GDF quer impor aos servidores da Educação e Saúde a responsabilidade pelo “pacote da maldade”

No início de janeiro, quando surgiu o acordo entre sindicatos e Governo para tentar resolver a questão do pagamento dos atrasados dos servidores da Educação e Saúde, a conversa foi que seria enviado à Câmara Legislativa um Projeto de Lei autorizando o Estado a fazer uma ARO – Antecipação de Receita Orçamentária. Nenhum óbice foi colocado. Era enviar, aprovar e encaminhar o levantamento do dinheiro.

Na semana passada a conversa mudou. Numa nova reunião com secretários, os sindicalistas foram informados que a aprovação da ARO dependia da aprovação do Pacto por Brasília. Esse “pacto”, na verdade, é o conjunto de medidas do Governo para aumentar a arrecadação, com elevação de taxas, redução de incentivos fiscais, entre outras medidas. É o famoso “pacote da maldades”.

Ou seja: como a repercussão das medidas de aumento de arrecadação foram muito negativas, o atual Governo decidiu manobrar para que a ARO tivesse como condicionante a aprovação do “pacotaço”. O que na verdade passa para a sociedade que o aumento de impostos e outras restrições é culpa dos servidores públicos da Educação e Saúde.

Esse é um golpe do Governo. Uma sacanagem sem tamanho. Quer utilizar a fragilidade de milhares de servidores que estão com seus direitos atrasados para pressionar os deputados a aprovarem medidas extremamente impopulares. Que vergonha!

A ARO é uma antecipação de receita. É o recebimento agora de um recurso que o Governo já vai receber durante o ano. Não necessita de novas fontes para sua quitação posteriormente.

Por fim, tudo isso só reforça que o atual Governo vai fazer mesmo é muita política velha, se esquivando de suas responsabilidades e jogando a culpa nos servidores, como tem feitos muitos nestes dias de Governo ao responsabilizar o suposto caos nas contas do Estado aos reajustes e nomeações ocorridas no passado.

.

Por: Washington Dourado

.

Por: Washington Dourado

34 Responses to GDF quer impor aos servidores da Educação e Saúde a responsabilidade pelo “pacote da maldade”

  1. baruc12 disse:

    Fora Enrollenberg e a ovelhinha Doyle.

    Curtir

  2. O GDF aprendeu rápido com a União, jogar nas costas da sociedade, a sua ineficiência de gestão….

    Curtir

  3. Colega,

    A dificuldade do Governo RR em construir uma solução para a crise financeira do GDF começa pelo diagnóstico. A equipe anterior não é inocente diante dos problemas que vive o GDF, agora a partir daí isolar o problema na equipe anterior é um grande erro. Aliás parcela expressiva dos deputados da Câmara Legislativa, que formam a maioria do atual governo, são corresponsáveis pelos atuais problemas.

    O debate tem que ser franco e aberto para minimizar problemas. A decisão de para quem vai as perdas é a grande dificuldade política.

    Abraços,

    Güidi Nunes
    Prof. da SEDF

    Curtir

  4. Greve no início do ano. O dinheiro aparece.

    Em abril nova greve. O governo negocia e paga depois com retroativo pois não vai querer cumprir a lei que reajusta o salário do magistério público. A greve termina.

    Rollemberg cumpre seu plano maquiavélico e os alunos que se explodam.

    Curtir

  5. rabelo18 disse:

    E não poderiam votar a Aro separadamente?Pensar urgentemente na situação dos professores?Estamos sobrevivendo de migalhas parcelando nossos direitos.Parece que estão fazendo favor.Urgência existe,mas em aprovar aumento para eles.Golpe baixo isso sim!Sinto falta das pessoas nas ruas para mostrar que TUDO TEM LIMITES! Uma andorinha só não faz verão! Queria ver não só os professores,alguns já lutam, mas a população de Brasília que está sendo saqueada e assiste a tudo inerte como se nada acontecesse.MOBILIZACÃO É TUDO! queria ver se a novela não teria fim rapidinho.Queria ver Brasília unida assim como vi a populaçao em Santa Maria se mobilizar quando Agnelo quis implantar mudanças no BRT.Rapidinho ele voltou atrás.Vamos voltar à ruaPq paramos?Agora eles sapateiam na nossa cara e se não houver algo radical irão continuar!

    Curtir

  6. Gilmar Duraes disse:

    Vamos nos organizar para uma Assembléia Geral dia 23/Calendário do Governo – e daremos a resposta com uma Greve Geral por tempo indeterminado.

    Curtir

  7. Ana Mara disse:

    Olha eu acredito que está na hora de se fazer uma campanha junto ao comércio de Brasília , ao PROCON ao MPDF, que os sindicatos faça um documento de apelo e com isso seja isolado completamente o governo, deixe ele se sentir só, sem apoio e sem credibilidade. Reverter este quadro fazendo panfletagem e entregando em estabelecimentos comerciais. Até que o Coronel veja que quem manda nessa cidade são os brasilienses, pois é maioria, e não ele. Aí eu quero ver quando ele tiver sozinho isolado e sem chances de negociar que desculpas ele vai dar. Outro dia ouvi da boca de uma comerciante de que a culpa do comércio está ruim em Brasília é desse governo, pois não pagando aos funcionários públicos que é maioria na cidade deixa também de pagar ao comércio, que consequentemente deixa de pagar seus funcionários, o que futuramente acarretará em família desempregadas. Usem seu poder de convencimento e persuasão!

    Curtir

  8. Tudo começou com a péssima administração, as corrupções, desvios e o rombo que o PT nos deixou de herança. Agora, ou a gente vai para as ruas, faz greve, não iniciamos as aulas, ou eles vão ver que, realmente, somos palhaços.

    Curtir

    • Vc já se esqueceu?! Quando o Agnelo assumiu o governo, Brasília estava devastada! O ex governador Arruda preso e as contas do DF suspensas pelo TCDF. Vc se lembra dos oficiais da justiça confiscando as máquinas copiadoras, impressoras e computadores das escolas?! Nem por um momento ficamos com os nossos salários atrasados, pelo contrário, eu não tive corte nem pelas paralisações feitas no governo anterior. Não tivemos aumentos nem de IPTU e nem IPVA. Agora o governo do RR fez uma escolha que é meter a mão no bolso do trabalhador! O governo do Agnelo não foi excelente, mas ele nunca retaliou os funcionários públicos do DF. Em 30 anos de trabalho, o salário às vezes atrasava, mas ficar sem pagamento nunca ficamos.

      Curtir

      • tuago disse:

        É verdade, Agnelo pegou Brasília em uma situação ruim, mas deixou a mesma muuuuuuito pior, fez um governo corrupto e irresponsável, assim como o governo federal. Agora o abacaxi está na mão do Rollemberg que não tem demonstrado inicialmente grande capacidade gestora. Estamos na ROÇA!!

        Curtir

  9. Professores, já deu prá entender o que e quem é Rollemberg. Poderia já ter resolvido a ARO separadamente, mas não. Chantagem para votar e aprovar o PACOTE DA MALDADE junto com a ARO. Na verdade eles estão nem ai para professores e outros funcionários públicos prejudicados, nem ai para os alunos que vão começar o ano com ou sem aula…Já está mais que provado isto, pela atitude e falta de interesse em resolver. NÃO PERCAMOS NOSSO TEMPO com ilusões que ele presta. É como disse ” rabelo18″, vamos para o confronto na greve, pois esta é nossa única arma contra eles. Já que a sociedade e a mesma sociedade que ” AGUENTA” TUDO DE RUIM QUE DILMA FAZ, esta sociedade, o povo, nada vai fazer aqui em brasília pelos professores e funcionários da saúde pública. A grande verdade é que somos desunidos e preguiçosos mesmo, não temos coragem de ir à luta, preguiça de revindicar o que nos é justo por direito, muitos nem sabem quais são seus direitos, este é um país perdido e sem futuro. O pobre vai continuar sendo escravo do salário-MÍNIMO e isto não vai mudar nunca por culpa do próprio povo burro!!! Jovens sem estudar, sem trabalhar, muitos, muitos nas drogas e no crime… Pensar que este governo vai ser diferente do anterior é uma idiotice nossa. Vamos impor nossos direitos com as armas que tivermos e deve ser simples assim. O SINPRO tem que tomar uma posição forte e definida… já deu prá ver que muitas reuniões, muitas conversas nada vai adiantar pois estamos lidando com pessoas sem a devida responsabilidade que os cargos exigem, sem ética, sem amor à pátria… muitos deles estão preocupados em ficarem ricos em 4 anos …. ESPERO REALMENTE QUE O SINDICATO TOME UMA POSIÇÃO À ALTURA DOS FATOS !!!

    Curtir

  10. Valdir Filho disse:

    Professor faz parte de uma história que não deveria ser esquecida. Cada professor como elemento de uma comunidade forma sempre uma parte distinta do todo, como traços bem diferenciados, que caracterizam um ser singular, único em sua essência. Cada um de nós tem uma história. Esta por vezes, modesta, simples,desconhecida. Por vezes,rica por lances memoráveis sempre aptos a propiciar conhecimentos e experiências.

    Curtir

  11. Domane Souza disse:

    Como ele premiou os distritais com administrações regionais, vai aprovar tudo o que quiser na câmara. Se depender da generosidade do Enrollemberg, estamos perdidos!!! Vamos à luta!

    Curtir

  12. Ednaldo Souza disse:

    Como dizia o Mussun ” votou no Rollemberguis ou Agnelis, tomou no forebis”.

    Curtir

  13. Acho terrível toda essa situação. Estou lutando com a sensação de indignidade e de injustiça que tenho experimentado. Foram as piores férias da minha vida, com todo esse desespero. O que mais podemos fazer além do que já fazemos, que é sermos roubados pelo governo com altíssimos impostos e NADA de serviços? Sim ,porque se a gente paga por algo e não recebe, então, estamos sendo roubados. Em suma, nossos impostos pagam também os nossos salários e não os temos recebido como se deve numa absurda, clara e desonesta intenção de nos prejudicar. Só me pergunto – tenho a resposta – o motivo disso. Como sempre o povo ignorante é um povo que não questiona. Mas a pergunta para a qual não vi resposta ainda é por que não nós mobilizamos ainda? Onde está o sindicato que até agora não falou em greve? Em não iniciar o ano letivo? Eu não me considero em férias. EU ME SINTO DOENTE, deprimida, só tenho vontade de chorar. As contas estão chegando, e chegando, mas estou vendo o que vai acontecer e até agora eu não tenho uma previsão de quando eu vou me recuperar financeira e moralmente. Onde está a justiça?

    Curtir

    • Estou assim também. Nunca passei um aperto tão grande. Não me considero de férias também, estou deprimido e a situação está complicada. Fui adiantar o 13º e me lasquei. O salário que entra tenho que escolher o que vai dar para pagar.Quando recebermos talvez o juros que pagarei vai comer tudo. #indignado

      Curtir

  14. Greve! Aí seremos ouvidos e atendidos.

    Curtir

  15. Leide Lucy disse:

    O governo só tem sacaneado com servidores do DF. O momento é propicio para darmos uma resposta a altura:greve!!!Chega de bondade e querer resolver da melhor maneira possivel, pois ele só tem desrespeitado a categoria.Já estamos cansados, desgastados, e revoltados com tanta desordem.BASTA!!!!

    Curtir

  16. drica* drica disse:

    Registrei comentários aqui no blog, várias vezes, que essa historia do ARO é pura armação do governo com CLDF para ganhar tempo. Gente, o Rollemberg e a Celina Leão “estão juntos” nesse novo governo, o que um fala o outro faz e ponto. E os pagamentos atrasados, só vão aparecer depois que ele pagar a última parcela das férias e mais…sem reajustar nada em cima do que nos deve.
    A única alternativa que temos é cruzarmos os braços no início do ano letivo e ponto.
    Como toda a greve tem os medrosos e os que ficam com a #$%&@ no sofá (isso é um fato), a preocupação maior são os contratos temporários ( que suplicam pela vaga e tem medo de perde-la ) os que estão no estágio probatório, e os que entraram com pedido de aposentadoria. Sempre foi assim!
    Portanto, ficam o restante, que é um número bastante significativo, e estes é que vão decidir as perdas, os ganhos e o sucesso das paralizações daqui para frente. ( a onde estou incluída, com 23 anos de casa) E mais…temos ainda duas parcelas do reajuste firmado no governo anterior que está em jogo…vamos nos preparar.

    Curtir

  17. Espero, sinceramente, que desta vez nossa categoria tome uma posição em prol da coletividade e da valorização do magistério. Não podemos mais ficar reféns do partidarismo de uma pequena minoria que têm os seus interesses devido suas filiações em determinadas legendas. A luta pelos interesses da classe tem que ser maior do que qualquer outra coisa. Juntos podemos mudar este quadro em que toda categoria se encontra. Vivemos histórias de sucateamento e de desrespeito completo. Ou tomamos uma atitude proporcional ao agravo, ou ficaremos sendo tratados como empregados do estado sem nenhum valor.

    Curtir

  18. Como disso o secretário Doyle: “Não há solução!” Diante disso, acredito que somente uma greve que mobilize a sociedade contra esse governo pode ter efeito.

    Curtido por 1 pessoa

  19. faço minhas as palavras dos colegas, só indo pras ruas reivindicar nossos direitos e mostrar pra esse governo e parlamentares que nos é que somos maioria,com força e garra podemos fazer esse governo nos respeitar.infelizmente ficamos calejados em ouvir atrocidades,desmandos dos governos em todas as esferas, somos subestimados de tal forma que me sinto uma grande palhaça.
    eu tenho 3 filhos pequenos que estão de férias em casa, sem ir ao cinema,sem um presentinho,sem passeio nenhum e hoje os levei ao medico e no caminho eles me pediram um sorvete e eu não pude comprar pois até ocombustivel ja estava acabando e sem uma nota,e não é porque gasto mais do ganho pois tenho uma vida bem regrada financeiramente pra que não falte aos meus pequenos o essencial mas todo o meu planejamento pro final do ano deu errado por culpa de gestores irresponsáveis e inconsequente que elegemos, inclusive os elegemos por nos parecer menos pior.Me vejo chorando enquanto escrevo essas linhas, tamanha é minha indignação e tristeza.
    fico revoltada com o cinismo desses políticos que em campanha prometem fazer milagre e logo após tomar posse vira as costas para o povo.

    Curtir

  20. Max Müller disse:

    Na próxima geração eu quero nascer como Estado Brasileiro ou Governo Estadual, Municipal ou Distrital. Assim eu não pagarei pelos erros que cometer.

    Curtir

  21. cleber21 disse:

    Governo Rolemberg o que já melhorou:

    -ônibus: mesma coisa
    – trânsito: mesma coisa
    -coleta de lixo: mesma coisa
    – rede de saúde: mesma coisa
    – criminalidade: aumentou
    – impostos: aumentaram
    – telefonia: aumentou
    – educação: prioridade, por isso não paga os direitos como férias e 13o
    – concursos públicos? Não precisa tem muitos funcionários
    – fórmula indy não vai ter

    Você queria mudança ela ainda não chegou

    Curtir

  22. cleber21 disse:

    A situação é gravíssima! Eu não tenho mais adjetivos. Ouvi agora no DFTV(jornaleco puxa-saco de Rollemberg) que apenas 60% receberão no 5o dia de fevereiro. Nossa classe, muito importante, deve estar contemplada nos 40% não é? Começo a ter sintomas de depressão e não tenho mais condições nem de ler ou ouvir notícias a respeito de tema. Vou de desligar de tudo por uns 10 dias. Mas vou pedir mais uma vez à entidade que respeito SINPRO, que esqueça esse lance de ARO e vamos para o combate! Assim a vergonha e o vexame serão menores. Cadê o TST? Estamos sós, cada um em seu local. E conseguiram nos reduzir a pó. E pulverizados seguimos fracos, quase inertes. Sonhos? Aniquilados. Férias por ter trabalhado um ano todo a-Ni-qui- la- das. E na rua qualquer pessoa que encontramos perguntam: o Rolemberg pagou vcs? Apenas abano a cabeça negativamente. Assembléia URGENTE GREVE dia 23. Se vc professor tem medo de fazer greve por medo de não receber, pior ter trabalhado e não receber.

    Curtir

    • rabelo18 disse:

      Cleber 21 é isso mesmo.Ontem estava conversando com uma colega e de repente ela me pergunta: e aí resolveu?.Estamos tão humilhados!Tudo que planejei deu errado.Desenvolvi insônia, ansiedade e estou a caminho da depressão.Nunca pensei que professor fosse um profissional tão desvalorizado.Sinto-me sem ânimo para nada.Nem uma viajem para espairecer a mente posso fazer, pois tenho que priorizar as contas devido a esse parcelamento e atrasos.No Brasil todo somos tratados como insignificantes.E não acho justo nos culparmos por essa situação.Não temos culpa da insanidade e inconsequência dos governantes.Estou ficando frustrada e cogito até mudar de profissão tamanho o meu desespero.

      Curtir

  23. Altina Mota disse:

    Hoje depois que saí da CLDF,pensei muito sobre a nossa situação de educadores brasileiros. uma pergunta ainda está sem resposta,o porquê desse ódio,mágoa,contra os educadores do Brasil,pois em 25 anos,passei por vários governos,em dois estados e a briga é a mesma,o desrespeito é o mesmo,do sul ao norte.Se todos que estão lá passaram pelos bancos escolares,pq não ensinamos lá na educação infantil,a importância de um educador. Estaremos nós,falhando lá na base? O que estamos deixando de fazer,para merecermos tamanha ingratidão?Posso estar errada,mas penso que devemos rever nossa postura como educadores,resgatarmos o respeito,a dignidade que já tivemos há muitos anos atrás.Não sei o caminho,mas estou disposta a rever o que tenho feito até agora,e juntos darmos um novo rumo para a educação no Brasil. estou quase me aposentando,tempo já tenho,idade ainda não,mas sonho,com esse dia,onde seremos tratados com todo o respeito,amor,atenção,dignidade,que somos merecedores.

    Curtir

  24. rabelo18 disse:

    Se ao menos 20.000 desses 40.000 professores fossem às ruas, mas existe muito conformismo.Por outro lado “muitos deles(deputados) estão preocupados em ficarem ricos em 4 anos”.Disse tudo Pilotokamikaze.Percebo muito egoísmo, quando é para aumentar seus salários não existe empecilho.Educação nesse país é arma, é discurso unicamente quando é para ganharem votos ou futuros eleitores já pensando no próximo cargo.Cansada de ter trabalhado duramente e ver meus planos irem para o ralo!.Já estou doente antes mesmo de retornar.Fico indignada como um desgovernador deixa um rastro de DESTRUIÇÃO,sai de fininho, vai curtir as férias que aqui ninguém teve,samba na nossa cara e não acontece nada!É mole?.É rir para não chorar.Nada do que acontecer daqui para a frente me surpreenderá. Enrollemberg está no mesmo caminho.

    Curtir

  25. Férias existiu mesmo pra essa elite que não sei se podem ser chamados de “políticos” com o dinheiro de quem de fato segura as pontas nesse país que são os trabalhadores (através de impostos, tributos, tarifas, reajustes e mais tanta robalheira). Mas na minha opinião não devíamos desgastar agora, a última parcela das férias não é no final de março, então nossas férias começa em abril, e só voltaríamos se todas as contas (13°, salários, acertos do temporários) estivessem certinhas no início de maio, voltaríamos a trabalhar para comemorar o 1° de maio como ele merece. O certo não é o pagamento das férias 48 horas antes do início? Ah? Não é não? Esqueci que estamos em um país sem lei! E a Dilma que deveria ajudar a resolver o problema de incompetência e ingerência do seu governo e do Distrito Federal, porque embora a maioria dos eleitos pratiquem politicagem e não política, quem começou o desrespeito de não pagar trabalhador foi o Agnelo, mas o atual está seguindo a cartilha direitinho. Ninguém houve nossos representantes “políticos” ou politiqueiros que rima com chique… reclamarem que estão com suas mordomias (vencimentos e tantos outros auxílios) atrasadas. Ah! blá, blá, blá. E devíamos ficar do dia 19/02 até o dias 01/05 em Brasília mesmo, com muita campanha e apoio do Sinpro, batendo ponto todos os dias nos lugares públicos tanto do governo do DF, quanto do governo Federal, que é culpado por não dá o exemplo. Ah, ainda se o PT proteger o Agnelo dando cargo público para ele, os trabalhadores tinha que impedir, ou então deveríamos mudar de profissão: virar palhaços (no sentido ruim da palavra), porque férias no exterior ele já passou, enquanto não tivemos férias, e…. Tô cansada desse tal de GDF, (só status) sem hipocrisia, por mais que nossa profissão seja difícil, meu alento são meus alunos que não merecem um trabalho qualquer, ruim como o desses nossos representantes.

    Curtir

  26. São todos farinha do mesmo saco, antes a conversa era: quando a ARO chegar a CLDF estamos prontos para votar. A comissão escolhemos na hora, ouvir essa conversa varias vezes da senhora Celina Leão. Agora vem com essa história que só a semana que vem e depois de votada se passar, ainda tem que ir para o tesouro. Francamente vou enviar minhas contas vencidas a CLDF e ao tesouro para ganhar tempo, enquanto isso peço aos que devo parcelamento a longo prazo. Tomara Deus eu tenha a mesma sorte que esses mentirosos e consiga paga-las sem juros. Será?

    Curtir

  27. enquanto tudo isso acontece e todos reclamam, TODAS as escolas funcionam normalmente, fazendo matrícula, emitindo documentos… e os professores esperando o SINPRO chamat para greve no dia 23????

    Curtir

  28. A verdade é que não há necessidade de aumentar impostos ou responsabilizar a população por má administração, o que deve existir é uma fiscalização maior para cobrar os inadimplentes, com certeza cobrirá o rombo.

    Curtir

  29. Tinho Mabs disse:

    O RR está aproveitando o cáos financeiro para aumentar os impostos. Será muita sacanagem dos deputados se votarem a favor do aumento de impostos, após, recentemente, na campanha, terem pedido votos pros eleitores jurando defendê-los. O DF tem um orçamento que faz inveja a quase todos os estados, cabe ao RR diminuir o tamanho do GDF, até as contas se ajustarem. Prioridade para saúde, educação e segurança, o resto vai levando. Administrar com muita grana é fácil. Cabe aos professores fazerem greve no inicio das aulas se não receberem os valores devidos, porque, se não fizerem, o reajuste de março terá sido apenas uma luta de ficção, uma vitória de Pirro…e esse governador não vai dar o aumento, e essa CLDF é bem capaz de tornar a lei sem efeito.
    Só num país como o nosso é que um governador faz o que fez e continua solto, e esses petralhas que apoiaram esse desgoverno são cúmplices de tudo isso. Após 12 anos de PT eu vejo um Brasil pior, parece que perdemos toda a base construida…3 trilhões de dívida interna, corrupção solta, menores matando a adoidado, inflação de volta, recessão de cara com o povo e com as empresas, povo sem trabalhar por conta da bolsa esmola sem contrapartida, congresso submisso a uma presidente incapaz, fim da lei de responsabilidade fiscal…isso salvará o Agnulo da cadeia, e um alto cargo na Anvisa pro ex-governador incompetente, amplamente apoiado pelos sindicatos, CLDF e muitos professores que aqui postam…..óh vida, óh azar, óh tristeza..

    Curtir