Em nota sobre a greve dos professores, GDF falta com a verdade

Hoje o GDF bancou em todos os jornais uma grande nota ( clique aqui e leia a nota) sobre a greve dos professores. No texto o Governo faz afirmações inverídicas sobre o que foi feito pela Educação no DF. Os argumentos Oficiais não resistem a uma análise superficial à luz da realidade. Vejamos:

1 – O GDF afirma que concedeu reajuste de 13%83%, o maior do país em 2011.

INVERDADE! Na verdade os professores, depois de muita pressão, conquistaram o reajuste dividido em 3 parcelas, quem em 2011 chegou a 11%, ficando o restante para 2012. Mas esse acordo só foi aceito porque o Governo assinou um documento que até setembro do ano passado entregaria a reestruturação do plano de carreira da categoria, que entraria em vigência a partir do início deste ano. Agora o Governo Agnelo anunciou o calote, rompeu o acordo e afirma que não tem mais reajuste em 2012.

A categoria também refuta a afirmação de que tivemos o reajuste “maior do país em 2011. Na verdade quem teve o maior reajuste do país foi o primeiro escalão do GDF e seus cargos comissionados, com até 115% de ganho salarial.

2 – O GDF afirma que contratou 400 professores efetivos. 

INVERDADE! Na verdade nomeou somente 324 professores efetivos e hoje a verdade é que a Rede Pública precisa de mais de 3000 professores para normalizar todas as atividades pedagógicas.

3 – O GDF afirma que está implantando a Gestão Democrática nas escolas.

INVERDADE!  Até agora a única coisa que fez foi aprovar a Lei, mesmo assim depois de muita pressão do sindicato. De lá para cá praticamente nada foi feito para implantar a verdadeira gestão democrática nas escolas.

4 – O GDF afirma que aumentou em 55% o valor do auxílio alimentação. 

MEIA VERDADE! Mas isso foi para todos os servidores do GDF e o fim a contra partida foi no Governo anterior. 

5 – O GDF afirma que REFORMOU 300 escolas, quase a metade de toda a rede pública.

INVERDADE!  Na verdade fez pequenas pinturas, capina e reparos, sem “reforma” estrutural. Enquanto isso tem muitas escolas “caindo aos pedaços” sem nenhuma previsão de uma verdadeira reforma.

6 – O GDF afirma que aprovou pagamento dos professores contratados temporariamente nos moldes dos professores efetivos.

MEIA VERDADE: O valor da hora-aula realmente foi reajustado, mas a forma de pagamento continuou sendo por hora, com contrato precarizado, da mesma forma do Governo anterior.

7 – No último item da nota o GDF fala sobre a oferta de cursos de formação. 

FALTA ACONTECER: A verdade é que a proposta de formação do GDF aos professores é até boa, só falta começar na prática.

Diante de todas estas inverdade ou verdades incompletas, falta ao Governo admitir a verdadeira verdade:

A VERDADE é que o Governador descumpriu a proposta feita à categoria ainda durante a eleição;

A VERDADE é que o GDF quebrou o acordo assinado com a categoria no ano de 2011;

A VERDADE  é que o GDF tem 285 milhões do Fundo Constitucional que pode ser remanejado para reajuste na Educação, mas que o Governo prefere não fazê-lo, tudo porque na avaliação dos Governistas, ao conceder reajuste aos professores terá que fazer acordos com as outras categorias;

A VERDADE é que o GDF tem 189 milhões para gastar com publicidade neste ano;

A VERDADE é que o GDF não prioriza Educação;

A VERDADE é que nas escolas faltam professores, merenda de qualidade, melhoria na infraestrutura, sistema de informática, materiais pedagógicos;

A VERDADE é que até agora a categoria não conhece nem mesmo qual será o projeto pedagógico do Governo atual.

O FATO é que a categoria dos professores tem história de luta, de coragem, de determinação e nós vamos vencer a intransigência de um Governo que até agora não foi capaz de estabelecer uma relação com quem sempre acreditou na mudança em relação aos Governos anteriores.

Atenciosamente

Washington Dourado – Diretor do Sinpro

81 Responses to Em nota sobre a greve dos professores, GDF falta com a verdade

  1. susana disse:

    WD, será que o Simpro não tem condições de publicar nos jornais essas inverdades como está no blog? Afinal, não adianta nada sabermos disso, é necessário que a população também tenha ciência de todas as mentiras e falcatruas deste governo imoral!

    Curtir

    • Susana,

      Fiz a nota tão indignado que a escrevi em menos de 10 minutos e até publiquei sem correção. Mas vou propor a Diretoria do Sinpro faça uma nota nesta linha para a população.

      Curtir

      • Lucas Pereira disse:

        Tem que fazer mesmo !!!!! Publica em jornais, faz um monte de panfletos e distribui nas escolas logo na entrada dos turnos, nos pontos de ônibus. Em vez de mandar jornal do sinpro para os professores, economiza este dinheiro e faz panfletos para a população. Inclusive com aquela cartinha do Agnulo….Se a greve durar uma semana, que seja uma semana de distribuição de panfletos. Inclusive na frente do Buriti. O sindicato nos pede garra e empenho mas o SINPRO e seus dirigente devem ser muito mais aguerridos, já que tem instrumentos para isso. Sabe aquele jornalzinho que foi produzido e entregue nas escolas ? Pois é, produzam um panfleto mostrando as mentiras desse governador como eu disse acima.

        Curtir

      • Mais um ano... disse:

        O valor do Tiket foi reajustado, nada mais justo p todos os servidores e não só p a Educação!!!

        Curtir

      • Sandra Falcão disse:

        Estou indignada com a propaganda covarde do governo e acredito q o sindicato não pode e não deve deixar de publicar de forma ampla assas inverdades. Apoio totalmente o q a colega Susana postou, é necessário que a população também tenha ciência de todas as mentiras e falcatruas deste governo imoral!

        Curtir

    • Marcos Enéas Silva disse:

      Pare com essa história de “Inverdades”. Denuncie que e mentira paremos de sofismas. Ameaçemos o Agnulo de colocá-lo na oposição na próxima eleição. E Essa bancada da camara legislativa, não vai reagir em favor dos professores não, é?

      Curtir

    • gilmar josé da rocha disse:

      O SINPRO está em crise existencial, não sabe a que lado pertence , a maioria dos cargos da SEDF, começando pelo Secretário de Educação, são ocupados por sindicalistas oriundos de suas fileiras . Realmente fica muito difícil crer que este movimento possa ser liderado por esta turma.

      Curtir

  2. chrystianribelo disse:

    WD. não me leve a mal dizer isto mas se o SINPRO não colocar mais respostas ao GDF na mídia, vamos passar por professores irresponsaveis em entrar em greve, perante aos pais e a população. este blog é de real serventia à nós professores com certeza, no entanto a população não tem acesso aos posts colocados aqui… então: Somente com propaganda na mídia, pois jornais poucos são os pais que leêm, rebatendo as mentiras que agnelo fala sobre a educação no df. O faturamento mensal do sinpro não dá para custear respostas ao GDF na mídia neste período de greve? Quem convencer a população ganhará a questão e não podemos deixar que as mentiras de agnelo vençam a verdade dos professores trabalhadores e sofredores que são. Agnelo pouco faz, quase nada eu diria. Como governador ele é muito fraco e pouco inteligente, pois se fosse inteligente mesmo, valorizaria a educação que é por onde tudo começa! MUITA FORÇA COMPANHEIROS, vamos precisar a partir de amanhã!!!!

    Curtir

  3. Célia disse:

    Bem, a resposta então tem que ser dada! As verdades tem que ser ditas! Out-door, cartas, jornal, faixas em locais estratégicos, utilizem-se de meios que a população realmente veja!!!! E pegando pesado!!!!

    Curtir

  4. Michele disse:

    Nos governos anteriores, quando os mesmos pediam paciência o Sinpro insistia e então vinha aí um acordo, seja ele qual for.Agora esse governo acha que só porque é vermelho nós temos que ser pacientes.Seu discurso é ridiculo e mais ridiculo ainda quem acredita que ele seja verdadeiro.Demos um tiro no pé.Nada melhorou.Não me lembro de um tratamento tão ruim para com a categoria.Prefiro o Arruda , mil vezes.Pelo menos era mais inteligente!!!Do que esse senhor sem competencia alguma.As vezes me pego pensando como seria a esposa do Roriz!!!Rs. Se correr o bicho pega e se ficar o bicho como!!!Socorro!!!

    Curtir

  5. Marina disse:

    WD, isso também tem ser colocado na mídia (revistas, jornais, TV e rádio) confrontando o que o governo diz. Do contrário o nosso movimento está sendo colocado como descabido e nós como idiotas.

    A população precisa saber. O seu blog só é lido, em maioria, só por professores… Então, tem que ser divulgado.
    O sindicato não pode fazer isso?

    Curtir

  6. Michele disse:

    O sinpro deveria investir em esclarecimentos junto a comunidade , jornal ,tv e com mais frequencia.Nas portas da escola elaborar panfletos esclarecedores para os pais e alunos, sem falar em vários carros de som por todas as cidades satélites.Esse movimento precisa não ser somente da categoria mais da comunidade e para isso, bater forte com informações de todas as formas.E principalmente, repor as aulas com responsabilidade e comprisso!
    A luta galera!!! Mostremos a esse inútil que nosso voto fará muita falta em 2014!!!

    Curtir

  7. Roblim disse:

    Nunca no DF a categoria dos professores foi tão desprezada como neste governo, até a saúde que ele dizia ser prioridade está um caos. Este governador não tinha condições de governar o DF infelizmente vamos ter que esperar para reverter essa situação, pois o partido prefere mante-lo no cargo aposto que se fosse de outro partido já teria saído.

    Curtir

  8. Antônio da Silva Junior disse:

    Faço minhas as suas palavras! Concordo integralmente com suas posições.

    Curtir

  9. A Educação Merece Respeito disse:

    É assim que que o Sr. Agnelo trata educação e educadores! Vamos lembrar, divulgar nos próximos momentos: ele não será mais votado por professores, esquece que somos formadores de opinião,ISSO excelência! PT nuca mais> qualquer um governo que se pretender eleição nos próximos anos com certeza será votado, Menos o seu PT, saudações e passe bem longe do DF…

    Curtir

  10. Helder disse:

    WD, seria importante o SINPRO publicar estes desmentidos da mesma forma que vc postou aqui.

    Curtir

  11. Ana Paula disse:

    O pior que é que o valor da hora mesmo reajustado, não equipara o salário dos contratos ao dos efetivos. Cadê o documento que o governo prometeu publicar explicando o pagamento dos contratos?

    Curtir

  12. Ana Léa disse:

    O Sinpro tem que responder a altura. Coloquem isto no jornal, na tv, para que a populaçao saiba a verdade. Penso que a ideia do GDF é colocar o povo contra os professores, isso é pessimo para a categoria. Vcs devem conquistar o apoio da populacao mosntrando a realidade da educaçao do DF.

    Curtir

  13. Amaral disse:

    Muito bem!
    Temos que publicar esse comentario na Midia. Pois, mentira tem perna curta e a população ja está descrente deste governo. Vamos vencer esta luta.

    Curtir

  14. MAURO FRANÇA disse:

    Depois dessa Nota Oficial “fajuta”, que deve ser xerox de algumas
    daquelas da era RORIZ, esquecidas nas gavetas dos Gabinetes do Palácio dos Buritis, com pequenas adaptações à realidade atual, a única resposta é: GREVE ATÉ À MORTE!

    Curtir

  15. Leonardo disse:

    Não dá pra competir com o tanto de dinheiro pra propaganda que o GDF tem, mas tá na hora do sinpro abrir os cofres e em pequenas chamadas em horário nobre mostrar as mentiras desse Governo!

    Curtir

  16. Esperança de Melhorias! disse:

    É Governador a população está cheia de tanta conversa!

    Bater de frente com uma classe tão importante não é o melhor caminho!!

    Curtir

  17. Drika Bueno disse:

    Wd, está passando essa nota de meia em meia hora na rádio Jovem Pan, a rádio mais ouvida do DF. E acredito que em vários outros meios de comunicação. É preciso dar um jeito de veicular uma resposta a isso na mídia de grande circulação para que a população entenda o que realmente está acontecendo. Do contrário, a sociedade pode questionar duramente a necessidade de uma greve. O que todos nós sabemos que é absolutamente necessária. abraços.

    Curtir

    • Não dá para competir com o GDF na mídia. Mas podemos competir paralisando e conversando com a população.

      Curtir

      • Michele disse:

        Meu caro,certamente que os recursos do sinpro não se compara aos do GDF, porém a contrapartida esta fraca.providencie panfletos e carros de som surtem mais efeito e estão mais de perto junto a comunidade isso é só querer!!!

        Curtir

  18. RUI DOMINGOS RAMOS disse:

    ENTENDO QUE ESTAS INVERDADES DEVERIAM SER PUBLICADAS EM JORNAL PARA QUE TODOS OS CIDADÃOS POSSAM TOMAR CONHECIMENTO.

    Curtir

  19. Francisco disse:

    Para ser um professor feliz…
    Para ser um professor feliz você não precisa morar num luxuoso paraíso tropical, com sol o ano inteiro, culinária irresistível e outros prazeres.
    Para ser um professor feliz você precisa sorrir, ter saúde e se sentir bonito. Passear de bicicleta em ruas bem tratadas e seguras, inclusive à noite.
    Para ser um professor feliz você não precisa ser melhor que ninguém, porque ninguém também será melhor que você.
    Para ser um professor feliz a liberdade é sagrada. Poder expressar tudo o que quer. Não se vergar diante de intimidações e não recuar de seus próprios valores.
    Para ser um professor feliz você não precisa de tecnologia, de censura, enfim, de nada que te reprima. Proibir, somente o que for muito necessário para te desestimular do crime.
    Para ser um professor feliz você aceita pagar para se tornar especialista em driblar o leão do imposto de renda.
    Para ser um professor feliz você precisa que te deem de volta em forma de benefícios o dinheiro que te tomaram.
    Para ser um professor feliz você precisa ver educação gratuita de qualidade oferecida pelo Estado para os alunos irem à escola, obrigatoriamente, por pelo menos dez anos. Vê-los formados para iniciar a vida profissional.
    Para ser um professor feliz você precisa de uma escola caprichosa com os alunos, que os ensinem uma língua do mundo globalizado para poderem ser um motorista de táxi, um porteiro de restaurante, um lixeiro ou seja lá o que for.
    Para ser um professor feliz você precisa contar com um hospital e acesso a médicos especialistas, sem que nessa hora difícil você precise se preocupar com filas, desídia, com a carteirinha do convênio e, menos ainda, com o favor do político. Se você tiver uma doença e precisar de remédio, que seja a preço acessível.
    Para ser um professor feliz e poder trabalhar até os seus 65 anos e depois receber uma aposentadoria ou pensão. Mas querendo seguir trabalhando não mais que 10 dias por mês, para manter a sua saúde mental.
    Para ser um professor feliz você prefere o modelo de Copenhague, na Dinamarca, ao das grandes cidades brasileiras e outras como Nova York, onde o que se vê é gente andando apressadamente com celular colado ao ouvido e laptop pedindo para ser ligado o tempo todo.
    Para ser um professor feliz você precisa de leis que te garantam que ninguém é superior a ti. Leis assim podem ser revisadas, mas não questionadas, para ter o efeito de te fazer sentir seguro e com a autoestima elevada.
    Para ser um professor feliz você não pode viver numa sociedade de vencedores e perdedores. Basta haver uma crise econômica e você perde o seu emprego ou o pequeno aumento no minguado salário e vai parar no time dos perdedores, tal qual o modelo americano e tantos outros que continuam querendo copiá-lo.
    Para ser um professor feliz você não pode acreditar em mitos e lendas como a ideia de que o brasileiro é um povo feliz. Felizes são os povos da Suécia, Noruega e Islândia. Feliz será o povo da Inglaterra quando o governo daquele país resolver trabalhar para que as pessoas se tornem mais felizes e não mais ricas como acontece com os seus vizinhos do norte.
    Para ser um professor feliz você quer dizer que é feliz quando perguntado, responder com delicadeza, diferente do que acontece em Paris ou Londres, onde pregaram o Estado mínimo, porque não procuraram um caminho alternativo entre o capitalismo e o socialismo.
    Para ser um professor feliz, cidadão brasileiro, você quer adotar os bons exemplos. Bons exemplos de países e de cidades. Ainda que não dê tempo para você, que sejam para seus filhos e seus netos. Simples!

    (Com adaptações no texto de Geraldo Magela Silva, inspirado em reportagem “O país mais feliz do mundo”, publicado em Época de 24/05/10).

    Curtir

  20. ProfessorGamaAbismado disse:

    A verdade é que no CED08 do Gama todos os dias é travada uma verdadeira batalha prá ver quem vai assistir aula sentado em uma carteira ou pedaço dela, escrevendo no colo ou ficando sentado no chão ou em pé. Desse jeito é fácil economizar dinheiro prá dar um grande aumento para os comissionados, todos indicados pelos aliados de última hora. O que me entristece e à grande maioria dos professores é que votamos em um projeto de mudança e hoje somos trocados pelos vilões da política local.

    Curtir

    • Mirian Theyla disse:

      Concordo com você, ProfessorGamaAbismado, fica fácil esbanjar recursos de um lado, dando aumento para os numerosíssimos cargos comissionados, financiando publicidade (“tá mudando ‘prá’ melhor” para quem?) ou construindo estádios colossais, se quem paga a conta é a sociedade…

      No CED 08 do Gama a coisa está ruim, mas infelizmente não é só lá não: no CEM 01 existe um buraco no muro que já vai completar seu terceiro (!!!!) aniversário. E não é um buraco pequeno não…

      Lamentavelmente, para comprar carteiras, reconstruir muros e coisas deste tipo não há verba disponível, o dinheiro já foi utilizado para outros fins… Revoltante. :/

      Curtir

  21. Nara disse:

    A verdade é que o GDF não está sabendo governar, falta habilidade de gerência para Ele e para os seus técnicos (se é que pode chamar tantos incompetentes de técnicos).

    Curtir

  22. Júlio Barros disse:

    A mentira e a manipulação eram as principais armas da propaganda do ministro da informação e propaganda nazista Joseph Goebbels, que dizia “Uma mentira cem vezes dita, torna-se uma verdade”! E, isso, é o que estamos assistindo por parte do GDF!!!

    Curtir

  23. Nara disse:

    Sei que não vem ao caso, mas a minha filha não recebeu seu salário até hoje (mês de fevereiro). Ela trabalha na polícia e chamaram até a Tv para explicitar o calote do Governo. Além de despreparado, está virando caloteiro.

    Curtir

    • Jackson Barreiros disse:

      Ele não paga porque deve estar pegando este dinheiro que deveria ficar congelado até o fim da greve para pagar outras contas ou desviar para seus interesses.

      Curtir

  24. Vanilce Diniz disse:

    É triste ver como a educação é tratada pelo GDf, ele claramente está tentando colocar a população contra a categoria e a ainda publica inverdadaes, sou CT e não vi no meu contra-cheque o valor anunciado por eles. Somos praticamente escravizados, enquanto esperamos a boa vontade do GDF para convocar concursados. Absurdo!!! Sou totalmente a favor da greve, pena não poder participar efetivamente pela minha condição de CT.

    Curtir

  25. Lico disse:

    Vamos utilizar as Redes Sociais para divulgar nossas justificativas para a Greve e também as inverdades publicadas pelo GDF.

    Curtir

    • Nathanael disse:

      As redes sociais é uma boa saída… se todos aqui passar esse post em seus meios sociais já seria o 1o caminho… temos que esclarecer a população das grandes mentiras ou como Washington colocou as INVERDADES desse governo…

      Curtir

  26. Wellington disse:

    A grande verdade é a falta de projeto de gestão para todo df. Mas Deus nos dará vitória a despeito da inoperância e das mentiras do governo. Abraços.

    Curtir

  27. Carla disse:

    WD,

    Importantíssima e absolutamente REAL essa sua última nota! Bravo! Gostaria imensamente de fazer a luta através da greve, porém, como professora de contrato temporário (aprovada no último concurso), sinto-me sem respaldo algum!

    A Cáudia Bullos, na sua ida à escola onde trabalho, em São Sebastião, soube que a maioria absoluta do corpo docente dessa escola é composta por temporários, e que, se todos nos uníssemos,o GDF não nos demitiria. Mas, a verdade, é que ninguém quer pagar para ver. Ela disse também que não existe possibilidade do Sinpro nos respaldar, nesse caso de greve.

    Resultado: de uma escola com 38 professores, sendo apenas 4 efetivas (do turno matutino), 3, dessas efetivas, irão fazer a greve por uma semana.

    Amanhã (12/03/12), essa escola terá suas atividades funcionando normalmente no horário vespertino e também no matutino porque essas 3 efetivas farão a greve a partir d 13/03 (terça-feira).

    É de doer, né…

    Curtir

  28. joao disse:

    antes so tinhamos o site do sinpro para a mobilizacao,e os seus dirigentes, agora nos temos uma ferramenta que e esse otimo blog que em tempo real manifesta todo o pensamento dos professores e estamos todos com o mesmo objetivo que e o sucesso vamos nessa com a categoria parabens a todos e ao wd por esse espaco amigo

    Curtir

    • sandrinha disse:

      Ontem me deu revolta ao assistir o balanço geral e ouvir crianças e adolescentes com faixas e cartazes implorando por aulas e contra a greve. Teve até um aluno que ao ser entrevistado ressaltou que ” os professores fazem greve só pra ficar descansando em casa enquanto os alunos voltam pra casa”. Ai ai meu Deus…e eu em casa tive que ouvir e engolir isso, quase dei um troço. Esse governo já está nos ferindo de espada, mas força a partir de amanhã, a queda de braço vai ser feia.

      Curtir

      • Neide disse:

        Tive a mesma sensação que voce, Sandrinha, quando na sexta-feira a apresentadora de um jornal do SBT, Neila Medeiros, responsabilizou a “educação de péssima qualidade do DF” pelo ataque dos jovens aos moradores de rua, em Santa Maria. Expressou seu desejo de que a educação voltasse a ser mais rígida, como já foi antigamente (segundo ela) e demonstrou o descontentamento por tais profissionais, “ainda”, fazerem greve. Eu fiquei perplexa, pois segundo a apresentadora, ficou claro que a familia (que sequer foi citada) não tem mais função e a escola é a responsavel incompetente até por crimes bárbaros, ocorridos fora de seus dominios?! É um absurdo! A campanha contra o professor já ultrapassou os limites do bom senso.

        Curtir

  29. Elaine Frois disse:

    7 – No último item da nota o GDF fala sobre a oferta de cursos de formação
    E falta acontecer “mesmo”, entre 2010/2011 fiz outra graduação e pós por minha conta (e risco). Até hoje amargo o tal chamado custo/benefício, ou seja, investi e lucrei pouco, considerando o que gastei e o pouco que me rendeu.

    Curtir

  30. Kler disse:

    Exame.com (clica Brasil)

    Greve de professores do DF deixará 500mil estudantes sem aula.

    ( segura essa Governador)

    Curtir

  31. chaul disse:

    WD,
    O Sindicato tem de colocar a verdade: o governador
    Agnelo conta hoje com 37 secretarias e nossa cidade ainda continua sem gestão como o caso da saude, educação segurança e outras.

    Curtir

  32. Lucas Pereira disse:

    Prezado Sr. WD. Se esta é a arma do Agnulo contra os professores então, o SINPRO tem a obrigação de mostrar à população qual a verdadeira face desse governador. Divulgar para a população todas aquelas explicações que V.Sa divulgou aqui. Todos nós já sabemos disso. Não adianta nada ficar dizendo isso ou aquilo aqui no blog. Tem que dizer e mostrar para toda a população do DF. É a essa população que devemos explicações. É ela que vai ficar contra nossa categoria porque só vê a posição do Agnulo. Mentira repetida muitas vezes termina com cara de verdade. E isto é uma das táticas dos PTistas.Conversando com alguns colegas fiquei sabendo que tem diretor de escola que até já mobilizou alunos para, caso a imprensa visite sua escola, eles dizerem que estão indignados com seus professores.Tem escola que vai funcionar porque a maioria dos professores é contrato e eles não têm nenhuma garantia ou nem estão preocupados com nossa greve. Outra escolas ,tem colegas nossos que estão satisfeitíssimos com sua situação e nem estão aí para a greve. Outras escolas a maioria dos professores são mulheres e que , algumas, não vão participar do movimento. Que greve é essa em que boa parte dos professores está trabalhando ?

    Curtir

    • Lucas,

      NO Sinpro não sou da maioria e o espaço que tenho é este blog. É aqui que consigo expressar exatamente o que penso. Mas vamos em frente que venceremos esta baltalha. Quanto ao Blog, pode ter certeza, hoje é um dos espaços de maior referência que esta categoria tem.

      Curtir

  33. Rafael disse:

    Por que o Sinpro não responde nos jornais com uma nota e rebate todas essas afirmativas irresponsáveis do Agnulo?

    Curtir

    • Vocês sabiam que o Governo pressiona a imprensa para não publicar as notas do Sinpro? Que uma nota no Correio custa 60 mil reais para uma tiragem de 13 mil jornais?

      Vai ter mídia do Sinpro sim, mas não conte que conseguimos fazer frente aos 189 milhões que o Governo tem. Vamos fazer nossa parte, participar, distruir os panfletos, conversar com as pessoas.

      Vamos vencer parando tudo, independente da nota do GDF.

      Curtir

      • susana disse:

        Eu acredito.

        Curtir

        • Jackson Barreiros disse:

          eu acredito que eles ficaram muito tristes com o fim daquele acordo privilegiado que eles tinham com as escolas. eram milhares de jornais do Correio humilhando professores. Ainda queriam que trabalhássemos aquela merda em sala.

          Curtir

  34. Cesar Ricardo disse:

    Excelente análise WD, sua resposta para cada mentira deste governinho deveria sair como nota do SINPRO na Televisão e jornais.

    O efeito cascata do “aumento salarial” para os professores só é temeroso para um governo que não tem a Educação como prioridade, finge e desconsidera a luta história da categoria pela Isonomia, o que é muito diferente de um simples aumento!

    Colocamos este governo que está aí capengando, podemos derrubá-lo. Sr Denilson, Agnelo, Paulo Tadeu, Arlete Sampaio, Chico Vigilante pagarão um preço alto por subestimarem a nós, professores…

    O PT Nacional que se desespere com sua péssima vitrine em plena Capital do país…

    Curtir

  35. Cesar Ricardo disse:

    O SINPRO deve fazer uma nota rebatendo estas mentiras do governo e cada professor combativo deve oferecer seu tempo e dedicação para distribuí-lo em locais estratégicos a exemplo da rodoviária, metrô, conjunto nacional, centro de ceilândia, centro de taguatinga, taguacenter, gama, feiras livres, etc… O Sinpro também deve contratar panfleteiros…

    Vamos sugerir esta atividade nas assembleias regionais.

    Curtir

  36. Adriana disse:

    Eu pensei que pior do que o Roriz para governar Brasília não teria, ledo engano. Agnelo consegue ser muito pior, seja pela total incompetência para governar, ou pelo despreparo para negociar com as categorias, e o que dizer então da autopromoção, o que Roriz era mestre em fazer, Agnelo é um fiasco. Paga uma fortuna para promover seu governo no Balanço Geral da Record, entre uma reportagem e outra e a piada é ver o apresentador passar vários minutos criticando algo do governo do GDF e logo em seguida mudar a feição para uma propaganda do governo. Agora me diga qual credibilidade passa para a população? Faz o povo ficar mais desacreditado ainda. Haja vista o show da Maria Bethânia, promovido pelo governo federal em comemoração ao dia da mulher. Quando a ministra citou o nome de Agnelo, este foi vaiado durante um bom tempo, constrangendo as autoridades presentes. Greves, vaias, manifestações ainda é pouco para quem engana não só uma categoria com uma carta com promessas, mas uma sociedade inteira com uma ladainha de mudanças que não chegaram e não chegarão, pois o que ele faz o gato enterra. Que a investigação da PF acabe logo. Que o que João Dias têm de provas estoure logo e que eu possa dizer: Agnelo, já foi tarde!!!

    Curtir

    • Luana disse:

      A maioria da populaçao NAO TEVE educaçao de qualidade, entao eles nem vao perceber o tanto que a imprensa só pensa no proprio rabinho e na pratica nao liga para a cidadania.

      Curtir

  37. Roblim disse:

    Seria interessante o Sinpro propor um debate com o secretário no DFTV ou no Balanço Geral, para que a população do DF seja esclarecida sobre a verdade dos fatos, porque a população já conhece as promessas não cumpridas pelo governador na saúde e se realmente ele tivesse cumprido a maioria das promessas de campanha, os professores não teriam entrado em greve.

    Curtir

  38. Mais um ano... disse:

    Olha, espero ter caixa p isso. Este mês tá safo, recebemos ,mas mês q vem é reajuste no aluguel, seguro incêndio. Já avisei minha mami (meu banco particular), mas ela tb é funcionária pública de MG e já viu, né? Essa greve deveria ter saído depois do fechamento da folha, foi mal pensado. :=(
    Mas tamô juntoooo!!!!!

    Curtir

  39. Simone disse:

    WD:
    é verdade que o pagamento dos professores de contrato foi reajustado? se sim, pra quanto? por que nao vi mudanças no contracheque…

    Curtir

  40. Cíntia disse:

    Professores então lutem com o que podem. Manifestem nas rodoviárias que tem muito movimento de pessoas. Conversem com a comunidade da escola que trabalham. Façam protestos onde está a população. Usem as redes sociais. Divulguem para amigos, conhecidos as inverdades por meio de e-mail fazendo uma corrente de mensagens. Coloquem faixas nas frentes das suas casas com frases de impacto. Existem meios mais baratos de divulgar informações. Não desistam, são muitas as soluções. E não deixem de pressionar os deputados, principalmente aqueles em quem votaram. E façam videos das escolas que alguns comentaram que estão em péssimos estados físicos e publiquem no youtube. Explorem todas as possibilidades.

    Curtir

  41. Chrystian Ribelo disse:

    A cerca de um mês atrás, propus aqui neste blog que fosse colado nos para brisas traseiros dos nossos carros ADESIVO objetivando a conscientização da população sobre a atuação de Agnelo com relação a educação e aos professores do df. NADA ! agora ainda podemos fazer por conta própria, não fica caro. É bom pq todos leêm na rua… quanto a publicar respostas às mentiras de Agnelo em jornais não faz muito efeito não, povo este que não lê jornais…. Já na TV o público é infinitamente maior!!! Com os descontos em contra-cheques dos associados do sinpro mensalmente, o que não é pouco no montante, dizer que não dá para postar um vídeo de 20segundos na TV, acho inacreditável isso. Então deveriam ter feito uma poupança para gastar com mídia no período de greve geral…. Espero que no final não fiquemos mal e o GDF leve à melhor por nossa própria incompetência!

    Curtir

  42. FORÇASEMPRE disse:

    Não entendo essa angústia em querer que o SINPRO rebata as inverdades do Agnulo. Caramba sei que é um diferencial e tanto que a sociedade esteja do nosso lado, mas a maior arma ( indiscutivelmente) é o total apoio, total participação, nessa greve, dos professores. O que adianta o SINPRO gastar rios de dinheiro em informativos na mídia se alguns bocados de pelegos ainda mancham o movimento. Tem que combater esse vírus ( pq virus: sofre mutações, nunca morre ). Na escola onde leciono por enquanto só eu vou aderir à greve.

    Curtir

  43. ivanaldo silva de carvalho disse:

    Fim da Tidem. Ponto importantíssimo. Se não querem me valorizar q ao menos me permitam trabalhar na iniciativa privada.

    Curtir

  44. Lucio Santos disse:

    Meu amigo WD.

    LRF, o Arruda também disse isso.

    Só que no maldito Governo Arruda tinha dinheiro para “meia de deputado”, dinheiro para “orações de deputados”, obras faturadas ou “superfaturadas”, dinheiro pra todo mundo.
    Era uma distribuição farta de dinheiro que sabe Deus como aparecia.

    E com LRF em cima disso tudo.

    Porém, no maldito Governo Arruda conseguimos a estruturação do Plano de Carreira.
    Não foi o melhor que conseguimos, mas a categoria conseguiu.

    Neste Agnada ou (Agnulo) e o PT no Governo, temos:
    Governo com 32 ou 36 secretarias, com um monte de cargos comissionados.
    Para que serve a SECRETARIA DE ESTRATÉGIA??
    Deve ser para o secretário ficar jogando WAR I ou II.
    Quem é o secretário desta enganação??

    Se a desculpa for governo de coalização, o anterior também era.
    (DEM, PSDB, PMDB, PP, PSC, PTB, PPS, PDT, PR, PRB, PQP, tinha quase todos também).
    Só o PT não participava.

    A história se repete para os professores, desde os tempos do outro governo PT e seu fantoche (Cristovam).

    Curtir

  45. joao disse:

    se os blog fizeram a revolucao arabe esse blog do wd vai fazer a revolucao no GDF . Forca pessoal e se manifeste diretamente aonde vc estiver

    Curtir

  46. Eduardo disse:

    Não sou professor, mas aqui vai uma indagação aos senhores: vcs professores votaram no Agnulo? Quem de vocês votou nele? Eu NÃO votei, porque estava na cara, pelos debates eleitorais, que ele não estava preparado. Estava indo na “onda” petista de popularidade Lulista… só quem não queria não via isso!!! Votei no Toninho, porque pelo menos ele apontava os erros, tinha soluções mais coerentes… Agnulo não sabia nem argumentar… via-se claramente que seus discursos eram frases decoradas… agora, se algum professor votou nele… desculpem… mas agora aguentem as consequências!!! Tiste é o povo que não aprendeu “ainda” a VOTAR!!!

    Curtir

  47. Sumaris disse:

    Segundo reportagem do jornal local da Tv Brasília, Os deputados distritais aprovaram, na “surdina”, compra de nova frota de carros (de luxo!) e para a educação o governo reclama da falta de orçamento… Professores divulguem a nota do Washington nas redes sociais, estamos inconformados com tanto descaso para a educação!

    Curtir

  48. Agatha Pereira disse:

    Será que vocês não percebem o absurdo que estão falando e cometendo com esta GREVE!
    Acaso ignoram que os pais também lêem jornal?!
    700 pedidos de afastamento por licença médica em duas semanas! Professores da Rede Particular aturam absurdos e tratam da saúde nas FÉRIAS, porque antes de perderem o salário se agirem como vocês perdem a Bolsa de Estudo do Filho. A grande maioria dos filhos de professores estuda em Escolas Particulares e não no local onde seus pais trabalham! Os pais dos que estudam na Escola Pública de BSB em sua maioria não são funcionários públicos e daí não podem fazer GREVE!
    Este tipo de sindicalismo pelego, do toma lá da cá, está arcaico, já passou…!!!!!
    USEM A CABEÇA! SE QUEREM CONVENCER A POPULAÇÃO SOBRE A NECESSIDADE DE MELHORIAS NA EDUCAÇÃO PROVEM QUE ELA É POSSÍVEL!
    USEM SEU DINHEIRO PARA CHAMAR PROFISSIONAIS, MESTRES E DOUTORES PARA DAREM AULAS MAGNAS EM SUAS SALAS, ENCANTEM SEUS ALUNOS, ENCHA SEUS OLHOS E CORAÇÃO DE EDUCAÇÃO! FAÇAM COM QUE ELES CHEGUEM EM CASA QUERENDO VOLTAR CORRENDO PARA A ESCOLA E ASSIM MOSTREM PARA A COMUNIDADE QUE EDUCAÇÃO BOA EXISTE E É POSSÍVEL, BASTA MOBILIZAR !!!!!!!!!
    NÃO É ENTREGANDO PANFLETO EM PORTA DE ESCOLA E SINALEIRO QUE VOCÊS TERÃO APOIO DA COMUNIDADE, MUITO PELO CONTRÁRIO, AQUELES QUE SE UTILIZAM DA ESCOLA PÚBLICA SÓ TEM A POSSIBILIDADE DE ESTUDAR POR MEIO DESTA E NESTE CASO QUEM OS IMPEDE NÃO É O GOVERNO E SIM OS PROFESSORES EM GREVE!

    Curtir

  49. Carlos augusto disse:

    Se não temos recursos para enfrentarmos o governo,podemos pressionar os deputados da base ,lembrando-lhes que 2014 é logo ali e estaremos de olho na sua postura em relação ao nosso movimento.Precisamos cobrar deles ,pois muitos se elegeram com discursos de defensores da educação.
    Utilizemos as redes sociais para combatermos os falsos e hipócritas defensores de nossa categoria.Que os políticos compromissados com nossa causa apareçam para nos apoiar.

    Curtir

  50. Adriana disse:

    Tomara que a maioria dos professores se conscientizem dessa verdade e partam para a luta. Nossa arma é a greve e todos deveriam ter este reconhecimento.

    Curtir

  51. Esmeralda disse:

    Acabo de ouvir a posição do Governo no intervalo do Jornal da Globo. Entre linhas somos professores sem nenhuma responsabilidade, que diz o texto é que fomos beneficiados e que a greve nesse momento prejudica somente a sociedade.

    Curtir

  52. Karen disse:

    A quem este governador pensa que engana? quer colocar a popúlação e os alunos contra nós, apenas pq estamos desejando que concedam nossos direitos. Temos que ficar vendo essas coisas na mídia, e engolir sapos e mais sapos… se não tem dinheiro, pra que fazer Copa do Mundo? se é uma exigência federal, pq os parlamentares concederam a menos de 2 anos, aumento de 62% a eles mesmo? que balela, viu…. eu vou te falar, q tanto de vigarista tem a política brasileira, o inferno perde em número e qualidade pro Congresso e sucursais.

    Curtir

  53. Marcela disse:

    A palavra INVERDADE soa suave e dá a entender que uma parte é sim verdadeira.O contrário da verdade é MENTIRA,MENTIU,ENGANOU,FALSEOU.E quem mente é MENTIROSO,FALSO,DUAS CARAS…Usar os termos corretos durante a luta é uma maneira de colocar pra fora “o que está engasgado”.

    Curtir

  54. Marcela disse:

    Washington,que tal montarmos aqui uma lista informal de escolas e quantitativos de professores que aderiram à greve aqui.Poderia ser uma lista que fosse diariamente modicada,pois sei que alguns colegas retornam à sala de aula e outros aderem.

    Curtir