ESCOLAS TÉCNICAS VOLTAM PARA A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO

No Diário Oficial de 11 de junho foi publicado um decreto do Governador transferindo a responsabilidade pela gestão das escolas técnicas da Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Secretaria de Educação. Esta é uma boa decisão do Governador. É que antes as escolas técnicas já pertenciam mesmo ao quadro da SE. Com a chegada do Arruda ao Governo, o Deputado Izalci conseguiu tirar estas escolas da Educação e repassá-las para a Secretaria de Ciência e Tecnologia. Não precisa nem falar que o interesse do Deputado Izalci era meramente eleitoreiro.

O retorno das escolas técnicas para a Secretaria de Educação também garante mais tranquilidade para os professores.

Leia o decreto aqui

4 Responses to ESCOLAS TÉCNICAS VOLTAM PARA A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO

  1. Mário disse:

    WD,
    Por falar em professores das Escolas Técnicas, na reunião com Secretário ou com a Subsecretária, é necessário tocar na questão da lotação.
    Antes, da transferência para a Secretaria de Ciência e Tecnologia, a ida de um professor para uma escola técnica, salvo engano, era via ex-officio, então, quando ele saia da escola voltava para a regional de origem. Mas, com a referida transferência, o professor passou a perder a lotação na regional. Então, na volta poderia ser lotado em qualquer regional. O que pedimos: a volta a situação antes do golpe do Izalci.

    Curtir

  2. CARLOS EDUARDO DE CASTRO SERRA disse:

    Veremos agora se dá para criar mais cursos técnicos e cursos básicos para qualificar e INCLUIR tanto jovens como adultos e aposentados -num novo ciclo de atividade econômica, prosperidade e INCLUSÃO SOCIAL.
    Explicando melhor: PROPONHO seja criada Escola Técnica na área de Turismo, Hotelaria e Gastronomia no atual CEF CASEB.
    Justificativas:
    (1) os megaeventos: 2014 Copa Mundial de Futebol e 2016 os Jogos Olímpicos: o DF e o Entorno precisarão de diversos tipos de capacitações, o segmento Turismo agrega mais de 105 OCUPAÇÕES;
    (2) É VOCAÇÂO REGIONAL o turismo em Brasília: seja pelo conjunto urbanístico de Lúcio Costa, diversas obras de arte em edifícios ou a céu aberto e a natureza: tanto pelas paisagens como pela biodiversidade do bioma cerrado;
    (3) Pouca oferta de opções de capacitação:
    tradicionalmente o SENAC -com custo exorbitante para a esmagadora maioria dos desempregados e jovens que pretendem ingressar no mercado de trabalho; o Instituto de Turismo, Hotelaria, Gastronomia; o Centro de Excelência em Turismo (CET/UnB) e eventualmente o Centro de Educação Profissional da Campanha Nacional de Escolas da comunidade, CNEC, SGAN 608, oferecem cursos.
    Há ainda certa participação de sindicatos do setor e da CONTRATUH na capacitação da categoria, inclusive em parceria/ colaboração do SEBRAE.
    É bem expressivo o número de faculdades nesse segmento, são mais de 15 juntando os cursos de turismo, hotelaria e gastronomia mas e os cursos básicos e técnicos? TEM UM ENORME VAZIO DE QUALIFICADOS NAS OCUPAÇÕES DE QUEM “PÕE A MÃO NA MASSA”;
    (4) localização e transporte fácil: a Asa Sul recebe mais linhas que a Asa Norte e o Metrô, atualmente, só tem linha percorrendo todo o Eixo Sul até a Rodoviária;
    (5) essa região das quadras, a partir da Igreja N. S. de Fátima, a Igrejinha, foi onde começou o PlanoPiloto e onde, EM TODA A PLENITUDE, temos o Plano Urbanístico de Lúcio Costa implantado, a Superquadra e seus assessórios: o comércio local, o Clube de Vizinhança, equipamentos da rede pública de saúde(Hospital Dia) e de Educação: Jardim de Infância, Escola Parque, Escola Classe, Centro de Ensino Fundamental, Centro de Ensino Médio, Biblioteca. Uma riqueza imensa de equipamentos públicos, cidadania e filosofia que poucos notam a importância e adequação para morar e conviver numa cidade viva e sustentável.
    A partir dessas considerações quem sabe não formamos um Grupo de Apoiadores à idéia e depois não contribuímos trabalhando nessa Escola Técnica?
    Minha matéria de concurso foi extinta, Zootecnia, concurso de dezembro de 1993. Atuamente lecionao Ciências Natuirais no CEF 03 de Brasília.
    Sou Guia de Turismo e VicePresididente do Sindicato dos Guias de Turismo do DF (www.sindgturdf.com.br) gestão 2009/2011.

    Curtir

  3. Annelli disse:

    Espero que com isso as Escolas Técnicas melhorem.Uma delas é o ETSP(CEP)Planltina,que é péssíma.Professores despreparados,enrolões e extressados,coordenação desinteressada e ineficiente,conteúdos repetitivos,uma diretora que desfila,se foi exonerada,pelo menos fizeram algo útil.Os computadores da Biblioteca nunca funcionam,quando funcionava,ficava por pouco tempo,a funcionária atual não é capaz de atender bem os alunos.Havia dois dias na semana,que só tínhamos duas aulas,um dia, só três.Por quê não colocava num dia só,porque eu poupava de ir os outros dias,e evitava estressar-me com tanta enrolação.O GDF demonstra com isso que não tem capacidade de oferecer um Ensino Público de qualidade.Quem não perde tempo ali,são os funcionários que passam vergonha e constrangem quem vai sem uniforme.Disseram que haveria concursos para contratar professores competentes,só ficou no papo.Espero que no próximo semestre de 2010,profissionais competentes sejam contratados,e que a Gestão daquela Escola seja totalmente trocada.Não tenho incentivo nenhum,para ir todos os dias.O curso técnico de Nutrição,é muito mal administrado,mal elaborado,mal ensinado,etc.Como cidadã,espero melhorias.

    Curtir

  4. Annelli disse:

    Espero que com isso as Escolas Técnicas melhorem.Uma delas é o ETSP(CEP)Planltina,que é péssíma.Professores despreparados,enrolões e extressados,coordenação desinteressada e ineficiente,conteúdos repetitivos,uma diretora que desfila,se foi exonerada,pelo menos fizeram algo útil.Os computadores da Biblioteca nunca funcionam,quando funcionava,ficava por pouco tempo,a funcionária atual não é capaz de atender bem os alunos.Havia dois dias na semana,que só tínhamos duas aulas,um dia, só três.Por quê não colocava num dia só,porque eu poupava de ir os outros dias,e evitava estressar-me com tanta enrolação.O GDF demonstra com isso que não tem capacidade de oferecer um Ensino Público de qualidade.Quem não perde tempo ali,são os funcionários que passam vergonha e constrangem quem vai sem uniforme.Disseram que haveria concursos para contratar professores competentes,só ficou no papo.Espero que no próximo semestre de 2010,profissionais competentes sejam contratados,e que a Gestão daquela Escola seja totalmente trocada.Não tenho incentivo nenhum,para ir todos os dias.O curso técnico de Nutrição,é muito mal administrado, elaborado e ensinado,etc.Como cidadã,espero melhorias.

    Curtir