Governo é contra ampliar o banco de reserva do concurso SEDF/2013

Além dos pontos mencionados nos dois posts anteriores, os representantes do Sinpro também cobraram da Secretaria de Administração e da Secretaria de Educação um posicionamento em relação a proposta de aumentar o banco de reserva do concurso para professor da Secretaria de Educação de 5 para 15 vezes o número de vagas previstas.

No encontro os representantes do Governo foram taxativos: são contra a modificação do que está previsto no edital. Alegam que uma decisão abriria precedentes para outros concursos em vigor além de ações judiciais pela anulação de todo certame. Justificam ainda que não há base legal para fazer uma modificação em um edital cuja prova já tenha sido realizada. 

.

Washington Dourado

301 Responses to Governo é contra ampliar o banco de reserva do concurso SEDF/2013

  1. Marcos disse:

    Certíssimo.

    Curtir

  2. Amanda disse:

    Olá WD,Boa Noite! Você poderia me informar se os 20% de vagas para deficientes conta também no cadastro reserva?

    Curtir

  3. Morgana disse:

    Até que enfim o governo deu uma dentro , pois o mesmo esta certíssimo …

    Curtir

    • cinthia disse:

      Concordo com vc, quem fez o concurso sabia o numero de vagas previsto…. Eu não me classifiquei e nem por isso vou ficar pedindo para aumentar o numero de vagas….

      Curtir

      • SEBASTIÃO NETO disse:

        Infelizmente concordo. Deveríamos ter brigado por isso antes da prova.

        Curtir

      • Paulo Castelo disse:

        É uma questão de justiça se o de 2010 eram 15 vezes a mais e estão chamando gente 4 anos depois ,é no mínimo injusto o de 2013 ser apenas 5 x.Não vejo nada de errado nisto,não irá interferir na classificação de ninguém,seria uma maneira de igualar as chances e vista do concurso anterior.

        Curtir

        • Daniele disse:

          Concordo com você Paulo é uma questão de justiça,se for assim o pessoal que foi chamado agora do concurso de 2010 não deveria tomar posse.Quanta injustiça para os que estudaram tanto para o concurso de 2013.

          Curtir

        • Teste disse:

          Alguém pode marcar uma manifestação ? Se existe carência devemos lutar.

          Curtir

          • Vamos Lutar disse:

            ROLEZINHO NO BURITI JÁ!!!!! Com faixas, cartazes, tv, para o aumento de vagas, com os professores de todas as areas q foram aprovados e nem se podem participar da entrrega dos titulos, wuem topa? Nao custa nada tentar, né pessoal da comissão?

            Curtir

        • LUCIENE VIEIRA disse:

          CONCORDO ACHO QUE TEM QUE SER O MESMO CERTAME DO CONCURSO ANTERIOR 15 E SE ELES QUISEREM PODEM PRORROGAR SIM, MESMO A PROVA TER SIDO FEITA. dO MESMO JEITO QUE NÃO É JUSTO AINDA ESTAREM CHAMANDO PESSOAS DO CONCURSO ANTERIOR E FAZER OUTRO CONCURSO PARA SUPRIR AS VAGAS PARAS AS CRECHES QUE VÃO ABRIR

          Curtir

      • Emanuel disse:

        A questão minha cara colega e que você e essa colega acima não sabem da realidade da Secretaria de Educação. Cinco vezes é insuficiente para as demais disciplinas, exceto Atividades que mesmo assim ´ficará com quantidade limitada. Para seu conhecimento observe o diário oficial diariamente e verificará que se aposentam muitos professores quase todos os dias ! Sem falar nas carências da atualidade. Vai querer pagar outro certame para o próximo ano ? Sou efetivo e sei do que falo, portanto devemos atentar para conhecimento antes de emitir “parecer egoísta “!

        Curtir

    • cinthia disse:

      Não fiquei entre os mil classificados, não estou sendo egoísta até mesmo pq não passei, mas estou sendo correta estava no edital o número de vagas ,fizemos a prova sabendo a quantas vagas estávamos concorrendo. Agora tenho que pedir para aumentar o numero de vagas até chegar na minha classificação???? sem noçao

      Curtir

      • Douglas disse:

        Fiquei dentro das vagas, graças a Deus, mas vejo uma falta de planejamento ao estabelecer poucas vagas. Notória manutenção do sistema de temporários (como sou hoje).

        Curtir

        • MAGNA DA SILVA disse:

          Verdade!! Levando em consideração que educação física foram 200 vagas, mesmo não havendo concurso específico há anos… Seria no mínimo sem noção 200 vagas apenas para atividades, levando em consideração que com tantas escolas e creches sendo inauguradas a necessidade de milhares de professores é evidente. O mínimo que o SINPRO poderia fazer seria lutar para que chamassem esses 1000 dentre a validade de 2 anos apenas e abrir um novo processo seletivo com mais 2000 mil vagas no mínimo e muitas outras vagas para específica, dando oportunidade para muitos outros, sendo que a prova para qualquer bom conhecedor foi uma vergonha para nosso estado e classe…

          Curtir

          • Magna,

            Acho que você não acompanha o trabalho que o Sinpro faz pelas nomeações. É claro que nossa luta é pela nomeação de todos o mais rápido possível.

            Curtir

            • João macedo disse:

              Estou em prantos, minha nota não é a que aparece no edital. E não tenho mais a prova nem o gabarito para provar……

              Curtir

              • Professora justa disse:

                O cartão resposta vc pode obter no site do IBFC. Está na parte de resultados, consulta ao catão resposta. É só entrar com o número de sua inscrição e o CPF.
                Boa sorte.

                Curtir

              • Allisson disse:

                Provavelmente o novo gabarito reduziu a sua nota, eu mesmo perdi 5,00 pontos, estou muito indignado com isso, havia feito 64,00, o que me deixaria dentro dos 800 colocados, porém agora com o novo gabarito estou com 59,3, o que me deixou em 2303.

                Curtir

      • vera lucia disse:

        o que tem a ver que estava previsto o numero de vagas? a questão é que limitou os outros de serem chamados a qualquer tempo, e quem não passou de jeito nenhum, pra que quer ampliar o quadro de cadastro? antes não havia este item ¨cadastro reserva ¨. os candidatos a qualquer tempo poderiam ser chamados dentro do prazo de validade do concurso. ….

        Curtir

      • LUCIENE VIEIRA disse:

        SE VOCÊ NÃO PASSOU ENTÃO NÃO SE METE NA LUTA DE QUEM PASSOU, VAI ESTUDAR PRO PRÓXIMO E BOA SORTE.

        Curtir

    • Débora disse:

      Você acha que com medidas que diminuam as chances dos cidadãos é um acerto? Certo seria atender ao Clamor do Povo que tão somente quer mais chance para trabalhar, num país que somente se preocupa com as Bolsas…

      Curtir

  4. Alessandro disse:

    E o resultado dos recursos sobre o gabarito? Não era para ser divulgado hoje no site do IBFC?

    Curtir

  5. jose disse:

    Alguem sabe quantas vagas tem para atividades?

    Curtir

  6. anderson disse:

    Acho correta a decisão do governo pois assim em todos os outros concursos o povo vai querer aumento de vagas.O lado bom é que logo logo terá outro concurso

    Curtir

    • Dante disse:

      Acho que você trabalha para o GDF e está tentando chamar a atenção dos políticos. Pense nos trabalhadores!!!

      Curtir

      • SEBASTIÃO NETO disse:

        Desculpa Dante, mas acho que quem está chamando atenção é você acusando alguém por manisfestar sua opinião. É muito cômodo reclamarem algo que já era sabido antes do certame depois de se ver reprovado.

        Curtir

        • Dante disse:

          Amigo você está equivocado, não estou reprovado não, apenas quero ser justo. Afinal de quem é o DF? Mudanças podem ser feitas e ao meu vê Irregularidades mesmo existiram de montão no Início.

          Curtir

          • Junior disse:

            O professor competente, é aquele que sabe argumentar, com uma banquinha desta, nem que
            seja judicialmente. O pós recurso contra o gabarito, é uma vergonha para a nossa educação.
            Somos formadores de opiniões, de valores, de cidadania, não podemos aceitar esta maracutaia.
            A prova de atividades, uma vergonha.

            Curtir

        • LUCIENE VIEIRA disse:

          cARO SEBASTIÃO SABER TODO MUNDO SABIA SOBRE AS QUANTIDADES DE VAGAS, MAS VÇ IRIA OU NÓS IRIAMOS FAZER O QUE PODEMOS ALTERAR A PUBLICAÇÃO DE UM EDITAL TÃO ESPERADO?? DEVEMOS LUTAR SIM E DEPOIS SIM MESMO QUE NÃO CONCORDASSEMOS NÃO HAVIA COMO MUDAR NEM MOTIVAÇÃO DOS CANDIDATOS POR ISSO AGORA HA, JUNTE- SE A LUTA

          Curtir

    • vera lucia disse:

      LOGO LOGO, DAQUI A 4 ANOS.

      Curtir

    • Luciana disse:

      Outro concurso acho difícil .. Mas.. Mais contratações sim.. Pode estar certo disso.. governo.. política.. máfia.. entende?

      Curtir

  7. Luciana disse:

    Isso e um absurdo, pois um concurso sem irregularidades teve um cadastro reserva de 15 vezes o numero de vagas para atividades, e esse concurso cheio de irregularidades, o governo se nega a amenizar os danos causados aos que apesar de tudo, conseguiram aprovacao. Uma vergonha senhor governador.
    Como poderemos ficar tranquilos WD?

    Curtir

  8. Jairton disse:

    O GDF só confirmou o que eu havia dito no post passado. Não estou contra nem a favor o fato é a legalidade do ato.

    Curtir

    • Bosco disse:

      Não tem nada haver.

      Curtir

    • Rose disse:

      Mas a Administração Pública tem discricionariedade para alterar esse edital!
      Ou não tem???

      Curtir

    • Castro disse:

      Há tá falar de legalidade, nunca vi questões serem mudadas e não serem anuladas não entendi isso, como que se muda a resposta e a questão não é anulada, realmente esse concurso está uma vergonha.Acho que devemos deixar isso como está para que assim possam abrir um novo concurso longo com mais dignidade para quem irá participar. Agora acho que deveriam tirar essa coisa de cadastro de reserva porque é triste ser aprovada e não ficar dentro das vagas e não ter mais a chance de ser chamada mesmo o concurso estando dentro da validade, porque segundo o que vejo nas reportagem a necessidade e grande e número que colocaram no edital não será suficiente, mas estou frustada e magoada com essa banca com a bangunça que está virando.

      Curtir

  9. cinthia disse:

    Não fiquei entre os mil classificados, não estou sendo egoísta até mesmo pq não passei, mas estou sendo correta estava no edital o número de vagas ,fizemos a prova sabendo a quantas vagas estávamos concorrendo. Agora tenho que pedir para aumentar o numero de vagas até chegar na minha classificação???? sem noçao

    Curtir

    • Professor disse:

      Cinthia deve ter tirado zero na prova, certeza.

      Curtir

    • Concordo com a Cinthia. Leram o edital, fizeram a prova, já sabem o resultado negativo e agora querem ser beneficiados! Ora essa, já fiquei em cadastro reserva, não fui chamada e nunca fiquei chorando…Fui `a luta e estudei tudo novamente! Además , se aumentam o cadastro reserva, mais pessoas que possivelmente estavam nas vagas , sairiam por terem menos títulos que os outros. Ai sim, vai ser uma bagunça geral. E não falo isto porque estou bem classificada e nem porque tenho quase todos os títulos, é porque muitos meios legais já foram aplicados à favor da anulação deste certame ( MP, recursos de questões, petição pública, etc..). Se as provas de anulação não foram suficientes é porque as irregularidades são por parte de alguns despreparados que não sabem a seriedade de um concurso público.
      Aos professores sérios que não passaram, dou um conselho, não desistam! Em breve sairá outro concurso e todos terão as mesmas chances… E não só aqueles que foram beneficiados com aumento de cadastro.

      WD, coitado de você que tem que ler um tanto de perguntas sem fundamentos, de pessoas que nem sabem interpretar um edital. Adoro dar aulas, mas há alguns profissionais que não honram a sua classe. É isto!.

      Curtir

  10. Lucas Bezerra disse:

    Quanto egoísmo.
    Lembre-se de que a subida, na volta, vira descida, afinal o mundo gira.
    É ano de eleição, professores.
    Tenham fé.
    Em nome de Jesus esse cadastro reserva vai ser aumentado para 10 ou 15 vezes.
    E muitos serão chamados.
    Em nome de Jesus.
    Em nome de Jesus.

    Curtir

    • Lucas Bezerra disse:

      Querem mesmo falar de legalidade do ato em política brasileira?
      Tenham FÉ

      Curtir

    • vera lucia disse:

      Não sei como Lucas, quem vai lutar por isto? não vai ser assim á toa, do nada que vão ampliar estas vagas, teria que ter um movimento!!!!!!!!! e grande!!!! daqueles que querem q isto aconteça!!!!!!!Cade os interessados nisso? onde estão?

      Curtir

  11. Misael disse:

    O GOVERNO PODE SIM AUMENTAR O CADASTRO RESERVA EM ATÉ 15 X. PARA ISSO ELE DEVE TER SUA ASSESSORIA JURÍDICA E NÃO ATRAPALHARIA EM NADA OS CLASSIFICADOS EM 5 X. DARIA MAIS OPORTUNIDADES A MAIS EDUCADORES E PAIS DE FAMÍLIA. O SOL NASCE PARA TODOS. EXISTEM COISAS MUITO MAIS GRAVES ENTRE OS PODERES E NÃO SÃO CONTESTADAS. SE ABRIR PRECEDENTES CONTEMPLARÁ MAIS PESSOAS. ISSO É MUITO BOM. AGORA OS EGOÍSTAS QUE SOMENTE PENSAM EM SEU UMBIGO FICA COM ESSAS “TESES” INDIVIDUALISTAS QUE POR SI NÃO SE SUSTENTAM. A CONSTITUIÇÃO QUE É A LEI MÁXIMA DA NAÇÃO PODE SER ALTERADA, E PORQUE UM SIMPLES EDITAL NÃO PODE? A QUESTÃO CAMARADAS SE TRATA DE VONTADE POLÍTICA!!!

    Curtir

    • Lucas Bezerra disse:

      Certo! É vontade política.
      Muita mesquinharia desses “professores”.
      Professor educada para a vida, meus caros.
      E ser tão mesquinhos assim de nada ensinam seus alunos.
      Parabéns professores aprovados! Tenham FÉ

      Curtir

      • Carlos André disse:

        O Lucas o edital foi claro, mesquinho é vc que quer tomar a vaga de quem conseguiu dentro do limite de vagas.

        Curtir

        • Seabra disse:

          Não se trata de tomar vaga de ninguém amigo, apenas dilatar a possibilidade de mais semelhantes nossos poderem vislumbrar um amanhã menos tenebroso. O egoísta sempre imagina que tem alguém querendo tomar algo. Misericórida!

          Curtir

          • Junior disse:

            Ou classe.

            Curtir

          • Vai ser muito bom se esse número pequeno de professores bem classificados for suficiente para atender a demanda da nossa educação. Triste será ver o DFTV mostrar todos os dias pais, alunos e professores lamentando a carência de educadores. É PRA REFLETIR SENHOR GOVERNADOR, espero que o seu planejamento e a sua gestão esteja prevenido contra essa decadente realidade dos governos anteriores.

            Curtir

          • Ex-temporária disse:

            Se quiserem podem aumentar o número de vagas, afinal, se o concurso de 2010, foram 15 x a mais, por que não o de 2013? O grande problema é que os candidatos deveriam ter argumentado antes, assim, que o edital foi lançado, dessa forma, ter-se-ia mais chances de conseguirem a ampliação de vagas.

            Curtir

        • Lucas disse:

          Caro Carlos André,
          O egoísta sempre imagina que tem alguém querendo tomar algo. Misericórida

          😉

          Curtir

        • Rose disse:

          Abençoado…desde quando aumentar o cadastro reserva irá tirar a vaga de quem foi aprovado dentro do número de vagas???
          Helloooooo???

          Curtir

        • val disse:

          Faltou à aula de lógica matemática, Carlos André? Como assim tomar vaga, se chamam por classificação. Quem vem depois não pega vaga de quem foi melhor classificado não….

          Curtir

        • Bernardo disse:

          Cara você é mesmo sem noção, quem disse que tomará vaga de ninguém? Ou Cara vamos falar algo que presta!

          Curtir

          • André Nunes disse:

            Simples: se aumentarem as vagas de cadastro e os “desclassificados” que possuem títulos voltarem para a disputa, podem sim ultrapassar os que não têm títulos na classificação final.

            Curtir

    • Peixoto disse:

      PODE SIM, TRATA-SE DE VONTADE POLÍTICA.

      Curtir

    • vera lucia disse:

      Misael!!!!!!! tudo bem quem é egoísta é! mas aqui não podemos ficar discutindo isto!!!! temos q tomar atitude!!!!!!!!! sabemos que pode sim ser ampliado este quadro. O Arruda, em 2007, pegou os aprovados da samambaia e os colocou para São Sebastião. Isto estava em desacordo com o edital, que naquele concurso de 2003,tÍnhamos q escolher a região administrativa e não podÍamos mudar para outra e ele fez isto! o que tá faltando aqui pelo meu ponto de vista é união! cadê as pessoas interessadas na ampliação do cadastro reserva?ESTAS SIM É QUE TÊM Q SE UNIREM PARA REINVINDICAR! E LUTAR MUITO PARA QUE ISTO ACONTEÇA! O QUE VAMOS FAZER? ESTA É A QUESTÃO! DEIXA PRA LÁ OS EGOÍSTAS!

      Curtir

      • Teste disse:

        Vamos nós unir para reivindicar o aumento de vagas. Vamos nós concentra em frente ao buriti . Alguém pode marca aí ?

        Curtir

    • Tati Souza disse:

      Simples minha gente, W D por favor, publique aqui a lista com os nomes desses representantes do governo. Vou fazer campanha contra eles ou contra quem eles apoiarem, porque estão esquecendo que este ano temos eleições. Faço campanha contra de graça.
      E para começar é só divulgar a listinha nas redes sociais. Não votar neles e nos deles será nossa resposta!

      Curtir

      • Castro disse:

        Concordo com você também quero fazer campanha contra, se todos fizerem isto irão perder uns quatro mil votos se cada pessoa interessada convencer duas pessoas, vamos lá vamos mostrar de que e o poder.

        Curtir

      • vera lucia disse:

        NAO É ISTO TATI VAMOS NOS UNIR PARA BUSCAR O QUE ESTAMOS PLEITEANDO, O AUMENTO DO NUMERO D VAGAS JÁ QUE NOSSO REPRESENTANTE SE DEU POR CONVENCIDO DE UMA COISA SEM SENTIDO ALGUM. DESCULPE, MAS POLÍTICA É POLÍTICA, SEMPRE TEM ALGO POR TRÁS!

        Curtir

    • Luciana disse:

      Sabe quem é contra o aumento do cadastro de reserva? Na maioria é quem está dentro.. ou quem não chegou nem perto de estar (que ficou fora mesmo).. Quem não sabe que a expectativa pelo aumento é justamente por saber que a SEDF precisa de muito mais do que o estipulado? E a diferencia de pontos entre estes foi irrisório..

      Curtir

  12. Iverlene Pereira Costa disse:

    Isso é coisa de gente que não conseguiu, eu por exemplo não consegui, e sabe o que eu vou fazer? Estudar para o próximo…ow gente chata.

    Curtir

    • Jailton disse:

      Gente chata é aquela que marra contra seus próprios pares!

      Curtir

    • Lucas Bezerra disse:

      Gente chata minha cara(o) é quem quer falar de legalidade do ato em política brasileira.
      Faça o favor de ir estudar mesmo, pq quem conseguiu ficar ao menos em 15X mais o número de vagas com certeza vai lutar para que de certo. E tem que lutar mesmo.
      Agora querer ficar brincando de contrário temporário, isso é legal para vc meu caro?
      Reconsidere o que vc entende por chatice.

      Curtir

    • Eu disse:

      E não vai passar, pq vc é egoíta tb.

      Curtir

    • Rose disse:

      Iverlene,
      Por qual razão, a luta de uma categoria te incomoda tanto?
      Pare de ser inconveniente, e deixe cada um lutar por aquilo que acha justo, colega!!!

      Curtir

  13. KELLI disse:

    O governo pode, sim, alterar o número de vagas do cadastro reserva, pois trata de um ato discricionário, sendo analisado sob o prisma das duas vertentes que consubstanciam esses atos – a oportunidade e a conveniência. Em suma, fica a critério da Administração Pública, lembrando-se que, neste caso, ela pode, sim, ampliar o número de cadastro reserva, sem, contudo, comprometer a lisura do concurso.

    Curtir

    • Maroel disse:

      Belas palavras, APOIADO. Diferente das palavras da socialite: Iverlene Pereira Costa.

      Curtir

      • Rose disse:

        Parabéns pelo comentário, Maroel!
        A Iverlene fala daquilo que não entende.
        Realmente colega, vc deve estudar muitoooooo, viu?

        Curtir

    • Gabriel disse:

      Exatamente. Soma-se o fato de disciplinas com poucas vagas (caso de Geografia e História) terem o seu último concurso sendo feito em 2008 e terem crescido o número de aposentadorias ao longo destes cinco anos. E ato discricionário não coloca em xeque lisura do concurso público.

      Curtir

      • abigail disse:

        Companheiro e o que dizer de Filosofia? 03 (Vagas) falta de vergonha desse governo.

        Curtir

        • Gabriel disse:

          Pois é, Abigail. Imploro ao Washington Dourado, que faz um belíssimo trabalho com este blog (parabéns, WD! Você é uma trincheira na luta da categoria), para que analise a situação das ciências humanas em geral. Pouquíssimas vagas, muita gente querendo trabalhar ( aprovadas com boas notas) e as carências estão aí. Na Geografia e na História houveram muitas aposentadorias e mais carências se abrirão ao longo destes quatro anos. Na Sociologia é outro completo absurdo. Espero que o SINPRO esteja atento a isso. Basta ver a acirrada concorrência em algumas das disciplinadas listadas. Fora o fato de muito de nós, como CTs, estejamos nessa desde 2010. Problema é que alguns veem isso como uma maldita competição onde mais vale as teses ególatras individuais do que o bom senso. No mais, repito, a Kelli não poderia ter feito um comentário mais relevante. Wilson Granjeiro fez um texto recente acerca deste assunto, sob outro enfoque, debatendo uma candidata da AGU conseguindo a nomeação com o órgão lotando suas vagas com terceirizados. Ajude-nos, WD. É o que eu peço. Ok que não seja um aumento substancial, porém, as vagas nas ciências humanas são ridículas.

          Curtir

        • Evaldo disse:

          e 20 hs de Filosofia 1 vaga….

          Curtir

          • Professor Júnior disse:

            Pois é, Evaldo! 20 horas de Química também somente 1 vaga. Se fossem 5 vagas como as de Química 40 horas teríamos 25 Professores (5 x 5 = 25). Penso que um cadastro reserva de 20 Professores (20 horas) nestas disciplinas com pouquíssimas vagas ainda seria uma quantidade pequena para todo o DF, porém, facilitaria na resolução de tantas carências na rede pública no turno noturno, visto que, durante os próximos 2 anos muitos Professores aposentarão, alguns serão afastados de suas funções e outros estarão exercendo outras funções em outras áreas.

            Curtir

            • Edu disse:

              Me causa espanto chamarem 71 biólogos remanescentes do concurso de 2010 e só abrirem 5 vagas neste concurso para Ciências… Fiquei em 33 e creio que foi minha primeira e última tentativa para SEDF. Vou direcionar meus estudos para a união mesmo… O desrespeito inicia-se pelo CT…

              Curtir

    • André Nunes disse:

      Não concordo. Não há discricionariedade quando existe uma lei (edital) regulamentando o ato. O governo teve sua discricionariedade ao definir o número de vagas , a partir do momento que realizou o concurso está vinculado às regras.

      Curtir

      • Gabriel disse:

        Errado. Segundo entendimento de alguns TJ’s compete sim à Administração, atendendo aos seus interesses e de acordo com a sua conveniência, nomear ou não além das vagas previstas no Edital. Como também é de acordo com seus interesses ou mera conveniência nomear qualquer candidato como queira: 5, 10, 100, 500, 1000 dias depois do concurso homologado (naturalmente seguindo 2 anos + 2 anos de renovação). Não é ilegal. Assim como a prorrogação de um eventual concurso público ou seleção segue o mesmo poder discricionário: pode ou não ser renovado (o penúltimo CT não foi, o de 2013 foi). Sem que para isso seja acionado o Poder Judiciário. Se o Governo achar conveniente nomear uma pessoa além do previsto no edital ele pode fazê-lo. Assim como poderia nomear 10, 100 ou 1000. Para aumentar CR é importante verificar o número de aposentadorias e outras formas de vacância nos próximos em cada disciplina. O STJ garantiu nomeação de aprovados além do número de vagas na AGU. Então não existe isso. Mesma coisa o TST obrigando o Banco do Brasil nomear concursados além do previsto do edital por conta do aumento de terceirizados, o STF obrigou Furnas a fazer o mesmo. Se houver erro de planejamento das vagas ofertadas em relação ao número de vacâncias nos próximos, por isso é fundamental que o SINPRO veja essa estimativa, o Governo pode sim nomear. A questão é a conveniência política e o interesse da Administração para tal. No entanto parece-me óbvio debater o seguinte: Nosso Governo quer essa zona de Contrato Temporário e a exploração da hora-aula ou quer reduzir drasticamente o número de CT usando os aprovados neste concurso? O que pensa o SINPRO e seus diretores acerca disso?

        Curtir

        • Gabriel disse:

          Só para fechar:
          No final das contas, a partir dos critérios de conveniência e oportunidade, poderá o Administrador verificar se necessita ou não de mão de obra. Isso não tirará vaga de seu ninguém, apenas alargará o número de vagas. Além disso, conforme disse outrora, já existe a tese do direito subjetivo à nomeação. Se houver vacância além das vagas ofertadas existe uma coisa que o STJ em 2013 chamou de direito subjetivo à nomeação. Por isso eu saliento novamente: Não estou pedindo aumento de vagas aos céus. Apenas que veja determinadas disciplinas cujos concursos de 2003 e 2008, juntos, nomearam 50 novos professores. Quanto a vagas previstas em 2013 não cobre a vacância geradas por aposentadorias. Acho que me fiz entender.

          Curtir

          • André Nunes disse:

            Veja bem o que você próprio escreveu Gabriel: NOMEAR. Um candidato eliminado em um concurso NÃO pode ser nomeado. E segundo o edital, que vincula sim o poder público, item 9.1, os candidatos fora do limite 5 x nº de vagas estão ELIMINADOS. Para ampliar este cadastro o edital deveria ser alterado sem nenhuma base legal após divulgar resultados de uma das fases. Ademais, você citou fatos pacíficos e que qualquer pessoa que já fez concurso bem sabe: cadastro de reserva pode ou não ser nomeado, concurso público pode ou não ser prorrogado, etc. São situações PREVISTAS em lei/editais e que, por isso, tornam-se atos discricionários, sujeitos à vontade e conveniência da Administração. Até mesmo estes atos estão sujeitos a limitações, como o fato de um candidato passar a ter direito a nomeação se comprovar existência de vagas para o seu cargo ( o que aliás ocorreu com vários colegas do concurso 2010 que foram nomeados com MS por comprovarem que havia professores temporários ocupando vagas de professores efetivos). Você está confundindo poder discricionário com poder arbitrário. O GDF NÃO pode alterar edital de concurso nesta fase. Desafio você a achar na Jurisprudência decisão favorável a este tipo de situação. Uma só e mudo minha opinião. Aliás, para ser mais específico. Além disso, o GDF da mesma forma que fez concurso com grande cadastro de reserva em 2010, pode fazer agora a opção de concursos com menor número de aprovados e realizar seleções com maior freqüência visando selecionar profissionais mais atualizados no momento do processo (como faz o Banco do Brasil, a Empresa de Pesquisa Energética por exemplo). Isto sim e discricionariedade.

            Curtir

            • Gabriel disse:

              O GDF, sim, pode alterar. E nomear candidatos além das vagas previstas. As pessoas que foram classificadas parcialmente não foram eliminadas do certame. Como feito em um MS contra a AGU, para ficar em apenas um exemplo, o concurso possuía 49 vagas. Só que a carência era grande e ela, que ficou 32 posições acima, conseguiu a nomeação por conta de alta vacância. Quando existe vacância – cargo livre – o órgão ou a secretaria pode nomear. Deve quem impetra um MS PROVAR que a vaga está livre. Eu mesmo, como CT, e muitos outros, estávamos em vagas de efetivos. Pegar os DODF’s dos últimos anos e mostrar que a carência é maior que as vagas previstas. Entendeu de uma vez por todas? Desafio a você a ler um pouco mais acerca do tema.

              Curtir

              • André Nunes disse:

                Isto permitiria a nomeação caso os candidatos acima do limite de 5 x vagas não fossem eliminados, como esta previsto no edital. Como exemplo o concurso do CBMDF de 2011, para os cargos de oficial e de soldado. O edital de oficial previa eliminação de quem ficasse acime de um limite. O de soldado não, embora também estabelecesse um limite. No final, a própria corporação consegui convocar mais candidatos a soldado, mas apesar de esforços e da necessidade não chamou nenhum oficial a mais. A clausula de eliminação 9.1 do edital tira qualquer liberdade do GDF convocar quem ficou acima do limite de de 5 x. Esse corte não foi aplicado ainda porque está em período de reclamação de cálculo de notas. Mas vai ser aplicada ao sair a convocação para a prova de títulos.

                Curtir

              • O GDF garante que não mudou o edital no caso da PM

                Curtir

        • Professora consciente disse:

          Aplausos, Gabriel!
          Finalmente, alguém com conhecimento para falar sobre o assunto.
          Essa desculpa do GDF que acarretaria uma grande quantidade de processos judiciais é pura BALELA!
          Mesmo que isso ocorresse, não haveria ganho de causa.

          Curtir

          • André Nunes disse:

            Não é balela não. Olha o tamanho do absurdo que vocês estão propondo: um candidato que está eliminado inicialmente por ter ficado acima de 5 x o número de vagas ser beneficiado com alteração da cláusula 9.1 do edital e passa a estar classificado. Entretanto vários candidatos, com notas inclusive para estar dentro do limite de 5 x o número de vagas, foram eliminados por não atingir a nota mínima em conhecimentos gerais. Você acha justo beneficiar uns e não outros? A situação é a mesma, já que todos estão ELIMINADOS pelo edital inicial. E aí, beneficia alguns e abre precedente na justiça para os outros? Beneficia todo mundo e não elimina ninguém, derrubando a qualidade dos aprovados? Sinceramente o que vejo muito aqui é o pessoal criticando o GDF sem sequer parar pra pensar nas conseqüências das propostas que defende. E não sou a favor deste governo, nem deste ou daquele partido, mas a decisão é acertada sim. Inclusive defendi pelo que foi debatido em outros posts que o concurso fosse cancelado, no mínimo, por plágio. Mas se vai continuar, não devem ser prejudicados os aprovados por disputas na justiça que paralisariam o concurso.

            Curtir

          • Gabriel disse:

            Óbvio que não, professora consciente. Fico imaginando um juiz tendo de ler uma ação em que o impetrante diz que não fez o concurso porque o número de vagas era baixo e agora pode chamar além do previsto em edital. Isso é coisa de gente que não possui o menor interesse em trabalhar ou está com o boi na sombra. Ou é caso de tratamento clínico. O mais irritante nessa história inteira são professores falando sem base nenhuma e achando que uma eventual chamado além das vagas previstas, sem necessariamente aumentar 10 X o número de CR, vai tirar vaga de alguém. É tão imbecil que faltam-me palavras para definir isso. Como haverá vagas, mesmo chamando todos, eu sugiro que montemos uma comissão para avaliar o número de aposentadorias em matérias onde as aposentadorias geraram uma enorme vacância. Porque seria muito desgastante fazer como outros candidatos: Recorrer ao Poder Judiciário. Por isso, WD, mais uma vez eu rogo: Olhai por nós nesta questão. Claro que o Governo não aumentará o CR de forma excepcional. Só peço que você nos ajude. Se existem carências além das vagas do concurso porque não convocar os aprovados em 2010? Por que manter esse ciclo vicioso de Contratos Temporários? Só queremos trabalhar!

            Curtir

    • Feitoza disse:

      Belas palavras colega KELLI, sua fala despertou a esperança de me classificar nesse certame.

      Curtir

    • Caio disse:

      Corretíssimo! vamos ao ministério público garantir o nosso direito. já não basta todos os problemas que ocorreram no certame, além disso a não anulação das questões plagiadas, quantas e tantas irregularidades. O mínimo seria o aumento no cadastro reserva para 15 vezes. É justo pois esse número pequeno de 5 vezes é sem noção diante da carência de professores na rede pública. Basta ver a quantidade de professores nomeados no último ano. Quero lembrar que alteração em edital mesmo após o concurso realizado é possível e já ocorreu: por exemplo o concurso para professor temporário de 2009 foi prorrogado e como não havia texto no edital com essa previsão, mesmo assim modificaram o edital e prorrogaram o concurso por mais um ano. O aumento do cadastro não vai prejudicar ninguém. Portanto, existe amparo na lei conforme relatou o amigo.

      Curtir

      • Professora consciente disse:

        O Gabriel poderia fazer algo nesse sentido. Já que ele entende muito sobre essa questão.

        Curtir

        • Cida disse:

          Concordo plenamente com vcs…o cadastro pode ser aumentado sim…conforme reportagens na tv muitas escolas serão entregues, e aí???cadê os professores para assumirem???….concurso novamente???o concurso é válido por 2 anos podendo ser prorrogado…tem bastante tempo…não seria justo e viável aumentar esse cadastro reserva para pelo menos umas 20 X mais e nomear mais ou menos uns 4.000 professores????vamos lutar…tudo é possível para aquele que crê.

          Curtir

        • Gabriel disse:

          Eu só ando me atualizando no assunto. Uma andorinha só não faz verão, nos dizeres do filósofo. Acho fundamental termos embasamento para falar algo e gente disposta a fazer um pente fino com o número de vacâncias geradas por exonerações, aposentadorias e até mesmo falecimento. É inacreditável ver gente achando que terá suas vagas em risco por conta de uma chamada além das vagas previstas no Edital. Essas pessoas realmente são professores ou são donos de cursinho (ou parentes dos mesmos) que lucram horrores nessa ciranda dos concursos?

          Curtir

          • André Nunes disse:

            Mas essa “chamada” a mais pode sim prejudicar alguns candidatos. É possível que vários candidatos que estejam nesta chamada tenham mais títulos do que os classificados dentro do limite. Daí na classificação geral haveria prejuízo aos não eliminados sim.

            Curtir

  14. Marilena disse:

    Menos vagas beneficiaria em primeira mão a Indústria de Concursos que arrecada barbaridade em cima dos proletários. Com a brevidade de novos concursos também os caciques do Governo se dariam bem. Que ações poderiam ser impetradas tendo em vista beneficiar a sociedade. Além do mais apenas seria dilatada a quantidade, a lisura do Concurso se preservaria pois estava contratando os concursados.

    Curtir

    • André Nunes disse:

      A própria indústria dos concursos seria mais beneficiada sem o aumento de vagas, porque mais cedo seria aberto outro certame. Sem contar com os candidatos que não fizeram o concurso, que podem alegar que se soubessem de antemão que o número de vagas seria o triplo poderiam ter feito a opção de concorrer. É tratamento desigual, já que os únicos beneficiados de forma direta foram os que fizeram a prova, em contraste com todos que poderiam ter feito.

      Curtir

  15. PAULO disse:

    PRECISO SABER SE SOMENTE OS 5X DE APROVADOS QUE PRECISARAO APRESENTAR OS CERTIFICADOS????

    Curtir

  16. Luciana disse:

    Precedentes? Anular o concurso? Bem que deveria mesmo ter sido anulado. Mas ja que ate o momento nao foi, o certo mesmo e aumentar as chances de quem sobreviveu a uma prova massacrante. Quem fez prova pra atividades sabe bem disso! 15 vezes, no minimo!!!

    Curtir

    • Márcia Campelo disse:

      ISSO MESMO LUCIANA, COM TANTAS IRREGULARIDADES DE UM CONCURSO TÃO PERTURBADO, ESTÃO QUERENDO DÁ UMA DE CORRETOS AGORA. POLÍTICOS SÃO TODOS IGUAIS: FARINHA DO MESMO SACO E BANANA DO MESMO CACHO. KKKKKKK FALSOS MORALISTAS DE ARAQUE.

      Curtir

    • vera lucia disse:

      ENGRAÇADO! NESTE CONCURSO ACONTECERAM TANTAS COISAS ERRADAS E NÃO FOI ANULADO!AGORA PARA AMPLIAR O QUADRO DAQUELES QUE ANTES DESTA QUESTÃO DE CADASTRO RESERVA, QUE NEM EXISTIA! ERA MUITO MELHOR, PORQ A QUALQ TEMPO PODERIA SER CHAMADO , NA VALIDADE DO CONCURSO

      Curtir

  17. Eu disse:

    Será se vai ter outra reunião ou essa foi definitiva?

    Curtir

    • Mara disse:

      Esperamos, pois os governantes não podem agir dessa forma, como se o Estado fosse dele. Como Juiz que julga e condena. Precisamos buscar soluções para quem necessita de trabalho. SEI QUE O GOVERNADOR AGNELO NÃO ORIENTOU SEUS SUBORDINADOS A DESCARTAR A POSSIBILIDADE DE AUMENTO DE VAGAS.

      Curtir

  18. Anderson disse:

    Boa noite.
    Entendo que o certo mesmo seria ter colocado no edital a entrega de docs.para prova de titulos para todos os que tirassem mais da media, e posteriormente divulgar uma lista com a classificacao final. Acho injusto, pois mesmo que não ficasse dentro das vagas muitos subiriam e com certeza alguns cairiam. Eita concurso mal organizado deste o inicio.

    Curtir

  19. Filipe Maia disse:

    GOVERNADOR AGNELO, MOSTRE QUE VALORIZA O TRABALHADOR COM AÇÕES CONCRETAS. AUMENTE EM 15X AS VAGAS PARA OS PROFESSORES E CHEFES DE FAMÍLIA. COM MEDIDAS QUE VALORIZEM OS CIDADÃOS ESTARÁ DEMONSTRANDO QUE GOVERNA PARA O POVO E DESSA FORMA CONQUISTARÁ OS ELEITORES AGRADECIDOS.

    Curtir

  20. Bosco disse:

    SABEMOS QUE TUDO PASSA PELA VONTADE POLÍTICA. Se o Governador AGNELO quiser pode sim aumentar o Cadastro Reserva em Até 15, 20, 30, 40, 50 … VEZES, PORQUE NÃO TEM NADA IRREGULAR. Esperamos que seja sensível. APENAS QUEREMOS MAIS CHANCE PARA TRABALHAR!

    Curtir

    • Roselaine Seabra disse:

      Agora seria a hora de uma mobilização em prol do aumento do cadastro de reserva, se for não irregular essa mudança, isso é uma forma de se valorizar o ensino no qual encontra-se tão precário!!! É uma atitude justa pois serão chamados os que passaram!!!!!A carência no sistema educacional é grande!!!!

      Curtir

  21. luciana2 disse:

    Pessoal a questão 15 de atividades matutino ( conhecimentos pedagógicos) foi alterado o gabarito para letra c . Mas é letra D que é a correta !
    Entretanto eles mudaram o gabarito de acordo com a (questão 15 de conhecimentos vespertino )que é completamente diferente ! Essa mostra como foi avaliado os recursos !! puts ..

    Curtir

    • luciana2 disse:

      Descobri pq eles mudaram o gabarito da 15 de atividades !
      A banca mudou o gabarito de ( conhecimentos pedagogicos do vespertino especifico )pois a questão C era a correta ! com isso mudando a questão15 matutino ( que é uma questão completamente diferente) puts 2 … essa foi de lascar !!

      Curtir

  22. Indignada!! disse:

    W.D. BOA NOITE!!

    NÃO É POSSÍVEL QUE ESSE GOVERNO AGNELO VAI FAZER UM ABSURDO DESSE!!!

    O PRÓPRIO CONCURSO DE 2010 ACABOU DE NOMEAR MUITOS PROFESSORES!!! OU SEJA, CHAMOU MUITO ALÉM DO NÚMERO DE VAGAS ANUNCIADAS NO EDITAL DE 2010!!!

    COMO QUE O AGNELO QUER ACABAR COM A RESERVA EXISTENTE NO CONCURSO DE 2013??????

    CARÊNCIAS EXISTEM!!! E VÃO SURGINDO MAIS AO LONGO DO TEMPO…NÃO DÁ PRA ENTENDER O MOTIVO DE TANTA COVARDIA DESSE GOVERNO AGNELO!!!

    Curtir

  23. Lucas Bezerra disse:

    COMPARTILHEM ESSE COMENTÁRIO DA KELLI, VALE A PENA

    O governo pode, sim, alterar o número de vagas do cadastro reserva, pois trata de um ato discricionário, sendo analisado sob o prisma das duas vertentes que consubstanciam esses atos – a oportunidade e a conveniência. Em suma, fica a critério da Administração Pública, lembrando-se que, neste caso, ela pode, sim, ampliar o número de cadastro reserva, sem, contudo, comprometer a lisura do concurso.

    Curtir

    • Josivaldo disse:

      Parabéns Kelli, PODE SIM. SE TRATA SOMENTE DE VONTADE POLÍTICA, O RESTO E CONVERSA FIADA! Governador cuidado com atitudes Antipáticas, afinal de contas o mais importante é saber se manter no Poder. (O Príncipe – Maquiavel).

      Curtir

      • André Nunes disse:

        Tanto quem ficou fora do limite de 5 x nº vagas quanto quem não atingiu nota mínima está eliminado do concurso pelo edital. Se for alterar o edital (tópico 9.1) para beneficiar alguns (aumentando o cadastro de reserva) tem que alterar o edital para eliminar a nota mínima também (porque vários candidatos foram eliminados por não ter nota mínima na prova de conhecimentos gerais, por exemplo, mas teriam nota para ficar dentro do cadastro de reserva com a nota total). Parece coerente para vocês beneficiar alguns e outros não (abrindo precedente para disputas judiciais)? Ou beneficia todo mundo e não elimina ninguém? É coerente a proposta de vocês? Pensem um pouco.

        Curtir

    • André Nunes disse:

      Na verdade no momento que o governo especifica as regras do concurso (edital) ele está vinculado a elas, acabando sua discricionariedade. De fato, se tentasse rever sua decisão, causaria prejuízo pelos direitos adquiridos e enfrentaria demandas judiciais..

      Curtir

      • Joana disse:

        Que papo é esse amigo, o Governo tem autonomia para aumentar as vagas e não causaria prejuízo a ninguém e não existe essa de direito adquirido não, vamos deixar de conversa fiada. Até a CF pode ser mudada, imagine um Edital.

        Curtir

        • André Nunes disse:

          Tem razão, qualquer lei pode ser mudada, inclusive a CF. Mas convido a senhora a ler a própria CF e verificar que existe um rito para tais alterações. Nada é feito de forma unilateral e arbitrária. Inclusive o poder discricionário do estado deve ser exercido dentro de certos limites legais. Inclusive a própria lei dos concursos estabelece limites alteração de edital. Agora pare de pensar um pouco no seu benefício e veja o seguinte: Tanto quem ficou fora do limite de 5 x nº vagas quanto quem não atingiu nota mínima está eliminado do concurso pelo edital. Se for alterar o edital (tópico 9.1) para beneficiar alguns (aumentando o cadastro de reserva) tem que alterar o edital para eliminar a nota mínima também (porque vários candidatos foram eliminados por não ter nota mínima na prova de conhecimentos gerais, por exemplo, mas teriam nota para ficar dentro do cadastro de reserva com a nota total). Parece coerente para vocês beneficiar alguns e outros não (abrindo precedente para disputas judiciais)? Ou beneficia todo mundo e não elimina ninguém? É coerente a proposta de vocês? Pensem um pouco.

          Curtir

          • André Nunes,
            Eu concordo com você plenamente. Venho acompanhando o seus posts, puxa… Parabéns!!! Somente quem não tem conhecimento mínimo de direito não consegue ver que você está certo. Já pensou se o GDF acata mesmo o que este povo tá pedindo?

            Curtir

      • Alberto disse:

        NADA HAVER. AINDA NÃO FOI HOMOLOGADO O CONCURSO, PODE SIM. VAGAS EM ATÉ 15X. NÃO VAI PREJUDICAR NINGUÉM, NEM TIRAR VAGA DE QUEM QUER QUE SEJA.

        Curtir

    • Caio disse:

      Corretíssimo! vamos ao ministério público garantir o nosso direito. já não basta todos os problemas que ocorreram no certame, além disso a não anulação das questões plagiadas, quantas e tantas irregularidades. O mínimo seria o aumento no cadastro reserva para 15 vezes. É justo pois esse número pequeno de 5 vezes é sem noção diante da carência de professores na rede pública. Basta ver a quantidade de professores nomeados no último ano. Quero lembrar que alteração em edital mesmo após o concurso realizado é possível e já ocorreu: por exemplo o concurso para professor temporário de 2009 foi prorrogado e como não havia texto no edital com essa previsão, mesmo assim modificaram o edital e prorrogaram o concurso por mais um ano. O aumento do cadastro não vai prejudicar ninguém. Portanto, existe amparo na lei conforme relatou o amigo.

      Curtir

  24. Gilvanete disse:

    Vamos pressionar para aumentar o cadastro, WD nos ajude.

    Curtir

  25. Teste disse:

    Teste…

    Curtir

  26. sostenesS2uyara disse:

    gente vcs querem que aumentem o numero de vagas entao vao as ruas e lutem por seus direitos. o governo so olha quando o povo está luta por suas causas. acampem na frente do buriti. ai eu quero ver se logo logo eles nao trazem uma solucao. aproveitem. esse ano e um ano eleitoral. acorda meu povo.

    Curtir

    • Neide Freire disse:

      Apoiadíssima!!

      Curtir

    • Feitoza disse:

      Essa é a hora! Muitos (se não todos) de nós professores estamos de férias. Podemos nos mobiliza na frente do buriti e apertar o governo para que amplie esse cadastro, não há desculpa para ninguém ficar em casa enquanto nosso futuro profissional está em jogo. Vamos a luta!!!!

      Curtir

  27. Alessandra disse:

    Em relação as vagas de atividades 20h, só classificaram 6.
    O número de vagas eram 5. Então não teriam que classificar 25?

    Curtir

  28. Oliveira disse:

    Se não mudarem, deverá haver outro concurso no próximo ano. Ademais, vi um levantamento que trazia uma previsão de umas 7 mil aposentadorias. Isso mostra que o governo não planejou bem a realização do certame. Pura incompetência!!!

    Curtir

    • André Nunes disse:

      Acho que não foi planejado de forma errada não. O pessoal do concurso de 2010 perturbou o governador desde o início do mandato dele pedindo convocação. Com um cadastro “pequeno” e sem força ele começa um novo mandato mais tranquilo, se conseguir a reeleição.

      Curtir

    • Bernadete disse:

      ESTÃO PREOCUPADOS EM MANTER A INDÚSTRIA DOS CONCURSOS E SOMAR QUANTIAS GRANDIOSAS SEM DECLARAÇÃO A RECEITA FEDERAL, ISSO SIM.

      Curtir

  29. Paulo disse:

    Vamos a luta fiquei apenas 3 posicoes acima acho que tenho chances mais tem alguns companheiros que gosta de desanimar agente rs moral, legalidade sao palavras raras nesse pais.

    Digitado do cel

    Curtir

  30. Paulo disse:

    Wd desanima nao veio precisamos de vc rs
    Abraco

    Curtir

  31. Luciana disse:

    Gente, devemos nos mobilizar antes que saia o resultado definitivo deste concurso, temos o direito de ser ouvidos. Devemos formar uma comissao para fazer valer a nossa reinvidicacao. Vamos fazer uma mobilizacao e pedir a ajuda do WD, para que uma comissao que represente a todos nos, possa ser ouvida. Argumentos temos de sobra e a demanda e imensa. A ditadura ja acabou e parece que a vontade politica esta indo pelo mesmo caminho, portanto, lutemos! Contamos com o seu apoio WD.

    Curtir

  32. Rafael disse:

    Se multiplicar o concurso pra 15x quem ficar de fora vai se achar no direito de multiplicar pra 20x, 25x… tem que manter o que está no edital e ponto isso tinha que ser reinvindicado antes do inicio das inscrições, agora já era.

    Curtir

    • Jonas disse:

      Amigo, reflita bem: Se em 2010 Foi 15X, tem lógica o Governo retroceder para 5X. Foi ou não foi falta de Planejamento? Tendo em vista a demanda só aumentar e as aposentadorias crescer? Amigo, não seja radical.

      Curtir

      • Cida disse:

        e tantas escolas sendo construídas conforme diz nosso Governador…20 X ainda é pouco…vamos lutar!!!

        Curtir

      • André Nunes disse:

        O governo pode optar por concursos com maior freqüência e menor número de aprovados, como fazem Banco do Brasil e EPE, por exemplo.

        Curtir

    • André Nunes disse:

      Tanto quem ficou fora do limite de 5 x nº vagas quanto quem não atingiu nota mínima está eliminado do concurso pelo edital. Se for alterar o edital (tópico 9.1) para beneficiar alguns (aumentando o cadastro de reserva) tem que alterar o edital para eliminar a nota mínima também (porque vários candidatos foram eliminados por não ter nota mínima na prova de conhecimentos gerais, por exemplo, mas teriam nota para ficar dentro do cadastro de reserva com a nota total). Parece coerente para vocês beneficiar alguns e outros não (abrindo precedente para disputas judiciais)? Ou beneficia todo mundo e não elimina ninguém? É coerente a proposta de vocês? Pensem um pouco.

      Curtir

  33. Luciana disse:

    Diga nao a ditadura de 5 vezes o numero de vagas! O ato e discricionario. O governador e quem decide, se esta a favor ou contra os futuros professores da SEDF! A reciprocidade se dara nestas eleicoes…

    Curtir

  34. Mateus disse:

    O GOVERNO NÃO PODE SER AUTORITÁRIO DESSA FORMA, TEM QUE OUVIR A VOZ DOS GOVERNADOS, AFINAL DE CONTAS A DITADURA PASSOU E ACREDITO QUE O PT NÃO QUER RESSUSCITÁ-LO MAIS. TENHO CERTEZA QUE O GOVERNADOR AGNELO NÃO MANDOU SEUS SUBORDINADOS AGIR COM PREPOTÊNCIA.

    Curtir

  35. ercilia disse:

    Essa é a diferença que faz analisar, por exemplo, o nível dos funcionários do judiciário – como o cargo que exige ensino médio – e dos professores do ensino básico. Concursos para professores deveriam ser bem mais difíceis. Sempre acho bem-vinda qualquer dificuldade intelectual para uma seleção.

    Curtir

    • Samuel disse:

      Doutora, como exigir tanto dos sofridos professores que ganham tão mal? Sua medida de exigência mostra seu preconceito. Deve-se exigir muitooooooo dos políticos e não se exige nada. Mude seu conceito.

      Curtir

      • Paula Renatha disse:

        Preconceito, caro professor, é achar que para ser professor não é necessário estudar tanto. Concordo com cada palavra dita pela “ercilia”.

        A classe é sofrida sim, e duvido que algum dia deixe de ser. Mas nossa missão é lutar por melhores condições em todos os níveis e sentidos. Novos profissionais – como é o caso de vcs – sempre são bem-vindos, pois são pessoas novas, que têm muito a contribuir, além de dar uma boa “oxigenada” no sistema, que já mostra sinais de “ferrugem” há décadas!!

        O concurso apresentou falhas desde o início, começando pela contratação de uma banca que não provou competência! Na minha humilde opinião, já deveria ter sido anulado há muito tempo!

        5 x o número de vagas de fato é pouco, mas pedir para que se aumente 10, 15, 50 vezes como li aqui é absurdo! Este aumento deveria ter sido incluído na preparação do edital.

        Quem fez/faz concurso se submete ao edital. Infelizmente muitos candidatos se recusam a ler e agora acham que a “ditadura” voltou, que o governo é “autoritário” e outros absurdos.

        O governo mostra sua instabilidade, incompetência e desequilíbrio em muitas coisas que não preciso digitar aqui, mas achar que ele está sendo reacionário com os candidatos (não contemplados dentro do “5x o número de vagas”) é demais!

        Curtir

      • Professora justa disse:

        Concordo Samuel!
        Quem não tem uma coisa relevante para falar, é melhor ficar de boca fechada. Queria ver a Dra. Ercília, que nem escreve seu próprio nome com letra maiúscula, fazendo a prova de atividades.

        Curtir

  36. Janete disse:

    WD, você tem cacife para impetrar essa Justa Campanha, pois seu Blog tem moral elevada e não se trata de nada ilegal. Isso é retórica do mal…

    Curtir

  37. Leonardo disse:

    15 X. IGUAL A 2010.

    Curtir

  38. Ludmila disse:

    É isso galera, vamos a luta!

    Curtir

  39. Alessandra Seabra Da Silva disse:

    Na minha opinião se o governo modificar um edital de uma prova ja realizada para ampliar o numero de vagas. Também podemos pedir para que os 50% da prova seja geral. Assim, seria justo pra muitos candidatos que ficaram a baixo da média por tão pouco. Nada mais justo!

    Curtir

    • Maiara disse:

      NÃO TEM NADA HAVER ESSA LÓGICA, Invente outra. kkkkkkkk

      Curtir

    • Paula Renatha disse:

      Por trás deste e de outros “pedidos” há um preconceito enorme de que, para ser educador no Brasil, não é necessário estudar.

      Se o professor não estuda, logo não seria justo contemplá-lo com um bom salário. É assim que o governo e muitos setores da sociedade pensa!

      A banca foi horrível! A prova foi um fiasco! São fatos e, contra fatos, não há argumentos!!

      Agora pedir que candidatos que ficaram abaixo da média sejam contemplados é ir contra tudo o que foi proposto por nossa tão sofrida categoria até o presente momento!

      Exigimos bancas competentes com provas que selecionem os melhores sim!

      Professor não é ralé, professor não é “oreia seca”!!!!!!

      Professor tem condições de ser tão “letrado” e competente como muitos outros profissionais prestigiados.

      Contra o rebaixamento da nossa categoria!!!!

      Curtir

    • André Nunes disse:

      Pois é, se não vai eliminar quem ficou fora do cadastro (item 9.1 do edital), não pode eliminar ninguém. Até porque muitos que não conseguiram o mínimo em uma prova teriam nota geral melhor que alguns dos classificados.

      Curtir

  40. Severino disse:

    É MAIS CÔMODO E FÁCIL DIZER NÃO AO POVO QUE BENEFICIÁ-LOS. VAMOS DEIXAR DE HIPOCRISIA.

    Curtir

  41. Ludmila disse:

    Gente vamos para as ruas, quem está afim de montar uma comissão? Vamos manifestar meu povo!

    Curtir

  42. João Victor disse:

    QUANDO OS POLÍTICOS QUEREM SE BENEFICIAR DE ALGO NÃO DÃO NEM SATISFAÇÃO PARA O POVÃO, MAS QUANDO SE TRATA DE UM BENEFÍCIOS APARECE DESCULPAS, DIFICULDADES E TODO TIPO DE MÁ VONTADE, ESPECIALMENTE POLÍTICA.

    Curtir

  43. Pinheiro disse:

    WD Precisamos de sua Força e Voz. Tudo nessa vida pode ser mudado, inclusive nós.

    Curtir

  44. Benilza disse:

    MUDA-SE: Estatutos, Constituições, Acordos, Projetos, Leis e porque não pode mudar um Edital que foi mudado 03 (Três) Vezes? O povo não é tolo sabe que Novos Concursos significam MUITA GRANA para os Magnatas.

    Curtir

  45. Indignada!! disse:

    É ISSO AÍ LEONARDO!! 15 x IGUAL O DE 2010!!!
    AGNELO NÃO SEJA INJUSTO!!!

    Curtir

  46. Joao disse:

    Galera, alguém consegue a informação de quantos professores de atividades se aposentam por ano? Dessa forma, que foi aprovado, mesmo fora do número de vagas, poderá entrar na justiça quando tiver a informação de que o cargo está vago!

    Curtir

    • Professora consciente disse:

      É muito importante essa informação, João!
      Claro que ninguém acredita que na SEDF a carência de professoras é apenas aquela declarada no edital.
      Isso é subestimar a nossa inteligência, não???

      Curtir

  47. Joelton Goulart disse:

    Não se trata de mudar o edital, basta continuar chamando além do previsto, desde que a SEDF tenha necessidade e sempre tem, não há ilegalidade nenhuma…

    Curtir

    • André Nunes disse:

      Tem que mudar edital sim, porque o item 9.1 do edital elimina candidatos fora do limite de 5 X. Eliminados não podem ser nomeados.

      Curtir

  48. Thiago disse:

    WD… e quanto ao edital para CT complementar? deve sair quando?

    Curtir

  49. joao disse:

    engracado nao estudaram, nao leram o edital, nao passaram e ainda querem tirar proveito da virada de mesa, assim quero passar no senado ,camara e stj nao na sedf. estudar para outro concurso e ler o edital futuro facam isso

    Curtir

  50. desespero total rs disse:

    Wd me responda essa fiz historia noturno vao chamar 75, se por acaso alguns desses que passaram nao assumam a lista pode aumentar ou essa lista ja e definitiva nao podendo chamar mais doque os 75?

    Curtir

  51. Nanda disse:

    WD, o ideal nao seria q tds os aprovados passassem pela prova de titulos e so entao, apresentar os classificados. Afinal, muitos candidatos participam do certame sem a formacao necessaria ou ainda cursando.

    Curtir

    • André Nunes disse:

      Concurso público é de provas OU provas e títulos. O que se exige para que o professor seja empossado é que ele tenha graduação e passe na prova, e não que tenha títulos. A fase de títulos objetiva valorizar candidatos com mais conhecimento, e não fazer disso algo mais importante que a própria seleção feita por prova. Não existe nenhum impedimento em fazer a prova sem ter formado. Alias se mesmo sem ter formado ele fica a frente de quem já é, realmente é porque é melhor e faz jus a nomeação. Inclusive, se for nomeado e ainda não tiver diploma o candidato pode pedir final de fila e continuar no concurso.

      Curtir

  52. Cleo disse:

    Vontade politica, o que realmente falta. Concurso para professor exige uma grande demanda, nao e como alguns concursos que a carencia e pequena, e sabemos que as razoes para que aumente esse CR sao enumeras: pessoas aprovadas em dois cargos, escolas que vao ser inauguradas, aposentadorias, sem falar na enorme carencia de professores.,

    Curtir

  53. Fabi disse:

    Apoiado! O que está no edital deve ser cumprido!

    Curtir

  54. sara disse:

    Caro Professor W. D em meio a toda essa euforia do resultado do concurso, peço informações sobre o contrato temporário, onde foi informado nesse blog sobre um novo processo seletivo complementar para professor temporário,que sairia o edital na semana passada, alguma informação a esse respeito.

    Curtir

  55. Pero Falcão de carvalho filho disse:

    WD a possibilidade de ter um aumento para a experiência profissional e títulos. Vamos aumentar esse pontuação. Valeu!

    Curtir

  56. Otto Terra disse:

    “… o banco de reserva do concurso para professor da Secretaria de Educação de 5 para 15 vezes o número de vagas previstas.”

    Tá, mas e aí afinal… O banco de reservas em si é de 5 x o número de vagas – fora o número de vagas – ou já contando com ele? Pois pelo que eu entendi do edital seria somente o número de vagas + 4 vezes o seu valor. no caso da minha área 43 x 5 = 215 (conforme entendi do edital) ou 43 + 5 * esse número = 258???

    Curtir

  57. Raquel Cristina disse:

    Bom dia Washington,
    Por gentileza, gostaria de saber quais foram as questões da prova de “Atividades” que foram alteradas após o recurso?

    Curtir

  58. Esequiel disse:

    Amigos, diversas irregularidades ocorreram no dia da prova, como: uso de celulares, smartfones, relógios, etc. Existe uma “investigação” em andamento no MPDFT, que ao meu ver, é uma das instituições mais sérias no DF. E claro, eles chegarão a conclusão que o correto é pedir o cancelamento e a remarcação de novo certame e dessa vez com as devidas precauções.

    Curtir

    • Alessandro disse:

      Colega, acho improvável que este concurso seja anulado com base naquele videozinho idiota que fizeram do caderno de respostas em branco!
      Como esse caderno de respostas em branco poderia ser usado para benefício de alguém?
      E sobre essas estórias de uso de celular em sala, colas, blá blá blá…tem que provar e não adianta dó falar!
      Na minha sala de prova não teve nada disso e se por acaso tivesse, certamente eu teria denunciado na hora para os fiscais…

      Curtir

      • Gabriel disse:

        Claro que o concurso não será anulado. Isso se dará somente com provas claras de que a maracutaia realmente ocorreu. Quando dos absurdos quantos procuraram os órgãos competentes para tornarem isso uma denúncia?

        Curtir

  59. Prof. Felipe disse:

    Parece que a nova moda é querer usar um erro para legitimar outro, e de algum modo tirar proveito ou benefício.

    Muitos até agora não se deram conta de que o governo sequer anulou a prova, e não fará isso.

    Todos aqui sabem que um concurso público começa pelo EDITAL, e não por compromisso verbal.

    No dia 4 de setembro, todos os 79 mil inscritos tomaram conhecimento das regras que regeriam o concurso, estiveram de acordo e pagaram a inscrição do certame exatamente como previsto.

    A tal banca ainda deu prazo para a impugnação do EDITAL, e nada aconteceu em termos de questionamentos, PRINCIPALMENTE SOBRE AUMENTO DO CADASTRO RESERVA.

    Então, depois da prova realizada e com divulgação no Diário Oficial, muitos agora falam até em “rolezinho” em frente ao Buriti.

    Vamos colocar as coisas às claras: protestar pelos problemas com classificação, recursos, alterações de notas ou classificações é mais que legítimo.

    Mas pressionar por aumento de vagas no cadastro reserva – sabendo que era de 5 vezes a oferta de vagas, E NINGUÉM TENTOU IMPUGNAR o edital – NÃO É questão de justiça.

    Curtir

    • SANY disse:

      NÃO FALE BESTERIA CARA. Leia a Bíblia em “a boca do insensato é a sua própria destruição, e os seus lábios, um laço para a sua alma”Provérbios 18:7. O aumento de vagas não vai tirar sua chance. Vamos deixar de egocentrismo.

      Curtir

      • Prof. Felipe disse:

        Espertinho, afinal o que a Bíblia tem a ver com o edital do concurso?

        Curtir

        • Prof. Felipe disse:

          Você não respondeu a pergunta-chave: por que não correu atrás de uma impugnação ao tomar ciência de que seriam de 5 vezes o cadastro reserva?

          Curtir

      • André Nunes disse:

        Na verdade Sany, acho que não devíamos usar as palavras do livro sagrado para atacar o próximo, e sim para nossa própria edificação. Esse é o sentido do livro de Provérbios. Fora isso, ninguém tem a verdade absoluta (a não ser, para quem crê, Deus). Os dois têm pontos de vistas diferentes e devem buscar o debate para construir uma ideia comum.

        Curtir

    • luihza disse:

      Corretíssimo!

      Curtir

      • luihza disse:

        Prof. Felipe vc está certo!

        Curtir

      • edmar disse:

        Felipe,
        Palavras sábias em Um oceano de asneiras e ignorância… No qual o jeitinho brasileiro eh o maior balizador… ler edital antes ninguém quer… Depois dos resultados vem esta choradeira… A banca teve vários erros, mas tem gente que quer passar e ser nomeada no grito…

        Curtir

    • val disse:

      Vc é do governo?

      Curtir

    • André Nunes disse:

      Verdade Felipe. “rolezinho” foi demais. Tanto quem ficou fora do limite de 5 x nº vagas quanto quem não atingiu nota mínima está eliminado do concurso pelo edital. Se for alterar o edital (tópico 9.1) para beneficiar alguns (aumentando o cadastro de reserva) tem que alterar o edital para eliminar a nota mínima também (porque vários candidatos foram eliminados por não ter nota mínima na prova de conhecimentos gerais, por exemplo, mas teriam nota para ficar dentro do cadastro de reserva com a nota total). Parece coerente para vocês beneficiar alguns e outros não (abrindo precedente para disputas judiciais)? Ou beneficia todo mundo e não elimina ninguém? É coerente a proposta de vocês? Pensem um pouco.

      Curtir

    • Lucas disse:

      Lamentável que compartilhado vc a profissão de professor.
      Lamentável suas asneiras.

      Curtir

      • Gabriel disse:

        Pior é usar o argumento da nota mínima para justificar alguma coisa. Vacância e não ser aprovado pela nota mínima é um abismo tão grande.

        Curtir

        • André Nunes disse:

          Os candidatos eliminados, seja por nota mínima, seja por ficarem fora do limite de classificação estabelecido, estão na mesma barca: estão ELIMINADOS do concurso. Abismo? Existem candidatos sem nota mínima na prova de conhecimentos gerais que ficaram com nota geral maior que candidatos aprovados dentro das vagas. Não sei porque o abismo, se tanto os sem nota mínima quanto os que querem ampliação estão reprovados no concurso.

          Curtir

  60. Eugênio disse:

    O governo pode homologar TODOS APROVADOS NA LISTA anunciada no diário oficial do dia 20 de janeiro de 2013 e nomear de acordo com suas necessidades que são grandes. Hoje, o Distrito Federal tem uma carência de três mil professores só em atividades. WD vamos fazer uma comissão para conversar com o governador.

    Curtir

  61. Sergio Paulo disse:

    Isso é de uma bobagem sem fim por parte da SEDF. Eu já cansei de fazer concurso do GDF e ampliarem as vagas depois. O concurso nem foi homologado ainda, então pode sim ampliar tanto as vagas como o cadastro reserva. A PCDF e o DPF fazem isso direto!!

    Curtir

    • Paulo de Sena disse:

      Amigo se não sabe, por favor não escreva besteiras.

      Curtir

    • André Nunes disse:

      Na verdade o que acontece é a nomeação de candidatos que ficaram no cadastro de reserva mas fora do limite de vagas. Nunca ouvi falar de nomeação de candidatos eliminados em uma etapa do concurso (a não ser é claro, por meios judiciais). Confira edital item 9.1.

      Curtir

  62. elaini disse:

    Tanta idiotice gente, se aumentar o numero de vagas não vai prejudicar ninguém,agora quem esta indo contra com certeza nem chegou a se classificar. O governador poderia aumentar sim pelo menos para se redimir dos seus erros anteriores com nossa classe.

    Curtir

  63. Porto disse:

    Pessoal é simples, estudem mais, percam horas de sono, como muitos fizeram e conseguiram a aprovação, precisamos parar com esta mania de jeitinho brasileiro, choradeira egoística, incompetência e despreparo. E muitos ainda tem a discrepância de se arvorarem como “formadores de opinião”, “educadores”. Que educadores? Ensinar a mudar as regras do jogo? Estava no edital 5x e ponto. Ainda vou dar uma dica, melhorem nos pontos fracos, onde não foram competentes e estudem mais…

    Curtir

    • Nossa! Nossa! disse:

      Concordo Porto,
      Já sou da carreira e fico impressionada com tamanho despautério! O que é isso?!
      Mudaram até o nome de anarquia para ROLEZINHO! Até que ponto o LEGAL vai de encontro com o PESSOAL? Agora, qual o nome dessa nova anarquia de edital?
      Vão para o LITÍGIO!

      Gente que mundo é esse?

      Curtir

    • Fernando disse:

      VALEU SABICHÃO!!!

      Curtir

    • Fabi disse:

      Isto mesmo! Incrível como quem não conseguiu, quer agora se beneficiar de algo que não estava previsto no edital. E ainda por cima falam de egoísmo! Me poupem! Quanta hipocrisia!

      Curtir

      • Roberto disse:

        Pq ser contra todos sao pais e mae de familia so querem trabalhar, e nao e jeitinho e cobranca de uma divida com a educacao no brasil se conseguirem otimo se nao vida que seguem mais tamo junto.

        Curtir

  64. Glenne disse:

    Não acho que o número de vagas deva ser ampliado, mas também não acho justo que os aprovados (todos eles) não possam participar da etapa de títulos e experiência profissional. Sabemos que tal etapa altera e muito a classificação geral.Além disso, não considerar a experiência e a qualificação profissional de todos os aprovados no certame é um desserviço à educação.

    Curtir

    • André Nunes disse:

      Mas os aprovados vão sim ser classificados para apresentar títulos. O edital prevê que quem ficou acima de 5x o número de vagas está reprovado. O que o diário oficial divulgou não foi a lista de aprovados em todas as etapas, mas sim a lista de quem conseguiu as notas mínimas nas provas. Item 9..1 do edital.

      Curtir

  65. Tupinambá disse:

    Bom dia Washington. Você sabe me informar se o SinproDF tem quais áreas precisam mais de professor e se essas áreas serão pedidas como prioridade junto ao GDF ao chamar os aprovados no concurso de 2013? Obrigado e abraço!
    Prof. Tupinambá

    Curtir

  66. Oliveira disse:

    Acho que o governo poderia convocar somente os 5x para fase de títulos (seria justo para aqueles que atingiram a classificação), mas não eliminar os que atingiram notas mínimas. Ou seja,, iríamos ter um banco bem mais amplo e não iria prejudicar ninguém que ficou dentro dos 5x, Mas supriria uma necessidade que, ao meu ver, vai ser grande. Pois há disciplina que só vão classificar 5 professores. Isso é muito prejudicial, pois o governo terá que fazer um novo certame rapidamente. Mas não acredito que vão dar o braço a torcer na burrice que fizeram.

    Curtir

  67. Paulo de Sena disse:

    Brasileiro é malandro até para fazer concurso, nossa senhora, o cara sábia das regras e agora quer alterar só por que foi mal sucedido, uma pergunta: Essas pessoas que querem o aumento do cadastro de reserva estão pensando na educação pública e em nossas crianças ou estão pensando em si próprios ?

    Curtir

  68. Kellen disse:

    Pessoal, quem não se classificou nesse concurso, muito provavelmente terá a chance de tentar novamente em breve. Olham só: apenas serão classificados 804 candidatos (5x o número de vagas, o resto tá fora, salvo os empates); o GDF terá de nomear no mínimo 201 por semestre, logo há uma grande chance de esse concurso não ser prorrogado, pois no quarto semestre o cadastro estará paticamente zerado. As pessoas que não conseguiram passar agora não ficaram tanto tempo aguardando, isso é bom, por um lado. Talvez em menos de 2 anos haja novo concurso.

    Curtir

  69. luana disse:

    Eu queria entender por que algumas pessoas aqui se sentem prejudicadas em aumentar o número de cadastro reservas. Vai mudar o quê na vida delas? Ou é só pra encher o saco!?

    Curtir

    • roberto disse:

      Vai desenvolver seu pensamento reflexivo antes de comentar asneiras, me parece que você ainda esta no pensamento crítico, isso por que é educadora.

      Curtir

    • André Nunes disse:

      Tanto quem ficou fora do limite de 5 x nº vagas quanto quem não atingiu nota mínima está eliminado do concurso pelo edital. Se for alterar o edital (tópico 9.1) para beneficiar alguns (aumentando o cadastro de reserva) tem que alterar o edital para eliminar a nota mínima também (porque vários candidatos foram eliminados por não ter nota mínima na prova de conhecimentos gerais, por exemplo, mas teriam nota para ficar dentro do cadastro de reserva com a nota total). Parece coerente para vocês beneficiar alguns e outros não (abrindo precedente para disputas judiciais)? Ou beneficia todo mundo e não elimina ninguém? É coerente a proposta de você? Pense um pouco.

      Curtir

  70. Professora justa disse:

    WD, a grande maioria das pessoas que ficaram desclassificadas e que seriam beneficiadas com o aumento do cadastro de reserva para 15x, está com notas acima de 59,0; o que não é uma nota baixa, se levando em conta os problemas do concurso. Ademais, o concurso teve irregularidades suficientes para ser anulado e não foi.
    Nós, conhecedores dos nossos direitos, sabemos que esse cadastro de reserva pode ser aumentado sim. É o mínimo que o senhor governador pode fazer para corrigir a injustiça desse concurso.
    Afinal, um concurso cheio de irregularidades pode ser mantido, mas aumentar o cadastro de reserva não?
    Por favor WD, nos ajude!!!!!
    Companheiros vamos nos mobilizar! Nós temos um poder muito grande em nossas mão. Principalmente os contratos temporários que vão está em sala de aula. Nós podemos pedir o apoio da sociedade.

    Curtir

  71. Evaldo disse:

    Governo nenhum no DF vai atender reivindicações de professores, sabe por quê?
    1-É uma classe desunida;
    2-É cada qual preocupado com o seu próprio umbigo;
    3-Em tempo de greve não vai nem nas assembleias. Acha que é período de férias. A maioria fica em casa ou viaja e ainda reclama dos resultados;
    4-Em período de distribuições de carga as amizades se acabam;
    5- Falam mal dos colegas para os alunos;
    6-São egoístas e em tempo de crise reproduzem “se a farinha é pouca meu pirão primeiro”;
    7- Tem a memoria curta, quando se tornam efetivos humilham os temporários. Acham-se uma casta superior dentro da própria categoria;
    Senhores educadores tenham a humildade de aprenderem com outras categorias tais como: segurança pública e saúde, ou seja, policia, médicos e se porte a exemplo dos técnicos penitenciários que lutaram, acamparam na frente do palácio do governo e só pararam quando viram o último do cadastro nomeado. Portanto, aqueles que não merecem essas palavras não tem necessidade de se ofenderem e nem de se defenderem às suas consciências os defendem.

    Curtir

    • André Nunes disse:

      Sou obrigado a concordar. Saí do corpo de bombeiros (completamente diferente em termos de relacionamento) para a Secretaria de educação e fiquei chocado. Cara eu vejo professor que deixa furo pra todo lado enchendo o saco de coordenador pedagógico pra justificar as próprias falhas; Você consegue dispensa de coordenação pra fazer mestrado e seu requerimento tem que ficar fixado no quadro pra evitar reclamação dos “boca grande” que querem se dar bem a todo custo na maior preguiça… Não são todos, óbvio, mas são muitos que desgraçam a categoria. Adoro lecionar, mas tem algumas escolas os próprios professores são um obstáculo a mais pra você. Por isso e como sempre mudo de escola, eu sempre fico na minha o 1º semestre inteiro, sem puxar assunto com ninguém, só observando com quem vale a pena conversar. Fazemos muitos bons amigos, mas tem uns que espero não cruzar nunca mais.

      Curtir

    • Roberto disse:

      Certim resumiu tudo, parabens.

      Curtir

  72. roberto disse:

    O agnelo pode até aumentar esse cadastro, mas como ele não vai ganhar nas próximas eleições ninguém do cadastro vai ser chamado visto que cadastro não é obrigatório a convocação.
    Um dos primeiros atos do próximo governo vai ser realizar concursos, onde o da educação esta incluso, assim acabando com o cadastro.

    Curtir

    • Gabriel disse:

      Errado. Pessoas no CR possuem direito à nomeação. RE 598099/MS. Relator Gilmar Mendes. 10.08.11. Combinado com o Lei dos Concursos aprovada pelo Governador Agnelo Queiroz.

      Curtir

    • André Nunes disse:

      Existe direito à nomeação caso haja comprovação da existência de vagas, independente de qual o governador.

      Curtir

  73. miriam disse:

    Wd você chegou a conversar com alguma comissão do governo a respeito do assunto? Pela jurisprudência não existe erro em retificar o edital,tendo em vista que o concurso ainda está em andamento não prejuficará os candidatos aprovados dentro das vagas. Não passei no concurso mais apoio os professores,minha mãe foi prejudicada no concurso de 2003 infelizmente não foi contemplada mas consegui entrar no concurso de 2010, se tiver a oportunidade de reunir com ele novamente,clamo pelos nosso colegas de profissão que os ajude,desde já muito obrigada

    Curtir

    • Este informe foi de uma negociação oficial do Sinpro com o Governo, como relatei.

      Curtir

      • roberto disse:

        Parabenizo o WD pela luta. Política é assim. Já sou servidor federal e minha esposa fez o de professor. Uma coisa é “Fato”. Se o governo quiser ele aumenta e pronto. À luz do direito “TUDO É POSSÍVEL”. O fiel da balança será o índice do Agnelo na reeleição. O Agnelo chama a maior banca de juristas do BRASIL e as razões legais para tal ampliação ele tem, só que agpra ele está confortável. TALVEZ O ARRUDA pense diferente sobre o cadastro de reserva. Vamos descobrir fim do ano.

        Curtir

      • Pedagoga disse:

        WD e vocês do SINPRO ficarão de braços cruzados? Aumentar o cadastro é possível, por que não lutar por isso? Vocês sabem que o número é insuficiente para atender a demanda das escolas, existem carências e sabemos que tem professor de contrato ocupando lugar de efetivo. Por que não tentar?
        Ou irão aguardar o governo lançar um novo edital para arrecadar inscrições e alimentar a máquina de concursos?

        Curtir

      • Cavalcanti disse:

        WD, QUERO PARABENIZÁ-LO PELO BELO TRABALHO. PORÉM QUERO DIZER COM TODAS AS LETRAS QUE PODE HAVER AUMENTO DE VAGAS EM ATÉ 15X, POIS ABRIU-SE PRECEDENTE EM 2010 E O MELHOR É QUE O CONCURSO AINDA NÃO FOI HOMOLOGADO. PORÉM SABEMOS MUITO BEM QUE A QUESTÃO É VONTADE POLÍTICA.

        Curtir

  74. Marcos disse:

    (atividades)
    Não se pode falar em cadastro reserva agora, a questão em foco é a classificação para comprovação de títulos que serão os 1000 colocados, frisando que até mesmo os empatados em determinada colocação. Por exemplo na posição 635 existe mais ou menos uns 45 candidatos empatados, assim como na ultima posição (1000) também encontram-se candidatos empatados. Todos esses, * até o último empatado na ultima posição (1000 )*,segundo o edital serão convocados para comprovação de títulos, pois não se trata de fase eliminatória e sim classificatória Logo depois disso, aí sim, pode-se falar em cadastro reserva. Considerando os diversos candidatos empatados em determinada posição e analisados os títulos, faz-se a análise dos critérios de desempates, nota específica … idade. gerando um total de mais de 1000 aprovados ( final ) quem estiver acima dos 200 estarão no cadastro reserva. Chuto uns 1400 ou mais aptos para uma possível nomeação.
    Acho que é isso.

    Curtir

    • André Nunes disse:

      Não acho que seja isto. Por exemplo, se dois candidatos empataram em 1º, o próximo candidato da lista já salta para classificação 3º, porque tem dois à frente dele. Assim, até a posição 1000, deve haver 999 candidatos à frente. Os que empataram na milésima posição sim, serão todos chamados porque não se sabe quem de fato é o 1000º, já que não se aplicou o desempate ainda. Mas é “achismo” meu apenas, baseado no que vi da lista, que não tem algumas posições que atribuo aos saltos por empates. Só vi a lista do meu cargo.

      Curtir

    • Marcos disse:

      Me equivoquei quanto aos 1400 que citei acima. Agora eu entendi. Olhando no correio web, um colega nosso transferiu parte da lista de forma mais organizada, e verifiquei que 1001 candidatos serão convocados para avaliação de título.Mas porque 1001 se são somente 5x o numero de vagas.? Veja bem na posição 952 o qual encontram-se alguns candidatos empatados em ordem alfabética, se vc observar não existe por enquanto o 953, sabe por que? Se você for contando ( o próximo 952, seria no caso o 953 e assim sucessivamente; sendo que o ultimo “952 equivale a colocação 1001 (1001 também não existe na classificação porque ele está representado também pela posição 952, mas passou porque houve empate nas notas, poderia, por exemplo, chegar a 1030 se houvesse mais notas iguais, no entanto só ultrapassou 1).

      Agora sim acho que ficou esclarecido.

      Curtir

      • André Nunes disse:

        Na verdade reli agora e vi que o item 9.1 do edital fala que vão para a fase de títulos os candidatos “até a classificação correspondente a 5 (cinco) vezes o número de vagas ofertadas neste Edital, incluindo os empatados na última posição e a reserva de vagas para os candidatos com deficiência.” Assim não são classificados exatamente mil, mas todos que ficaram até a milésima posição. O que define é a classificação, e não o número de candidatos, por isso podem ser mais de mil.

        Curtir

  75. Eduardo disse:

    A situação é a seguinte: Quem passou dentro das vagas, parabéns – logo será nomeado. Quem passou e ficou dentro do limite de 5x o número de vagas e vai pra prova de título: calma e paciência, mais cedo ou mais vai tarde chegar a sua hora. Agora quem ficou acima: força, garra e determinação pra passar em outro concurso, por que nesse, infelizmente, não deu!

    Curtir

    • Marina disse:

      Eduardo voce sabe me explicar : quem esta com nome na relação do DODF deve atingir qual nota para passar para segunda fase ?

      Curtir

  76. Rafael Francisco Neves disse:

    Boa tarde,
    Pessoal olha isso de não poder alterar o edital e conversa fiada, vejam só tantas comissões montadas em todos os concursos e conseguem ampliar o número de vagas, exemplo o último concurso do Bombeiro DF 2012 e da PMDF 2009 que foram modificado dobrando o quantitativo de vagas previstas! Vamos montar uma comissão e pressionar esse governo fraco até por que é ano eleitoral e a hora é essa. Rafael Francisco Neves.

    Curtir

    • Gabriel disse:

      Estou dentro, Rafael. Contem comigo. Mas, na visão de alguns, isso é ilegal (ainda que só estejamos na primeira fase do concurso) e vai tirar vaga de quem passou. rs

      Curtir

  77. Marcos disse:

    Gente o choro é livre, agora ao invés de ficar choramingando a derrota, por que não voltar a estudar e se preparar para o próximo concurso ? Não seria mais sensato ? Todos aqueles que querem o aumento do cadastro, são candidatos com notas baixas.

    Curtir

  78. Caio disse:

    Olá, Pessoal! Posso dar uma sugestão? criem um blog, ícone ou site e marquem um encontro com o WD e vão ao Palácio do Buriti…enfim, é ÉPOCA DE ELEIÇÃO… é preciso se mobilizarem, Não adianta só expor comentários, se vocês não se encontram pessoalmente.O mais importante é saber que vocês têm todos os direitos para exigir 15x o números de vagas, pois já vi outras categorias conseguirem isso, É questão de vontade política, mas aproveitem essa época de eleição…Encontrem-se pessoalmente, e combinam para se encontrar com o WD…vão a luta e boa sorte!

    Curtir

  79. Concordo com o Caio, precisamos nos encontrar pessoalmente e ir pedir PESSOALMENTE Washington Dourado toda ajuda possível. Estamos no nosso direito e é passível de mudança. A carência de professores é muito grande, pois o governo deseja fazer concurso para professor temporário com mais de 7 mil vagas…olha que absurdo! Vamos lutar PESSOALMENTE pelo nossos direitos. Quem pode criar um blog ou site para nos reunirmos?

    Curtir

    • SANY disse:

      ISSO MESMO, PODE SIM SER AUMENTADO O CADASTRO DE VAGAS EM ATÉ 15X TENDO EM VISTA SOMENTE EM 04 ABR 2013 SER O LIMITE PARA HOMOLOGAÇÃO DO MESMO.

      Curtir

  80. Paula disse:

    Seria justo se de fato aumentasse o cadastro reserva para 15 vezes o número de vagas, a não ser que logo tenhamos outro concurso. Por exemplo, história e geografia 40 hs foram 43 vagas cada uma, e mesmo multiplicando por 5, vamos a 215. Não seria pouco já que não tem concurso para estas duas áreas desde 2008.?

    Curtir

  81. Prof.Lampadinha disse:

    Um absurdo, têm de aumentar o nº de vagas! Em 2010 passaram mais gente mesmo! Até 2008 tínhamos concursos de 2 em 2 anos mudaram para de 4 em 4 anos. AUMENTO JÁ! A turma de artes foi finalmente respeitada, 6 vagas para música, 6 para teatro, etc..Fazíamos todos juntos sob a alcunha “artes” e pronto. Estamos prejudicados a anossssssssss! Sem falar em sociologia, filosofia, português…Lembrando que é fundamental este aumento pq formaremos um banco de efetivos CERTOS POR 4 ANOS e não dá mais para ficar na brincadeira de concursos para temporários, aí anunciam – cadastro reserva dos temporários – concurso de temporários e reservas dos temporários todo ano , é? Enlouqueceram! AUMENTO NO Nº DE CLASSIFICADOS, JÁ!
    15X 15X 15X

    Curtir

    • Marina disse:

      Prof. estou chegando agora de viagem e soube que meu nome está na lista do DODF para atividades com nota 48 e que terá uma segunda lista, voce saberia de informar qual o criterio ou nota para estar incluida ? depois dessas ferias com os filhos estou totalmente sem saber nada. Agradeço qualquer esclarecimento.

      Curtir

  82. Prof.Lampadinha disse:

    Oi Marcos, aqui em música, visuais, filosofia, teatro e sociologia não está dando empate nenhum. Eles pulam alguns números já deixando a vaga para a contagem na prova de títulos. As vagas para essas áreas são muito poucas e vendo o 1, 2 e 1, 5 e 2, 5 (diferenças de peso entre os conteúdos) não vai dar empate em nada, até aceitaria se eles autorizassem 15 x para música,teatro sociologia, português e 10X para Educação Física que está com 200 vagas, abração cara! Só conversando!

    Curtir

  83. GIZELLE disse:

    WD SÓ OS 1000 PRIMEIROS SERÃO CHAMADOS PARA A ENTREGA DOS TÍTULOS? OS TÍTULOS ALTERAM A CLASSIFICAÇÃO COMO ACONTECEU EM ÁGUAS LINDAS , ONDE MUITOS GANHARAM CLASSIFICAÇÃO BEM MELHOR POR CONTA DOS TITULOS . MUITOS QUE FICARAM ATRÁS PODEM FICAR ENTRE OS 1000 PRIMEIROS DEPOIS DOS TÍTULOS PORQUE NEM TODOS QUE PASSARAM TEM TÍTULOS PRA ENTREGAR.

    Curtir

  84. igor meneses disse:

    WD sempre vemos que ta faltando professor na area de exatas e sai o concurso com poucas vagas, acho que pelo menos para areas que foram poucas vagas deveria ser revisto o cadastro reserva, veja o que o sinpro pode fazer pois quando pedem nosso apoio sempre atendemos.

    Curtir

  85. Marquesa disse:

    Prezado W.D,

    Tenho uma dúvida quanto às convocações do concurso de 2013. Fiquei bem colocada e dentro do número de vagas para Língua Portuguesa (até este momento de pré-classificação), mas sei que o cadastro de Português foi zerado com as nomeações do concurso de 2010. O Sr. poderia me explicar como ficam esses casos? Quando sair o resultado final do concurso, corro o risco de não ser convocada por ‘supostamente’ não haver carência na rede, uma vez que houve essa massiva nomeação para a minha área? Dessa maneira, seria convocada quiçá em 2015? Obrigada pelo trabalho tão primoroso! Ab.

    Curtir

  86. Fby disse:

    Queria entender esse concurso pode ou não ser anulado? Ou está fora de cogitação essa questão?

    Curtir

  87. Lucia disse:

    Gostaria de saber se esta classificação que saiu é geral dos que aprovaram ou por dentro da área específica? Alguém poderia me responder?

    Obrigada

    Curtir

  88. silmara disse:

    Gente vai ter Recurso Contra a Classificação Parcial….. não concordo com este novo gabarito perdir 4,0 pontos na minha nota, é muita coisa né?????????

    Curtir

  89. Liandro disse:

    Aprovados desse concurso de 2013! Procurem se reunir pessoalmente e lutar pelos seus direitos. Não adianta reivindicar apenas por aqui, tem de organizar para unidos vencerem. Segundo entendimento de alguns TJ’s compete sim à Administração, atendendo aos seus interesses e de acordo com a sua conveniência, nomear ou não além das vagas previstas no Edital. Como também é de acordo com seus interesses ou mera conveniência nomear qualquer candidato como queira: 5, 10, 100, 500, 1000 dias depois do concurso homologado (naturalmente seguindo 2 anos + 2 anos de renovação). Não é ilegal. Assim como a prorrogação de um eventual concurso público ou seleção segue o mesmo poder discricionário: pode ou não ser renovado (o penúltimo CT não foi, o de 2013 foi). Sem que para isso seja acionado o Poder Judiciário. Se o Governo achar conveniente nomear uma pessoa além do previsto no edital ele pode fazê-lo. Assim como poderia nomear 10, 100 ou 1000. Para aumentar CR é importante verificar o número de aposentadorias e outras formas de vacância nos próximos em cada disciplina. O STJ garantiu nomeação de aprovados além do número de vagas na AGU. Então não existe isso. Mesma coisa o TST obrigando o Banco do Brasil nomear concursados além do previsto do edital por conta do aumento de terceirizados, o STF obrigou r o mesmo.

    Curtir

  90. Elis disse:

    Não consideraram nenhum recurso de geografia… fiz 9 não dá para acreditar!!1

    Curtir

  91. Emanuela disse:

    PESSOAL SE REALMENTE EXISTEM DIFICULDADES EM SE ORGANIZAR E IR ATÉ O BURITI, NO MÍNIMO VAMOS FALAR COM OS ADMINISTRADORES DE CADA ÁREA ADMINISTRATIVA E PEDIR PARA LEVAR NOSSO CLAMOR.

    Curtir

  92. Kalina disse:

    OS REPRESENTANTES DO GOVERNO ESTÃO SENDO MUITO PREPOTENTES, ESQUECENDO QUE É O POVO A VOZ DE DEUS E QUE SER CONTRA MELHORAR A VIDA DE MUITOS É MUITO FORTE ESSE DESMANDO. PEDIMOS AO SR GOVERNADOR QUE INTERCEDA PELOS PROFESSORES QUE QUEREM TRABALHAR. UM CONSELHO: VAMOS ACABAR COM OS CARGOS COMISSIONADOS E SOMENTE DESSA FORMA SOBRARÁ DINHEIRO PARA PAGAR OS EFETIVOS.

    Curtir

  93. Bruno Matos disse:

    Galera, boa noite!
    Fiz o concurso para a SEDF para o cargo de professor de Química 20h e fui aprovado em 5º lugar. Como o edital previa apenas 1 vaga para esse cargo, e possui o limite de 5x o número vagas para formação de cadastro de reserva durante o prazo de validade do edital. Até o momento estou aprovado e classificado.
    Acontece porém que não sou licenciado em Química, apenas sou bacharel. Hoje procurei na UCB e vi que eles oferecem um curso a distância para complementação daqueles que são bacharéis e tecnólogos, eles chamam de PROFORM… Também vi que o edital prevê a possibilidade de quem é bacharel ter sua complementação realizada através de um Programa Especial de Licenciatura. Porém não sei se a SEDF reconhece o curso da católica como essa forma de complementação.
    Então gostaria de perguntar aos senhores, que têm mais experiência que eu… Sabem informar se o PROFORM é aceito como curso de complementação pedagogica para bacharéis pela SEDF?
    E outro ponto… Acreditam que durante o prazo de validade do concurso existe a possibilidade de eu ser convocado?
    Desde já agradeço a resposta dos senhores e sua atenção em ler meu texto que acabou ficando meio grande…
    Um abraço amigos professores…

    Curtir

  94. Dani disse:

    WD, quando vc diz que este comunicado
    foi de um reunião oficial do sinpro, nos permite entender que dificilmente haverá uma retificação a respeito do número de vagas ou o sinpro continuará se dedicando a esta causa???

    Curtir

  95. Misael disse:

    O GOVERNO PODE SIM AUMENTAR O CADASTRO RESERVA EM ATÉ 15 X. PARA ISSO ELE DEVE TER SUA ASSESSORIA JURÍDICA E NÃO ATRAPALHARIA EM NADA OS CLASSIFICADOS EM 5 X. DARIA MAIS OPORTUNIDADES A MAIS EDUCADORES E PAIS DE FAMÍLIA. O SOL NASCE PARA TODOS. EXISTEM COISAS MUITO MAIS GRAVES ENTRE OS PODERES E NÃO SÃO CONTESTADAS. SE ABRIR PRECEDENTES CONTEMPLARÁ MAIS PESSOAS. ISSO É MUITO BOM. AGORA OS EGOÍSTAS QUE SOMENTE PENSAM EM SEU UMBIGO FICA COM ESSAS “TESES” INDIVIDUALISTAS QUE POR SI NÃO SE SUSTENTAM. A CONSTITUIÇÃO QUE É A LEI MÁXIMA DA NAÇÃO PODE SER ALTERADA, E PORQUE UM SIMPLES EDITAL NÃO PODE? A QUESTÃO CAMARADAS SE TRATA DE VONTADE POLÍTICA!!!

    Curtir

  96. Daia Davies disse:

    @)!!!O Governo do Df tem tratado o assunto – Educação – com absurda negligência. Há professores prontos em conhec imento e vocação (tem que ter muita!) para trabalhar, porém o Senhor Concurso não deixa. Foi mal elaborado e professores capazes ficaram de fora! Faço um apelo: aumentem o n.o de chamadas!

    Curtir

    • Marcos disse:

      Em um mar de ignorância e malandragem, noto que essa turma que ficou na rabeira, não sabe nem ler um edital, e ainda usam de má fé para tentarem burlarem o edital. O que dizer desses pseudo professores ? Tenho pena da educação no DF.

      Curtir

      • Profeputoputista disse:

        Tenhamos pena é de você, meu caro. O que dizer de um “pseudoprofessor” que escreve “tentarem burlarem”? Se falar no resto do texto, então?!? Putz… Meu filho, se não sabes do que se trata ou o que se escreve, fica na sua. Gente equivocada e presunçosa como você opinando nesse espaço é uma vergonha! Colegas professores, sou efetivo na SEEDF e dou meu total apoio para que se consiga aumentar tal cadastro de reserva. Nós, professores, ao contrário do que se pensa, não nadamos num mar de ignorância ou malandragem. Apenas, buscamos aquilo que pensamos ser justo. Tenhamos também fé no ser supremo, pois ele, sim, sabe todas as coisas. Nosso governador irá reconsiderar, basta vontade política por parte dele.

        Curtir

  97. Lucas Bezerra disse:

    Petição pública para o aumento do cr com quase 3 mil assinaturas
    Ajudem
    http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR68639

    Curtir

  98. Dani disse:

    Marcos creio que vc desconhece o significado da palavra ética.
    Quem luta pelo que acredita não pode ser considerado “pseudo” professor. Os bons professores são idealistas e apaixonados; pois, se assim não fossem, ja teriam desistido da profissão. Saber respeitar a opinião das pessoas é uma virtude.
    Vc conhece todos estes profissionais para chamá-los de malandros?

    Curtir