só o magistério tbm podia entrar! Magistério é melhor que muita faculdade por aí!!! Eu tenho os 2, mas foi meu magistério que me ensinou tudo o que sei. Faculdade só tem teoria!!!

    Curtir

    • asoares disse:

      Concordo com você colega. Sou professora de CT e só tenho o magistério. Isso não me desfavoreceu em nada, pelo contrário faço o meu trabalho melhor que muita efetiva que tem na minha escola, que só fica esperando o final do mês chegar para embolsar os seus 6.000.

      Curtir

  7. yara dutra disse:

    Há 50,40 anos atras, quando não havia pessoal especializado, a antiga fedf contratava médicos, militares,enfermeiros… tecnicos de agropecuária…, mas hoje não se justifica. o df tem recursos humanos gabaritados.

    Curtir

  8. MAURO FRANÇA. disse:

    EU ABOLIRIA TODAS AS COMPLICAÇÕES…
    É preciso acabar com o “amadorismo” e a “cultura do professor mais ou menos”, que sempre permeou a área da Educação, invadida por pessoas despreparadas, mercenárias e picaretas, de outras áreas. Tudo isso com a anuência do Governo, que aposta na incapacidade e falta de discernimento do aluno, considerado como um cliente com incapacidade de percepção para reclamar do que lhe é oferecido.
    Exigir o curso completo de graduação em licenciatura não garante a certeza da competência de nenhum profissional, mas, tem que ser o ponto de partida MÍNIMO num processo seletivo, quando o Poder Público preocupa-se – de verdade! – com a QUALIDADE do ENSINO.
    Inclusive, acho que um processo seletivo só com a análise do currículo seria suficiente e MUITO MAIS BARATO PARA O ESTADO, porque, essas tais provas de seleção também não garantem coisa alguma em relação à capacidade de lecionar dos professores.
    O importante seria fazer um acompanhamento de seu DESEMPENHO PRÁTICO num período probatório, para decidir se é alguém apto ou não para o exercício da função.
    Ao longo de minha carreira, observando a atuação de meus colegas, eu percebi que, nem sempre aqueles que eram aprovados nas primeiras colocações, reproduziam-se como os melhores professores e, muito menos, modelos de profissionais comprometidos com algum ideal maior.
    Conheci um professor, que foi um dos primeiros colocados em concurso para CARGO EFETIVO, mas, sempre esteve desviado da regência porque era gago e não conseguia se comunicar com os alunos, e outros, com problemas psicológicos ou emocionais que se manifestavam em sala de aula, mas não eram detectados durante o processo seletivo.
    Portanto, o acompanhamento do desempenho dos profissionais, devidamente graduadas seria o caminho mais lógico e eficiente para a garantia de uma melhor qualidade do professor contratado.
    25 de Novembro de 2012.
    MAURO FRANÇA.

    Curtir

    • Evaldo disse:

      só do professor contrato amigo?

      Curtir

      • Paula Dias disse:

        Boa pergunta Evaldo.Esse acompanhamento deve sim ser feito com os contratos, mas também com os efetivos.O que eu conheço de picareta,sem ética,descompromissado, sem nenhum conhecimento técnico,driblando a lei,aproveitando-se do fato de ser efetivo pra PICARETAR, é muita gente meu caro.Em todas as escolas pelas quais passei vi essa especie de gente e foi de monte,assim como pude ver, colegas efetivos e de contrato interessados em fazer um trabalho honesto. Respeitem o contrato temporário.Somos profissionais tanto quanto vocês,sofremos as mesmas mazelas que vocês sofrem, com uma diferença, sem poder reclamar pois vocês sabem muito bem que podemos ser devolvidos sem grandes motivos e sem grandes explicações.Além de ter que passar por essa tortura todo fim de ano ,ganhamos menos pelo mesmo trabalho e ainda somos obrigados a ver e ouvir declarações preconceituosas com essas.ACOMPANHAMENTO DE DESEMPENHO SIM, PRA EFETIVO E PRA CONTRATO TEMPORÁRIO. WD por favor publique meu cometário é um desabafo, tenho certeza que meu e de milhares de contratos que procuram um espaço pra dizer a verdade sem medo de ser injustamente punido e só encontramos em seu blog. Graduação sim pois valoriza mais a profissão. Muito obrigado, acredito muito em você e no seu trabalho.

        Curtir

    • Jefferson disse:

      Evaldo e Paula,

      Não adianta elaborar um texto claro e objetivo se o leitor já tirou a conclusão precipitada! Em nenhum momento o colega afirmou que a avaliação seria apenas para temporário, inclusive, citou o caso de um efetivo que passou em primeiro e não tinha nenhuma capacidade para lecionar, portanto, se não querem aceitar a cobrança do diploma de graduação é um direito de vocês, mas distorcer a postagem de alguém para gerar um conflito desnecessário, ai é no mínimo falta de honestidade, ou problema com interpretação de texto!

      Curtir

      • Evaldo disse:

        Obrigado nobre professor por me ajudar interpretar texto.Porém, o preconceito com o contrato tá inserido nas palavras finais do texto a qual o senhor deve ter procuração para defender, todavia, a citou na integra: “Portanto, o acompanhamento do desempenho dos profissionais, devidamente graduadas seria o caminho mais lógico e eficiente para a garantia de uma melhor qualidade do professor contratado”.A ênfase me parece centrar no professor contrato…ou não?

        Curtir

        • Jefferson disse:

          Professor efetivo não é contratado? Contrato temporário e contrato efetivo precisam ser graduados sim! É o mínimo que se deve exigir desses profissionais, agora, antes de mais alguma distorção de ideias, gostaria de afirmar que da mesma forma que se exige dos dois contratados o diploma de graduação, que a administração pública remunere de forma igual, aliás, isonomia é o que todos nós precisamos com os outros profissionais de nível superior. Com tudo, os embates dentro da nossa categoria (professores em geral) vem nos enfraquecendo, e o que eu percebo aqui é que muitos estão interessados nesta discórdia… vamos fazer o jogo deles?

          Curtir

          • Evaldo disse:

            agora concordo com vc ….

            Curtir

          • Roberta Fernandes disse:

            Eu acho que o ataque entre professores totalmente desnecessário, toda profissão têm profissionais e não profissionais. Qualificados e desqualificados, agora o ataque mútuo não resolve as coisas. Temos que nos unir e levantar uma bandeira para o bem comum de nossa categoria. Casos de X e Y de escola tal, devem ser resolvidos de outra forma. Vocês já viram uma classe que fala mais mal de si?

            Curtir

          • Célia disse:

            Concordo com você Jefferson!! Há vários post aqui no blog, tenho observado estes embates entre a categoria…E com certeza vem nos enfraquecendo e isso é muito perigoso!!! Não vejo que vantagem teremos com estas discussões de:quem é melhor !!!

            Curtir

  9. Juliana disse:

    A questão maior é para a área de atividades que exigi somente normal em nível médio, e assim recebemos, se exigirem nivel superior para atividades isso indica que teremos um aumento na nossa área.

    Curtir

  10. Rosangela disse:

    faz jus a nossa formaçao

    Curtir

  11. SORAYA disse:

    NADA CONTRA ,DESDE QUE O SALARIO SEJA O MESMO!

    Curtir

    • asoares disse:

      Aí é que está colega. O governo não vai colocar o pescoço na corda e puxar, pois se ele exigir nível superior com certeza será cobrado.

      Curtir

  12. lety disse:

    É mas que justo todos terem curso superior.

    Curtir

  13. lety disse:

    Dourado qual a previsão para o concurso de Orientação Educacional.

    Curtir

  14. Evaldo disse:

    O argumento é que o plano de carreira da categoria já exige isso e querem estender para os temporários.Eu tenho nivel superior…mas o engraçado é que o mesmo argumento não se aplica no que diz respeito a lei do concurso em referência ao quesito tempo entre o lançamento do edital e a realização da prova.Nesse governo o que se aplica é só para prejudicar…quantos profissionais competentes ficarão de fora?Ainda bem que o reinado do agnulo tá terminando…

    Curtir

  15. nogueiran disse:

    Sou a favor da formação em nível superior , porque em 1997 tinha passado no concurso e não aceitaram eu terminar o curso que só falta duas disciplina e também acho que a secretaria é uma boa escola para professores iniciarem regência de classe depois de formados é claro.

    Curtir

  16. FABIANA GODOI disse:

    ACREDITO QUE A MAIORIA DOS CONTRATOS TEM GRADUAÇÃO COMPLETA. O QUE O GDF TEM QUE FAZER É NOS PAGAR PELO MENOS COMO CARREIRA INICIAL DO MAGISTÉRIO E NÃO POR HORA AULA.

    Curtir

  17. asoares disse:

    Isso seria no mímimo inconstitucional. Vamos ver o que diz a lei? Vou me informar e depois posto a resposta.

    Curtir

  18. É A HISTÓRIA QUEM EXIGE disse:

    Ufa… ainda bem.

    Curtir

  19. Ivani disse:

    A exigência além do nível suerior, seria a experiência em sala de aula.

    Curtir

  20. Ivani disse:

    Além da exigência do Nivel Superior, deveria ser, a Experiência em Sala de Aula.

    Curtir

  21. Daniel Lima disse:

    Exigir formação superior é sim, o mínimo necessário para assumir o cargo. O que não pode acontecer é o professor temporário com nível superior ganhar como um contratado de nível médio. IGUALDADE tanto na formação, quanto na remuneração.

    Curtir

  22. Milena disse:

    Nossa achei que isso já tinha sido resolvido afinal para ser professor hoje no DF a exigência é sem dúvida ter nivel superior ,acho que so ter o magistério nos desfavorece e muito, já somos esquecidos se não nos equipararmos aos efetivos o que vai ser de nós. Vamos sempre ficar ganhando por hora aula e esquecidos como ja disse antes. É muito importante ter o nível superior.

    Curtir

  23. bruna disse:

    mais do que justo

    Curtir

  24. Com certeza nível médio não pode ser exigencia para o cargo de professor temos que pensar que o nível superior e mais do que obrigatório e nescessário para nos contratos e efetivos. Professor tem que ser bem preparado e valorizado esse negocio de nível médio descaracteriza a categoria e nos torna mais escravos desse governo que insiste em nos pagar por hora aula e nos desvalorizar mais ainda. WD na minha opinião professor tem sim que estar bem preparado para assumir essa profissão tão complexa e dificil. Como mãe, professora e cidadã acho de suma importância a graduação para formação profissional do professor seja contrato ou não. Me desculpe aqueles que só tem o magistério mas ja tevê tempo o bastente desde o fim do magistério para esses professores se graduarem.

    Curtir

  25. claudia disse:

    Acho importante a teoria, mais a prática é também valioso, pois vejo vários educadores que tem muita teoria e a pratica e realmente um desastre.

    Curtir

  26. susana disse:

    Sinceramente, eu nem sabia que podia participar desse processo sem nível superior. Isso pra mim é novidade…

    Curtir

    • Adélia disse:

      A LDB,CF fala do curso técnico em mágistério para as séries iniciais e quando lançaram no edital estavam dentro da lei , fala também do ano que iriam exigir o nivél superior . o que nos deixa indignadas é todo esse processo seletivo e ainda a avaliação prática nas escolas que ao concluirmos o ano letivo toda a equipe” gestora ” nos dão a nota de eficiência ao nosso trabalho desenvolvido , porém não nos garante estarmos inseridos em um proximo processo seletivo , passando por um outro processo de prova de títulos e objetivas sem contar a nossa nota de prática do ano anterior o que nos desfavoresse quando nãose está preparada para atender as exigências da banca que elaborou a prova diante dessa tensão de final de ano letivo . Para vc ter uma idéia veja minha situação , quando percebir que iriam exigir nivel superior logo providênciei a minha graduação mesmo grávida e em sala de aula ,tanto que fui para a maternidade no dia de dar a luz a minha linda Eliza Maria, tcc ,colação e por aí vai . Então chegou o momento da avaliação de prova de títulos e objetivas fiquei por 1 é diante de todo o meu comprometimento e formação continuada foi essa a resposta que tive por todo o meu empenho sem contar com o que passei para ter direito a minha licença maternidade que tive que ter paciência e equilibrio emocional para superar as necessidades pela qual passei tanto financeira quanto afetiva e de valorização , graças a DEUS a escola que trabalhei fizeram chá de fralda se não o desespero seria pior .Sabe susana de tantos comentários que li não sei porque me sentir a vontade em falar um pouco das minhas angustias em relação a todo esse processo que em um momento desses que passei tive vontade de abandonar , cheguei a pensar em desespero Meu DEUS será que é só por eu ser negra ! eu sou ou não sou apta pois toda escola que trabalho não conheço niguém e passo pela as avaliações e nesse último que teve fiquei por 1 ? Susana fique com DEUS se for fazer a prova que DEUS nos ilumine bons estudos…

      Curtir

  27. Prof. Carlos disse:

    No concurso de 2010 já foram aceito estudantes de Graduação com terceiro semestre concluído. Durante dois anos muitos estudantes foram chamados para ocupar vagas que nem efetivos nem CTs licenciados aceitavam. O edital considerou eles em caso de não haver licenciados disponíveis. Eu já conheci um grupo de CTs estudantes do 4to semestre na Ceilândia.

    Curtir

  28. Paula Renata disse:

    Concordo plenamente com a exigência da graduação!

    Só assim CT’s poderão receber um salário melhor.

    Se o local de trabalho é o mesmo, se as condições são as mesmas, se as alegrias e tristezas são as mesmas…. por que receber MENOS?

    Curtir

    • asoares disse:

      Só que isso colega só funciona nas palavras que saem da sua boca. Na prática isso é bem diferente. Eu ouvi da boca da Augusta do SINPRO, que eles não defendem contrato e não vão lutar por nada que se refere ao CT. Então essa de trabalho igual, condições iguais não existem. Vai ser sempre assim: o governo colocando CT para trabalhar porque é mais barato. Quem quiser bem e quem não quiser amém.

      Curtir

  29. Evaldo disse:

    Caro Jefferson,
    Obrigado nobre professor por me ajudar interpretar texto.Porém, o preconceito com o contrato tá inserido nas palavras finais do texto a qual o senhor deve ter procuração para defender, todavia, a citou na integra: “Portanto, o acompanhamento do desempenho dos profissionais, devidamente graduadas seria o caminho mais lógico e eficiente para a garantia de uma melhor qualidade do professor contratado”.A ênfase me parece centrar no professor contrato…ou não?

    Curtir

  30. Leticia disse:

    Isso não tem nem o que discutir. Nivel superior e mais do que importante nivel medio so atrapalha e estaciona a categoria isso e atraso de vida minha gente.

    Curtir

  31. Saulo disse:

    Diante da vergonha como o contrato vem sido tratado pelo governo não ter nivel superior e um prato cheio pra eles. Claro que para o governo segurar o contrato com nivel medio facilita pra eles nos escravizar por hora aula . Professores isso significa retroceder no tempo.

    Curtir

  32. Mirian disse:

    Magisterio com certeza e um dos melhores cursos para a formação pratica do professor concordo que a experiencia e de profundo valor. Mas para a Sedf se você não provar com certificados e diplomas reconhecido pelo MEC A sua comptencia de nada vale a sua performace escolar. Nivel superior e importantissimo para a nossa titulação.

    Curtir

  33. Leila disse:

    Competencia sem diploma, certificados, e comprovação de tempo de serviço infelismente não vale nada. O que vale para a SEDF e a competencia documentada e registrada pelo MEC. Sem duvida vale a pena ser graduado em nivel superior

    Curtir

  34. Vladimir disse:

    Saiu o extrato da contratação do IADES no DODF de hoje:

    EXTRATO DO CONTRATO Nº 13/2012.
    Processo 414.000.389/2012 – Das Partes: DF/SEAP X INSTITUTO AMERICANO DE DESENVOLVIMENTO
    – IADES. Do Objeto: O Contrato tem por objeto a prestação de serviços
    especializados na organização e realização de concurso público para contratação temporária
    de 6500 (seis mil e quinhentos) docentes para a Rede Pública de Ensino do Distrito Federal.
    Do Valor Para a cobertura total dos custos decorrentes da prestação de serviços, a contratada
    fará captação das taxas a serem cobradas dos candidatos no ato da inscrição, ressalvados os
    casos previstos em lei específica. O valor da taxa de inscrição será de R$32,00 (trinta e dois
    reais), nos termos da proposta da contratada. Da Vigência: O contrato terá vigência de 1 ano.
    Data da Assinatura: 19/11/2012. Signatários: Pelo DISTRITO FEDERAL: Wilmar Lacerda,
    na qualidade de Secretário da Administração – SEAP; Pela CONTRATADA: Arlindo Baptista
    Franco Júnior e Roger Marconni Rodrigues de Souza, na qualidade de Presidente e Diretor
    Administrativo e Financeiro, respectivamente.

    Curtir

  35. professora disse:

    Se o plano de carreira da categoria dos PROFESSORES – porque o contrato temporário é para o cargo professor – exige, então tem que ser cumprido. Ninguém entra para a PCDF, PMDF, Médico DF, Enfermeiro DF etc, etc, etc… sem a formação comprovada do Esino Superior…..

    Curtir

  36. Marcos disse:

    Certo. Pode até ser cobrado o nível superior, mas o salário deve ser compatível também com a escolaridade!

    Curtir

  37. Li disse:

    Não sei qual a diferença de ter o ensino superior completo ou não. Eu me formei o ano passado e saí da faculdade sem saber nada ! Sem contar que o estágio supervisionado e a monografia foram um lixo !

    Curtir

    • Si disse:

      A qualidade da formação faz a diferença na atuação profissional. Quando percebemos que tivemos uma formação deficiente, devemos buscar um meio de sanar essas deficiências. Uma experiência pessoal ruim não pode balizar o todo. Temo que nos valorizar como docentes, não apenas exigindo maiores salários, mas oferecendo um serviço de excelente qualidade.

      Curtir

  38. Clovis de Sousa Junior disse:

    Caros colegas professores.
    Estou no contrato temporário desde o ano de 2009 e nesses últimos editais foi exigido nível superior para as disciplinas.
    Sou totalmente a favor dessa exigência, concordo com alguns colegas sobre competência para lecionar não está relacionado ao nível de conhecimento, todavia e necessário que um professor tenha no mínimo o conhecimento técnico para administrar e transmitir essa informação. Vejo com frequência muitos alunos reclamando que professor A ou B não sabe de nada, ou seja, se com formação já é complicado ainda mais sem a mesma.
    Abraços
    Clóvis de Sousa
    Professor temporário

    Curtir

  39. Temporário disse:

    Pessoal tenho uma dúvida.. Sou graduado mas não tenho experiência em sala de aula. Por trabalhar em outra área durante o dia, pretendo fazer o concurso para o turno noturno – EJA. Gostaria de saber se mesmo sem experiência, caso tenha uma boa nota na prova, eles costumam contratar? E o turno noturno, qual o lugar entre plano, cruzeiro e guará costumam chamar mais candidatos? Obrigado

    Curtir

    • Carlos disse:

      No Plano escutei que quase nunca chamam CTs, só outros efetivos. Ninguém pede experiencia, só o sistema que indica as posições dos aprovados e assim vão chamando para preencher as vagas. Se o número 1 rejeita, chamam ao numero 2, etc.

      Curtir

      • Temporário disse:

        Carlos, obrigado pelas informações!
        Pena não chamarem no plano. Moro no Cruzeiro e trabalho até as 18:30 na asa norte. Fica meio dificil escolher a regiao de taguatinga ou guará.. Muito trânsito…
        Mas você (ou alguma outra pessoa) saberia informar quais são as regiões que mais têm turmas de EJA?

        Curtir

        • Carlos disse:

          Nunca escutei disso. Minha esposa trabalha em Ensino Médio sempre em cidades satélite. Acho que deve ser aí mesmo, só que pela noite. Da DRE Cruzeiro dependem as escolas da Estrutural. Mas pode ligar ou visitar você mesmo as DREs e pesquisar.

          Curtir

        • Bia disse:

          Para facilitar para você, seria melhor você escolher uma regional como Recanto das Emas/ Samambaia/ e como você trabalha na Asa Norte, para chegar a tempo na escola, seria melhor você fazer a prova para a CRE Paranoá, pois lá a carência é grande e a probabilidade de você ser chamado é maior!!! Abraços.

          Curtir

    • Patrícia disse:

      Olá! em 2009 estava na mesma situação que você, não tinha experiência em sala de aula, mas mesmo assim fiz a prova e levei os certificados de alguns cursos que havia feito para a avaliação de títulos, passei na prova e fui chamada. Não há problema em não ter experiência, mas é importante que você fique entre os primeiros colocados para ser chamado. Outra questão importante é que você estude bem a matéria que irá lecionar, pois os alunos percebem quando o professor não tem experiência, ai complica um pouco….Em relação a DRE que você irá escolher, acho que você pode ligar e perguntar quantos foram chamados no último contrato, mas para essas cidades que você mencionou devem chamar poucas pessoas, por isso estude e boa sorte!!!!

      Curtir

    • lomeu disse:

      A experiência nos últimos anos, quase não contou pontos. O que conta mesmo é a sua nota. Eles só estavam validando 3 anos, e sendo 1 ponto por ano. Quanto a EJA noturno não sei te informar.

      Curtir

  40. Fabrício disse:

    Experiência conta pontos na prova de títulos, não?

    Curtir

  41. euzinha disse:

    a prova nao vai acontecer… isso é fato… e vcs estao perdendo tempo discutindo coisas desnecessarias!!!!! juntem seus titulos e aguardem!!!!!! bjossss

    Curtir

    • mell disse:

      claro q terá prova… seria um lamentável retrocesso na historia de houve só prova de títulos… Brasilia seria um vexame,essa desvalorização docente.

      Curtir

    • Andreia disse:

      Isso mesmo colega, continue acreditando que a prova não vai acontecer. É bom que vc não estuda e é uma a menos pra concorrer. kkkkkkkkkkkkkk

      Curtir

    • susana disse:

      Não entendo “euzinha” depois de todas essas informações você ainda acreditar que não haverá prova.

      Curtir

  42. Teca disse:

    Agnelo, seu reinado ta acabando, aproveite bem e faça bastante lambanças porque certamente é o ultimo.

    Curtir

  43. Mary disse:

    Olá, desde o último concurso um dos critérios de seleção era o diploma. Mas a prova não determina o nível de preparo do candidato pois só é cobrado conhecimentos gerais.

    Curtir

  44. Helve disse:

    E na minha situação, sou formada em letras e era temporária nas séries especificas, atualmente estou terminando minha complementação universitária em pedagogia, haveria alguma possibilidade de realizar o contrato para atividade?? tipo apresentando uma declaração de cursando pedagogia e a minha de Letras?

    Att: Hel

    Curtir

  45. sandra rodrigues disse:

    engraçado né ´, o governo quer exigir nivel superior para os cts e os efetivos que estão assumindo até coordenação nas escolas sem ter experiencia e muito menos um diploma de nivel superior,como é que fica ?existe dois pesos e duas medidas ?

    Curtir

    • Bia disse:

      Boa noite Sandra,

      No último concurso para efetivo foi exigido sim nível superior, quanto a assumir coordenação sem experiência, pode proceder seu comentário, acho estranho mesmo algumas colocações do governo, mas acho que se exigirem o nível superior o mínimo que o governo poderia fazer, “não estou dizendo que vai”, seria colocar a remuneração nossa como a de carreira inicial de magistério. Espero que meu comentário seja válido para nosso grupo!!! Abraços.

      Curtir

      • sandra rodrigues disse:

        boa noite Bia,
        o que estou dizendo é que existe professor na secretária do tempo do ronca e que parou no tempo porque passou num concurso e até hoje não tem nível superior. os unicos que estudam realmente a ada ano são os cts,prova disso :na escola que trabalho tem efetivo que fez a prova de cntrato e não passou.

        Curtir

  46. SID disse:

    Em minha escola os contratos trabalham. Efetivos? Todos doentes…..

    Curtir

  47. Evaldo disse:

    eu não conheço nenhum professor substituto que não tenha nivel superior!!!!

    Curtir

  48. Michelle - recanto das emas disse:

    ATENCÃO! professor de contrato,
    na LDB , que ainda nao mudou, deixa margens para casos emergenciais que no caso, professores de carencia curta principalmente, atendem as extremas emergencias que todos nos sabemos que ainda tem na rede pública de ensino. Melhor pensarmos em alunos que em títulos.

    Curtir

  49. Carlos disse:

    Em Goiás (Cidade ABC) quase todos os professores só tem Ensino Médio, nem são graduandos.

    Curtir

    • Professora disse:

      O Goiás é terra de ninguém.

      Curtir

      • Pedagoga de Goiás disse:

        Iustríssima professora, gostaria de lhe pedir mas respeito com os professores de Goiás, que são pessoas dignas, de bem e capacitadas!!! Respeito é bom e todo mundo merece. Seja mais humilde. Um coração humilde e contrito agrada a Deus.

        Curtir

        • professora disse:

          Realmente, pedagoga de Goías, fiz um comentário muito infeliz. Apesar de não concordar com a situação comentada pelo colega que disse “no GO quase todos os professores só tem o Ensino Médio”. Conheço alguns professores que trabalham no GO e são excelentes profissionais e pessoas. PEÇO DESCULPA A TODOS…

          Curtir

    • lety disse:

      Trabalho lá sou Orientadora Concursada e todos os professores tem nivel superior, Vc está muito desenformado Carlos.

      Curtir

  50. Nelson disse:

    Incrível como um simples comentário pode mexer tanto com o ego de alguém.Profissionais,tão bem gabaritados se ofendendo por críticas que ás vezes nos serviria tão somente como um simples norte,nessa profissão que serve como exemplo para muitos jovens.Mas as feiras das vaidades falam alto demais.É óbvio,que precisa ser graduado.Principalmente,graduado na vida.Sua experiência vai contar muito mais.Pois até mesmo com tanta experiência se vê muita gente por aí encostada,cheia de atestado médico.Consequentemente,são chamados os “professores:também chamados de contratos temporários”,para substituir os também chamados:”professores efetivos”.E aí vem a pergunta:qual é a diferença entre os professores:Contratos temporários e efetivos.Há não ser pelo salário e a sua forma de efetivação no cargo.Portanto,o mais importante é permear à convivência pacífica entre ambos e fazer com que todos esses comentários crie uma alma gêmea.Pois todos vocês profissionais na verdade precisam um do outro.Seja na profissão ou,seja na vida,que os ligam de uma forma total e real.

    Curtir

  51. JU disse:

    Art. 62. A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nas quatro primeiras séries do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade Normal. (Regulamento)

    Quanto ao regulamento lá diz preferencialmente em curso normal superior e não OBRIGATORIAMENTE.

    OU MUDARAM A LEI E NÃO ESTOU SABENDO???? Se não aceitarem como formação mínima o curso normal, estarão agindo contra a lei e o efeito se tornatá ilegal cabendo processo aos prejudicados… Fica a dica 🙂 Lembrando que todo ato público deve ser legal.

    Curtir

  52. malu disse:

    WD gostaria de saber se posso assumir uma turma de atividades sendo que tenho licenciatura em pedagogia com habilitação em orientação.Desde já agradeço pela atenção.

    Curtir

  53. ATENÇÃO!

    A partir de agora vou analisar com mais cuidado os comentários e aqueles com algum tipo de conteúdo inadequado, agressivo ou depreciativo eu vou simplesmente DELETAR!

    E se alguém insistir em comentários desse nível, denunciarei como spam para não mais pode comentar neste espaço.

    Washington Dourado

    Curtir

    • lomeu disse:

      Certíssimo Washington, assim quem sabe acaba com a grosseria de alguns professores que só parecem estar preocupados em ofender ao próximo.

      Curtir

    • Fabi CT... feliz ^;^. disse:

      ótimo…. esse impasse entre efetivos e contratos, graduados e não graduados acaba gerando uma poluição visual em seu blog e ao invés de estarmos informados e debatendo situações estamos assistindo uma queda de braços, o os próprios colegas de carreira derrubam um ao outro….

      Curtir

  54. mell disse:

    acabou de sair no site do simpro, NÃO SERÁ EXIGIDO NÍVEL SUPERIOR PARA ATIVIDADES, somente o magistério.

    Curtir

  55. Ada Campos disse:

    Contratos temporários: não haverá exigência de nível superior para Atividades
    27/11/2012 – 15h42

    O Sinpro entrou em contato com a Secretaria de Educação para confirmar os boatos de que o processo seletivo dos professores de contrato temporário exigiria dos candidatos nível superior para a disciplina de Atividades. Apesar de ainda não ter sido divulgado o edital do certame, os responsáveis garantiram que não haverá alteração na exigência de formação e serão mantidos os critérios do processo anterior.

    Curtir

  56. Edson Vieira disse:

    informaçao no site do simpro:
    Contratos temporários: não haverá exigência de nível superior para Atividades
    27/11/2012 – 15h42

    O Sinpro entrou em contato com a Secretaria de Educação para confirmar os boatos de que o processo seletivo dos professores de contrato temporário exigiria dos candidatos nível superior para a disciplina de Atividades. Apesar de ainda não ter sido divulgado o edital do certame, os responsáveis garantiram que não haverá alteração na exigência de formação e serão mantidos os critérios do processo anterior.

    Curtir

  57. Marli de Souza Caldas disse:

    Já era tempo que os candidatos terem curso superior, sendo graduado a educação já esta mal imagine só com com ensino médio. O processo seletivo deveria exigir mais, pois só assim melhoria a educação em nosso pais. Principalmente para a disciplina atividades que entra o processo alfabetização.

    Curtir

  58. cassianodf disse:

    ALGUÉM SABE INFORMAR SE COM DECLARAÇÃO DE FORMADO, EU POSSO ASSUMIR O CONTRATO TEMPORÁRIO ENQUANTO EU AGUARDO RECEBER O DIPLOMA.

    OBRIGADO

    Curtir

  59. RE disse:

    Re:
    ñ assumirá até ter em mãos o certificado ou o diploma, foi o que aconteceu comigo quando entrei

    Curtir

  60. Joelita Marques da Rocha Silva disse:

    Nao se pode almejar um salario justo, se nao ha a qualificaçao, ou seja a graduaçao. Para que estudar se especializar anos ,gastar rios de dinheiro e ganhar o mesmo salario , se for para ser desvalorizado dessa forma e melhor nem se dar ao trabalho.

    Curtir

    • professora disse:

      Concordo com vc, estudamos tanto e sei de pessoas que não tem graduação e pior nem experiência em sala de aula, e passou no contrato,é uma boa pessoa …sim, porém precisa se preparar como vai entrar em sala de aula…o que vai fazer…é necessário o mínimo para que nossa educação melhore um pouco.

      Curtir