FRASE DO DIA: sobre a alienação das famílias em relação à escola dos filhos

Frase do Senador Cristovamno Senado ontem ao ao pedir punição para pais que não acompanham a escola de seus filhos:

“A alienação de nossas famílias em relação à escola chega ao ponto de que os pais são capazes de saber os nomes dos jogadores e técnicos dos seus times de futebol, mas não
sabem os nomes dos professores ou dos diretores das escolas de seus filhos.”

.

COMENTÁRIO DO WD:

Também sou um daqueles que têm várias divergências com o Senador. Por outro lado, Cristovam também tem uns posicionamentos que realmente são fortes. Um deles é este aí em cima.

30 Responses to FRASE DO DIA: sobre a alienação das famílias em relação à escola dos filhos

  1. Aldo Caixeta disse:

    Com relação ao Senador, não tenho muito o que falar, já que na prática as suas falas são sempre eleitoreiras, é só ver os resultados da educação, quando de seu governo no DF.
    Com relação a participação da família, nas escolas, essa é verdadeiramente fraca, basta ver o grande número de alunos do ensino fundamental e médio que abandonam e reprovam no final do ano letivo.
    Eu creio que uma maior participação de pais e responsáveis, com presença nas escolas e uma estratégia de matrículas que não superlote as salas de aulas, pudessem fazer melhor para a educação, do que a pequena crítica do Senador.

    Curtir

    • Lu disse:

      Verdade! Também não comungo com as falácias eleitoreiras do senador, mas uma coisa é certa: O Estado muito contribui para que os pais se comportem desta forma, quando concede vários benefícios as famílias, sem nenhuma cobrança considerável no desempenho escolar dos respectivos filhos. Assim, a escola tenta fazer papéis unos, singulares e de pouco expressão em detrimento de todos. Como sempre o sistema torna-se perverso e desigual!

      Curtir

  2. Chrystian disse:

    Este Senador é oportunista e nada faz! tem muita conversa mole e não realiza nada. Quem não se lembra de seu governo no DF? um desastre total. Isto é pq está começando a se preocupar com as próximas eleições e o povo está muito sofrido e não tão bobo quanto antes que uma conversa bonita ganhava votos. Tanto este quanto muitos deputados, principalmente da atual situação, estão com seus dias contados, nós professores estamos sofrendo demais nas mãos deste que elegemos do PT. Não só os professores, mas os funcionários públicos de Brasilia em geral. Em 2014 damos o troco!!

    Curtir

    • Kelly Vyanna disse:

      Ele pretende resumir toda estratégia para uma educação melhor punindo pais que não acompanham os filhos na escola? Não entende nada de educação e de sociedade. A maioria dos pais não tem nem condições de acompanhar os filhos, ou por não terem conhecimento ou por trabalharem tanto que não têm tempo. Promessas de punição a pais e professores não farão que alunos estudem. Pretendem impor aprovação automática e punir os pais pelo mau desempenho dos filhos!

      Curtir

  3. heloísa disse:

    Concordo com o Senador.A maioria dos pais delega para a escola o seu papel. Temos que atuar como professores,pais, avós, psicólogos, enfermeiros e sujeitos a desaforos quando seus filhos são repreendidos ou reprovados.A família deve compartilhar a vida escolar do seus filhos com a escola.

    Curtir

  4. Miguel Ângelo disse:

    Discordo da fala do Senador, como sempre culpando que não tem culpa. O fato das famílias estarem mais afastadas dos filhos, inclui-se ai as próprias mães, se dá em razão das mudanças dos papeis sociais da mulher ao longo dos anos. Hoje, devido as várias jornadas, inclusive no mercado de trabalho, as mulheres têm pouco tempo de convivência com os filhos. No entanto, a fala do Senador parece criticar as novas conquistas da mulher e veladamente culpa a família por tal situação. Caro senador, as crianças estão desamparadas de políticas públicas que preenchem esse vazio (antes totalmente ocupado pela mulher/mãe). Essa nova condição da mulher é definitiva, não dá mais pra mulher ficar apenas responsáveis pelos afazeres domésticos e pela criação/educação dos filhos; por isso, cabe aos governantes melhorar as condições estruturais das escolas e investinar no professor, pois a tendência é a de que este assuma o papel de família (pelo menos no que diz respeito a transmissão de valores educacionais básicos), já que, cada vez mais, as crianças começam a estudar em idades precárias para que os pais possam trabalhar.

    Curtir

  5. Cristino Cesário Rocha disse:

    Penso que punir pais, mães e responsáveis pelos filhos (as) não seja solução. Infelizmente o Cristovam Buarque teve uma recaída do ponto de vista propositivo. Na condição de Senador deveria perceber que ato legal que pune já existe o bastante, da mesma forma que não tem produzido efeito significativo. Punir na forma da lei não é solução para quem pensa sob a lógica da educação. A sugestão é que Cristovam e demais lideranças políticas e profissionais da educação revisitem Paulo Freire, o Manifesto dos Pioneiros da Educação e outras referências que contribuem com uma visão mais humanística. É interessante também que se busque formas menos agressivas para tornar o espaço escolar, familiar e social mais prazerosos e com compromissos firmados entre os diversos segmentos que interagem noss diversos espaços.

    Curtir

  6. disse:

    Concordo plenamente com o senador. Muitas famílias não sabem e nem tem interesse em saber escolher escolas para os filhos, imagine dedicação com as obrigações escolares dos filhos e nomes de corpo docente da escola. O que importa mesmo é o mundo capitalista em que eles vivem e a educação pública que não tem jeito. Muitos pensam assim, isso é real.

    Curtir

  7. Renata disse:

    o grande erro do CB foi ter ocupado cargo no executivo, ms como legislador, pensador , é óbvio q ele é imbatível.Extremamente pertinente o pleito dele em relação a essa questão!Apoiadíssimo!!

    Curtir

  8. Renato disse:

    O Professor Cristovam tem um discurso bonito, dá até vontade de chorar, principalmente lembrando que ele teve a oportunidade de colocar tudo em prática e nada fez quando foi governador, aliás fez sim… foi o pior governo do DF, pior até que o atual…

    Curtir

  9. Patrícia Jacobina disse:

    Desculpa Renato, mas pior do que Agnelo, IMPOSSÍVEL!!!

    Curtir

  10. Franzinha disse:

    Senador Cristovam… comungo de suas palavras! Como escritor suas idéias continuam brilhante! Vez ou outra suas frases causam impacto. Não acho seu discurso eleitoreiro, até porque V.Exa. tem ainda mais 5 anos como senador. E querer comparar seu governo com o atual é ofender sua dignidade humana e mostra que não acompanhou a história do nosso país… esquecem que na época o presidente da república era FHC, que nos deixou à mingua congelando nossos míseros salários por quase uma década!!! Garanto que tudo seria diferente se V.Exa. tivesse tido a oportunidade que Agnelo teve. Muito menos pode-se comparar a estrutura da Educação! A Educação sempre foi SEU GRANDE PROJETO!!!Além do mais V.EXA. NUNCA TEVE SEU NOME LIGADO A NENHUM ESCÂNDALO POLÍTICO… e espero que jamais tenha!!!

    Curtir

    • Cristino Cesário Rocha disse:

      Franzinha penso ser exagero fazer comparação entre tempos de gestão pública, mas não posso deixar de considerar que nem tudo é conspiração. Sempre ouvi avaliações sobre governabilidade de Cristovam Buarque tomando por base apenas o desmantelo da ordem púiblica causado por FHC. De fato não há como negar que FHC foi um desastre enquanto Presidentes da República, mas é preciso perguntar até que ponto Cristovam não foi intransigente com o Sindicato dos Professores e se apoiou na ideia de “conspiração” para não melhorar a educação em seu governo. Criostivam teve belíssimas ideias (projetos) no campo da educação quando governador do DF, mas não posso acreditar que ele não poderia fazer o melhor tendo por base apenas o desgoverno de FHC.

      Curtir

    • J. Carlos disse:

      Tudo seria diferente?
      São homônimos no que tange à valorização do professor.
      E realmente a educação foi um grande projeto para Cristovam, haja vista ser Senador da República eleito com a ajuda dos “iludidos” professores.

      Curtir

    • elda de carvalho monteiro disse:

      Isso mesmo…

      Curtir

  11. Giulio disse:

    Eu também acho. Vai demorar aparecer outro Governo pior que o do Agnelo,e olha que ainda falta dois anos de mandato. Quanto ao senador, acredito que à época ele estava mal assessorado,tanto é que saiu do PT. Diante o quadro que se aproxima, Agnelo, Liliane Roriz, o nome do senador não pode e não deve ser descartado. Não acredito que vá errar conosco pela segunda vez.

    Curtir

  12. vaezza disse:

    Tb não gosto da figura do Senador Cristovão Buarque, mas devo reconher q como professora essa frase é perfeita… Mas como está no final do semestre pais de alguns alunos que nunca me apereceram em reuniões se quer, vão aparecer pq seus filhos irão reprovar….fatooo

    Curtir

  13. Cesar Ricardo disse:

    Frase de efeito, Cristovam é mestre nisso, sempre o foi. Quanto à prática, sei não… No mais, o Exmo senador é mui esperto, ultimamante se candidata ao executivo tendo a mamata do senado garantida, assim não perde o pleito e pode dizer e aparecer à vontade!

    Quem te viu, quem te vê.

    Curtir

  14. Paula disse:

    Professora assaltada na porta da escola, ( CETN- Centro Educacional de Taguatinga Norte), é baleada e levada para o hospital. Isso é SEDF!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  15. Leonardo Caldas disse:

    Paz no transito, saúde em casa, bolsa escola, construção de dezenas escolas, sem maioria na câmara e sem o fundo constitucional.
    Certamente o governo Cristovam Buarque, teve muitos erros, mas frente a comparação, foi o melhor que Brasilia já teve.

    Curtir

    • Giulio disse:

      Muito boa e reflexiva ponderação, principalmente quando mencionas a forte oposição patrocinada pelo Luis Estevão e Cia, a falta do Fundo Constitucional. Acrescentaria aí, a indiferença do FHC.

      Curtir

  16. Rubenildo disse:

    Foi um Governador inútil e continua sendo um Senador inútil. Votei neste cidadão porque imaginava que fosse do PT (partido que defendia a “unhas e dentes”) e hoje tenho nojo. Não precisa escrever bonito para saber que a maioria dos pais ou responsáveis não sabem nem a série e turma dos filhos (chegam nas escolas mais perdidos que fugitivos de países em guerra) que dirá o nome dos professores dos seus filhos.
    Pior foi saber, à época, que a criatura pertencia ao PDT e foi reeleito com os votos dos idiotas que ainda acreditavam no PT (eu estou incluso nesses idiotas) e que não só reelegemos o tal senador (já sabia que pertencia ao PDT, mas era coligado ao PT), ainda de quebra elegemos A PIOR DE TODAS AS CRIATURAS, CUJO NOME É AGNULO.

    Curtir

  17. Renato disse:

    Desculpem-me, mas à mesma época, havia outros governos estaduais de esquerda que conseguiram fazer boa gestão, mesmo tendo FHC como presidente. Essa é uma retórica do CB… só isso.

    Curtir

  18. Jose AB disse:

    Por que essa frase solta no fim de ano?
    As relações familiares existem antes dos alunos entrarem na escola e existiram depois que eles saírem dela.
    A escola compete formar o indivíduo para questionar e ser cidadão e modificar o mundo em que vive dentro e fora da escola!
    O Sr Cristovam não conseguiu mudar a escola como professor, reitor, governador, ministro e nem senador………..
    Será que seu mote eleitoral será ser conselheiro familiar??????

    Curtir

  19. Taide disse:

    A cadeira do Cristovam no senado parece ser vitalicia. Fruto de Professores que sempre o apoiaram e sempre o elegeram. Mas, na pratica, e na lembrança do seu mandato como governador, nada de concreto, alem da traição, foi feito. Que tal uma lei que puna politicos que não respondem ou executam suas propostas de governo?

    Curtir

    • Giulio disse:

      Isso foi deliberadamente já proposto pelo Reguffe,mas não avança!!!! Acredito que para ganhar notabilidade,como a Lei da Ficha Limpa,deve partir de má ação popular. Alguém aí interessado em tocar essa proposta?

      Curtir

  20. Ray Costa disse:

    É uma pena que Cristovam não coloca em prática o que fala e sim o que pensa. É na verdade um discípulo de Maquiavel.

    Curtir

  21. Tempo todos tem, o que acontece hoje em dia é que o papel do educador agora é também ser pai.O pai só vai na escola quando o filho já está quase reprovado, e ainda tem a capacidade de falar que a culpa é do professor…. vamos abrir os olhos e enxergar essas realidade! Falar de educação no Brasil é sempre constrangedor porque os próprios brasileiros não gostam de ouvir!!!

    Curtir