Debate sobre a escola integral no DF

Washington e Colegas,

Temos que fazer uma discussão mais ampla desta questão da escola em tempo integral. Ressaltando que as observações postadas aqui sinalizam soluções a serem construídas para reforçar a qualidade da educação.

O atendimento em tempo integral está entre as reivindicações mais cobradas pela sociedade aos governantes nos municípios, estados e Governo Federal. E para reforçar este processo o Censo do IBGE de 2010 identificou, em todo o Brasil, que 44% das mulheres em idade produtiva estão fora do mundo do trabalho. Já as mulheres que trabalham, uma parcela importante, aproximadamente 29% é a única ou principal provedora de suas famílias. Este contexto provoca forte pressão social sobre o Estado para massificar o atendimento em tempo integral na faixa etária de 0 (zero a seis meses) aos 12 anos.

E para piorar o quadro o Distrito Federal está atrasado em relação as demais Unidades da Federação. Aqui 48% das famílias tem como única ou principal provedora a mulher. E mais de 30% das mulheres, em idade produtiva, no DF não trabalham. Até a classe média renda alta não encontra vagas nas creches particulares para colocar seus filhos. Tem creche particular com mensalidade de R$ 3.000,00 com as respectivas vagas esgotadas.

Agora vem o outro desafio. O DF para massificar o atendimento em tempo integral terá que investir a mais, todo ano, R$ 2 bilhões de reais. Podemos dizer dois estádios a mais por ano.

A escola em tempo integral está trazendo a educação para a agenda de prioridades se tornando um dos temas principais das últimas eleições e que promete muita discussão nas eleições de 2014. Neste contexto temos que fazer este debate ampliado e integrado com os demais setores da sociedade.

Abraços,

Güidi Nunes
Prof. da Escola Técnica de Ceilândia

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OBS: Este comentário foi publicado como resposta a este post: É de escola em tempo integral que precisamos neste momento?

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8 Responses to Debate sobre a escola integral no DF

  1. Euripedes disse:

    Caro WD, Caro Guidi;
    É verdade que existe uma pressão da classe trabalhadora, principalmente a feminina para que se amplie o atendimento da educação integral, especialmente nas creches.
    Não dá mais para o GDF ignorar essa multidão de mulheres, nas periferias de Brasília, que precisam trabalhar para sustentar a sua família, e que às vêzes conseguem o emprego, mas não têm um lugar seguro e assistido para deixarem suas crianças.
    O novo Secretário de Educação garantiu que serão entregues 50 creches (CEPIs) que estão em construção até março do ano que vem e mais 51 creches até dezembro de 2014. Com isso diminuiremos a pressão da demanda por esse serviço público essencial no DF.
    Entretanto, é necessário, também, pensar na mãe, na mulher trabalhadora. É preciso que o Estado formule uma boa política de Educação Profissional, que permita uma qualificação profissional imediata, através da oferta de vários cursos de Formação Inicial e Continuada – cursos de qualificação com duração média de 200 horas, que permitem uma imediata inserção no mercado de trabalho, bem como os de formação mais prolongada que são os Cursos Técnicos. Tais cursos estão com a oferta reprimida pela Secretaria de Educação em função da mesma não ter conseguido até agora (setembro) executar os recursos do PRONATEC, da ordem de mais de 30 milhões de reais, que deverão se devolvidos até o final do ano, caso não sejam executados.
    Para atender a demanda de Formação Profissional, temos somente 04 escolas de Educação Profissional: CEP Ceilândia, CEP ETB (Águas Claras), CEP Saúde (Planaltina), CEMI (Gama) e CEP Escola de Música de Brasília. Tais escolas, como quase todas da rede, precisam de investimentos em laboratórios, reformas, ampliação, consertos…
    A Secretaria dispõe hoje de cerca de 15 milhões de reais, depositados em conta pelo Governo Federal-Programa Brasil Profissionalizado, para a construção de 04 Centros de Educação Profissional-CEP, salvo engano, nas cidades de Brazlândia, Guará, Paranoá e Santa Maria. Já estamos em setembro e o recurso tem prazo para ser utilizado, até o final do ano, caso contrário, será devolvido. A principal pendência para a construção dos CEPs era a documentação dos terrenos (dominialidade), que me parece, já não existe. E o GDF poderia ter solicitado recursos para a construção e reforma de mais escolas profissionais se quisesse.
    “Além das creches, o secretário de Educação declarou que as prioridades de sua gestão serão: concluir as obras em escolas e creches, erradicar o analfabetismo e ainda firmar convênios com entidades respeitadas para fortalecer a educação profissional no DF.” (grifo nosso). Guardian Notícias.
    Novos convênios serão bem-vindos, desde que se consiga executar os já firmados.
    Se o GDF tiver a competência para colocar a Escola de Educação Profissional ao lado da Creche, atendendo a criança e a mãe, já em 2014, uma vez que os recursos já estão disponibilizados pelo Governo Federal, o contribuinte agradece.
    Abraços.
    Euripedes Pereira

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    • Guidi disse:

      Euripedes,

      As mulheres que necessitam ampliarem a escolaridade, dependem pelo menos em parte, de locais que acolham seus filhos e filhas, para poderem construir o seu itinerário formativo, inclusive na Educação Profissional.

      Abraços,

      Güidi Nunes

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      • Dalmir Armando disse:

        É melhor transformar as escolas em creches, e os professores em babás, para que os filhos daqueles que querem proliferar para o Estado criar possam ficar passando o tempo, de 0 a 18 anos ou mais, pois, hoje o que menos se faz nas escolas é ensinar, dado os enes projetos pedagógicos “saco de vento”. Famílias que crescem para o governo sustentar com politicas assistencialistas, “curralistas” e eleitoreiras, pais omissos, filhos alienados, desrespeitosos, burros e agressivos, gerações de inconsequentes, marginais cada vez menores protegidos pelo ECA, justiça frouxa, leniente, que criminaliza a polícia e protege bandido, Estado inchado, cheio de tentáculos, corrupto e falso, pois, finge que dar conta de tudo e não dar conta de nada… estamos indo para a barbárie….

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        • Dalmir Armando disse:

          SOU TOTALMENTE CONTRA a Escola de Tempo Integral, pois, se constitui em uma farsa, escolas mal aparelhadas, por vezes sucateadas, que ficam servindo nada mais nada menos para depósitos de alunos cada vez mais aborrecidos e desmotivados.[ O DISCURSO É LINDO] mas a realidade é outra, só aqui no BRASIL mesmo!, criar escolas de tempo integral sem antes preparar as estruturas físicas para isso. conheço uma professora que trabalha em uma escola de tempo integral, me contou como é que a coisa funciona na prática… segundo ela chega a dar pena ver alunos “zanzando” dentro das escola sem ter o que fazer, pois, a mesma é totalmente desprovida dos mínimos recursos…

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  2. Dalmir Armando disse:

    Dalmir Armando disse:
    Seu comentário está aguardando moderação.
    10/09/2013 às 14:44
    CONVIDO todos os professores a adquirir o livro MAQUIAVEL PEDAGOGO, do escritor francês PASCAL BERNARDIN, Livraria Cultura do Casa Parque, valor acessível, apenas 29,00 r$, é um livro EXCELENTE, que mostra e denuncia o porque da Educação em várias partes do mundo está esse LIXO que temos visto, mostra que alunos e até professores estão sendo sutilmente doutrinados com as ideias sócio construtivistas, multi sociais, e coletivistas, que visam tão somente criar uma massa mundial alienada, pronta para servir aos empreendimentos globalistas da ONU,etc. Parece TEORIA DA CONSPIRAÇÃO, mas acreditem, o livro é sério, o autor apresenta PROVAS, documentos da própria ONU [UNESCO], revelando essas intenções, que fazem parte de um plano muito maior para se criar uma sociedade DUAL, de uma lado uma ELITE esclarecida e de outro uma manada subserviente… e não é isso que já temos visto, uma EDUCAÇÃO cada vez menos COGNITIVA e cada vez mais SOCIAL, “saco de vento”, a qual tem emburrecido já a décadas gerações de ESTUDANTES. LEIAM ABAIXO um pequeno trecho do referido livro:

    Como já vimos, a reforma pedagógica que ocorre atualmente em numerosos países quer substituir os ENSINAMENTOS CLÁSSICOS E COGNITIVOS por um ensino multidimensional e NÃO cognitivo que toque em todos os componentes da personalidade: […] trata-se de esvaziar os ensinamentos de seus conteúdos (cognitivos) para substituí-los por um doutrinamento criptocomunista e globalista, que vise a modificar os VALORES, as ATITUDES e os COMPORTAMENTOS… [grifo meu]: quem duvida que isso já não está acontecendo?

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  3. Güidi Nunes disse:

    Professor Dalmir,

    A proposta de escola em tempo integral é uma demanda de todos os setores da sociedade. O espaço para este debate está se intensificando e no cenário de 2014 quero ver de perto qual candidato falará contra.

    Abraços,

    Güidi Nunes

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    • Margareth Oliveira disse:

      Concordo com você Guidi.Realmente a escola em tempo integral ou escola integral (já que os políticos de bandeiras diferentes fazem esta distinção) será um dos carros chefes dos palanques em 2014,agora é torcer para que sejam capazes de realizar algo além das politicagens!

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  4. Acredito que toda criança tem direito à educação integral. No entanto, passar um “tempo integral” na escola não é sinônimo de educação de qualidade. Isso se faz primeiro com estrutura física adequada
    , profissionais comprometidos e recursos financeiros para oferecer atividades que atendam a criança em todas as suas necessidades. Nossas escolas tem isso? NÃO! Pronto, então não me venham falar de integralidade de ensino…

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