A mídia ataca a escola pública e a SEDF não vai dizer nada?

Nesta semana, como a divulgação do resultado do Enem, a mídia local centrou fogo na comparação injusta entre as 29 escolas privadas que conseguiram a melhor nota e as escolas públicas do DF. Por outra lado boa parte das escolas públicas conseguiram resultados melhores do que a maioria das escolas privadas que não apareceram entre as 29 e  a mídia nada falou sobre estas.

Mas o que mais me assustou foi o silêncio ensurdecedor da Secretaria de Educação sobre o assunto. Nada foi falado em defesa das escolas públicas, nem mesmo em relação as escolas que conseguiram um bom resultado.

Qual o problema? O Comando da SEDF não fez uma avaliação?

Não achou importante fazer uma defesa do ensino público?

Achou legal as reportagens que exaltavam as 29 “tops”?

Ou simplesmente não conhecem o trabalho feito por muitas escolas da Rede que conseguiram melhorar e muito seus resultados?

OBS: Pensando bem só este velho e bom blog entrou nessa de contradizer a mídia!

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Washington Dourado

ATUALIZAÇÃO às 18h22

Olha aí mais um motivo para a SEDF se pronunciar sobre a divulgação do resultado do ENEM:

ESTADÃO: Divulgação de média do Enem contraria documento do MEC enviado às escolas

8 Responses to A mídia ataca a escola pública e a SEDF não vai dizer nada?

  1. martins disse:

    Acho muito estranho. Tudo é muito estranho. Toda mídia, até Ricardo Noronha Show, que eu nem sabia que existia. KKK. É incrível como o dinheiro fala mais alto. Final de ano, Mídia comprada pelos capitalistas do ensino, que normalmente ex-do allto escalão do MEC ou da Secretaria de Educação. Muitas escolas particulares precisando aumentar o número de alunos, para 2013.O ENEM, divulga o resultado no final do ano. E o nosso Secretário não reclama da mídia, sequver promete que os índices das escola pública vão mudar, que vai haver mais investimentos. Nem promessa. Infelizmente vou mudar de profissão. Chega!!!! O nosso sindicato também precisa agir. Não pode ser somente o WD, ATRAVÉS DO BLOG, POR SINAL EXCELENTE CANAL.

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  2. Lima disse:

    Olhei as notas no inep com pressa, observei que a maioria das notas das escolas de ensino médio aqui do df não foram divulgadas, principalmente as particulares. Quando o número de alunos que fazem o teste é menor que 50% do número de alunos matriculados não existe nenhum registro. Provalvelmente é para evitar uma fraude pois dá para aumentar o índice do enem “dispendando” os alunos mais fracos de fazerem as tais provas. Portanto essas notas não podem ser levadas ao pé da letra não só pelas diferenças sociais e de oportunidades, o índice quem que ser bem entendido antes.

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  3. Cristino Cesário Rocha disse:

    ESCOLAS PÚBLICAS DO DF: ENTRE ABANDONO E A MÍDIA ELITISTA

    Caríssimos (as) não dá para ficar calado (a) diante do fogo cruzado experimentado pelas escolas públicas do Distrito Federal. É preciso examinar se a mídia elitista não está aproveitando do abandono das escolas públicas do DF para alardear e enaltecer as escolas privadas. Importante também aprofundar o debate junto à Secretaria de Estado de Educação do DF, com a comunidade escolar e com Agnelo Queiroz em que medida o resultado tem a ver com a maneira como se governa. Ainda nessa perspectiva, cabe montar uma estratégia de avaliação da escola pública do DF não apenas do ponto de vista numérico, mas em todas as dimensões. Resultado de provas é desumano quando não se vê o conjunto das relações.
    Posto essas considerações, gostaria de tecer algumas impressões sobre o alarde de que a “escola privada seja a melhor”, bem como sobre o silêncio da SEDF e de outros segmentos sobre o que considero fogo cruzado entre a mídia elitista e o abandono. Esse posicionamento tem a intenção de provocar ao debate e promover mudanças.
    Penso que não se pode negar o fato de que as escolas públicas do Distrito Federal tenham padecido de um desprezo crônico. Não é hiperbólico dizer que as escolas públicas do DF estão na UTI desde o seu nascimento, tendo muitas pessoas e instituições que em vez de oxigená-la, aplica-se a eutanásia sem pudor. As exceções são aquelas que não são divulgadas porque não é interesse da grande mídia divulgar resultados exitosos de escolas públicas. Sempre houve um conchavo entre a Mídia elitista e lideranças políticas descomprometidas com a educação pública. Pode-se dizer sem medo de errar que abandono=fracasso=mídia elitista=interesse dominante. Quem sai perdendo com essa soma? Não tenho dúvidas: é a comunidade escolar que necessita do serviço público.
    Pois bem, ao entender que a escola pública está situada em um fogo cruzado, há que considerar possíveis causas. Atribuo ao fogo cruzado a defesa de interesse. Parece pouco apenas uma causa. Há desdobramentos dessa causa, e cada pessoa ou grupo social pode identificar dezenas de causas de acordo com o alcance de cada consciência.
    Bem sabemos que não é de hoje que a grande mídia ataca empobrecidos, homossexuais, mulheres, negros (as), a educação pública e outros valores. Ao veicular uma notícia o faz com corte ideológico do ponto de vista do dominante e quando convêm, divulga o que interessa aos governantes. Vejo um governo paralelo que cabe uma pergunta: quem de fato governa?
    A recente divulgação do resultado do ENEM, evidenciando a escola privada como a de melhor qualidade, cabem algumas perguntas: de qual qualidade está falando? Qual o senso de justiça se tem ao fazer comparações entre uma escola pública e uma escola privada? O que se considera das escolas, sejam públicas ou privadas ao noticiar resultados?
    Veja que o CED Taquara foi divulgado como o pior resultado em termos numéricos, mas todas as pessoas tiveram acesso aos problemas da escola? O que se fez para que se chagasse a tal patamar? Para lembrar: estrada com problemas de acesso, problema de transporte, carência de docentes, escola caindo os pedaços, falta de água potável e outras mazelas. Há escola no meio das avaliadas que se quer tem um muro, vulnerável a todo tipo de violência.
    Não dá mais para fazer a politicagem da pessoa que vê e finge que não vê. Já é fato que mais de 80% das escolas públicas do Distrito Federal estão com problemas sérios nas estruturas arquitetônicas. O que salva é a teimosia da comunidade escolar em fazer a diferença para obter uma qualidade que não é a mesma almejada pelas escolas privadas. A escola pública atende ao que faz parte de sua natureza (laica, gratuita e de qualidade socialmente referenciada), oposta à filosofia da escola privada que não é laica, não é pública e prima pela qualidade competitiva, de mercado, portanto tem base no consumismo. Não é de se estranhar dos termos cliente, patrão e donos no domínio da escola privada.
    Outro problema muito visível é o alocar recursos da educação para outros setores. Vejam o quantitativo de recursos da educação alocados para outros serviços identificados nesse blog. Nem preciso lembrar-me da prioridade do contexto histórico do Brasil e do DF: estádios. É a ausência de escola decente em meio ao luxo de um estádio. Diga-se de passagem: pão e circo são anacrônicos até em Roma que os criaram.
    Diante da propalada qualidade privada é pensável que a hierarquização das escolas, a satanização de umas e canonização de outras, bem como a divulgação de apenas o resultado sem uma análise profunda das condições e filosofia das escolas públicas e privadas faz da notícia uma falsificação e distorção da realidade. Há o ditado popular que diz “quem vê copo não vê alma”. Parafraseando o ditado popular, posso dizer que quem vê notícia não vê a alma da notícia.
    Quanto ao silêncio de lideranças políticas no domínio do GDF e de outros segmentos, cabe uma pergunta que precisa ser respondida pelos que se consideram representantes do povo: Qual a relação entre a grande mídia e o GDF? Se há laços tácitos sem pudor é extremamente coerente o silêncio, mas se não há laços tácitos, não há explicação. É preciso, com certa urgência, pensar um diagnóstico da escola pública do DF sob a ótica de um colegiado: SINPRO-DF, EAPE, CNTE, CUT-DF, Conselho Escolar, Grêmio Estudantil, etc. Penso que um diagnóstico do ponto de vista do trabalhador (a) poderá sinalizar o que fazer para melhorar as condições da educação pública do DF.
    O fogo cruzado entre o abandono e mídia elitista pode ter seu fim na medida em que houver compromisso com a educação Laica, Pública, Gratuita e de Qualidade Socialmente Referenciada. Na medida em que se faz da educação um comércio, divulgado e referenciado pela mídia, nessa mesma proporção deixa de fora milhares de pessoas ao direito constitucional de vivenciar os quatro lados de um educação emancipadora: laicidade, Pública, Gratuidade e Qualidade.
    Cristino Cesário Rocha é professor de SEDF. BSB, Novembro de 2012.

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  4. Francisco disse:

    O papel da mídia é passar informação com responsabilidade social. Ela também educa, instrui o cidadão porque o faz saber dos fatos. Influencia-o na construção e formação cultural e política, ao entrar em nossas casas, no trabalho, no meio social.
    A educação é relevante, deve, portanto, ser tratada pela imprensa como um tema prioritário e importante para a formação dos brasileiros e consequentemente para o desenvolvimento e progresso do Brasil.
    Não deve defender o lado que está: se é do político “a” ou “b”, da situação ou oposição, da escola particular ou pública. A maior contribuição da imprensa é mostrar os fatos realmente como são, conforme a importância, ser leal com o seu público, dar espaço para debates e mediações e formar cidadãos conscientes e críticos.

    Para não esquecer:
    Educar – dar a (alguém) todos os cuidados necessários ao pleno desenvolvimento de sua personalidade; transmitir saber a; dar ensino a; instruir.
    Cuidar – responsabilizar-se por (algo); administrar, tratar, olhar.

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  5. Alexandre disse:

    WD,

    A imprensa é única de todos os atores que não tem culpa de nada.

    A culpa é , por exemplo, do PT-DF que só sabe jogar os seus
    erros para os outros.

    WD para mim o PT não tem condições, capacidade e nem vontade de fazer algo pela educação.

    Valeu!

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  6. Professora disse:

    E o que vai falar? Por acaso a SEDF tem argumentos para dizer que a escola pública é melhor ? Melhor calar-se mesmo..

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  7. professora muito zangada!!! disse:

    Uma coisa pode ser dita: Quando você quiser se livrar de uma coisa, faça o seguinte: Coloque algo (antigamente era um bode MUITO FEDORENTO, mas em respeito a estes bichos maravilhosos, recuso-me a utilizá-los em papel tão degradante) MUITO DESAGRADÁVEL junto a esta coisa. GRUDADINHA mesmo! E deixe! As pessoas vão achar insuportável e vão implorar que você se livre da situação. Então, você JOGA TUDO FORA! As pessoas vão ficar tão aliviadas que nem vÃo se dar conta de que algo que era muito necessário a elas foi jogado fora, na ÂNSIA de se livrar da parte desagradável! E você consegue o seu objetivo!!! Agora me responde: tá vendo alguma semelhança?!…

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