[OPINIÃO DO WD] A luta pelo PDE é importante, mas não pode substituir uma forte campanha salarial que o Sinpro tem que fazer

Prezados (as),

O ano de 2015 será muito difícil para professores e orientadores da Carreira do Magistério Público do Distrito Federal. Além da crise política e administrativa, enfrentaremos os efeitos da crise econômica e seus impactos negativos a categoria terá seu poder aquisitivo afetado, pois a soma dos dois reajustes previstos para este ano será menor que a inflação projetada para o mesmo período.

Diante deste quadro, a questão colocada é: qual a proposta do Sinpro para enfrentar esta conjuntura?

Para uns a saída é a aprovação do Plano Distrital de Educação, uma vez que no texto aprovado pelo Fórum Distrital de Educação, na meta 17 estabelece:

META 17: Valorizar os profissionais do magistério da rede pública de educação básica de forma a equiparar seu vencimento básico à média das demais carreiras de servidores públicos do DF, com nível de escolaridade equivalente, até o final do sexto ano de vigência deste PDE.

O indicativo previsto no texto da proposta do Fórum é boa, mas ainda não foi publicamente adotada pelo atual Governo e, mesmo que fosse, sabemos das dificuldades para esta proposta ser transforada em lei pela Câmara Legislativa.

Assim, apresento aqui uma divergência clara com aqueles que defendem a luta pela aprovação do Plano Distrital de Educação como sendo o caminho para garantir os próximos reajustes salariais da categoria. Minha opinião é clara:

Proponho que a Diretoria do Sinpro comece a articular imediatamente uma CAMPANHA SALARIAL, buscando na base a construção da unidade e da mobilização necessária. Para isso é importante que uma pauta enxuta e bem fundamentada seja elaborada com ampla participação da base, definindo o percentual de reajuste a ser exigido do Governo. 

E defendo mais: que o Congresso de Educação que o Sinpro realizará em Agosto seja organizado de tal forma que este debate seja feito com muita efetividade e participação. Assim, o resultado é que teremos uma pauta legitimada pela instância maior do sindicato.

Sei que a luta pela aprovação do PDE é importante, mas não pode substituir uma forte campanha salarial que o Sinpro tem que  fazer no próximos período. É uma estratégia que tenho convicção ser a melhor para este momento.

.

Washington Dourado

Anúncios

Comente

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: