Informe sobre o contrato temporário 2013

Na semana passada o Secretário Adjunto da SEAP afirmou a este blogueiro que o nível de escolaridade exigido para participar do contrato temporário não tinha sido definido. Havia até mesmo a possibilidade de exigir o nível superior para todas as áreas, mas este assunto ainda seria objeto de discussão na Secretaria. Hoje a informação foi que o Governo decidiu manter como nos anos anteriores:

– Curso normal ou superior para área de Atividades;

– Curso superior para as outras disciplinas.

A informação é que o edital será mesmo publicado amanhã.

.

Washington Dourado

68 Responses to Informe sobre o contrato temporário 2013

  1. Leidiane Rodrigues disse:

    Obrigada pela informação…Estou aguardando o edital.

    Curtir

  2. Silva disse:

    Ou seja, quem tem apenas o curso de Magistério poderá fazer?

    Curtir

  3. Prof. Mat disse:

    Obrigada WD.
    Alguma informação sobre a remuneração? Continuará em forma de hora/aula?
    E algum contrato temporário pode informar como está sendo até agora, para termos uma base?
    Obrigada.

    Curtir

  4. cassianodf disse:

    Washington,

    SABERIA ME INFORMAR SE COM DECLARAÇÃO DE FORMADO, EU POSSO ASSUMIR O CONTRATO TEMPORÁRIO ENQUANTO EU AGUARDO RECEBER O DIPLOMA. É QUE ME ESTOU FORMADO SÓ NO FINAL DO ANO. Obrigado.

    OBRIGADO

    Curtir

  5. Tati disse:

    Se não exigi se nível superior para atividade, também não se equipara o salário ao dos efetivos! Quem perde é quem tem nível superior e ganha menos que os professores de específicas com a mesma qualificação.

    Curtir

    • Veronica disse:

      É UMA SACANAGEM COM OS PROFESSORES QUE FIZERAM CURSO SUPERIOR EM PEDAGOGIA, TEM QUE EXIGIR SIM NÍVEL SUPERIOR PARA ATIVIDADES. QUEM PERDE SÃO OS ALUNOS QUE PERMANECEM COM PROFESSORES MAL PREPARADOS PARA LIDAR COM O COTIDIANO ESCOLAR.

      Curtir

      • kelly disse:

        Sou professora de especifica mas tenho amigas que sao prof de atividades e digo com convicção: Tem muita gente que so fez normal e sao otimos professores, e tem professores pessimos com nivel superior, nosso maior aprendizado se da com a pratica.

        Curtir

      • Magalli disse:

        Veronica, tem muita gente que fez Pedagogia que deveria ter tido a sorte de fazer Magistério pois saem totalmente despreparados para enfrentar uma sala de aula. Já tive a infeliz experiência de ter que reprovar aluno do curso de Pedagogia em estágio na minha sala. Foi um atraso muito grande terem acabado com as Escolas Normais.Ali sim ,formavam profissionais!

        Curtir

        • kelly disse:

          Concordo com vc Magali,o normal foi a melhor forma de ensina o professor a ser.professor não deveria nunca te acabado.

          Curtir

        • asoares disse:

          Com certeza. Era no magistério que a pessoa aprendia a dar aulas. Com a prática de ensino e com a didática. Penso que com o magistério e a Pedagogia, respectivamente, não teríamos problema com a má formação dos professores hoje, mesmo porque na Pedagogia a pessoa ganha muito em teoria e sai um saco vazio em prática, o que é pior.

          Curtir

      • kelly disse:

        Se vc conhece professores mal preparados sem o superior,conheço muito mais professores despreparados com o superior,e posso te afirma que com o normal vc sai muito mais qualificada e preparada pr enfrentar uma sala,e o cotidiano escolar.

        Curtir

        • Flavia disse:

          Concordo plenamente com você…Eu posso dizer, pois fiz Escola Normal e depois pedagogia e com certeza posso afirmar que a escola Normal me preparou muito mais para exercer minhas atividades. E como em qualquer profissão a prática ensina muito mais que a teoria, então a cada ano me sinto mais preparada.

          Curtir

      • simone disse:

        Oi Veronica, tenho magistério e Pedagogia e 15 anos de sala de aula,tudo que aprendi de melhor foi no magistério, pedagogia só da diploma, achei grosseiro da sua parte referir-se assim com os colegas que ainda não tem curso superior.

        Curtir

  6. Cris disse:

    Ainda bem, pois se não teria que correr com a minha complementação em Pedagogia hihi…
    Agora é estudar muito!
    Sorte a todos os colegas professores!!!

    Curtir

  7. Hugo Mendes disse:

    Vc sabe se vai continuar a forma de pagamento como hora aula?
    Desde já agradeço!!!

    Curtir

  8. prof espnhol disse:

    Wd, sua postagem esta confusa. Sera necessario ter graduacao concluida ou nao para participar do processo seletivo de temporario.

    Curtir

  9. Viviane disse:

    Só acredito vendo!!!!

    Curtir

  10. Joana Batista Rodrigues Venancio disse:

    Obrigada, tomara que a prova não ocorra em janeiro.

    Curtir

  11. Juliana disse:

    Mesmo que aceitem o curso normal, quem tem nível superior deveria ganhar como tal! fizemos faculdade e ganhamos menos apenas pelo fato de admitirem o curso normal! #governinho bom que não quer ter gastos com a educação! me poupem!

    Curtir

    • kelly disse:

      Colega, para que investir em educacao? p criar um pais inteligente, instruido e diminuir os pobres que sustentam os ricos?!
      Infelizmente nossa realidade e dura, eles falam e falam, mas so pensam neles, o projeto de educacao tem que morrer e nascer bem formulado.
      Quem enfrenta uma sala de aula sabe a dureza que enfrentamos!

      Curtir

      • TM disse:

        Disse tudo. Esse governo só pensa em números, depositar alunos em sala de aula, tirando da rua, sem se importar com a qualidade de ensino…eh Brasil gente!

        Curtir

  12. Prof SoB I disse:

    Valeu WD, estamos juntos!

    Curtir

  13. Filipe Alves disse:

    Tomara que saia mesmo, pois esse governo esta devagar, devagar, quase parando….

    Curtir

  14. Liliene Medeiros de Oliveira disse:

    Em relação a novas contratações de professores aprovados no concurso, tem alguma previsão?

    Curtir

  15. ana disse:

    Todos os desconvocados que não foram nomeados, por favor vamos fazer a prova e garantir a nossa vaga.

    Curtir

  16. Lis disse:

    Estão dizendo que a prova será no dia 23 de dezembro, na véspera do Natal. Alguém ouviu falar a respeito?

    Curtir

  17. mell disse:

    sobre esse contrato já ouvi falar até q papai noel vai concorrer conosco!

    amanhã saberemos…..isso é se o edital sair.

    Curtir

  18. Cris disse:

    Não é pelo fato, de ser em nível médio que ganha-se menos de jeito algum, e sim por um decreto do antigo governo Arruda em 2008, que criou o sistema horista, para diminuir gastos e enfiar no bolso dele, e isso foi comprovado posteriormente.
    Em 2007, o processo seletivo foi em nível médio e ganhávamos igualmente aos efetivos…

    Curtir

  19. Célia disse:

    É!!! O jeito é conformar em continuar ganhando menos do que os professores de específicas. A diferença é por sermos de nível médio… É claro que o governo não está preocupado em qualidade na educação, mas sim na economia que terá…Fazer o que né???
    Não temos voz nem vez mesmo com este governo desgovernado!!!
    Imagina!! A capital do Brasil tendo um concurso de professores, mesmo que seja para contrato temporário, em nível médio!!! Uma vergonha!!!!!

    Curtir

  20. Alvaro Dias disse:

    WD, e os concursados?

    Curtir

  21. Renata disse:

    Verônica,não concordo com vc a respeito de as pessoas que fizeram o curso normal estarem despreparados. Fiz o curso normal e também o superior e posso te afirmar com toda convicção,nenhum curso superior de pedagogia chega aos pés do curso normal das Escolas Normais. Foram 3 anos de muito estudo,estágio desde o primeiro ano,o dia todo na escola com cursos e mais cursos oferecidos. Acho muito injusto esse descaso com quem fez o normal. Sabem pq a classe dos professores não vai p frente? Pq é uma classe que não luta junto até o fim,muitos são os primeiros que ao invés de dar força e apoiar o outro,metem a lenha,criticam,,julgam,se julgam melhores. è como muito professor efetivo por exemplo que julga o trabalho de um Ct inferior ao de um efetivo. Já vi muito Ct trabalhar mais e melhor que efetivos, e olha que sou da classe hein? Eu não troco tudo que aprendi na escola normal pelo que aprendi na faculdade,lá eu vivenciei tudo na prática,enquanto que na faculdade,vi muita gente fazendo o estágio entre as coxas,isso quando ia…Muito lamentável certos comentários.

    Curtir

    • kelly disse:

      Bom dia
      Renata concordo com vc em tudo e principalmente na questão da escola normal também fiz o normal e foi a época que eu mais estudei.Quem fala do normal são aqueles que não conhecem ou não fizeram.
      E não sabe o que perderam.

      Curtir

  22. Simone disse:

    Primeira vez que ouço falar de nível médio para atividades… Desde que comecei a fazer a prova em 2008, SEMPRE foi exigido nível superior E completo pois amigas minhas convocadas que estavam no último ano nem puderam assumir. Uma vergonha ainda permitirem nível médio pra contrato temporário, se pra efetivo não aceitam mais. Sinceramente, esse governo está mais perdido que cego em tiroteio. E das convocações de quem passou no concurso que é bom, ninguém mais fala.

    Curtir

    • Juju disse:

      Simone vá estudar, se informar querida! Parem de falar besteira nesse blog pelo amor de DEUS! SEMPRE EM TODOS OS ANOS (TODOS), FOI COBRADO APENAS O CURSO NORMAL E AGORA NÃO SERIA DIFERENTE POIS NÃO É INTERESSE DO GOVERNO! AFFFFFFFFFF

      Curtir

      • ivonir disse:

        SIMONE, minha querida, logo se vê que você é bem desinformada, vai ler pelo menos os editais anteriores para depois abrir a boca e deixar de falar besteira. Afffffff!

        Curtir

    • Simone disse:

      Juju e Ivonir,
      Já me informei sobre o assunto e realmente, infelizmente, pessoas o concurso está aceitando todo mundo. O que não deveria, uma vez que o próprio governo, diz querer investir em educação.
      Muito obrigada pelos informes mal educados dos dois. Acho que vocês deveriam guardar a opinião de vcs, pra si próprios. Ou se querem informar alguém que o façam com educação, uma vez que esse é um espaço público, e não de ataque pessoais.

      Curtir

      • erica disse:

        Para cobrar educação eh necessário agir com tal. Quando vc coloca que eh uma vergonha n ser cobrado nível superior,desrespeita muita gente.Eh claro q sempre temos que nos aperfeiçoar,mas o FATO eh que o curso normal em nível medio oferecia infinitamente mais base ao professor,quem fez os dois(ped e normal)sabe disso.Acho uma vergonha o curso ter sido extinto,isso sim.Mas vejam bem,não estou dizendo que um eh mais preparado q outro existem n fatores que contribuem para a formação do professor. O que devemos fazer eh buscar a igualdade do salário,uma vez q o trabalho desenvolvido eh o mesmo.

        Curtir

  23. Maria disse:

    O edital saiu e a prova será dia 13/01/2013 no turno vespertino.Boa sorte a todos

    Curtir

  24. Carlos disse:

    Cade o edital? Não consigo encontrar nada no Diário Oficial de hoje!

    Curtir

  25. asoares disse:

    Acabei de entrar em contato com o IADES e eles informaram que até a presente hora não chegou nenhuma informação sobre o concurso para professor temporário. Vocês acreditam?????

    Curtir

  26. Fabiano disse:

    O edital saiu!!!

    Curtir

  27. ana disse:

    Saiu o edital, pagamento ainda por hora aula, esse governo nao tem jeito!

    Curtir

  28. Alline disse:

    Saiu o edital.Mesmo conteúdo da prova passada.Conhecimentos específicos: ”A didática na formação do professor,Avaliação escolar..etc,cadê??

    ¬¬

    Curtir

  29. Vladimir disse:

    Pois é vi que o pagamento será por hora aula e não agradei disso. Acho injusto. Já trabalhei como efetivo e já achava o salário muito pouco, por hora aula então é pior…Não dá para encarar…

    Curtir

  30. Tania disse:

    tanbém concordo que o magisterio prepara e muito a pessoa. Pois tenho magisterio, normal e pedagogia.O mgisterio foi otimo p me aprender. Acho que aprendi muito mais ou até mesmo igual o normal.porque pedagogia mesmo foi pouco aprendizado.Qaunto mais o grau subiu mais o aprendizado foi baixo.

    Curtir

  31. Tania disse:

    deculpe-me pelos erros.Mais acho que dá p entender.

    Curtir

  32. Prof. Espanhol disse:

    WD,

    Diversas vezes ocorre aqui em seu BLOG uma falta de respeito e educação de alguns visitantes por meio de postagens e respostas maldosas que se tornam incoerentes com o objetivo que acredito ter esse blog, o de ajudar uns aos outros.
    Vejo esse espaço como uma oportunidade de trocar ideias e ter acesso a informações importantes sobre a educação e à categoria dos professores. Todavia, muitas vezes ao postarmos mensagens contendo dúvidas ou constestando notícias postadas recebemos agressões em forma de texto de alguns participantes do blog. Eu mesma já troquei desaforos com alguns visitantes até o momento em que me perguntei: O que estou fazendo? O que ganharei ou aprenderei com isso? E desde esse dia parei de responder a provocações descabidas.
    E pergunto agora: O que leva um PROFESSOR a agir dessa forma?
    Estamos todos os dias dentro das salas de aula lidando com adolescentes e crianças, ensinando boas maneiras, educação e postura além de todos os conteúdos curriculares e nos portamos dessa forma vulgar tratando nossos colegas com metáforas maldosas, malícia e ironia. É uma total incoerência. E pra quê?
    Tudo isso só serve para tornar nossa categoria cada vez mais desunida. Pois, se em vez de ajudar o colega que não compreendeu algo esclarecendo a dúvida dele com boa vontade e paciência, postamos comentários maldosos como, “é óbvio colega” ou “leia com atenção”, ou outros tantos tipos mais maledicentes ainda, estamos agindo com egoísmo e desrespeito, enfraquecendo qualquer movimento de nossa categoria.
    Outro ponto importante é que pregamos isso em sala de aula, o respeito às diferenças, assunto muito discutido na educação. Se não temos respetio entre professores como vamos levar isso para a sala de aula?
    Se não soubermos respeitar as diferenças de entendimento neste Blog, que tem como autor e criador Washington Dourado mas que pelo serviço prestado acaba sendo da sociedade, nem deveríamos entrar em uma sala de aula.
    Pelo exposto peço a todos os colegas que se não tivermos algo para contribuir com o outro, por favor, fiquemos calados. Vamos por gentileza fazer uso das três peneiras na hora de postar algo aqui.
    Todos nós estamos muito acalorados com todos os desmandes do atual governo, mas não está correto descontar nossas insatisfações nos colegas professores. Vamos usar toda essa energia contra nossos verdadeiros algozes e por gentileza vamos agir com coerência profissional e ser o que somos: PROFESSORES!

    Curtir

    • Prof,

      Faço este blog sozinho e infelizmente não tenho como analisar todos os comentários.

      Curtir

      • Prof. Espanhol disse:

        Eu compreendo WD, na verdade postei esse texto com a intenção de que todos os participantes do blog o lessem, pra tornar o ambiente de comentários do seu blog algo mais prazeroso e não a baixaria que muitas vezes é.

        Curtir

      • Steffany disse:

        Eles não colocaram o valor da hora aula. Quem aqui já trabalhou ou trabalha de contrato do DF poderia informar quanto ganha um professor de atividades??? Sei que alfabetização ganha gratificação,mas e quem pega uma turma de quarto ou quinto ano???? Alguém sabe informar? Queria saber o valor líquido.

        Curtir

  33. sandra rodrigues disse:

    alguém sabe informar sobre nosso decimo terceiro.que dia sairá?

    Curtir

  34. boa noite, gostaria de saber se entraram , com recursos, em relação a prova do contrato temporario de 2013.

    Curtir

  35. Elisângela disse:

    O interessante,é que TODAS minhas amigas que tem nível superior,acertaram bem menos questões do que eu,que não tenho nível superior…Inclusive a parte de português eu gabaritei .Acho que o fato de ter nivel superior não indica que a pessoa é mais habilitada! Até pq em todas as escolas que trabalhei,fui muito elogiada,já fiz projetos para serem aplicados na própria FEDF,e as professoras concursadas pagaram do próprio bolsa pra utilizarem em sala de aula…

    Curtir

  36. Não entendo como vão abrir inscrições para o contrato temporário se até o momento, nunca trabalhei no contrato, sendo que passei no último concurso e aguado convocação.

    Curtir

  37. Eu não estou convencida que tem necessidade de abrir inscrições para contrato temporário, pois em 2012 foram abertas 6500 vagas e até o momento estou desempregada, tenho que entrar na justiça pelo que tenho direito?, pois o contrato mesmo com validade de 01 ano só se inspira em janeiro de 2014. Governador Agnelo que sacanagem é essa? ESTUDEI E PRECISO DA MINHA VAGA.

    Curtir