Sugiro a todos e todas que desejam participar do debate sobre ciclos de aprendizagem que leiam este artigo no link aí.
É muito importante!
Clique no link e leia o artigo: REFLEXÕES SOBRE AS POLÍTICAS DE CICLOS NO BRASIL
Autoras: ELBA SIQUEIRA DE SÁ BARRETTO Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas e SANDRA ZÁKIA SOUSA Faculdade de Educação de Universidade de São Paulo.
Quem tiver outras sugestões de leitura é só enviar!
.
Washington Dourado
Professor Washington, o artigo Ciclo ou Séries? O que muda quando se altera a forma de organizar os tempos-espaços da escola? do professor Luis Carlos de Freitas, da FE-UNICAMP, pode contribuir muito para o debate. Pode ser achado diretamente com ele ( freitas.list@uol.com.br ) ou no site da ANPED, apresentado na reunião anual da entidade, em 2004.
No artigo constam, também, algumas referências a documentos da Escola Candanga publicados pela Fundação Educacional do DF, em 1997.
Feliz 2013.
Prof. Ibañez
CurtirCurtir
Não defendo o atual modelo mas não entendi a parte final sobre os benefécios do sistema de ciclos, que na prática deveria ser bem superior ao sistema seriado. Tantos anos de sua implatação em SP e MG e ninguém conseguiu avaliar os resultados de uma forma transparente e clara? Algum colega dessas regiões poderia dar um testemunho do que acontece por ái?
CurtirCurtir